arqueologia-pinturas rupestres-sambaquis

Post on 05-Jul-2015

1.758 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ARQUEOLOGIA

Arqueologia é a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais. É uma ciência que estuda as sociedades, podendo ser tanto as que ainda existem, quanto as já extintas.

A partir dessa ciência, o arqueólogo (pesquisador que estuda a arqueologia) identifica objetos que pertenceram aos povos do passado, como: fragmentos de cerâmica, ferramentas em pedra, instrumentos de caça e pesca, restos de alimentos, ossos, restos de habitações,dentre outros achados.

PINTURAS RUPESTRES

Pinturas rupestres são pinturas e desenhos registrados no interior de cavernas, abrigos rochosos e, mesmo ao ar livre. São artes do período paleolítico, também chamado de arte parietal e existe no mundo todo, apesar de ser mais abundante na Europa.

No Brasil, há vestígios de arte rupestre em Florianópolis, Santa Catarina, Bahia e Piauí.

As pinturas geralmente representavam figuras de animais como cavalos, mamutes e bisontes e figuras humanas onde representavam à caça, danças, rituais ou guerreiros.

As pinturas eram executadas a dedo, com o buril, com um pincel de pelo ou pena, ou ainda com almofadas feitas de musgo ou folhas. Eram utilizados materiais corantes minerais nas cores ocre-amarelo, ocre-vermelho e negro. Sempre utilizavam pigmentos de cores naturais.

SAMBAQUIS

No litoral, antes do descobrimento oficial do Brasil, o país foi habitado por um povo ainda mais antigo do que os índios, denominados sambaquieiros.

Chamamos de sambaquieiros, grupos de pescadores-caçadores-coletores que ocuparam a costa brasileira por volta dos 6000 anos AP (antes do presente), que tinham o hábito de amontoar conchas nos locais de sua moradia que denominamos de sambaqui (palavra de origem Tupi).

Essa atividade repetitiva, durante muito tempo, resultou em grandes montes de conchas com dimensões que variam entre 2,0m e 30m de altura. Nestes montes artificiais de conchas, encontram-se presentes: sepultamentos, restos faunísticos, artefatos líticos, ossos, material malacológico (moluscos), zoolitos (esculturas animais em pedra) dentre outros elementos.

top related