5 cpfl - pcr, animais peçonhentos, transp de acidentados

Post on 08-Jul-2015

880 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

E-MAIL: camposleite@ig.com.br

1º: Reconhecimento imediato da PCR e acionamento do SEM Serviço de Emergência Médica;2º: RCP (reanimação cardiopulmonar) precoce;3º: Rápida desfibrilação;4º: Suporte de vida eficaz.

É a ausência das funções vitais, movimentos respiratórios e batimentos cardíacos. A ocorrência isolada de uma delas só existe em curto espaço de tempo; a parada de uma acarreta a parada da outra. A parada cardiorrespiratória leva à morte no período de até 6 minutos.

Sinais e sintomas• Inconsciência;• Ausência de movimentos respiratórios e batimentos cardíacos.

Toque na vítima;Chame pela vítima pelo menos 3 vezes.

Ligue para o Corpo de Bombeiros (193);

ouLigue para o SAMU (192)

Verificar pulso central

PULSO CAROTÍDEO

Apóie a região tenar no terço médio do esterno;Posicione a mão no centro do tórax, na linha imaginária entre os mamilos.

Execute 30 compressões torácicas;Mantenha no mínimo 100 compressões/minuto;Comprima no mínimo 5 cm o esterno (2 polegadas o diâmetro do tórax).

POSICIONAMENTO DA RCP

Execute a manobra de elevação do queixo para vítimas de trauma;Execute a manobra de inclinação da cabeça, nas emergências clínicas.

Ventile lentamente;Gaste de 1,5 a 2 segundos em cada ventilação;Observe elevação do tórax.

Reanimação cardiopulmonar

• 1 ou 2 Socorristas

PROCEDA 05 CICLOS E REPITA A CHECAGEM DE PULSO

RCP - Por 01 OU 02 socorristas

• 30 ( TRINTA ) COMPRESSÕES

• 02 ( DUAS ) VENTILAÇÕES

• OBS. ( Sempre começa-se com trinta compressões ).

RCP – OBSERVAÇÃO

Caso o socorrista não esteja treinado ou por falta de meios

EXECUTAR APENAS COMPRESSÕES

Até a chegada do apoio.

RCP - Por 02 (dois) socorristas

TRANSPORTE DE

ACIDENTADOS

O transporte de acidentados deve ser feito por equipe especializada em resgate (Corpo de Bombeiros, Anjos do Asfalto, outros).

O transporte realizado de forma imprópria poderá agravar as lesões, provocando seqüelas irreversíveis ao acidentado.

A vítima somente deverá ser transportada com técnicas e meios próprios, nos casos onde não é possível contar com equipes especializadas em resgate.

Uma pessoa - De ApoioPasse o seu braço em torno da cintura da vítima e o braço da vítima ao redor de seu pescoço.

Uma pessoa - Nas costasDê as costas para a vítima, passe os braços dela ao redor de seu pescoço, incline-a para frente e levante-a.

Uma pessoa - CadeirinhaFaça a cadeirinha conforme abaixo. Passe os braços da vítima ao redor do seu pescoço e levante a vítima.

Duas pessoas - Segurando pelas extremidadesUma segura a vítima pelas axilas, enquanto a outra, segura pelas pernas abertas. Ambas devem erguer a vítima simultaneamente.

Três pessoasUma segura a cabeça e costas, a outra, a cintura e a parte superior das coxas. A terceira segura a parte inferior das coxas e pernas. Os movimentos das três pessoas devem ser simultâneos, para impedir deslocamentos da cabeça, coluna, coxas e pernas.

Quatro pessoasSemelhante ao de três pessoas. A quarta pessoa imobiliza a cabeça da vítima impedindo qualquer tipo de deslocamento.

Em uma situação de emergência todos tendem a agir e agem, diferentes uns dos outros. Só o treinamento e padronização levado a sério podem corrigir isto, levando a um só final:

“A diminuição de perdas de vidas humanas”.

E-MAIL: camposleite@ig.com.br

F I M

top related