jornal data x - edição 244

12
XAXIM, SEXTA-FEIRA, 02 DE NOVEMBRO DE 2012 ANO V - EDIÇÃO 244 R$ 2,00 49 3353.5801 Rua 10 de Novembro, 1179 - Centro - Xaxim/SC João Maria Roque, prefeito eleito de Entre Rios viaja na próxima semana para a capital Pensando no futuro de Entre Rios o prefeito eleito João Maria Roque, irá para Florianópolis nos próximos dias para reafirmar parcerias com o Governo Estadual. “Por que até o momento nos senti- mos um tanto quanto órfãos por parte do governo estadual”, declarou. (Matéria na completa pág.03) Halloween O Colégio Geração Construtiva também entrou no clima do Dia das Bruxas (31) e promoveu um Concurso de Fantasias, Giovana Cenci do 7º ano e Fe- lisberto Souza Junior do 6º ano foram os vencedores. Festa dos Aposentados Mais uma edição da Festa dos Aposentados promovida pelo Sindicato dos Trabalha- dores Rurais de Xaxim, Laje- ado Grande e Marema foi um sucesso. Aproximadamente 800 convidados prestigiaram o evento. Dia de Finados O Dia de Finados é tristeza para uns e expectativa de me- lhoria de renda para outros. O varejo do comércio das flores é um segmento que, tradicio- nalmente, é beneficiado neste período. O estoque de crisân- temos aumenta ao dobro, por ser a flor tradicional da data. (Página 06) (Página 06) (Página 11) CHURRASCARIA 49 3353.2953 “DIPLOMATA: QUEREMOS NOSSOS DIREITOS” FOTO: RAPHAEL SPILLER FOTO: ARQUIVO DX Em assembleia realizada na tarde de ontem (01) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xaxim e Lajeado Grande, agricultores e lideranças municipais se encontraram para tomar medidas quanto a situação dos produtores que segue sem receber o pagamento da diplomata. (Matéria completa pág.07)

Upload: diario-data-x

Post on 22-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal bissemanal veiculado em Xaxim e região

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Data X - Edição 244

1XAXIM > SEXTA-FEIRA | 02 de novembro 2012

XAXIM, SEXTA-FEIRA, 02 DE NOVEMBRO DE 2012 ANO V - EDIÇÃO 244 R$ 2,00

493353.5801Rua 10 de Novembro, 1179 - Centro - Xaxim/SC

João Maria Roque, prefeito eleito de Entre Rios viaja na próxima semana para a capitalPensando no futuro de Entre Rios o prefeito eleito João Maria Roque, irá para Florianópolis nos próximos dias para reafi rmar parcerias com o Governo Estadual. “Por que até o momento nos senti-mos um tanto quanto órfãos por parte do governo estadual”, declarou. (Matéria na completa pág.03)

HalloweenO Colégio Geração Construtiva também entrou no clima do Dia das Bruxas (31) e promoveu um Concurso de Fantasias, Giovana Cenci do 7º ano e Fe-lisberto Souza Junior do 6º ano foram os vencedores.

Festa dos AposentadosMais uma edição da Festa dos Aposentados promovida pelo Sindicato dos Trabalha-dores Rurais de Xaxim, Laje-ado Grande e Marema foi um sucesso. Aproximadamente 800 convidados prestigiaram o evento.

Dia de FinadosO Dia de Finados é tristeza para uns e expectativa de me-lhoria de renda para outros. O varejo do comércio das fl ores é um segmento que, tradicio-nalmente, é benefi ciado neste período. O estoque de crisân-temos aumenta ao dobro, por ser a fl or tradicional da data.

(Página 06)

(Página 06)

(Página 11)

XAXIM, SEXTA-FEIRA, 02 DE NOVEMBRO DE 2012 ANO V - EDIÇÃO 244

Rio SulCHURRASCARIA

493353.2953

“DIPLOMATA: QUEREMOS NOSSOS DIREITOS” FOTO: RAPHAEL SPILLER

FOTO: ARQUIVO DX

Em assembleia realizada na tarde de ontem (01) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xaxim e Lajeado Grande, agricultores e lideranças municipais se encontraram para tomar medidas quanto a situação dos produtores que segue sem receber o pagamento da diplomata. (Matéria completa pág.07)

Page 2: Jornal Data X - Edição 244

2 XAXIM > SEXTA-FEIRA | 02 de novembro 2012 EXPEDIENTE

Flora Mix Comércio e Distribuidora Ltda MEDestaque Empresarial - ACIAXDestaque Empresarial - ACIAXDestaque Empresarial - ACIAX

Nossa Opinião Nossa Opinião Nossa Opinião Nossa Opinião Nossa Opinião Nossa Opinião Nossa Opinião Nossa Opinião Nossa Opinião

BellatorGRUPO

Transparência com CredibilidadeDiretores: Francismar Martins e Lisiane Zanotto

EXPEDIENTE49 3353 [email protected]ção: Rua 10 de Novembro, 1179 Sl 05 | 2º Piso | Ed. Valler . Centro . Xaxim SC

Importante: Colunas e artigos assinados, são de inteira responsabilidade de seus autores e não traduzem necessariamente a opinião do jonal.

Nesta edição o quadro Destaque Empresarial da ACIAX (Associa-ção Comercial, Industrial e Agro-pecuária de Xaxim), apresenta a Flora Mix Comércio e Distri-buidora Ltda ME. A empresa, de iniciativa e de administração familiar, iniciou suas atividades em dezembro de 2008. As pro-

prietárias Dona Ivete Decesaro e a fi lha Veridiane Decesaro, sonhavam em abrir um negócio próprio e optaram por uma fl ori-cultura principalmente pelo fato do estabelecimento ser próximo ao cemitério municipal. Além do trabalho das proprietárias, atual-mente a Flora Mix conta com a

Pratas da casaA banda xaxinense Jack Ébrio se apresentou no The Wall Rock Bar em Chapecó, uma das mais populares casas temáticas a região. A banda, que está completando dois anos de estrada, embalou a noite de sexta-feira (26) com um som alternativo que viajou desde a jovem guarda brasileira de Erasmo Carlos até o Punk Rock norte-americano dos Ramones.

Natal FelizParabéns pela iniciativa de Eduardo Roncaglio e do Grupo de Escoteiros Áquila com a campanha “Natal Feliz”, que também entrará na programação natalina do CDL de Xaxim. Esta campanha tem o objetivo de arrecadar alimentos não perecí-veis, roupas e brinquedos para doar a famílias carentes na véspera de Natal.

Pesquisa X ResultadoO senador Luiz Henrique (PMDB – SC) está indignado com as pesquisas eleitorais do estado. Principalmente pelos erros grosseiros do IBOPE em Joinville, quinze dias antes das eleições do segundo turno (28). Além de Joinville, o senador citou os fl agrantes erros do IBOPE nas eleições em Florianópolis e em Blumenau – onde o terceiro colocado chegou ao segundo turno e, o segundo colocado, não. Fica uma questão. O eleitor que é volátil e indeciso, mudando de opinião constan-temente ou é manipulação dos institutos de pesquisas?

