do governo de eurico gaspar dutra à josé sarney

Post on 11-Jul-2015

127 Views

Category:

Education

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Professora Maida Marciano

Governo Eurico Gaspar Dutra (1946-51)Governo Eurico Gaspar Dutra (1946-51)

Vargas renuncia em 1945 Vargas renuncia em 1945 Dutra é empossado no dia 31 de Dutra é empossado no dia 31 de

janeiro de 1946janeiro de 1946 Continuação do poder das forças do Continuação do poder das forças do

Estado NovoEstado Novo Dispensa o recurso do apelo a classe Dispensa o recurso do apelo a classe

trabalhadora trabalhadora

UDN PSD PTBConservadores Progressistas

-Membros da elite antivarguista.-Liberalismo econômico (não intervenção do Estado).-Conservadorismo político e econômico.-Reacionarismo social.

-Membros da elite varguista.-Mais próximos da UDN do que do PTB.

-Sindicalistas e operários varguistas.-Nacionalismo econômico.-Modernização econômica.-Liberalismo político.-Reformismo social.

Governo Eurico Gaspar Dutra (1946-51)Governo Eurico Gaspar Dutra (1946-51)

Constituição de 1946Constituição de 1946 (a quinta do (a quinta do país): semelhante à Constituição de país): semelhante à Constituição de 1934, estabelecia também que a 1934, estabelecia também que a eleição para presidente e vice seriam eleição para presidente e vice seriam separadas.separadas.

Outros aspectos políticos: vigilância Outros aspectos políticos: vigilância sobre os sindicatos e extinção do sobre os sindicatos e extinção do PCBPCB (1947). (1947).

PRINCIPAIS REALIZAÇÕESPRINCIPAIS REALIZAÇÕES

19461946 Promulgação da quinta Promulgação da quinta constituição do Brasilconstituição do BrasilCriação Serviço Social da Criação Serviço Social da Indústria (SESI) Indústria (SESI) Criação Serviço Social do Criação Serviço Social do Comércio (SESC)Comércio (SESC)Criação do Estado-Maior GeralCriação do Estado-Maior Geral

19471947 Rompeu relações diplomáticas Rompeu relações diplomáticas com a União Soviéticacom a União Soviética

Política econômicaPolítica econômica::-não intervenção do Estado;-não intervenção do Estado;-abertura do Brasil ao capital -abertura do Brasil ao capital

internacional;internacional;-congelamento de salários (para o -congelamento de salários (para o

controle inflacionário);controle inflacionário);-empréstimos externos e -empréstimos externos e

ampliação da dívida ampliação da dívida internacional.internacional.

Plano Plano SALTESALTE:: Saúde, Alimentação, Saúde, Alimentação, Transporte e Energia Transporte e Energia → → projeto projeto paliativo para sanar os problemas paliativo para sanar os problemas econômicos e sociais.econômicos e sociais.

Missão AbbinckMissão Abbinck:: comissão formada comissão formada por economistas brasileiros e por economistas brasileiros e estadunidenses, que estudava estadunidenses, que estudava formas do Brasil adaptar-se ao formas do Brasil adaptar-se ao modelo econômico dos EUA.modelo econômico dos EUA.

Guerra Fria governo adotou Guerra Fria governo adotou postura reacionária:postura reacionária:

Perseguiu comunistas Perseguiu comunistas Cassou o registro do PCBCassou o registro do PCBDecretou o fechamento da Decretou o fechamento da Confederação Geral dos Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e Trabalhadores do Brasil (CGTB) e das Uniões Sindicais das Uniões Sindicais

1951 – 19541951 – 19542ª. PRESIDÊNCIA 2ª. PRESIDÊNCIA GETÚLIO VARGASGETÚLIO VARGAS

2ª. Presidência GETÚLIO VARGAS (2ª. Presidência GETÚLIO VARGAS (51–54)51–54)

No dia 3 de outubro de 1950 No dia 3 de outubro de 1950 Getúlio Vargas é eleito por voto Getúlio Vargas é eleito por voto direto Presidente da República.direto Presidente da República.

•A eleição foi contestada pela A eleição foi contestada pela UDN.UDN.

•Em janeiro o TSE diplomou o Em janeiro o TSE diplomou o novo presidente.novo presidente.

