alimentarte | 1ª edição

32

Upload: artswr-mag

Post on 16-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

A AlimentARTE vem saciar o apetite daqueles que procuram estar a par das novidades no mundo das artes, particularmente em Portugal. Esta revista/catálogo mensal, focada em conteúdos simples e directos, tem como principal objectivo a promoção e divulgação, em exclusivo, de vários artistas. Esta inovação por parte da ARTSWR leva até aos leitores um conjunto de talentos portugueses, e não só, de todas as áreas, tornando-se acessível a qualquer pessoa, visto ser um suporte digital. www.artswr.com

TRANSCRIPT

Artistas 1ª edição

Daniel Cunha - Pág. 4 - 7Marcos Gomes - Pág. 8 - 13Muriel Fonseca - Pág 14 - 19

Luís Felix - Pág 20 - 23Vitor Julião - Pág 24 - 29

Alexandra Matos - Pág 30 - 35António Soares - Pág 36 - 41Cristina Lobo - Pág 42 - 47

Catarina Alves - Pág 48 - 53Sérgio Neves - Pág 54 - 59

A AlimentARTE vem saciar o apetite daqueles que procuram estar a par das novidades no mundo das

artes, particularmente em Portugal. Esta revista/catálogo mensal, focada em conteúdos simples e directos, tem como principal objectivo a

promoção e divulgação, em exclusivo, de vários artistas.

Esta inovação por parte da ARTSWR leva até aos leitores um conjunto de talentos portugueses, e não só, de todas as áreas, tornando-se acessível a qualquer

pessoa, visto ser um suporte digital.

Agradecimentos da equipa da ARTSWRwww.artswr.com

DANIEL CUNHA AKA DFAULT|Ilustração, Design Gráfico, Tipografia

Daniel Cunha aka Dfault tem 24 anos e vive na Amadora. Possui um curso de Design Gráfico pela Restart, um de Desenho pela Sociedade de Belas Artes, uma licenciatura (congelada) de Design de Comunicação na ESTAL e alguns workshops com artistas de renome como por exemplo Mário Belém, Paulo Arraiano, Lucas). Tem como in-spirações/influências, em parte, o estado de espírito do momento, mas acima de tudo, o estar na rua a ver o que nos rodeia com um grupo de amigos no dia-a-dia e sobretudo todas as cores presentes à nossa volta, uma ida à Fnac ver uma série de livros ou pegar numa antiga BD Marvel sempre com um belo rap em sintonia a deslumbrar os ouvidos e a imaginar toda a cultura Hip Hop, sobretudo o lettering usado em Brooklyn na década de 90.

Contactos:[email protected]/itsdfaultwww.behance.net/dfault

MARCOS GOMES|Ilustração

Marcos Gomes nasceu em Cascais e cedo começou a interessar-se pelo desenho. Desde os seus 13 anos que começa por aprender sozinho, a copiar banda desenhada, e aos poucos foi ganhando traço. Decidiu então optar pelas artes. Frequenta o curso de Artes e Ofícios da Escola Ferreira Dias no Cacém, onde conhece Mestres que o conduzem no caminho do ofício. Viu no desenho a mais importante ferramenta do artista, pois com ele se projecta e constrói, desenha e esboça aquilo a que se quer dar forma. Gosta de Ilustração, e assim em busca de mais, frequenta um curso de Ilustração Científica de onde retira meios e técnicas. Começa agora a desenhar com mais regularidade e encontra na Paisagem um meio de expressão que lhe agrada. Começa assim um es-tudo que, ainda em curso, tem como objectivo a longo prazo, desenhar tudo o que quiser sem dificuldade. Tarefa que, por experiência própria, de desenhar há já alguns anos, “é para se ir fazendo”. Durante a fase de estudo da paisagem, interessa-se por pintura sumi antiga, e pintura chinesa tradicional, com a técnica do pincel seco. Procura os materiais e técnicas tradicionais do Oriente, busca incessante por caligrafias, ainda mais interessado na sua forma do que no seu conteúdo. Oferecem-lhe um estojo de pintura chinesa que começa a utilizar com paixão. Trabalha sobretudo em grafite, explorando o meio até conseguir um resultado claro e concreto. Gosta de esboçar e desafiar grafismos. Com forte componente de referências e lugares comuns do consciente colectivo, Marcos busca essencialmente a fonte, que é do conhecimento e do saber, que se perde no tempo, fazendo com que o nosso olhar volte a relembrar que através do desenho pode o Homem transformar o mundo.

