28º dia da consciência negra santos - 2013 tributo ao guerreiro zumbí luiz otávio de brito

Post on 28-Apr-2015

117 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

28º Dia da Consciência NegraSantos - 2013

Tributo ao Guerreiro Zumbí

Luiz Otávio de Brito

Várias formas de revindicaçõesCotas

Políticas PublicaPrivilégio

Participando em várias Convivências Comunitárias.

Independente de exercer cargo ou função pública naturalmente decidi colaborar mobilizando a Comunidade Negra e Comunidade do Samba para institucionalizar espaços público, voltado para firmação dos aspectos pedagógico e cultural.

A decisão aconteceu pelo motivo da iniciativa do Dr Esmeraldo Tarquinio de Campos Filho, que aprovou na Câmara Municipal de Santos, a Lei Municipal nº 2.427/61, a qual dispõe sobre estudo para construção do monumento em homenagem a Quintino de Lacerda e a Lei Municipal nº 2.557/62, a qual institui o Dia Municipal de Quintino de Lacerda, que não vinham sendo colocadas em pratica pelo Pode Público Municipal.

Quintino de Lacerda 1839 1898, foi Chefe do Quilombo do Jabaquara e primeiro líder político negro de Santos, garantia abrigo a escravos fugitivos do planalto, que aqui buscavam defesa.O Quilombo do Jabaquara, na descrição de Silva Jardim, era verdadeiramente inexpugnável, defendido pelas encosta do morro do Jabaquara e com um único caminho de acesso permanentemente guardados pôr sentinelas de Quintino.

Fonte: Historiadora de Santos Wilma Therezinha Fernandes de AndradeCoordenou o Trabalho Conclusão do Curso de Licenciatura Plena em História, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santos da Universidade Católica de Santos.Autora: Márcia Campelo.

Outro incentivo para decidir atuar de forma natural, foi J. Muniz Jr., escritor e pesquisador da Cultura afro-brasileira, autor do livro Panorama do Samba Santista (1977).

J. Muniz Jr. outorga os títulos a comunidade, como também, organiza a comemoração do Dia do Samba na cidade de Santos, desde 1962, conforme orientação do I Congresso Nacional do Samba, que aconteceu no Palácio Pedro Ernesto Rio de Janeiro, mas não era oficializado.

Considerando a forma natural do inicio continuar o legado passou a ser a missão que assumiu, mobilizando as Comunidades para fazer cumprir as leis pois se trata de espaços que oferece a possibilidade de facultar o desenvolvimento Físico, Mental, Moral, Espiritual e Social, das Crianças, Adolescentes, Jovens e Idosos da Comunidade Negra e Comunidade do Samba em condições de liberdade.

Participar na vida Política, Econômica, Cultural e Social através da Manifestação e Difusão da Cultura Negra é o Tributo que reverencio diariamente ao Guerreiro Zumbí e a todos de nossa cidade que também prestaram suas colaborações.

Mobilizando as Comunidades, conseguimos apoio do vereador na época Adelino Pedro Rodrigues, que levou ao conhecimento do Plenário da Câmara Municipal de Santos, primeiro a proposta para instituir o Dia Municipal do Samba, porque vinha sendo realizado na cidade mas não era oficializado

A proposta aprovada em Plenário da Câmara Municipal por unanimidade, solicitamos ao prefeito Paulo Gomes Barbosa, para abrir o Salão Nobre do Palácio José Bonifacio e permitir o comparecimento da comunidade para assistir sancionar a lei.

O prefeito concordou.

Após a Lei Municipal nº 4.581/83, Dia Municipal do Samba em 2 de dezembro de1983, ser promulgada com a presença das Comunidades, no mesmo local, fundamos Associação de Defesa e Divulgação da Comunidade Negra e Comunidade do Sambista ADICLUSA e demos inicio ao Projeto Quintino de Lacerda, Produção de Cultura Negra, que integra diferentes Autores.

Neste ano de 2013, que completará 30 anos de atuação, no decorrer, além de oficializar o Dia Municipal do Samba e colocar em pratica as iniciativas aprovadas pelo Dr Esmeraldo Tarquinio, também conseguimos a institucionalização de outras leis.

Lei Municipal nº 49 de 13 de março de 1985 Dia Municipal da Consciência Negra

O prefeito Osvaldo Justo, que participou na comissão que

concordou instituir a lei para construção do monumento em

homenagem a Quintino de Lacerda e oficialização do Dia Municipal de

Quintino de Lacerda (1962), em sua gestão 84/88, prestou colaboração

expressiva em relação ampliação dos espaço oficial, por admirar a

mobilização incentivada por Luiz Otávio de Brito, colaboração que em

1988, a Comunidade Negra e Comunidade do Samba, já possuía

institucionalizado espaços suficiente para Participação Política,

Econômica, Social e Cultural.

Lei Municipal nº 278 de 28 de novembro de 1985 instituiu o Conselho Oficial do Samba;

Lei Municipal nº 638 de 19 de fevereiro de 1988 a qual instituiu a construção do museu e espaço para os integrantes históricos da Comunidade

O Prefeito Osvaldo Justo também reservou local para construção do Palácio do Samba.

Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Santos, também, foi criado no governo Osvaldo Justo.

Atuando no Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Santos – CONDEPASA, nomeado conselheiro, conseguimos também, atenção dos membros para o Órgão Técnico de Apoio integrado pelo arquiteto Eber Gois e historiador Marcos Atanasio Braga, realizarem a demarcação no mapa histórico, local onde existiu o Quilombo do Jabaquara e o acompanhamento do Projeto Quintino de Lacerda pela Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Santos.

Considerações pelo Trabalho

Medalha

Participações

Projeto de Extensão UniversitáriaX9: MEMÓRIA, TERRITÓRIO E PRODUÇÃO DO CUIDADO

Docentes da UNIFESP Baixada SantistaProf Dr. Mauricio Lourenção GraciaProfa Dra Samira Lima da CostaProfa Dra Rosilda Mendes

top related