Procurou equilibrar o forças na Procurou equilibrar o forças na nomeação do seu ministérionomeação do seu ministérioPARTIDOPARTIDO MINISTÉRIOMINISTÉRIO

PTBPTB TrabalhoTrabalho

PSDPSD FazendaFazenda

Relações ExterioresRelações Exteriores

Educação e SaúdeEducação e Saúde

PSPPSP Viação e Obras PúblicasViação e Obras Públicas

UDNUDN AgriculturaAgricultura

Problemas no Governo:Problemas no Governo:19511951•Desgaste com Forças Armadas – Guerra da Coréia.Desgaste com Forças Armadas – Guerra da Coréia.•Decide não enviar tropas brasileiras.Decide não enviar tropas brasileiras.•Acordo militar Brasil-EUA – “Cruzada Democrática”.Acordo militar Brasil-EUA – “Cruzada Democrática”.

1953 – O COMEÇO DO FIM1953 – O COMEÇO DO FIMFicou evidente a necessidade de aplicação de uma Ficou evidente a necessidade de aplicação de uma política anti-inflacionária.política anti-inflacionária.Getúlio tinha o receio de um plano econômico.Getúlio tinha o receio de um plano econômico.Paralisação de trabalhadores – 300.000.Paralisação de trabalhadores – 300.000.

““O Petróleo é Nosso”O Petróleo é Nosso”A campanha pelo monopólio estatal do A campanha pelo monopólio estatal do petróleo.petróleo.Projeto da criação da PETROBRÁS (desde Projeto da criação da PETROBRÁS (desde 1951), elaborado pelo economista Rômulo 1951), elaborado pelo economista Rômulo Almeida.Almeida.UDN e PTB (entreguismo e nacionalismo).UDN e PTB (entreguismo e nacionalismo).1953 - assinada Lei 2.004 – criando a 1953 - assinada Lei 2.004 – criando a PETROBRÁS.PETROBRÁS.Continua a tensão - Getúlio denuncia as Continua a tensão - Getúlio denuncia as remessas de lucros para o exteriorremessas de lucros para o exterior..

1954 – ATENTADO DA RUA TONELEROS1954 – ATENTADO DA RUA TONELEROS

Getúlio elogia seu ex-ministro João Goulart e Getúlio elogia seu ex-ministro João Goulart e anuncia aumento de 100% no salário mínimoanuncia aumento de 100% no salário mínimoIntensifica ainda mais a oposição de Intensifica ainda mais a oposição de udenistas, militares, banqueiros.udenistas, militares, banqueiros.Carlos Lacerda sofre atentado em 05 de Carlos Lacerda sofre atentado em 05 de agosto, onde morre major da Aeronáutica agosto, onde morre major da Aeronáutica Rubens Florentino Vaz – Atentado da Rua Rubens Florentino Vaz – Atentado da Rua Toneleros.Toneleros.Morte do militar gera imensa repercussão, Morte do militar gera imensa repercussão, aumento inquietação militar aumentou aumento inquietação militar aumentou consideravelmente.consideravelmente.UDN continua a pedir a renúncia de Getúlio UDN continua a pedir a renúncia de Getúlio pela força.pela força.

1954 – OPOSIÇÃO DE CAFÉ FILHO1954 – OPOSIÇÃO DE CAFÉ FILHO

Vice-Presidente João Café Filho sugere a Getúlio que Vice-Presidente João Café Filho sugere a Getúlio que ambos renunciassem.ambos renunciassem.Com a recusa de sua sugestão Café Filho rompe com Com a recusa de sua sugestão Café Filho rompe com Getúlio e vai para a oposição.Getúlio e vai para a oposição.Novo manifesto militares pedindo a renúncia Novo manifesto militares pedindo a renúncia presidencial.presidencial.Dia 23 de agosto Getúlio reúne ministério e concorda Dia 23 de agosto Getúlio reúne ministério e concorda em tirar uma licença.em tirar uma licença.No dia seguinte os ministros militares e alguns No dia seguinte os ministros militares e alguns colaboradores opinavam que a renúncia era a única colaboradores opinavam que a renúncia era a única saída.saída.