Contactos: [email protected] www.marcosgomesilustrador.blogspot.ptwww.facebook.com/marcosfelixgomes

MURIEL FONSECA AKA LEIRUM| Pintura

Muriel Fonseca nasceu em 1979 na cidade de Manhattan, Nova Iorque. Após três anos nos EUA mudou-se para Sintra, Portugal, com os pais. A paixão pela pintura surgiu no início da sua vida de uma forma espontânea quando ainda era criança, as coisas começaram a ficar mais sérias aos 10 anos de idade quando percebeu que o seu amor pela arte era tão grande que esta seria a sua maior devoção na vida. Quando fez 14 anos, recebeu um livro sobre Salvador Dalí e a sua vida deu uma volta. Sendo verdadeiramente inspirada no surrealismo espanhol, Mu-riel foi para a área das artes, bem como aulas particulares de Pintura. Durante esse tempo, HR Giger também fez uma profunda impressão sobre ela e todos os elementos foram-se reunindo e Leirum (nome artístico) começou a desenvolver o seu próprio estilo. Já fez exposições em galerias, lojas de tattoos, bares e em todos os lugares a sua arte foi solicitada. Actualmente está em Nova Iorque a aprender a ser tatuadora e já expôs o seu trabalho em Manhattan e Brooklyn.

Contactos:[email protected] www.leirummanhattan.com www.facebook.com/LeirumArt www.leirummanhattan.deviantart.com

LUíS FéLIx AKA IGNOTO| Design, Tipografia

Luís Félix é viciado em palavras, logo Ignoto também o teria de ser. Transforma frases em imagens e isso pode valer mais que mil palavras. Procura trocadilhos, sentidos irónicos e gera mensagens. Aqui é o “povo quem mais ordenha”, aqui o “teen spirit” dos Nirvana dá lugar ao “spring spirit”. A paixão pela tipografia vem de longe, quando conheceu o Freehand e foi apresentado ao desenho vectorial. Viveu, como pode, com o rótulo de “o melhor da turma a desenhar”. Aos 17, venceu o primeiro concurso de design, com um logótipo feito a partir de uma brincadeira com, claro, tipografia. Ficou decidido. Foi para Belas-Artes e desde aí que se equilibra no limbo entre as artes plásticas e o design. 2012, diz, pode ser o ano de uma primeira exposição como ‘Ignoto’.- Texto retirado do P3

Contactos:[email protected]/ignotoartwork

VITOR JULIãO| Ilustração

Vitor Julião aka Vitó, nasceu no início da década de 80 no Ribatejo, mas assentou arraiais na outra margem do rio Tejo, em Pinhal Novo. Desde tenra idade desenvolveu o gosto pelo desenho, já que riscava as paredes lá de casa sem dó nem piedade o que lhe valeu umas reprimendas valentes dos seus pais. Ao longo dos anos, apesar de desenvolver actividade profissional sem ligação às artes, nunca parou de desenhar, sendo fortemente influen-ciado pela arte da tatuagem, os fanzines e as tendências da música mais extrema. Recentemente criou e fundou a NoPulse Wear, o que lhe permitiu colaborar com alguns dos seus artistas favoritos como o André Trindade, sendo influenciado por artistas como Pedro Zamith, Diogo Machado, Tiago Pimentel, Paulo Arraiano, entre muitos outros. O seu trabalho caracteriza-se por um traço bem definido, povoado com uma série de personagens e elementos personalizados e apesar de trabalhar muitas horas nas suas ilustrações em digital, gosta de continuar a conciliar o seu trabalho com muitas técnicas tradicionais e materiais como as tintas acrílicas, as canetas Posca, etc.

Contactos:[email protected]/juliao.vitowww.fama.zupi.com.br/vitojuliao

ALExANDRA MATOS| Ilustração, Fotografia

Alexandra Matos, de 21 anos, já ganhou prémios a dançar, mas apesar de gostar muito de dançar não foi isso que a fez vir aqui parar. Vive em Abrantes mas estuda nas Caldas da Rainha, na Escola Superior de Artes e Design. Gosto muito do mundo das artes, apesar de só ter começado a explorar mais há 3 anos e quanto mais descobre, mais gosto desse mundo. “São milhares as coisas que podemos fazer com pequenas ideias e, voilá, eventualmente sair uma obra de arte”. A fotografia é aquela que a faz ficar acordada até às horas que forem precisas, até podia fazer a sua apresentação em fotografias, mas não era a mesma coisa. Além disto, tirou um curso de Animação Socio-cultural em Mértola, na Escola Profissional ALSUD, onde também aprendeu diversas técnicas viradas para artes plásticas. E não, não era para seguir Design, mas a vida assim o fez e está a gostar muito! “Agora vamos lá a ver daqui para a frente, se continuo só a ganhar prémios na dança”.

