jornal data x - edição 234 - 25/09/2012

12
XAXIM, TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 ANO V - EDIÇÃO 234 R$ 2,00 Pesquisa aponta que Tinho Vicenzi será reeleito em 07 de outubro Missa Crioula Cavalo de Aço Ambos os lados afirmam que estão em primeiro lugar na mente do eleitor. O jornal Data X contratou um instituto de pesquisa para responder esta pergunta. Ao todo foram envolvidos 584 entrevistados. Mais informações na página 3. CHURRASCARIA 493353.2953 Missa Crioula SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO No último sábado (22), a Rádio Cultura realizou a 6º edição da Missa Crioula, um evento tradicio- nalista e religioso. Mais de três mil pes- soas compareceram ao Cavalo de Aço neste domingo em Xaxim. Pilotos de Xa- xim e região, inclusi- ve do Paraná, trouxe- ram seus carros para competir. Tertúla Rotária O cantor nativista, João Almeida Neto, foi o destaque da 4º Tertúlia Rotária, evento organizado pelo Rotary Club de Xaxim. (Página 06) (Página 05) (Página 05) A Secretária de Educação e Cultura juntamente com o Departamento de Trânsito municipal, entida- des e empresas apoiadoras, realizou no último sábado (22) um Pit Stop educativo. (Página 07)

Upload: diario-data-x

Post on 15-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


15 download

DESCRIPTION

Jornal bissemanal veiculado em Xaxim e região

TRANSCRIPT

1XAXIM > TERÇA-FEIRA | 25 de setembro 2012

XAXIM, TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 ANO V - EDIÇÃO 234 R$ 2,00XAXIM, TERÇA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2012 ANO V - EDIÇÃO 234

Pesquisa aponta que Tinho Vicenzi será reeleito em 07 de outubro

Missa Crioula

Cavalo de Aço

Ambos os lados afi rmam que estão em primeiro lugar na mente do eleitor. O jornal Data X contratou um instituto de pesquisa para responder esta pergunta. Ao todo foram envolvidos 584 entrevistados. Mais informações na página 3.

Rio SulCHURRASCARIA

493353.2953

Missa CrioulaSEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

No último sábado (22), a Rádio Cultura realizou a 6º edição da Missa Crioula, um evento tradicio-nalista e religioso.

Mais de três mil pes-soas compareceram ao Cavalo de Aço neste domingo em Xaxim. Pilotos de Xa-xim e região, inclusi-ve do Paraná, trouxe-ram seus carros para competir.

Tertúla RotáriaO cantor nativista, João Almeida Neto, foi o destaque da 4º Tertúlia Rotária, evento organizado pelo Rotary Club de Xaxim.

(Página 06)

(Página 05)

(Página 05)A Secretária de Educação e Cultura juntamente com o Departamento de Trânsito municipal, entida-des e empresas apoiadoras, realizou no último sábado (22) um Pit Stop educativo. (Página 07)

2 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 25 de setembro 2012 EXPEDIENTE/GERAL

Nossa Opinião Nossa Opinião Nossa Opinião Nossa Opinião Nossa Opinião Nossa Opinião Nossa Opinião Nossa Opinião Nossa Opinião

BellatorGRUPO

Transparência com CredibilidadeDiretores: Francismar Martins e Lisiane Zanotto

EXPEDIENTE49 3353 [email protected]ção: Rua 10 de Novembro, 1179 Sl 05 | 2º Piso | Ed. Valler . Centro . Xaxim SC

Importante: Colunas e artigos assinados, são de inteira responsabilidade de seus autores e não traduzem necessariamente a opinião do jonal.

Livraria XaxienseDestaque Empresarial - ACIAXDestaque Empresarial - ACIAXDestaque Empresarial - ACIAXA empresa destaque desta edição está instalada em Xa-xim desde 1972. Associada da ACIAX (Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Xaxim), é a livraria Xaxiense. A empresa oferece material es-colar e também para escritório, brinquedos, artigos de época, além de presentes. O proprie-tário Ivo Trentin, conta que se identifi ca com o ramo e busca diferenciais para atender bem os seus clientes.Segundo Ivo, com o crescimen-to do município a concorrência aumentou, por isso é preciso oferecer novos produtos e pre-

ços reduzidos. “A livraria está toda nova, e como os concor-rentes oferecem basicamente os mesmo produtos que os nossos, o diferencial tem que ser na variedade e no preço,” comenta. A Livraria Xaxiense sempre esteve no mesmo en-dereço (Avenida Plínio Arlindo de Nes, 1212, no centro). Além de Xaxim, a loja também pos-sui clientes de Lajeado Gran-de e Marema. Atualmente são nove funcionários que contri-buem para o desenvolvimento da empresa. O telefone para contato com a Livraria Xaxien-se é (49) 3353-2406.

Ivo Trentin

APAE de Xaxim promove encontro de socialização com os alunos

Xaxim - No dia 21/09/2012, aconteceu o 1º Encontro de So-cialização e Confraternização na APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Xaxim. Onde foram desenvolvi-das atividades de futsal, domi-nó, tênis de mesa e exposição de Artes. Estiveram presentes as Apaes de Galvão, Ipuaçu, Modelo, Pinhalzinho, São Lou-renço do Oeste, Xanxerê e Xa-xim. A organização do evento foi

de responsabilidade dos profes-sores Ivanete Zanco e Gerson Sfredo Junior, da Apae de Xa-xim, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes. Segundo os organizadores, o evento foi um sucesso, com muita alegria, socialização e troca de experi-ências. O 2º Encontro, será re-alizado na cidade de Xanxerê, com atividades de atletismo, contando também com a parti-cipação de atletas do Parajasc.

Indecisão

Apesar da vantagem de um partido para o outro, tudo indica que a decisão do pleito eleitoral de 2012 será decido nas últimas sema-nas. Segundo a pesquisa, 14% dos eleitores se dizem indecisos quanto ao voto.

