ditadura militar no brasil

Post on 23-Jun-2015

2.314 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Slide resumido sobre Ditadura Militar Brasileira.

TRANSCRIPT

DITADURA

OS PRESIDENTES MILITARES:

MÉDICI GEISEL

FIGUEIREDOCOSTA E SILVA

CASTELLO BRANCO

A instabilidade política durante o governo de João Goulart foi uma grande influência para que ocorresse o golpe militar. Pois havia várias ocorrências de greves e manifestações políticas e sociais. Outros fatores foram o alto custo de vida enfrentado pela população, a promessa de João Goulart em fazer a Reforma Base que consistia em mudanças radicais na agricultura, economia e educação, o medo da classe média de que o socialismo fosse implantado no Brasil e o apoio que os militares brasileiros receberam da Igreja Católica, setores conservadores, classe média e até dos Estados Unidos.

No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício na Central do Brasil (Rio de Janeiro), onde defende as Reformas de Base. Seis dias depois, em 19 de março, os conservadores organizam uma manifestação contra as intenções de João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo.No dia 31 tropas de Minas e São Paulo saem as ruas e João Goulart deixa o país. Os militares tomam o poder.

-suspensão dos direitos políticos dos cidadãos;-cassação de mandatos parlamentares;-eleições para governadores passam a ser indiretas;-dissolução dos partidos políticos e criação da Aliança Renovadora Nacional (Arena), que reuniu os governistas, e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que reuniu as oposições.-nova Constituição entrou em vigor (janeiro de 1967);proibição de greves.

enfrentamento da reorganização política dos setores oposicionistas;radicalização das medidas repressivas (promulgação do Ato Institucional nº 5);Costa e Silva foi afastado por motivos de saúde e substituído, durante dois meses, por uma junta militar.

o mais repressivo do período ditatorial;organizações clandestinas de esquerda foram dizimadas;"milagre econômico": fase áurea de desenvolvimento do país, com recursos investidos em infra-estrutura;crescimento da dívida externa.

Os anos de chumboOs anos de chumbo foram o período mais repressivo da

ditadura militar no Brasil, estendendo-se basicamente do fim de 1968, com a edição do AI-5 em 13 d dezembro daquele ano, até o final do governo Médici, em março de 1974.

Assassinato de Marighella

crise mundial do petróleo, recessão mundial, escassez de investimentos estrangeiros no país;MDB consegue expressiva vitória nas eleições gerais de 1974;início da distensão lenta e gradual;militares extremistas ofereceram resistência à política de liberalização;revogação do AI-5 e restauração do habeas corpus.

Governo Figueiredo1979-1985

aceleração do processo de liberalização política (aprovação da Lei de Anistia);restabelecimento do pluripartidarismo;resistência de militares extremistas;aumento dos índices de inflação;recessão;movimento Diretas Já;Colégio Eleitoral (formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal) escolheu o deputado Tancredo Neves como sucessor, que veio a falecer. Em seu lugar assumiu o vice-presidente, José Sarney.

Grupo:

LídiaLorenaTeresaMaríliaAnna MárciaMaria CláudiaLucas

top related