aula 4 - turma ix ucam (cultura digital)

Post on 12-May-2015

292 Views

Category:

Education

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

AULA 4 // JANEIRO 2014

GABRIELA AGUSTINI!gabi@templo.co!

http://www.twitter.com/gabiagustini http://www.facebook.com/gabi.agustini

http://www.pinterest.com/gabiagustini/cultura-digital/

#NOVAS MÍDIAS

"Trata-se de objetos com um impacto cultural e que utilizam a lógica computacional para a sua distribuição e exposição.” !LEV MANOVICH

SOFTWARE: O MOTOR DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

CULTURAL + COMPUTACIONAL

CONCEITO EM ABERTO NOVAS LINGUAGENS

#NOVAS LINGUAGENS

#ACESSO SOB DEMANDA

#INTERATIVIDADE

#CRIAÇÃO DE COMUNIDADE

#PARTICIPAÇÃO CRIATIVA

#DEMOCRATIZAÇÃO DA CRIAÇÃO, PUBLICAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS

#SUPORTE DIGITAL

#TEMPO REAL

#INTERPRETAÇÃO NÃO LINEAR

REDES VESTÍVEIS | CLAUDIO BUENO

PROJETO SYMBIOSE | ROBERTA CARVALHO

SOUR MIRROR| MASASHI KAWAMURA

GOOGLE ART PROJECT

SHIFTING SKIN | ALISON BENNETT

GARGANTA | VIVIAN CACCURI

UBU WEB | KENETH GOLDSMITH

LA BLOGOTHEQUE | VINCENT MOON

MÍDIA NINJA

#NOVOS DISPOSITIVOS

TERMO IMPRECISO A DIFICULDADE DA NOVIDADE COMO PARÂMETRO DE ANÁLISE

#NOVAS MÍDIAS

“A DICOTOMIA ENTRE REAL E VIRTUAL FOI UMA QUESTÃO RECORRENTE NAS REFLEXÕES TEÓRICAS E CRÍTICAS DOS ANOS 80 E 90. AS REDES SE TORNARAM TÃO ONIPRESENTES NO COTIDIANO E O PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO DA CULTURA ATRAVESSA TODAS AS INSTÂNCIAS DAS NOSSAS ATIVIDADES QUE ISSO TEM FEITO COM QUE ESSA DICOTOMIA SE TORNE UMA ESPÉCIE DE ANACRONISMO DO SÉCULO 20. O VIRTUAL É CADA VEZ MAIS UMA DIMENSÃO DO REAL E É DIFÍCIL PENSAR QUAL É A INSTÂNCIA DA REALIDADE QUE NÃO É MEDIADA PELOS MEIOS DIGITAIS E PELAS REDES EM SUAS MAIS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES. O QUE SE TEM É UM PROCESSO AVASSALADOR E IRREVERSÍVEL DE DIGITALIZAÇÃO DA CULTURA EM TODAS AS SUAS INSTÂNCIAS" !GISELLE BEIGUELMAN, NO VÍDEO DA MOSTRA 3M DA ARTE DIGITAL (2012) !

“A GENTE VIVE UMA MUDANÇA GIGANTESCA NA VIDA DE TODO MUNDO. É UMA TROCA GIGANTESCA DE INFORMAÇÃO E MUITO VELOZ. E N T Ã O , N Ã O P O D E M O S T E R P R E C O N C E I T O C O N T R A E S S A M U D A N Ç A E N E M C O M FERRAMENTAS QUE EXISTEM NO MEIO DISSO TUDO (…) A GENTE TEM U M A T E N D Ê N C I A D E J U L G A R FERRAMENTAS (…) AS FERRAMENTAS ESTÃO AÍ PARA SEREM USADAS COMO FERRAMENTAS. ELAS SÃO PODEROSAS” !MARCELO TAS, EM ENTREVISTA EM VIDEO AO SEMINÁRIO MUSEU VALE (2013) !

“CULTURA DIGITAL É TUDO QUE EXPLORA AS NOVAS MÍDIAS QUE SURGIRAM E SE POPULARIZARAM NOS ÚLTIMOS 15 ANOS. A MÍDIA SE TRANSFORMOU E COM ISSO SURGIU UM MONTE DE OPORTUNIDADES, DE RELAÇÕES SOCIAIS QUE ERAM IMPOSS’ÍVEIS ANTES DESTE TIPO DE MÍDIA DESCENTRALIZADA DE DUAS VIAS QUE A GENTE TEM HOJE. É A HISTÓRIA DO TREM, DA ESTRADA DE FERRO QUE CHEGA NA CIDADE E AQUILO MUDA COMPLETAMENTE A FORMA EM QUE AS PESSOAS VIVEM. O QUE A GENTE ESTÁ VENDO HOJE É UM NOVO TIPO DE ESTRADAS VIRTUAIS, NOVOS CAMINHOS E NOVAS FORMAS DAS P E S S O A S S E C O N E C T A R E M , Q U E E S T Ã O REESTRUTURANDO COMPLETAMENTE A FORMA COMO A CULTURA É FEITA. ESSAS NOVAS MÍDIAS ESTÃO MUDANDO DE FORMA TRANSVERSAL TODAS AS ORGANIZAÇÕES DE RELACIONAMENTO, COM IMPACTO EM TODAS AS ESFERAS: A CULTURA, A POLÍTICA, A CIÊNCIA, O DIREITO, A ECONOMIA.” !RONALDO LEMOS, EM ENTREVISTA AO LIVRO CULTURADIGITAL.BR (2009) !!

“COMO NOS APROPRIAR DESSAS NOVAS POSSIBILIDADES DOS OBJETOS PARA PRODUZIR SENTIDO. (..) TEMOS HOJE U M A P R O F U S Ã O D E F U N Ç Õ E S E SERVIÇOS DA INTERNET DADA A SUA INSERÇÃO SOCIAL. (…) QUANTO MAIS OBJETOS NÓS TEMOS, MAIS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NÓS TEMOS. ASSIM COMO A LOCOMOTIVA E O TELÉGRAFO MOLDARAM A NOSSA SOCIEDADE NO SÉCULO 19 E 20, ESSES OBJETOS ESTÃO MUDANDO A NOSSA SOCIEDADE” !ANDRÉ LEMOS, EM ENTREVISTA EM VÍDEO AO SEMINÁRIO MUSEU VALE (2013)

MUITO OBRIGADA!

top related