jornal alô cidadão ed. 96

Post on 06-Mar-2016

241 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Edição de nº 96 do jornal "Alô Cidadão"

TRANSCRIPT

Pág 09

Pág 06

Pág 07

João Monlevade, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo e região Ano IX Edição nº 96 Março / 2013 - 2ª Quinzena Fechamento: 28/03/2013- 12 horas

Animais Soltos nas Ruas – Virou motivo de chacota nas redes sociais, na última terça-feira (26), um flagrante de três cavalos pastando livremente no canteiro central da avenida Rodrigues Alves, no bairro República, em João Monlevade. Segundo co-mentários jocosos de internautas, os equinos foram contratados pela Prefeitura para fazer a limpeza dos matos. Além da sujeira e matos nas vias, agravados pela falta de fiscalização por parte do poder público, a cidade tem que conviver com o descaso dos proprietários, uma vez que a presença dos animais pode ocasionar graves acidentes a motoristas e motociclistas.

O BICHO ESTÁ SOLTO!

Prefeitura de Barão de Cocais realiza mais umGabinete Itinerante

Visa fiscaliza venda irregular de óculos em Monlevade

Municipal de São Gonçalo participam de curso de capacitação

Funcionários da Câmara

Crianças e adolescentes de Santa Bárbara fazem caminhada contra dengue Pág 07

Monlevade terá 30

vagas noconcurso do

Corpo de Bombeiros de Minas

Gerais

O Sindicato dos Metalúrgicos de João Monleva-de (Sindmon-Metal) encaminhou na última quarta-feira (27), correspondência à Câmara de Vereadores, solicitando ampliação do tempo para se manifestar durante a audiência pública sobre os planos da Ar-celorMittal para a Usina da cidade, agendada para o dia 4 de abril, às 14 horas.

Segundo o presidente do Legislativo municipal, vereador Guilherme Nasser (PSDB), a empresa terá tempo livre para expor seus projetos e, quanto aos demais participantes interessados em se pronunciar, serão reservados 5 minutos para cada um.

Na carta, o Sindmon-Metal lembra que ter sido o responsável por solicitar a realização da audiência e, por este motivo, entende ser importante contar com tempo necessário para sua explanação.

Pág 07

ATENÇÂOAluga-se um

apartamento narua Beija- flor, 158, Bairro: Cidade Nova

( atrás da Vemon)Tel: 9762 6903

Já aproximando o cem dias de governo, o prefeito de Monlevade, Teófilo Torres (PSDB), ainda não achou o caminho de uma boa adminis-tração, logo que assumiu seu mandato, alegando dificuldades financeiras, suspendeu os projetos do Transporte Universitário e Bebê a Bordo; além disso, a cidade se encontra suja e cheia de mato e com problemas na área da Saúde e Educação pág 03

Governo Teófilochega aos

100 diasainda sem

soluçãopara cidade

Ronaldo Lage O GritoRock

agitou a Cidade

no últimofinal desemana

Pág 06

OpiniãoMarço/2013 - 2ª Quinzena02 ALÔ CIDADÃO www.logosimobiliaria.com.br - Tel.:(31) 3852-3299

Opinião

A espiritualidade cristã

Repórter Mirim Uiseman Araujo (*)

REDE UNIÃO DE COMUNICAÇÃO LTDA

Diretor Geral: Carlos Roberto (8721-7190)Coordenação Editorial: Cristina Rosimeire Vieira Coelho

Diagramação: Carlos RobertoReportagem: Eliane Araújo

Colaboradora voluntária: Vilma Correa

Av. Getúlio Vargas, nº 6216 - B. Sta Bárbara - João Monlevade - MG - CEP: 35930-150 - Telefone: (031) 3851-7947

Email: alocidadao@gmail.com

Impressão: Gráfica Nina - Fone: (31) 38511791

Charge!!!

A água é nosso maior tesouro! Um recado para quem utiliza a água de forma

irracional: A falta de água é uma questão cada vez mais preocupante em todo mundo. Reavaliar nossas próprias ações pode ajudar em muito. Este texto, mes-mo sendo uma “ficção científica”, demonstra a nossa responsabilidade em relação à água. Pense nisto!

Carta escrita em 2070Estamos no ano de 2070, acabo de completar os

50, mas a minha aparência é de alguém de 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade. Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente.

Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro com cerca de uma hora. Agora usamos toa-lhas em azeite mineral para limpar a pele.

Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira. Agora devemos rapar a cabeça para mantê--la limpa sem água.

Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acre-ditam que a água se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA AGUA, só que ninguém ligava; pensávamos que a água jamais poderia terminar.

Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo.

A roupa é descartável, o que aumenta grandemen-te a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado por-que as redes de esgotos não se usam por falta de água.

A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não têm a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera.

Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados.

As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte. A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas são a principal fonte de empre-go e pagam-te com água potável em vez de salário. Os assaltos por um bidão de água são comuns nas

ruas desertas.A comida é 80% sintética. Pelo ressequido da pele

uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40. Os cientistas investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de árvores o que diminuiu o co-eficiente intelectual das novas gerações.

Alterou-se a morfologia dos espermatozoides de muitos indivíduos, como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações. O governo até nos cobra pelo ar que respiramos. 137 m3 por dia por habitante e adulto.

A gente que não pode pagar é retirada das “zonas ventiladas”, que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de boa qualidade, mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.

Em alguns países ficaram manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército, a água tornou-se um tesouro muito cobiçado mais do que o ouro ou os diamantes.

Aqui em troca, não há arvores porque quase nunca chove, e quando chega a registrar precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano têm sido severamente transformadas pelas provas atômicas e da indústria contaminante do século XX. Advertia-se que havia que cuidar e tratar o meio ambiente e ninguém fez caso.

Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bos-ques, lhe falo da chuva, das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o quão saudáveis que eram as pessoas.

Ela pergunta-me: Papá! Porque se acabou a água?Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar

de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente ou simplesmen-te não tomamos em conta tantos avisos.

Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco, porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.

Como gostaria voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda podía-mos fazer algo para salvar o nosso planeta TERRA! (Documento extraído da revista biográfica “Crónicas de los Tiempos” de abril de 2002.)

Sempre temos dificuldade diante das pala-vras espírito, espiritualidade, vida espiritual. E as parcas noções que temos delas não nos proporcionam a clareza necessária à constru-ção de uma vida cristã sólida. Por isso temos que retomar sempre esses temas para melhorar nossa compreensão, de tal maneira que possa-mos agarrá-la e, a partir daí, começar a moldar melhor nossa vida.

Nossa dificuldade começa com a palavra espírito que na modernidade recebe diversos sentidos.

Segundo o conhecimento filosófico, o ser humano tem duas maneiras de conhecer: os sentidos, pêlos quais captamos o mundo sensível, e o intelecto, pelo qual captamos o mundo inteligível ou supra-sensível. A partir disso, entendemos as palavras espírito e espi-ritual como sendo os entes não-materiais, os valores e as coisas culturais e os valores ético--humanistas. Com o tempo, na nossa cultura ocidental, a compreensão filosófica da palavra espírito e a compreensão da fé se misturaram, pelo que espiritual passou a significar valores ético-humanistas. Isso faz pensar que por es-piritual o cristianismo entenda a busca desses valores. Essa busca, porém, é própria de todas as religiões.

Essa mistura da experiência filosófica e da experiência cristã leva a distorções que nos dificultam o viver espiritual. Por exemplo: dis-tinguimos o “fazer coisas materiais” e o “fazer coisas espirituais”. A partir dessa distinção, um mecânico que conserta carros, busca ampliar sua oficina, ele faz coisas materiais, é materialista, não entende de coisas espirituais.

Já um professor de literatura, que leciona na faculdade, lê bastante, participa de congressos, este faz coisas espirituais, é espiritualista e en-tende de coisas espirituais.

Partindo dessa concepção, pessoas como mães de família, operários, lavradores não te-riam vida espiritual. O analfabeto também não poderia ter acesso a ela.

Se quisermos entender o que é espírito, es-piritualidade, vida espiritual, devemos deixar de lado esse modo de pensar. Surge a pergunta: mas então, quando falamos de espiritualidade cristã, o que entendemos por espírito?

A tradição cultural do Ocidente entende por espírito o modo de existir próprio do ser huma-no, modo que o distingue dos outros níveis de ser, tais como o vegetal e o animal. Espírito não é, portanto, algo oposto ao corpo.

Geral03Março/2013 - 2ª Quinzena ALÔ CIDADÃOwww.logosimobiliaria.com.br - Tel.:(31) 3852-3299

João Monlevade: Nova administração, ve-lhos problemas e nenhu-ma atitude.

