as instituições comunitárias - direitopaulovi's blog · − os deputados estão organizados...

Post on 26-Nov-2018

222 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

As instituições comunitáriasAs instituições comunitárias

Comissão Europeia

Conselho da União Europeia

Parlamento Europeu

Tribunal de Justiça

Tribunal de Contas

Comité Económico e Social

Comité das Regiões

Banco Europeu de Investimentos

A Comissão EuropeiaA Comissão Europeia

A Comissão Europeia é considerada a guardiã dos tratados comunitários, dado que, juntamente com o Tribunal de Justiça, zela pela correcta aplicação da legislação da UE em todos os estados-membros.

Os membros da Comissão Europeia são conhecidos por «comissários» e são designados pelos estados-membros para gerir a instituição e tomar decisões da sua competência.

Com o alargamento da UE a doze novos estados e, tendo em conta que uma Comissão com vários membros será inoperante, o número de Comissários por estado-membro passou a ser apenas de um, sendo actualmente composta por 27 comissários.

A Comissão EuropeiaA Comissão EuropeiaIndependente dos governos nacionais, tem por missão representar e defender os interesses da União Europeia no seu todo;

O Tratado de Lisboa reforma a sua composição: a partir de 2014, o Colégio será composto por um número de Comissários igual a dois terços do número Estados-Membros Comissários igual a dois terços do número Estados-Membros (o equivalente a 18 Comissários numa União com 27 Estados-Membros), segundo um princípio de rotação equitativa.

Outra novidade importante: o Tratado de Lisboa introduz uma relação directa entre os resultados das eleições para o Parlamento Europeu e a escolha do candidato à presidência da Comissão.

O Conselho O Conselho da União Europeiada União Europeia

O Conselho Europeu foi constituído pelo Tratado da União como órgão da União Europeia e, portanto, das Comunidades Europeias em que a União se funda.

O Conselho Europeu reúne os chefes de Estado, ou de Governo dos estados-membros, bem como o Presidente da Governo dos estados-membros, bem como o Presidente da Comissão. O Conselho Europeu reúne-se pelo menos duas vezes por ano, sob a presidência do chefe de Estado, ou de Governo do estado membro que exerça a presidência do Conselho. O Conselho formado pelo ministro que exerce a presidência, pelo que lhe antecede e pelo que se lhe vai suceder denomina-se Troika Comunitária.

Conselho da União EuropeiaConselho da União Europeia− Principal órgão de tomada de decisões da EU; representa osGovernos dos Estados-Membros;

− Composto por um ministro de cada EM; o ministro que participa depende do tema a tratar;

− Existem nove diferentes configurações do Conselho:

•Assuntos Gerais e Relações Externas;•Assuntos Económicos e Financeiros («ECOFIN»);•Justiça e Assuntos Internos (JAI);•Emprego, Política Social, Saúde e Protecção dos Consumidores;•Competitividade;•Transportes, Telecomunicações e Energia;•Agricultura e Pescas;• Ambiente;•Educação, Cultura e Juventude.

.

O Parlamento Europeu é a instituição que representa os cidadãos dos estados-membros, por intermédio dos deputados europeus, eleitos através de sufrágio universal e directo, desde 1979.

Parlamento EuropeuParlamento Europeu

O Parlamento Europeu tem sede em França, na Bélgica e no Luxemburgo. A sede principal é em Estrasburgo (França) onde se realizam as sessões plenárias mensais.

Parlamento EuropeuParlamento Europeu− Representa os cidadãos dos Estados-Membros;

− Os deputados estão organizados em sete grupos políticos

europeus, que representam todas as perspectivas acerca da

integração europeia, da mais federalista à mais abertamente

eurocéptica.

− Funções:

• Examina as propostas da Comissão;

• Participa nas acções legislativas através do processo

de co-decisão;

• Controlo e poder de demissão da Comissão;

• Aprova e controla o Orçamento Comunitário;

• Nomeia o Provedor da Justiça.

.

Jerzy Buzeké o Presidente do Parlamento Europeu.

Parlamento EuropeuParlamento Europeu

.

Parlamento EuropeuParlamento EuropeuNº de mandatos Nº de mandatos

Bélgica 22 Lituânia 12

Bulgária 17 Luxemburgo 6

Rep.Checa 22 Hungria 22

Dinamarca 13 Malta 5

Alemanha 99 Países Baixos 25

Estónia 6 Áustria 17

.