Conversa de amigosEstão dizendo por ai que Xaxim é a única cidade que o povo conhece que possui três prefeitos: o afastado, o em exercício e o eleito no último dia 07 de outubro.

dedicação de mais duas funcio-nárias. A empresa é especializa-da em decoração, presentes e fl ores em geral. A empresa Flora Mix está localizada na Avenida Luiz Lunardi, nº 1519, próximo ao cemitério municipal de Xa-xim. O telefone para contato é o 49-3353-2651.

Opinião do leitor Opinião do leitor Opinião do leitor Opinião do leitor Opinião do leitor Opinião do leitor Opinião do leitor Opinião do leitor Opinião do leitorOs vivos no dia dos mortos

Às vezes não entendo algumas atitudes que acontecem em nos-so dia-a-dia. Uma delas é o Dia de Finados. É reservado um dia por ano para relembrarmos de pessoas que nos deixaram e ago-ra repousam nas sepulturas. Não sou contra a memória dos fa-lecidos e muito menos o hábito que as pessoas têm de limpar, pintar o túmulo e de trocar as fl ores artifi ciais, Na época que antecede o dia dois de novembro. O problema é que há algumas contradições nos dois estágios: vida e morte.Em vida – raramente as pessoas ganham fl ores;Na morte – a casa do falecido enche-se de coroas e fl ores de todas as cores;Em vida – às vezes é negada uma roupa nova a alguém;Na morte – compra-se um luxuoso “terno de madeira” a preço bem superior;Em vida – transporta-se a família e amigos pelas rodovias, a uma velocidade de 120 ou 140 Km/h, sem qualquer respeito com o ser humano;Na morte – no desfi le fúnebre transporta-se o falecido a uma ve-locidade de no máximo 10 km/h(agora que está morto, anda-se devagar, por que?)Em vida – às vezes é negado um olá, ou um simples cumprimen-to quando as pessoas se encontram;Na morte – alguns ensaiam uma cara triste, um choro e vão aper-tar as mãos frias do falecido;Em vida – o patrão não dá um dia de folga ao empregado (às vezes até o explora)Na morte – “três dias de luto, ninguém trabalha”, diz o patrão.(Agora que o funcionário morreu não adianta mais dar folga)Quem dera o falecido pudesse ouvir, receber as fl ores, as coroas, os apertos de mãos, as orações e os elogios! Toda esta grati-dão prestada no Dia de Finados poderia muito bem ser expressa quando as pessoas estão vivas, ao nosso lado, pois do contrário, de nada vai adiantar.

Por Iunes Ferraz - Jornalista, via facebook.

Page 3: Jornal Data X - Edição 244

3XAXIM > SEXTA-FEIRA | 02 de novembro 2012POLÍTICA

João Roque viaja a Florianópolis para encontro com o Governo do Estado

prefeito eleito de En-tre Rios, João Maria Roque (PMDB), viaja O

na próxima semana a Floria-nópolis, com o objetivo de es-treitar relações com o governo estadual e os deputados.Segundo João Roque, essa peregrinação pela capital do estado é a oportunidade perfei-ta para conversar sobre os fu-turos projetos para Entre Rios, estreitando assim, a relação do município com o governo Fe-deral e Estadual “por que até o momento nos sentimos um tanto quanto órfãos por parte do governo estadual”, reiterou ainda que sua maior vontade é acabar com as diferenças e conviver com igualdade.“Juntamente com o atual Pre-feito Narcizo Biasi (PMDB) e com o meu Vice-Prefeito Eleito, Evandro dos Passos (PSDB), desejo que nós façamos um ótimo governo para a cidade de Entre Rios, desde este mo-mento de transição. Por isso achamos que devemos estrei-tar ainda mais os nossos re-

Entre Rios

lacionamentos com as outras esferas do governo. Queremos ainda reafirmar os compromis-sos agora como prefeito e vice--prefeito eleitos para os pró-ximos quatro anos, para que possamos planejar o futuro do nosso município com a devida parceria do Estado”. Declarou João Roque. A viagem do futuro gestor mu-nicipal de Entre Rios contem-plará reuniões com os diversos

escalões do governo estadual. João Roque e o vice Evandro pretendem, ainda, ser recebi-dos pelo Governador do Es-tado em Exercício, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), para reafirmar as reivindicações do município. Ainda no roteiro de viagem, reuniões nos órgãos governamentais e na Assem-bleia Legislativa com os depu-tados estaduais parceiros do município.

Nove municípios em Santa Catarina ainda não conhecem seus novos prefeitos

m nove municípios do nosso estado, a popu-lação ainda depende

POR RAPHAEL SPILLER

outros oito municípios, existe a possibilidade de novo pleito. As pendências dos candidatos envolvem, principalmente, a aplicação do projeto ficha lim-pa. Segundo a chefe de corregedo-ria eleitoral do TRE-SC, Renata Beatriz de Favere, “os proces-sos estão dentro dos prazos normais, e há um acumulo de processos por conta da quanti-dade de candidatos que temos. Se o candidato obtiver sucesso em seu recurso, ele assume. Se não, vamos marcar a data das próximas eleições”, expli-ca. Fonte: G1.com/sc

Eda Justiça para conhecer seu representante administrativo.Os municípios são: Campo Erê e Ponte Serrada (Oeste); Benedito Novo (Médio Vale do Itajaí); Tangará e Videira (Meio Oeste); Presidente Nereu (Alto Vale do Itajaí); Balneário Rin-cão e Criciúma (Sul), e Palho-ça (Grande Florianópolis).No caso do município de Pa-lhoça, caso o candidato mais votado tenha o recurso defe-rido, o segundo colocado é confirmado como eleito. Já nos

Santa Catarina

s deputados Raimun-do Gomes de Matos (CE) e Marco Tebaldi (SC) criticaram o go-

Marco Tebaldi – Baixo investimento prejudica saúde pública

Overno federal pelo baixo investi-mento em saneamento básico. Quase na metade do mandato, a presidente Dilma Rousseff aplicou menos de um quarto do orçamento previsto para o setor. Entre 2011 e 2012, de R$ 16,094 bilhões disponíveis – somados FGTS e orçamento da União – foram desembolsa-dos R$ 3,549 bilhões, ou seja, apenas 22% do programado. A presidente dá sequência ao festival de promessas sem re-sultado do ex-presidente Lula, na avaliação de Gomes de Ma-tos. O tucano ressaltou a im-portância do saneamento para a saúde pública, pois uma si-

tuação higiênica saudável evi-taria dengue, cólera e outras doenças. “O investimento no setor é, acima de tudo, inves-timento em saúde pública, em melhoria da qualidade de vida da população”, completou nes-ta terça-feira (30).