1954 – O SUICÍDIO1954 – O SUICÍDIO

O Min.Justiça Tancredo Neves e a filha de Getúlio, O Min.Justiça Tancredo Neves e a filha de Getúlio, Alzira Vargas, defendiam a resistência a qualquer Alzira Vargas, defendiam a resistência a qualquer custo. custo. Getúlio propõe afastamento temporário, militares não Getúlio propõe afastamento temporário, militares não aceitam.aceitam.8:00 horas do dia 24/08, Vargas recebe a resposta.8:00 horas do dia 24/08, Vargas recebe a resposta.Vargas se recolhe e se suicida.Vargas se recolhe e se suicida.Corpo encontrado com uma carta, posteriormente Corpo encontrado com uma carta, posteriormente conhecida como “carta-testamento”.conhecida como “carta-testamento”.População entra em fúria contra os órgãos População entra em fúria contra os órgãos antigetulistas.antigetulistas.

Getúlio Dornelles Vargas, em sua carta-Getúlio Dornelles Vargas, em sua carta-testamento citou:testamento citou:

“ “Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas perigoso aos poderosos do dia e às castas privilegiadas. Velho e cansado, preferi ir prestar contas privilegiadas. Velho e cansado, preferi ir prestar contas ao Senhor, não dos crimes que não cometi, mas de ao Senhor, não dos crimes que não cometi, mas de poderosos interesses que contrariei, ora porque se poderosos interesses que contrariei, ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos humildes. “ humildes. “

Governo JK (1956 – 1961)

“50 anos em 5”: desenvolvimento a

qualquer custo.

Foi eleito com o apoio do partido de Vargas (PTB).

Vice: João Goulart (Jango).

-Política desenvolvimentista.-Planos de Metas: -investimentos em energia,-transporte, alimentação, -indústria de base e-educação.

POLÍTICA DESENVOLVIMENTISTA NOS ANOS JK (1956-1961)

Entrada de capital estrangeiro: importação de tecnologia, empréstimos no exterior.

Grupos econômicos estrangeiros instalaram indústrias no Brasil.

Grande emissão monetária, o que levou a altas taxas inflacionárias.

Empréstimos estrangeiros

Construção da ferrovia Belém-Brasília e as hidrelétricas de Furnas e de três Marias.

Criação da Sudene – Superintendência do desenvolvimento do Nordeste

-Crescimento industrial de 80% = indústria automobilística do ABC, no Estado de São Paulo.

-Instalação da Volkswagen, Ford e GM.

A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA ANOS JK (1956-1961)ANOS JK (1956-1961)

Transferência da capital federal para Brasília = 21/04/1960

Desenvolver a região Centro-oeste Defesa (em caso de ataques

estrangeiros) Ficar longe de revoltas populares.

Arquiteto responsável: Oscar Niemeyer

Urbanista: Lúcio Costa.

FIM DO GOVERNO JK

O governo JK gastava mais do arrecadava.

Os preços subiam mais do que os salários.

Greves consecutivas ocorridas em 1959 e insatisfação popular.

Na política tinha a maioria no Congresso (PSD)

Respeitou a livre manifestação dos partidos políticos.

Liberdade de imprensa e os direitos individuais

1960 = eleições presidenciais = Jânio Quadros, apoiado pela UDN, foi o candidato vitorioso, com 48% dos votos.

De Jânio Quadros (1961) ao De Jânio Quadros (1961) ao Golpe Militar de 1964.Golpe Militar de 1964.

Anos de turbulência e o Anos de turbulência e o início da Ditadura militar início da Ditadura militar

brasileirabrasileira

Jânio QuadrosJânio Quadros

Teve carreira política meteórica, indo de prefeito a presidente em 8 anos (1953 – 1961).

Foi eleito presidente , para o mandato de 1961 a 1965,

O eleito para vice-presidente foi João Goulart, do PTB (chapa Jan – Jan)

Governo Jânio QuadrosGoverno Jânio Quadros Promessas de campanha:Promessas de campanha:

Austeridade econômica;

Fim da corrupção (varre, varre vassourinha!);

Controle dos gastos; Defesa da moralidade.

Herdou de JK uma inflação de 255 % ao ano e grande dívida externa.

Política interna:

- Corte no funcionalismo público;

- Livre cambismo;- Proibição do uso de biquínis e

da briga de galos.

