behaviorismo · behaviorismo o termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado...

Post on 10-Apr-2018

223 Views

Category:

Documents

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Behaviorismo

Behaviorismo O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado “Psicologia: como os behavioristas a vêem” por John Broadus Watson.

Behavior significa comportamento , definido por Watson como “um ramo experimental e puramente objetivo da ciência natural., e que tinha como finalidade prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo. O behaviorismo tem suas raízes no trabalho dos pioneiros Watson e Pavlov, mas foi somente Skinner que se tornou o grande representante da escola comportamental.

×Formulou sua teoria do reflexo no início do século XX. Sua hipótese fundamental tem três aspectos indissociáveis:

×A espécie animal responder aos estímulos do ambiente de forma incondicionada ×É possível condicionar a resposta a partir de estímulos neutros, modificando o comportamento incondicionado.

Watson, considerou a pesquisa animal a única verdadeira por ser extrospectiva e não mentalista. Com Watson, a Psicologia mudou seu foco, da consciência, dos fenômenos psíquicos, para o comportamento e os dados observáveis e verificáveis

Burrhus F.Skinner! Skinner publicou o livro “ONÁLISE OPEROTÓRIO DE TERMOS PSICOLÓGICOS” em 1945, e com isso originou a corrente comportamentalista chamada de Behaviorismo radical, que foi desenvolvido não como uma área de pesquisa experimental, mas como uma proposta de reflexão sobre o comportamento humano.

Nenhum pensador ou cientista do século XX levou tão longe a crença da possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano como o norte-americano.

Na década de 40, Skinner sistematiza o Behaviorismo Radical, como

proposta para o entendimento sobre o comportamento do homem. O autor foi completamente contra as causas internas mentais para compreender e

explicar o humano”

× Skinner opõe-se a Watson, que só não desdobrava suas pesquisas aos fenômenos mentais pelas limitações metodológicas e não por serem irreais.

Aprendizagem A aprendizagem para Skinner é fruto de condicionamento operante, ou seja, um comportamento é premiado, reforçado, até que ele seja condicionado de tal forma que ao se retirar o reforço o comportamento continua a acontecer.

A teoria de Skinner apoia-se na ideia de que o aprendizado tem a função de mudança no comportamento manifesto. O condicionamento operante é baseado na lei do efeito de Thorndike, segundo qual o comportamento que produz bons efeitos tende a ser tornar mais frequente, enquanto que o comportamento que produz efeitos contrários tende a se tornar menos frequente.

O condicionamento operante ×É um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento – um processo que Skinner chamou de modelagem. O Instrumento fundamental da montagem é o reforço.

Um reforço é qualquer coisa que fortaleça a resposta desejada. Pode ser um elogio, uma nota nota, um sentimento de realização ou satisfação crescente.

No livro Tecnologia do Ensino, de 1968, o cientista desenvolveu o que chamou

de máquinas de aprendizagem, que nada mais eram do que a organização do

material didático de maneira que o aluno pudesse utilizar sozinho, recebendo

estímulos à medida que avançava no conhecimento. Grande parte dos

estímulos se baseava na satisfação de dar respostas corretas aos exercícios

propostos. A ideia não foi aplicada de modos sistemáticos, mas influenciou

procedimentos de educação americana e brasileira.

“as máquinas tornaram—se mais parecidas com criaturas vivas, e os organismos vivos encarados cada vez mais como máquinas”.

×Apresenta o mecanismo comportamental premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação.

Expectativa

Realidade

x

Skinner considera o sistema escolar predominantemente um fracasso por e basear na presença obrigatória, sob pena de punição. Ele defendia que se dessem aos alunos “razões positivas” para estudar, como prêmios aos que se destacassem.

Princípios do condicionamento

1. Comportamento que é positivamente reforçado vai acontecer novamente. Reforço intermitente é particularmente efetivo.

2. As informações devem ser apresentadas em pequenas quantidades, para que as respostas sejam reforçadas (modelagem)

Resenha do livro Behaviorismo: “O conceptual Reconstruction”, de Gerald Zuriff, começa com uma história sobre dois comportamentalistas. “Eles fazem amor e um deles diz: Foi bom para você. Como terá sido para mim? – não se admitam que os comportamentalistas tenham sentimento nem que, ao menos, admitam possuí-los.

Want big impact? Use big image.

top related