colÉgio oficina disciplina: filosofia professor – rosival carvalho

Post on 17-Apr-2015

131 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

COLÉGIO OFICINA COLÉGIO OFICINA

DISCIPLINA: FILOSOFIADISCIPLINA: FILOSOFIA

PROFESSOR – ROSIVAL PROFESSOR – ROSIVAL CARVALHOCARVALHO

MENSAGEM AOS MENSAGEM AOS ESTUDANTES:ESTUDANTES:

““SE VOCÊ TIVESSE ACREDITADO NA SE VOCÊ TIVESSE ACREDITADO NA MINHA BRINCADEIRA DE DIZER MINHA BRINCADEIRA DE DIZER VERDADES, TERIA OUVIDO VERDADES, TERIA OUVIDO VERDADES QUE TEIMO EM DIZER VERDADES QUE TEIMO EM DIZER BRINCANDO. FALEI MUITAS VEZES BRINCANDO. FALEI MUITAS VEZES COMO O PALHAÇO; MAS NUNCA COMO O PALHAÇO; MAS NUNCA DESACREDITEI DA SERIEDADE DA DESACREDITEI DA SERIEDADE DA PLATÉIA QUE SORRIA”PLATÉIA QUE SORRIA”

CHAPLINCHAPLIN

DESCARTES – 1596 - 1649DESCARTES – 1596 - 1649

. FUNDADOR DO RACIONALISMO . FUNDADOR DO RACIONALISMO MODERNO E DA MODERNA MODERNO E DA MODERNA FILOSOFIA.FILOSOFIA.

.INICIA A SUA FILOSOFIA COM UMA .INICIA A SUA FILOSOFIA COM UMA INVESTIGAÇÃO GNOSIOLÓGICA INVESTIGAÇÃO GNOSIOLÓGICA METODOLÓGICAMETODOLÓGICA

RESUMO DO MÉTODO RESUMO DO MÉTODO CARTESIANO:CARTESIANO:

. INTUIÇÃO;. INTUIÇÃO;

. ANÁLISE;. ANÁLISE;

. SÍNTESE;. SÍNTESE;

.ENUMERAÇÃO COMPLETA.ENUMERAÇÃO COMPLETA

O CARTESIANISMOO CARTESIANISMO

. INFLUENCIOU PROFUNDAMENTE O . INFLUENCIOU PROFUNDAMENTE O MUNDO CULTURAL FRANCÊS E MUNDO CULTURAL FRANCÊS E EUROPEU;EUROPEU;

. PRINCIPAIS SEGUIDORES: SPINOZA, . PRINCIPAIS SEGUIDORES: SPINOZA, MALEMBRANCHE, LEIBNIZMALEMBRANCHE, LEIBNIZ

PRINCIPAIS OBRAS:PRINCIPAIS OBRAS:

. DISCOURS DE LA MÉTODE;. DISCOURS DE LA MÉTODE;

. MEDITATIONES DE PRIMA . MEDITATIONES DE PRIMA PHILOSOPHIA.PHILOSOPHIA.

O EMPIRISMOO EMPIRISMO

PRINCIPAIS REPRESENTANTES:PRINCIPAIS REPRESENTANTES:

. BACON, HOBBES, LOCKE, BERKELEY, . BACON, HOBBES, LOCKE, BERKELEY, HUMEHUME

O EMPIRISMOO EMPIRISMO

. CONTRARIAMENTE AOS . CONTRARIAMENTE AOS DEFENSORES DO INATISMO, OS DEFENSORES DO INATISMO, OS DEFENSORES DO EMPIRISMO DEFENSORES DO EMPIRISMO AFIRMAM QUE A RAZÃO, A VERDADE AFIRMAM QUE A RAZÃO, A VERDADE E AS IDEIAS RACIONAIS SÃO E AS IDEIAS RACIONAIS SÃO ADQUIRIDAS POR NÓS PELA ADQUIRIDAS POR NÓS PELA EXPERIÊNCIAEXPERIÊNCIA

