ativo - quando imobilizar

Post on 05-Jul-2015

398 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

INFORMAÇÕES SOBRE ATIVO IMOBILIZADO

ATIVO IMOBILIZADO

Neste grupo de contas do balanço são incluídos todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e de seu empreendimento, caracterizados por apresentar-se nas formas:

Tangível (bens corpóreos)Terrenos, obras civis, instalações, máquinas, móveis, computadores, veículos, benfeitorias em propriedades arrendadas, direito sobre recursos naturais, etc.

Intangível (bens incorpóreos)Software, marcas e patentes, gastos com pesquisa e desenvolvimento, licenças de uso ou comercialização, goodwill (ágio), etc.

Em ambos os casos, seu valor deverá ser superior a R$ 326,61 (trezentos e vinte e seis reais e sessenta e um centavos) e vida útil superior a 01 (um) ano.

Vida útil é o período no qual um bem novo pode ser considerado útil e proveitoso às suas atividades, não significando, contudo, sua provável duração física.

IMOBILIZADO EM ANDAMENTO

Neste grupo de contas do balanço são incluídas todas as obras, construções e instalações até o momento em que entram em operação, quando então serão reclassificados para as contas correspondentes de Bens em Operação.

CUSTOS

de aquisição: Considera-se como custo de aquisição todos os gastos relacionados com a aquisição do elemento do Ativo imobilizado e os necessários para colocá-lo em local e condições de uso no processo operacional da companhia. Exemplo: preço de compra, impostos, seguros, frete, comissões, desembaraço aduaneiro, instalação e montagem, e outros serviços legais.

de melhorias: Considera-se como custo de melhoria os gastos que tenham a finalidade de aumentar sua capacidade de produção, ou de manter a vida útil do bem ou de evitar que a vida útil originalmente estimada do bem seja diminuída. Exemplo: acessórios, motor mais forte, reforços estruturais em edificações, etc.

de manutenção e reparo: Considera-se como custo de manutenção e reparo os gastos incorridos para manter ou recolocar os ativos em condições normais de uso, sem com isso aumentar sua capacidade de produção ou período de vida útil. Exemplo: substituição de partes, peças, motor, ou consertos.

Exemplos que não são custos de um item do ativo imobilizado:

a) custos de abertura de nova instalação; b) custos incorridos na introdução de novo produto ou serviço (incluindo propaganda e atividades

promocionais); c) custos da transferência das atividades para novo local ou para nova categoria de clientes

(incluindo custos de treinamento); e d) custos administrativos e outros custos indiretos. e) gastos com atividades pré-operacionais destinadas a constituir a empresa, exceto se estiverem

incluídas no custo de um item do Ativo Imobilizado;f) gastos com treinamento;g) gastos com publicidade e atividades promocionais (incluindo envio de catálogos); eh) gastos com remanejamento ou reorganização, total ou parcial, da entidade.

top related