Política externa Política externa

- Independência em relação aos Estados Unidos e reaproximação do bloco socialista;

- Apoiou a independência das colônias africanas;

- Condecorou Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul.

A Renúncia de Jânio QuadrosA Renúncia de Jânio Quadros

• Manobra política para tentar se manter no poder sem a interferência do Legislativo.

Turbulência após a Renúncia de Turbulência após a Renúncia de JânioJânio

• Assumiu Ranieiri Mazzilli (presidente do Congresso, pois Jango estava na China).

• “Cadeia da Legalidade” liderada por Leonel Brizola (queria garantir a posse de Jango).

• Militares queriam tomar o poder.

• Acordo entre militares e deputados: parlamentarismo.

• Jango assumiu no regime Parlamentarista (assume e evitava o golpe) com Tancredo Neves como Primeiro Ministro.

Governo João Goulart (1961 – Governo João Goulart (1961 – 1964)1964)

• Instabilidade econômica: queda da moeda e inflação;

• Pressão entre a direita conservadora e esquerda reformista.

•Janeiro de 1963 : Plebiscito ordena o retorno do presidencialismo.

• Política nacionalista e reformistaPolítica nacionalista e reformista• Reforma de Base: Reforma de Base: - Mudança no sistema bancário,- Reforma universitária,- Proposta de reforma agrária,- Apoio a Jango: Brizola e os

trabalhadores.• Oposição:banqueiros

latifundiários,classe media,grande imprensa,igreja).

Golpe Militar - 1964

• Medo do “comunismo” de Jango:- Marcha com Deus pela Família e

liberdade.- Guerra Fria.- Influência Norte-americana.

Golpe Militar - 1964

• 13 de março: discurso de Jango na Central do Brasil;

• 19 de março: marcha;• Após a marcha, os militares tiveram

respaldo popular e o Golpe foi anunciado em 31 de março de 1964.

• João Goulart e outros líderes foram exilados.

Guarde na memória!Guarde na memória!

A renúncia do Presidente Jânio Quadros desencadeou certa tensão no meio político em relação a quem o sucederia, porém o vice João Goulart assumira o posto ao final.

Goulart então se deparou com a crise econômica causada pelos empréstimos do FMI e pelas importações que implicavam altos índices inflacionários e saldos negativos.

Depois de tentativas frustradas de se estabilizar a economia, Goulart passa a usar o método de nacionalismo radical, que culpava os EUA, suas instituições financeiras, e empresas estrangeiras pela situação brasileira.

Antecedentes:

Esgotamento do populismo: manifestações de

massa, greves, agravamento de tensões sociais.

Temor dos EUA com a possibilidade de “novas

revoluções cubanas” na América Latina.

Apoio de setores civis conservadores ao golpe

militar.

Doutrina de Segurança Nacional é assimilada pelo

exército:

• Guerra total contra o comunismo.

O Brasil após o golpe:O Brasil após o golpe: Ranieri Mazzili (presidente da Câmara) assume

interinamente. Poder de fato = Comando Supremo

Revolucionário (exército). 09/04/1964: Ato Institucional nº 1 (AI – 1):

• Demissão de funcionários públicos (civis ou militares) leais ao antigo governo.

• Cassações de mandatos de opositores do golpe.

• Prisões de opositores.

• Eleições indiretas para presidente.

O governo CASTELLO BRANCO (1964 – 1967):

PAEG PAEG (Plano de Ação Econômica do (Plano de Ação Econômica do Governo):Governo):• Corte de gastos.• Aumento de tarifas e impostos.• Fim da Lei da Estabilidade.• Criação do FGTS (Fundo de Garantia por

Tempo de Serviço).• Aumento salarial (1X ao ano) abaixo da

inflação.• Restrição de crédito.• Arrocho salarial, recessão e desemprego.

Fim da Lei de Remessa de Lucros (1962). Desvalorização monetária (cruzeiro novo).

• Compra de empresas nacionais por estrangeiras.

Renegociação da dívida externa. Novos empréstimos. Aproximação cada vez maior com EUA.

• “O que é bom para os EUA é bom para o Brasil” (Juracy Magalhães – Ministro das Relações Exteriores)

EFEITOS DO PLANO ECONÔMICO:EFEITOS DO PLANO ECONÔMICO:

Jul/64 – prorrogação do mandato presidencial até mar/67.

