estÁgio supervisionado no curso de formaÇÃo de … · ppt file · web view2008-12-03 ·...

Post on 09-Dec-2018

214 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DO COTIDIANO ESCOLAR A

PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Área: PedagogiaProfessora PDE: Joice Estacheski (Ponta Grossa)

Professora Orientadora IES/UEPG: Profª Ms. Marjorie Bitencourt Emílio Mendes

JUSTIFICATIVA Função primeira da escola é a garantia da

apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade .

Tal objetivo será alcançado na medida em que o agente mediador entre o conhecimento e o indivíduo que aprende, ou seja, o professor, tenha, além de consistente fundamentação teórica, a competência para exercer sua ação refletindo sobre a mesma no processo de ensinagem.

JUSTIFICATIVA Relação teoria-prática deve ser entendida

como eixo norteador da formação docente consolidando-se como práxis educativa, objeto de estudo da disciplina de estágio supervisionado.

OBJETIVOS GERAIS Garantir o estudo dos problemas de

aprendizagem no Curso de Formação de Docentes, através da pesquisa e da análise dos mesmos, nas escolas campo de estágio, na disciplina de Estágio Supervisionado.

OBJETIVOS GERAIS Propiciar a discussão a respeito da

necessidade do estudo dos problemas de aprendizagem na disciplina de estágio supervisionado do curso de formação de docentes, a fim de que se efetive a função social da escola.

OBJETIVOS GERAIS Articular a efetivação da práxis pedagógica

através da instrumentalização teórica do futuro professor, bem como através de observações diretas realizadas em campo de estágio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Participar das atividades do Programa de

Desenvolvimento Educacional (PDE), promovidos pela SEED e IES, com o intuito de análise crítica das necessidades educacionais atuais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Socializar as Diretrizes Curriculares que

subsidiam a proposta curricular do Curso de Formação de Docentes a nível médio, da Rede Estadual de Ensino do Paraná, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da Disciplina de Estágio Supervisionado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Refletir, através dos grupos de estudos,

sobre os encaminhamentos necessários a serem adotados no Curso de Formação de Docentes em Nível Médio, tendo em vista a formação do profissional comprometido com a transformação da realidade social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Instrumentalizar teoricamente o futuro

professor, bem como os professores da disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Formação de Docentes em nível médio, a respeito dos problemas de aprendizagem comuns na escola de educação básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Produzir material didático-pedagógico a fim de

subsidiar tanto a implementação deste plano de trabalho, quanto a compreensão por parte de alunos e professores do Curso de Formação de Docentes em nível Médio, a respeito da necessidade de efetivação da práxis pedagógica,sendo a disciplina de Estágio Supervisionado um campo propício para tal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Desenvolver tutoria através dos Grupos de

Trabalho em Rede, a respeito da temática proposta, buscando discutir, refletir e propor encaminhamentos para a efetivação da práxis pedagógica nos Cursos de Formação de Docentes em Nível Médio, através da Disciplina de Estágio Supervisionado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Implementar este plano de trabalho, junto

aos educadores e alunos do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Disciplina de Estágio Supervisionado, no Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez, de forma a garantir a articulação entre teoria e prática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Produzir artigo final, retratando a análise e

o desenvolvimento do trabalho proposto, com o intuito de compartilhar os resultados com os demais educadores da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

O professor PDE responsável contará com um grupo de aproximadamente 15 alunas do Curso de Formação de Docentes das diferentes séries e modalidades, as quais deverão realizar estágio de observação participativa com o intuito de coletar dados sobre as dificuldades de aprendizagem nas classes dos anos iniciais da educação básica.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

As observações serão registradas em um diário de bordo para fundamentar as reflexões, discussões e encaminhamentos que realizar-se-ão na forma de grupos de estudo nas dependências do Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez, nos quais serão sugeridas leituras de aprofundamento referentes às diferentes dificuldades abordadas.

