alto padrão - ed. 31

32
arquitetura | decoração | design | engenharia ano 04 | julho 2009 R$ 4,90 #31 #31 MASCULINA SOBRIEDADE O GOSTO E AS NECESSIDADES MASCULINAS IMPERAM NESTE PROJETO DE INTERIOR ASSINADO POR CLÁUDIA LÜCKMANN JANDT

Upload: mundi-editora

Post on 18-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Revista Alto Padrão. Voltada ao público de decoração, arquitetura e design de Blumenau e região. Produzida pela Mundi Editora - Blumenau/SC.

TRANSCRIPT

Page 1: Alto Padrão - Ed. 31

arquitetura | decoração | design | engenharia ano 04 | julho 2009

R$ 4,90#31#31

MASCULINASOBRIEDADE

O GOSTO E AS NECESSIDADES MASCULINAS IMPERAM NESTE

PROJETO DE INTERIOR ASSINADO POR CLÁUDIA LÜCKMANN JANDT

Page 2: Alto Padrão - Ed. 31
Page 3: Alto Padrão - Ed. 31

/editorial

Expe

dient

e

CONSELHO EDITORIAL

Amauri Alberto Buzzi, Ângela Ferrari, Carla C. Back, Daniela P. Garcia, Jorge Luiz Strehl, Mara V. Nass, Margareth Volles, Patrícia Serafim, Sidnei dos Santos, Silvana Silvestre, Sherlana Reis, Sônia Roese e Valter Ros de Souza

/Editor executivo: Sidnei dos Santos 1198JP (MTb/SC) - [email protected]/Editora: Michele Wilke 01227 JP (MTb/SC)/Editora assistente: Gisele Scopel/Repórteres: Ana Paula Lauth e Kakau Santos (fotografias) /Editor de Arte: Guilherme Faust [email protected]/Projeto Gráfico: Ferver Comunicação/Foto de Capa: Ivan SchulzeCoordenador Comercial: Eduardo Bellidio47 3035.5500 - [email protected]/Diretor Executivo: Niclas [email protected]

DIRETORIA/Presidente: Jorge Luiz Strehl/Vice Pres. para Assuntos Estratégicos e Ma-teriais: Davi Eduardo Scarense Zimmermann/Vice Pres. para Assuntos da Indústria Imobi-liária: Nilton Speranzini/Vice Pres. para Assuntos de Rel. Trabalhis-tas e Sindicais: Adalberto José da Silva/Vice Pres. para Assuntos de Obras Públicas: José Roberto Antunes Santos/Vice Pres. para Assuntos de Economia e Es-tatística: Marcos Rischbieter/Vice Pres. para Assuntos da Administração: Amauri Alberto Buzzi/Vice Pres. Para Assuntos de Loteamento: Ricardo Vasselai/1º Secretário: José Carlos May Cardoso/2º Secretário: André Marin d´ Iglesias Y Vieira/1ª Tesoureira: Eunice Marly Hohl Silveira/2º Tesoureiro: Clemar Fernandes de Souza;//Conselho Fiscal/Efetivos: Renato Rossmark Schramm, Valter Ros de Souza, Valter Luiz Torresani/Suplentes: Marco Aurélio Eichstaedt; Alziro Luiz Estevam, Osório Otávio Tomazi//Delegados Representantes/Efetivos: Jorge Luiz Strehl, Renato Rossmark Schramm/Suplentes: Amauri Alberto Buzzi, Valter Ros de Souza/Suplentes da Diretoria: Valdir Damião Maf-fezzolli, Giovani Isensee, Airton Xavier Picolli, Reges Francisco Moraes da Cunha, Clóvis Roberto Barbieri, Guilherme Augusto Mattos Voltolini, Maurílio Sch-mitt e Margareth Volles.

DEcoração masculina E o DEsign DE móvEis

A reportagem de capa dessa edição da revista Alto Padrão apresenta o projeto de interior de uma cobertura feito sob medida para agradar o gosto masculino. O apartamento que abriga um morador solteiro foi reformado e redecorado sob a batuta da arquiteta Cláudia Lückmann Jandt, que optou por sobriedade nos tons e objetos, mesclando madeira, vidro, pedras e metal. A integração da cozinha com a sala de jantar criou um ambiente perfeito para a realização de animadas reuniões de amigos.

Para um bom projeto de interior, como o apresentado por Cláudia, a qualidade e o design dos móveis são fundamen-tais. Por isso, Alto Padrão foi checar com as arquitetas Cristiane Rutzen e Daniela Tomelin Lazari as tendências do setor. Sócias em uma loja de móveis, elas conferiram as tendências ditadas ao mundo por Milão, uma das mecas do design.

As formas e materiais também são imprescindíveis para o sucesso de um tipo de arquitetura efêmera. A empresa blumenauense Asteforstands atua em projetos e execução de estandes para empresas nas principais feiras do País. Fun-cionalidade e beleza são essenciais para atrair a atenção de quem visita estes eventos.