Grécia 22 Polónia 50

Espanha 50 Portugal 22

França 72 Roménia 33

Irlanda 12 Eslovénia 7

Itália 72 Eslováquia 13

Chipre 6 Finlândia 13

Letónia 8 Suécia 18

Reino Unido 72

Parlamento EuropeuParlamento Europeu

O Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça tem assumido um papel de extrema relevância como garante da interpretação e aplicação uniforme do Direito comunitário nos estados-membros.

O Tribunal, no âmbito das suas competências, pronuncia-se sobre os processos que são submetidos à sua apreciação.sobre os processos que são submetidos à sua apreciação.

O Tribunal é composto por um juiz de cada estado-membro, de modo a assegurar que todos os 27 sistemas jurídicos estejam representados. Actualmente, é composto por 27 juízes e é assistido por oito advogados gerais, aos quais incumbe apresentar, publicamente e com imparcialidade, pareceres fundamentados sobre os processos.

O Tribunal de Contas Europeu

O Tribunal de Contas Europeu tem como principal função controlar a totalidade das receitas e despesas da UE, bem como verificar se o orçamento foi gerido de forma eficaz e transparente.

Este tribunal é composto por 27 membros ( um por cada país), nomeados pelo Conselho por um período renovável de seis anos e escolhidos entre as pessoas que, nos respectivos países, tenham estado, ou estejam, ligadas a instituições onde tenham exercido funções de fiscalização.

O Presidente do Tribunal de Contas Europeu é eleito pelos seus pares por um período de 3 anos, podendo ser reeleito.

Órgãos comunitários:

Ø Comité Económico e Social;

Ø Comité das Regiões;

Ø Banco Europeu de Investimento.

O Comité Económico e Social

O Comité Económico e Social é o órgão consultivo por excelência e é composto pelos representantes dos empregados, sindicatos, consumidores, agricultores e outros grupos de interesses. Assiste a Comissão e o Conselho na elaboração de legislação comunitária e faz parte integrante do processo de legislação comunitária e faz parte integrante do processo de tomada de decisões da UE, sendo obrigatoriamente consultado antes da tomada de decisões de política económica e social.

É constituído por 317 membros, os quais são nomeados pelos governos dos estados-membros por um período de quatro anos.

O Comité das Regiões

O Comité das Regiões é um órgão consultivo, sendo obrigatoriamente consultado em matérias que dizem respeito aos poderes regionais e locais, tais como a política regional, o ambiente, a educação e os transportes.

O Comité das Regiões é constituído por 344 membros, O Comité das Regiões é constituído por 344 membros, designados pelos governos dos estados-membros da UE e nomeados por um período de quatro anos pelo Conselho.

O Presidente do Comité das Regiões é designado de entre os seus membros e o seu mandato é de dois anos.

O Banco Europeu de Investimento

O Banco Europeu de Investimento foi criado, em 1958, peloTratado de Roma para apoiar o desenvolvimento harmoniosoda Comunidade.

O Banco Europeu de Investimento é ao mesmo tempo umainstituição monetária e um banco, isto é, contrai empréstimosnos mercados internacionais e concede-os com o fim dedesenvolver o todo comunitário.

Europa dos 25 ...Europa dos 25 ...

ChipreMaltaHungriaPolóniaEslováquia

Leste

EslováquiaLetóniaEstóniaLituâniaRepúblicaChecaEslovénia

EuropaEuropa dos 27 ...dos 27 ...

BulgáriaRoménia

Leste

Desafios da União EuropeiaDesafios da União Europeia

Tratado de Nice (26/02/2001):

− Reforma institucional (alargamento);

Tratado de Lisboa (13/12/2007):Tratado de Lisboa (13/12/2007):

− Dotar a União Europeia de instituições modernas e de métodos de trabalho eficientes que lhe permitirão dar uma resposta efectiva aos desafios actuais.

Desafios da União EuropeiaDesafios da União Europeia

O Tratado de Lisboa não altera os alicerces daarquitectura institucional da União, que continua aassentar no triângulo Parlamento, Conselho,Comissão.

… mas introduz algumas inovações importantes,destinadas a tornar as instituições mais eficazesnuma Europa alargada, e mais aptas a responder a desafios.

top related