THOMAS HOBBES – 1588 - THOMAS HOBBES – 1588 - 16791679

. NA DEFINIÇÃO DE HOBBES, . NA DEFINIÇÃO DE HOBBES, FILOSOFIA É A FILOSOFIA É A CIÊNCIA DOS CIÊNCIA DOS CORPOSCORPOS, QUE SE DIVIDEM EM , QUE SE DIVIDEM EM CORPOS NATURAIS CORPOS NATURAIS (FILOSOFIA DA (FILOSOFIA DA NATUREZA) E NATUREZA) E CORPO ARTIFICIAL CORPO ARTIFICIAL OU ESTADO OU ESTADO (FILOSOFIA POLÍTICA) (FILOSOFIA POLÍTICA)

JOHN LOCKE – 1632-1704JOHN LOCKE – 1632-1704

. “QUEM NÃO QUISER SE EQUIVOCAR . “QUEM NÃO QUISER SE EQUIVOCAR DEVE CONSTRUIR SUA HIPÓTESE, DEVE CONSTRUIR SUA HIPÓTESE, DERIVADA DA EXPERIÊNCIA DERIVADA DA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL, SOBRE UM FATO, E NÃO SENSÍVEL, SOBRE UM FATO, E NÃO SUPOR UM FATO DEVIDO A ESSA SUPOR UM FATO DEVIDO A ESSA HIPÓTESEHIPÓTESE

JOHN LOCKE JOHN LOCKE

. UM DOS MAIORES REPRESENTANTES . UM DOS MAIORES REPRESENTANTES DO EMPIRISMO, LOCKE AFIRMAVA DO EMPIRISMO, LOCKE AFIRMAVA QUE NÃO HAVIA NADA EM NOSSA QUE NÃO HAVIA NADA EM NOSSA MENTE QUE NÃO TIVESSE PASSADO MENTE QUE NÃO TIVESSE PASSADO ANTES PELOS NOSSOS SENTIDOS.ANTES PELOS NOSSOS SENTIDOS.

GEORGE BERKELEY 1685 -GEORGE BERKELEY 1685 -17531753

. A EXISTÊNCIA DAS COISAS NADA . A EXISTÊNCIA DAS COISAS NADA MAIS É DO QUE A PERCEPÇÃO QUE MAIS É DO QUE A PERCEPÇÃO QUE TEMOS DESSA EXISTÊNCIA. OU, EM TEMOS DESSA EXISTÊNCIA. OU, EM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS: SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS: “SER É “SER É PERCEBER E SER PERCEBIDO”.PERCEBER E SER PERCEBIDO”.

GEORGE BERKELEYGEORGE BERKELEY

. COMO HOMEM RELIGIOSO QUE ERA, . COMO HOMEM RELIGIOSO QUE ERA, DEFENDEU A DEFENDEU A “IMATERIALIDADE DO “IMATERIALIDADE DO MUNDO”.MUNDO”.

. PARA EVITAR CAIR NO . PARA EVITAR CAIR NO SOLIPSISMO SOLIPSISMO (TEORIA SEGUNDO A QUAL TUDO QUE (TEORIA SEGUNDO A QUAL TUDO QUE EXISTE NO MUNDO RESUME-SE AO EXISTE NO MUNDO RESUME-SE AO EUEU E E SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA) E NO TOTAL SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA) E NO TOTAL SUBJETIVISMO, BERKELEY DEFENDEU A SUBJETIVISMO, BERKELEY DEFENDEU A EXISTÊNCIA DE UMA EXISTÊNCIA DE UMA MENTE CÓSMICAMENTE CÓSMICA, , REPRESENTADA POR REPRESENTADA POR DEUSDEUS

DAVID HUME 1711 - 1776DAVID HUME 1711 - 1776

. A FORÇA DO HÁBITO NA FORMAÇÃO DAS . A FORÇA DO HÁBITO NA FORMAÇÃO DAS IDEIAS;IDEIAS;

. O COSTUME É, POIS, O GRANDE GUIA DA . O COSTUME É, POIS, O GRANDE GUIA DA VIDA HUMANA. É O ÚNICO PRINCÍPIO QUE VIDA HUMANA. É O ÚNICO PRINCÍPIO QUE TORNA ÚTIL NOSSA EXPERIÊNCIA E NOS TORNA ÚTIL NOSSA EXPERIÊNCIA E NOS FAZ ESPERAR, NO FUTURO, UMA SÉRIE DE FAZ ESPERAR, NO FUTURO, UMA SÉRIE DE EVENTOS SEMELHANTES ÀQUELES QUE EVENTOS SEMELHANTES ÀQUELES QUE APAREÇERAM NO PASSADOAPAREÇERAM NO PASSADO

