redaÇÃo/discursivas - energia.com.br · redaÇÃo/discursivas 01. administração 54....

Post on 12-Nov-2018

254 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

REDAÇÃO/DISCURSIVAS

01. Administração54. Administração Pública02. Agronomia64. Antropologia03. Arquitetura e Urbanismo65. Arquivologia04. Biblioteconomia05. Ciências Biológicas06. Ciências Contábeis07. Ciências da Computação63. Ciência e Tecnologia de Alimentos08. Ciências Econômicas09. Ciências Sociais59. Cinema10. Design50. Design Gráfico49. Design Industrial11. Direito12. Educação Física13. Enfermagem15. Engenharia Civil55. Engenharia da Computação16. Engenharia de Alimentos17. Engenharia de Aquicultura14. Engenharia de Controle e Automação66. Engenharia de Energia57. Engenharia Florestal

18. Engenharia de Materiais70. Engenharia de Pesca71. Engenharia de Petróleo19. Engenharia de Produção Civil20. Engenharia de Produção Elétrica21. Engenharia de Produção Mecânica61. Engenharia de Software22. Engenharia Elétrica67. Engenharia Eletrônica23. Engenharia Mecânica24. Engenharia Química25. Engenharia Sanitária e Ambiental62. Engenharia Têxtil46. Engenharias – Aeroespacial; Auto-

motiva; Ferroviária e Metroviária; Mecatrônica; Naval; Infraestrutura; Transportes e Logística

26. Farmácia27. Filosofia28. Física43. Fisioterapia51. Fonoaudiologia29. Geografia68. Geologia30. História31. Jornalismo32. Letras

33. Matemática34. Matemática e Computação Científica35. Medicina44. Medicina Veterinária45. Moda69. Museologia47. Música36. Nutrição52. Oceanografia37. Odontologia38. Pedagogia39. Psicologia72. Publicidade e Propaganda40. Química56. Relações Internacionais58. Secretariado Executivo41. Serviço Social42. Sistemas de Informação48. Teatro73. Tecnologia em Análise de Desenvol-

vimento de Sistemas74. Tecnologias da Informação e Comu-

nicação53. Turismo e Hotelaria60. Zootecnia99. Outros

Códigos das opções de curso

Instruções

• Desenvolva seu texto na folha-rascunho.• Dê um título a sua redação.• Transcreva o texto, que deve ter no mínimo 20 linhas e no máximo 30, para a folha definitiva.• Use caneta esferográfica com tinta na cor azul ou preta. Sob hipótese alguma transcreva a redação a lápis, pois,

caso isso aconteça, será considerada nula.• Evite rasuras e espaços vagos entre as palavras. Escreva com letra legível.• Não assine sua prova.• O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número

de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção. • Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que: – fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo; – apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos; – apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

2

Proposta 2

Texto 1

A ocasião faz o furto. O ladrão nasce pronto.

(Esaú e Jacó)

Texto 2

Mala de dinheiro atribuída a Geddel Vieira

Texto 2

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insistiu neste domingo (27) que o Congresso americano deve encontrar uma forma de pagar pelo prometido muro a ser construído na fronteira do país com o México.

Em uma série de tuítes, Trump também advertiu México e Canadá que, caso continuem tendo uma postura difícil durante as negociações, ele terá de suspender as possíveis tentativas de renegociação do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês).

A partir dos textos anteriores e expondo seu repertório sociocultural, produza um texto dissertativo-argumentativo, entre 25 e 30 linhas abordando a seguinte temática:

Muros ou Pontes: qual a necessidade do homem na atualidade?

REDAÇÃO

Prova A

Proposta 1

Texto 1

A partir das imagens acima, produza uma crônica que aborde a corrupção existente no Brasil. Lembre-se que a crônica se constrói a partir de um fato cotidiano e traz consigo uma reflexão, implícita ou explícita.

3

QUESTÕES DISCURSIVAS

01) Satélites utilizados para telecomunicações são colocados em órbitas geoestacionárias ao redor da Terra, ou seja, de tal forma que permaneçam sempre acima de um mesmo ponto da superfície da Terra a uma altitude de aproximadamente 36 000 km. Já os satélites de uso militar possuem uma órbita rasante, podendo variar de altitude de aproximadamente 400 km até 900 km.

