jornal data x - edição 247

12
XAXIM, TERÇA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2012 ANO V - EDIÇÃO 247 R$ 2,00 CHURRASCARIA 49 3353.2953 Mais de 100 CTGs da região vieram participar do 15º Rodeio Crioulo Interestadual de Marema Adriana Zapani é eleita Rainha Estudantil municipal 2012 A estudante do colégio Neusa Massolini teve a maior pontuação entre os jurados e ficou com o título de rai- nha estudantil municipal. (Página 06) O CTG Coração Gaudério de Marema ficou pequeno neste final de semana. Os últimos dias foram marcados por montarias de qualidade, boa programação de shows e ótimo público presente. Segundo os organizadores a 15º edição do Rodeio Crioulo Interestadual trouxe recorde de público e de competidores. (Matéria pág.05) Projeto de Recuperação Fiscal é implantado em Xaxim Aprovado por unanimidade entre os vereadores, o projeto Prefix 2012, prevê a arrecadação em valores para amenizar as dívidas milionárias do município. (Página 03) As Olimpíadas dos Bombeiros proporcionou a troca de experiências entre os integrantes Mais de 1.300 bombeiros estiveram presentes na XIII Olimpíada Catarinense de Bombeiros realizado em Lages. (Página 07)

Upload: diario-data-x

Post on 30-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal bissemanal veiculado e Xaxim e região.

TRANSCRIPT

1XAXIM > TERÇA-FEIRA | 13 de novembro 2012

XAXIM, TERÇA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2012 ANO V - EDIÇÃO 247 R$ 2,00XAXIM, TERÇA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2012 ANO V - EDIÇÃO 247

Rio SulCHURRASCARIA

493353.2953

Mais de 100 CTGs da região vieram participar do 15º Rodeio Crioulo Interestadual de Marema

Adriana Zapani é eleita Rainha Estudantil municipal 2012A estudante do colégio Neusa Massolini teve a maior pontuação entre os jurados e fi cou com o título de rai-nha estudantil municipal. (Página 06)

O CTG Coração Gaudério de Marema fi cou pequeno neste fi nal de semana. Os últimos dias foram marcados por montarias de qualidade, boa programação de shows e ótimo público presente. Segundo os organizadores a 15º edição do Rodeio Crioulo Interestadual trouxe recorde de público e de competidores. (Matéria pág.05)

Projeto de Recuperação Fiscal é implantado em XaximAprovado por unanimidade entre os vereadores, o projeto Prefi x 2012, prevê a arrecadação em valores para amenizar as dívidas milionárias do município. (Página 03)

As Olimpíadas dos Bombeiros proporcionou a troca de experiências entre os integrantes

Mais de 1.300 bombeiros estiveram presentes na XIII Olimpíada Catarinense de Bombeiros realizado em Lages. (Página 07)

2 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 13 de novembro 2012 EXPEDIENTE/GERAL

Rede UniagroDestaque Empresarial - ACIAXDestaque Empresarial - ACIAXDestaque Empresarial - ACIAXNesta edição do quadro Des-taque Empresarial da ACIAX (Associação Comercial, Indus-trial e Agropecuária de Xaxim), vamos apresentar a Rede UNIAGRO - Associação Cata-rinense das Revendas de Pro-dutos Agropecuários em Geral. Dentre os objetivos da rede, está o de fazer da experiência de cada empresa, o alicerce para fundamentação de bons negócios.A rede é constituída por lojas do setor Agropecuário da re-gião Oeste do Estado de Santa Catarina, que dentro de uma proposta associativa se uniram para buscar fortalecimento, de-senvolvimento e competitivida-de no mercado regional. Esta é a primeira associação do gêne-ro em nossa região.Os trabalhos da Rede UNIA-GRO iniciaram em 2005, mas a mesma tornou-se ofi cial so-

mente em dia 29 de maio de 2007. No início integravam apenas oito lojas, hoje já são mais de 18 agropecuárias do Oeste e uma no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O principal foco das empresas

associados, são os setores de: máquinas e equipamen-tos agropecuários; nutrição de pequenos e grandes animais; ferragens em geral; saúde ani-mal; e consultoria e assistência técnica.

A criação da Rede e a união das empresas proporcionou a execução de estratégias em cooperação, desenvolven-do soluções conjuntas para o crescimento das empresas associadas, melhorando a for-mação gerencial e profi ssional. Com sete anos de história, as empresas associadas come-moram a conquista de credibi-lidade no mercado, garantindo assim maior legitimidade nas ações empresariais e redimen-sionamos a importância das lojas associadas em seu am-biente comercial.O atual presidente da Rede UNIAGRO, Evandro Carlos Mocellin, o Xirú de Arvoredo –SC, explica que “hoje a com-petitividade é muito grande e se não tivermos uma união, perdemos mercado. A criação da rede foi uma maneira que os comerciantes pequenos en-

contraram para trabalhar com-petindo de igual para igual com grandes empresas. Através das parcerias fi rmadas com for-necedores, buscamos oferecer bom atendimento, qualidade nos produtos e promoções aos clientes. Todos os associados estão conscientes da respon-sabilidade que assumiram ao se unirem à Rede UNIAGRO buscando a cada dia melhorias para o setor agropecuário, o que refl ete diretamente na or-ganização de outros setores da economia regional contribuin-do com o desenvolvimento do Oeste de Santa Catarina.”Atualmente a UNIAGRO conta com 18 associados e 22 lojas. A sede da rede fi ca na Rua An-tônio Lunardi, nº 544, no Bairro Dr. Ari Lunardi em Xaxim. O te-lefone é (49) 3353-2842. O site da rede éwww.redeuniagro.com.br.

Presidente da Rede UNIAGRO, Evandro Carlos Mocellin

Movimentação para o Natal

Faltando pouco menos de dois meses para a esperada data co-memorativa do fi nal de ano, o Natal, percebemos que as lojas já estão se preparando e agindo para marcar em grande estilo esse período que é o de maior movimento no ano. Estoques, vitrines, decoração, campanhas, promoções e atendimento personaliza-do, tudo está sendo cuidadosamente organizado para atender e encantar os clientes.