Impopularidade do governo. 1965: eleições em 11 Estados.

• Candidatos governistas perdem em vários.

Out/65 – AI – 2: Bipartidarismo• Extinção dos antigos partidos.• ARENA (Aliança Renovadora Nacional) –

partido do governo.• MDB (Movimento Democrático

Brasileiro) – oposição ao governo.• Autorização para fechar órgãos

legislativos.

Fev/66 – AI-3: Eleições indiretas para governadores e indicação de prefeitos de capitais e cidades estratégicas.

Tentativa frustrada de formação de uma frente oposicionista composta por antigos rivais: Carlos Lacerda, Juscelino Kubitschek e João Goulart – FRENTE AMPLA.

Constituição de 1967:Constituição de 1967:

• Fortalecimento do Executivo.

• Emendas constitucionais a cargo

exclusivo do presidente.

• Incorporação de Atos Institucionais.

LSN (Lei de Segurança Nacional)LSN (Lei de Segurança Nacional) –

defesa da pátria contra o “perigo

comunista” (repressão consentida).

O governo COSTA E SILVA (Linha Dura 1967 – 1969):

Manifestações estudantis contra o governo Manifestações estudantis contra o governo (68).(68).

• Oposição ao acordo MEC-USAID.• Melhor qualidade e preço nos RU’s.• Assassinato do estudante Édson Luís

(RJ mar/68) em confronto com a polícia.

Passeata dos 100 milPasseata dos 100 mil (RJ jul/68). (RJ jul/68).

Greves em Osasco (SP), Contagem e Belo Horizonte (MG).

Ampla repressão do governo.

Dez/68: AI – 5:Dez/68: AI – 5:

• Maior instrumento de repressão Maior instrumento de repressão da ditadura militarda ditadura militar..

• Pretexto: discurso do deputado Márcio Moreira Alves (MDB).

• Fechamento do Poder Legislativo (presidente assume sua função).

• Suspensão dos direitos políticos e individuais (HÁBEAS CORPUS).

• Intervenção em Estados e municípios.• Permissão para cassar mandatos, demitir,

prender, editar leis.• Prazo de validade indeterminado.

Início da ação armada contra o Início da ação armada contra o governogoverno:

•Guerrilha urbana (seqüestros de embaixadores e diplomatas estrangeiros, assaltos a banco).

•Guerrilha rural (Araguaia – PA)

Ago/69:Ago/69: Costa e Silva adoece e é afastado.

Vice Pedro Aleixo é impedido de assumir.

Ago-out/1969 Ago-out/1969 – Junta militar assume o poder e escolhe novo presidente.

O governo E. G. MÉDICI (Linha Dura 1969 – 1974):

Auge da ditadura.

Binômio SEGURANÇA X DESENVOLVIMENTO exercito tecnocratas

Prisões, torturas, assassinatos (“desaparecidos”).

Repressão intensa e eliminação da guerrilha de esquerda (SNI, DOI-CODI, OBAN, DOPS...)

Popularidade: censura e propaganda.

Slogans ufanistas e otimistas:

A IMPRENSA VIGIADA

Valorização de conquistas esportivas: Valorização de conquistas esportivas: futebol e automobilismo (associação de futebol e automobilismo (associação de vitórias com o sucesso do governo).vitórias com o sucesso do governo).

SELEÇÃO TRICAMPEÃ MUNDIAL (1970)

Tentativa fracassada de ocupação da Tentativa fracassada de ocupação da região Norte (Amazonas):região Norte (Amazonas):

• objetivo – evitar inchaço das cidades do centro-sul, atrair investimentos.

• conseqüências – dizimação de indígenas, lutas pela posse da terra, desmatamento, assassinato de seringueiros, instalação do tráfico de drogas

Milagre Econômico (1969 – 1974):Milagre Econômico (1969 – 1974):

•Delfim Netto (Ministro da economia).

•Crescimento de 10% ao ano.•Facilidades de crédito (bens de

consumo duráveis).•Arrocho salarial.• Investimentos externos

(favorecimento do governo).•Grandes empréstimos.

Obras faraônicas:Obras faraônicas:

•Rodovia Transamazônica (jamais concluída).

•Rodovia Rio-Santos.•Ponte Rio-Niterói.•Ponte Colombo-Salles (SC).•Hidrelétricas de Solteira (SP) e Passo Fundo(RS).