CoincidênciaJustamente no domingo em que os políticos não compareceram à Avenida Plínio Arlindo de Nês com a juventude de seus respectivos partidos, a Polícia Militar de Xaxim resolveu trancar parte da pista para fazer blitz. Coincidência, não?

Trânsito

Hoje é o Dia Nacional da Paz no Trânsito, com as ocorrências da Polícia Militar, percebemos que as pessoas continuam infringindo as leis. O Departamento de Trânsito realizou

Prestação de contas OnlineApós várias acusações, Marcelo Basi - atual Secretário de Infra-estrutura do município - utilizou-se das redes sociais (Facebook) para prestar contas sobre seu patrimônio. Seu texto foi publicado na sexta-feira (21) e relata tudo o que fez profi ssionalmente para adquirir seus bens.

3XAXIM > TERÇA-FEIRA | 25 de setembro 2012ELEIÇÕES 2012

Tinho Vicenzi lidera com 8,5%

Avança Xaxim - 55 A Mudança é Agora - 15 Brancos Nulos Indecisos

45,30% Tinho Vicenzi

36,80% Idacir Orso

2,10% 1,40%

14,40%

O levantamento foi realizado no dia 22 de Setembro de 2012Margem de erro igual a 4%(para mais ou para menos)Foram entrevistados 584 eleitores acima de 16 anos.

Sendo 286 masculino e 298 femininoPesquisa feita por Pop Pesquisa e Comunicações - CNPJ: 06859792000130,

inscrita no CONRE sob o n. 078/2012Contratante: Jornal Data X Ltda-ME, CNPJ 15294056000173

O registro da pesquisa junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o número SC-00303/2012Responsável pelo levantamento é Usiara Britto, com inscrição no Conre sob n. 8635

O Jornal Data X sempre buscou primeiramente sua imparcia-lidade. Principalmente porque acredita que um jornal somente se faz quando há sim opiniões, mas que essas jamais terão como destaque principal, pois nossas matérias, nossos con-teúdos são de extrema responsabilidade e ao mesmo tempo comprometimento com nosso leitor.As pesquisas eleitorais que são realizadas em todo o país nos dias de hoje são sim de uma competência primordial, pois para

cada uma delas há que se ter uma vasta fundamentação, e que ela possa, se necessário for, comprovada cientifi camente.Por esse motivo, nosso jornal, contratou a mesma empresa de pesquisas que vem há semanas levantando números da corrida sucessória para prefeito em cidades como Chapecó e Xanxerê.Antes de mais nada essa pesquisa será sim uma ferramenta de trabalho para que as coligações façam os últimos ajustes.

4 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 25 de setembro 2012 ECONOMIA/GERAL

EconomiaNovo corte de juros

Os economistas do mercado fi nanceiro deixaram de acreditar que ainda haverá um novo corte de juros neste ano, segun-do o relatório de mercado, também conhecido como boletim Focus, que foi divulgado nesta segunda-feira (24) pelo Banco Central. O documento é fruto de pesquisa da autoridade mo-netária com mais de 100 instituições fi nanceiras do país.Na ata da última reunião do Copom, em agosto, o BC infor-mou que um “ajuste adicional” nas “condições monetárias” (cortes de juros), se vier a acontecer, seria conduzido com “máxima parcimônia”Até o momento, o mercado fi nanceiro vinha acreditando que o Banco Central promoveria uma nova redução na taxa bá-sica de juros, atualmente em 7,5% ao ano (mínima histórica) no próximo encontro do Comitê de Política Monetária (Co-pom), previsto para outubro. Na semana passada, conforme divulgação feita nesta segunda-feira pelo BC, os analistas das instituições fi nanceiras abandonaram esta convicção, e passaram a prever juros estáveis até o fi m de 2012. Para o fi m de 2013, por sua vez, a previsão dos bancos para a taxa básica de juros permaneceu em 8,25% ao ano - o que pres-supõe aumento no decorrer do próximo ano.

Pagamento dos tributosMesmo com greve, garanta pagamento dos tributos com ven-cimento em setembro. População pode utilizar canais alter-nativos para manter as contas em dia. A greve dos bancários chega ao sétimo dia na segunda-feira (24) e a população deve fi car atenta aos pagamentos dos tributos que vencerão no fi m de setembro, alerta a Febraban (Federação Brasilei-ra de Bancos). Para garantir contas como tributos federais, licenciamento de veículos (placa fi nal 7), aluguéis e mensa-lidades em dia, a população deve recorrer a caixas eletrôni-cos, lotéricas e aos serviços prestados por internet e telefone.Quem tem veículos com placa fi nal 7 deverá fazer o licencia-mento até a próxima sexta-feira (28), inclusive com a quitação das multas. Com o Renavam do carro em mãos, é possível efetuar este pagamento pelos caixas eletrônicos e também pela internet. Boletos de pagamento e contas de serviços pú-blicos (como água, luz, gás e telefone) também devem ser quitados na data de vencimento. As concessionárias de água e energia, entre outras, são clientes dos bancos, e as condições de pagamento são esta-belecidas por eles. Se o consumidor tem um boleto atrasado, ele poderá pagar no banco emissor do título ou pelo DDA, na opção “contas vencidas”. Caso o consumidor tenha pro-blemas para pagamento, ou não tenha recebido seu boleto, pode solicitar o envio da segunda via por e-mail e fax com o próprio benefi ciário. Também é possível solicitar o código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos e pela internet. Os salários acima de R$ 1.000 podem ser sacados nos 182 mil caixas eletrônicos distribuídos pelo País.

Evolução da greveAté a última sexta-feira (21), mais de 9.000 agências estavam fechadas em virtude da greve. Os bancários iniciaram a para-lisação no dia 18 de setembro, depois de rejeitar o reajuste de 6% proposto pela Fenaban (Federação Nacional de Bancos).Segundo os sindicalistas, a proposta passa longe da reivindi-cação dos trabalhadores, que pedem 10,25% (5% de aumen-to real, ou seja, acima da infl ação). Eles aguardam um novo posicionamento da Fenaban.

