alepe notícias - clipping 22 02 2013

16
Blog da Folha PE 21/02/2013 - 14:48 Política MP dos Portos provoca polêmica na Assembleia Terezinha, em seu discurso, comparou a situação do Porto com o que aconteceu com a Chesf, que teve suas decisões administrativas e a logística transferidas para a Eletrobrás Mirella Araújo A Medida Provisória nº 595, conhecida como MP dos Portos, encaminhada pela presidente Dilma Rousseff (PT) para ser votada no Congresso Nacional, causou polêmica entre governistas e a bancada da oposição na Assembleia Legislativa. O debate acerca do tema foi iniciado pela deputada Terezinha Nunes (PSDB) que expôs no plenário sua preocupação com a perda de autonomia do Complexo Industrial Portuário de Suape. O problema é que a MP determina que o poder decisório do Porto de Suape, incluindo a sua administração, deverá ser transferido para a Secretaria Especial de Portos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e em parte ficaria também a cargo da Empresa de Planejamento e Logística, criada recentemente. Terezinha, em seu discurso, comparou a situação do Porto com o que aconteceu com a Chesf, que teve suas decisões administrativas e a logística transferidas para a Eletrobrás. “Esse assunto não diz respeito só à oposição, mas a todos os parlamentares que não desejam que o Estado seja mais uma vez maculado”, criticou. O deputado Ricardo Costa (PTC), integrante da base governista, também questionou a MP dos Portos, e declarou que, se aprovada, os investimentos feitos até o momento ficarão “à mercê de um poder central, alheio à nossa vontade”. A deputada petista Teresa Leitão ponderou a iniciativa do Planalto, explicou que essa não é uma medida contra Pernambuco, já que também atinge todos os outros Portos. “Como se trata de um novo modelo de gerência, é natural que gere preocupação. Mas não tem sentido prejudicar o Estado se a própria União fez investimentos e colaborou com o desenvolvimento de Suape”, defendeu.

Upload: assembleia-legislativa-do-estado-de-pernambuco-alepe

Post on 29-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

Blog da Folha – PE 21/02/2013 - 14:48 Política

MP dos Portos provoca polêmica na Assembleia Terezinha, em seu discurso, comparou a situação do Porto com o que aconteceu com a Chesf, que teve suas decisões administrativas e a logística transferidas para a Eletrobrás Mirella Araújo A Medida Provisória nº 595, conhecida como MP dos Portos, encaminhada pela presidente Dilma Rousseff (PT) para ser votada no Congresso Nacional, causou polêmica entre governistas e a bancada da oposição na Assembleia Legislativa. O debate acerca do tema foi iniciado pela deputada Terezinha Nunes (PSDB) que expôs no plenário sua preocupação com a perda de autonomia do Complexo Industrial Portuário de Suape. O problema é que a MP determina que o poder decisório do Porto de Suape, incluindo a sua administração, deverá ser transferido para a Secretaria Especial de Portos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), e em parte ficaria também a cargo da Empresa de Planejamento e Logística, criada recentemente. Terezinha, em seu discurso, comparou a situação do Porto com o que aconteceu com a Chesf, que teve suas decisões administrativas e a logística transferidas para a Eletrobrás. “Esse assunto não diz respeito só à oposição, mas a todos os parlamentares que não desejam que o Estado seja mais uma vez maculado”, criticou. O deputado Ricardo Costa (PTC), integrante da base governista, também questionou a MP dos Portos, e declarou que, se aprovada, os investimentos feitos até o momento ficarão “à mercê de um poder central, alheio à nossa vontade”. A deputada petista Teresa Leitão ponderou a iniciativa do Planalto, explicou que essa não é uma medida contra Pernambuco, já que também atinge todos os outros Portos. “Como se trata de um novo modelo de gerência, é natural que gere preocupação. Mas não tem sentido prejudicar o Estado se a própria União fez investimentos e colaborou com o desenvolvimento de Suape”, defendeu.

Page 2: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

Blog da Folha – PE 21/02/2013 - 14:40 Política

Modelo de PPP seria inviável para Câmara Contudo, a Casa de José Mariano ainda estuda outras possibilidades para conseguir construir uma nova sede. Há a necessidade e a vontade do comando da Câmara de viabilizar uma estrutura capaz de atender às necessidades existentes Gilberto Prazeres A possibilidade de a Câmara Municipal do Recife construir uma nova sede, através de uma Parceria Público-Privada (PPP), parece cada vez mais remota. Os modelos existentes que poderiam suplantar esse perfil esbarariam numa questão crucial: a falta de recursos. Comenta-se que, para erguer um novo edifício para o Legislativo recifense, algumas empreiteiras projetam a cobrança mensal de 1% do valor total da obra, o que inviabilizaria esse processo. Tomando como base o prédio que está sendo construído pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, ao custo de R$ 40 milhões, a Câmara do Recife, caso firmasse uma PPP para uma estrutura semelhante, teria que disponibilizar R$ 400 mil mensais para cumprir o acordo. Quase a metade do seu atual orçamento para o período de trinta dias. Contudo, a Casa de José Mariano ainda estuda outras possibilidades para conseguir construir uma nova sede. Há a necessidade e a vontade do comando da Câmara de viabilizar uma estrutura capaz de atender às necessidades existentes. O financiamento da ação é que segue como grande entreve para esse trabalho.