Ampliação do mar territorial brasileiro de 12 para 200 milhas marítimas (aproximadamente 350 Km).

Crise do petróleo (73 – 74) abala crescimento do “Milagre”.

O governo ERNESTO GEISEL (1974 O governo ERNESTO GEISEL (1974 – 1979):– 1979):

Abertura “lenta, gradual e segura”.Abertura “lenta, gradual e segura”. Crise econômica.Crise econômica. Programa Programa PROÁLCOOL.PROÁLCOOL. 2º PND (Plano Nacional de 2º PND (Plano Nacional de

Desenvolvimento):Desenvolvimento):• Manutenção de modelo anterior.Manutenção de modelo anterior.• Novos empréstimosNovos empréstimos• Mais importações.Mais importações.• Busca de novos mercados para Busca de novos mercados para

exportação.exportação.• Tentativa de substituir importações.Tentativa de substituir importações.

Mais obras faraônicas ou projetos de Mais obras faraônicas ou projetos de utilidade questionável:utilidade questionável:

• Usinas siderúrgicas de Tubarão (ES) e Açominas (MG).

• Ferrovia do Aço (MG) – interrompida em 1979.

• Usinas hidrelétricas de Itaipu (PR), Tucuruí (PA), e Sobradinho (BA).

• Acordo nuclear com ALE para construção de 8 usinas nucleares (apenas uma realmente começou a funcionar – ANGRA I).

Eleições parlamentares (1974): vitória do MDB.

Fim da censura prévia aos meios de comunicação (1975).

OUT/1975: assassinato do jornalista Wladimir Herzog sob tortura.

JAN/1976: assassinato do operário Manoel Fiel Filho, também torturado.• Demissão de Ednardo D’Ávila Filho

(comandante do 2º Exército). Lei Falcão (1976): limitação da

propaganda política.

ABR/77: Pacote de AbrilABR/77: Pacote de Abril::•Fechamento do Congresso.•Mandato presidencial de 6 anos.

•Criação dos “senadores biônicos”.

OUT/78: Fim do AI – 5.OUT/78: Fim do AI – 5. Início das greves dos sindicatos

do ABC paulista (Lula).

O governo JOÃO BAPTISTA O governo JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO (1979 – 1985):FIGUEIREDO (1979 – 1985):

Conclusão do processo de abertura política.

Crise econômica permanente (inflação, desemprego, empréstimos com altos juros).•Desgaste do governo.

AGO/1979: AGO/1979: Lei da AnistiaLei da Anistia..

•Exceto para envolvidos com luta armada e atos terroristas.

•Retorno de exilados políticos : Brizola, Prestes, Miguel Arraes...

NOV/1979: NOV/1979: PluripartidarismoPluripartidarismo

-PDS (Partido Democrático Social)

-PFL (Partido da Frente Liberal)

PP (Partido Popular) – Tancredo Neves

PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) – Ulysses Guimarães

MPBMPB

ARENAARENA

PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) – Ivete Vargas

PDT (Partido Democrático Trabalhista) – Leonel Brizola

1980: PT (Partido dos Trabalhadores) – sindicatos paulistas

Reação da “Linha Dura” do exército à Reação da “Linha Dura” do exército à abertura políticaabertura política::

•Atentados terroristas em bancas de revistas, contra a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

•Atentado do Riocentro (30/04/1981).

•Desmoralização da “Linha Dura”

1982: Eleições diretas para governador (vitória de candidatos oposicionistas em 10 estados, incluindo SP, RJ e MG).

MAR/84: Emenda Dante de Oliveira (PMDB – MT):• Eleições diretas para Presidente da

República.• Mobilização nacional – campanha das

“Diretas Jᔕ Vetada pelo congresso por 22 votos de

diferença

JAN/85: Eleições indiretas para presidente:JAN/85: Eleições indiretas para presidente:

PDS Paulo Maluf –

presidente Mário Andreazza - vice

XALIANÇA DEMOCRÁTICA*(PMDB + PFL)Tancredo Neves – presidenteJosé Sarney - vice

21/04/1985: Tancredo Neves morre.21/04/1985: Tancredo Neves morre.

• José Sarney (vice), assume definitivamente a presidência.

top related