DAVID HUMEDAVID HUME

NA OBRA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO NA OBRA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO CONHECIMENTO HUMANO, HUME FORMULOU CONHECIMENTO HUMANO, HUME FORMULOU A SUA TEORIA DO CONHECIMENTO. DIVIDIU, A SUA TEORIA DO CONHECIMENTO. DIVIDIU, PRIMEIRAMENTE, TUDO AQUILO QUE PRIMEIRAMENTE, TUDO AQUILO QUE PERCEBEMOS EM PERCEBEMOS EM IMPRESSÕES IMPRESSÕES E E IDEIASIDEIAS. . AS IMPRESSÕES REFEREM-SE AOS DADOS AS IMPRESSÕES REFEREM-SE AOS DADOS FORNECIDOS PELOS SENTIDOS (IMPRESSÕES FORNECIDOS PELOS SENTIDOS (IMPRESSÕES VISUAIS, AUDITIVAS, TÁTEIS), AS IDEIAS VISUAIS, AUDITIVAS, TÁTEIS), AS IDEIAS REFEREM-SE ÀS REPRESENTAÇÕES MENTAIS REFEREM-SE ÀS REPRESENTAÇÕES MENTAIS (MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO) DERIVADAS DAS (MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO) DERIVADAS DAS IMPRESSÕESIMPRESSÕES

O MOVIMENTO ILUMINISTA DO O MOVIMENTO ILUMINISTA DO SÉCULO XVIIISÉCULO XVIII

O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NOS O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NOS SÉCULOS XVII E XVIII FOI ACOMPANHADO SÉCULOS XVII E XVIII FOI ACOMPANHADO PELA CRESCENTE ASCENSÃO SOCIAL DA PELA CRESCENTE ASCENSÃO SOCIAL DA BURGUESIA E SUA TOMADA DE CONSCIÊNCIA BURGUESIA E SUA TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO CLASSE SOCIAL.COMO CLASSE SOCIAL.

PARALELAMENTE, O RACIONALISMO PARALELAMENTE, O RACIONALISMO IMPERAVA NA EUROPA, TRANSMITINDO A IMPERAVA NA EUROPA, TRANSMITINDO A CONFIANÇA DE QUE A RAZÃO ERA O CONFIANÇA DE QUE A RAZÃO ERA O PRINCIPAL INSTRUMENTO DO HOMEM PARA PRINCIPAL INSTRUMENTO DO HOMEM PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA VIDA E ENFRENTAR OS DESAFIOS DA VIDA E EQUACIONAR OS PROBLEMAS QUE O EQUACIONAR OS PROBLEMAS QUE O RODEAVAM.RODEAVAM.

O MOVIMENTO ILUMINISTA DO O MOVIMENTO ILUMINISTA DO SÉCULO XVIIISÉCULO XVIII

O DESPERTAR DA O DESPERTAR DA REVOLUÇÃO REVOLUÇÃO INDUSTRIALINDUSTRIAL E O SUCESSO DA E O SUCESSO DA CIÊNCIA EM CAMPOS COMO A CIÊNCIA EM CAMPOS COMO A QUÍMICA, A FÍSICA E A MATEMÁTICA QUÍMICA, A FÍSICA E A MATEMÁTICA INSPIRAVAM FILÓSOFOS DE TODAS INSPIRAVAM FILÓSOFOS DE TODAS AS PARTES. SURGE, ENTÃO, UM AS PARTES. SURGE, ENTÃO, UM NOVO MITO, NOVO MITO, A IDEIA DE A IDEIA DE PROGRESSOPROGRESSO..