Já está chegando a 100 dias de governo do prefeito Teófilo Torres (PSDB) Torres e a po-pulação espera que a administração comece a funcionar, uma vez que coisas simples e cotidia-nas ainda continuam sem soluções.

O que mudou na gestão do

novo prefeito de Monlevade até o momento? É o que a população

de João Monlevade vem se perguntando nos últi-mos meses e, com a pro-ximidade do fim dos cem dias de governo do Pre-feito de João Monlevade, Teófilo Torres (PSDB), o jornal Alô Cidadão faz um apanhado das ações promovidas pelo novo prefeito, para a popula-ção de João Monlevade e descobre que o aprego-ado slogan de campanha “Esse Resolve” não tem sido efetivado nas ações da Prefeitura. Ainda falta um diferencial que mos-tre que essa administra-ção pretende ser melhor e mais eficiente que o governo anterior.

“Tesoura na mão”

Logo que assumiu a prefeitura, o prefeito de João Monlevade, Teófilo

Torres (PSDB) Torres, alegando dificuldades financeiras, anunciou a suspensão dos projetos Transporte Universitário e Bebê a Bordo; além de cortar o convênio da Pre-

feitura com a “Cáritas” – instituição da Diocese de Itabira e Coronel Fabri-ciano, que desenvolvia o projeto “Florescer” (de medida socioeducativa; tinha como principais objetivos cuidar e acom-panhar crianças com problemas de violência familiar e adolescentes envolvidos com vários tipos de drogas).

Também, foi negado ao servidor público, o reajuste nos salários e no vale-alimentação.

“Cidade suja e cheia de

mato”

Uma das promes-sas contidas no plano de governo do prefeito para a cidade de João Monlevade diz respeito à limpeza pública, que seria, segundo Teófilo Torres (PSDB), garantida ao Monlevadense duran-te o ano todo. Porém, conforme o registro das fotos feitas pela redação do Alô Cidadão, quase três meses se passaram e nada foi feito até o pre-sente momento pelo atual administração em relação à limpeza no município.

Há muita quantidade de lixo e de mato acumula-dos, além de buracos em várias ruas da cidade.

“Caos na saúde”

O problema da fal-ta de médicos também continua “rondando” o Pronto Atendimento (PA) de João Monlevade com pacientes esperando por mais de cinco horas pelo atendimento. A dengue avança em Monlevade deixando a cidade em estado de atenção má-xima. Até gora, são 36 casos confirmados e 310 notificações. Também, remédios básicos como de hipertensão e diabetes não estão sendo distri-

buídos à população nos postos de saúde.

“Problemas na área da

Educação”

Como se não bastas-se o corte dos projetos “Transporte Universitá-rio” e “Bebê a Bordo” que contemplam a educa-ção, mato e sujeira vêm compondo o cenário de várias escolas de João Monlevade. A merenda escolar servida aos alu-nos da rede municipal de ensino de João Mon-levade e os materiais de uso diário de professores e d e alunos, também foram reduzidos pela ad-ministração do prefeito Teófilo Torres (PSDB).

Falta de médicos no PA gerando horas e horas de espera por atendimento

Descaso da Prefeitura com relação à coleta de lixo na área comercial de João Monlevade

Prefeito do “Esse resolve?” chega aos 100 dias com cidade atolada em problemas

Ruas tomadas por mato e buracos

Exercendo seu primeiro mandato, o vereador Tiago Titó (PMDB) está prestes a completar cem dias de mandato e faz um balanço positivo da sua atuação parla-mentar.

Segundo o jo-vem vereador, várias bandeiras já foram levantadas por ele, dentre elas, destaca a questão do corte do transporte para os universitários, re-alizado pelo prefei-to Teófilo Torres no inicio deste ano: “O Prefeito havia cortado o Transporte Univer-sitário definitivamen-te dos orçamentos

do executivo, porém após várias negocia-ções e com o apoio de alguns vereadores, o mesmo (prefeito) se comprometeu em

voltar com o projeto no mês de Agosto”, declarou Titó.

Continuando, de-clara que, apesar de ser do grupo da opo-

Titó faz balanço dos 100 dias do mandato de vereador

sição, tem uma boa relação com a atual administração: “A ad-ministração municipal está sempre pronta para receber-me e juntos faremos muito prol da população”, enfatizou.

Conclu indo , o vereador Tiago Titó agradece mais uma vez pelos 1933 votos nas eleições afirman-do que se esforçará bastante para valer cada voto que lhe foi confiado: “Irei traba-lhar para todos, no desenvolvimento de nossa cidade, com ética, transparência e sensatez”, finalizou.

O vereador Tiago Titó ( PMDB ) faz balanço positivo da sua atuação parlamentar.-

São Gonçalo do Rio Abaixo deu um salto no índice de aprendizagem dos alunos da rede mu-nicipal de ensino, de acordo com o Proalfa. O sistema de avaliação é desenvolvido pelo Governo de Minas Ge-rais para acompanhar os níveis de proficiência dos alunos, ou seja, a capacidade de ler, escre-ver, interpretar e fazer sínteses de textos.

O município, que no ano de 2006 tinha 25,6% do índice reco-mendável, atingiu 92% em 2012. Em 2011, São Gonçalo havia alcança-do 89%. Esse resultado significa que mais alu-nos são-gonçalenses desenvolveram as habi-lidades e as competên-

cias necessárias durante o processo de alfabeti-zação, o que fará toda a diferença na trajetória escolar dos estudantes. Esse desenvolvimento implica maior aprendi-zagem dos alunos, ca-racterística que coloca o município numa posição de destaque.

A avaliação é feita com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, último ano do ciclo de alfabetização. O gover-no envia as avaliações, o município aplica e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Univer-sidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), CAEd consolida os da-dos.

São Gonçalo é destaquena avaliação do Proalfa

Foto: Carlos Coelho

Março/2013 - 2ª Quinzena04 ALÔ CIDADÃOGeral

www.logosimobiliaria.com.br - Tel.:(31) 3852-3299

A Prefeitura de Barão de Cocais, atra-vés da Secretaria de Meio Ambiente, rea-lizou na manhã de ter-ça-feira, 24 de Março, a Festa das Águas. Representando o Pre-feito, Armando Ver-dolin, participou do evento, o Vice Djavan Marques.Outras auto-ridades quem também marcaram presença, foram, o Presidente da Câmara, Sebastião Eustáquio dos San-tos, e os Vereadores; Edinho e Reginaldo Teresinha (Fubá).

O Projeto, execu-tado com apoio das Secretárias de Co-municação, Educa-ção, Saúde e Cultura, teve parceria da Ger-dau, Vale, Funcesi, Copasa, Anglogold, Net-Life , Polícia Ambiental, e parti-cipação de Escolas

Municipais, Estadu-ais e Particulares do Município. (Colégio Educare e Beldani)

A F e s t a d a s Águas, realizada na Praça Delfina Ângelo, teve como principal objetivo; chamar á atenção sobre o uso racional da água e sua importância para a preservação da vida, além de homenagear o Dia Internacional da Água, comemo-rado no último 22 de

Março.Durante o even-

to, mudas de árvo-res foram plantadas e distribuídas, jogos com tema- água e oficinas de brinque-dos, feitos de garra-fas pet,construídos pela Casa dos Arte-são, foram oferecidos às crianças. Outro momento, muito bo-nito e marcante, foi o abraço simbólico, dado em torno da la-goa, realizado pelas

Categoria - Edu-cação Infantil / (Sub-tema: Amigo da Água)

1º Lugar: Sthefany Soares Dias – Centro M. Monsenhor Gerar-do Magela Pereira

2º Lugar: Ana Lui-za Alves Valério – Escola M. Professora Rosina Rodrigues

Categoria – Ensi-no Fundamental 1º e 2º anos / (Subtema: Preservação da Água)

1º Lugar: Raquel Yasmin S. Santos -

Barão de Cocais realiza Festa das Águas

Como parte da programação, os participantes deram um abraço simbólico na lagoa.

Fotos :Edna do Sistema Video Foto

Cerca de 250 crian-ças e adolescentes das escolas Chico Severino (municipal), Rodrigo de Castro (estadual) e da As-sociação de Pais e Ami-gos dos Excepcionais (Apae) participaram, no último dia 22 de março, de uma caminhada de conscientização contra a dengue.

A ação foi organiza-da pelo Programa Saúde da Família (PSF) do São Vicente/Campestre, em Santa Bárbara, com ob-jetivo de conscientizar a população sobre os riscos da doença.

Na ocasião, os estu-dantes saíram em passe-ata do posto de saúde e caminharam por diversas ruas do bairro, carregan-do cartazes, adesivos e faixas e distribuindo pan-fletos para os moradores. Um carro caracterizado abriu a caminhada, de forma a alertar a popula-ção sobre as característi-cas do mosquito Aedes

Aegypti, transmissor da doença.

