ed. em saude

Post on 06-Jul-2016

214 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Ed. em saude

TRANSCRIPT

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE- UNESC

GUSTAVO ANTONIO MAXIMIANO

SAÚDE COLETIVA

Proposta em grupo de educação em saúde na atenção primária coordenada por um farmacêutico.

Tema: Prevenção e cuidados com a dengue.

Proposta: Montar um grupo entre 10 e 15 pessoas e realizar uma roda de conversas e debates sobre a dengue utilizando a técnica dinâmica de grupo operativo, onde as pessoas presentes poderão trabalhar em conjunto e aprimorando o processo de aprendizagem, realizar uma dinâmica de prevenção no decorrer do encontro e finalizar com depoimentos das pessoas presentes, comparando o seu conhecimento antes e depois de ter participado da roda de conversas. O tempo médio para realizar todas as etapas está previsto entre 60 minutos a 1hora e meia.

Momentos:

Na chegada as pessoas serão recepcionadas com um coquetel para que possam apresentar-se e se conhecerem. Tempo previsto 15 minutos.

Após o coquetel realizar uma roda onde as pessoas se sintam confortáveis, no primeiro momento o farmacêutico realizara uma breve introdução sobre a dengue.

Introdução sobre a dengue: A dengue é uma doença infecciosa não contagiosa causada pelo vírus da dengue, são transmitidas ao homem pela picada de mosquitos hematófagos, principalmente o Aedes aegypti. Clinicamente as manifestações variam de uma síndrome viral, inespecífica e benigna, até um quadro grave e fatal de doença hemorrágica fatal.

Um tempo será aberto para que as pessoas possam se manifestar e compartilhar seus conhecimentos sobre a dengue ou de algum caso de dengue que conheça.

Realizar uma dinâmica de prevenção com o seguinte método: formar duplas onde serão distribuídas folhas e canetas para que as pessoas possam expressar seus conhecimentos de prevenção na forma de frases ou desenhos.

Alguns métodos de prevenção: manter caixas d’água sempre fechadas, remover folhas que impeçam a passagem da água nas

calhas, não deixar água parada em lajes, pneus, vasos de plantas, garrafas...

Será aberto um tempo médio de 10 minutos para apresentarem seus conhecimentos sobre prevenção.

Apresentara-se um vídeo onde mostrará a importância dos cuidados de prevenção citados na dinâmica e alguns outros adicionais. Todas estas etapas tem o intuito de conscientizar as pessoas em diminuir os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O farmacêutico responsável apresentara alguns métodos de cuidados caso alguma pessoa contraia a dengue seu e seu período pós-recuperação e medicamentos que não devem ser ingeridos no período de recuperação.

Cuidados e recuperação com a dengue: Nas 24 horas seguintes ao ser infectado é importantíssimo o controle da febre, recomendasse não ingerir bebidas alcóolicas, é necessária a hidratação de no mínimo quatro litros de líquidos diariamente, os sintomas da dengue costumam se alongar por um período de três a sete dias, dentre eles dor de cabeça, dores nas articulações, músculos e na região ocular, febre alta e muito cansaço. Recomendasse não ingerir salicilatos como ácido acetilsalicílico, e anti-inflamatório, pois possuem propriedades que interferem na coagulação do sangue e favorecem o aparecimento de manifestações hemorrágicas.

Enfermeiros e agentes de saúdes convidados apresentaram seus conhecimentos para agregar conhecimento, juntamente com o farmacêutico os três abriram um momento de perguntas para que as pessoas possam esclarecer suas duvidas referentes à dengue.

Os últimos minutos ficaram abertos para que as pessoas presentes possam compartilhar de forma organizada seus conhecimentos adquiridos no encontro e comparar com o conhecimento que tinham antes de participarem do mesmo.

O último momento ficará por conta do farmacêutico onde fará os agradecimentos finais e a conclusão do encontro, e distribuirá cartilhas informativas aos participantes.

top related