Rua Zeferino Dalligna, 12 B. Santa Terezinha - Xaxim / SC

499997.0599498857.8727498437.4099499118.2874

AGENDE SEU HORÁRIO

Rua Zeferino Dalligna, 12 B. Santa Terezinha - Xaxim / SC

449494 9997.05050 9595 9449494 885858 7.872727 7449494 84848 3434 7.40404 9090 9449494 9118.2874747

AGENDE SEU HORÁRIOSEU HORÁRIO

Mercoagro 2012 encerra com US$ 161 milhões de vendas

Chapecó - Com um montante de negócios fechados e pros-pectados da ordem de 161 mi-lhões de dólares e a presença de 32.500 visitantes-compra-dores, encerrou nesta semana no Parque Tancredo Neves, em Chapecó, a 9ª Feira Inter-nacional de Negócios, Proces-samento e Industrialização da Carne – MercoAgro 2012.Estiveram presentes ou repre-sentadas na feira 650 empre-sas fabricantes e fornecedoras de insumos para as indústrias frigorífi cas, apresentando as inovações em refrigeração, au-tomação industrial, ingredien-tes e aditivos, embalagens, transporte e armazenagem, equipamentos e acessórios, entre outros produtos e ser-viços. O volume de negócios cresceu 8% em relação a edi-ção anterior e o número de vi-sitantes permaneceu estável.

O coordenador geral Vincen-zo Mastrogiácomo informou que um dos maiores negócios fechados foi a venda de uma linha industrial de processa-mento de aves de 3 milhões de euros para um grupo brasileiro. Outro contrato expressivo foi a venda da estrutura comple-ta de abatedouro para 2.500

suínos/dia por uma indústria gaúcha para uma cooperati-va paranaense. Os nomes de compradores e fornecedores não foram revelados.“O segmento industrial da car-ne superou os efeitos da crise internacional e retomou forte-mente os investimentos”, assi-nalou o coordenador.

Aciax continua orientando os xaxinenses quanto ao Voto Consciente

Xaxim - Para mobilizar todos os xaxinenses quanta a im-portância de votar com cons-ciência a ACIAX - Associação Comercial Industrial e Agro-pecuária de Xaxim realizou neste sábado (22), na Praça Frei Bruno, um movimento de orientação e distribuição de adesivos para os que apoiam a causa. “A campanha foi criada para lembrar aos eleitores da importância do voto conscien-te, pois o que está em jogo é o destino do nosso município, o futuro da administração muni-cipal. O eleitor que vendo o seu voto perderá o direito de exigir alguma coisa”, ressaltou o pre-sidente da ACIAX, Aldicir Ales-si. O projeto “Voto consciente” tem como objetivo esclarecer

POR MAYARA MELEGARIa população xaxinense a cerca da seriedade do voto, de sua responsabilidade como eleitor e das condutas que são proi-bidas aos candidatos e agen-tes políticos durante o perío-do eleitoral, como a compra e

venda de votos, por exemplo. O projeto ainda conta com a contribuição da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Xa-xim e também da ATRAX (As-sociação dos Transportadores de Carga de Xaxim).

PortalXaximtudo em um só lugar

www.

.com.br

5XAXIM > TERÇA-FEIRA | 25 de setembro 2012GERAL

55655MAROCO

SERIEDADE E COMPETÊNCIA NA POLÍTICA

Vereador

JUNTOS POR XAXIMPSD/PDT/PSB

Re

sp

. C

on

fecç

ão

: 0

1.1

01

.611

/00

01

-99

/ C

on

t. :

16

.24

2.4

88

/00

01

-01

/ 5

00

0

Valo

r R$

450,

00

Valor R$ 450,00

Xaxim recebe mais um Cavalo de AçoXaxim - Para os que gostam de manobras ra-dicais e são apaixonados por automobilismo, não deixaram de participar de mais um Cavalo de Aço realizado no Moto Clube em Xaxim. O evento acon-teceu no último domingo (23), com início pela ma-nhã com a pista liberada para treinos e a partir das 15h da tarde foi dada a lar-gada para as provas. Vários pilotos de Xaxim e região, inclusive do Para-ná, tiveram dois minutos para fazer a apresenta-ção e ser avaliados pelos jurados. Ao todo são sete categorias e a premiação

acontece do primeiro ao terceiro lugar em cada categoria. Segundo o or-

POR MAYARA MELEGARI

ganizador, as pessoas poderiam levar cadeiras e tendas, mas que seria

vetada a entrada com be-bidas.

4º Tertúlia Rotária supera expectativas de público

Xaxim - O Rotary Clu-be de Xaxim realizou no último sábado (22) a 4º Tertúlia Rotária, com ob-jetivo de lembrar que to-dos os anos nesta época, os gaúchos se reúnem e revivem tradições e cos-tumes que até hoje estão espalhados pelo país. É importante lembrar que o estado barriga verde tam-bém tem seu capítulo na história farroupilha, espe-cialmente com a partipa-ção da heroína dos dois

mundo, Anita Garibaldi, que ao lado de Giuseppe Garibaldi, lideraram a proclamação da Repúbli-ca Juliana Kochi.Para dar início ao jantar João Almeida Neto, con-siderado um dos mais importantes cantores e compositores nativista do Rio Grande do Sul, interpretou o hino rio--grandense. Após o hino, Frei Alex Ciarnoski, deu a abenção para o evento e todos que se fi zeram

presentes. Como entre-tenimento para os convi-dados, Mauro Zandavalli do Grupo Pelego Branco de Chapecó, declamou um conto tradicionalista. Outra atração convidada foi o grupo Agrupamen-to Biriva Changuadores, apresentando a famosa chula, dançada como um desafi o nos CTG’s e praticada apenas por ho-mens. Ao som da gaita gaúcha, os dançarinos executam diferentes sa-

pateados, avançando e recuando sobre o pedaço de madeira. “Vendemos aproximadamente 460 ingressos, superando o limite esperado. Muitos não sabem o signifi cado da palavra tertúlia, é um movimento, uma forma de lembrar o sentimento de liberdade e justiça da Revolução Farroupilha, o mais longo e um dos mais signifi cativos movi-mentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo

em suas lutas os mais diversos segmentos so-ciais”, fi nalizou o presi-dente do Rotary Clube de Xaxim, Ricardo Fioretto Roman, popular Chico. Na sequência do jantar, fechando a noite com chave de ouro, show com João de Almeida Neto. Integrantes da comissão

organizadora: Ricardo Fioretto Roman, presi-dente do Rotary; Wagner Rech, presidente da co-missão organizadora; Ira-ci Elizabet Barrionuevo, Marcos Roberto Dorigon, Mauro Mariano Brisola, Altair Faé e Marco Anto-nio Kochi.

