sinopse do livro rabiscos da minha ilha

2

Click here to load reader

Upload: pbrilhante

Post on 08-Feb-2016

16 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sinopse Do Livro Rabiscos Da Minha Ilha

Sinopse

“Rabiscos da minha Ilha”

“Rabiscos da minha Ilha” é um livro da autoria de Paulo Brilhante (desenhos) e coautoria de Carmen Ventura, jornalista da RDP-Açores (texto).

Esta iniciativa tem como objetivo primordial apoiar todos os indivíduos portadores de deficiência visual na busca de ganhos sociais ao nível da sua autonomia e acessibilidade aos

recursos existentes. É também uma aposta forte na sensibilização da comunidade para as questões inerentes à igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

Todas as importâncias recolhidas, com a venda do livro, reverterão a favor da ACAPO -

Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal – Delegação dos Açores.

O registo dos desenhos apresentados no livro é feito em diários gráficos pelo autor “in situ”,

pela cidade onde habita, pelos sítios por onde viaja, registando diretamente o que observa num determinado tempo e lugar, usando qualquer tipo de técnica e de forma despretensiosa. Relativamente ao texto, Carmen Ventura fala dos desenhos que observa, inseridos no presente livro. O livro é também composto por um CD Audio, dado os elevados custos para a produção de um livro com o texto escrito a braille. Neste sentido, optou-se pela realização de um CD com voz de Bárbara Moniz a relatar as palavras escritas da Carmen Ventura, numa iniciativa que conta com o apoio da RTP-Açores, através do trabalho do técnico de som Jorge Santos. De referir que o livro está escrito em 3 língua;

Português, Inglês e Alemão. O prefácio é da autoria do Arqtº António Eduardo Soares de Sousa.

Carmen Ventura percorre a ilha e encanta-se por ela, ajudada

pelos “rabiscos” de Paulo Brilhante. Artista que “…Levou tempo a crescer aquele menino… e as mãos que seguramente, agora, pegam no lápis ou no pincel já são mãos de homem. Já não pedem desculpa por pintarem as coisas da vida, os volumes cinzentos, de

Page 2: Sinopse Do Livro Rabiscos Da Minha Ilha

maior ou menor expressão, rodeados, aqui e ali, do basalto que se tornou ilhéu…” Carmen Ventura inicia o seu percurso pela cidade maior da sua ilha e decide-se: “…Que assim seja, que caibam, então, a cidade e a ilha nestas folhas escritas por mim…”

Vai à cidade que lhe foi berço, Lagoa,

“…admirar o velho e o novo, dizer olá à Matriz, grandiosa e serena lá ao fundo e recordo Nosach e a “eterna vigília”, aqui quando o mar se acalma e a noite desperta…”

“…O artista dá-me poucos “pormenores”, talvez com medo de se desnudar na arte que lhe corre nas veias…”. Carmen e Paulo deixam, agora, à imaginação de cada leitor o vaguear pelos “rabiscos”, pelas cores, pelas envolvências onde ambos se deixaram possuir pela ilha que amam.

PAULO VICENTE BRILHANTE Nasceu a 27 de Agosto de 1972, na cidade de Nampula, Moçambique. Vive em Ponta Delgada. Possui o Curso de Especialização Tecnológica na área da Construção Civil da Universidade dos Açores. Em Janeiro de 2013 expos nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Ponta Delgada a sua primeira exposição; Ponta Delgada – Sob um olhar urbano. Em Julho de 2013 expos "Esboçando Lagoa...um rabisco de cada vez" no Centro Social e Paroquial de Santa Cruz – Lagoa Em Outubro de 2013 expos no Museu Vivo do Franciscanismo, a propósito do “Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja”

CARMEN VENTURA Nasceu a 3 de Dezembro de 1965 Iniciou-se no Jornalismo no “Correio dos Açores”. Mais tarde ingressou na RTP- Açores (Antena 1 Açores) onde é jornalista. Foi diretora do Semanário Jornal das Ilhas. É licenciada em Serviço Social pela Universidade dos Açores. Tem vários trabalhos publicados em revistas e lançou recentemente, numa iniciativa da Camara de Ponta Delgada, “Alma Bretã”, sobre a freguesia da Ajuda da Bretanha, em São Miguel.