A caminhada foi uma das ações desenvolvidas pelo PSF para prevenir e combater o mosquito. Durante a semana, tam-bém foram realizadas palestras nas escolas com intuito de informar e sensibilizar crianças e

jovens sobre a doença, sua forma de prevenção, contágio e sintomas.

Com aumento no nú-mero de casos suspeitos na cidade e região, a Prefeitura de Santa Bár-bara continua alertando toda a população para manter as residências limpas e secas para que

o mosquito não se crie. É preciso ficar atento com vasos de plantas, pneus velhos, garrafas, caixas de água abertas para que não se transformem em um criadouro do Aedes Aaegypti.

Ainda, é necessário prestar atenção aos sin-tomas da doença: febre

alta, dor de cabeça, dor nos músculos, manchas avermelhadas pelo corpo e falta de apetite. Caso algum deles se apresente, é preciso procurar um médico imediatamente.

Também é preciso receber bem os agentes da dengue para que eles possam desenvolver o trabalho da melhor ma-neira possível.

Dengue - A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mos-quito, o Aedes Aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrági-ca. Geralmente, quando contaminada pela primei-ra vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.

Sintomas - Dor de cabeça; Dor nos olhos; Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus);

Escola M. Professora Rosina Rodrigues

2º Lugar: Anielle Luiza Almeida Silva – Escola M. Carmen Martins Moreira

Categoria – Ensi-no Fundamental 3º e 5º anos / (Água que Consumimos)

1º Lugar: João Pe-dro Moreira Lopes – Escola M. Maria da Glória Chamonge

2º Lugar: Maria Eduarda Viana – Co-légio Educare Rede Pitágoas

Categoria – Ensi-no Fundamental 6º e 9º anos / (Subtema: Ciclo da Água, Ciclo da Vida)

1º Lugar: Thiago Cotta Silva – Centro M. Nossa Senhora do Rosário

2º Lugar: Lívia Maria Fernandes – Escola M. Alvina Campos (Cocais)

Dor nos músculos e nas juntas; Manchas averme-lhadas por todo o corpo; Falta de apetite; Fraque-za; Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.

Tratamento - A pes-soa com Dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre, mas sempre com indicação do médico. A pessoa não pode tomar remédios à base de ácido acetil sali-cílico, como, por exem-plo, a aspirina e o AAS.

Combate - A única maneira de evitar a den-gue é não deixar o mos-quito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desen-volvimento dele). Ou seja: não deixe a água, mesmo limpa, ficar pa-rada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, bacias, pratos de vasos de plantas, entre outros.

pessoas presentes ao evento, simbolizando a proteção em torno da água.

A festa também serviu para premiar as melhores redações, feitas pelos alunos, sobre o Tema Central do Concurso: “ Água, uma fonte de vida”.

As melhores fo-ram escolhidas de acordo com sua ca-tegoria :

Crianças e jovens de Santa Bárbara fazem caminhada contra dengue no município

Festa também serviu para premiar as melhores redações feitas pelos alunos.

Com a participação de estudantes, a caminhada foi desenvolvida no intuito de combater e prevenir a dengue.

ACOM.PM/SB

05Março/2013 - 2ª Quinzena ALÔ CIDADÃOwww.logosimobiliaria.com.br - Tel.:(31) 3852-3299

CASA vende-se 04 quartos (01 suíte), sala de estar, sala de TV, cozinha planejada, 02 banheiros, área de churrasco, varanda, laje, telhado colonial, energia solar, área com gramado, jardim, garagem fechada para 02 carros, área para +/- 06 carros, lavanderia, lote medindo 1.268,28 m² total. Rua: Imbé Bairro: Vila Tanque. Tr. 3852.6000-PJ 982.____________________________ CASA vende-se 02 quartos, sala, copa, cozinha, área de serviço, banho-social, garagem, quintal. Rua: Piauí Bairro: Satélite. Tr. 3852.6000 – PJ 982.____________________________ ÁREA vende-se Área de terras medindo +/- 1000 m². Rua: 36 (próximo a Martins) Bairro: Loanda- Tr.3852.6000-PJ982____________________________ CASA vende-se com 03 quartos (01 suíte), sala de estar para 02 ambientes, copa, cozinha, área de serviço, garagem. Rua:Viçosa Bairro: Belmonte. Tr. 38526000-PJ982____________________________ CASA vende-se 03 quartos, sala, sala de TV, cozinha, banheiro social, área de serviço, dispensa, garagem. CASA DOS FUNDOS: 02 quartos, sala, cozinha, banho-social, área de serviço e quintal. Rua: Nova York Bairro: Cruzeiro Celeste. Tr.38526000-PJ982____________________________ APTº vende-se 02 quartos, sala, cozinha, área de serviço, 02 ban-heiros, área de garagem. Rua: Teófilo Otoni Bairro: Lourdes. Tr. 38526000-PJ982____________________________ APTº vende-se 03 quartos (01 suíte), sala para 02 ambientes, cozinha, banheiro social, área de serviço, 02 vagas de garagem. Rua: São Jerônimo Bairro: Acli-mação. Tr. 38526000-PJ982

APTº aluga-se situado á Rua Dona Clara, Bairro Vale do Sol, com 02 quartos, sala, cozinha e área de serviço. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________APTº aluga-se situada a Rua São João, bairro Rosário, com 03 quar-tos, sala/copa cozinha, banheiro e área de serviço. TR: 3852-5641 PJ2959

APTº aluga-se situado a Rua Ul-isses Guimarães, Bairro Cruzeiro Celeste, com 03 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, varanda e garagem. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________APTº aluga-se situado a Rua Virgílio Lima, Bairro Carneirinhos, com 03 quartos (01 suíte), 02 salas, copa, cozinha, 02 banheiros, dispensa, área de serviço, varanda e ga-ragem. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________APTº aluga-se situado á Avenida Getúlio Vargas, Bairro Carneir-inhos, com sala, copa, cozinha, 04quartos(suíte), banheiro social, área de serviço, 01 quarto na área de serviço. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________QUITINETE aluga-se situada á Avenida Getúlio Vargas, Bairro Carneirinhos. Com 01 quarto e banheiro. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________QUITINETE aluga-se situada á Avenida Wilson Alvarenga, Bairro Carneirinhos. Com 01 quarto, cozinha e banheiro. TR: 3852-5641 ____________________________CASA aluga-se situado á Avenida Brasília, Bairro Baú, com 02 quar-tos, sala, copa, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________CASA aluga-se situada a Rua São João, Bairro Rosário, com 03quartos(suíte), sala, cozinha, banheiro, área de serviço, quarto de despejo e garagem. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________CASA aluga-se situada a Rua Bota Fogo, Bairro Loanda, com 03 quartos, sala, copa, cozinha, ba-nheiro, garagem. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________CASA aluga-se situada á Rua Silvestre, Bairro Belmonte, com 03 quartos, 02 salas, copa, cozinha,02 banheiros, área de serviço e garagem. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________CASA aluga-se situada á Rua Sérgio Porto, Bairro Rosário. Com 03 quartos, 02 banheiros, cozinha, sala, copa, área de serviço e ga-ragem. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________CASA aluga-se situada á Rua Antônio Mascarenhas, Bairro Novo Horizonte. Com 03 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, área de serviço, quarto de despejo, 02 vagas de garagem e porão com 01 quarto. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________PORÃO aluga-se situado a Rua Coelho Neto, Bairro Palmares com 02 quartos, sala, copa, cozinha, área de serviço e garagem. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________BARRACÃO aluga-se situado á Rua Luiz Prandini, Bairro Carneirin-hos, com 01 quarto, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________LOJA aluga-se situada a Rua: Cravina, Bairro: Campos Elíseos, (esquina com Alberto Lima), nº 14, medindo aprox. 350m². TR: 3852-5641 PJ2959____________________________LOJA aluga-se situada a Av. Arman-do Fajardo, Bairro Loanda, medindo aprox. 70m², com 01 banheiro. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________LOJA aluga-se situada á Rua Al-berto Scharlê, Nº 207, Bairro Novo Horizonte. Com mais ou menos 12 M2 e 01 banheiro. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________ GALPÃO aluga-se situado á Ave-nida Aramando Fajardo, Bairro Cruzeiro Celeste. Com 400 m2, banheiro, escritório e cozinha. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________ÁREA COM 02 LOTES aluga-se situado a Av. Gentil Bicalho esquina com R. Dona Guiguita, Bairro Santa Barbara, com 360,00 m2 cada. Tr: 3852-5641 PJ2959

ÀREA COM 01 LOTE aluga-se situado a Av. Gentil Bicalho esquina com Rua Olinda Leias, Bairro Santa Barbara, com 720 m2. Tr: 3852-5641 PJ2959