BoatosDizem por aí que a negociação entre Diplomata e Aurora está sendo fi nalizada. Ao que tudo indica a transação estaria sendo viabilizada de forma política e administrativa, e não de forma ju-dicial.

Corrida contra o tempo

CDL de Xaxim prepara decoração natalinaEquipe coordenada pela CDL trabalha confeccionando e res-taurando antigos enfeites para embelezar a Praça Frei Bruno. O lançamento da programaçãonatalina está marcado para o dia 08 de dezembro.

Xaxim – Os trabalhos da equi-pe que prepara a decoração de Natal estão acelerados. Neste ano as ações estão sendo co-ordenadas pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), que em acordo com a Prefeitura Muni-cipal, dirige todos os prepara-tivos. A intenção é inaugurar a decoração e abrir ofi cialmente a programação cultural, no dia 08 de dezembro, em horário à ser defi nido.A decisão da CDL em conduzir os preparativos natalinos, foi tomada em virtude das difíceis condições fi nanceiras por qual passa a prefeitura de Xaxim. Conforme o atual presidente da entidade, Fábio Moschetta,

“a intenção da Câmara de Diri-gentes Lojistas é não esquecer o Natal e prosseguir com toda a programação que vinha sen-do realizada nos últimos anos.”Para conduzir os trabalhos, a CDL contratou a artista plástica Silvia Moraes Piana. A profi s-sional trabalha num depósito da prefeitura com o apoio de uma equipe cedida pelo Poder Executivo. No local, estão sen-do confeccionados os enfeites e restauradas as peças que já foram usadas em anos anterio-res. Silvia explica que “neste ano a decoração de Natal será muito lúdica em Xaxim, no en-tanto, que não será deixada de lado a religiosidade. Teremos o desfi le natalino com presépio vivo, muitos cenários, bonecos de neve, árvore e Papai Noel gigantes, muita iluminação, o vale da neve, além do trenó do Papai Noel e de um carro ale-górico que fará passeios com as crianças.”

Em virtude das condições fi -nanceiras limitadas, Silvia es-clarece que a decoração nata-lina será centralizada na Praça Frei Bruno. “Neste ano não conseguiremos enfeitar os tre-vos de acesso à cidade e nem às ruas. No entanto, a CDL está trabalhando para preparar uma decoração simples, com muito carinho e dedicação para todos. A praça fi cará bastante iluminada e com cenários para atrair e envolver os visitantes,” explica. Conforme o presiden-te da CDL, Fábio Moschetta, inúmeras entidades, famílias, empresas e clubes de servi-ços, serão apoiadores da pro-gramação de Natal em Xaxim. “Contamos com muitas pesso-as que já se comprometeram em auxiliar nos preparativos, inclusive com doações”. De-mais interessados em contri-buir, podem entrar em contato com a CDL de Xaxim, através do telefone 49-3353-2395.

3XAXIM > TERÇA-FEIRA | 13 de novembro 2012POLÍTICA

Projeto do Legislativo prevê a recuperação das dívidas do município

Xaxim – Os vereadores apro-varam por unanimidade em assembleia ordinária o Pro-grama de Recuperação Fiscal de Xaxim – Prefi x 2012. Este programa tem o objetivo de recuperar as dívidas que os contribuintes têm com a admi-nistração pública. O Projeto de Lei Complementar nº 008/2012 que Institui o Programa de Recuperação Fiscal de Xaxim – Prefi x 2012, foi votado em regime de urgência pelos vere-adores. A presidente Joseane Sampaio, nomeou o vereador Loacir Milto Fin (PMDB), para ser o relator em plenário. Ago-ra o projeto segue para sanção do executivo. De acordo com o relator, o pro-jeto permitirá promover a anis-tia de juros, multas e correção monetária, através da recupe-ração de créditos oriundos de tributos municipais.

POR MAYARA MELEGARI

Loacir Milto Fin

Magistrados Catarinenses em luta pelo ATSFlorianópolis – Com a parti-cipação dos senadores Paulo Bauer (PSDB/SC) e Casildo Maldaner (PMDB/SC) e dos deputados federais Carmen Zanotto (PPS/SC), Onofre Agostini (PSD/SC), Esperidião Amin (PP/SC), Jorginho Mello (PR/SC) e Edinho Bez (PMDB/SC), a Associação dos Magis-trados Catarinenses (AMC) iniciou na sexta-feira, na sede da entidade, no Itacorubi, o movimento pela reestruturação da carreira da magistratura. O evento foi coordenado pelo Juiz Sérgio Luiz Junkes, pre-sidente da AMC, e teve como tema central o debate sobre o Adicional de Tempo de Serviço (ATS). Os magistrados esta-vam representados pelo De-sembargador Claudio Barreto Dutra, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, pelo Desembargador Henrique Nelson Calandra, presidente da Associação dos Magistra-dos Brasileiros, Desembarga-dor Marcus Faver, presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça, e de Je-fferson Kraychychyn, Conse-lheiro do Conselho Nacional de Justiça. Três palavras de or-dem foram utilizadas com mui-ta frequência durante a realiza-ção da atividade: mobilização, união e valorização.

“Não podemos nos preocupar com o teto salarial porque não existe um teto no trabalho do juiz, que

trabalha à noite, nos fi nais de semana e feriados, que ainda ministram aulas e escrevem livros para engor-dar a renda no fi m do mês. Precisamos de Magistra-

dos bem remunerados para que possam realizar seus trabalhos com exclusividade, segurança, autonomia e

satisfação”, enfatizou Bauer.

O Juiz Sergio Luiz Junkes agradeceu a presença dos ma-gistrados e dos parlamentares catarinenses no evento. Ele fez questão de frisar, que o encon-tro não se tratou de um movi-mento isolado, mas o registro, a ofi cialização de um esforço conjunto que parte da base da classe e que pode alcançar

seus objetivos se houver am-pla mobilização dos juízes em todo o país. “Esta mobilização é o primeiro passo para reali-zarmos os anseios que unem todos nós”, frisou Junkes, que logo em seguida, encerrando o evento, leu o conteúdo da “Carta de Florianópolis”, sendo aplaudido por todos.