Para o deputado, os dados atestam mais uma vez a in-competência gerencial do Par-tido dos Trabalhadores, que só sabe arrecadar, aumentar os impostos, deixando a popula-ção às trevas. “Mas não faz os investimentos necessários em

infraestrutura a partir do básico para dar uma condição digna ao povo”, lamentou.Com o ritmo atual, o país não alcançará a meta de univer-salização do serviço até 2030 (com fornecimento público de 100% de água e 88% de esgo-to). Segundo dados da Confe-deração Nacional da Indústria (CNI) citados pelo jornal “Valor Econômico”, o governo deveria investir R$ 17 bilhões anuais para atingir a meta de univer-salização desses serviços. Na prática, porém, apenas R$ 8 bilhões anuais têm sido aplica-dos. Essa lentidão agrava os problemas sociais e, por ex-tensão, gera grandes prejuízos econômicos, segundo mostrou o jornal “O Estado de S. Paulo”.No atual ritmo, Gomes de Ma-tos afirma ser impossível al-

cançar a meta. E garante: “é conversa para boi dormir. Não será cumprida, pois fica bem aquém do que efetivamente era previsto. Outra meta que ficará só no papel.”Segundo Tebaldi, os investi-mentos no setor não se restrin-gem apenas à infraestrutura. “Cada centavo aplicado em sa-neamento é revestido em eco-nomias no mínimo dez vezes maiores para a área de saúde”. Para ele, o Executivo mostra desinteresse pela população ao colocar obras nas mãos de pessoas não capacitadas e fe-char acordos com empreiteiras sem credibilidade. “Os resulta-dos não podem ser diferentes. Uma coisa está vinculada à ou-tra, por isso não se atinge os resultados esperados”, acres-centou.

Santa Catarina

Marco Tebaldi

Será obrigatório pontos de apoio para descanso dos caminhoneiros

s novas concessioná-rias de rodovias fede-rais serão obrigadas a construir e manter

postos de apoio para motoristas de caminhão e ônibus, segundo regulamentação aprovada por unanimidade da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.Ao relatar o projeto o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) recomendou sua aprovação, cujo mérito será

Brasília

A analisado em decisão terminativa pela Comissão de Serviços de In-fraestrutura. As instalações deve-rão estar localizadas às margens da pista, ficar próximas de postos de combustíveis e distantes no máximo 150 quilômetros umas das outras. Além de área de descanso para caminhoneiros e motoristas de ônibus, os espaços deverão contar com banheiros, lanchonete ou restaurante, estacionamento e oficina para reparo de veículos.

Page 4: Jornal Data X - Edição 244

4 XAXIM > SEXTA-FEIRA | 02 de novembro 2012 ECONOMIA/REGIÃO

Leonice Glowka

Produção industrial volta a cair

Após três meses de alta, a produção da indústria brasileira re-gistrou queda de 1% em setembro, na comparação com o mês anterior, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geo-grafi a e Estatística (IBGE), divulgado nesta quinta-feira (1º). Em agosto, a atividade fabril havia crescido 1,7%, após revisão. Na comparação com setembro do ano passado, a produção da indústria recuou 3,8% - a 13ª taxa negativa seguida nesse tipo de comparação. No acumulado de janeiro a setembro, a queda é de 3,5% e, em 12 meses, a taxa apontou baixa de 3,1% - a mais intensa desde janeiro de 2010. Dos 27 ramos pesquisados pelo IBGE, 16 recuaram, com des-taques para os setores de máquinas e equipamentos (-4,8%), outros produtos químicos (-3,2%), alimentos (-1,9%), perfuma-ria, sabões e produtos de limpeza (-10,0%) e fumo (-11,7%). Entre os setores que mostraram aumento da produção, estão os de farmacêutica (6,0%) e de outros equipamentos de transporte (4,4%). ‘Pente fi no’ no setor elétrico Portaria publicada pelo Ministério de Minas e Energia na edi-ção da quinta-feira (1º) do “Diário Ofi cial da União” estabelece as diretrizes para a realização do “pente fi no” em sistemas de proteção da rede elétrica, anunciado pelo governo como uma das medidas para tentar evitar a ocorrência de novos apagões no país. A inspeção ocorre depois de terem sido registrados, num perío-do de aproximadamente um mês, quatro falhas de fornecimento de energia consideradas graves pelo governo, entre elas a que deixou todos os estados do Nordeste sem luz por até quatro horas na sexta-feira (26). Na quarta (31), o Ministério de Minas e Energia apresentou relatório que reafi rma a versão do governo de que o apagão no Nordeste foi provocado por falha humana: após ter sido desliga-do para passar por manutenção, uma semana antes do apagão, não houve o religamento de um equipamento de proteção locali-zado em linha de transmissão entre o Tocantins e o Maranhão. Lucro da Avon recua 80% A empresa americana de cosméticos Avon registrou lucro líquido de US$ 32,6 milhões no terceiro trimestre, queda de 80% sobre os US$ 165,2 milhões obtidos no mesmo período do ano passa-do. A receita da companhia recuou 8% no mundo, passando de US$ 2,76 bilhões para US$ 2,55 bilhões. Na América Latina, a receita caiu 6%, para US$ 1,27 bilhão, e o volume de unidades vendidas aumentou 5%. O lucro operacio-nal da Avon na região recuou 16%, para US$ 142,2 milhões. A margem operacional diminuiu 1,3 ponto percentual, para 11,2%. No Brasil, o principal país para a companhia na região, a empre-sa divulgou um recuo de 19% em sua receita no terceiro trimes-tre do ano em comparação com o mesmo período de 2011. É a quinta vez consecutiva que a empresa registra queda em suas vendas no país. A companhia não informa a receita em valores por país, apenas por região. Em dólar constante, a receita subiu 2%, devido ao aumento de revendedoras no país e da média de encomendas.

[email protected]

Vereadores de Abelardo Luz apresentaram Moção de Apelo ao Governo de SC

MOÇÃO DE APELO

a sessão ordinária da última segunda-feira (29), os vereadores N

Antonio de Medeiros e Armin-do Andreis, apresentaram MO-ÇÃO DE APELO Nº. 03/2012 ao Governador do Estado de Santa Catarina, solicitando a alteração da velocidade máxi-ma permitida nas rodovias SC 467 e SC 480 de 60 km/h para 80 km/h, com cópia da mesma ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de San-ta Catarina, Secretário de Se-gurança Pública do Estado de Santa Catarina Cezar Augusto Grubba, Presidente do Depar-tamento Estadual de Infraes-trutura (Deinfra) Paulo Roberto Meller, Secretário de Infraes-trutura, Valdir Vital Cobalchini, para as devidas providências necessárias.Destacando ainda que a rodo-via não possui trechos sinuo-sos ou de difícil tráfego, portan-

Abelardo Luz to, é totalmente possível alterar o limite de velocidade de 60 km/h, para 80 km/h. Sendo que o escoamento de produtos pe-las rodovias citadas está sendo prejudicadas pela atual norma na legislação, sendo que essas

vias ligam o Estado de Santa Catarina ao Paraná, e os pro-dutores e transportadoras es-tão preocupadas com o atual li-mite máxima permitido 60km/h, sendo que a alteração para 80km/h resolveria tal situação.