POR MAYARA MELEGARI

6 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 25 de setembro 2012 MISSA CRIOULA

Av. Luiz Lunardi, 695Centro | Xaxim | SC

49 3353 4018

Missa Crioula e o linguajar típico dos pampasXaxim - A Rádio Cultura pro-moveu no último sábado (22), a 6º Missa Crioula. A missa foi aberta ao público e a celebra-ção fi cou por conta do Frei Alex Ciarnoski da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga e com a equipe de liturgia do bairro Alvorada.“ Nós da equipe Rádio Cultura queremos agradecer a presen-ça de todos que vieram pres-tigiar a missa, dessa forma vamos mantendo a tradição”, ressaltou Eliane Amorin, pro-prietária da Rádio Cultura.Estudante de matemática, Jes-sica Brancalione também este-ve presente e comentou sobre o quanto o tradicionalismo está esquecido. “Quem nasceu em uma família que cultiva tudo isso não tem como esquecer a tradição. Mas eu acho que em função da falta de tempo, não

tem como pararmos tudo para viver a semana farroupilha por mais que a gente goste e quei-ra”, fi nalizou.Origem da Missa CrioulaA Missa Crioula é uma celebra-ção católica do rito latino, po-rém adaptada em linguagem,

ritmo, estilo e símbolos tradi-cionalistas gaúchos. Ela tem o mesmo sentido espiritual e reli-gioso de uma missa tradicional, mas pelas suas características particulares recebe a denomi-nação de “Missa Crioula”. A existência de uma missa

nesse estilo tornou-se possível com as alterações introduzidas na Igreja Católica pelo Concílio do Vaticano II (1965), que per-mitiu a tradução e adaptação da liturgia até então em latim para outras línguas nacionais e linguagens regionais.

“Divino Tropeiro”Com o linguajar típico dos pam-pas, Jesus Cristo é chamado “O Divino Tropeiro” e Nossa Senhora de “Primeira Prenda Celeste”. Deus é chamado de “Pai Celeste” e o Espírito Santo de “Divino Candeeiro”.

POR MAYARA MELEGARI

7XAXIM > TERÇA-FEIRA | 25 de setembro 2012GERAL

Mais uma ação da Semana Nacional de Trânsito, um Pit Stop educativoXaxim - A Secretária de Educação e Cultura juntamente com o De-partamento de Trânsito municipal, entidades e empresas apoiadoras, realizou no último sábado (22) um Pit Stop educa-tivo, na Rua Dez de No-vembro ao lado do Posto Mascarelo. Diversas ati-vidades foram realizadas durante a semana, para conscientizar as pesso-as, principalmente os fu-turos motoristas, sobre a importância do respeito às leis de trânsito, uma comemoração a Sema-na Nacional de Trânsito que acontece do dia 18 a 25 de setembro. Nil-so Gabriel, vendedor de energia bioquântica, parou para realizar o Pit

Stop com os mecânicos da Mema Autocenter, e comentou sobre o des-respeito no trânsito de

Xaxim. “As pessoas não respeitam as normas de trânsito, muitas pedes-tres também não atraves-

sam a rua na faixa que é o lugar certo para se atra-vessar a rua. Temos que ter uma maior conscienti-

zação como motorista e como pedestre Outra coi-sa que me deixa indigna-do, quando estacionam

na vaga que por direito é dos defi cientes físicos como eu, essas vagas fo-ram colocadas em pontos estratégicos para todos terem o mesmo acesso.”, comentou Gabriel. Tam-bém engajada na campa-nha da Semana Nacional do Trânsito deste ano, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Fá-bio Moschetta, marcou presença no evento e agradeceu as entidades e empresas que também apoiaram a ideia. “Todos os parceiros do CDL fo-ram bem receptivos com a proposta do Pit Stop, colaboram pela tamanha importância deste assun-to. E assim educando as crianças teremos moto-ristas melhores.

POR MAYARA MELEGARI

WWW.UNOPARVIRTUAL.COM.BR

você

Informações: 3353 6097

A UNOPAR oferece 22 novas opções de cursos depós-graduação. No total são 31 especializações e 9 MBAs

com conteúdo disponibilizado no Ambiente Virtual

Especiali

sta VALORIZE SUA CARREIRA.

FAÇA PÓS-GRADUAÇÃO

Valor R$ 150,00 Valor R$ 150,00

55755MIS. ALEXANDRO CZECOSKI

O QUE GUARDA A LEI E AGE COM HONESTIDADE É FELIZ

Vereador

(LEÃO)

JUNTOS POR XAXIMPSD/PDT/PSB

Resp

. C

onfe

cção: 01.1

01.6

11/0

001-9

9 / C

ont. : 1

6.2

49.3

19/0

001-9

5 / 5

000

Valo

r R$

150,

00

8 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 25 de setembro 2012

55111 INÁCIO

“ESTE É DO POVÃO”

Vereador

JUNTOS POR XAXIMPSD/PDT/PSB

Resp

. C

onfe

cção: 01.1

01.6

11/0

001-9

9 / C

ont. : 1

6.2

29.9

55/0

001-5

5 / 5

000

Valo

r R$

150,

00

55900GALON

AGRICULTURA FORTE, CIDADEDESENVOLVIDA, POVO REALIZADO

Vereador

JUNTOS POR XAXIMPSD/PDT/PSB

Resp. C

onfe

cçã

o: 01.1

01.6

11/0

001-9

9 / C

ont. :16.2

45.4

55/0

001-0

7 / 5

000

Valo

r R$

150,

00

55601KÉIO ISOTTON

NUNCA, JAMAIS DESANIMEIS, EMBORAVENHAM VENTOS CONTRÁRIOS - MADRE PAULINA

Vereador

JUNTOS POR XAXIMPSD/PDT/PSB

Re

sp.