O ILUMINISMOO ILUMINISMO

O ILUMINISMOO ILUMINISMO

O ILUMINISMOO ILUMINISMO

ILUMINISMOILUMINISMO

A BURGUESIA E O A BURGUESIA E O ILUMINISMOILUMINISMO

CONFORME ANÁLISE DE LUCIEN CONFORME ANÁLISE DE LUCIEN GOLDMANN (FILÓSOFO E SOCIÓLOGO GOLDMANN (FILÓSOFO E SOCIÓLOGO FRANCÊS), OS VALORES FRANCÊS), OS VALORES FUNDAMENTAIS (IGUALDADE, FUNDAMENTAIS (IGUALDADE, TOLERÂNCIA, LIBERDADE E TOLERÂNCIA, LIBERDADE E PROPRIEDADE PRIVADA) DEFENDIDOS PROPRIEDADE PRIVADA) DEFENDIDOS POR PENSADORES ILUMINISTAS, PODEM POR PENSADORES ILUMINISTAS, PODEM SER RELACIONADOS COM A ATIVIDADE SER RELACIONADOS COM A ATIVIDADE COMERCIAL DA BURGUESIA. VEJAMOS A COMERCIAL DA BURGUESIA. VEJAMOS A SEGUINTE INTERPRETAÇÃO:SEGUINTE INTERPRETAÇÃO:

A BURGUESIA E O A BURGUESIA E O ILUMINISMOILUMINISMO

IGUALDADE JURÍDICA – O IGUALDADE JURÍDICA – O ILUMINISMO DEFENDIA A IGUALDADE ILUMINISMO DEFENDIA A IGUALDADE JURÍDICA DE TODOS PERANTE A LEI. JURÍDICA DE TODOS PERANTE A LEI. TODOS SERIAM CIDADÃOS COM TODOS SERIAM CIDADÃOS COM DIREITOS BÁSICOS, EMBORA COM DIREITOS BÁSICOS, EMBORA COM DIFERENTES SITUAÇÕES DIFERENTES SITUAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.SOCIOECONÔMICAS.

A BURGUESIA E O A BURGUESIA E O ILUMINISMOILUMINISMO

TOLERÂNCIA RELIGIOSA OU TOLERÂNCIA RELIGIOSA OU FILOSÓFICA – PARA A REALIZAÇÃO DO FILOSÓFICA – PARA A REALIZAÇÃO DO ATO COMERCIAL, NÃO TEM A MENOR ATO COMERCIAL, NÃO TEM A MENOR IMPORTÂNCIA AS CONVICÇÕES IMPORTÂNCIA AS CONVICÇÕES RELIGIOSAS OU FILOSÓFICAS DAS RELIGIOSAS OU FILOSÓFICAS DAS PESSOAS. DO PONTO DE VISTA PESSOAS. DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO, SERIA IRRACIONAL, ECONÔMICO, SERIA IRRACIONAL, ABSURDO, O PROCESSO DE COMPRA ABSURDO, O PROCESSO DE COMPRA E VENDA SOMENTE ENTRE PESSOAS E VENDA SOMENTE ENTRE PESSOAS DA MESMA RELIGIÃO OU FILOSOFIADA MESMA RELIGIÃO OU FILOSOFIA

A FILOSOFIA NA RUA E NOS A FILOSOFIA NA RUA E NOS SALÕESSALÕES

MONTESQUIEU (1689 -1755)MONTESQUIEU (1689 -1755) JURISTA FRANCÊS QUE ESCREVEU JURISTA FRANCÊS QUE ESCREVEU O O

ESPÍRITO DAS LEISESPÍRITO DAS LEIS. NESSA OBRA, . NESSA OBRA, DEFENDE A SEPARAÇÃO DOS PODERES DO DEFENDE A SEPARAÇÃO DOS PODERES DO ESTADO EM LEGISLATIVO, EXECUTIVO E ESTADO EM LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO COMO FORMA DE EVITAR JUDICIÁRIO COMO FORMA DE EVITAR ABUSOS DOS GOVERNANTES E DE ABUSOS DOS GOVERNANTES E DE PROTEGER AS LIBERDADES INDIVIDUAIS. PROTEGER AS LIBERDADES INDIVIDUAIS. DIZIA QUE: DIZIA QUE: “A LEI É UMA RELAÇÃO “A LEI É UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA QUE DECORRE DA NECESSÁRIA QUE DECORRE DA NATUREZA DAS COISAS”.NATUREZA DAS COISAS”.