FOTO ILUSTRATIVA

Diretoria da ACIAX participa de programa na Rádio Cultura AM

irigentes da ACIAX (Associação Comer-cial, Industrial e Agro-D

Xaxim

pecuária de Xaxim), estiveram no último sábado (27), parti-cipando de um programa ao

vivo na Rádio Cultura AM. O presidente da entidade, Aldicir Alessi, juntamente com o presi-dente anterior Luis Antonio Ho-hemberger; o vice-presidente da Indústria, Cristiano Furla-

netto; e o vice-presidente da Prestação de Serviços, Julcinei Sutili, estiveram no Programa Mesa Redonda, das 8h às 9h.Durante a entrevista os dirigen-tes da ACIAX apresentaram dados sobre o crescimento da associação, que atingiu a mar-ca dos 200 sócios; também avaliaram a campanha Voto Consciente, realizada no perí-odo eleitoral. Na oportunidade ainda foi destacada a transfe-rência da sede da ACIAX para junto da ATRAX; e a promoção de um consórcio pelas duas entidades, cujo objetivo é le-vantar fundos para as duas as-sociações.

Page 5: Jornal Data X - Edição 244

5XAXIM > SEXTA-FEIRA | 02 de novembro 2012OUTUBRO ROSA

Toque do Fisio: “Não é a curva que é perigosa! Você que pode ser perigoso na curva”. A maneira como você

encara a vida é que faz toda a diferença!

Cãibras, uma baita dor!que me fez escre-ver esse texto foi um desen tend imen to que tive no consultó-

Por: Márcio Roberto Thomé, Fisioterapeuta Especializado em Terapia Manual e Postural. Formação em Posturologia e Podoposturologia, Maitland e formação internacional em Microfi sioterapia, Equilibrio Neu-romuscular, Terapia CranioSacral e Reprogramação Biológica. [email protected] @marciorthome www.facebook.com/Incorporefi sioterapia

, Fisioterapeuta Especializado em Terapia Manual e Postural. Formação em Posturologia e Podoposturologia, Maitland e formação internacional em Microfi sioterapia, Equilibrio Neu- [email protected] @marciorthome www.facebook.com/Incorporefi sioterapia

, Fisioterapeuta Especializado em Terapia Manual e Postural. Formação em Posturologia e Podoposturologia, Maitland e formação internacional em Microfi sioterapia, Equilibrio Neu- [email protected] @marciorthome www.facebook.com/Incorporefi sioterapia

rio. Sei que a muitas pessoas aqui da nossa cidade falam algumas palavras em italiano. Muitas, falam tudo. Essa pes-soa chegou no consultório e me disse: “Márcio, essa noite tive um escrambo en la gambe que ta loco!” Não sei se escrevi certo, mas foi o que eu entendi. Realmente, me assustei!Depois de conversarmos por um tempo, e no meio do cami-nho eu descobri o que é que signifi ca “baroço”, que signifi ca “cadera”, que signifi ca sacro (aquele osso no fi m da coluna), descobri que o “sgranfo” signi-fi cava cãibra. Ela vem de repente. Quando você está no exercício, quan-do esta dormindo ou até mes-mo quando se espreguiça pela manhã. É uma dor muito forte, que pode durar de segundos a alguns minutos. Geralmente se manifesta na prática de uma atividade física, ainda mais se o “atleta” estiver pouco pre-parado, ou mal alimentado. A cãibra na verdade é uma con-tração muito forte do músculo, acompanhada de dor, prove-niente da falta de vitaminas e sais minerais para o músculo, levando-o à fadiga muscular. Na contração do músculo, há a necessidade dos nutrientes do sangue e oxigênio circulante. Porém, quando há falta desses

O

nutrientes, o músculo começa a usar a energia armazenada nele, produzindo um chamado ácido lático, que em altas con-centrações, causam a cãibra.Quando as cãibras ocorrem a noite, podem ser porque a pes-soa fez muito exercício durante o dia, ou quando a concentra-ção de sódio fi ca muito baixa. O sódio pode ser perdido pela urina ou pelo suor, que podem ocorrer por outros problemas como: diabetes, problemas neurológicos e problemas nos vasos sanguíneos podem es-tar relacionados também com

o problema. Geralmente, para ajudar no processo da dor, no momento da cãibra, orienta-se para que a pessoa alongue o músculo em questão, quando mais deixar ele contrair, mais dor poderá ter. Fora isso, não tem um tratamento específi co. O que é importante fazer, é es-tar preparado para atividades físicas, se alimentar adequa-damente, ingerir líquidos para aguentar a carga dos exercí-cios e fazer uma avaliação da postura do corpo ou do mem-bro em questão, para verifi car se não existe uma sobrecarga.

Page 6: Jornal Data X - Edição 244

6 XAXIM > SEXTA-FEIRA | 02 de novembro 2012 GERAL

Finados movimenta o comércio de flores em Xaxim

om a chegada do dia de Finados (02), au-mentam as vendas dos produtos típicos

CXaxim

da data como flores e velas. Nas floriculturas, o estoque chega a dobrar para atender todas as famílias com produtos que vão desde as tradicionais coroas de flores, até pequenos rama-lhetes e vasos. As proprietárias da floricultura Flor Arte, Luiza e Perla Giachini, comentaram que estão confiantes quanto à venda das flores, principalmen-

te os crisântemos – flor tradi-cional da data. “Como a loja é nova, esse é o nosso primeiro feriado de Finados e estamos bem contentes com as vendas. Aumentamos o estoque de flo-res para dar mais opções aos nossos clientes e, além disso, estaremos vendendo flores em ao frente do cemitério”. Além das floriculturas, mercados, lo-jas de departamento e demais estabelecimentos, a data tam-bém movimenta a comerciali-zação desses itens por parte

dos vendedores ambulantes. O PROCON - Agência de Pro-teção e Defesa do Consumidor de Xaxim faz um alerta quanto à situação desses ambulantes. “O comércio de flores, velas e afins, só pode ser feito se essa pessoa tiver o alvará de licenciamento, se não for este o caso e alguém se sentir lesa-do, poderá denunciar no PRO-CON pelo telefone 3353-5453”, explicou Valderes Marli Lunar-di Sbaraini, responsável pelo PROCON.