A recuperação e preservação do patrimônio histórico e arquitetônico de Blumenau marcou mais um ponto com o projeto que adequou um casarão da Rua São Paulo, construído em 1900, para abrigar a Fundação Logosófica. As caracte-rísticas originais foram mantidas no projeto assinado pelo arquiteto Daniel Rodrigues da Silva e sua equipe.

Na seção Gastronomia, aproveitamos o friozinho do Inverno para buscar os segredos de uma boa sopa com a chef de cozinha Ana Spengler. Ela apresenta duas receitas fáceis de preparar e que farão sucesso em qualquer reunião informal. Confira também o Clic Alto Padrão, Mercado, Dicas e muito mais.

Boa leitura!

Sidnei dos SantosEditor executivo

[email protected]

Quarto para homem solteiro (E) e os móveis para dormitório de menina

/TIRAGEM: 4.000 exemplares

Kakau santos

ivan schulze

Page 4: Alto Padrão - Ed. 31

/sumário

ivan shulze/interiores

/10

Arquiteta Cláudia Lückmann Jandt cria ambiente masculino em uma cobertura de um morador solteiro. Sobriedade na decoração, funcionalidade e conforto marcam este projeto feito sob medida ao gosto do cliente.

/feiras /patrimônio histórico /gastronomia

/22

A chef de cozinha Ana Spengler dá dicas e receitas para preparar práticas e saborosas sopas nas noites de frio.

/18

Casarão construído em 1900, na Rua São Paulo, em Blumenau, é recuperado e tem características originais mantidas.

/14

Conheça uma empresa blumenauense que atua no desenvolvimento e montagem de estandes em todo o País.

Kakau santos

Divulgação

Kakau santos

Page 5: Alto Padrão - Ed. 31

Kaka

u san

tos

/clic Alto Padrão /clic Alto Padrão/mercado Alto Padrão

/design

/06

As arquitetas Cristiane Rutzen e Daniela Tomelin Lazari apresentam as tendências em projetos e fabricação de móveis verificadas durante o Salão de Móveis de Milão, um dos centros do design mundial.

/26/28/30

Page 6: Alto Padrão - Ed. 31

/design

6

As tendências dos móveis mudam com o passar do tempo, mas, ao contrário da moda, as novidades no mercado moveleiro não passam tão rapidamente. As inovações vão desde o de-sign até o material utilizado nos acabamentos. Aos poucos, surgem cortes inovadores, mesclas de matérias-primas, acabamentos diferencia-dos e outros agregados, sempre primando pelo

conforto e versatilidade. Hoje, a palavra-chave na decoração é funcionalidade, aliada à beleza e estética.

A história do design começa a ser conta-da a partir da Revolução Industrial, no final do Século 18, visando à qualidade de vida das pessoas. Os estudos sobre o assunto no Brasil tiveram início em 1964, com a fundação da pri-

meira faculdade de design, no Rio de Janeiro. Além disso, profissionais de áreas afins, como arquitetos, passaram a dedicar parte das ativi-dades na atuação neste segmento.

Na Itália, país consagrado pela riqueza dos desenhos dos móveis e cuidado na fabricação, o design foi descoberto em meados do Século 20, mais precisamente nos anos 1950.

TEm noviDaDEs nos móvEisAs arquitetas Cristiane Rutzen e Daniela Tomelin Lazari falam das tendências que permanecem em alta

Kakau santos

O vidro pintado ganha destaque nas portas do armário da cozinha, assim como a iluminação em LED, que pode ser embutida sem representar riscos

Page 7: Alto Padrão - Ed. 31

Tendências quevêm de milão

Em abril desse ano, as arquitetas Cristiane Rutzen e Daniela Tomelin Lazari estiveram no Salão do Móvel de Milão para conferir as úl-timas tendências. Em julho, decidiram mudar o showroom da Berlim Ambientes para apre-sentar as novidades que estão norteando novos projetos. “Nós criamos alguns ambientes para que o cliente possa visualizar as tendências do mercado. Os tons amadeirados, próximos ao natural, continuam em alta”, adiantam as ar-quitetas que, há 10 anos, mantêm a sociedade na loja de móveis planejados sob medida.

Uma das novidades no mercado é a lâmina

que imita a madeira de demolição. Este tipo de acabamento é perfeito para painéis e bancadas. Os painéis em fórmica continuam chamando a atenção nos ambientes, assim como os móveis em linhas retas e horizontais. “Até na cozinha, as linhas horizontais estão presentes, sendo

marcadas principalmente pelos gavetões”, ex-plica Daniela.

Os móveis da cozinha também recebem um acabamento diferenciado através dos pu-xadores embutidos em alumínio. Já os puxado-res dos roupeiros seguem as linhas retas.

ALTOpadrão

Pegadores embutidos, painel de fórmica e granito marrom estão entre as tendências na decoração de interiores

Kakau santos

Page 8: Alto Padrão - Ed. 31

/design

8

madeiras e lEDMadeiras com veios maiores e vidros coloridos estão sendo bastante uti-

lizados nos projetos personalizados pela dupla de arquitetas. Daniela explica que é possível trabalhar vários tons de madeira em um mesmo ambiente, desde que haja harmonia e equilíbrio para deixar o espaço aconchegante. “A iluminação embutida em LED também é uma forte tendência que permanece em alta por causa da sensação de aconchego, da economia de energia e da segurança que oferece, já que não aquece o móvel”, conclui Cristiane.