A FILOSOFIA NA RUA E NOS A FILOSOFIA NA RUA E NOS SALÕESSALÕES

VOLTAIRE (1694 – 1778)VOLTAIRE (1694 – 1778)UM DOS MAIS FAMOSOS UM DOS MAIS FAMOSOS

PENSADORES DO ILUMINISMO, COM PENSADORES DO ILUMINISMO, COM SEU ESTILO LITERÁRIO IRÔNICO E SEU ESTILO LITERÁRIO IRÔNICO E VIBRANTE, O FILÓSOFO FRANCÊS VIBRANTE, O FILÓSOFO FRANCÊS DESTACOU-SE PELAS CRÍTICAS QUE DESTACOU-SE PELAS CRÍTICAS QUE FEZ AO CLERO CATÓLICO, À FEZ AO CLERO CATÓLICO, À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E À PREPOTÊNCIA DOS PODEROSOS.PREPOTÊNCIA DOS PODEROSOS.

VOLTAIREVOLTAIRE

EM TERMOS POLÍTICOS, NÃO ERA EM TERMOS POLÍTICOS, NÃO ERA PROPRIAMENTE UM DEMOCRATA, PROPRIAMENTE UM DEMOCRATA, MAS DEFENSOR DE UMA MONARQUIA MAS DEFENSOR DE UMA MONARQUIA RESPEITADORA DAS LIBERDADES RESPEITADORA DAS LIBERDADES INDIVIDUAIS, GOVERNADA POR UM INDIVIDUAIS, GOVERNADA POR UM SOBERANO ESCLARECIDOSOBERANO ESCLARECIDO..

VOLTAIREVOLTAIRE

TORNOU-SE MARCANTE SUA TORNOU-SE MARCANTE SUA POSIÇÃO EM DEFESA DA LIBERDADE POSIÇÃO EM DEFESA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO, ATRAVÉS DA DE PENSAMENTO, ATRAVÉS DA SEGUINTE CITAÇÃO: SEGUINTE CITAÇÃO: “POSSO NÃO “POSSO NÃO CONCORDAR COM NENHUMA DAS CONCORDAR COM NENHUMA DAS PALAVRAS QUE VOCÊ DIZ, MAS PALAVRAS QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O DEFENDEREI ATÉ A MORTE O DIREITO DE VOCÊ DIZÊ-LAS”.DIREITO DE VOCÊ DIZÊ-LAS”.

ROUSSEAUROUSSEAU

ROUSSEAU (1712 -1778)ROUSSEAU (1712 -1778) FEZ A CRÍTICA DA DESIGUALDADE, DA FEZ A CRÍTICA DA DESIGUALDADE, DA

FALTA DE LIBERDADE E DOS VÍCIOS FALTA DE LIBERDADE E DOS VÍCIOS SOCIAIS.SOCIAIS.

FOI UMA FIGURA DE TRANSIÇÃO DENTRO DO FOI UMA FIGURA DE TRANSIÇÃO DENTRO DO ILUMINISMO: DE UM LADO, ACENTUOU AS ILUMINISMO: DE UM LADO, ACENTUOU AS EXIGÊNCIAS DE LIBERDADE PRESENTES NO EXIGÊNCIAS DE LIBERDADE PRESENTES NO MOVIMENTO; DE OUTRO, ABRIU O CAMINHO MOVIMENTO; DE OUTRO, ABRIU O CAMINHO PARA O ROMANTISMO, CRITICANDO OS PARA O ROMANTISMO, CRITICANDO OS EXCESSOS RACIONALISTAS.EXCESSOS RACIONALISTAS.

ROUSSEAUROUSSEAU

ESCREVEU O ESCREVEU O CONTRATO SOCIALCONTRATO SOCIAL, , ONDE EXPÕE A TESE DE QUE O ONDE EXPÕE A TESE DE QUE O SOBERANO DEVE CONDUZIR O SOBERANO DEVE CONDUZIR O ESTADO SEGUNDO A ESTADO SEGUNDO A VONTADE VONTADE GERALGERAL DE SEU POVO, SEMPRE DE SEU POVO, SEMPRE TENDO EM VISTA O ATENDIMENTO TENDO EM VISTA O ATENDIMENTO DO BEM COMUM.DO BEM COMUM.