CASA vende-se situada a Rua Oliveira Couto, Bairro Nossa Sra. Conceição, com 03 quartos, 03 salas, cozinha, banheiro, área de serviço, varanda, garagem e um terraço com 01 quarto, banheiro. Tr: 3852-5641 PJ2959____________________________CASA vende-se situada a Rua Joa-na D’arc, Bairro Alvorada, com sala de visitas, sala de jantar, 03 quartos (suíte), banheiro social, cozinha, área de serviço, dependência para empregada, área de lavanderia com 01 quarto, quarto de despejo, terraço e garagem para 02 carros. Tr: 3852-5641 PJ2959____________________________CASA vende-se situada a Rua Ipoema, Bairro Belmonte, com 03 quartos (suíte), sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem e terraço. Tr: 3852-5641 PJ2959____________________________CASA vende-se situada a Avenida Getúlio Vargas, Bairro Carneirinhos. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________CASA vende-se situada a Rua Dirceu da Fonseca, Bairro Mang-abeiras, com 03 quartos (suíte), co-zinha, banheiro, quarto de empre-gada com banheiro, sala, copa, garagem para 02 carros. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________CASA vende-se situada à Rua Sebastião Simão de Almeida, nº 1.010, Bairro Sion, com parte superior em fase de acabamento sendo 01 suíte com closet, 02 quartos de solteiro, 01com closet e 01 simples, banheiro social. Na parte supe-rior, sala, copa, cozinha planejada, banheiro social, área de Serviço dispensa garagem para 02 car-ros, terraço com 01 banheiro para acabar. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________APTº vende-se atrás do Hiper, com sala p/ 02 ambientes, coz-inha, 03 quartos (01suíte) com varanda, banheiro social, área de serviço com varanda e 02 vagas na garagem. Prédio c/ elevador. Apartamento de fundos. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________APTº vende-se situado a Rua São Jerônimo, Apto 201, Bairro Aclimação, com Sala, cozinha, banheiro, 03 quartos (01 suíte), área de serviço, varanda e garagem com quarto de Despejo. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________APTº vende-se situado a Rua Lu-cinda Soares da Fonseca, com 03 quartos (suíte), sala Com sacada, cozinha, banheiro, área de serviço e 02 vagas de garagem. Apto de fundos. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________PADARIA vende-se situada a Ave-nida Wilson Alvarenga, Carneirin-hos, balcão de frios, cafeteria, forno para assar pão, forno a gás, estufa, fogão e máquina para assar frango. TR: 3852-5641 PJ2959____________________________LOTE vende-se com área de 360m² n°: 07, na quadra 07, Bairro Bel-monte TR: 3852-5641 PJ2959____________________________LOTES vendem-se de nº 14 e 15, da quadra de nº 14, situado a Rua Iriri, Bairro Sion. TR: 3852-5641 PJ295____________________________LOTE vende-se de nº 06, da quadra 04, com 375m², situado no Bairro Paineiras. TR: 3852-5641 PJ295

Casa aluga-se 03 quartos, sala, banheiro social, cozinha, área de serviço, quarto ao fundo, varanda, garagem, situada á Rua Hamacek, n° 90, bairro Lucília, João Mon-levade – MG. Creci: 10.221. Tr: 3852-3299.____________________________Casa aluga-se 03 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, área de serviço, 01 quarto ao fundo com banheiro, situada á Rua Mumbica, n° 28 Bairro José Elói, João Mon-levade – MG. Creci: 10.221. Tr: 3852-3299.____________________________Casa aluga-se, 01 quarto, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, situada á Rua 24, n° 179 a, Bairro Loanda, João Monlevade – MG. Creci: 10.221. Tr: 3852-3299.____________________________APTº aluga-se, 02 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, situado á Rua Barra Mansa, n° 1191, Bloco 09, apto° 401, Bairro Vale do Sol, João Monlevade – MG. Creci: 10.221. Tr: 3852-3299.____________________________APT° térreo aluga-se, 02 quartos sendo 01 suíte, sala, banheiro, cozinha, área de serviço, cobertura, garagem, situado á Rua Montevi-déu, n° 237, Bairro Cruzeiro Ce-leste, João Monlevade – MG. Creci: 10.221. Tr: 3852-3299.____________________________APT° aluga-se, 04 quartos, todos com varanda, 02 amb. Sala, coz-inha planejada, banheiro social, área de serviço, garagem, situado á Rua Marechal Floriano, n° 150, Bairro República, João Monlevade – MG. Creci: 10.221. Tr: 3852-3299.____________________________Loja aluga-se, 01 cômodo com ban-heiro, situado á Rua Gomes Batista, n° 17, Bairro Carneirinhos, João Monlevade – MG. Creci: 10.221. Tr: 3852-3299. ____________________________Sala Comercial aluga-se, 02 salas com 01 banheiro, situadas á Av. Wilson Alvarenga, n° 1456, Bairro Carneirinhos, João Monlevade – MG. Creci: 10.221. Tr: 3852-3299.

APT° vende-se, 02 quartos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem para 02 carros, varanda, situado á AV. Armando Fajardo, n° 951, apto° 101, Bairro Loanda, João Monlevade – MG. Creci: 10.221. Tr: 3852-3299.____________________________APT° vende-se, 02 quartos, 02 ambientes sala, cozinha conjugada com copa, banheiro, quarto de despejo, área de serviço, garagem, situado á Rua Maria Rita Alves, n° 39, Bairro Ipiranga, João Monlevade – MG. Creci: 10.221. Tr: 3852-3299.____________________________APT° vende-se, 02 quartos sendo suíte, sala, banheiro, cozinha, área de serviço, garagem, situado á Av. Alberto Lima, n° 215, Bairro Aclimação, João Monlevade – MG. Creci: 10.221. Tr: 3852-3299.

Casa Colonial vende-se, 04 quartos sendo 01 suíte, 02 ambientes sala, banheiro social, cozinha, área de serviço, terraço, situado no Bairro Alvorada, João Monlevade – MG: Tr. 3852 3299 - creci: 10.221. ____________________________Casa vende-se, 03 quartos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem, tendo 01 porão com os mesmos cômodos, situada á Rua Ipatinga, n° 96, Bairro Santa Bárbara, João Monlevade – MG. Creci: 10.221. Tr. 3852 3299____________________________Lote, 360 m² situado á Rua Colina, Bairro Sion, João Monlevade – MG. Creci: 10.221. Tr. 3852 3299____________________________Lote, n° 30 quadra 09, plano tendo 525 m² de área, situado á Rua At-enas, Bairro Nova Aclimação, João Monlevade – MG. Creci: 10.221. Tr. 3852 3299

Evite a crise,anuncie! 38517947

Março/2013 - 2ª Quinzena06 ALÔ CIDADÃO www.logosimobiliaria.com.br - Tel.:(31) 3852-3299

Cidadania

A VISA – Vigilância em Saúde de João Mon-levade atendendo a Lei Estadual nº 15.177, que proíbe a comercializa-ção de produtos ópticos em estabelecimento não credenciado, está notifi-cando os comerciantes de Monlevade que não possuem credenciamento junto à Vigilância Sa-nitária para a venda de tais produtos. O descum-primento do disposto nesta Lei que sujeita o infrator à apreensão da mercadoria e multa de R$500,00 (quinhentos reais) a R$5.000,00 (cin-co mil reais).

Segundo infor-mações da assessoria de comunicação, os agentes da VISA, a princípio não estão autuando os proprie-

tários em situação ir-regular, aos infratores está sendo entregue a lei impressa, orientan-do-os a retirar os pro-dutos.

No último sábado, 23, como encerramen-to das atividades do mês da mulher, pro-movida pela Ama- JM (Mulheres em Ação de João Monlevade) juntamente da Cáritas

Diocesana e Pasto-ral da Saúde, foi re-alizada uma palestra com a psicóloga Lara Cristinne Nunes Vera para as mães das crian-ças do projeto Arte e Vida, desenvolvido

pela Cáritas Diocesana no Bairro Nova Mon-levade, tendo como o tema o enfrentamento da violência contra a mulher: um resgate da autoestima.

Mês da Mulher é encerrado com Palestra para as Mulheres do bairro Nova Monlevade

Aconteceu no último final de semana em João Monlevade, o Festival GRITO ROCK MUN-DO 2013. Estima-se que cerca de duas mil pessoas circularam pela Praça do Povo no sábado e no es-paço aberto da prefeitura no domingo à tarde, com um pico aproximado de 700 pessoas presentes na noite de sábado, entre as 21h e 23h.