Entre outras tendências da decoração que permanecem na moda, está o papel de parede e o MDF pintado ou laminado com fórmicas. Isso garante móveis nas mais diversas tonalidades. “É importante lembrar que os nossos projetos são personalizados e, por isso, nenhum ambiente é igual a outro. Mas sempre buscamos apresentar as tendências mais fortes para garantir a modernidade dos projetos”, finaliza Cristiane.

as ar

quite

tas Cristiane Rutzen (E) e Daniela Tomelin Lazari são arquitetas formadas pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e atuam principalmente em projetos de interiores. Ambas são pós-graduadas em Design de Móveis e há 10 anos são sócias na Berlim Ambientes.

(47) [email protected]

A madeira traz aconchego e contrasta com a frieza do granito,do vidro e do revestimento cerâmico da parede

ALTOpadrãoFotos Kakau santos

A fórmica Teca Ártico lembra a técnica pátina e ajuda a fugir do branco. Os nichos,amplamente usados nesse móvel, continuarão em alta, segundo as arquitetas

Page 9: Alto Padrão - Ed. 31
Page 10: Alto Padrão - Ed. 31

univErso masculinoApartamento em tons sóbrios e sem muitos “frufrus” garante elegância e versatilidade aos espaços

/interiores

10

Michele [email protected]

Buscando criar um ambiente exclusivamente masculino, a arquiteta Cláudia Lückmann Jandt procurou usar materiais e cores que esbanjam sobriedade em uma cobertura de 113 metros quadrados, no Bairro Victor Konder. O morador já conhecia o trabalho da profissional, garantindo carta branca para que ela desenvolvesse o projeto de acordo com as necessidades dele. Foram cinco meses de reforma, que resultaram em um am-biente moderno, elegante e versátil.

A reforma foi necessária porque os primeiros moradores do imóvel haviam projetado os móveis sob medida. “O prédio já tem aproximadamente

10 anos e os ambientes apresentavam um con-ceito antiquado, precisando passar por adaptações para atender ao estilo de vida do novo proprietá-rio”, explica a arquiteta. Por isso, pouca coisa pode ser aproveitada.

Como o novo morador gosta de receber os amigos em casa, foi priorizada a integração da cozinha com a sala de jantar e a sala de estar, que também faz o papel de sala de televisão. Como o novo proprietário mora sozinho, Cláudia não preci-sou se preocupar com a necessidade da funcionali-dade dos espaços. “Não precisei criar uma proposta com o aproveitamento de espaços, principalmente com os armários, e pude ousar mais, criando uma linha masculina, sem excessos”. A cor que norteia o projeto é o preto, que garante o caráter masculino

do apartamento, assim como os tons sóbrios em cinza e marrom.

Cláudia ousou ao misturar marcenaria em tons de bétula, fresno negro, nogal terracota, teca e carvalho dakar. Nos cantos, há atraentes nichos, armários, balcões e painéis nestas tonalidades. A tevê de plasma, por exemplo, fica emoldurada por um moderno painel maciço de teca que combina com o balcão da cozinha. As cadeiras da mesa de jantar casam com o estofado da sala de estar, ga-nhando equilíbrio através de peças em palha com assentos de camurça preta. As paredes claras e o piso em cerâmica fosca na cor nata dão o equilíbrio aos ambientes sociais. Também vale reparar no peitoril da sacada, que exibe filetes de pedra São Tomé que conferem rusticidade ao ambiente.

Os tons sóbrios marcam os ambientes e harmonizam a integração entre cozinha, sala de jantar e sala de esta/televisão: ideal para reuniões entre amigos

ivan schulze

Page 11: Alto Padrão - Ed. 31

No dormitório e no closet, o material utili-zado no piso é o carpete. “O cliente estava acos-tumado com o carpete e pediu para eu utilizar o material nestes ambientes por causa da questão do conforto e até mesmo pelo isolamento acús-tico”. Os únicos pontos desfavoráveis apontados pela profissional, em relação ao carpete, são a limpeza e a manutenção. “Mas como o apar-tamento não tem crianças e nem animais, fica mais simples manter o material sempre limpo e conservado”, lembra a arquiteta.

Os papéis de parede também foram uma aposta que deu certo. O material deu um char-me extra à parede da sala de jantar, ao banheiro

social e à aconchegante suíte. Já os painéis de madeira estão por todas as partes, conferindo modernidade aos ambientes. No banheiro social, por exemplo, o painel de teca chama atenção no pequeno ambiente forrado com papel de parede em tons de creme e verde-oliva. O moderno e o tradicional fazem um casamento perfeito, prin-cipalmente na sala de jantar, onde a coleção de cristais se destaca.