A adesão ao programa pelos inadimplentes pode ocorrer até o dia 14 de dezembro. “Cada contribuinte poderá optar pelo pagamento à vista ou parcela-do em até 24 vezes, com des-conto de multas e juros,” expli-cou Fin.

Prefeito Araldi nomeia membros do Conselho Municipal de Habitação - CMHXaxim - O prefeito Adacir Aral-di empossou na tarde da última sexta-feira (9) o novo Conse-lho Municipal de Habitação de Xaxim. A solenidade de posse aconteceu na sala de reuni-ões do gabinete. Araldi agra-deceu a participação de todos no conselho, tendo em vista a grande demanda de projetos de habitação que a prefeitura pretende executar para o pró-ximo ano, e os conselheiros terão papel fundamental para assegurar a participação co-munitária na elaboração e im-plementação de programas de habitação de interesse social. Na ocasião alguns membros do conselho colocaram o nome a disposição para os cargos de presidente, vice-presidente e 1º secretário. Evandro Casa, representante da Secretaria municipal do desenvolvimento econômico foi escolhido pela maioria para ser o presidente do CMH. “O conselho é um fi s-calizador do trabalho da prefei-tura. Somos um grupo e traba-lharemos de forma unida para

Receberam o decreto de nomeação os seguintes conselheiros: Representante da Secretaria de Assistência Social Membro titular: Francieli Biasi; Suplente: Elisângela Pulga; Representante da Secretaria do Desenvolvimento econômico Membro titular: Evandro Casa; Suplente: Vanilse Bressan; Representante da Secretaria da Infraestrutura Membro titular: Juliano Cacciatori; Suplente: Daniel Cenci; Representante da Secretaria da Educação Membro titular: Gloria Aparecida Pierezan; Suplente: Sivonei Tereza Bisol; Representante de Instituição de Ensino Superior Membro titular: Erci Mariani Mattiello; Suplente: Andreia de Almeida Leite Marocco; Representante de Instituições financeiras participantes do Sistema financeiro de habitação Membro titular: Maris Stella Stieven Simonatto; Suplente: Luiz Antônio Metz; Representante da ACIAX Membro titular: Crenilson Correa; Suplente: Johny Bodanese; Representante do CDL Membro titular: João Alves Domingos; Suplente: Fabio Moschetta; Representante dos Sindicatos Membro titular: Julcemir Mattiello; Suplente: Fátima Andolfatto Taborda;

realizar um bom trabalho”. O cargo de vice-presidente será ocupado pela representante da Secretaria municipal de Assis-

tência Social, Francieli Biasi, e o cargo de 1ª Secretária fi cará sob responsabilidade de Maris Stella Stieven Simonatto.

POR RAPHAEL SPILLER

4 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 13 de novembro 2012 ECONOMIA/GERAL

Benefício de acordo salarial terá renovação automática

O Tribunal Superior do Trabalho adotou um novo entendimento que poderá tornar mais difíceis as convenções e acordos cole-tivos de trabalho. A partir de agora, com a revisão da Súmula nº 277, de 1988, os benefícios concedidos aos trabalhadores serão automaticamente renovados e somente revogados se houver uma nova negociação. Nos últimos 24 anos, o entendimento do TST foi o de que as vantagens negociadas entre empresas e trabalhadores valeriam enquanto vigorasse o acordo, por prazos de um ou dois anos. Para mantê-los numa convenção seguinte era necessária nova rodada de negociação.O novo texto foi modifi cado e aprovado em setembro, durante semana em que o TST se dedicou a alterar e redigir súmulas. A nova redação serve de orientação aos Tribunais Regionais do Trabalho e à primeira instância.O gerente-executivo da Unidade de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Emerson Casali, acredita que, com a nova orientação, a concessão de benefícios terá de ser muito bem pensada, “porque se trans-formou em uma cláusula quase eterna”.A nova súmula foi aprovada por um placar apertado entre os ministros: 15 votos a favor e 11 contra. A CNI estuda o questio-namento judicial da súmula e não descarta a possibilidade de encaminhar um anteprojeto de lei ao Legislativo para resgatar o entendimento anterior do TST.

Indústria produz menos Os lucros aumentaram com a desoneração fi scal, mas as empresas brasileiras devem fechar o ano com uma queda de 2,31% na produção. Especialistas discutem qual caminho o governo deve tomar para a recuperação do setor.Medidas de desoneração fi scal aumentaram lucros da indústria, mas produção deve encerrar o ano com queda de 2,31%.Depois de oito pacotes e dezenas de medidas, a indústria vai terminar 2012 sem recuperar o fôlego. A última projeção do mercado é de que a produção tombe, no ano, 2,31% — com a ressalva de que não será surpresa se esse número piorar até dezembro. Os dados do setor ainda apresentam situações contraditórias: enquanto o faturamento cresce a boas taxas no acumulado de 12 meses até setembro, o ritmo de produção e o emprego encolhem.

Legislação da internet nasce polêmicaMarco Civil, que pode ser votado amanhã, dá mais segurança a usuário, mas há três grandes controvérsiasGarantias. Leis defi nem direitos e obrigações de operadoras, provedores de conteúdo e internautas, e determinam punições para crimes virtuais.Mais confi ável e segura para o usuário, mas ainda controversa. Assim especialistas defi nem a nova cara da internet brasileira a partir de amanhã, quando a rede deve ganhar seu Marco Civil, se o projeto de lei relatado pelo deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) for mesmo votado na Câmara. Já as leis Carolina Dieckmann e Azeredo, que tipifi cam e punem crimes cibernéti-cos, já passaram pelo Congresso e aguardam sanção da presi-dente Dilma Rousseff. Em princípio, os três textos são a base de uma nova legislação no país, que, no entanto, nasce cercada de polêmica.

