professor gil motta - 8a série - tabela periódica

Post on 21-Jun-2015

5.669 Views

Category:

Education

6 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Aula sobre Tabela períodica para a 8a série do Colégio Antônio Vieira, Salvador/Ba.

TRANSCRIPT

Classificação Periódica dos Elementos

Vários cientistas participaram do processo de criação da tabela periódica, mas um professor de química, o russo Mendeleev, é considerado o pai da tabela atual.

A organização dos elementos em uma tabela facilitou a identificação de propriedades comuns a vários elementos.

Atualmente existem 109 elementos que estão agrupados em ordem crescente do número atômico (e não pela massa atômica como era no início).

Muitas propriedade físicas e químicas dos elementos variam de forma periódica com o número atômico (por isso o nome tabela periódica!).

Os elementos estão representados por seus símbolos.

Há sete linhas horizontais, chamadas periódos ou séries.Os átomos de um mesmo periódo possuem o mesmo número de camadas eletrônicas.

Há 18 linhas verticais, chamadas famílias ou grupos, onde ficam os elementos com propriedades semelhantes.

http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/tabelaperiodica/tabelaperiodica1.htm

A tabela dá muitas indicações sobre a propriedade dos elementos.Nos elementos que pertencem ao grupo A (elementos representativos), o número de elétrons da última camada corresponde ao número do grupo ou família.

As cores na tabela periódica indicam diferentes categorias de elementos: Metais, Não-metais, Gases Nobres e Hidrogênio. Cada um desses grupos possui características particulares.Veja na tabela a seguir.

Os metaisEles são a maioria dos elementos da tabela. São bons condutores de eletricidade e calor, maleáveis e dúcteis, possuem brilho metálico característico e são sólidos, com exceção do mercúrio. Geralmente possuem 1, 2 ou 3 elétrons na última camada e perdem facilmente esses elétrons dando origem a íons positivos, os cátions.

Os metais têm grande importância em nosso dia-a-dia.

Entre os metais destacamos duas famílias:

Família 1 ou 1A – Metais alcalinos Os elementos desse grupo têm propriedades físicas em comum.

Família 2 ou 2A – Metais alcalinos terrososTambém possuem propriedades físicas em comum.

Os não-metaisSão os mais abundantes na natureza e, ao contrário dos metais, não são bons condutores de calor e eletricidade, não são maleáveis e dúcteis e não possuem brilho como os metais. Geralmente possuem 5, 6 ou 7 elétrons na última camada e perdem facilmente esses elétrons dando origem a íons negativos, os ânions.

Entre os não-metais destacamos duas famílias:

Familia 16 ou 6A CalcogêniosElementos com 6 elétrons na última camada.

Família 17 ou 7AHalogêniosElementos com 7 elétrons na última camada.

Os gases nobresSão gases quimicamente inertes isto é, não se combinam com outros elementos. São encontrados isoladamente na natureza na forma de moléculas monoatômicas (substâncias simples).

HidrogênioGás com características distintas de todos os outros elementos. O Hidrogênio é o mais simples de todos os elementos químicos, sendo constiruído de um próton e um elétron que gira ao seu redor.Nas estrelas, o hidrogênio é convertido em hélio pela fusão nuclear, processo que proporciona energia das estrelas, entre elas o Sol. Na Terra, está presente em todas as substâncias animais e vegetais, na forma de compostos em que se combina com o carbono e outros elementos.

Professor Gil Ribeiro MottaDepartamento de Ciências – 8ª Série

Colégio Antônio Vieira

top related