Os móveis e peças decorativas comprados

durante a reforma foram escolhidos pelo mora-dor com a orientação da arquiteta. “Eu apontava as opções que combinavam com os ambientes e o cliente decidia qual peça ou móvel comprar”.

Entre os pertences que vieram da antiga casa, estão os quadros, cristais e uma coleção de bibelôs. Para os quadros não fugirem da pro-posta do projeto decorativo, a arquiteta Cláudia Lückmann Jandt sugeriu trocar as molduras, em tons que casassem com a nova mobília.

ALTOpadrão

opção pelo carpete

Carpete no quarto foi uma escolha do proprietário para privilegiar o conforto térmico e acústico

ivan schulze

Page 12: Alto Padrão - Ed. 31

A área de serviço, antes integrada com a cozi-nha, foi fechada para que apenas a cozinha ficasse ligada à charmosa sala de jantar. A transformação da cozinha ficou evidente através das pastilhas pretas, presentes na parede da pia e no detalhe do piso. O balcão em madeira teca, com duas elegan-tes banquetas de inox com couro preto, é usado para as refeições rápidas. Uma bancada em nogal terracota foi projetada à frente do balcão para ser-vir de aparador para bebidas, oferecendo um ser-viço de bar. O padrão nogal terracota também está bastante presente na sala de jantar e na cozinha.

Uma das únicas exigências do proprietário era

que a cozinha tivesse um espaço para a moderna geladeira, modelo side by side em inox. A arquite-ta Cláudia Lückmann Jandt resolveu aproveitar o espaço da lavanderia, que seria fechado, para criar um nicho em madeira nogal terracota para a es-paçosa geladeira que acabou ficando em um lugar estratégico, próximo ao balcão e à sala de jantar. A profissional preferiu manter o layout da cozinha para não mexer nos encanamentos. “A única al-teração que eu fiz foi trazer um cano de água por debaixo do piso para alimentar a geladeira, já que ela oferece água filtrada na porta”.

Aliás, praticidade é a palavra-chave do projeto

assinado por Cláudia. Uma das suítes foi transfor-mada em academia para que o morador possa se exercitar sem sair de casa. “O morador queria um ambiente voltado para o seu ritmo de vida”. A suíte principal oferecia um amplo closet que, de-pois da reforma, ganhou mais uma função, a de home office. “Como o proprietário não necessitava de muitos armários, acabei criando uma bancada para o computador em frente à janela”. A bancada de fresno negro harmoniza com o roupeiro que, antes no padrão mogno, recebeu uma nova rou-pagem em laca preta fosca, garantindo assim a sobriedade e elegância do ambiente.

madeirae inox

ALTOpadrão/interiores

12

Ficha

Técn

ica Projeto: Interior de uma cobertura Profissional: Cláudia Lückmann Jandt - Projetos de Arquitetura de InterioresÁrea: 113 metros quadradosInício da obra: julho de 2008Término da obra: agosto de 2008

a arq

uiteta Fornecedores

O Marceneiro Móveis, Schwanke Casa, Straetz Móveis e Decorações, Mega Gesso, Cisne Decorações, Giltec Iluminação, Marmoraria Fortaleza, NZ Molduras, Vidraçaria Cristal, Micheluzzi Revestimentos Cerâmicos, Andrade Estofados, Sempre Viva Decorações, Via Flor Decorações, Recliar Ar Condicionado, Requintte Louças e Metais, Larmagio Móveis, Top Móbile Puxadores e Tintas Tomio.

Cláudia Lückmann Jandt formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) em 2001 e concluiu pós-graduação em Gestão de Projetos pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação (ICPG). O escritório próprio existe há oito anos e sua atuação engloba projetos de interiores residenciais e comerciais e também arquitetônicos em geral.(47) 3329-2826 / 9928-7007

Pastilhas pretas e o balcão de madeira com as banquetas em inox e couro dão o charme e elegância da cozinha

Fotos ivan schulze

Page 13: Alto Padrão - Ed. 31
Page 14: Alto Padrão - Ed. 31

arquiTETura EFêmEraEmpresa de Blumenau está presente nas principais feiras setoriais realizadas no Brasil

/estandes

14

Responsável por criar verdadeiros cená-rios de bom gosto, a Asteforstands é uma empresa blumenauense especializada em projetos e montagem de estandes modula-dos, mistos e construídos, além de display e showroom. Os proprietários, Moisés Marciel Dias e Raquel Ramos, explicam que traba-lham com estandes especiais para todo tipo de segmento. “O cliente compra o espaço e

toda montagem do estande é realizada pela empresa, desde piso, programação visual, paredes e móveis. O cliente só entra com o produto”, explica Dias.

A empresa conta com dois arquitetos e dois projetistas para desenvolver os projetos. Raquel diz que os ambientes são elaborados a partir das necessidades dos clientes, que passam um briefing do que desejam. “De-

pendendo do que nos passam, criamos loun-ge, área de atendimento, área de exposição, depois o layout é analisado por eles”, conta. O ambiente é harmonizado com a logomarca do cliente, que também escolhe as cores e o estilo: futurista, clean, rústico, etc. Os profis-sionais criam desde cantinas italianas, para um restaurante, até espaços delicados e lúdi-cos para lojas infantis.