[email protected]

Rua Zeferino Dalligna, 12 B. Santa Terezinha - Xaxim / SC

499997.0599498857.8727498437.4099499118.2874

AGENDE SEU HORÁRIO

Rua Zeferino Dalligna, 12 B. Santa Terezinha - Xaxim / SC

449494 9997.05050 9595 9449494 885858 7.872727 7449494 84848 3434 7.40404 9090 9449494 9118.2874747

AGENDE SEU HORÁRIOSEU HORÁRIO

Economia ACIAX lança Núcleo de Madeireiros

Xaxim – Um novo núcleo se-torial, empresarial e econômico está nascendo dentro da (As-sociação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim), é o Núcleo dos Madeireiros. Na última semana, empresários do setor estiveram reunidos na sede da ATRAX para discu-tir o funcionamento do núcleo, traçar metas e estabelecer di-recionamentos. A reunião re-alizada na última terça-feira (06), contou com a presença dos empresários Albino Fante, Alberi Caraça, Ademir Sirtoli, Darlei Gabriel, Enio Perusso, Gilmar Gabriel, Gilberto Bian-chi, Jéferson Cerutti, Luiz Car-los Gabriel, Nilmar Levinski e Sérgio Gaspari. Os trabalhos foram conduzidos pelo presi-dente da ACIAX, Aldicir Ales-

si; a Coordenadora de Núcleo da entidade, Silvana Marció; e o Coordenador Regional da Facisc (Federação das Asso-ciações Comerciais de Santa Catarina), Osvaldo Motta.Conforme o presidente da ACIAX, “o núcleo tem por ob-jetivo fortalecer a classe. Atra-vés do trabalho e de decisões em conjunto, o segmento será fortalecido, ganhará respaldo e conquistará sucesso,” disse Alessi. O presidente também pediu empenho, seriedade e comprometimento de todos, para que o núcleo cresça e permaneça. O Coordenador Regional da Facisc, Osvaldo Motta, que coordenou a reu-nião, repassou informações sobre o funcionamento dos Núcleos Setoriais. Detalhou

aos empresários que para o sucesso de uma empresa é necessário organização, pla-nejamento e comprometimen-to. Motta explicou ainda sobre a importância do equilíbrio das informações; planos; colabo-radores; procedimentos; clien-tes; e resultados. Ao fi nal do encontro, os empresariais do setor madeireiro se comprome-teram em dar continuidade ao Núcleo. Avaliaram a união do grupo como sendo de funda-mental importância devido às muitas necessidades do setor e portando para o fortalecimento das atividades. Os integrantes do Núcleo também decidiram se reunir uma vez por mês. O próximo encontro fi cou marca-do para o dia 18 de dezembro em local a ser defi nido.

Vereadores de Xaxim pedem vistoria nas máquinas da prefeituraXaxim – Na semana passada os vereadores aprovaram por unanimidade um requerimen-to solicitando do Executivo Municipal a realização de um levantamento da quantidade de máquinas e veículos de propriedade da Prefeitura. O objetivo é averiguar o estado de conservação do maquinário público. A aprovação do reque-rimento aconteceu na terça-fei-ra (06), durante reunião ordiná-ria da Câmara de Vereadores. O pedido foi feito pelo vereador Celso Berté (PP) e os vereado-res da bancada do PSD, Ama-

rildo Maroco, Ivanor Galon e Plínio Lunardi.O assunto foi bastante discuti-do em plenário. Em totalidade, os vereadores avaliaram que é de fundamental importân-cia acontecer uma avaliação dos maquinários, sendo que a mesma seja feita por profi ssio-nais capacitados. Atualmente, praticamente todo o parque de máquinas do município está parado devido à falta de óleo diesel e a ausência de recur-sos públicos para comprar o combustível.O prefeito em exercício de Xa-

xim, Adacir Araldi (PP) - que as-sumiu o município após afasta-mento do prefeito Tinho Vicenzi (em 22 de outubro) - está tendo grandes difi culdades em admi-nistrar a prefeitura. O principal problema é as dívidas deixadas por Vicenzi. Em entrevista na semana passada, Araldi salien-tou que a agricultura está entre suas maiores preocupações e que não está medindo esforços para atender os produtores. Por estes dias, uma quantida-de de combustível deve ser adquirida para dar atenção os casos mais urgentes.

5XAXIM > TERÇA-FEIRA | 13 de novembro 2012REGIÃO

XV Rodeio Crioulo Interestadual é sucesso de público Marema - Mais um grande sucesso de público, aliando entretenimento e diversão. As-sim foi a 15ª edição do Rodeio Crioulo Interestadual, realizado no CTG Coração Gaudério de Marema, entre os dias 08 e 11 desse mês. Um rodeio tradicio-nal esperado por todos de Xa-xim e região. De acordo com os organiza-dores, o movimento aumentou de 10 a 15% a mais que no ano passado, tanto em públi-co quanto em competidores. “Aproximadamente 15 mil pes-soas passaram pelo CTG nos quatro dias do rodeio, tivemos em torno de 100 CTGs de toda a região envolvidos, números bem maiores se comparados ao ano passado”, comentou Patric Bianchi. Várias atrações foram destaque nas noites de

POR MAYARA MELEGARI

rodeio, como o show do can-tor Rodrigo Maná e a dupla Emerson & Daniel na noite de quinta-feira (08). Na sexta-feira shows com as duplas Léo e Fa-

biano e André e Cristiano, e no sábado e domingo show baile com o grupo Eco do Pampa no galpão do CTG. “Estamos bem contentes com a manei-

ra como tudo se encaminhou, as pessoas compareceram e festejaram. Foi uma festa tran-quila sem nenhum incidente grave com o público ou com os

peões. Para o ano que vem es-tamos com novas ideias, com o intuito de atender a todos os públicos como atrações a nível nacional”, explicou Bianchi.

Prendas e peões de várias cidades vieram participar do RodeioAutoridades municipais e representantes do CTG Coração Gaudério

6 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 13 de novembro 2012 GERAL

Adriana Zapani é eleita Rainha Estudantil 2012Xaxim - Na noite da última sex-ta-feira foi realizado no salão comunitário São Cristóvão do bairro Ari Lunardi, a fase fi nal do concurso Garota Estudantil 2012.A terceira edição do concur-so contou com a participação de mais de 40 alunas, entre 8ºsérie e 3º ano do ensino mé-dio, da rede pública municipal e estadual de Xaxim. O primei-ro lugar fi cou com a aluna da escola Neusa Massolini, Adria-

na Zapani. Os quesitos avaliados pelos jurados eram: beleza, simpa-tia, desenvoltura e torcida, e as notas eram de 5 a 10.