Contactos:[email protected] www.facebook.com/pages/New-Folder/124335331041842

ANTóNIO SOARES| Ilustração

António Soares tem 38 anos e vive no Porto. Começou desde muito cedo a riscar, as suas narrativas de então eram confusas e bastante cromáticas (“sim adoro cor”). Cresceu sempre com vontade e gosto de ouvir histórias e por momentos deu por si a criar narrativas. “Cresci (whatever that means) e entrei nas Belas Artes - queria ser pintor!!!”. Neste momento é professor, uma narrativa diferente e muito aliciante, diz. A Ilustração vem como consequência e do sonho de querer contar histórias.

Contactos:antoniocarlosoares@hotmail.comantoniocarlosoareshotmail.comwww.antoniosoares.tumblr.com

CRISTINA LObO : ARqUATRO| Fotografia

Nestas imagens são retratadas fotografias de edifícios urbanos, a par com áreas verdes. Estas são captadas pela perspectiva visual e emocional, digamos assim, da Cristina Lobo Portugal e, são manipuladas na sua escala de forma a criarem imagens que se apresentam com efeitos cénicos e coloridos.

Este trabalho convoca naturalmente a questão sobre as possibilidades do imaginário proposto pela artista como um confronto entre a percepção da realidade e ilusão. Neste caso, a partir de apontamentos arquitectónicos, procurando assim, estabelecer uma aliança cognitiva relacionada com a capacidade de identificar a origem e localização dos espaços envolvidos.

Resumindo, este trabalho pretende apresentar uma nova perspectiva e estrutura visual de um local e, simulta-neamente proporcionar uma memória utópica de um espaço.

Contactos:

www.lobogaleria.blogspot.comwww.cristinaloboportugal.blogspot.com(+351) 96 456 84 47

CATARINA ALVES AKA SpyRART| Fotografia, Design, Ilustração

A vida artística de Catarina Alves, de 25 anos, tem oscilado entre a fotografia e o design, ambas vertentes não relacionadas directamente com arte. Iniciou-se na Fotografia como foto-jornalista, derivado à licenciatura em Jor-nalismo, mas como a reportagem não a realizava, começou por adaptar à fotografia algo menos convencional e tentou assim atribuir movimento à imagem estática. Ou seja, nas suas fotografias, os espaços e acções são car-acterizados pelo arrastamento de luzes, longas exposições, adaptador fisheye, de maneira a atribuir à reportagem vida e um cunho mais pessoal, daí ter iniciado reportagem de eventos nocturnos, festas, concertos, festivais, etc. Por outro lado, visto que a fotografia em si começa a ter uma facilidade desajustada a todos os comuns mortais, decidiu então fazer um mestrado em Artes Visuais e Intermédia, projecto-piloto da Escola Superior Artística do Porto, onde pôde estender o conhecimento não só a nível da Fotografia, como de Design e Ilustração.

Desde cedo demonstrou grande interesse pelo desenho, aliás afirma que “os meus cadernos de escola, não são nada mais nada menos que pequenos cadernos de esboços, de toscos improvisos feitos ao acaso”. Mas foi então que o bichinho da ilustração se começou a desenvolver e começou a explorar mais esse campo. A nível de Design as coisas foram surgindo a partir do sentido estético e da lógica contemporânea. Neste momento tenta fundir to-das as vertentes mencionadas acima no seu projecto pessoal, denominado SPYRART - que por si só remete para a arte em espiral, cíclica, em que tudo muda constantemente, mas a fusão e ilusão estão lá permanentes.

Contactos:[email protected]/in/spyrartwww.facebook.com/SPYRARTwww.spyrart.tumblr.comwww.spyrart.hostmyportfolio.com(+351) 911917562

SéRGIO NEVES| Ilustração

Sérgio Neves, nascido há 22 anos em Cascais, e um autêntico canivete suíço, mas português: faz design gráfico, ilustração, ocasionalmente fotografia e vídeo, trabalha em edição gráfica, escreve, e ainda tem tempo para trem-oços, cerveja e futebol aos domingos. Além de ser um tipo extremamente afável e fofinho. Quis o destino que nascesse gato dentro de homem; à primeira vista não se nota, mas quando cria surge o animal chamado Chaz the cat.

Contactos:[email protected]/chazthecatwww.chazthecat.pt.vu

Ficha Técnica:Director: Mário Ventura, Filipa David e Bruno TeixeiraDesign: Mário VenturaComunicação: Filipa DavidCapa: Zombie

Foto by: OG FOUL \\ donutsandairs.blogspot.com