csi - novembro - 2012

Post on 26-Jun-2015

349 Views

Category:

Business

8 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Cenário mensal do que acontece na comunicação pelo mundo. Cases, aplicações, idéias, insights, destaques. Material relevante para planejadores, criativos, mídias, todos os profissionais de comunicação.

TRANSCRIPT

O que você viu, não viu ou quer ver de novo.

Propaganda, mídia, conteúdo, social, qualquer coisa…

70 segundos para bancar o James Bond Você vai pegar uma bebida na vending machine e recebe uma missão. Se concluir, ganha ingressos para ver o filme. Idéia da Duval Guillaume Modem, de Bruxelas. Tudo filmado, coordenado, perfeito. http://migre.me/bzFsQ

Experience / Ativação / guerrilha

Isso pode ser feito aqui no Brasil nos metrôs, shoppings,

parques. Tudo envelopado com mídia e PR.

Super-heróis lavando janelas Ação do pessoal da American National Skyline para alegrar um pouco o dia das crianças dos pequenos que estavam internados.

CRM / Buzz

É uma ação de CRM, visto que o foco é o relacionamento direto com

uma base de ‘’usuários/clientes’’. Este tipo de ação é legal para falar com o corporativo aqui no Brasil.

Pode reparar nas idéias que se destacam mais pela execução.

Como levar o anúncio de revista para fora da revista Anúncio da F/Nazca para Skol na Playboy. Impresso em material especial e com instruções de uso, o anúncio servia para acender o carvão da churrasqueira num churrasco com Skol, claro.

Só diz que Revista não funciona mais quem não sabe como usar.

Meio perfeito para o contato direto, contextualização e ações de

experiência.

Revista / Experience

Propaganda de cinema Ação da Quê para a Petrobrás. O cinema é da UCI. Sensacional. O filme passando e o cara ‘’sai’’ do filme, entra na sala e fala com o povo. Depois ele volta para o filme e continua a veiculação. Bacana, bem feito. Mas, com um tema mais divertido funciona melhor. Tem que ver o filme: http://migre.me/bzSQQ

OOH indoor

Ação bacana para anunciar filmes, até mesmo para interagir com traillers.

Pra que loja aberta, né... A TBWA de Helsinki fez uma vitrine interativa para a linha NEO da Adidas. Era só acessar um endereço no smartphone, conectar o aparelho à vitrine e interagir com manequins virtuais, testar combinações de roupas, etc. Tudo o que era colocado na sacola ia para o celular para poder compartilhar e, claro, comprar.

OOH / Mobile

E isso pode ser feito aqui no Brasil em Aeroportos, Metrô, Shopping e

Eventos, em painéis mesmo.

Publicidade onde não tem. Veículo que não é veículo. O foco está nas oportunidades.

O que você mesmo acha Ação da Giovanni+Draftfcb para a Universidade Cruzeiro do Sul. Qualquer um poderia fazer três perguntas para si mesmo envelhecido e tudo era respondido por atores atrás do espelho. No final, ganhava-se a foto de si mesmo envelhecido.

OOH indoor / Experience

Precious media Ação da Weta Workshop para divulgar o filme The Hobbit. Colocaram um Gollum gigante exposto no aeroporto de Wellington da Nova Zelândia.

OOH / Indoor

Para fugir do planinho de sempre com tv, jornal e links. Campanhas

para cinema precisam entregar experiência, apelo visual, interação.

Cuidado com o anúncio... Ação da agência Happiness para a Toyota promover a câmera traseira dos seus carros. Chamaram o artista Ernest Zachaveric para grafitar intervenções de objetos reais em paredes de alguns estacionamentos em Bruxelas.

Intervenção

Quando não é mídia, é mídia. Esse cara aí de NY resolveu ajudar algumas pessoas durante o furacão Sandy. O cara oferecia recarga de celulares para quem tinha consumido sua bateria tuitando, ‘’facebookeando’’ e vendo notícias sobre a tempestade.

No media

A tragédia foi o meio, o nova-iorquino aí foi o canal e a ajuda foi o formato.

Não tem marca aqui, mas isso é o que a propaganda daqui ainda tem que aprender.

Imagine isso tudo feito aqui no Brasil.

Incrível para olhar, tirar foto e depois falar para todo mundo. Ação da japonesa Alteco (super-cola) criada pela China DDB. Para mostrar o poder do produto, um tubo de cola foi instalado em uma das vigas de uma ponte em Xangai. Sensacional.

OOH / Intervenção

Duracell fazendo a nova propaganda Durante a passagem do furacão Sandy, a Duracell mandou caminhões com carregadores e pilhas para distribuir e ajudar pessoas que precisavam de energia para ligar notebook, celulares, etc. A fan page tinha um espaço para as pessoas saberem por onde os caminhões passariam. Além disso, os varejistas poderiam pedir reposição para seus estoques devastados pela tempestade.

OOH / Experience / Buzz

Pinterest já direciona mais compras online do que o Facebook. Ter fan-page é essencial, mas estar bem posicionado em Social, independente do canal, é vital. Uma pesquisa recente da BizRate Insights revelou que mais de 70% dos usuários do Pinterest acessam o serviço para buscar inspiração na hora de adquirir algum produto ou então para se manterem antenados com as tendências do momento. O engajamento dos consumidores também é alto – 66% deles seguem e compartilham conteúdos. No Facebook, os números são bem menores – apenas 17% alegaram usar a rede social para se inspirar na hora das compras.

Visual commerce

Pegue um slide para vc e faça uma ação igual.

Anunciante – Marketing

Nayhara Liz A Nayhara tem cara de planejadora ou alguma profissão pensante que ainda não inventaram. É dessas meninas para trabalhar viajando, vendo o que acontece na rua, nos bares, etc. Inteligente, mente ocupada, conhece do que faz e hoje está na Deloitte. Veículo

Ingrid Abreu Trabalhei com ela há uns 5 anos e não tinha a menor noção de que ela seria o que é hoje. Atualmente ela está no comercial do Google e seu conhecimento vai além da parte técnica do meio digital. Passa muito bem pelo aspecto do negócio em si. Excelente profissional.

Facebook.com/PlanningTrends Fan-page com análises de padrões da comunicação A página foi criada recentemente e está construindo base. Será uma fonte a mais para gerar conhecimento sobre comportamento e padrões de comunicação do mercado publicitário.

Alguns destques

facebook / twitter @ninodasilva

top related