cientista

Post on 20-Jun-2015

61 Views

Category:

Education

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Álvaro Macieira-Coelho Trabalho realizado por : 7º2

Escola Básica Padre José Rota

Ano letivo 2012/13

Índice

Introdução

Biografia

Os seus progressos

Prémios recebidos

Bibliografia

Conclusão

Introdução

Neste trabalho irei falar de um cientista português. Um cientista que pode não ser muito conhecido pelo mundo, mas também não menos importante. Vou falar dos seus feitos e dos seus prémios ao longo da sua vida profissional. No fim também vou dar a minha opinião sobre o autor. Espero que gostem.

Biografia

Álvaro Macieira-Coelho, sobrinho-neto de Egas Moniz, nasceu em Lisboa, em 6/05/1932. Ele era cientista de Biologia Celular e Molecular dos Cancros e do Envelhecimento. Vive em Versailles, França, e está reformado. Conjugou a investigação com a docência ao longo da sua carreira profissional.

Começou como médico do Internato Geral no Hospital de Santa Maria em Lisboa. Interrompeu o internato para trabalhar como investigador durante três anos no Instituto Wistar em Filadélfia. Depois recebeu uma bolsa da Fundação Gulbenkian por um ano e foi trabalhar para o Departamento de Patologia da Universidade de Uppsala.

Em 1967 foi convidado para dirigir o Departamento de Patologia Celular no Instituto de Cancerologia de Villejuif em Paris, onde assumiu o posto de director de Investigação no Instituto Nacional de Investigação Médica (INSERM). Foi convidado a passar três anos como Professor na Universidade de Linköping na Suécia. Regressou a França onde dirigiu o Laboratório de Biologia Celular do Envelhecimento na Universidade de Paris VI até reformar-se.

Apesar de reformado, está a escrever livros e capítulos em livros e é responsável de uma série da editora Springer-Verlag intitulada Progress in Molecular and Subcellular Biology. Pertence ao conselho editorial de uma revista de gerontologia. Publicou 117 artigos como primeiro autor e 49 em participação. Publicou 9 livros.

Os seus progressos

Macieira-Coelho tornou-se conhecido da comunidade científica internacional através de um conjunto de contribuições: introdução do conceito da incerteza na regulação da divisão celular, demonstração da dissociação entre inibição por contacto do movimento e da divisão celular, diferença ao longo das espécies na sensibilidade à transformação neoplásica, diminuição da incidência dos cancros com a senescência, assimetria da separação do DNA durante a divisão celular e as suas implicações para o envelhecimento, modificação do meio interno do organismo na doença neoplásica, influência do substrato celular sobre a expressão dos genes, modificações do DNA e da cromatina durante o envelhecimento celular das células mitóticas, relação entre recombinações ao nível do DNA e o potencial proliferante celular, identificação e purificação de um inibidor da divisão celular, demonstração de factores Auto crinos na transformação celular por vírus oncogénicos.

Prémios recebidos Recebeu o Prémio Fritz Verzàr (Universidade de Viena,

Austria), é Doutor honoris causa (Universidade de Linköping, Suécia) e Johananof Internacional Professor Visitante (Instituo Mario Negri, Milao, Itália). 

Conclusão

Este senhor pode não ter sido um dos melhores cientistas como Einstein, mas fez muitas coisas fantásticas e também é uma honra para Portugal ter feito tantas coisas e ter recebido tantos prémios.

top related