Crisântemos são as flores mais vendidas durante o Dia de Finados

POR MAYARA MELEGARI

Festa no salão paroquial reuniu mais de 800 convidados

omo sempre, a alegria e a descontração to-maram conta de mais um evento festivo reali-

CPOR MAYARA MELEGARI

Xaxim

zado pelo Sindicato dos Traba-lhadores Rurais de Xaxim, La-jeado Grande e Marema. Com a presença de mais de 800 convidados, a imensa maio-ria composta por pessoas da chamada melhor idade, a 16ª Festa dos Aposentados acon-teceu nesta quarta-feira (31) no Salão Paroquial da igreja matriz São Luiz Gonzaga. Com o objetivo de homenagear os agricultores aposentados só-cios do sindicato.A festa iniciou ainda pela ma-nhã, com uma missa na igreja e em seguida a programação seguiu no salão paroquial, onde houve pronunciamento

de autoridades, almoço, pa-lestra e atividades recreativas com os convidados. Durante a tarde, show com a banda Meni-nos do Sertão. Segundo o pre-sidente do sindicato, Ledinho Curtarelli, este encontro anu-al busca de alguma maneira homenagear e agradecer aos agricultores que tanto fazem e continuam fazendo pela agri-cultura do município. “Quere-mos agradecer a presença de todos e reforçar a importância que todos os agricultores apo-sentados possuem para a nos-sa sociedade. Se temos o de-senvolvimento da nossa região e alimentos em nossas mesas, é porque temos produtores que trabalharam e contribuíram muito para a nossa sociedade,” frisou o presidente.

FOTO

: ALVA

RO BU

SETTO

Page 7: Jornal Data X - Edição 244

7XAXIM > SEXTA-FEIRA | 02 de novembro 2012

DIPLOMATA

Autoridades e associados do Sindicato se reúnem para reivindicar seus direitossindicato dos traba-lhadores rurais de Xa-xim e Lajeado Grande realizou na tarde de

Oontem (01), uma reunião junto a seus associados para defi-nir o futuro dos agricultores. O evento, que foi comandado pelo presidente do sindicato Ledinho Curtarelli juntamente com o assessor jurídico Valdir Ieisbick, contou com a presen-ça de lideranças municipais, além do Deputado Federal Pe-dro Uczai. Na reunião foi discu-tido o descaso das lideranças da empresa Diplomata com os seus produtores, muitos des-tes estão sem receber a muito tempo e alguns decidiram até parar a produção por falta de ração. Segundo o Assessor Jurídico do Sindicato, Valdir Ieisbick, a Diplomata recente-mente entrou com um pedido de recuperação judicial. “Isso significa que a empresa pode continuar trabalhando mesmo com dívidas”, afirmou Ieisbick.Por outro lado, Pedro Uczai afirma que a Diplomata ao en-trar com este pedido judicial não deu nenhuma garantia de que os pagamentos referen-tes ao dia “pós-aprovação” do juiz seriam normalizados. “O pedido de recuperação judicial só deve ser aprovado pelo juiz mediante a garantia de que seus funcionários serão pagos a partir do dia do parecer judi-cial”, explicou o Deputado. Outro assunto pautado na reu-nião foi o interesse da empresa Aurora em arrendar a massa falida. Apesar de a empresa afirmar que tem o interesse, o assunto é complicado devido às responsabilidades que a Diplomata tem em débito com seus funcionários. O deputado federal Pedro Uczai afirmou que se a decisão for feita de forma judicial, provavelmente se arrastará por muito tempo.

Xaxim

“A sugestão seria, em primeiro lugar, entrar em contato com as lideranças da empresa e em uma conversa franca discutir qual é o real plano de recu-peração da empresa. Depois devemos ouvir do presidente da empresa como será feito o pagamento dos funcionários, quando eles irão receber, quan-do irão entregar o lote em dia. Em terceiro lugar, é preciso sa-ber como a empresa pretende dar a volta por cima em meio

a essa crise”, afirmou. “Caso a empresa afirme que não terá como cumprir com suas res-ponsabilidades, cabe ao presi-dente da empresa viabilizar a transição do arrendamento da massa falida, que judicialmen-te levaria muito tempo, e eu particularmente defendo que a transição seja feita de forma administrativa e política”, expli-cou o deputado. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xa-

xim e Lajeado Grande, Ledi-nho Curtarelli, juntamente com todos os presentes na reunião tomaram algumas decisões que devem ser colocadas em prática no decorrer da sema-na que vem. “Organizaremos na próxima segunda-feira (05) uma comissão com a presença do prefeito eleito Idacir Orso, onde escreveremos um docu-mento com os problemas da Diplomata indicados pelos pro-dutores. Este documento será entregue a promotoria e ao juiz de Cascavel – PR, reivindican-do as seguintes ações: prazo de 15 dias para a entrega de ração e pagamento dos lotes atrasados; seis meses de ca-rência, e seis meses para pa-gar 100% da dívida com 1% de juros ao mês. Depois desse documento assinado, os lotes deverão ser pagos em até 15 dias. Caso essas reivindica-ções não sejam atendidas, ha-verá uma assembleia geral de todos os produtores da região em frente à Diplomata”, decla-rou Curtarelli.

Deputado Federal Pedro Uczai participou efetivamente da assembleia

Associados do Sindicato se reúnem para reivindicar seus direitos

POR RAPHAEL SPILLER

Page 8: Jornal Data X - Edição 244

8 XAXIM > SEXTA-FEIRA | 02 de novembro 2012 REGIÃO

Colatto solicita mais milho para SC

deputado federal Val-dir Colatto (PMDB/SC) reuniu-se com o O

Brasília

presidente da Companhia Na-cional de Abastecimento (Co-nab), Rubens Rodrigues, para fazer um balanço dos embar-ques de milho para Santa Ca-tarina. Colatto destaca que os produtores ainda sofrem com a falta do cereal e cobrou da Conab agilidade na entrega e aquisição de mais produto. Durante audiência, que acon-

teceu na manhã desta terça--feira (30/10) em Brasília, o parlamentar foi informado que foram contratadas para Santa Catarina cerca de 129 mil to-neladas, das quais 80 mil to-neladas já foram embarcadas. “Quarenta e oito mil toneladas estão pendentes de embarque, porém garantidas para trans-porte”, salientou Colatto.Cerca de 1.200 toneladas es-tão sendo enviadas diariamen-te para diversas localidades do Estado. Embora, para hoje, conforme informações da Co-nab, serão embarcadas cerca

AGRICULTURA

de 744 toneladas para Mondaí (37), Descanso (74), Palmitos (74), Pinhalzinho (150), Tanga-rá (37), Chapecó (74), Campos Novos (74), Braço do Norte (150) e Joaçaba (74).Colatto também participará de audiência no Ministério da Agri-cultura, Pecuária e Abasteci-mento (MAPA) solicitando que o Governo, por meio da Conab, adquira mais 500 mil toneladas de milho, das quais 300 mil destinadas para a região Sul e 200 mil toneladas para a região Nordeste do país.Fonte: Assessoria de Imprensa

