redes x.25

Post on 15-Feb-2017

134 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

REDES X.25• PETTERSON CASTRO

X.25

X.25 é um conjunto de protocolos padronizado pelaITU para redes de longa distância e que usam o sistematelefônico ou ISDN como meio de transmissão.

HISTÓRIAO protocolo X.25 foi lançado em 1970 pelo Tymnet, sendo

baseado em uma estrutura de rede analógica, predominante naépoca de sua criação. É considerado o precursor do protocolo FrameRelay. Como protocolo de rede sua função é gerenciar pacotesorganizando as informações, atuando na camada de enlace do RM-OSI. O X.25 executa esta tarefa ficando responsável pelainterpretação de uma onda modulada recebida, efetuando ademodulação do sinal e lendo o cabeçalho de cada pacote. Quandouma informação entra na interface de rede esse é o primeiroprotocolo a ser acionado. Muito utilizado hoje para troca de dadosdos Pin Pad (máquinas de cartão de crédito).

X.25

O protocolo X.25 baseia-se na tecnologia decomutação de pacotes. Os pacotes são enviados por umcanal virtual e chegam ao destino sempre pelo mesmotrajecto. Cada pacote é assinalado com um identificadorsendo idêntico a todos os pacotes pertencentes à mesmasessão. Todos os pacotes com o mesmo identificador sãoenviados por um circuito virtual permanente (PVC) ou umcircuito virtual comutado (SVC). A comunicação é feita nosdois sentidos (full duplex).

CAMADAS

O protocolo X.25 é composto de 3 camadas:

CAMADAS OSI NÍVEL X.25

3 Pacote

2 Enlace

1 Física

• Camada de Física: Define as características mecânicas eelétricas da interface do Terminal da Rede. A transmissãoé feita de modo síncrono e full duplex.

• Camada de Enlace: Responsável por iniciar, verificar eencerrar a transmissão dos dados na ligação física entre oDTE e o DCE. Responsável pelo sincronismo, detecção ecorreção de erros durante a transmissão.

• Camada de Rede: Responsável pelo empacotamento dosdados. Define se a transmissão será realizada por CircuitoVirtual (conexões temporárias, estabelecidas somente nomomento da comunicação) ou por Circuito VirtualPermanente (conexões permanentes, não existe anecessidade de realizar uma chamada para estabelecerconexão).

As características sistêmicas do X.25:

Conectividade;

• Velocidade do serviço;

• Custo;

• Flexibilidade;

• Confiabilidade;

• Segurança da informação;

FUNCIONAMENTO

top related