avaliação pnaic

Post on 06-Jun-2015

3.468 Views

Category:

Education

8 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Para o blog http://pnaicbetefeliciano.blogspot.com.br/

TRANSCRIPT

Estado de Santa CatarinaPrefeitura Municipal de São Carlos – SCSecretaria de Educação

Coordenadora Local , Orientadora de Estudos e Secretária de Educação

avaliam os encontros com os professores alfabetizadores do PNAIC

“O PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certo), do MEC (Ministério da Educação) é um programa muito rico. Todos estão muito satisfeitos em participar, pois acreditamos em sua filosofia que objetiva alfabetizar as crianças até oito anos de idade, e também cremos nos propósitos da Secretaria Municipal de Educação, nos gestores escolares e principalmente nos professores, já que todos se empenham bastante para que o município tenha uma educação de qualidade”, diz Joize Hirsch, coordenadora local do PNAIC.

“Nos encontros de formação são realizados aprofundamentos dos conhecimentos teóricos, estudos dos cadernos do PNAIC, reflexões sobre a prática pedagógica e socialização de experiências sobre trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Os professores alfabetizadores apresentam envolvimento, motivação e comprometimento com ações desenvolvidas e com a obtenção da meta proposta que é alfabetizar os alunos até oito anos de idade, e, alfabetizar é ir além de ler e escrever. O curso do PNAIC está sendo muito importante; cada encontro é uma nova etapa, por isso, cada dia de curso é uma nova experiência. Este ano o foco é linguagem, e em 2014 será a matemática”, fala Janete M. Sander Giongo, orientadora de estudos do PNAIC.

“Este programa está sendo de suma importância para o nosso município, porque estamos trabalhando o que a educação precisa sempre trabalhar, que é a formação continuada dos professores. Esperamos que o MEC também organizasse uma formação deste nível para os professores da Educação Infantil”, relata Tania Bif, Secretária de Educação de São Carlos.

“O PNAIC contribui de maneira significativa na minha prática em sala de aula. É uma oportunidade de aprendizagem e troca de experiências com os colegas alfabetizadores. É como se fosse uma segunda graduação ou uma especialização, centrada na alfabetização e na ludicidade. Gosto de planejar aulas dinâmicas e seqüenciais, e as sugestões de atividades que encontro nas apostilas e na socialização com os demais alfabetizadores enriquecem a minha prática em sala de aula. As crianças avançam na aprendizagem de forma prazerosa e desenvolvem mais sua criatividade. O contato com os diferentes gêneros textuais também desperta o gosto pela leitura, contribuindo para a formação do hábito da leitura deleite”

avaliação da professora alfabetizadora Marenise Zeiser Endres, da EM Professor Mário Xavier dos Santos – São João.

ILDO: Prof. Ildo Heinen em sala de aula, com uma atividade de rimas.

Sacola da leitura que vai para as famílias – turma da Prof. Rosinha Schuster.

Cantinho da leitura na sala da Prof. Edi Backes.

Prof. Luciane Mai com livros do cantinho da leitura.

Prof. Marenise Endres apresentando atividade de gênero textual.

Suleide: Prof. Suleide Kroth na dinâmica da leitura ao pé do ouvido.

Maria: Tabuleiro caça-palavras criado pela Prof. Maria Niedermeyer.

Simone: Prof. Simone Niedermayer trabalhando o silabário com seus alunos.

Grupo de professores alfabetizadores de São Carlos que participam da formação do PNAIC, juntamente com a coordenadora e a orientadora.

“ A leitura torna o homem completo, a conversação torna-o ágil, e o escrever dá-lhe precisão”.

Francis bacon

top related