Deputado Valdir Colatto com o presidente da Conab, Rubens Rodrigues

CDL de Xaxim elege sua nova diretoria

oi eleita na noite de ontem (01), em Assem-bleia Ordinária, a nova diretoria administrativa

Fda Câmara de Dirigentes Lojis-tas (CDL), gestão 2013/2014. A reunião aconteceu na sede do CDL e contou com participação dos comerciantes filiados. A eleição se deu por aclamação devido à inscrição de apenas uma chapa. O novo presiden-te eleito, Juliano Dedonatti, faz parte da diretoria há oito anos e também já foi presidente por dois mandatos, comen-tou que decidiu se candida-tar novamente a presidência porque acredita na evolução do comércio e da indústria de Xaxim. “Quero agradecer pri-meiramente a minha família pelo apoio e também a Deus. E obrigado pela confiança que vocês associados estão de-positando em mim e na nova diretoria, estaremos sempre à

disposição para novas ideias e sugestões que venham a dar continuidade nos projetos do CDL”, ressaltou. Segundo Dedonatti, as propos-tas da nova diretoria incluem a continuidade dos trabalhos já realizados pela atual adminis-tração, a valorização da classe comercial, industrial e do pro-fissional liberal, novas campa-nhas de incentivos do comércio local e parceria de novas em-presas. “Este ano o CDL assu-miu toda a decoração de Natal, para valorizarmos as pessoas que aqui residem e também va-lorizar o comércio local. Quero esclarecer também que não é o CDL que decide os horários de funcionamento do comércio, o CDL apenas faz sugestões de horários para que depois em assembleia os sindicatos de-cidam qual o melhor horário”, explicou.

POR MAYARA MELEGARIXaxim

Presidente - Juliano DedonattiVice-Presidente - Fábio MoschettaDiretor Financeiro - Marcos Roberto DorigonDiretor Secretário - Elizabeth Maria Dal MagroDiretor SPC - Kamila AbidoDiretor de Relações Institucionais - Luciana Fel-trin LocatelliDiretor Social - Jeyel Andres TrujilhoAssessor Jurídico - Charles Luiz Roman

Conselho Fiscal - Rudimar Roque Galvan, Mar-celo Cardoso, Vander Luiz Abido, Wendell Ro-naldo Pallaoro e Rosele CordenonsiConselho Diretivo - João Francisco Tomas Dos SantosConselho Vestuário - Rodrigo SavarisConselho Eletro Moveleiro - Cleber Roberto ZattiConselho Supermercados - Diego Felipe FoppaConselho Contábil Bancário - Juliano Tofolo

Integrantes da nova diretoria (2012/2013)

Page 9: Jornal Data X - Edição 244

9XAXIM > SEXTA-FEIRA | 02 de novembro 2012SEGURANÇA/GERAL

Claudio Luiz [email protected]

O mundo em que vivemos

Uma empresa de telefonia dos Estados Unidos fez uma pesquisa para saber qual a palavra mais pronunciada entre os usuários e clientes, e não por coincidência essa palavra não poderia ser outra: EU. Eu isso, eu aquilo, eu aquele outro. Infelizmente essa é a mentalidade das pessoas nesse mundo mesqui-nho e egoísta no qual vivemos. Geralmente é assim, cada um está preocupado consigo mesmo, poucos pensam na coletividade, poucos se preocupam com interesses alheios, que não sejam fofocas, mentiras, ou atos que sejam prejudiciais aos semelhantes, e com benefícios a si mesmo. O mundo está impreg-nado de pessoas egoístas, individualistas, e por que não, dizer que esta é uma das grandes razões por haver tanto desamor “pairando no ar”. Só conquista-mos o carinho e respeito das pessoas, quando da-mos isso em troca, quando mostramos que podemos fazer a diferença, que existem interesses coletivos e não só os que nos afetam os nossos interesses particulares.

Furacão SandyUm desastre natural de imensas proporções acon-teceu nos Estados Unidos essa semana. A costa leste do país foi quem mais sofreu. Foram ventos de 150 km/hora, varreram as ruas, quebraram vidros, derrubaram arvores. O mar teve ondas de mais de 4 metros de altura. A água em alguns pontos subiu ao nível mais alto da história, fazendo com que esta-ções de metrô fi cassem inundadas. Falta de energia elétrica, estoques de água e lanternas dos mercados se esgotaram. Felizmente, onde vivemos os furacões passam distante, mas em meio a toda essa catástro-fe natural, de dimensões inimagináveis para nós, no entanto o número de óbitos é pequeno, algumas de-zenas. Não existem registros de saques, desordem, pânico. O que vimos pela TV foi um país preparado para enfrentar esse terrível acontecimento, evacu-ando áreas que ofereciam riscos a população, já na noite de domingo, sendo que o furacão começaria a mostrar a sua fúria na segunda a tarde.

E se fosse no BrasilVendo tudo isso, fi z um balanço nos meus pensa-mentos, lembrei, por exemplo, da tragédia que afetou o Rio de Janeiro a alguns anos atrás, quando um rio de lama desceu uma encosta vitimando mais de 1000 pessoas. Não tem como não lembrar as tristes cenas de pessoas soterradas, casas destruídas, ruas inteiras que foram simplesmente “apagadas” do mapa, famílias inteiras mortas. O mundo inteiro pode sofrer com um fenômeno natural de grandes proporções como esse dos Estados Unidos. Mas, o grande diferencial é a prudência com que as autori-dades americanas agiram, evitando que a população residente na área atingida sofresse maiores danos, preocupando-se de maneira exemplar e efetiva, isso faz toda a diferença. Fico pensando apenas, e se tivesse acontecido no Brasil, quantas vidas perdidas nós estaríamos contabilizando?

FinadosAmanhã é dia de lembrar nossos entes queridos, amigos, parentes, que já partiram desse plano. Nas nossas vidas existem muitos porquês, muitas per-guntas sem respostas. No dia da “partida” dessas pessoas queridas, não encontramos respostas e muito menos conforto, é difícil aceitar. O que eu penso e digo nesses dias é que, quando a pessoa parte deixando saudades, um “montão” de boas lem-branças, inúmeros amigos, é sinal de que cumpriu a sua missão, que fez a sua parte, e que com certeza, descansará em paz!

Bom feriadão!