Blog da Folha – PE 21/02/2013 - 14:44 Política

Maviael Cavalcanti na Rádio Folha Programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7 Gilberto Prazeres O deputado estadual Maviael Cavalcanti é o entrevistado desta quinta-feira (21) do Folha Política. O democrata, que integra a bancada oposicionista na Assembleia Legislativa de Pernambuco, segue como um dos poucos a defender a permanência do seu partido no campo contrário ao comandado pelo governador Eduardo Campos (PSB). O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7.

Page 3: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

Blog de Inaldo Sampaio – PE 21/02/2013 - 14:39 Política

Novaes cobra nomeação dos concursados de Inajá Concurso, disse ele, foi realizado no dia 19 de março de 2012 e todos os aprovados foram nomeados, por ordem de classificação, pelo então prefeito Airon Timóteo Inaldo Sampaio O deputado Rodrigo Novaes (PSD) esteve hoje no TCE para fazer uma reclamação contra o novo prefeito de Inajá, Leonardo Martins (PSDB), por está-se negando a pagar o salário dos 317 candidatos que foram aprovados em concurso público realizado na gestão passada. O concurso, disse ele, foi realizado no dia 19 de março de 2012 e todos os aprovados foram nomeados, por ordem de classificação, pelo então prefeito Airon Timóteo. O novo prefeito alega que o concurso foi realizado de maneira irregular e mandou suspender o pagamento dos servidores. De acordo com Novaes, que tem base política na região, um grupo de servidores já entrou com mandado de segurança na Justiça pedindo o pagamento dos seus salários.

Blog de Jamildo – PE 21/02/2013 - 13:52 Política

Na Alepe, oposição convoca audiência pública sobre MP dos Portos Esta será a primeira audiência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática, presidida pela deputada Terezinha Nunes (PSDB) Gabriela López Está marcada para o dia 4 de março uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sobre a polêmica Medida Provisória 595/2012, chamada de MP dos Portos, que tramita no Congresso e prevê mudança nas regras de operação dos terminais portuários brasileiros, entre elas a transferência para o governo federal das tomadas de decisões sobre os portos, o que afetaria diretamente o Complexo de Suape. Esta será a primeira audiência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática, presidida pela deputada Terezinha Nunes (PSDB). De acordo com a tucana, a realização do evento numa segunda-feira permitirá a presença de deputados federais e senadores da bancada pernambucana. Também serão convidados representantes do governo estadual, das classes produtoras e trabalhadores portuários.

Page 4: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

Blog de Jamildo – PE 21/02/2013 - 12:00 Política

Prefeitos do Estado querem debater municipalização da iluminação em encontro nesta quinta Governador enfatizou a importância da Amupe e desta forma de gestão pluripartidária e regionalizada Jamildo Melo

Após a eleição da Amupe, um dos primeiros compromissos do novo presidente, José Patriota, foi apresentar para o governador Eduardo Campos algumas bandeiras de luta da diretoria da Associação para estes dois anos de gestão. O encontro aconteceu na sede provisória do Governo de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda. Entre essas bandeiras definidas pela nova diretoria estão a questão do

pacto federativo, a qualificação dos novos gestores e as novas demandas que estão surgindo para os municípios como a questão dos resíduos sólidos e a municipalização da iluminação. Patriota aproveitou a oportunidade para apresentar a equipe que está a frente da Amupe. O presidente da Amupe destacou ainda os consórcios como uma alternativa viável para dinamizar a gestão. Ainda explicou ao governador que a composição da chapa foi feita de forma a contemplar todas as regiões e os diversos partidos, tendo sido consensual. “A nova diretoria veio com o sentimento de uma unidade para todo o Estado. Juntos, vamos trabalhar por todos os municípios pernambucanos, incentivando e fortalecendo os consórcios intermunicipais”, defendeu Patriota. O governador enfatizou a importância da Amupe e desta forma de gestão pluripartidária e regionalizada. “O governo estará junto nessas discussões, existem pautas importantes que precisam da união de todos, é muito positivo que a Amupe tenha em sua expressão essa pluralidade”, destacou Eduardo Campos. Participaram da reunião o vice-governador João Lyra Neto, os secretários Tadeu Alencar (Casa Civil), Frederico Amâncio (Planejamento) e Aluízio Lessa (Articulação Social e Regional). Da diretoria executiva estavam presentes os prefeitos Lourival Simões (Petrolândia), Eduardo Gonçalves (Cumaru), Genivaldo Menezes (Águas Belas), Jorge Alexandre (Camaragibe) e Cristiano Lira (Quipapá). Nesta quinta-feira, o deputado Waldemar Borges foi à Tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (21.02), para fazer um registro do evento de acontece a partir de hoje, na cidade de Gravatá (Agreste), com a participação do governador Eduardo Campos, dos secretários estaduais e os 184 prefeitos do estado. “O Seminário Juntos por Pernambuco inaugura uma nova forma de diálogo do poder local”, destacou. “Vamos discutir o que tem sido feito em Pernambuco e qual o papel das prefeituras nessa política. O que se pretende é somar esforços para que Pernambuco possa enfrentar as adversidades”, disse o líder do Governo. O parlamentar aproveitou para convidar todos os deputados para participar do evento.