Classifi cação geralRainha Estudantil: Adriana Za-pani1ª Princesa – Alessandra Tainá dos Santos2ª Princesa - Andreia Silvestre da PazMiss Simpatia – Eula Hoffmann

POR RAPHAEL SPILLER

7XAXIM > TERÇA-FEIRA | 13 de novembro 2012REGIÃO

Encerrada a XIII Olimpíada Catarinense de Bombeiros realizada em Lages

Xaxim - Mais de mil e trezentos bombeiros estiveram presente em Lages nesse fi nal de sema-na, (dias 10 e 11), com dois ob-jetivos: aprimoramento técnico e confraternização. Assim foi a XIII Olimpíada Catarinense de Bombeiros, que reuniu 54 dele-gações de Bombeiros Militares e Comunitários de toda Santa Catarina.Para o 2º Tenente do Corpo de Bombeiros de Xaxim, Ismael Mateus Piva, o resultado desse ano não foi o esperado, “a nos-sa equipe participou de apenas três das seis provas e não ob-tivemos um bom desempenho em nenhuma delas. Mas o que vale é a experiência de ter par-ticipado, de ter confraternizado com as outras equipes. Todos os treinamentos realizados meses antes foram importan-tes, pois assim o bombeiro se mantém credenciado para rea-lizar qualquer atividade no seu

dia a dia”, explicou Piva.O campeão geral da edição de Lages foi a cidade de Florianó-polis, Guaraciaba e Barra Boni-ta (jogaram juntas) fi caram em segundo, e em terceiro, São José do Cedros. As disputas foram direcionadas para bom-beiros militares e comunitários, e funcionários municipais que atuam no Corpo de Bombeiros Militar em Santa Catarina. De acordo com o tenente, a equipe já pensa na próxima olimpíada que acontece em São Miguel do Oeste, nos dias 12 e 13 de novembro de 2013, na sede do 12° Batalhão Bom-beiro Militar. “Como no ano que vem será em São Miguel do Oeste, uma cidade mais pró-xima de Xaxim, não fi caremos tão cansados com a viagem, iremos nos preparar melhor para ir em busca de boas colo-cações ou até mesmo troféus”, fi nalizou.

POR MAYARA MELEGARI

8 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 13 de novembro 2012 REGIÃOU

NOPA

R XA

XIM

- 33

53-6

097

Grupo de dança de Xanxerê conquista primeiro lugar em Festival Internacional Xanxerê – O grupo de dança do Centro de Convivência Con-viver, participou do Festival In-ternacional de Danças da 3ª Idade, realizado em de Piratu-ba, de 04 a 09 de novembro, foi recebido na manhã de sex-ta-feira (09) pelo prefeito Bruno Bortoluzzi. “Vocês mostraram para diversos municípios do Brasil e do mundo que aqui

há pessoas talentosas e ma-ravilhosas que fazem com que Xanxerê se destaque em nível internacional”. O grupo conquistou o primeiro lugar na categoria dança co-reográfi ca e o quarto lugar na dança de salão. Como prêmio pelo primeiro lugar o grupo recebeu R$ 1.500. De acordo com o coreógrafo do grupo,

Diego Gonçalves, as xanxe-renses disputaram com mais de 40 grupos do Brasil e de países vizinhos. “A competi-ção foi em nível internacional e as nossas meninas se saíram muito bem e foram convida-das para se apresentarem em setembro de 2013 em Buenos Aires, na Argentina”, destacou.

Crianças encantam público na X Mostra de Dança EscolarXanxerê – Realizada na última sexta-feira (09), a X Mostra de Dança Escolar lotou o giná-sio municipal Ivo Sguissardi. Promovido há dez anos pela Secretaria Municipal de Educa-ção, o projeto busca estimular na criança o movimento e o re-conhecimento do seu corpo no espaço. Antes das apresenta-ções das escolas e CEMEIS, a Cia de Dança Expressão Cor-po e Arte fez a apresentação de três coreografi as. O público se emocionou com a Cia e tam-bém com a apresentação dos pequenos dançarinos, já que a mostra é para alunos rede pública municipal de educação infantil e ensino fundamental.

Estiveram apresentando suas coreografi as os alunos das es-colas João Da Cruz e Souza, São Jorge, Pequeno Traba-lhador, Paul Harris, Pequeno Príncipe, Vista Alegre, Rui Pi-mentel, Monteiro Lobato, Nery Barbosa Giachini, Nossa Se-

nhora Aparecida, bem como os Alunos dos CEMEIS Novo Horizonte e Carrossel. Ao fi nal das apresentações, as escolas e CEMEIS que estiveram se apresentando na X Mostra de Dança Escolar receberam tro-féu pela participação.

9XAXIM > TERÇA-FEIRA | 13 de novembro 2012SEGURANÇA

Coisas da vida“Não me deixem morrer”, disse jovem que morreu após aborto. Pois é, que sina não?A adolescente Natália dos Santos, que morreu depois de fazer um aborto em uma clínica clandestina de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, chegou a pedir socorro para a mãe antes de passar por uma cirurgia para retirada do útero. Segundo Vera Lúcia Santos, tia da jovem, depois de fazer o aborto, a sobrinha passou mal e foi levada para o hospital, onde foi internada.— Ela já estava muito mal e, antes de passar pela cirurgia pra retirar o útero, começou a falar para minha irmã: ‘Mãe, não me deixa morrer, eu não quero morrer. Eu sei que eu errei, mas não vou fazer mais isso, vou me consertar’. Grávida de cinco meses, Natália procurou a clínica para retirar o bebê. A família diz que não sabia que a jovem, que deixou um fi lho, estava grávida. Após passar pelo procedimento, Natália começou a passar mal e foi levada para o hospital. A adolescente passou por uma cirurgia para retirada do feto, que já estava morto e, devido à gravidade do caso, precisou também retirar o útero. Natália, no entanto, não resistiu. O atestado de óbito aponta como a causa de morte falência múltipla de órgãos provocada por infecção generalizada. Na noite de quinta-feira (8) o delegado Marcos Henrique de Oliveira Alves, titular de Delegacia da Posse (58ª DP), informou que a polícia chegou a uma suspeita, mas que ela negou as acusações. — A família da vítima apontou essa mulher, mas ela negou tudo. Na casa dela, não havia nada que demonstrasse que lá funcio-nava uma clínica clandestina. Mas ela pode ter feito a opera-ção em outro local.Alves informou ainda que pretende ouvir o companheiro da jovem. Segundo ele, foi o rapaz quem levou a adolescente para fazer o procedimento.— Queremos identifi car o namorado dela porque, segundo infor-mações, foi ele quem a levou para fazer o aborto.*Que história hein amigos? Pois então fi ca a dica, jamais faça para outros o que não gostaria que fi zessem para você.