Assaltantes que espancaram família em Xaxim são presos em Chapecó

Polícia Civil de Xaxim, em con-junto com a 2ª e 3ª Delegacia

Ade Polícia de Chapecó, prendeu na tarde desta quarta-feira (31), os dois homens acusados de co-meter assaltos na cidade de Xaxim. O último deles

teria ocorrido na noite de sexta-feira (26) na Linha Santa Lúcia, no interior da cidade, quando o dono da propriedade foi espancado e a mulher e o fi lho de dois anos foram amarrados.O retrato falado dos as-saltantes favoreceu nas

investigações. Eles tive-ram a prisão preventiva decretada pelo Poder Judiciário. Marcelo de Lima da Silva, 21 anos e Daniel de Lima da Silva, de 18 anos, fo-ram presos em suas resi-dências nos bairros São Pedro e Boa Vista, res-

pectivamente.Os dois foram encami-nhados para a Central de Polícia de Chapecó. Da-niel da Silva será enca-minhado para o Presídio Regional de Xanxerê. Já Marcelo da Silva fi cará detido no Presídio Regio-nal de Chapecó.

Xaxim

Veículo roubado é recuperado

pela PM

or volta das 17h desta quar-ta-feira (31) a Polícia Militar P

Xaxim

foi informada que o veí-culo GM/Corsa com pla-cas de Xaxim havia sido furtado em frente ao pos-to de saúde central. Após rondas na madrugada de quinta-feira (01), o veícu-lo foi encontrado na co-munidade da Linha Tigre, sem as rodas e os pneus. O mesmo foi removido do local e levado até a Dele-gacia de Polícia.

PPT apreende arma em carro conduzido por menor

guarnição do PPT de Xan-xerê reforçou o policiamento

AXaxim Arma apreendida

em Xaxim na noite de segunda-feira (29) quan-do abordou um Chevette, na estrada de acesso ao

Bairro Chagas, por volta das 23 horas. No veícu-lo estavam cinco jovens e todos foram revistados e identifi cados. O PPT constatou que o motoris-ta tinha apenas 15 anos e foi lavrado o auto de infra-

ção de trânsito pela falta do documento (CNH).Ao fazer uma revista pelo interior do veículo, foi encontrado um revólver com numeração raspa-da com capacidade para seis cartuchos, carrega-do com quatro munições intactas e outras quatro defl agradas. Os rapazes foram encaminhados à Delegacia de Polícia para as demais providências. Um menor, de 17 anos assumiu a posse da arma de fogo e responderá a procedimento conforme previsto em lei especial.

Page 10: Jornal Data X - Edição 244

10 XAXIM > SEXTA-FEIRA | 02 de novembro 2012 VARIEDADES

Sexta-feira, 02/11/2012 - ca-pítulo 47.Caniço volta para o Morro da Providência.Edgar tenta se explicar para Laura sobre a presença de Catarina. Constância fica triste com a ida de Alberti-nho para a escola militar. Edgar se surpreende por Laura não ter recebido suas cartas. Catarina convence Edgar de que não fez nada para impedir que as cartas dele saíssem de Portugal.

Sexta-feira, 02/11/2012 - ca-pítulo 29.Felipe não concorda com o plano de Otávio contra Roberta. Charlô fala para Roberta não se preocupar com Otávio e Felipe. Ulisses briga com Fábio ao vê-lo ex-pulsar Carolina de sua casa. Charlô afirma a Roberta que vai conseguir o emprego de Nando de volta. Otávio fala para Felipe que eles preci-sam sabotar as máquinas da Positano. Nenê beija Semíramis e pede para ela guardar outro pacote para ele. Manoela cuida de Fá-bio. Juliana rasga suas fotos com Fábio. Nando se des-culpa com Roberta.

Sexta-feira, 02/11/2012 - capítulo 11.Theo e Érica discutem. Lí-via conta para Wanda que mandou um cúmplice ao escritório de Haroldo. El-cio tenta falar com Julinha. Morena reage impaciente à implicância de Áurea. Ta-mar acredita que foi Demir quem quebrou sua garra-fa. Berna pede para Stê-nio não encontrar a família biológica de Aisha. Delzui-te chega ao Alemão com Pescoço. Lívia e Wanda observam Haroldo con-versando com o policial que investiga o tráfico de pessoas. Érica é chamada para falar com o coronel. Stênio ouve a opinião de Helô sobre o pedido de Berna. Lucimar e Diva im-plicam com a presença de Pescoço na gafieira. Wan-da marca encontro com Antônia.

HoróscopoÁRIES – Sua capacidade de julgamento estará elevada e conseguirá estabelecer facilmente o valor das pessoas. Porém, evite atitudes que demonstrem algum tipo de preconceito.

TOURO – Mantenha o foco em suas atividades, especialmente no trabalho. Mas não descuide de suas atribuições domésticas. Este é um dia para dar continuidade a tarefas que já se en-contram em andamento. Não se incomode com as iniciativas dos demais.

GÊMEOS – Tente ser uma pessoa mais reser-vada. Isso vai evitar problemas quando tiver que lidar com divergências de opinião. É me-lhor ceder às vontades dos demais a encarar um conflito de grandes proporções.

CÂNCER – Trabalhe com determinação por seus objetivos. Não convém contar com a cola-boração de outras pessoas. Vai obter melhores resultados se agir por conta própria. Um bom dia para concentrar as energias em metas cla-ras e definidas.

LEÃO – Dê mais beleza nas atividades que re-aliza. Demonstre sua capacidade de contornar conflitos diante das situações que surgirem. Converse com pessoas que tenham mais expe-riência e reflita sobre o que deve fazer.

VIRGEM - Demonstre a sua determinação para atingir os objetivos mais elevados em sua pro-fissão. Divulgue que sabe desempenhar tarefas mais difíceis e complexas e que podem confiar em sua capacidade para realizar um trabalho bem-feito.

LIBRA - Trabalhe duro e comprometa-se com os seus objetivos a médio e longo prazo. Pode não receber o apoio que esperava de seus familia-res. Acredite em seus talentos para superar as dificuldades que surgirem em seu caminho.

ESCORPIÃO - Sua ansiedade estará em alta, então, tente se controlar ou poderá enfrentar problemas. Cuide de sua saúde e de seu bem--estar. Talvez seja necessário tomar atitudes mais firmes quando o assunto for a sua quali-dade de vida.

SAGITÁRIO - Mantenha o foco em seus obje-tivos profissionais. Na saúde, mostre sua dis-ciplina e tenha cuidado com sua alimentação. Contrariedades não estão descartadas, faça delas um impulso para melhorar sua vida.

CAPRICÓRNIO - Deixe os conflitos de lado e não dê importância às opiniões dos outros. Sua maturidade traz qualidade ao seu trabalho e um bom relacionamento com os colegas. Demons-tre seus sentimentos com ações e um clima agradável vai tomar conta do astral.

AQUÁRIO - O clima de harmonia está no ar. Aproveite e faça pequenas mudanças em sua rotina, elas podem causar grandes efeitos. Tudo indica que receberá visitas de pessoas de sua estima. Só não descuide de sua saúde.

PEIXES - Sua determinação e a capacidade de desenvolver projetos estarão em evidência. O reconhecimento pelo seu esforço começará a aparecer agora. Nos assuntos domésticos, o clima é de muito carinho e compreensão.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 78

NROTOQUINHOJ

VTAOISMODELICIOSAS

NAHROLETUTUGSL

CARPETEBIGELONDON

FRAGOROSASAAIMVDURANARIOSONSODR

PISAPAEDESAFIOG

SUPERMARIO

Medida doângulo

reto(Geom.)

