alimentaçao saudavel

Post on 06-Jun-2015

23.035 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Alimentação Saudável

A Roda dos Alimentos é uma imagemou representação gráfica que ajudaa escolher e a combinar osalimentos que deverão fazer parteda alimentação diária.É um símbolo em forma de círculoque se divide em segmentos dediferentes tamanhos que sedesignam por Grupos e quereúnem alimentos com propriedadesnutricionais semelhantes.

• A Roda dos Alimentos

O que é?

A nova Roda dos Alimentos é composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária:

• Cereais e derivados, tubérculos – 28%• Hortícolas – 23%• Fruta – 20%• Lacticínios – 18%• Carnes, pescado e ovos – 5%• Leguminosas – 4%• Gorduras e óleos – 2%

A água, não possuindo um grupo próprio, está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Sendo a água imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente.Cada um dos grupos apresenta funções e características nutricionais específicas, pelo que todos eles devem estar presentes na alimentação diária, não devendo ser substituídos entre si. Dentro de cada grupo estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes, podendo e devendo ser regularmente substituídos uns pelos outros de modo a assegurar a necessária variedade.

Como é constituída?

Grupos da Roda dos Alimentos

Grupo dos CEREAIS E DERIVADOS

Grupo das LEGUMINOSAS

Grupo da CARNE E OUTROS

Grupo de LACTICÍNIOS

Grupo das GORDURAS

E ÓLEOSGrupo da

FRUTA

Grupo das HORTÍCULAS

Grupo da ÁGUA

Grupo dos CEREAIS E DERIVADOS

Esses alimentos são responsáveis pelo fornecimento da energia para o nosso organismo e por isso devem ser consumidos em maior quantidade. O ideal é consumir cerca de 6 a 11 porções por dia.

Grupo das HORTÍCULAS

Grupo da FRUTA

Esses dois grupos apresentam funções semelhantes. Chamados de alimentos reguladores, eles são muito importantes pois fornecem todas as vitaminas e minerais de que precisamos. Além disso, também são ricos em fibras. Devemos comer de 3 a 5 porções de vegetais e de 2 a 4 porções de frutas todos os dias.

Grupo das GORDURAS

E ÓLEOS

Este grupo fica na parte superior da pirâmide, que é a mais estreita, pois é composto pelos alimentos que devemos consumir em menor quantidade. Não existe indicação do número de porções para este grupo, mas a recomendação de consumo moderado.

Grupo de LACTICÍNIOS

São importantes fontes de cálcio. Devemos consumir cerca de 2 a 3 porções diárias.

Grupo da CARNE E OUTROS

Grupo das LEGUMINOSAS

O principal nutriente deste grupo é a proteína, essencial para o reparo e construção de todos os tecidos do nosso organismo. Prefira as carnes magras, o frango sem pele e o peixe sem couro. O melhor é comer as carnes assadas, cozidas ou grelhadas. O número de porções indicado a cada dia é de 2 a 3.

1ª REGRA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Alimentação COMPLETA

Comer alimentos de cada grupo diariamente.

2ª REGRA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Alimentação EQUILIBRADA

Comer maior quantidade de alimentos dos grupos de maiores dimensões.

3ª REGRA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Alimentação VARIADA

Comer alimentos diferentes dentro de cada grupo.

Todos os nutrientes (macro e micronutrientes) são essenciais e cada um deles apresenta um papel fundamental para o organismo. Assim, nenhum nutriente é mais ou menos importante que o outro. Todos eles são necessários para garantir a nossa saúde.

• A Importância dos nutrientes

• Dieta coloridaComo garantir uma alimentação rica em diversos nutrientes, especialmente em vitaminas e minerais? É só ter uma dieta colorida, isto é, com frutas e verduras de cores diferentes. Só para exemplificar: as frutas e verduras amarelas e laranjas são fontes de vitamina A e os vegetais verde-escuros são fontes de ferro. É importante ainda consumir frutas e verduras da estação. Além de serem mais baratas, elas são mais nutritivas na época da safra. Frutas como a banana, o mamão e a laranja são encontradas em todas as épocas do ano.

FIM

top related