O Festival começou com um atraso de qua-renta e cinco minutos de-vido à passagem de som das bandas ter acontecido logo antes do início dos Shows. Essa situação não pôde ser evitada, pois alguns músicos não conseguiram chegar mais cedo à cidade. Entretanto valeu, pois a galera que já estava na praça pôde acompanhar uma prévia do que aconteceria logo em seguida.

O público começou tímido, mas rapidamente o som da D-Jouros atraiu os “camisas pretas”. Quando a monlevadense Rose in Black começou a tocar, trouxe seus fieis fãs e a Praça ficou totalmente tomada pelo clima rock´n roll! Logo após, a banda TIB ensinou para todos o quê significa sincronia e “presença de palco”. Logo após, Lively Water comandava o fim de tarde marcando com força e peso sua presença, não deixando ninguém ficar parado. A noite já caia e a Verso Venenoso fez jus a seu nome: consciência política e social em seus

versos fez a galera pen-sar e gritar muito! Eram por volta das 22h horas quando a Facção Cai-pira começou a mostrar sua pegada Blues. Quem foi pode testemunhar: o público dançou do iní-cio ao fim do show. Em seguida a Curved tocaria para um público em parte cansado, e em parte re-novado por aqueles que só agora chegavam ao local, e muita gente que pensava em ir embora ia ficando “presa” ao peso desses rapazes de Itabira. A banda Coiotes S.A. manteve a força da festa que chegava a sua reta final. Destaque para o vocal gutural super afinado que agradou até a quem não tem afinidade

com o estilo. Fechando com “chave de ouro”, Motosserra Truck Clube provou que tinha muito roqueiro esperando pela banda e quem começou a ouvir a música desses caras, ficou até o final. Eram uma e meia da madrugada, mas até uma hora depois ainda se via muitos jovens empolga-dos na Praça do Povo.

No domingo, o Grito Rock levou suas ativida-des para o espaço aberto da prefeitura onde houve interação entre os parti-cipantes das 14hs até as 19:30. Poesia, literatura, teatro, brincadeiras e muita música fizeram uma verdadeira tarde cultural finalizando o evento que foi um grande sucesso.

O GRITO ROCK AGITOU A CIDADENESSE FIM DE SEMANA

A venda irregular de óculos emMonlevade está com os dias contados

Rose in Black foi a única banda monlevadense no Grito Rock

Lei proibe a comercialização de produtos ópticos em estabelecimentos nãocredenciados.

Festival contou com cerca de duas mil pessoas circulando pela Praça do Povo

Foto: Carlos Coelho

Foto: Eliane Araújo

07Março/2013 - 2ª Quinzena ALÔ CIDADÃOwww.logosimobiliaria.com.br - Tel.:(31) 3852-3299Cidadania

Aluga-se painéis de aniversário feito sob encomenda, faço também

lembrancinhas de aniversário,trabalhos manuais tipo: cadernos

decorados, pastas literárias, apliques para sala de aula e outras coisas

mais... a quem se interessar, meu endereço é rua Inglaterra, 318,

B. Teresópolis. Telefone para contato: 87776928

A Câmara Muni-cipal de São Gon-çalo do Rio Abaixo realizou,dia 26 de março, capacitação para os funcionários, assessores e vereado-res. Essa foi a segun-da etapa da capacita-ção na Casa. O curso foi sobre protocolo, cerimonial e orató-ria e foi ministrado pelo jornalista Wil Jony. A presidenta da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, Lucia-na Bicalho (PTB), está realizando um de seus projetos que é a capacitação dos funcionários. Com essa atitude, Luciana

além de aperfeiçoar a equipe de servidores, oferece à população um atendimento di-ferenciado. O curso teve boa participação, além dos servidores e da presidenta da Câmara que partici-pou integralmente do

curso, estavam pre-sentes assessoras dos vereadores, alguns representantes da prefeitura, e os vere-adores Mário Neto (DEM); Luiz Gon-zaga (PSDB); Paulo Antônio (PT) e Flávio Silva (PDT).

Câmara Municipal de São Gonçalorealiza mais uma capacitação

As inscrições para o Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, se encerram no próximo dia 10 de abril. Serão 800 vagas para todo o estado.

Segundo o Tenente Washigton Marques, co-mandante do Corpo de Bombeiros de Itabira, das 800 vagas, trinta serão destinadas para uma fu-tura fração que será insta-lada em João Monlevade. “Para a população local é muito importante partici-par deste processo sele-tivo para que tenhamos bombeiros de Monlevade atuando na cidade”, disse o comandante.

O salário inicial para soldado é de R$3.182,00 e em 2015, esse valor passará para R$4.098,41, dentro do plano de re-ajuste salarial estabele-cido pelo Governo. As inscrições podem ser feitas pela site www.bombeiros.mg.gov.br. Mais informações podem

ser obtidas pelo telefone ((31) 3831-7467, da uni-dade dos Bombeiros em Itabira.

O candidato deve ser brasileiro nato ou natura-lizado, possuir idoneida-de moral, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, ter no mínimo 18 anos e no máximo 30 no início do curso, ensino médio completo até a data da matrícula, e ter altura mínima de 1,60m. O curso, com duração de 6 meses, será ministrado na região metropolitana de Belo Horizonte e nas cidades definidas pelo

edital, sob a coordenação da academia de bombei-ros militar.

O candidato apro-vado e convocado será incluído na graduação de soldado de 2ª classe. O soldado de 2ª classe fará jus, durante o período de curso, à remuneração, abono fardamento, assis-tência médico-hospitalar, psicológica e odontoló-gica. Após o curso, ele será declarado soldado 1ª classe. A taxa de ins-crição é de R$90,00.

O Corpo de Bom-beiros alerta que não mantém vínculo com nenhum curso

Corpo de Bombeiros realiza concurso e Monlevade terá 30 vagas

Em um encontro pro-movido pela Cemig, na última segunda-feira, 25, no Auditório da Es-cola Municipal Cônego José Higino de Freitas, foi apresentado detalhes do Projeto Cemig nas Escolas, que em breve será implantando em João Monlevade. Estive-ram presentes à reunião a Secretária Municipal de Educação, Helena Perdigão, vereadores e representantes da Cemig, além de diretores de es-colas estaduais e munici-pais que farão parte das ações do Cemig nas Es-colas. Serão capacitados 90 educadores de escolas públicas do município, que irão abranger mais

de 7.000 alunos. O inves-timento da empresa será de R$ 90 mil. Durante o evento, foi apresentado um cronograma com as datas para a capacitação dos educadores, já que a proposta é que eles se tornem multiplicadores da informação. Além disso, os participantes puderam compreender a importância do Cemig nas Escolas, os resulta-dos obtidos em municí-pios que já receberam as ações e a importância dos temas tratados para a formação dos cidadãos do futuro. Para o coorde-nador de Projetos para o Poder Público da Cemig, onde está inserido o Ce-mig nas Escolas, José

Firmo do Carmo Júnior – Juninho da Cemig, o objetivo do projeto é disseminar a cultura da eficiência energética nos municípios de concessão da Cemig. “Queremos formar multiplicadores, principalmente porque os professores irão atin-gir as crianças e adoles-centes que são o futuro do nosso planeta”. O Projeto faz parte do pla-no de ações da Cemig que, através do Progra-ma Energia Inteligente, investirá aproximada-mente R$10 milhões em programas e projetos no município, em parce-ria com a Prefeitura e Câmara de João Mon-levade.

Projeto Cemig nas Escolaschega a Monlevade

Fotos: Bell Silva

Fotos: Bell Silva

Vereadores e servidores da câmara concluíram a segunda etapa do cursode capacitação

Encerram-se no próximo dia dez, as inscrições para o curso de Formaçãode Soldados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, com apenas 800vagas para todo estado.

Março/2013 - 2ª Quinzena08 ALÔ CIDADÃO www.logosimobiliaria.com.br - Tel.:(31) 3852-3299

Historicamente, problemas relacio-nados ao consumo de álcool e outras drogas são mais comuns em homens. A partir da 2º Guerra Mundial, com a entrada da mulher no mercado de trabalho e em profissões antes restritas aos homens, dentre outras mudanças no papel social da mulher, observamos que essa diferença vem diminuindo, especificamente entre os mais jovens.

Quando se fala em dependência química, a preocupação maior é com as drogas ilícitas, cocaína, maconha, crack, entre tantas outras. No entanto, o grande inimigo está camuflado sob o manto do socialmente aceitável: o álcool. E, na correria da contempora-neidade, o acúmulo de tarefas faz com que as mulheres se tornem alvo fácil do alcoolismo.

Levantamentos apontam que o nú-mero de mulheres de meia-idade que sofrem com o alcoolismo, está aumen-tando. Entre elas, muitas são donas de casa, que na maioria das vezes nunca trabalharam fora, outras sofrem com a menopausa e existem, ainda, aquelas que se sentem sozinhas com a partida dos filhos. Outro agravante, desta vez para as mais jovens, é a busca frenética pelo corpo ideal e a urgência emagrecer, fatores que tornam a mulher um alvo da dependência por inibidores de apetite, as conhecidas anfetaminas.