Divulgação

O estande precisa ser bonitoe vender a imagem da empresa

Page 15: Alto Padrão - Ed. 31
Page 16: Alto Padrão - Ed. 31

/estandes

matéria-prima aliada à tecnologiaOs materiais mais utilizados para os

ambientes são madeiras, vidro, compensa-do, MDF, ferro, lâminas, espelhos, fórmica e madeira de demolição, mas a busca por so-luções e novidades é constante. A empresa mantém parcerias e trabalha com tecnologia de videowall, programação visual, sonora e interatividade. Um exemplo da utilização destes equipamentos foi o estande da Kars-ten para Texfair deste ano. “Foi construído um túnel interativo que mudava as imagens e o som”, conta Raquel.

Outro recurso moderno utilizado pela

empresa é o piso com tablado de estrutura metálica coberto por uma lâmina de MDF. “Desde o ano passado, estamos investindo nessa tecnologia. É mais prático de montar e nivelar”, destaca Dias. A iluminação tam-bém é trabalhada conforme a vontade dos clientes, podendo ser indireta (para ficar aconchegante) ou com lâmpada de vapor de mercúrio (para clarear o ambiente). Os objetos decorativos e utilitários, como frigo-bar, são cedidos pela Astefor.

Há 12 anos no mercado, a Asterfors-tands possui 40 funcionários. Além de par-

ticipar das grandes feiras que acontecem no Município – como Texfair e Febratex –, a Astefor está presente em eventos que ocorrem em todo País, entre eles: Fenatran (São Paulo), Atomec (São Paulo), Fimec (Rio Grande do Sul), Movelsul (Rio Grande do Sul), FIT (São Paulo), Pet South (São Paulo), Latincoat (São Paulo), Tubotech (São Paulo), Tecnocarne (São Paulo), Ecpotel (São Pau-lo) e Feimafe (São Paulo), as duas últimas, de nível internacional. “Aproximadamente, 80% das feiras acontecem em São Paulo”, afirma Raquel.

Divulg

ação

16

A empresa comandada por Moisés Marciel Dias e Raquel Ramos está presente nas maiores feiras do País com a mantagem de estandes com estilos e design variados

Kaka

u san

tos Prazos apertadosNa sede da empresa, de aproximadamente 5 mil metros

quadrados, são construídos os estandes e guardados os objetos decorativos a serem utilizados. O espaço possui serviço de mar-cenaria, serralheria, pintura e elétrica e a equipe de profissionais especializados acompanha os eventos até o final, para eventuais manutenções. “Antes do estande ir para uma feira, é construído na área de montagem da empresa para ser aprovado pelo clien-te”, observa Dias.

Toda esta estrutura é realizada dentro de um apertado cro-nograma para o cumprimento dos prazos das feiras, que costu-ma durar de três a quatro dias. “Houve mês que estivemos em cinco feiras em diferentes lugares do País”, conta Raquel.

Divulg

ação

Divulg

ação

Page 17: Alto Padrão - Ed. 31
Page 18: Alto Padrão - Ed. 31

/patrimônio histórico

18

O casarão número 2.963 da Rua São Paulo, no Bairro Itoupava Seca, foi totalmente restaurado para servir como sede da Fundação Logosófica de Blumenau. Os responsáveis pela recuperação foram os profissionais da Ágora Arquitetura e Construção.

O arquiteto Daniel Rodrigues da Silva conta que a construção estava totalmente degradada e era ocupada por andarilhos que, depois de muita conversa, foram realocados a um lugar adequado. Ele comenta que esta foi uma das maiores dificuldades enfrentadas na obra.

Antes de iniciar o projeto, o primeiro passo foi solicitar a ava-liação da Prefeitura Municipal para saber o que estava estabelecido pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico (COPH) sobre o casarão. A avaliação demorou cerca de meses.

O parecer da Secretaria de Obras classificou a edificação como P2 e o jardim como P3. A Lei define como P2 imóveis que apre-sentam características de especial interesse histórico cultural, pai-sagístico e monumentos, devendo ser preservado externamente. E o P3 como imóveis que, por estarem localizados no entorno das edificações de interesse do patrimônio histórico, deverão integrar-se a eles. “A partir do parecer, reformamos o casarão para adaptá-lo ao interesse da Fundação Logosófica, mas sem mudar a fachada”, explica Silva. O imóvel consiste em duas casas coladas uma na ou-tra. “É como se a família na época tivesse aumentado e ampliado a construção”, descreve.

casarão ganha novo DEsTinoConstrução de 1900 serviu de moradia à família

Schindler e agora será sede da Fundação Logosófica

Fotos Kakau santos

É uma ciência nova, que revela conhecimentos de natureza transcendente e concede ao espírito humano a prerrogativa de reinar na vida do ser que anima. Conduz o homem ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do Universo e de suas leis eternas. Apresenta uma concep-ção original do homem, em sua organização psíquica e mental e da vida humana em suas mais amplas possibilidades e proporções.

