doenÇas causadas pela poluiÇÃo prof. kemil rocha sousa

Post on 07-Apr-2016

238 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

DOENÇAS CAUSADAS

PELA POLUIÇÃO

P R O F. KE M I L

RO C H A S

O U S A

INTRODUÇÃO“A poluição pode ser

entendida como qualquer alteração no equilíbrio biológico existente. É essencialmente produzida pelo homem e está diretamente ligada com o processo de urbanização da cidade.”

Resíduos sólidos hospitalares: Descartados em hospitais , clínicas, laboratórios, funerárias...

Agulha, seringas, capotes, aventais, fraudas descartáveis, membros amputados, cordões umbilicais, luvas , máscaras ...

LIXO HOSPITALAR

LIXO HOSPITALAREste tipo de material ao ser

descartado em lixões pode entrar em contato com varias pessoas principalmente catadores de latas, papeis ou garrafas, e ainda mais quando chove os objetos pequenos, como por exemplo, uma agulha pode ficar coberta por lama ou por outros materiais que tenham deslizado, então alguem pode passar por perto e ser furado. Esse lixo merece descarte certo, tem que ser recolhido por uma empresa especializada, uma vez que seu destino é o INCINERADOR.

Várias doenças podem ser contraídas ao entrar em contato com esse lixo: HIV, hepatite a, b, c, alterações cardiovasculares.

Salmonelose Bactérias

enteropatogénicas (E. cili, proteus,...)

Enterovirus, Poliomielite Hepatites virais Dermatoses

infecciosas e fúngicas Tuberculose Infecções brônquicas.

LIXO HOSPITALAR

LIXO HOSPITALAR Acidentes com funcionários: perfurações

com agulhas, lâminas de bisturi e outros materiais denominados perfuro-cortantes.

Desequilíbrio ecológico:Mercúrio- utilizado em muitos consultórios odontológicos, são biomagnificantes, ou seja, uma vez no ecossistema, irá entrar na cadeia alimentar através das algas, chegando a contaminar o homem

POLUIÇÃO VISUAL E SONORADefinição: tudo aquilo que agride a nossa

sensibilidade; influenciando nossa mente sobrepondo o psicológico sobre o físico.

Esse tipo de poluição é a que menos recebe atenção por parte do governo e das pessoas em geral, já que ela não é um amontoado de lixo.      

 

POLUIÇÃO VISUAL E SONORA

POLUIÇÃO VISUAL E SONORAViver em cidades é muito estressante. Compromissos

e horários para serem cumpridos, além do transito e das grandes distâncias a serem percorridas para se ir de um lugar a outro. Com esta vida tão interativa, as pessoas têm cada vez menos tempo para o lazer e o deixam de lado, não por opção, mas por necessidade.

Como se não bastasse o trânsito que temos que enfrentar para chegar em casa, temos que procurar em meio a faixas e cartazes o semáforo ou a placa de retorno, não deixando de ver toda a sujeira nas ruas, postes inundados de propagandas e milhares e milhares de propagandas, informações que apesar de não serem captadas vão para o nosso inconsciente e ocupam certo tempo para serem processadas, deixando-nos confusos e nervosos, desatentos e causando o stress.

POLUIÇÃO VISUAL E SONORAPara o tipo de vida que se leva nas cidades, onde o

trabalho, na grande maioria das vezes, exige mais to intelectual e da capacidade de raciocínio rápido para se tornar mais produtivo, o stress acaba nos atrapalhando muito e como se não bastasse, atrapalha também nos relacionamentos familiares.

Não é só isso, por incrível que pareça, o stress nos deixa mais exposto, na grande maioria das vezes, causa dores de cabeça, cansaço constante e, em alguns casos, baixa a resistência das pessoas abrindo caminho para doenças que afetem o corpo.

Desta forma, torna-se fácil entender porque devemos impedir que a poluição visual continue alastrando-se pela cidade e tomando conta, cada vez mais, da paisagem natural que há tempos tornou-se praticamente extinta na cidade de São Paulo..

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICAIntrodução na atmosfera de

qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades dessa atmosfera, afetando, ou podendo afetar, por isso, a "saúde" das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com essa atmosfera, ou mesmo que venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais que tenham contato com ela.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICAPela destruição da camada de ozônioPor doenças como: rinite, asma e bronquiteConseqüências: os raios ultravioletas do sol

invadiram a terra provocando graves tipos de cancros de pele

Os olhos poderão ser afetados levando a cegueiraChuvas ácidas que resultam da mistura  da

transformação  química  de certos produtos lançados  na atmosfera  pela indústria  e pelos veículos  monorizados  com o vapor da água  dando origem  a ácidos  como por exemplo ácidos  sulfúrico. A  chuva ácida  não é mais  do que  o retorno destes gases em forma de ácido para a superfície da terra.

POLUIÇÃO DA ÁGUADoenças  Agente causadorCólera  Vibrio choleraeDisenteria bacilar  Shiggella sp.Febre tifóide  Salmonella typhiHepatite infecciosa  Vírus da Hepatite do tipo AFebre paratifóide  Salmonella paratyphi A, B e CGastrenterite  Outros tipos de Salmonella, Shiggella,

Proteus sp.Diarréia infantil 

Tipos enteropatogênicos de Escherichia coli

Leptospirose  Leptospirose sp.

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

POLUIÇÃO DO SOLOO solo é parte integrante dos ecossistemas, pela

sua participação nos ciclos biogeoquímicos. A utilização de água e nutrientes é cíclica (ocorrem numa ordem determinada) desde que, retirados do solo, tais elementos retornem ao mesmo através dos ciclos biogeoquímicos.

POLUIÇÃO DO SOLO- URBANAUm dos problemas ecológicos atuais é a

despreocupação humana em relação à reciclagem. Nas áreas urbanas o lixo jogado sobre a superfície, sem o devido tratamento, é um importante causa de poluição. A presença humana, lançando detritos e substâncias químicas, como os derivados do petróleo, constitui-se num dos problemas ambientais que necessitam de atenção das autoridades públicas e da sociedade.

POLUIÇÃO DO SOLO- AGRÍCOLA Uso indevido de agrotóxicos. Técnicas arcaicas de produção (a exemplo do

subproduto da cana-de-açúcar, o vinhoto; dos curtumes e a criação de porcos).

Inseticidas usados no combate às pragas prejudicam o solo, a vegetação e os animais. Ex: DDT.

Uma das formas de se lidar com os resíduos urbanos é a destinação de locais de depósito para os mesmos, denominados aterros. Nestes lugares todo o lixo urbano é depositado, sem qualquer forma de tratamento ou reciclagem.

  Alergias  Ancilostomose

(amarelão)  Teníase  Intoxicações Alimentares  Ascaridíase  Cancro  Desenvolvimento

cerebral  Defeitos neurológicos  Congênitos  Leptospirose  Cólera

ATERROS SANITÁRIOS

http://sdgl.no.comunidades.net/index.php?pagina=1343184576

Valeu demais!KBÔ!

FONTE

top related