realidade aumentada (augmented reality)

Post on 05-Dec-2014

963 Views

Category:

Technology

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Apresentação sobre os conceitos e exemplos de aplicação de sistemas de Realidade Aumentada para o curso de pós-graduação de Gestão da Comunicação em Mídias Digitais (SENAC).

TRANSCRIPT

Realidade Aumentada(Augmented Reality)

Alexandre BerbeCristiana SantosOctávio Ferreira

VII Turma de Gestão da Comunicação em Mídias DigitaisSENAC Lapa Scipião

Abril de 2013

CONCEITOS

- Multimídia- Realidade Virtual- Realidade Misturada- Diagrama de Milgram- Realidade Aumentada- Virtualidade Aumentada- Hiper-realidade

Conceitos > MULTIMÍDIA

É a interação, controlada por computador, de textos, gráficos, imagens, vídeo, animações, áudio e outras mídias que possam representar, armazenar, transmitir e processar informações de forma digital.

(MARSHALL, 2001)

Conceitos > REALIDADE VIRTUAL

É uma interface avançada para aplicações computacionais onde o usuário pode navegar e interagir, em tempo real, em um ambiente tridimensional gerado por computador, usando dispositivos multissensoriais.

Criado por computação gráfica, é necessário um mecanismo para integrar o usuário no ambiente virtual (imersão).

Conceitos > REALIDADE MISTURADA

A Realidade Misturada ou Realidade Mista (Mixed Reality) é a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais gerados por computador com o ambiente físico, mostrada ao usuário, com o apoio de algum dispositivo tecnológico em tempo real.

(KIRNER; TORI, 2004)

Conceitos > DIAGRAMA DE MILGRAM

De acordo com os conceitos de Paul Milgram, a Realidade Aumentada faz parte da Realidade Misturada e se posiciona em algum ponto da realidade-virtualidade contínua que conecta um ambiente totalmente real a um ambiente totalmente virtual.

REALIDADE MISTURADA

Ambiente Real

Ambiente Virtual

RealidadeAumentada

VirtualidadeAumentada

Contínuo de Virtualidade

Conceitos > DIAGRAMA DE MILGRAM

Virtualidade AumentadaPredominância do virtual no ambiente misturado

Realidade AumentadaPredominância de objetos reais no ambiente misturado

Conceitos > REALIDADE AUMENTADA

É o enriquecimento do ambiente real com elementos virtuais, com objetos gerados por computação, parecendo coexistir em um mesmo espaço.

O termo foi criado no início dos anos 90 por Tom Caudell, pesquisador da Boeing, que aplicou o conceito de RA na montagem de sistemas elétricos de aeronaves.

Conceitos > REALIDADE AUMENTADA

Para Ronald Azuma (Intel IXR, www.ronaldazuma.com), as principais propriedades de um sistema de RA são:

1) combina elementos virtuais com reais2) interatividade em tempo real3) é tridimensional

Conceitos > REALIDADE AUMENTADA

Componentes da Realidade Aumentada:

1) Captura de imagens do ambiente real (marcadores) por vídeo digital2) Processamento e inserção de objetos virtuais no ambiente real (software)3) Visualização em monitores, HMDs (Head-Mounted Displays) e projetores

Conceitos > REALIDADE AUMENTADA

Jornal da Globo, 2009

Conceitos > VIRTUALIDADE AUMENTADA

O protagonista não se vê projetado. Em seu lugar, um avatar ou apenas a reação de seus movimentos, o mundo da matéria e do movimento permanece real, o tempo é linear, mas o participante vivencia um espaço virtual diante de si, e costuma acoplar-se a ele, cuja existência torna-se mais sedutora do que a da realidade.

(ISRAEL, Karina Pinheiro)

Conceitos > VIRTUALIDADE AUMENTADA

Kinect

Conceitos > HIPER-REALIDADE

Hiper-realidade é a capacidade tecnológica de entremear Realidade Virtual (RV) com Realidade Física (RF) e Inteligência Artificial (IA) com Inteligência Humana (IH) de um modo que pareça sem interrupções e permita interação.