Fonte: www.logosofia.org.brLogo

sofia

Estilo

A residência é um exemplo da arquitetura germânica, apesar de não ser enxaimel. A construção possui tijolos maciços para susten-tação. O estilo também pode ser notado pelo caimento do telhado.

Page 19: Alto Padrão - Ed. 31
Page 20: Alto Padrão - Ed. 31

/patrimônio históricoFotos Kakau santos

ALTOpadrão

Ficha

Técn

ica Projeto: Restauração de casarão na Rua São PauloProfissionais: Daniel Rodrigues da Silva e Cristiane Otte Corrêa, arquitetos; Márcia Zappe Cremer, técnica em edificações e Túlio Alexi, técnico mecânico. Também atuaram na obra o engenheiro eletricista Maurício Kriebch e o engenheiro civil Godo FroeschlinÁrea: 272.06 metros quadradosInício da obra: novembro de 2007 (projeto) e maio de 2008 (obra)Término da obra: julho de 2009

ContatoÁgora Arquitetura e Construção(47) 3322-5002 • agoraarquitetura.com.br

Pesquisa históricaOs profissionais também realizaram pesquisas a res-

peito do patrimônio, que data, provavelmente, de 1900. “A informação precisa se perdeu na história”, afirma Silva. O casarão pertenceu à família Schindler, para quem serviu de residência por vários anos. Depois foi sede dos Correios, loja de fotografias, de aetesanato e, nos últimos anos, esta-va abandonado. “A restauração foi realizada com base nesta consulta”, observa o arquiteto Daniel Rodrigues da Silva.

Ele conta ter sido respeitado cor, tipo de reboco, madei-ra utilizada e todos os outros detalhes arquitetônicos que compõem a fachada. Mas, houve uma adaptação para dar modernidade e fatores de cidadania, como a construção de rampas de acesso a cadeirantes. As molduras das jane-las tiveram que ser retiradas e recuperadas. Todas as telhas foram trocadas, mas foi mantido o caráter germânico que apresentavam.

No interior, o piso e a escada de madeira puderam ser mantidos. O forro foi revitalizado e parte dele teve que ser reconstruído. As instalações elétrica e hidráulica tiveram que ser totalmente refeitas e a edificação recebeu um sistema de prevenção de incêndios.

A casa possui dois pavimentos. O primeiro piso foi divi-dido em salão de eventos – onde serão realizadas palestras para cerca de 60 pessoas –, dois banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, administração, copa, cozinha, recepção e duas grandes salas de reuniões. No se-gundo pavimento, ficam cinco salas de reuniões. Os jardins no entorno do casarão receberam um projeto paisagístico.

As janelas tiveram as molduras retiradas e recuperadas para

ficarem na forma original. Já o piso de madeira, em bom estado,

pode ser mantido

20

Page 21: Alto Padrão - Ed. 31
Page 22: Alto Padrão - Ed. 31

um simPlEs PrazEr à mEsaA chef de cozinha Ana Spengler prepara receitas leves que aquecem e deixam as refeições mais prazerosas

22

/gastronomia

Simples de fazer e muito nutritivas, as sopas são pra-tos versáteis que podem ser servidos como entrada ou prato principal, sobretudo se forem preparadas na versão cremosa. A chef de cozinha Ana Spengler (foto), do Anis Estrelado, ensina duas receitas quentes e saborosas que podem ser preparadas em poucos minutos.

A receita especial da chef é um creme de couve-flor que apresenta um sabor suave, acentuado pelo presun-to de Parma e pelo chantilly de curry. Folhinhas frescas de manjericão também podem ser acrescentadas no momento de servir o creme, a fim de decorar e, de que-bra, ressaltar o sabor do prato. Outro segredo é utilizar a manteiga para refogar a cebola, no início do preparo, para garantir o sabor peculiar da cozinha internacional.

Ana explica que dá para fazer esta mesma receita substituindo a couve-flor por brócolis, cenoura, aspargo fresco ou espinafre. “Mas, para substituir a couve-flor pelo espinafre é necessário aumentar um pouco a quantidade de creme de leite, já que as folhas não têm a textura para garantir a cremosidade. As outras versões podem utilizar a mesma quantidade da receita do creme de couve-flor”, avisa Ana. A chef diz que os caldos e cremes também po-dem ser servidos em pequenas xícaras. “Costumo servir cremes e caldinhos dessa maneira em coquetéis e recep-ções informais. É um sucesso”, garante.