CRONOGRAMA Elaboração do projeto de pesquisa Encontros de orientação com professor da UEPG Coleta de dados Elaboração de material didático Discussão sobre o material didático no GTR Implementação da proposta de trabalho na escola

pública Cursos e atividades nas IES Encontros de área Produção de artigo científico final

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMARO, D.G. Cotidiano e Educação Inclusiva: A aprendizagem de crianças com deficiências na escola regular. São Paulo: USP/Instituto de Psicologia, 2003.

AMARO, Deigles G., MACEDO Lino de. Observação do aluno no cotidiano escolar: uma necessidade para a prática inclusiva. In: SCOZ, Beatriz J. L. Psicopedagogia: Contribuições para a Educação Pós - Moderna. São Paulo: Vozes, 2003.

ARCO-VERDE. In: PARANÁ. Proposta Curricular para o Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais na Modalidade Normal. Curitiba: SEED, 2005.

AZEVEDO, Cleomar. Psicopedagogia e Alfabetização: Um processo de mobilização social. In: SCOZ, Beatriz J. L. et al. Psicopedagogia: Contribuições para a Educação Pós - Moderna. São Paulo: Vozes, 2003.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BLEGER, J. Temas de Psicologia: entrevista e grupos. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Bolda, Adriana S et al. Psicopedagogia: Diversas faces, múltiplos olhares. São Paulo: Olho d’água, 2003.

BORGES, Aglael L. O movimento cognitivo-afetivo-social na constução do ser. In: SARGO, Claudete. A práxis psicopedagógica brasileira. São Paulo: ABPp, 1994.

BOSSA, A. Nádia. Fracasso Escolar: Um olhar Psicopedagógico. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

BRANDÃO,Ayéres. Formação de professores para a Educação Inclusiva num Recorte da Psicologia Analítica. In: Psicopedagogia: um portal para a inserção social. Petrópolis: Vozes, 2004.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.

CASTANHO. Marisa I.S. Memórias da escola: significados do aprender. In: SCOZ, Beatriz J. L. et al. Psicopedagogia: Contribuições para a Educação Pós - Moderna. São Paulo: Vozes, 2003.

FREIRE, Madalena. O sentido dramático da aprendizagem. In: GROSSI, E.P., BORDIN, J. Paixão de Aprender. Petrópolis: Vozes, 1992.

FELDENS, Maria G. F. Desafios na Educação de Professores: analisando e buscando compreensões e parcerias institucionais. In: SERBINO, Raquel V. et al. Formação de Professores. São Paulo: UNESP,1998.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FERNÁNDEZ, Alicia. O saber em jogo: A psicopedagogia propiciando autorias de pensamento.Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

IBARROLA, Maria de. A recente experiência mexicana de formação básica e contínua de professores. In: SERBINO, Raquel V.et al. Formação de Professores. São Paulo: UNESP,1998.

MACEDO, L. de. O Cotidiano na sala de Aula. São Paulo: USP/Instituto de Psicologia, 2001.

MELLO, Guiomar Namo de. Magistério de primeiro Grau: da competência técnica ao compromisso político. São Paulo: Cortez, 2003.

MOYSÉS, Lúcia. O Desafio de Saber Ensinar. Campinas: Papirus, 1994. PAIN, Sara. A função da ignorância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. PAIN, Sara. Diagnóstico e Tratamento do Problemas de Aprendizagem.

Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PARGA, Márcia. O enlace desejo-inteligência na aprendizagem. In: Sisto, Fermino F. et al. Dificuldades de Aprendizagem no Contexto Psicopedagógico. Petrópolis: Vozes, 2001.

PATTO, Maria Helena S. A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A. Queiroz, 1990.

PENIN, Sônia. O Cotidiano da Escola: a obra em construção. São Paulo: Cortez, 1989.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez. 1997.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SCOZ, Beatriz J. L. Psicopedagogia: um portal para a inserção social. Petrópolis. Vozes, 2004.

SOARES, Dulce C. R. Indicadores para a construção de uma atuação psicopedagógica. In: BOLDA, Adriana et al. Psicopedagogia: Diversas faces, múltiplos olhares. São Paulo: Olho d’água, 2003.

top related