Co

nfe

cçã

o:

01

.10

1.6

11/0

00

1-9

9 /

Co

nt.

: 1

6.2

38

.60

0/0

00

1-2

2 /

50

00

Valo

r R$

150,

00

Município de Marema recebe novo britador móvel

Marema - A Administra-ção Municipal de Marema adquiriu da CCM Comér-cio de máquinas e servi-ços Chapecó um britador móvel. O custo foi de R$ 284.000,00 adquirido através do Badesc.

A aquisição deste brita-dor vem facilitar em muito os trabalhos do Depar-tamento Municipal de Estradas de Rodagem - DMER, no cascalha-mento de estradas, bem como nas entradas das

propriedades e até mes-mo dentro das proprie-dades. Desta forma visa atender cada vez melhor a demanda de trabalhos solicitados pela popula-ção.

PortalXaximtudo em um só lugar

www.

.com.br

REGIÃO

No estado de SC, 292 agências estão paralisadasConforme os últimos da-dos da greve nacional dos bancários, em Santa Catarina 292 agências estavam paralisadas na sexta-feira (21), quarto dia de greve. Na base de Chapecó, eram 23 agências. O Banco do Brasil e a Caixa de Xa-xim e o Banco do Brasil de Xanxerê aderiram ao movimento hoje (24) de manhã, totalizando 26 agências em greve, além dos Departamentos e Pontos de Atendimento. A greve nacional se alastra a cada dia. Na sexta-feira, havia 9.092 agências e centros admi-nistrativos foram fecha-dos nos 26 estados e no Distrito Federal, segundo informações repassadas pelos 123 sindicatos e dez federações que inte-gram o Comando Nacio-nal. Esse número vem crescendo a cada dia, e deve aumentar até o fi nal do dia de hoje.Em reunião na sexta, o Comando Nacional ava-liou que o crescimento da greve é consistente

em todo o país, principal-mente nos bancos priva-dos, e orientou os sindi-catos a intensifi carem a mobilização em todas as bases, de forma a forçar a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) a romper o silêncio e reto-mar as negociações.A federação dos bancos apresentou a primeira e única proposta, com 6% de reajuste (0,58% de aumento real), no dia 28 de agosto. No dia 5 de setembro, o comando na-cional enviou carta à Fe-naban para reafi rmar que estava aberta à retomada das negociações e reivin-dicava a apresentação de uma nova proposta, mas até hoje não obteve resposta. Quanto ganha um ban-cário?

Muita gente em nossa sociedade ainda acredi-ta que os bancários têm salários bem elevados. Para desmistifi car isso, apresentamos dados da folha de pagamento de um bancário com oito anos de profi ssão: seu salário é de R$ 1.454,73. Para ganhar isso, ele se formou em Direito, pas-sou no concurso público para trabalhar no Banco do Brasil, fez uma pós--graduação e duas espe-cializações. E não é só para melhorar o salário que os bancários estão em greve, mas também por melhores condições de trabalho para atender bem os clientes, mais se-gurança, fi m do assédio moral e das metas abusi-vas, entre outros.

9XAXIM > TERÇA-FEIRA | 25 de setembro 2012SEGURANÇA PÚBLICA/GERAL

Você Sabia?Uma experiência realizada no centro de São Paulo, em ho-rário de pico das 18h, confi rmou que, sem dúvida alguma, a bicicleta é a melhor opção para andar no trânsito da cida-de. Só perdeu para o helicóptero, por diferença de 2 minu-tos. Num trajeto entre 11 e 14 quilômetros, foram testados 14 meios de transporte, entre eles, bicicleta, moto, carro, ônibus, trem, metrô e uma pessoa correndo. O helicóptero (com embarque e desembarque) levou 22min22s; a bicicleta 24min07s, a moto chegou em terceiro. O automóvel foi o penúltimo, demorando 1h41min, chegando à frente apenas do pedestre, e mesmo assim, com menos de 2 minutos de vantagem. O desafi o foi realizado para marcar o Dia Mundial do Carro, que foi comemorado em São Paulo, no sábado, dia 22 de setembro. Para se ter uma ideia da dimensão, em São Paulo circula uma frota de mais de 7 milhões de veículos.

SucessoHá ao menos duas maneiras básicas de conseguir sucesso na vida. Ou você possui um talento excepcional em alguma área de atividade e explora isso, ou você segue o caminho comum e correto de disciplina, estudo, esforço, humildade, privações e trabalho para conseguir o que deseja. Em qual-quer uma delas, não existe sonhos se realizando da noite pro dia. Nenhuma árvore nasce, cresce e oferece frutos ins-tantaneamente. Tudo demanda trabalho, paciência e dedi-cação. E também não existe sorte. O que existe é estar no lugar certo, na hora certa - mas não por coincidência, mas por estar ativo no jogo! Não existe essa história de marcar um gol estando no banco de reservas. Você tem que estar em campo, chamando o jogo pra si, chamando a responsabilidade de quem faz a pró-pria vida, e de quem não espera nada cair do céu, mas faz o que está ao seu alcance para fazer as coisas acontecerem.