Fotos Kakau santos

Page 23: Alto Padrão - Ed. 31
Page 24: Alto Padrão - Ed. 31

24

Crem

e de c

ouve

-flor

com

Pa

rma e

chan

tilly d

e cur

ry Ingredientes (para seis pessoas)• 1 couve-flor• 1 cebola• 300g de nata• 1 litro de leite• 100g de presunto de Parma

• 1 colher (sopa) de manteiga• 1 colher (sopa) de curry• Sal e pimenta-do-reino a gosto• Folhas frescas de manjericão• 200g de nata batida em ponto de chantilly

PreparoLimpe a couve-flor e separe algumas flores pequenas para a decoração. Pique grosseiramente a cebola e doure na manteiga. Junte a couve-flor e deixe refogar um pouco. Acrescente o leite e a nata, deixando ferver até que a couve-flor esteja macia. Bata no liquidificador e peneire o creme, colocando-o de volta à panela. Leve ao fogo, tempere com sal e pimenta e junte as flores da decoração. Ferva até que estejam macias, cuidando para não desmanchar. Enquanto isso, pique o presunto de Parma e doure na própria gordura. Reserve. Misture o chantilly e o curry e reserve. Sirva a sopa com uma colherada de chantilly de curry e decore com o presunto picado e dourado.

caldo

de le

gum

es Ingredientes (para seis pessoas)

• 3 litros de água• 80g de cenoura• 80g de salsão em pedaços

• 80g de cebola picada• 50g de alho-poró em rodelas• 1 maço de ervas aromáticas

• Sal e pimenta-do-reino a gosto

PreparoLeve todos os ingredientes ao fogo alto. Quando ferver, baixar o fogo e deixar cozinhar com a panela tampada até reduzir a metade. Coar ainda quente e servir.

saiba

difer

encia

rCaldo básico: líquido concentrado obtido do cozimento prolongado em fogo baixo de carne, ossos, peixes ou aves, em água abundante, acompanhado de legumes e temperos. A água absorve as partes solúveis, sabores e aromas dos ingredientes. São empregados no preparo de consommés, veloutés e sopas em geral, assim como no risoto, molhos de assados e cocção de massas.

Consommé: caldo de sabores delicados, sempre clarificado. Pode ser consumido quente ou frio, geralmente no início de uma refeição. Costuma-se usar para o preparo de sopas e molhos.

Creme: nome genérico dado às preparações de consistência lisa, delicada e macia. Pode ser engrossado com espessante (amido, gema de ovo, farinha) ou com purê de legumes.

Sopa: líquido aromatizado, com ingredientes variados, cortados ou processados.

Sopa creme: sopa processada e peneirada, geralmente sem espessante. A consistência é resultado do processamento dos ingredientes.

Veloutés: molho clássico francês preparado com manteiga e farinha de trigo acrescidos de um caldo básico. Frequentemente confundido com as sopas cremosas, por vezes no preparo, outras na nomenclatura.

/gastronomiaKakau santos

Page 25: Alto Padrão - Ed. 31
Page 26: Alto Padrão - Ed. 31

monumEnTo à rEligiosiDaDE

O templo atual foi inaugurado em 1947, mas a história da Igreja Matriz

de Gaspar remonta ao Século 19

/clic Alto Padrão

26

Fotos Kakau santos

Page 27: Alto Padrão - Ed. 31

ALTOpadrão

A Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo é o maior monumento histórico da cidade de Gaspar. A construção, erguida ainda no século 19, passou por várias modificações e hoje ostenta uma enorme escadaria com 115 degraus e 16 metros de largura e é a única na América Latina que possui apenas uma máquina, com aproximadamente 700 quilos, para movimentar os oito mostradores de relógios. A igreja tem 47 metros de comprimento, 24,25 metros de largura, 13,15 metros de altura e as torres alcan-çam 45 metros. Foi em 16 de maio de 1946, na Festa de Santa Cruz, que a primeira cruz foi colocada numa torre já levantada.

Inaugurada em 3 de maio de 1956, a construção atual está entre o gótico e o romano e tem o interior ornamentado com vitrais com imagens de santos e temas religiosos. Do lado de fora da igreja, além de uma gruta, a Via Crucis retrata a Paixão de Jesus Cristo. A imagem de São Pedro, padroeiro da igreja, foi colocada na fachada em outubro de 1947. Com três metros de altura e formada por três blocos de cimen-to, a estátua pesa 1,5 tonelada.

Fruto da liderança franciscana, o crédito da iniciativa de erguer a igreja, em 1867, é dado ao padre Alberto Francisco Maximiliano Gattone. Em 1885, um novo templo é inaugurado sobre o Morro da Igreja. Em 1942, foi demolido para dar lugar à atual igreja, cartão-postal de Gaspar.

A primeira missa na igreja atual foi celebrada no dia 6 de agosto de 1947, com a obra ainda inacabada. A bênção solene aconteceu no dia 3 de maio de 1956, por Dom Inácio Krause, que consagrou e inaugurou solenemente a Matriz São Pedro Apóstolo.

Page 28: Alto Padrão - Ed. 31

28

O mercado oferece uma coleção de cubas de apoio e de embutir com design diferenciado. As peças são valorizadas pela praticida-de na instalação e pelas diversas possibilidades para compor um ambiente. O material mais comum continua sendo a louça, mas poliéster, acrílico, vidro, metal e pedra natural também têm espa-ço. O poliéster e o acrílico aparecem em diversos tons, deixando os ambientes mais alegres.