(TERASHIMA, Nobuyoshi)

EXEMPLOS E APLICAÇÕES

Exemplos > WYNWOODS WALL MIAMI

Exemplos > NATIONAL GEOGRAPHIC

Exemplos > VEINVIEWER SYSTEM

Exemplos > FISIOTERAPIA

Exemplos > ENSINO DE QUÍMICA

Exemplos > DORITOS LATE NIGHT

Exemplos > APP E-TIPS

Exemplos > PLANTA VIRTUAL DA TOK & STOK

Exemplos > WALMART AVENGERS

Exemplos > BRADESCO PRESENÇA

Exemplos > SHISEIDO

Exemplos > ESPELHO VIRTUAL NATURA

Exemplos > VOLKSWAGEN BEETLE

Exemplos > CARNAVAL DE RECIFE 2012

Exemplos > APP GLOBELEZA 2013

http://appglobeleza.g1.globo.com

Exemplos > STARBUCKS

Exemplos > NINTENDO 3DS

Exemplos > MICROSOFT IMMERSIVE GAME

Exemplos > GOOGLE GLASS

LINKS E REFERÊNCIAS

1) Portal da Realidade Aumentada no Brasil - http://www.realidadeaumentada.com.br2) Hiper-realidade, a porta de acesso para a “cognição aumentada” - http://goo.gl/Z4zKv3) Rumo à hiper-realidade: a unificação do virtual e do físico na Realidade Aumentada - http://goo.gl/p7H5b4) Doritos Late Night e a volta do Blink182 com Realidade Aumentada - http://goo.gl/n7nOH5) Carnaval 2013: Rede Globo lança aplicativo de Realidade Aumentada - http://goo.gl/Vg0tU6) Cresce a adoção de Realidade Aumentada em publicidade - http://goo.gl/YoOny7) Uso de QR Code e Realidade Aumentada como suporte a visitação de museu - http://goo.gl/AGZsg8) Museus dos EUA e Europa lançam projetos vanguardistas de Realidade Aumentada - http://goo.gl/hSR3H9) Projetos de Realidade Aumentada repensam espaços públicos e arte de rua - http://goo.gl/CZihQ10) INGRESS: o MMO de Realidade Aumentada do Google - http://goo.gl/cebkw11) Como funciona a Realidade Aumentada (Tecmundo) - http://goo.gl/Lj55z12) 15 campanhas inteligentes com Realidade Aumentada - http://goo.gl/4v4yY13) Artigos sobre Realidade Aumentada no Olhar Digital - http://goo.gl/VAvLv14) Mini Nintendo Direct japonês revela cartões de Realidade Aumentada - http://goo.gl/nNYn515) Amigas lançam livro e aplicativo com Realidade Aumentada para crianças - http://goo.gl/NYRJM16) Apple patenteia sistema de Realidade Aumentada - http://goo.gl/arw2X

LINKS E REFERÊNCIAS

AZUMA, Ronald. Recent Advances in Augmented Reality. IEEE Computer Graphics and Aplications. p. 34-47, nov./dez. 2001. Disponível em: <http://www.cs.unc.edu/~azuma/cga2001.pdf>.

CORRÊA, Ana Grasielle Dionísio. Realidade aumentada musical para reabilitação: estudo de caso em musicoterapia. 2011. Tese (Doutorado em Sistemas Eletrônicos) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-09032012-131212/>.

KIRNER, Claudio. TORI, Romero. Realidade Virtual: Conceitos e Tendências. São Paulo: Mania de Livro, 2004.

ISRAEL, Karina Pinheiro. Informação e Tecnologia nos Museus Interativos do Contemporâneo. Disponível em: <http://www.usp.br/celacc/ojs/index.php/blacc/article/viewFile/285/292>.

NETTO, Antonio Valério. MACHADO, Liliane dos Santos. OLIVEIRA, Maria Cristina F. Realidade Virtual: Fundamentos e aplicações. Florianópolis: VisualBooks Editora, 2002.

PINTO, Fabiana Silva. CENTENO, Jorge Antonio Silva. A realidade aumentada em smartphones na exploração de informações estatísicas e cartográficas. Bol. Ciênc. Geod., Curitiba, v. 18, n. 2, jun. 2012 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-21702012000200007&lng=pt&nrm=iso>.

SAÇASHIMA, Rosemery Emika. A realidade aumentada: desafios técnicos e algumas aplicações em jogos e nas Artes Visuais. 2011. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-12122011-222704/>.

☺OBRIGADO

top related