RecordaçõesComo o tempo está passando rápido não é? Nossa, parece que foi ontem que eu tinha 10 anos. Consigo me lembrar com clareza dessa época, graças a Deus tive uma boa infância, e ainda lembro com detalhes de muitas passagens como se fosse hoje. Mas, enfi m, já passaram-se alguns anos e isso fi cou para trás. Lembro dos vizinhos, amigos, alguns, que conservo até hoje, outros que se distanciaram e ainda os que partiram desse plano, os professores do “1º grau”. Claro, todos tem lembranças, algumas que gostaríamos de apagar, outras, momentos ines-quecíveis que com certeza, gostaríamos de reviver. Lembranças que não trocaríamos por nada nessa vida, não é? São momen-tos eternizados para sempre nas nossas mentes.

Recordações de hojePois é, parece que ontem eu tinha 10 anos, mas quando eu tiver 50, as boas lembranças com certeza serão as dos 30. Mas onde quero chegar? Tudo passa muito rápido, e a parte ruim de nossas vidas não é ter boas ou más lembranças, mas sim, não ter aproveitado a vida da melhor maneira possível. O grande problema é perder esse tempo, que passa tão rápido, com atitudes, pensamentos, ações que em nada acrescentam em nossas vidas. Precisamos aproveitar cada dia, pois depois que o tempo passar, essa sensação de que o tempo foi perdido seja minimizada, pois na verdade, e isso é do ser humano, sempre vai existir o sentimento de arrependimento por não ter feito isso ou aquilo, o “se” é da natureza humana, mas não repara nada. Então, vamos aproveitar a vida, e viver na certeza de que levaremos para o nosso amanhã grandes recordações do nosso hoje.

FutebolConfi rmando a situação que vinha sendo desenhada no decor-rer das ultimas rodadas. Após a rodada de domingo, Fluminense Campeão, Grêmio na Libertadores 2013, Palmeiras com um pé na série B, e outro na casca de banana, Figueirense rebaixado, Internacional, com campanha pífi a pelo que almejava no início do ano, conseguirá permanecer na zona de classifi cação para a Sul Americana, afi nal investiu um dinheirão em alguns jogadores e esqueceu que uma equipe se faz do coletivo.

Boa semana a todos!

Claudio Luiz [email protected]

Preso terceiro integrante do grupo que assaltava em Xaxim e região

O suspeito foi preso em fl agrante por posse ilegal de munição de uso permitido

Xaxim – Após cumprir manda-do de busca e apreensão no in-terior do município, o setor de investigação da Polícia Civil de Xaxim prendeu na última sex-ta-feira (09), com o apoio de Policiais Civis de Abelardo Luz, Ponte Serrada, Lajeado Gran-de, Marema e Entre Rios, o suspeito Volmir da Silva Matos de 21 anos, por posse ilegal de munição de uso permitido.Segundo a Polícia, este man-dado é decorrência das inves-tigações de crimes de roubos ocorridos na cidade. Um deles no último dia 26 de outubro,

onde foram detidos em Cha-pecó, na semana passada, os irmãos Daniel de Lima da Silva

e Marcelo de Lima da Silva Segundo o Delegado res-ponsável pelo caso, Gustavo Altemar, depois de várias dili-gências, foi possível conseguir indícios fortes da participação de Matos. “Hoje foi concluído o inquérito policial relacionado ao roubo do dia 26/10, sendo Daniel, Marcelo e Matos indi-ciados pelo crime de roubo. Como Daniel e Marcelo já es-tão presos preventivamente, com a conclusão do inquérito policial, também foi represen-tado pela prisão preventiva de Matos”, afi rma Altemar.

Volmir da Silva Matos

POR MAYARA MELEGARI

Acidente de trânsito com apenas danos levesXaxim – A Polícia Militar de Xaxim atendeu por volta das 11h de sábado (10) a um acidente de trânsito (colisão traseira) na Avenida Luiz Lunardi, centro, entre um Gm/Corsa placas AID8154 de Xaxim, conduzido por G.dos S. Pacheco de 33 anos e uma motocicleta Honda/Titan placa MEJ2184 de Xaxim, conduzido por A.J.Provensi de 33 anos. Constatado apenas danos leves nos veículos envolvidos, foi reali-zado o levantamento e posteriormente os con-dutores foram liberados.

Vítima de acidente morre após dar entrada no hospital em Chapecó

Xaxim – A Polícia Militar de Xaxim atendeu por volta das 13h de sábado (10) a um acidente de trânsito com vítima de lesão corporal grave, na Avenida Giácomo Lunardi, bairro Alvora-da. Os veículos envolvidos foram um VW/Gol MAE9107 de Xaxim conduzido por Fabio A. R dos S. de 19 anos e uma motocicleta Honda/Twister placa MGM8192 de Caçador-SC, sendo que o condutor Diego L. de 27 anos, foi con-duzido ao Hospital Regional de Chapecó em grave estado de saúde. Após dar entrada ao hospital o condutor da motocicleta veio a óbito devido às complicações do acidente.

