pedro inês palestra a k m

Post on 30-Jun-2015

795 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

D.Inês e D.Pedro

Um parte da História

D.Afonso IV Beatriz (irmã de Afonso XI de Castela)

Teresa Lourenço D.Pedro I Constança Manuel

(o cruel ou o justiceiro) Inês de Castro

D.João Mestre D.Fernando

De Avis D.João D.Dinis D.Beatriz

Casamento

Ligação Amorosa

Os problemas da vida de D.Pedro

Michaela

D. Pedro casou com D. Branca, mas o casamento foi desfeito, por esta ser atrasada mental e infértil.Casou com D. Constança (1336), que veio para Portugal em 1340. Com ela veio D. Inês de Castro.D. Pedro era gago, mas D. Inês tinha muita paciência. Na festa do casamento, D. Pedro esteve sempre a conversar com D. Inês de Castro. E dançaram juntos… Tal deu nas vistas.

D. Inês de Castro foi mandada para a casa da tia (a infanta D. Maria), em Albuquerque, pelo rei (D. Afonso IV). D. Pedro vai a Albuquerque buscá-la. Havia um paço de caça, na Serra El Rei, que D. Pedro habitou. D. Inês ficou perto, no paço de Moledo.Eles encontravam-se nesse palácio (que não pertencia à rainha).

Andreia

É provável que em Moledo nascessem os três infantes, filhos dos amores do casal.D. Afonso quer casar outra vez D. Pedro, com alguém de sangue real.D. Pedro decide levar D. Inês e seus filhos para o Norte (Canidelo, Vila Nova de Gaia), onde a mãe de D. Inês teria terras (por parte do pai).Depois, D. Pedro resolve ir para Coimbra, para junto da Corte, e instala-se no paço de Santa Clara-a-Velha, com D. Inês e os filhos. Andreia

Estando em Coimbra, junto da corte, foi o centro de atenções, e começaram a pressionar D. Afonso IV para acabar com tal relação. Receavam a influência do poder dos Castros junto de D. Pedro.O Conselho do Rei, reunido em Montemor-o-Velho, decide pela morte de D. Inês.Segundo a lenda, ela é apunhalada por nobres. Na realidade é degolada por um carrasco.

D. Pedro revoltou–se contra o seu pai, o rei D. Afonso IV, e começou a invadir as terras deste.D. Beatriz, a rainha, procura fazer as pazes entre o marido e o filho, e essas pazes são conseguidas. D. Pedro promete à mãe perdoar os que atacaram D. Inês. Mas a promessa foi quebrada: D. Pedro “matou” dois dos nobres em Santarém. Já rei mandou fazer os túmulos, no mosteiro de Alcobaça, onde se encontram os dois amantes sepultados.

- Informações recolhidas a partir da palestra do Sr. Rui Cipriano, investigador da história da Lourinhã.

Bibliografia

Trabalho realizado por:

Katharina Marteleira

Andreia Conceição

Michaela Cruz

6º B

top related