melhorar o ambiente

Post on 07-Jul-2015

248 Views

Category:

Technology

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Ar tóxicoAr tóxico

Entre os poluentes que podem ser encontrados no ar das cidades Entre os poluentes que podem ser encontrados no ar das cidades temos o ozono, uma forma de Oxigénio. Ao nível do solo, o ozono pode ser temos o ozono, uma forma de Oxigénio. Ao nível do solo, o ozono pode ser perigoso. No entanto, nas zonas superiores da atmosfera, é vital, já que, ao perigoso. No entanto, nas zonas superiores da atmosfera, é vital, já que, ao envolver a Terra, forma um «escudo» que absorve a maioria das radiações envolver a Terra, forma um «escudo» que absorve a maioria das radiações ultravioletas libertadas pelo Sol. Sem esta protecção as radiações ultravioletas libertadas pelo Sol. Sem esta protecção as radiações destruiriam colheitas, alterariam o clima e causariam o Cancro da Pele.destruiriam colheitas, alterariam o clima e causariam o Cancro da Pele.

Por esta razão , é preocupante a descoberta de grandes «buracos» na Por esta razão , é preocupante a descoberta de grandes «buracos» na camada de Ozono sobre o Pólo Sul.camada de Ozono sobre o Pólo Sul.

A causa deste fenómeno parece residir em certos produtos utilizados nos aerossóis, os compostos carbonados de cloro florado ou CFC. Quando libertados, envolvem-se no ar até atingirem a camada do ozono, onde são retidos, produz-se claro que destrói o ozono. Estes gases são também utilizados nos frigoríficos e nos contentores de comida enlatada.

Os estragos causados pelas CFC são tão graves que hoje se desenvolvem, grandes esforços para os substituir.

Céus poluídosCéus poluídos

A poluição ácida é causada pelos fumos e gases libertados por fábricas, A poluição ácida é causada pelos fumos e gases libertados por fábricas, automóveis e camiões que trabalham com combustíveis fosseis, como o automóveis e camiões que trabalham com combustíveis fosseis, como o carvão e o petróleo. carvão e o petróleo. Quando os combustíveis são queimados para produção de energia, Quando os combustíveis são queimados para produção de energia, ocorrem dois importantes efeitos secundários.ocorrem dois importantes efeitos secundários.

O enxofre presente no combustível, combina-se com o oxigénio, resultando O enxofre presente no combustível, combina-se com o oxigénio, resultando dióxido de enxofre, parte do ar e do próprio combustível transforma-se em dióxido de enxofre, parte do ar e do próprio combustível transforma-se em ácido de azoto.ácido de azoto.

Estes são compostos poluentes que se escoam para a atmosfera juntamente Estes são compostos poluentes que se escoam para a atmosfera juntamente com o fumo.com o fumo.

Na atmosfera estes dióxidos alternam-se tornando-se ácidos. Então, Na atmosfera estes dióxidos alternam-se tornando-se ácidos. Então, retornam á terra sobre a forma de depoção seca ou, depois de se retornam á terra sobre a forma de depoção seca ou, depois de se combinarem com a água da atmosfera, sob a forma de ácido sulfúrico e de combinarem com a água da atmosfera, sob a forma de ácido sulfúrico e de ácido nítrico diluído, que constitui as chamadas «deposições ácido nítrico diluído, que constitui as chamadas «deposições húmidas»(chuva ácida, neve, nevoeiro e névoa).húmidas»(chuva ácida, neve, nevoeiro e névoa).

Tens dúvidas?Tens dúvidas?

Dúvidas:Dúvidas:

CFC - cloro flúor de carbono;CFC - cloro flúor de carbono;

Enxofre -elemento químico com o número atómico 16 e símbolo S, de Enxofre -elemento químico com o número atómico 16 e símbolo S, de características não metálicas, sólido, cristalizável, de cor amarelada;características não metálicas, sólido, cristalizável, de cor amarelada;

Escoam – fluir, escorrer.Escoam – fluir, escorrer.

top related