Homem é pego em fl agrante e vai parar na cadeiaXaxim - Por volta da meia noite de domingo (11) a Polícia Militar de Xaxim foi chamada para atender uma ocorrência de agressão e ameaças na Rua Severino Tonini, no bairro Frei Bruno. O suspeito foi encontrado embriagado e em posse

de uma arma branca (faca), sendo preso em fl a-grante por ameaças a companheira A.C.da Ro-cha de 24 anos. A faca foi apreendida e levada juntamente com o agente à delegacia.

10 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 13 de novembro 2012 VARIEDADES

Catarina maltrata Melissa. Ed-gar deixa Melissa no colégio. Constância avisa a Albertinho que ele vai se casar, assim que a revolta dos marinheiros acabar. Laura não consegue emprego no colégio de freiras. Edgar afi rma que vai conseguir uma reportagem sobre a Revol-ta da Chibata. Laura vê Edgar na rua. Neusinha ameaça Diva para Quequé. Fernando enga-na Edgar para se reaproximar de Bonifácio. Diva sugere ter-minar com a companhia de te-atro. Catarina maltrata Melissa. Laura procura Sandra e Eulália desconfi a. Caniço ameaça Be-renice. Zé Maria teme que o Rio de Janeiro seja bombardeado. Berenice descobre que Isabel envia dinheiro para Afonso.

Roberta serve poção especial para Nando. Zenon humilha Carolina. Felipe deixa a casa de Roberta no momento em que Nando chega. Veruska confi rma que as peças da Positano estão com defeito. Nieta entrega para Carolina as roupas que pegou na Positano. Carolina reclama de Zenon com Lucilene e garan-te que ele não vai mais brincar com seus sentimentos. Otávio leva Vânia para jantar em seu iate. Roberta e Nando chegam ao cais. Zenon mente sobre o que fazia no Rio de Janeiro. Dino descobre o defeito na peça que Nieta pegou. Ulisses ajuda Zeca a se mostrar para um em-presário. Nando fi ca deslum-brado com o jantar preparado para ele e Roberta. Dino leva a peça com defeito para Char-lô, que suspeita da sabotagem. Manoela afi rma que Fábio tinha uma amante na loja e Felipe fi ca intrigado.

Lívia fl agra Haroldo mexendo em seu computador. Morena e Théo reatam. Lívia manda Wan-da levar o contrato de aluguel da boate nova para Antonia assinar. Russo vende Waleska antes de chegar ao aeroporto. Leonor fi nge desorientação e assina o documento que Aída lhe entrega. Bianca e Stenio chegam a Istambul. Lívia fl agra Haroldo mexendo em seu com-putador. Vanúbia tenta seduzir Pescoço. Lívia consegue o te-lefone de Ricardo. Morena não conta para Théo que sua casa está à venda. Adam conta para Fatma que vai trabalhar em uma nova boate. Demir marca um encontro com Tamar. Irina chantageia Russo por causa de Waleska. Lucimar e Morena pensam em como irão comprar a casa em que moram.

HoróscopoÁries - É um dia de dedicação ao trabalho. Portanto, siga os seus pressentimentos e estimule a sua von-tade de dar um novo rumo à carreira. Busque a per-feição nos detalhes de tudo o que faz e mantenha a concentração em suas tarefas.

Touro - No trabalho, mantenha o foco em suas ativi-dades e dê prioridade para tarefas que possa desen-volver sem ajuda de outras pessoas. Não crie muitas expectativas no setor profi ssional, pois o clima estará apático.

Gêmeos - O diálogo será a melhor maneira de man-ter os problemas sob controle no ambiente de traba-lho. Em casa, coloque as necessidades dos familia-res em primeiro lugar, principalmente quando se trata dos mais velhos.

Câncer - No trabalho, atividades autônomas são as mais favorecidas. Há uma certa tendência a se dis-persar em fantasias, cuidado! Não crie expectativas altas demais ou poderá se frustrar. Faça planos e tra-ce prioridades para alcançar seus objetivos.

Leão - Seja mais realista com os seus ganhos. Pense em seu futuro e faça um pé-de-meia para eventua-lidades. Refl ita cuidadosamente quais as suas pos-sibilidades profi ssionais antes de fazer mudanças drásticas.

Virgem - Mantenha o foco em suas atividades sem se preocupar com os demais. Dê mais atenção à sua própria saúde e não apenas à aparência. Seja fi rme para acabar com discórdias em casa: exerça a sua autoridade.

Libra - Dedique-se mais em suas tarefas se deseja dar mais qualidade ao seu trabalho. Mas mantenha a discrição para não criar confusões e mal-entendidos com os colegas. Em casa, os seus familiares podem precisar de uma ajuda em suas tarefas.

Escorpião - Não misture vida pessoal com rotina profi ssional. Em relação às amizades, não confi e em tudo o que lhe dizem hoje. Colegas novos poderão espalhar fofocas a seu respeito. Por isso, não conte seus segredos a qualquer um.

Sagitário - Dia excelente para assumir novos desa-fi os na profi ssão, inclusive um novo cargo. Mesmo assim, tente não se afastar demais da sua família, que precisará muito da sua presença e do seu apoio hoje.

Capricórnio - Reveja seus métodos de trabalho e evite demonstrar insegurança diante dos colegas, mesmo que precise encarar novos desafi os. Não co-mente sobre sua vida com qualquer um. Se você fez promessas aos parentes, cumpra!

Aquário - Transforme as situações a seu favor no seu emprego, acatando atividades que foram negli-genciadas pelos outros. Se agir com discrição, con-seguirá o que quer. Terá êxito ao contar com os cole-gas certos para realizar determinadas tarefas.

Peixes - Antes de começar uma atividade diferente no seu emprego, ouça a opinião de um colega em quem confi a. Faça o mesmo em casa: se precisar to-mar uma decisão importante, aconselhe-se com um parente experiente.