XaxienseQuando vamos para algum evento esportivo, a expectativa é que os atletas nos proporcionarão o espetáculo, através de suas performances, seus gols, enfi m, cada esporte com suas peculiaridades. Mas, nem sempre é isso que aconte-ce, e foi isso que aconteceu no sábado, no ginásio Albertão, no jogo Xaxiense e São Lourenço d’Oeste. Ao fi nal do jogo amargamos mais uma derrota, saímos na frente, abrindo o placar, mas depois tomamos a virada e só corremos atrás até o fi nal do jogo que terminou em 5 a 4 para a equipe visi-tante. A grande atuação, com certeza absoluta foi do árbitro do jogo. Eu até tentei encontrar algum adjetivo ou expres-são que pudesse explicar o que ele fez, mas é difícil, tal-vez, “passou a mão”, subtraiu, roubou, surrupiou, saqueou, e existem tantos outros. Aí eu digo, depois apanha, leva uns safanão, mandam tomar naquele lugar, xingam a mãe dele que não teve nada haver com a safadeza dele em campo ou quadra, e fi ca bravo. As regras são conhecidas e basta apli-car sem fazer invenção. Aquele “careca maledeto” teve uma “atuação digna de óscar” e prejudicou diretamente a equipe da casa, expulsando 3 atletas, e destes, nossos 2 goleiros. É pra acabar mesmo!

Brasileirão 2012No jogo da rodada, duelo Luxemburgo x Ronaldinho ex-gaú-cho, deu empate. Grêmio e Atlético MG, não saíram do 0 x 0, o que benefi ciou diretamente o Fluminense mais líder do que nunca, que venceu o Náutico por 2 a 1 e abriu 4 pontos de vantagem para o segundo colocado (Atlético MG). Já o colorado gaúcho, após uma semana turbulenta, fez o dever de casa e despachou o Bahia, vencendo pelo placar de 3 x 1. Neste meio da semana, não haverá rodada, somente o jogo atrasado entre Flamengo X Atlético MG, valido pela 14ª rodada. Infelizmente, “me toca” torcer pro Rubro Negro carioca.

Grande abraço e boa semana a todos!

Claudio Luiz [email protected]

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA A Câmara de Dirigentes Lojista de Xaxim, através de seu presidente Fabio Moschetta, no uso de suas atribuições, conforme disposto no Estatuto, convoca todos os associados a participar de ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, a realizar-se no dia 01 de novembro vindouro nas dependências da Câmara de Dirigentes Lojistas, situado na Av. Plínio Arlindo de Nez, 1105, sala 209, centro, com primeira chamada às 18h15min com metade mais um do numero de associados e em segunda chamada às 18h45min com qualquer numero de associado a fim de deliberar a seguinte ordem do dia:

1. ELEIÇÃO DE DIRETORIA PARA EXERCÍCIO SOCIAL 2013/2014.

Os interessados a inscreverem suas chapas para participar do processo eleitoral deverão se registrar em chapa conjunta, com nome e cargo a ser exercido, cujo registro deverá ocorrer até 20 (vinte) dias antes do dia determinado para a realização da Assembléia Geral, mediante protocolo da nominata junto à secretaria da CDL/Xaxim acompanhado de ficha de qualificação dos candidatos, assinada, e declaração de que preenche os requisitos exigidos pelo artigo 43 do Estatuto.

Xaxim/SC, 20 de setembro de 2012.

Fábio Moschetta

Presidente

*Acidente de trânsito envolvendo um automóvel GM Chevy e motocicleta Yamaha Neo por volta das 7:40 da manhã de sexta. O condutor da mo-tocicleta teve ferimentos leves e foi encaminha-do pelo Corpo de Bombeiros ao Pronto Socorro Central.

*Por volta das 8:12 de sexta, a Polícia Militar au-xiliou no atendimento de um acidente de trânsito na Rodovia SC 459 que liga Xaxim a Lajeado Grande. No local foi constatada apenas a saída de pista de um veículo VW Gol. Não houve le-sões no condutor do veículo.

*As 18h de sexta um veículo VW Gol chocou-se contra a rotatória entre as ruas André Lunardi e Duque de Caxias. Foi constatado que condutor apresentava sinais de embriaguez. As guarni-ções policiais no local, realizaram o boletim de levantamento de acidente de trânsito e o con-dutor foi autuado por dirigir sob infl uência de álcool.

*As 2:50 da madrugada de sábado, a polícia mi-litar de Xaxim foi informada de que um veículo Ford Focus estava efetuando manobra perigosa “cantando pneu” e posteriormente este efetuou disparos de arma de fogo em via pública, se-guindo em direção a rodovia BR-282.A polícia militar avisou a Polícia Rodoviária Fe-deral a fi m de promover a abordagem. Porém próximo ao Raios Motel o veículo Ford Focus MEZ-3540 saiu da pista vindo a capotar, sen-do então abordado e identifi cado o condutor. Os ocupantes do carro, condutor e caroneiro, necessitaram de atendimento do corpo de bom-beiros, sendo ambos encaminhados ao Pronto Socorro Central de Xaxim. Foi constatado que o condutor apresentava sinais de embriaguez, sendo submetido ao teste de alcoolemia resul-tando 0,60MG/L. Devido aos fatos o condutor foi entregue na delegacia de polícia, e autuado pe-las infrações de trânsito cometidas.

Acidente em frente ao Kasa Café

Acidentes movimentam plantão da Polícia Militar no � nal de semana

10 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 25 de setembro 2012 VARIEDADES

Constância descobre que Laura e Edgar dormem em quartos separados. Edgar afi rma para Cons-tância que Laura conti-nuará recebendo Isabel em sua casa. Jurema repreende Berenice por deixar o vestido de noi-va de Isabel no varal. Eulália se faz de vítima durante uma discussão com Teresa, ao ver Pra-xedes chegar. Neusinha faz Diva contar sobre seu encontro com Frederico. Zé Maria discursa em favor da capoeira. Edgar e Laura se declaram um para o outro.

