eua final do século xix e início do século xx. american way of life... no final do século xix, a...

Post on 18-Apr-2015

110 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

EUAfinal do século XIX e início do século XX

American way of life...

No final do século XIX, a sociedade norte americana vivenciou um profundo desenvolvimento econômico em função uma política de protecionismo alfandegário; das enormes reservas de recursos naturais...

...da abundante oferta de mão-de-obra fruto da imigração; da expansão das estradas de ferro, da navegação e da grande oferta de produtos agrícolas.

Foram significativos os investimentos do Estado em pesquisas:tecnológicas – telégrafos, máquina de escrever, comida enlatada, a vulcanização da borracha, usinas hidroelétricas, o telefone, etc.

industrialização de objetos de consumo como o automóvel, o avião, o rádio, a máquina fotográfica, etc.

Após a Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos ostentavam o título de maior potência econômica mundial.

Era o início da sociedade de consumo e da explosão do jazz, do ragtime, do charleston, da indústria cinematográfica, do rádio e do moderno disco de vinil.

Mudaram os comportamentos:

As mulheres conquistaram o direito de voto,

de trabalhar fora de casa, de fumar e de beber...

de ir as universidades, de cortar os cabelos curtos, namorar, dirigir, escrever e falar sobre a emancipação feminina.

A expansão do setor industrial norte americano ocorreu com a utilização da máquina em grande escala. De 1870 até a crise de 1929, a energia instalada nas fábricas norte americanas aumentou cerca de 2000%, dando origem aos grandes grupos monopolistas.

2. A luta de classe: a união faz a força?

O resultado final desse desenvolvimento foi o brutal processo de exploração da mão-de-obra do proletariado daquele país revelando os antagonismos de interesses entre operários e patrões, contribuindo na criação de organizações de representação e defesa dos trabalhadores.

A Federação representava os trabalhadores especializados. Reivindicavam melhores salários, diminuição da jornada de trabalho, contrato de trabalho escrito e melhores condições de trabalho.

Federação Americana do Trabalho – Organização fundada em 1886, reunia vários sindicatos. Por estar ligada aos grupos de trabalhadores qualificados adotava uma posição um tanto elitista.

Independent Workers of the World – Trabalhadores Industriais Mundiais fundada em 1905, por grupos anarquista e socialistas, defendiam um sindicalismo revolucionário e o fim do capitalismo. Defendiam que a greve era o principal instrumento de luta dos trabalhadores.

Em 1919, apesar de uma longa história de perseguição policial, foi fundado nos EUA o Partido Comunista.A Lei Sheramn de 1890, o Taylorismo e a produção em série.

Em maio de 1886, em Chicago a polícia matou vários grevistas. No dia seguinte, houve uma grande manifestação de protesto. Aproveitando-se da situação grupos de provocadores patrocinados pelos patrões jogaram bombas sobre os policiais que responderam atirando contra a multidão. Alguns dos lideres operários foram presos e enforcados.

A luta dos trabalhadores norte americanos

A partir daí, em todo o mundo, o dia primeiro de maio passou a ser lembrado como o Dia internacional de Luta da Classe Trabalhadora.

Em 8 de março de 1908, por ocasião de uma greve na Indústria Têxtil Machine Cotton, foram assassinadas 129 operárias que reivindicavam o direito de voto e a regulamentação do trabalho feminino. Esse dia ficou conhecido como o Dia Internacional da Mulher.

Dia Internacional da Mulher.

Até a próxima aula...

Professor Ulisses Mauro Lima

Fim

top related