Além da dependência física e psicológica, o álcool provoca doenças sérias como a cirrose hepática, miocar-dite alcoólica e a perda da memória, dificuldade de concentração e poder de raciocínio com o enfraquecimento ou morte dos neurônios.

Os especialistas reconhecem que o caminho de volta é árduo. Por isso, re-comendam que, aos primeiros sinais de mudanças no comportamento, atitudes

compulsivas ou alterações no humor, as mulheres procurem auxílio. É a melhor maneira de evitar a fase crítica que é a dependência.

Além do tratamento médico ade-quado, com medicamentos que facili-tem a desintoxicação, a intervenção da psicoterapia ajudará para que elas se livrem do vício e voltem a ter uma vida normal, sem álcool ou drogas.

Dependência química entre as mulheres

As mulheres, por exemplo, me-tabolizam o álcool de forma distinta devido a uma maior proporção de gordura no corpo e, consequentemen-te, menor proporção de água. Sendo assim, o álcool ingerido é absorvido de forma mais intensa, causando maiores efeitos entre as mulheres, mesmo tendo consumido a mesma quantidade que os homens.

Os tranquilizantes também ade-rem melhor ao tecido gorduroso

Depressão e quadros de ansieda-de são mais frequentes nas mulheres, que acabam encontrando nos ansio-líticos (calmantes e antidepressivos) um alívio temporário para esses problemas.

O homem possui uma quan-tidade duas vezes maior de enzimas que protegem o fígado dos efeitos maléficos do álcool

Mulheres são mais vulneráveis ao álcool

e às drogas:Saúde

A sociedade posiciona-se de forma diferente diante do consumo de drogas entre homens e mulheres. A mulher dependente química é, muitas vezes, vista como promíscua e sexualmente disponível. Devido a este estigma, tende a ocultar sua de-pendência para evitar discriminações que poderão repercutir em diferentes dimensões de sua vida, como no tra-balho e na guarda dos filhos, em caso de separação conjugal.

Preconceito

Existem muitos mitos na área de dependência química, no que se refere a homens e mulheres. Até algumas dé-cadas atrás, acreditava-se que os efeitos da dependência do tabaco eram mais intensos nos homens. No entanto, as no-vas gerações de fumantes estão eviden-ciando que as mulheres são igualmente, ou mais, suscetíveis aos malefícios do fumo, principalmente devido às pecu-liaridades do sexo, como a gestação e o uso de pílula anticoncepcional. O risco de câncer, problemas cardíacos e pul-monares em mulheres jovens que usam anticoncepcionais a base de hormônios e fumam, chega a ser dez vezes maior se comparado àquelas que não fumam e usam anticoncepcionais.

A análise desses fatos evidencia a necessidade de se refletir sobre o uso de drogas por homens e mulheres para definir políticas e encaminhar ações que levem em consideração as especificida-des de cada sexo.•.

Mitos e verdades

•Mulheres dependentes químicas sofrem intensos estigmas sociais, que decorre muitas vezes da noção incorre-ta de que elas sejam mais promiscuas e sexualmente disponíveis. Este estigma faz com que muitas tenham vergonha de admitir o problema d procurar o tratamento correto. Alem disso, muitos profissionais de saúde também não se sentem a vontade em perguntar sobre o uso de álcool/drogas para mulheres, o que retarda o diagnostico e adequado encaminhamento.

•As mulheres ainda enfrentam ou-tras barreiras na busca por tratamento, tais como: não ter com quem deixar os filhos e medo de perder a guarda dos filhos se admitirem que tem um problema de álcool/drogas.

•A alta prevalência de transtornos psiquiátricos em mulheres dependen-tes químicas exige cuidadosa avalia-ção psiquiátrica. O profissional deve determinar qual o problema ocorreu antes, porque um transtorno primário (mais freqüentemente o caso entre mulheres) dificilmente melhorara so-mente com a abstinência e o uso de

medicação especifica pode ser neces-sário. Alem disso, a avaliação apro-priada das comorbidades psiquiátricas pode evitar a prescrição inadequada de calmantes (um pratica mais comum quando o cliente é mulher), prevenindo o desenvolvimento de futuros quadros de dependência.

•Uma vez que tentativas de suicídio são especialmente comuns entre mulhe-res dependentes químicas, particular atenção deve ser dada a esse aspecto quando da avaliação inicial do paciente.

•Mulheres dependentes químicas relatam com maior freqüência compor-tamentos sexuais de risco e descuido no manuseio de seringas do que os ho-mens. Assim, uma revisão completa do estado físico, com especial atenção para fatores de risco para o HIV é necessária.

•o abuso de álcool/drogas pode funcionar como forma de controlar o peso para muitas mulheres. Alem de investigar ativamente a existência de transtornos alimentares, o profissional de vê aproveitar a oportunidade para discutir nutrição e exercício físicos como forma mais saudável de manter o peso.

•o uso de álcool/drogas entre mulheres sofre maior influencia dos companheiros e da família do que os homens. Portanto é importante per-guntar sobre problemas relacionados a álcool/drogas na família do paciente. Elas terão maior chance de recaída se o ambiente familiar/social problemático permanecer o mesmo.

•É importante perguntar sobre o abuso sexual e/ou físico. Mulheres que estejam passando por esses problemas precisam primeiro encontrar um lugar seguro para morar ou o tratamento dificilmente será bem sucedido.

•Outro passo importante é en-corajar a participação da família no tratamento, uma vez que a família é mais profundamente afetada quando a mulher tem um problema de de-pendência química. Eventualmente, será necessária terapia familiar. Alem disso, mães, particularmente mães solteiras podem ter dificuldade em conciliar trabalho e cuidado com os filhos, o que representa um desafio em sua recuperação.

DICAS FUNDAMENTAIS DO TRATAMENTO PARA MULHERES

09Março/2013 - 2ª Quinzena ALÔ CIDADÃOwww.logosimobiliaria.com.br - Tel.:(31) 3852-3299Médio Piracicaba

Algumas das pessoas que participaram deram sua opinião sobre o projeto:

Gabinete i

“Eu participei do projeto e parabenizei o Prefei-to Armando pela ideia; foi excelente. Nunca havia sido feito isso em Barão de Cocais...estar ouvindo a comunidade diretamente nos bairros, facilita muito pra gente; eu gostei.”

Anselmo Antônio Moreira (Mococa); morador do bairro Lagoa á 30 anos

“Morei em Vitória (ES), durante 20 anos; Tinha muita dificuldade para falar com o prefeito de lá nessa época. Agora, esse projeto do Prefeito Armando é nota 10...a gente não precisa ir na prefeitura, saber do horário de atendimento dele , ou correr o risco de ir até a lá e não encontrá-lo...Ele vindo nos bairros, com dia e hora marcado é muito bom...atendeu a gente com todo carinho e toda paciência.”

D. Cecília Alves Fonseca Braga, moradora do bairro Lagoa

O Gabinete Itinerante é muito bom, principal-mente porque assim podemos conversar com o prefeito. É uma oportunidade que ele tem de escutar o que nós temos pra falar e a gente, de escutar tam-bém...esperamos através deste projeto, que aquelas reivindicações que atendam toda à comunidade, de forma coletiva, sejam atendidas...a população fica assim; satisfeita.

Elizabete Souza Camilo moradora do bairro Lagoa

Luciana de Oliveira Formiga Silva, moradora do bairro Santo Antônio

Geralda Perpétua, moradora do bairro Lagoa á 51 anos

Wanderson Marçal de Almeida, morador do bairro Sagrada Família.

Foi realizado nes-te fim de semana, nos dias 22, 23 e 24, o 5º Encontro Nacional de Motociclistas e o 9º Aniversário do Moto-clube Águia Estradeira de São Gonçalo do Rio Abaixo. De acordo com os organizadores do evento, mais de dois mil motociclistas de 145 motoclubes de várias cidades do país presti-giaram o evento.

O encontro teve iní-

cio na sexta-feira (22) com a recepção dos mo-toclubes na Praça Cen-tral. No sábado (23), a banda Neanderthal tocou o melhor do rock e em seguida, a banda Jonhy Mal, cover do Legião Urbana, animou o pú-blico. Logo em seguida, ocorreu o grande show de J. Perón, que apresentou os grandes sucessos do Raul Seixas.

O encerramento da festa foi no domingo (24)

com show da banda são-gonçalense Dark Roses.

