[fejemg] modelo de orientação - eventos

Post on 31-Jan-2016

213 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Modelo de Orientação para participação de eventos em termos de representação da Federação de Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais

TRANSCRIPT

Modelo de orientação em eventos

Este documento objetiva orientar a participação dos representantes da FEJEMG nos eventos. Faz-se necessário esclarecer que, dependendo da forma de participação do membro (visitante, palestrante), as sugestões listadas abaixo tornam-se flexíveis.

1) Objetivo

Primeiramente, é preciso ter certeza do que se deseja alcançar. Para evitar tratar o evento como “ponto de venda” da imagem da FEJEMG, o membro deve vê-lo como um lugar que concentra oportunidades de curto, médio e longo prazo.

De acordo com as necessidades da Federação, deseja-se contactar empresas que possuem algumas características, como por exemplo:

Negociação de possíveis recursos financeiros;

Empresas com valores semelhantes à FEJEMG;

Empresas que agreguem valor através de cursos, orientações, divulgação, indicações, participação em eventos da federação, e benefícios correlacionados.

Visando os futuros eventos a serem mapeados pela assessoria, é importante avaliar se o evento possui edições periódicas e se os stakeholders abordados, participam de outros eventos dentro da área, de tal forma que possamos gerar nossos contatos através de possíveis indicações.

2) Pré-evento

Ao participar, é necessário avaliar se o evento se encaixa no sistema de avaliação. Depois de avaliado, o participante deve buscar informações, como por exemplo, público alvo, volume de pessoas, expositores previstos, etc.

A análise do evento mapeado deve suprir os seguintes interesses: apresentação da FEJEMG (formato de participação), networking, aproximação com stakeholders, capacitação de recursos financeiros e/ou aproximação com EJs não federadas.

É de responsabilidade da assessoria de eventos, oferecer ao membro da FEJEMG todo treinamento necessário para a representação no evento. Este treinamento deve ser ministrado com antecedência e, posteriormente, auditado.

3) No evento

É imprescindível que:

O membro participante esteja afinado com os valores, missão e objetivo da FEJEMG;

O membro tenha conhecimento dos benefícios da parceria FEJEMG (descrito no caderno de apresentação);

Obs.: É de responsabilidade da assessoria de eventos, capacitar o membro representante para os dois tópicos acima.

Procure adquirir o maior número de contatos relevantes possíveis, caso necessário, peça a um terceiro que lhe apresente ao parceiro que deseja abordar;

Colete dados importantes, como por exemplo, nome, cartão de visita, telefone, e-mail, etc – essas informações serão cruciais para o contato contínuo com o futuro parceiro.

Não seja obsessivo na abordagem. Inicie uma conversa normalmente e guie o diálogo para uma apresentação informal, a princípio.

Tenha atenção ao representar o nome da FEJEMG. Postura, serenidade, profissionalismo e naturalidade são essenciais no primeiro contato.

4) Pós-evento

É de responsabilidade do Gerente de Eventos enviar o “Relatório de Atuação em eventos” para o membro participante, em no máximo, dois dias após a data do evento. Este relatório deve ser preenchido e arquivado no DropBox da Assessoria de Eventos em até, no máximo, uma semana após o término do evento.

Os membros da assessoria deverão, através do Relatório de Atuação, avaliar a participação do membro no evento e quais os maiores benefícios trazidos à FEJEMG.

Cruzar as necessidades da FEJEMG e dados qualitativos (percepção da organização, imagem agregada à empresa, objetivos organizacionais) podem garantir um vínculo mais eficaz e confiável. Ainda assim, o contato regular por e-mail, pode ser uma fonte de manutenção de diálogo importantíssima.

Considerações Finais

Ao mapear o evento, é de responsabilidade da assessoria avaliar os critérios de priorização. Segue descrito abaixo o sistema de avaliação, citado no item número 2 deste documento:

1) Apresentação formal da FEJEMG:

Participação como palestrante; Apresentação formal da instituição.

2) Aproximação com EJs não federadas:

Trabalho em cima de nossos pilares

Fomento e orientação; Suporte;

Integração e alinhamento;

Regulamentação;

Representatividade.

3) Aproximação com stakeholders:

Possibilidade de contato relevante com parceiros, governo, IES e/ou EJ federada.

4) Networking:

Contato com potencias parceiros, contatos relevantes para subsídio a projetos da FEJEMG (planos de ação, EMEJ ou Prêmio FEJEMG), contato com ponteciais geradores de projetos para as empresas federadas.

5) Captação de Recursos Financeiros:

Geração de prospect para a área de negócios.

6) Aparição na mídia:

Repercursão do evento na mídia, relevância da exposição.

A avaliação é feita pela Assessoria de Eventos, entretanto, qualquer membro possui a liberdade para questionar e tirar suas dúvidas.

É muito importante também, que os representantes tragam sugestões e/ou críticas de todo o processo, desde o planejamento de participação no evento até o fim do mesmo.

top related