VENDO DOIS TERRENOSPRÓXIMOS À MADEIREIRA CARAÇA

Lote 1-A 297,25 M2 R$ 85.000,00Lote 1-B 250,10M2 R$ 80.000,00

Fone: 91279845

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 37

FAMAVENTURA

BRECARIRIIPEN

ATNACARCIHAUCON

CAPILARESDEDARLCECOARHORUREPOR

POLCARSSINUSITECAJUDAS

GARÇONETE

(?)-shirt,tipo de

camisetaunissex

"(?) é omelhor

remédio"(dito)

Levado da(?): muitotravesso

Animaltirado da

cartola pe-lo mágico

Persona-gem do folclore

amazônico

Caracte-rístico;singular

LúcioCosta:

projetouBrasília

Orgulho,em inglês

Devolver;restituir

"The (?)",tabloidebritânico

Teste deAptidãode Tiro(Mil.)

Discípuloque traiu

Jesus(Bíblia)

Profissãode MerylStreep

antes dafama

Inflamaçãodas muco-sas faciais

Substân-cia de

conchasOs

produtosutilizadosno salãode beleza

Delatar(gíria)

Ligaçãoamorosa

passageira

Fareloindicado para em-

panarpeixe (Cul.)

Adorno defantasiasAbatido;

prostrado

Sílaba de"conta"

Interjeiçãode cólera

Cineasta de "A Inven-ção de Hugo Cabret"

(?) eletrônica,terminal eleitoral

Repercutirno tempoou espaço

Gênero de "Atraente",composi-

ção deChiquinhaGonzaga

Apresentadora dotelejornal “RJTV”A safena, por suaestrutura (Anat.)

R I R

3/sun. 5/nácar — polca — pride. 14/martin scorsese.

11XAXIM > TERÇA-FEIRA | 13 de novembro 2012

12 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 13 de novembro 2012 ESPORTE

Grêmio vence e garante vaga na LibertadoresTalvez não tenha sido a me-lhor partida técnica da equipe gaúcha, mas com certeza foi uma das mais marcantes para o torcedor gremista. Em jogo emocionante válido pela 35ª rodada do campeonato brasi-leiro, o Grêmio venceu o São Paulo de virada pelo placar de 2x1 no penúltimo jogo do está-dio Olímpico Monumental.O jogo começou truncado no meio campo. A ausência do Elano fez com que o primei-ro tempo deixasse a desejar, e parecia que terminaria num monótono 0x0, porém após fa-lha individual, Rogério Ceni co-brou pênalti para marcar para o time visitante.

No segundo tempo brilhou a estrela do veterano Zé Roberto que assumiu a responsabilida-de da criação no meio campo e distribuiu o jogo de maneira impecável, dando passe para a conclusão de André Lima no

primeiro gol. O Grêmio teve pressa e nem comemorou o gol do empate, afi nal, na tor-cida havia 45 mil torcedores esperando para comemorar a vitória na penúltima partida do estádio Olímpico. O grito de gol veio aos 39 minutos. Após cru-zamento de Pará, Marcelo Mo-reno desviou de cabeça, sem chances para Rogério Ceni.Com a vitória o Grêmio assu-miu a vice-liderança e garantiu a vaga na competição mais im-portante do continente. O pró-ximo compromisso tricolor é na quinta-feira. O time gaúcho en-frenta o Milionários da Colôm-bia em jogo válido pelas semi-fi nais da copa Sul-americana.

Inter perde mais uma e decepciona torcidaO domingo mais uma vez foi de decepção para a torcida colo-rada que mesmo sabendo que o time tinha remotas chances de classifi cação no G4, acredi-tava numa vitória sobre a Pon-te Preta fora de casa para que pudesse completar o ano em boa colocação no campeona-to. Mas não foi isso que acon-teceu. No Moisés Lucarelli em Campinas, o Inter foi derrotado pela Ponte Preta pelo placar de 1x0 e agora pensa em 2013.O colorado era melhor em

campo no início do primeiro tempo, até que aos 26 minutos Roger ganhou de Juan no alto e cabeceou fi rme para o gol de Muriel. Depois do gol sofrido o time não soube o que fazer, o nervosismo foi perceptível nas estatísticas: 41 passes erra-dos, liderados pelas estrelas do time D´alessandro, Fred, Damião e Forlán. Conforme o técnico Fernan-dão, “o time foi para o ataque, mas não de forma contunden-te”. Com a derrota, o Inter caiu

para o oitavo lugar no Brasilei-rão com 51 pontos. O time de Fernandão volta a campo no próximo domingo, quando re-cebe o Corinthians, às 19h30, no Beira-Rio.

POR RAPHAEL SPILLER

POR RAPHAEL SPILLERO Fluminense sagrou-se tetracampeão brasileiro na tarde do último domingo (11). O tricolor das la-ranjeiras derrotou o Palmeiras por 3x2. O gol da vitória foi marcado no fi nal do jogo, e a combinação dos resultados fez com que o time carioca soltas-se o grito de campeão faltando ainda três rodadas

O clima foi de festa no fi m de semana em Cha-pecó. Após a inédita conquista do acesso a série B, os heróis foram recebidos por milhares de tor-cedores que comemoraram a conquista. Apesar da euforia, o técnico Gilmar Dal Pozzo destacou a importância de manter o foco na continuidade da

É Tetra!

para o fi m do campeonato. Apesar das críticas de times adversá-rios com relação a supostos erros de arbitragem, o Fluminense fez uma campanha de campeão do início ao fi m do campeonato. Foram apenas três derrotas em 35 jogos, além de possuir o me-lhor ataque e melhor defesa da competição.

Série B 2013

competição para que o time ainda conquiste o título da divisão. O próximo compromisso do verdão é no próximo sábado (17) ás 19h na Arena Condá. O time catarinense enfrenta o Oeste pela fase semifi nal da série c. Ambos os times já têm a vaga garantida na série B do ano que vem.

Série B 2013Alegria para uns, tristeza para outros. Enquanto a Chapecoense comemora o acesso inédito à série B, o Figueirense lamenta a queda para a segunda divisão. O empate em 1x1 contra o Sport decre-tou o rebaixamento da equipe catarinense. O Fi-

gueira fez a segunda pior campanha da série A com 30 pontos. Ao longo das 35 rodadas disputadas, o representante de Santa Catarina no brasileirão venceu em apenas sete ocasiões. Foram nove empates e 19 derrotas. O único possível representante do estado na série A do ano que vem é o Criciúma, atual vice-líder da segundona.