Elano e Cida se reconci-liam. O Borralho se reúne para assistir à apresen-tação de Sandro na TV. Gilson e Lygia sofrem por causa de Samuel. Cida pede para Elano acompanhá-la à delega-cia para falar com Sar-mento. Sônia e Isadora fi cam perplexas com a notícia da falsifi cação do exame de DNA feita por Sarmento.

Jorginho conta para Tu-fão que é fi lho de Max. Nina e Jorginho são presos e percebem que caíram em uma cilada. Leleco procura Nilo no lixão. Janaína ameaça Max na frente de Zulmi-ra. Jerônimo confi rma a Leleco que Max vivia no depósito de lixo. Jorginho tenta convencer Tufão de que Carminha é má. A fa-mília Tufão especula que Jorginho seja cúmplice de Nina no sequestro de Carminha. Noêmia, Ve-rônica e Alexia compram roupas na loja de Dióge-nes. Tufão recebe a con-fi rmação de que algumas notas que estavam com Nina foram usadas no pagamento do sequestro.

FILMES EM CARTAZ

PromoçõesQuarta-feira:R$ 13,00 inteira e R$6,50 meia-entrada (2D); R$ 18,00 inteira e R$ 9,00 meia-entrada (3D).Sábado Maluco:Sempre no último sábado do mês, ingressos com preços especiais para todos. R$ 8,00 para sessões tradicionais e R$ 10,00 para sessões em 3D.

O Ditador O Segredo das Fadas 3D Paranorman 3D

Bom dia para desenvolver atividades que favoreçam o seu conhecimento. Seu brilho pessoal está em alta e será fácil obter o prestígio que tanto almeja.

O dia favorece o encontro com pessoas de sua estima para momentos de diversão e descontração.

Hoje, você sentirá satisfação em estar junto de seus familiares e das pessoas de sua estima. É um dia para bater papo e se divertir!

Alguém próximo pode exigir uma atenção extra, por isso seja tolerante e procure auxiliar no que for preciso.

Tudo indica que precisará tomar decisões importantes neste dia. Ouça as pessoas mais experientes e avalie a situação com cuidado.

Clima agitado em casa! Tenha mais paciência com as brincadeiras e bagunças. De preferência, divirta-se com os seus familiares.

Hoje, os seus familiares podem exigir mais de sua atenção que de costume. Dedique-se a eles e traga momentos de descontração e lazer para sua casa.

Precisará de ajuda para resolver pendências familiares. Apesar da pressão da turma, procure ser firme no que diz e em seus pontos de vista.

Ótimo dia para organizar sua vida financeira para não se ver em apuros mais adiante. Talvez seja necessário cortar gastos com supérfluos.

Você estará esbanjando grande energia e vitalidade. Sua capacidade de convencer os outros também está em alta.

Hoje é um dia para poupar energias. Não convém ficar em evidência. Tenha discrição e moderação em tudo que fizer. Bom período para resolver pendências e divergências em família.

Ótimo dia para trocar experiências e fazer profundas reflexões. Pode até mudar alguns pontos de vista. Talvez seja bom reavaliar suas amizades neste dia.

Áries

Touro

Gêmeos

Câncer

Leão

Virgem

Libra

Escorpião

Sagitário

CapricórNIO

Aquário

Peixes

HoróscopoDICAS DE LIVROS

Um Porto Seguro - Nicholas Sparks FICÇÃO | ROMANCEQuando uma mulher mis-teriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas dis-creta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de even-tos levá-la a duas amiza-des relutantes: uma com

Um Ano Inesquecível - Ronald Anthony FICÇÃO | ROMANCEJesse Sienna não. O casamento de seus pró-prios pais era respeitável mas sem paixão; e sua própria história romântica indica que o amor quei-ma ardentemente antes de desaparecer por com-pleto. Então, quando seu pai, Mickey, muda-se para sua casa e parece não compreender o relacio-namento superfi cial de

Jesse com sua atual namorada, mas Jesse não lhe dá atenção. É apenas um exemplo do quão diferente eles são e fi ca mais evidente que ele e seu pai nunca terão uma ligação mais profun-da. Mas a verdade é que Mickey Sienna conhece mais sobre amor do que a maioria das pessoas conseguem aprender na vida toda.

Alex, o viúvo, com um co-ração maravilhoso e dois fi lhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda len-tamente, criando raízes nessa comunidade solíci-ta e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família.

PortalXaximtudo em um só lugar

www.

.com.br

11XAXIM > TERÇA-FEIRA | 25 de setembro 2012GERAL

Sicredi. Uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil.

Para nós, grandes conquistas sãomedidas pela atitude de quem coopera.

SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

Desenvolvimento das Plantas é Projeto Ambiental no Geração

Xaxim - Alunos da educação infantil, maternal, G1, G2 e G3 do Colégio Geração Constru-tiva, de Xaxim, realizaram na última sexta-feira (21) mais uma etapa do projeto de edu-cação ambiental. A atividade é complementar aos conteú-dos de Ciências do material do Positivo, que trabalha com as crianças todo o desenvol-

vimento das plantas, desde o nascimento e os cuidados ne-cessários como terra, água e luz para que ela cresça e se tor-ne adulta. Desta forma, cada professora conseguiu trabalhar a teoria e concretizar na prática a construção do conhecimento. O projeto iniciou durante a se-mana, envolveu as famílias e a consciência de reciclagem e

E� ciente e harmoniosa forma de domínio sobre o cão

Chapecó - Quanto mais cedo iniciar o processo de adestra-mento de cães, melhores se-rão os resultados. Caso o pro-prietário opte por esperar por seis meses, um ano de idade, perderá o mais fértil período ao aprendizado do animal. O cérebro do cão novo está mais receptivo “para absorver infor-mações e fazer associações” defi ne a médica veterinária Lú-cia Helena Franco. São muitas as vantagens proporcionadas pelo adestramento e o ensino de truques aos animais. A coor-denadora da Escola de Ades-tramento Agility, Hospedagem e Day Care para Cães Dog

reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo, como em-balagens longa vida e garrafas pets, que serviram como pote que as plantas fossem planta-das. Como tarefa extraclasse as crianças devem explicar aos pais o que aprenderam e relatar, diariamente, ao longo da próxima semana, os cuida-dos e atenção que dedicaram à plantinha, que deve fl orescer e então será levada para casa no fi nal da semana. Segundo o Consultor Educacional do Colégio, Rudinei Frese, “ativi-dades como esta são comuns e fazem parte da proposta pedagógica da instituição, pe-los resultados e tamanha a aprendizagem dos alunos em dominarem com propriedade as etapas de crescimento e ne-cessidades da planta. Também é incrível a concentração em seguir as orientações e expli-cações das professoras e o ní-vel de participação e perguntas das crianças, mesmo dos me-nores, com pouco mais de dois anos de idade”, afi rma.

