igeja dos remedios

Post on 13-Jul-2015

548 Views

Category:

Design

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Feito por:Jéssica Barbosa Lucas SantosMateus Lima

9°C

A Igreja Nossa Senhora dos Remédios se localiza no centro de Manaus entre a Rua Miranda Leão e Rua dos Andradas.

Foi inaugurada no ano de 1879.

  A igreja atual, em estilo neoclássico, com influência

do renascentismo italiano, foi construída no inicio do século XX e teve sua planta elaborada pelo italiano Filintho Santoro, dando-lhe a aparência monumental que apresenta atualmente.

 

No século XX Lourenço Amazonas informa que a capela de Nossa Senhora dos Remédios foi fundada pelo Major Joaquim do Paço, que assumiu o governo em 1818, mas uma manifestação popular denominada “revolução da independência”, esta construção foi destruída pela população.

Em 1850,quando passou por Manaus,o naturalista Alfred Wallace observou que as duas igrejas existentes, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a capela dos Remédios, eram “muito pobres e bem inferiores a de Santarém”. Naquele ano, a igreja Matriz foi destruída por um incêndio e a capela dos Remédios passou a substituí-la nos cultos religiosos.

 

Em abril de 1852, o presidente da província, João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, lamentava a distancia em que estava localizada a capela dos Remédios, a “quase um quarto de léguas da cidade”, e no “tempo de cheia” a única maneira de chegar a ela era através de pequenas canoas “com eminente risco de perda de vida” ou por uma estrada “ainda mal preparada” que tornava mais longa e demorada a distancia.

Em 26 de janeiro de 1857, o presidente João Pedro Dias Vieira anunciava terem levantado uma torre na igreja, mas as chuvas não tinham ainda “consentido” fazer os últimos rebocos. O interior do prédio estava totalmente redecorado,tendo sobre a entrada principal um coreto para musica e ao lado do altar-mor uma tribuna.

Em 1863 a Assembléia liberou a quantia de 2:000$000reis para obras na igreja e no relatório de 25 de março de 1870, o presidente J.Wilkens de Mattos informava que a igreja encontrava-se transformada,pouco faltara para “considerar uma completa reedificação”,pois as obras “tornaram-na mais espaçosa,clara e arejada”.

Mas cinco anos depois destas obras,a igreja já necessitava de novos reparos e em 16 de março de 1875 ,o vice-presidente Monteiro Peixoto comunicava ter mandado reparar a torre da igreja “que começara a desabar em conseqüência das muitas chuvas”caídas nos primeiros meses do ano anterior.

Em fevereiro de 1833,quando Enersto Mattoso passou pela cidade,a Igreja dos Remédios estava em obras, e em maio daquele ano, a Assembléia liberava 20:000$000 réis para a continuação da obra. Em 1885,discutia-se,novamente,na Assembléia,a liberação de 250:000$000 réis para serem empregados “com a construção da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios”,de acordo com o plano e novo orçamento aprovados.

  Em março de 1889, o vigário da paróquia participava ao

presidente que o prédio encontrava-se em estado pouco seguro e solicitava a nomeação de uma comissão para averiguar. Em 25 de abril daquele mesmo ano, o presidente Oliveira Machado mandou que o diretor das Obras Públicas organizasse e remetesse ao Tesouro Provincial o orçamento das despesas, ficando o diretor autorizado a mandar executar os trabalhos depois de arrematados.

Um dos raros documentos a auxiliar nesta tarefa é uma fotografia reproduzida no álbum promocional publicado em 1893, sob o titulo The City of Manas and the Country of Rubber tree. A aparência da igreja era muito singela e não apresentava nenhum elemento arquitetônico destacado. A construção tinha somente um pavimento e na fachada quatro janelas e umas porta.

Sobre a cornija sem platibanda, erguia-se um frontão triangular com um óculo e, na parte posterior do prédio, erguia-se uma parede com a altura de dois pés-direitos; provavelmente executavam obras de ampliação, alem de uma das paredes da torre, que atualmente se encontra no local.

 

top related