O presidente e o vice do Motoclube Águia Estradeira e or-ganizadores do encon-tro, Adilson Dias Gon-çalves e Jordane José dos Santos destacaram e agradeceram o apoio da Polícia Militar, dos comerciantes e da Pre-feitura de São Gonçalo, parceiras na realização do evento.

Mais de dois mil motociclistasse reúnem em São Gonçalo

Mais uma loca-lidade foi atendida pelo projeto “Gabi-nete Itinerante,” nesta última sexta- feira, 22 de março, implantado pelo Prefeito de Barão de Cocais, Armando Verdolin. O Prefeito visitou o bairro Lagoa e dezenas de morado-res de outros bairros; São Benedito, São Ju-das Tadeu e Santo An-tônio, compareceram à Escola Municipal Maria da Glória Cha-monge, onde foram atendidas aproxima-damente sessenta pes-soas. O projeto visa levar informação e serviços da Prefeitura aos bairros, assim os moradores não preci-sam se deslocar até o Anexo Administrativo

Municipal. Além de atendimento do pre-feito, o projeto possi-bilita que os presentes sejam recebidos tam-bém pelos Secretários Municipais e pelos Vereadores. No dia 26 de abril, a próxima localidade a receber o projeto, será o bairro

Leão XIII. O Gabinete Itinerante funcionará na Escola Municipal Carmem Martins Mo-reira, das 13 às 18 ho-ras. Serão atendidos moradores dos bair-ros; São João Batista, Boa Esperança, Braz Molina, Cantinho do Céu e Leão XIII.

Gabinete Itinerante visita o bairro Lagoa

Achei a iniciativa deste projeto maravilhosa! Facilita e viabiliza o acesso dos moradores com a prefeitura; visto que lá, fica mais longe, ou as vezes, como todo o atendimento fica centralizado num mesmo local, de toda cidade; pode acabar demorando e a gente tem de trabalhar, fica difícil por causa do nosso horário e dos nossos compromissos;.... Nos bairros, ficou muito mais fácil...

Eu acho muito importante o Prefeito vir até nos-so bairro...ele atende á gente, conversamos com ele; gostei muito do atendimento ; bom mesmo. Facilitou demais pra mim, além do que, ele, pessoalmente assim, pode ver as necessidades dos bairros...

Na realidade, o projeto Gabinete Itinerante veio para somar; é uma oportunidade para as pessoas saberem, o que o Poder Executivo está fazendo para o município. É de grande importância á população participar.

Além do atentimento do prefeito Armando Verdolim, os moradores foramrecebidos pelos secretários municipais e vereadores.

ACOM.PM/BC

ACOM.PM/SGR

Março/2013 - 2ª Quinzena10 ALÔ CIDADÃO

RESPOSTAS DAS CHARADAS

Horizontais

Verticais

323

PALA

VR

AS

CRU

ZADA

S

www.logosimobiliaria.com.br - Tel.:(31) 3852-3299

O Canalha e a Grávida

O Parto da Prostituta

O Pecador1ª- Seus filhotes de cada parto têm sempre o mesmo sexo / antigo navio a vela com três mastros;2ª- Estabelecimento de ensino / prova federal feita pelos estudantes do ensino médio;3ª- Presidente da República entre 1969 e 1974 / uma fruta agridoce;4ª- Fixado ou apertado com parafuso;5ª- Assinalar / organização não governamental;6ª- O choupo-branco, árvore ornamental / derrubada de árvores;7ª- Órgão que filtra o sangue / maior patente do exército, em tempos de paz;8ª- Colorizar, corar;9ª- Cruel (antigo) / país do sudeste da África;10ª- Prender, amarrar / apartar de si, afastar;11ª- Elevar à dignidade real / um móvel comum.

1ª- Coar com peneira de seda de laboratório / o Departamento de Aviação Civil;2ª- Também, inclusive / ilegal;3ª- Transferência Eletrônica Disponível / cortejar;4ª- Juntaram, ligaram / correia dupla afivelada à sela para sustentar o estribo;5ª- Especialista que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente;6ª- maneira, modo / Viver na solidão, no campo;7ª- Craniano;8ª- Recitará (o que está escrito) / capital da Alemanha;9ª- Manchar / na região são - franciscana, estúpido, bronco;10ª- Suprimento de animais de uma tropa de cavalaria / umas (antigo);11ª- Capital da Jordânia / glaciar.RESPOSTAS DAS PALAVRAS CRUZADAS1ª-TATU-GALERA/2ª-ATENEU-ENEM/3ª-MEDICI-ROMÃ/4ª-I-ROSCADO/5ª-SINALAR-ONG/6ª-ALAMO-ABATE/7ª-RIM-GENERAL/8ª-COLORIR-E/9ª-DIRO-MALAUI/10ª-ATAR-ALIJAR/11ª-COROAR-MESA-VERTICAIS-1ª-TAMISAR-DAC/2ª-ATE-ILÍCITO/3ª-TED-NAMORAR/4ª-UNIRAM-LORO/5ª-ECÓLOGO-A/6ª-GUISA-ERMAR/7ª-A-CRANIAL/8ª-LERA-BERLIM/9ª-ENODOAR-AJE/10ª-REMONTA-UAS/11ª-AMÃ-GELEIRA.

1) Qual a semelhança entre a mulher e a geladeira? 2) Por que a loira jogou a lâmpada pela janela? 3) Por que que a loira toma banho de porta aberta? 4) Quantos portugueses são necessários para trocar uma lâmpada? 5) Quando as mulheres terão um lugar ao sol? 6) O que vem escrito na sola do sapato do português? 7) Você sabe quantos portugueses são necessários para afundar um Submarino? 8) Como a loira faz para matar um passarinho? 9) O que faz uma loira em uma loja de 1,99?

1) Resposta: Nas duas você coloca a carne para dentro e deixa os ovos na porta!2) Resposta: Para medir a velocidade da luz. 3) Resposta: Para ninguém olhar na fechadura. 4) Resposta: Quatro! Um sobe na mesa e os outros giram a mesa. 5) Resposta: Quando a cozinha tiver teto solar.6) Resposta: Este lado para baixo. 7) Resposta: Dois. Um bate na porta, o outro abre!8) Resposta: Joga ele de um prédio. 9) Resposta: Pesquisa de preço

A filha perdeu a virgindade, e de quebra, ficou grávida, e falou pra mãe. Foi aquela gritaria, e a mãe falou pra filha:

- Quem é o canalha? Agora conte tudo pro seu pai.Enquanto a filha contava pra o pai uma Ferrari vermelha de último modelo

aparece em frente à casa, e desce um cara maduro, cabelos grisalhos, e diz: - Sua filha já me contou tudo, mas eu vou arcar com a responsabilidade.

Se nascer uma menina eu vou dar dois carros e uma conta com um milhão de dólares. Se nascer um menino vou dar duas indústrias siderúrgicas e mais a conta de um milhão. Se forem gêmeos, é só somar os dois que dou tudo. Mas em caso de aborto... o pai interrompe, dizendo:

- Em caso de aborto, você come ela de novo!

O cara está preso na delegacia, todo arrebentado... O advogado comparece para libertá-lo, e pergunta o que havia acontecido. O cliente começa a explicar: - Bem, eu estava passando na rua e de repente, vi um monte de gente correndo. Estavam socorrendo uma prostituta, que acabava de dar a luz a um lindo menino. Solidário, comprei um pacote de fraldas para presentear a prostituta. Então, um PM, com 2 metros de altura e 3 de largura, se aproximou e vendo o pacote de fraldas nas minhas mãos, perguntou: - Pra onde vai isso? E eu respondi: - Vai pra puta que pariu... Depois disso não me lembro de mais nada, mas já tô conseguindo abrir um olho.

O mais mulherengo dos homens da paróquia ajoelha-se no confessionário:- Vim me confessar, seu padre.- Quais são seus pecados, meu filho?- Muitos, mas o mais recente é o caso que tive com uma senhora casada

desta paróquia.- Diga-me o nome dessa senhora, meu filho.- Isso não seria direito, padre...- Diga-me, não foi a esposa do farmacêutico, aquela loura?- Não, não!- Ah, meu filho. Então foi a mulher do promotor?- Também não.- Já sei! Só pode ter sido a irmã da Dona Julinha!- Não. Nenhuma dessas, padre.- Se você não me confessar quem foi, eu não poderei lhe dar a absolvição.O pecador se chateia e sai bruscamente do confessionário. Na porta da igreja

encontra um amigo que lhe pergunta:- E aí, João! O padre o absolveu?- Não. Mas me deu três dicas incríveis!

Março/2013 - 2ª Quinzena ALÔ CIDADÃOwww.logosimobiliaria.com.br - Tel.:(31) 3852-3299 11Médio Piracicaba

A cidade de Barão de Cocais receberá uma verba de aproximada-mente R$99.000,00 a ser investida na Edu-cação e no Transporte escolar de alunos da rede municipal.