Show cita vários exemplos. Me-lhora a comunicação e aumen-ta o controle do dono sobre o cão, gera atividade e estímulo à obediência do animal. Deter-mina, ainda, harmoniosa con-vivência com outros animais, corrige problemas de compor-tamento e evita a agressivida-de. Além disso, cão adestrado proporciona orgulho ao dono, pelo cumprimento das tarefas a eles determinadas no dia a dia ou em eventos competiti-vos. Obedecendo a comandos, entendendo e respeitando li-mites, o animal consegue se inserir de forma harmônica no contexto em que vive.

News idiomas é pioneira em Xaxim com projetos de bolsas de estudoXaxim - Lembro-me com emoção de quando minha avó humildemen-te foi pedir uma bolsa de estudos na News Escola de Idiomas. Lembro-me da minha primeira aula no curso e quão feliz fi -quei ao saber que eu ti-nha condições de acom-panhar a turma e de que havia ganhado a bolsa. Afi nal, eu tinha muitas di-fi culdades (não conhecia vocabulários, não enten-dia gramática, não sabia nem ler, nem escrever, não conseguia interpre-tar), pois eu estudava na Vila Tigre e foi implanta-da a disciplina de língua estrangeira inglesa quan-

do eu estava na 8ª série. No entanto, o desejo de aprender foi gradativa-mente se ampliando, as difi culdades tornaram-se uma força propulsora en-tão, esses desafi os foram decisivos para minha es-colha profi ssional: eu se-ria professora de inglês. Muitas foram as barrei-ras, porém com esforço e persistência consegui realizar o meu sonho. No ano de 2003, concluí o curso de inglês na News Escola de Idiomas. Em 2005, me graduei no cur-so de letras – língua in-glesa e literatura inglesa pela Unochapecó. No ano seguinte, na News, fi z o

curso profi ssionalizante para professores e em 2007 concluí a especia-lização na área de letras – língua e literatura, pela Unochapecó. É com mui-ta satisfação que desde

2008 faço parte da equi-pe News, atuando como professora de inglês, mas tudo começou com uma bolsa de estudos. Rei-tero aos estudantes que foram privilegiados com

bolsa da News, aprovei-tem esta oportunidade. Independente da área profi ssional que segui-rem, saber inglês fará a diferença. Vale lembrar: livros, fé e boa vontade

mudam a vida das pesso-as por isso “DON’T GIVE UP” (não desistam). News Idiomas fazendo a diferença na vida das pessoas! By Teacher Ivonete Dalmédico.

12 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 25 de setembro 2012

493353.29534449494 33333333 55353 333535 ..2.2. 9999292 55595995995944499494 33333333333333333 5555353353353 3333535535535 ...2222.2..2. 999292292292

QUARTA MALUCA RODÍZIO DE PIZZA A

11,99R$

ESPORTE

Inter vence e espanta criseApós uma semana com-plicada, o inter reencon-trou o caminho da vitória. Após quatro jogos sem vencer, a equipe Fernan-dão mostrou personali-dade dentro de casa e venceu por 3x1 o Bahia em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fred, Forlán e Damião marcaram para a equipe gaúcha, e Klé-berson descontou para a equipe bahiana. Para D´alessandro a vitória era essencial para decidir o destino do colorado nes-

te campeonato. “Espero que a dedicação mostra-da em campo nesta vitó-ria empurre nosso time de volta ao G4”.

O internacional enfrenta o Cruzeiro fora de casa no próximo Sábado as 18:30.

Grêmio e Galo � cam no Zero a Zero em Minas

Em excelente jogo, repleto de chances para os dois lados, Grêmio e Atlético Mineiro não saíram do Zero a Zero e deixaram o Fluminense se distanciar ainda mais na liderança.

No primeiro tempo o Galo teve a maior posse de bola, porém foi o grêmio quem chegou mais perto de marcar. Elano cobrou falta no travessão e Sou-za perdeu a chance no rebote.No segundo tempo duas faltas não marcadas pró-ximas à grande área dei-xaram o torcedor atletica-no irritado com o juiz. Com o empate, o tricolor gaúcho chegou aos 49 pontos. 7 atrás do líder Fluminense.

Xaxim - No ultimo sá-bado dia 22 de agosto de 2012 aconteceram às fi nais do Campeonato municipal de futebol de salão da Cidade e Interior edição 2012, do municí-pio de Xaxim, a competi-ção teve inicio no dia 25

Campeonato Municipal de Futsal 2012de agosto de 2012.Na Categoria Sênior o time São Joaquim foi o grande campeão, derro-tando por 1x0 a equipe Rui Barbosa.Na Categoria Livre Inte-rior a Equipe Ervateira Folle sagrou-se campeã

ao derrotar nos pênaltis a equipe Canarinho B, por 5 a 3.Na Categoria Livre Cida-de, a equipe Transporta-dora Lunardi/ Restauran-te do Clube, derrotou o Juventus por 4x1 e fi cou com o troféu.

Campeão Interior - Ervateira Folle

Campeão Cidade - Transportadora Lunardi/Restaurante do Clube

POR RAPHAEL SPILLER POR RAPHAEL SPILLER

POR RAPHAEL SPILLER