sinopse do livro rabiscos da minha ilha

Post on 08-Feb-2016

16 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Sinopse

“Rabiscos da minha Ilha”

“Rabiscos da minha Ilha” é um livro da autoria de Paulo Brilhante (desenhos) e coautoria de Carmen Ventura, jornalista da RDP-Açores (texto).

Esta iniciativa tem como objetivo primordial apoiar todos os indivíduos portadores de deficiência visual na busca de ganhos sociais ao nível da sua autonomia e acessibilidade aos

recursos existentes. É também uma aposta forte na sensibilização da comunidade para as questões inerentes à igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

Todas as importâncias recolhidas, com a venda do livro, reverterão a favor da ACAPO -

Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal – Delegação dos Açores.

O registo dos desenhos apresentados no livro é feito em diários gráficos pelo autor “in situ”,

pela cidade onde habita, pelos sítios por onde viaja, registando diretamente o que observa num determinado tempo e lugar, usando qualquer tipo de técnica e de forma despretensiosa. Relativamente ao texto, Carmen Ventura fala dos desenhos que observa, inseridos no presente livro. O livro é também composto por um CD Audio, dado os elevados custos para a produção de um livro com o texto escrito a braille. Neste sentido, optou-se pela realização de um CD com voz de Bárbara Moniz a relatar as palavras escritas da Carmen Ventura, numa iniciativa que conta com o apoio da RTP-Açores, através do trabalho do técnico de som Jorge Santos. De referir que o livro está escrito em 3 língua;

Português, Inglês e Alemão. O prefácio é da autoria do Arqtº António Eduardo Soares de Sousa.

Carmen Ventura percorre a ilha e encanta-se por ela, ajudada

pelos “rabiscos” de Paulo Brilhante. Artista que “…Levou tempo a crescer aquele menino… e as mãos que seguramente, agora, pegam no lápis ou no pincel já são mãos de homem. Já não pedem desculpa por pintarem as coisas da vida, os volumes cinzentos, de

maior ou menor expressão, rodeados, aqui e ali, do basalto que se tornou ilhéu…” Carmen Ventura inicia o seu percurso pela cidade maior da sua ilha e decide-se: “…Que assim seja, que caibam, então, a cidade e a ilha nestas folhas escritas por mim…”

Vai à cidade que lhe foi berço, Lagoa,

“…admirar o velho e o novo, dizer olá à Matriz, grandiosa e serena lá ao fundo e recordo Nosach e a “eterna vigília”, aqui quando o mar se acalma e a noite desperta…”

“…O artista dá-me poucos “pormenores”, talvez com medo de se desnudar na arte que lhe corre nas veias…”. Carmen e Paulo deixam, agora, à imaginação de cada leitor o vaguear pelos “rabiscos”, pelas cores, pelas envolvências onde ambos se deixaram possuir pela ilha que amam.

PAULO VICENTE BRILHANTE Nasceu a 27 de Agosto de 1972, na cidade de Nampula, Moçambique. Vive em Ponta Delgada. Possui o Curso de Especialização Tecnológica na área da Construção Civil da Universidade dos Açores. Em Janeiro de 2013 expos nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Ponta Delgada a sua primeira exposição; Ponta Delgada – Sob um olhar urbano. Em Julho de 2013 expos "Esboçando Lagoa...um rabisco de cada vez" no Centro Social e Paroquial de Santa Cruz – Lagoa Em Outubro de 2013 expos no Museu Vivo do Franciscanismo, a propósito do “Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja”

CARMEN VENTURA Nasceu a 3 de Dezembro de 1965 Iniciou-se no Jornalismo no “Correio dos Açores”. Mais tarde ingressou na RTP- Açores (Antena 1 Açores) onde é jornalista. Foi diretora do Semanário Jornal das Ilhas. É licenciada em Serviço Social pela Universidade dos Açores. Tem vários trabalhos publicados em revistas e lançou recentemente, numa iniciativa da Camara de Ponta Delgada, “Alma Bretã”, sobre a freguesia da Ajuda da Bretanha, em São Miguel.

top related