ROUSSEAUROUSSEAU

SOMENTE O ESTADO DE BASES SOMENTE O ESTADO DE BASES DEMOCRÁTICAS TERIA CONDIÇÕES DEMOCRÁTICAS TERIA CONDIÇÕES DE OFERECER A TODOS OS DE OFERECER A TODOS OS CIDADÃOS UM REGIME DE CIDADÃOS UM REGIME DE IGUALDADE JURÍDICAIGUALDADE JURÍDICA..

ROUSSEAUROUSSEAU

EM OUTRA DE SUAS IMPORTANTES EM OUTRA DE SUAS IMPORTANTES OBRAS, OBRAS, DISCURSO SOBRE A DISCURSO SOBRE A ORIGEM DA DESIGUALDADE ORIGEM DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENSENTRE OS HOMENS, ROUSSEAU , ROUSSEAU GLORIFICA OS VALORES DA VIDA GLORIFICA OS VALORES DA VIDA NATURAL E ATACA A CORRUPÇÃO, A NATURAL E ATACA A CORRUPÇÃO, A AVAREZA E OS VÍCIOS DA AVAREZA E OS VÍCIOS DA SOCIEDADE CIVILIZADA.SOCIEDADE CIVILIZADA.

ROUSSEAUROUSSEAU

FAZ INÚMEROS ELOGIOS À FAZ INÚMEROS ELOGIOS À LIBERDADE DE QUE DESFRUTAVA O LIBERDADE DE QUE DESFRUTAVA O SELVAGEM, NA PUREZA DO SEU SELVAGEM, NA PUREZA DO SEU ESTADO NATURALESTADO NATURAL, , CONTRAPONDO-O À FALSIDADE E AO CONTRAPONDO-O À FALSIDADE E AO ARTIFICIALISMO DO HOMEM ARTIFICIALISMO DO HOMEM CIVILIZADO. FOI DESSAS IDEIAS QUE CIVILIZADO. FOI DESSAS IDEIAS QUE NASCEU O NASCEU O MITO DO BOM MITO DO BOM SELVAGEMSELVAGEM..

ADAM SMITHADAM SMITH

ADAM SMITH (1723 – 1790)ADAM SMITH (1723 – 1790)FOI O PRINCIPAL REPRESENTANTE FOI O PRINCIPAL REPRESENTANTE

DO DO LIBERALISMO ECONÔMICOLIBERALISMO ECONÔMICO E E AUTOR DO AUTOR DO ENSAIO SOBRE A ENSAIO SOBRE A RIQUEZA DAS NAÇÕESRIQUEZA DAS NAÇÕES. CRITICOU . CRITICOU A POLÍTICA MERCANTILISTA, A POLÍTICA MERCANTILISTA, BASEADA NA INTERVENÇÃO DO BASEADA NA INTERVENÇÃO DO ESTADO NA VIDA ECONÔMICA.ESTADO NA VIDA ECONÔMICA.

ADAM SMITHADAM SMITH

PARA ELE, A ECONOMIA DEVERIA SER PARA ELE, A ECONOMIA DEVERIA SER DIRIGIDA PELO JOGO LIVRE DA OFERTA DIRIGIDA PELO JOGO LIVRE DA OFERTA E DA PROCURA DE MERCADO.E DA PROCURA DE MERCADO.

SEGUNDO ELE, O TRABALHO EM GERAL SEGUNDO ELE, O TRABALHO EM GERAL REPRESENTA A VERDADEIRA FONTE DE REPRESENTA A VERDADEIRA FONTE DE RIQUEZA PARA AS NAÇÕES, DEVENDO RIQUEZA PARA AS NAÇÕES, DEVENDO SER CONDUZIDO PELA LIVRE INICIATIVA SER CONDUZIDO PELA LIVRE INICIATIVA DOS PARTICULARES.DOS PARTICULARES.

PRÓXIMO ENCONTRO:PRÓXIMO ENCONTRO:

VAMOS ENCARAR O DESAFIO DE VAMOS ENCARAR O DESAFIO DE SAIR DO PENSAMENTO DE KANT, ATÉ SAIR DO PENSAMENTO DE KANT, ATÉ O PENSAMENTO DE FOUCAULT.O PENSAMENTO DE FOUCAULT.

E AÍ, VAI ENCARAR???E AÍ, VAI ENCARAR???SAUDAÇÕES FILOSÓFICAS!!!SAUDAÇÕES FILOSÓFICAS!!!

top related