identificação / 1º período (2011/12)

Post on 04-Jun-2015

1.425 Views

Category:

Education

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

A identificação dos alunos é uma das componentes do seu caderno diário. Trata-se de um trabalho que pode ser desenvolvido num só momento, ir sendo construído, ou, até, substituído. Todos os produtos produzidos constam do Caderno Diário, em espaço criado para o efeito. Autora: Leonor Ferreira (8ºA)

TRANSCRIPT

Identificação

Leonor Constâncio Ferreira

“O céu apresenta variados tons de azul claro… Corre um leve vento, e o sol está escondido!

A praia está quase deserta… A areia molhada e as grandes ondas formam de, certa forma, uma paisagem bonita.

São poucas as pessoas que por aqui andam, e a maior parte está apenas de passagem…

Uma rapariga está sentada à beira-mar… Está a ler e a ouvir música… Parece estar a gostar de ali estar. À sua volta não está ninguém… Apenas ela…

Voo até ela (sim, voo!), sou uma pequena borboleta… Os humanos intrigam-me… Acho que a vou seguir! Vou passar com ela algum tempo… Vou descobrir mais sobre ela! Muito mais…

Ela passa ali ainda algum tempo…Depois levanta-se calmamente, e corre

até ao carro, onde alguém a espera. Provavelmente a mãe, penso eu. Eu atiro-me lá para dentro… Aquilo até é confortável… E a música é do meu agrado… O que não me agrada lá muito é a voz da rapariga… Ela sabe a letra, mas talento para cantar? Bem, isso não tem lá muito…

Alguns minutos depois, chegamos a uma casa. Provavelmente a casa dela!

Em casa, estão outras duas pessoas: um homem e um rapaz, provavelmente nos seus… (vou apostar em) dez anos!Naquela noite, tudo decorre normalmente. Depois do que me pareceu serem os trabalhos de casa, a rapariga (que descobri chamar-se Leonor! Nome estranho, na minha opinião! Mas quem sou eu neste mundo de humanos?!) “acede” a uma coisa que dá pelo nome de facebook… É uma novidade para mim, mas a verdade é que ela se parece divertir lá! Achei, digamos, interessante.

Chega a hora de ir dormir!Hoje é noite de Lua Cheia! Oh, como

eu adoro noites de lua cheia…A rapariga (vou continuar a tratá-la

por rapariga, apesar de já lhe conhecer o nome) parece gostar também porque, depois de toda a gente apagar a luz e se ir deitar, ela levanta-se de mansinho e sem fazer barulho, abre as portadas e fica sentada durante largos minutos a olhar o céu… Parece pensativa… O que será que lhe vai na mente?

Finalmente, ela decide ir dormir…

Fico a observá-la… De olhos fechados, ela dorme pacificamente… Será que está a sonhar?

Bem, isto assustou-me! Parece que ela me ouviu, porque acenou com a cabeça… Ou talvez não! Talvez também eu esteja a sonhar! Não, não posso! Nós não sonhamos…

Não sei… Acho que vou dormir também.

Sete e meia da manhã! Estou farta do barulho irritante (muito irritante, aliás!) do despertador dela. Está a tocar dês das 7 horas! Mas ela não parece ouvir, nem muito menos, preocupada em desligá-lo!

A mãe (finalmente!) vem acordá-la e mandá-la desligar o despertador…

A rapariga não está com a mínima vontade de sair da cama… E a verdade é que, tenho que admitir, aquela caminha é bem confortável!

Ao abrir o roupeiro, fica largos minutos a olhá-lo… Provavelmente, não sabe o que escolher! Eu também não saberia, no lugar dela… Ainda bem que nós só temos uma e uma só roupa!

Tempos depois, está vestida, penteada e de mala às costas. Mas a cara de sono ainda não passou! Hilariante! Naquela casa, têm todos essa cara de sono. Deve ser de família, talvez…

Escolinha! Chegámos a escola! Sim, é a primeira vez que entro numa escola de humanos… Parece-me extremamente interessante, na verdade…

Tantas pessoas! Dezenas, centenas de alunos…

A primeira coisa que ela faz é cumprimentar as amigas… Depois, dirige-se aos cacifos (uma coisa realmente interessante, com uma coisinha brilhante a proteger, chamada cadeado! Gostei desta coisa…)

E tocou! A campainha é parecida com a nossa… A pouco e pouco vai diminuindo o número de alunos que por ali anda…

A rapariga, no entanto, continua ocupada a conversar com os amigos… Do que será que eles tanto falam?

Depois entram numa sala gira, aliás, muito gira! Tem vários desenhos e cartazes cheios de dedicatórias e corzinhas…

Entra então uma figura que suponho que seja o professor! Todos se sentam.

Começam a trabalhar após instrução do professor.

E a conversar… Não entendo muito daquilo que eles dizem, mas ouço-os rir tantas vezes que suponho que sejam assuntos divertidos!

Fazem desenhos giros de Natal… Alguns deles estão muito belos… A rapariga não tem muito talento para o desenho... E não me chamem “mau”, é a verdade! Ela não tem mesmo talento nenhum…

Depois toca outra vez! É giro, isto estar sempre a tocar… Não faço a mínima de ideia de quanto tempo passou, mas eu diverti-me. Ri-me tanto! Vocês nem imaginam, amigos! Eles têm risos tão cómicos…

No intervalo, juntam-se em grupinhos…

A rapariga está com três raparigas e cinco rapazes… Parecem estar a dar continuação à diversão da aula em que estiveram…

O dia continua! Passam minutos, dias,

semanas…E a verdade é que já estou na

vida dela há quase três semanas…Já a conheço muito bem… E

(barulho de tambores!) já consigo perceber tudo o que ela diz! Estou tão feliz… Bem, tudo não! Há uma palavra que ainda não entendi qual o significado: LOL! Mas afinal, o que é isso?

Já lhe descobri vários sonhos, vários gostos…

É doida por gelados, chocolates, crepes e os bolos da avó!

Gosta de sumos de laranja, de Ice Tea…

Gosta muito de arroz, lasanha, bifes, pizzas, bacalhau com natas…

Gosta de ver séries criminais (aliás, gosta mesmo muito! E eu também já comecei a desenvolver esse interesse. São programas em que se pode aprender muito). Além disso, vê muitos filmes musicais…

Vê uma série chamada “Glee”, da qual eu não gostei muito, mas ela parece divertir-se bastante a vê-la.

Gosta de futebol, de matraquilhos, de ténis e de basquetebol.

Vi que as disciplinas pelas quais mostra mais interesse são História e Geografia…

Passa muito tempo a ler… E parece gostar de o fazer…

Gosta de teatro e de ouvir música…

Descobri muitas outras coisas sobre ela, mas vou deixá-las por contar, porque agora vou contar um momento a que assisti e do qual gostei muito.

Aqui celebram o Natal! O Natal! E porque é que isto é divertido? Porque cá ele montam uma árvore de Natal e fazem o presépio…

E a rapariga pareceu gostar bastante de o fazer com a mãe e o irmão… Tenho a certeza de que dão bastante importância a esta época…

Na próxima semana vai ser a noite de Natal, estou bastante ansioso! Ouvi dizer que eles fazem trocas de presentes e isso é interessante!

Até lá, divirtam-se humanos! Façam muitas comprinhas, comam muitos doces e passem uma óptima noite de Natal!

Boas festas humanos!

PS: Volto depois do Natal para vos continuar a contar a minha história.”

top related