Segundo o Presi-dente da Câmara de Ba-rão de Cocais, o verea-dor Sebastião Eustáquio dos Santos (PTB) que contou com a participa-ção do vereador Waldir Rosa de Oliveira (PR), para a viabilização do recurso junto ao Depu-tado Estadual João Vitor Xavier (PRP), a parceria entre Legislativo e Exe-cutivo é muito impor-tante para a aquisição

de benefícios para a população: “A parceria entre o trabalho da Câ-mara e o Poder Execu-tivo Municipal além de promover a qualidade

de vida, facilita a busca de maiores benefícios, para atender os anseios da população de Barão”, finalizou.

Vereadores conseguem verba para Educação de Barão de Cocais.

Recursos para Educação foram liberados por intermédio do Deputado Estadual João Vitor Xavier (PRP).

Foi oficializada no dia19 de março, a entre-ga de uma ambulância zero km, para a cidade de Barão de Cocais. A chave do veículo foi entregue pelo Secretário de Estado de Esporte, Juventude e Políticas Sobre Drogas, Eros Biondini, responsável pela aquisição.

O veículo vai cola-borar na melhoria dos serviços de saúde do município, nos aten-dimentos de urgência e emergência. Foram entregues também, di-versos kits esportivos, e ainda, a assinatura de convênio de recurso, no valor de R$ 80.000,00 reais, para serem usados na área de esporte do município, solicitados também pelo Secretário junto ao Governo do Estado.

A cerimônia reali-zada na Praça de Nossa Senhora Aparecida, contou com presença

de autoridades como o ex-prefeito, Geraldo Abade, Vereadores e Júnior do Carmo, da Assessoria Parlamen-

tar da Cemig, assim como funcionários da Prefeitura, represen-tantes de empresas, comércio e população.

Barão de Cocais recebe nova ambulância

Na tarde de terça-feira (19), o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Car-los Noronha Bicalho, juntamente com outros prefeitos, participou de uma audiência com o governador Antônio Anastasia, na cidade Administrativa.

O objetivo do en-contro proposto foi o acolhimento das solici-tações dos municípios pelo governo do esta-do, em reunião direta com o governador.

Além de outras reivindicações, An-tônio Carlos cobrou agilidade na solução definitiva para o au-

mento da capacidade de energia no muni-cípio devido a grande demanda ocasionada pelos investimentos em infraestrutura e desenvolvimento. “A

solução definitiva é a construção de uma subestação de energia para atender exclusiva-mente São Gonçalo do Rio Abaixo”, ressaltou o prefeito.

Antônio Carlos faz reivindicaçõesao governador Anastasia

Antônio Carlos junto ao governador Anastasia e ao deputado estadual Gustavo Valadares.

Pelo terceiro ano consecutivo, produtores rurais de São Gonçalo do Rio Abaixo recebe-ram remuneração pelo cercamento de nascentes, através do projeto “Cer-car para Não Secar”. A solenidade ocorreu na noite de sexta-feira (22), no Centro Cultural e en-cerrou as comemorações da Semana da Água.

Antes de receberem o pagamento, os produ-tores assistiram a apre-sentação dos principais projetos da Secretaria Municipal de Meio Am-biente para melhorar a quantidade e a qualidade da água no município. Entre as ações estão a produção de sabão eco-lógico feito com óleo reciclado, implantação de fossas sépticas nas co-munidades rurais, apro-veitamento econômico sustentável do côco de macaúba e demarcação da Área de Proteção Am-biental (APA).

Em seguida, 52 pro-dutores foram remune-rados pelo cercamento de 235 nascentes geo-referenciadas em 2012. Outros 77 produtores que tiveram as nascentes ca-dastradas em 2010/2011 foram remunerados no final do ano passado.

O pagamento foi fei-

to por unidade de nas-cente e também pela área cercada ao redor da mes-ma. Antes de receberem, os produtores assinaram um termo se comprome-tendo em manter a área preservada.

No total, São Gonça-lo do Rio Abaixo possui 478 nascentes geore-ferenciadas e cercadas em uma área total de 338,9 hectares. O valor investido neste projeto é proveniente do ICMS Ecológico e do Fundo de Gestão Ambiental do município.

IncentivoO pagamento por

serviços ambientais é uma forma eficiente de incentivar a preser-

vação ambiental, uma vez que concilia ativi-dades de preservação com geração de renda, principalmente no meio rural onde, geralmente, a manutenção de áreas preservadas é encarada como prejuízo pelos pro-dutores que tem sua área produtiva diminuída por reserva legal e de preser-vação permanente. Para que o produtor receba o benefício, as nascentes devem estar cercadas e passar por vistoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Em 2012, o projeto recebeu o Prêmio Mi-neiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, da Associação Mineira dos Municípios (AMM)

Mais 52 produtores recebem pagamento,pelo cercamento

de nascentes

A produtora Maria Silva Figueiredo, moradora do Timirim recebeu o cheque das mãos do prefeito Antônio Carlos

Com o lema: A cor-rente da vida precisa da sua participação.

Barão de Cocais vai receber no próximo sá-bado, dia 06 de abril, mais uma vez, a visita do Hemominas, numa

parceria com a Prefeitura Municipal, para reali-zação da Campanha de Doação de Sangue 2013.

As pessoas interessa-das em participar pode-rão se dirigir ao Hospital Municipal Waldemar das

Dores, onde acontecerá a coleta. O horário será de 08:00 às 16:00 horas.

Os doadores podem fazer também o agenda-mento para sua doação. Mais Informações pelo telefone: 3837 – 7637

Barão de Cocais realiza Doação de Sangue no próximo sábado

Sebastião Eustáquio dos Santos ( PTB ) presidente da Câmara municipalde vereadores de Barão de Cocais

Ambulância vai colaborar nas melhorias da saúde, nos atendimentosde urgência e emergência.

O secretário de Estado de Esporte, Eros Biondini e demais autoridadesmunicipais marcaram presença no evento.

Foto: Carlos Coelho ACOM.PM/SGR

ACOM.PM/SGR

Março/2013 - 2ª Quinzena12 ALÔ CIDADÃO www.logosimobiliaria.com.br - Tel.:(31) 3852-3299

A prisão não são as grades e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência!

De 23 a 24 de Março passado, o MC Águia Estradeira reuniu centenas de motociclistas na Praça Central Enriqueta Rubim para prestigiarem o seu 9º Aniversário junto com o 5º Encontro de Motociclistas da cidade de São Gonçalo.A festa além de reunir muita gente bonita, contou com bandas qualificadas e músicas de primeira qualidade.Além de muito rock, não podia faltar o tradicional churrasco 0800,entrega de troféus e o prazer de reencontrar os amigos e fazer novas amizades.

5º Encontro de Motociclistas deSão Gonçalo do Rio Abaixo

Fotos: Johnny Balla Fotografia

Essa dupla Mariléia Miranda e Zé Geraldo Do Espinhaço com garra,determinação e

coragem,apresentam de 2ª a 6ª o Programa mais ouvido pela população monlevadense nos horários de 11:00 ás 13:00hs.

Quem não quiser ficar no “Pau da Goiaba” é só saberse comportar socialmente

que essa dupla está sempre antenada com o seuPrograma

Na Boca Do Povo!

Tapete vermelho para o meu amigo Marcos Henrique Oliveira, mais conhe-cido como Johnny Balla, morador da cidade de Santa Luzia/MG, que aniver-saria dia 30 de Março.Deixo de público meus sinceros parabéns a você e de toda a equipe do Jornal Alô Cidadão!

Meus parabéns vai para Nininha Sant’Ana quecomemorou mais uma

passagem de aniversáriodia 28 de março!

Aniversário

Do hebreu Peseach, Páscoa sig-nifica a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cris-tianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - “deste mundo para o Pai”, da “morte para a vida”, das “trevas para a luz.”

Uma Páscoa achocolatada e ilu-minada a todos vocês!

Páscoa!

Infelizmente a nossa cidade ainda carece de cuidados começando pela área da saúde. Concordo que festas não deveriam ser priori-dades em uma cidade que por onde se passa há mato,pessoas dengosas,ratos,cobras já entrando em residências baratas no Pronto Socorro,ataques de carrapatos dentre tantas coi-sas que me faz privar de receber alguns amigos visitantes de outra cidade,pois me envergonho da cidade que tanto amo.Continuo a amando e acreditando que o nosso atual administrador ainda vai acordar, porque já passou da hora de começar a arregaçar as mangas.Foram muitas promessas a um rostinho bonito.O dinheiro do IPTU é para ser revertido em benefícios para a população,ou não?Pronto falei!

Monlevade dengosa!

Telefone do Ponto de Táxi

3851 1707

top related