redes x.25

8
REDES X.25 PETTERSON CASTRO

Upload: petterson-castro

Post on 15-Feb-2017

134 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Redes x.25

REDES X.25• PETTERSON CASTRO

Page 2: Redes x.25

X.25

X.25 é um conjunto de protocolos padronizado pelaITU para redes de longa distância e que usam o sistematelefônico ou ISDN como meio de transmissão.

Page 3: Redes x.25

HISTÓRIAO protocolo X.25 foi lançado em 1970 pelo Tymnet, sendo

baseado em uma estrutura de rede analógica, predominante naépoca de sua criação. É considerado o precursor do protocolo FrameRelay. Como protocolo de rede sua função é gerenciar pacotesorganizando as informações, atuando na camada de enlace do RM-OSI. O X.25 executa esta tarefa ficando responsável pelainterpretação de uma onda modulada recebida, efetuando ademodulação do sinal e lendo o cabeçalho de cada pacote. Quandouma informação entra na interface de rede esse é o primeiroprotocolo a ser acionado. Muito utilizado hoje para troca de dadosdos Pin Pad (máquinas de cartão de crédito).

Page 4: Redes x.25

X.25

O protocolo X.25 baseia-se na tecnologia decomutação de pacotes. Os pacotes são enviados por umcanal virtual e chegam ao destino sempre pelo mesmotrajecto. Cada pacote é assinalado com um identificadorsendo idêntico a todos os pacotes pertencentes à mesmasessão. Todos os pacotes com o mesmo identificador sãoenviados por um circuito virtual permanente (PVC) ou umcircuito virtual comutado (SVC). A comunicação é feita nosdois sentidos (full duplex).

Page 5: Redes x.25

CAMADAS

O protocolo X.25 é composto de 3 camadas:

CAMADAS OSI NÍVEL X.25

3 Pacote

2 Enlace

1 Física

Page 6: Redes x.25

• Camada de Física: Define as características mecânicas eelétricas da interface do Terminal da Rede. A transmissãoé feita de modo síncrono e full duplex.

• Camada de Enlace: Responsável por iniciar, verificar eencerrar a transmissão dos dados na ligação física entre oDTE e o DCE. Responsável pelo sincronismo, detecção ecorreção de erros durante a transmissão.

• Camada de Rede: Responsável pelo empacotamento dosdados. Define se a transmissão será realizada por CircuitoVirtual (conexões temporárias, estabelecidas somente nomomento da comunicação) ou por Circuito VirtualPermanente (conexões permanentes, não existe anecessidade de realizar uma chamada para estabelecerconexão).

Page 7: Redes x.25

As características sistêmicas do X.25:

Conectividade;

• Velocidade do serviço;

• Custo;

• Flexibilidade;

• Confiabilidade;

• Segurança da informação;

Page 8: Redes x.25

FUNCIONAMENTO