Filmecomo "AMarca daMaldade"

Estado dosEUA ondese situa

Cleveland(?) de

Parkinson,doença de-generativa

Compôs "Aquarela"

comVinicius

Municípiopaulista fa-moso peloexagero

Grito quefesteja amanobra do toureiro

Saia usada porbailarinas

O playboy,por suarotina

DonnaSummer:gravou

"Crayons"Tapete

que cobretodo ochão

Levar(alimento)ao forno

ViolaDavis,atriz deCinema

Amparapessoascom defi-ciência

Letrasagradapara osmaçons

Unidades formado-

ras doesqueleto

Roman-cista de"FogoMorto"

Batalha do (?),importante combatenaval da Guerra do

Paraguai (1865)

As tortas, pelo sabor

Sódio(símbolo)

Londres,em inglêsPequenogalináceo

Informaçãodo DNA

Time ita-liano (fut.)

Religião doYin e YangCoroa de

louros

Criadourode rãs

Cartel dopetróleoao qual

pertencea Venezu-ela (sigla)

Jogo de videogameestreladopor um en-canador

Disputa musical entre repentistas

(NE)

Programade Inte-

gração Social (sigla)

Arrasado-ras (as

derrotas)

Vogalentoadana vaia

Dissi-mulado

Criada demulhernobre

"(?) UmFio", filmecom Colin

Farrell

4/noir — ohio — tutu. 6/láurea — london. 7/desafio. 10/super mario. 14/josé lins do rêgo.

Page 11: Jornal Data X - Edição 244

11XAXIM > SEXTA-FEIRA | 02 de novembro 2012

Colégio Geração Construtiva se rende ao Halloween

ara celebrar o Hallo-ween, festa das bru-xas típica dos Esta-dos Unidos, o Colégio

PXaxim

Geração Construtiva realizou nesta quarta-feira (31) um Concurso de Fantasias para alunos do 6º ao 9º ano do ensi-no fundamental. “A ideia partiu do professor de educação físi-ca, Edimar Luiz Brazzo (Tarta), para que os alunos do 9º ano promovessem o concurso para angariar fundos para a forma-tura”, explicou Luciane Spiller, diretora da instituição.Segundo Luciane, tanto as ins-crições como a decoração do auditório fi caram por conta dos formandos do 9º ano, “todas as turmas acabaram se envolven-do no concurso e se dedican-do na criação das fantasias. A escola deu o maior apoio, tanto que os professores e funcioná-rios também vieram caracteri-zados neste dia”, comentou.Durante a tarde, os alunos das séries iniciais também tiveram o seu momento Halloween, “Alguns anos atrás saíamos às ruas pedindo doces ou tra-

vessuras, mas como temos um número bem grande de alunos não é mais viável esse passeio então esse ano mantivemos a decoração feita pelos alunos

POR MAYARA MELEGARI

Projeto visa à interação entre alunos e professores

transição da educa-ção infantil para o ensino fundamental, do 5º para o 6º ano

Ae mesmo do fundamental para o ensino médio costuma gerar ansiedade e incerteza para muitos alunos. Para melhorar a adaptação desses alunos, o Colégio Geração Construtiva realizou na última sexta-feira (26) a 2ª edição do “Troca de Turmas”, que visa integrar alu-nos e professores.A integração de classe, segun-do a diretora Luciane Spiller, é uma das ações que auxiliam na adaptação escolar de cada aluno. “Este aluno tem que se sentir pertencente à turma, ele tem que interagir com os cole-

gas e professores. Esse plane-jamento vai ajudá-los a com-preender a mudança de série como mais um passo na sua vida”, ressaltou Luciane.De acordo com a diretora, as professoras receberam seus alunos como se o ano letivo de 2013 já tivesse iniciado, os alu-nos trocaram de salas e assis-tiram a uma aula diferenciada. “Ao fi nal do dia todos pareciam muito bem adaptados tanto a nova sala e quanto com a pro-fessora. Quero parabenizar essas pro-fessoras pelo carinho e a dedi-cação de vocês, pois transmi-tem segurança e confi ança as nossas crianças e aos pais”, fi nalizou Luciane.

Xaxim POR MAYARA MELEGARI

do 9º ano e proporcionamos uma tarde divertida as crianças com doces, lembrancinhas e fi lminhos. Para realmente en-treter e diverti-los”, salientou.

EDUCAÇÃO

Page 12: Jornal Data X - Edição 244

12 XAXIM > SEXTA-FEIRA | 02 de novembro 2012

2ªFeira

3ªFeira

4ªFeira

5ªFeira

Validade destas ofertas até dia 28/07/2012

Val

idad

e d

esta

s o

fert

as a

té d

ia 0

7/11

/201

2

De Segunda à Sexta 08:00 ao 12:00 e 13:20 às 19:30

Sábado sem fechar ao meio dia Domingos de manhã 08:00 às 11:30

Horário de Atendimento

Higiêne e

LimpezaHigiêne e

Limpeza

Frutas e

VerdurasFrutas e

Verduras

Queijo Extrato

de TomateMassa

Queijo Extrato

de TomateMassa

Feijão

Arroz Ovos

Feijão

Arroz Ovos

FARMAZANELLA 493353-1330

4933

53-10

20

07:4

5 à

12:

00 e

13:

00 à

s 21

:00

bad

o 0

7:45

às

21:0

0h e

Do

min

go d

e m

anh

ã

Ho

rári

o d

e A

ten

dim

ento

com Desconto25%àà70%pagamento à vista

1,69Unidade

R$

Refrigerante Coca Cola 2l

3,69Und.

R$

Sacolão Carne BovinaDianteiro kg

5,95Kg

Linguiça OuroPerdigão 1kg

8,89Kg

Leite TirolIntegral UHT 1l

Cerveja Itaipava 350ml

1,35Und.

R$

Arroz Panelaço 5kg

6,95Und.

R$

Ração Cães Astrix Adulto 7kg

10,75Und.

R$

R$

R$

Fralda Cremer Prática(p-32 / m-28 g-24 / xg-20)

11,25Und.

R$

13,99Unidade

R$

FRALDA PAMPERS SUPERSEC (P-c/ 36 M-c/32; G-c/28; XG-C/24 )

CARGA GILLETTE

MACH 3 C /4

16,50Und.

R$

3,17Unidade

R$

Óleo de SojaCoamo 900ml

SHAMPOO DOVE 200ML

5,99Und.

R$

CREME DENTAL ORAL-B 90G

1,29Unidade

R$

COMPRE NA FARMA ZANELLA E CONCORRA A 1 CARRO 0KM (CADA 30 REAIS EM PRODUTOS)