Supondo que dois satélites, A e B, giram ao redor da Terra em órbitas circulares. O raio da Terra é R, e as altitudes das órbitas dos satélites, em relação à superfície terrestre (externa), são, res-pectivamente, HA = R e HB = 3R. Com essas informações responda às alternativas seguintes:

a) Para satélites de massas diferentes, situados na mesma altitude e orbitando ao redor da Terra, temos a mesma velo-cidade escalar em módulo. Justifique por que a afirmação é verdadeira.

b) Para os satélites A e B do texto, qual a relação entre seus períodos TA/TB?

c) Nas comunicações via satélite, são bastante usadas as micro-ondas. Se uma dessas transmissões está sendo efetuada em 4,0 GHz (G = giga = 109), determine, aproximadamente, o comprimento de onda do sinal emitido.

d) Quando do "Projeto Apolo", era necessário haver comunicação entre as naves que chegaram ao nosso satélite natural e à base da Nasa, que coordenava o projeto. Qual a principal razão para que não se usasse ondas de rádio na faixa de frequência entre 104 e 106 Hz (radionavegação, telefonia e radiodifusão AM)?

02)

4

Os ciclones tropicais formam-se sobre os oceanos, em região onde a água é quente e o vapor d'água, abundante. Eles nem sempre evoluem para um furacão, mas suas trajetórias no Atlântico Norte favorecem essa evolução.

a) Caracterize os furacões quanto às latitudes e às pressões atmosféricas das áreas em que se originam.

b) Identifique as regiões onde os furacões ficam enfraquecidos em suas trajetórias.

c) Caracterize os impactos sociais e infraestruturais dos furacões sobre países insulares na área representada. Cite, ao menos, um desses países como exemplo.

d) Indique duas características que diferenciam um furacão de um tornado.

03) Polímeros biodegradáveis sintéticos:

O

O

(a)n

O

O

(b)n

CH3

O

O

n

O

(d)

n

OO

O

CH3

(c)

Essa classe de polímeros tem sido muito empregada em usos biomédicos, tais como cápsulas de liberação controlada

de droga em organismos vivos, fixadores em cirurgias (suturas, clips, pinos para ossos) e para embalagens especiais. Os polímeros mais usados têm sido poli(ácido lático) (PLA), poli(ácido glicólico) (PGA), poli(ácido glicólico-ácido lático) (PGLA), poli(ε-caprolactona) (PCL).

a) Qual função orgânica é comum a todos os polímeros indicados acima?

5

b) Classifique as cadeias poliméricas dos polímeros sintéticos acima representados em pelo menos dois critérios.

c) Nas fórmulas representadas acima, qual a hibridação dos carbonos encontrados nas estruturas.

d) O polímero representado pela fórmula (b), poli(ácido lático), tem como monômero o ácido lático, cuja fórmula é CH3 – CH(OH) – COOH. O ácido lático apresenta isomeria óptica? Se apresentar, qual o número de compostos ativos?

04) O deputado João Daniel (PT-SE) apresentou projeto de lei (PL 7594/17) que torna crime hediondo o assassinato de agricultores familiares, trabalhadores rurais, indígenas, quilombolas e outras pessoas que vivem em assentamentos, acampamentos ou em áreas em conflito pela posse da terra ou de recursos naturais.

Além de assassinato, também será qualificado como crime hediondo a lesão corporal dolosa de natureza gravíssima e lesão corporal seguida de morte.

O objetivo da proposta, que altera a Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90), segundo o deputado é "diminuir e coibir a escalada de assassinatos cometida contra trabalhadores rurais, indígenas e comunidades tradicionais".

(Direito e Justiça: 28/09/2017. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/camaranoticias>.)

Sobre a violência rural brasileira que está intimamente relacionada à posse da terra e à extração de recursos naturais, evidenciada recentemente nos assassinatos ocorridos no estado do Pará, aponte os principais aspectos relacionados aos tópicos abaixo:

a) Razões históricas da concentração fundiária;

b) Êxodo rural e violência urbana;

c) Importância da agricultura familiar;

d) O agronegócio.

6

top related