BanhEiro com charmE ExTra/mercado Alto Padrão

Cuba DianaO modelo da marca Pettra com válvula de escoamen-to dispõe de alto apelo es-tético e vem acompanhada

de uma válvula com sistema pop up, ou seja, você aperta a tampa para abrir ou fechar. Essa cuba de apoio pode ser encontrada na cor esmalte branco brilhante com acabamento de dreno cromado. R$ 492,84 na Barni Acabamentos e Materiais de Construção

Cuba VedereEsse modelo de apoio da Incepa vem em cerâmica com design diferenciado. Todas as bacias Incepa

possuem um selo que indica a eficiência e o funcionamento ecologi-camente correto da peça. Nomeadas como “bacias ecológicas”, as louças consomem menos água do que as tradicionais. R$ 325, 01 na Arci Pisos e Acabamentos

Cuba ErosEssa cuba de apoio da Incepa é fabricada em ce-râmica e com design fun-cional, prático e moderno.

A peça pode ser encontrada nas cores branca, cinza-platina e biscuit, facilitando a composição de diversos tipos de ambientes. R$ 207,86 na Barni Acabamentos e Materiais de Construção

Cuba ToullunA cuba de apoio em acrílico da Resimetal imita a cerâmica. Além da leveza à ban-cada, a peça oferece um delicado detalhe através da trama de coco.R$ 368,00 na Barni Acabamentos e Materiais de Construção

Cuba MarseilleEssa cuba de apoio da Resimetal chama a atenção pelo desenho diferenciado que lembra um diamante. O mo-delo em conhaque translúcido apresenta 26 cores para combinar com qualquer projeto.R$ 373,67 Barni Acabamentos e Materiais de Construção

Cuba NormandieDa marca Sicmol, essa cuba de apoio qua-drada, em poliéster verde-limão, oferece 27 cores translúcidas e leitosas que combinam até com os ambientes mais ousados. Para um espaço mais discreto, o cristal é o tom ideal.R$ 428,80 na Arci Pisos e Acabamentos

Cuba BeltaA cuba de embutir em inox da marca Franke traz uma bor-da arredondada com design exclusivo que casa bem com qualquer ambiente, passando um toque de modernidade. Pelo tamanho compacto é ideal para lavabos.R$ 115,26 na Arci Pisos e Acabamentos

Fotos Kakau santos

Page 29: Alto Padrão - Ed. 31
Page 30: Alto Padrão - Ed. 31

simPlEs E harmônico

Na opinião da empresária Lair Eni de Castilho Raus-ch, não existe decoração certa e errada. Segundo ela, deve haver uma harmonização das peças com

o ambiente. Estilo e bom gosto são caracterís-ticas individuais, que várias vezes revelam

a personalidade da pessoa. “Eu gosto de decorar os ambientes de forma simples, mas com peças bonitas, que transmitam boas energias e proporcionem aconchego

e bem-estar para minha família”, explica.

/dicas Alto Padrão

Garimpo Decorações 47 3232-1555

1) Anjo dourado(apoio para livros)

R$ 107,00

2) Garrafa OrangeR$ 148,00 (pequena) R$ 192,00 (média)R$ 212,00 (grande)

Decoratto Interiori 47 3035-5501

3) Abajur dealumínio polido

R$ 740,00

4) Mulher ClassR$ 735,00

5) Vasos em vidropintado e trabalhadoR$ 174,00 (conjunto)

Ottoni Complementos 47 3322-1792

6) Garrafa madeira de demolição/aço inox/

tampa cristalR$ 380,00 (pequena)

R$ 429,00 (média)

7) Velas de côcoR$ 130,00

8) Bandeja espelhoR$ 347,00

Fotos

Kak

au sa

ntos

1

2

3

4

7

6

8

5

Page 31: Alto Padrão - Ed. 31
Page 32: Alto Padrão - Ed. 31

IMÓVEIS DE CHARME | 2OO9

Balneário Camboriú6 grandes motivos para despertar o seu desejo.

Vermont San Giorgio Don Alvarez Villa Cora Porto Vita Villa Serena

4 7 3 2 6 4 - 0 0 0 8 | e m b r a e d . c o m . b rP l a n t ã o d e v e n d a s : A v e n i d a A t l â n t i c a 5 0 5 0

B a l n e á r i o C a m b o r i ú , S a n t a C a t a r i n a

Alexandria Residence | Av. Brasil esquina Rua 3300 Incorporação M - 21591 - 2º O.R.I. - BC - Villa Serena Residence | Rua 3706

Porto Vita Residence | Av. Atlântica, 5230 Vermont Residence | Rua 1001, 226

De a

cord

o co

m o

lei n

º. 45

91/6

4 in

form

amos

que

as i

mag

ens c

ontid

as n

esse

mat

eria

l pos

suem

apen

as ca

rate

r de s

uges

tão.

O ap

arta

men

to

será

entr

egue

conf

orm

e mem

oria

l des

criti

vo. A

aqui

sição

das

mob

ilias

e pe

ças d

ecor

ativ

as se

rão

cust

eada

s pel

o pr

oprie

tário

.

embraed_tiebreak_210x277mm.indd 1 20/04/09 14:43