Divulgação

Page 5: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 21/02/2013 - 15:03 Política

Discurso emocionado marca mais uma homenagem a Fernando Lyra Fernando Lyra era recifense, mas foi criado em Caruaru, onde estudou e se formou em Direito Da Redação

Com um discurso marcado pela emoção, a deputada Raquel Lyra (PSB) prestou, ontem, uma homenagem póstuma ao tio, o ex-ministro da Justiça e exdeputado federal e estadual Fernando Lyra. O político faleceu na última quinta-feira (14), vítima de uma cardiopatia, e deixou como legado a luta pela redemocratização do País. “Tive o privilégio da convivência. Ele foi meu conselheiro e grande incentivador. Uma poderosa mistura de tio, pai e padrinho político”, lembrou. Fernando Lyra era recifense, mas foi criado em Caruaru, onde estudou e se formou em Direito. Elegeu-se deputado estadual, pela primeira vez. em 1966, aos 28 anos. Depois, foi deputado federal por sete vezes consecutivas. Entre 1985 e 1986, atuou como ministro da Justiça. “Foram anos dedicados à causa pública”, acrescentou. A parlamentar comentou que Lyra era dono de

personalidade forte. Durante o pronunciamento, a socialista leu trechos de artigos escritos após a morte do político, como o do senador Cristovam Buarque e o da jornalista Eliane Cantanhede. Em apartes, Terezinha Nunes e Betinho Gomes, ambos do PSDB. André Campos (PT), Waldemar Borges (PSB), Raimundo Pimentel (PSB) e Zé Maurício (PP) ressaltaram o caráter e o carisma de Lyra. “O ex-ministro resgatou a democracia para a imprensa brasileira”, reforçou Terezinha, referindo-se ao fim da censura no País, durante o período em que ele administrava o Ministério da Justiça. “Foi um grande político que marcou a história de Pernambuco e do Brasil”, observou Gomes. “Maior orador de palanque que já vi”, ponderou Campos. Para Borges, “era admirável sua capacidade de afirmar posição, sem que isso maculasse as relações pessoais”. “Conseguiu manter coerência absoluta. Com suas ideias e propósitos, serviu de inspiração”, destacou Pimentel. “A democracia não pode ser dissociada de Lyra”, reforçou Zé Maurício.

Diário Oficial de Pernambuco – PE 21/02/2013 - 15:21 Política

Falta de segurança nos estádios facilita ação das torcidas "O que aconteceu foi uma tragédia anunciada. A violência é constante nos entornos dos locais onde se realizam as partidas de futebol", registrou o tucano Antônio Moraes Da Redação

O acidente envolvendo o jovem de 19 anos, Lucas de Freitas Lyra, baleado na cabeça durante confronto entre torcidas organizadas do Náutico e do Sport, nos Aflitos, no último sábado (16), levou o

João Bita

Sobrinha - Raquel Lyra

João Bita

Providências - Moraes

ocupou tribuna da

Alepe

Page 6: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

deputado Antônio Moraes (PSDB) à tribuna da Casa Joaquim Nabuco. O parlamentar debateu a segurança nos centros esportivos do Estado. “O que aconteceu foi uma tragédia anunciada. A violência é constante nos entornos dos locais onde se realizam as partidas de futebol”, registrou o tucano, acrescentando que a venda de bebidas alcoólicas nas proximidades dos estádios pode ter motivado o ocorrido. Moraes ainda enumerou as Avenidas Beberibe, Abdias de Carvalho e Agamenon Magalhães como pontos tradicionais de agressão entre torcidas. “Muitas pessoas discutem o tema, mas não conhecem a realidade dos jogos porque não comparecem aos estádios”, lamentou o parlamentar ao cobrar medidas efetivas do Ministério Público (MP), da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e das Polícias Civil e Militar.

Diário Oficial de Pernambuco – PE 21/02/2013 - 14:49 Política

Colegiados definem novos integrantes e agenda de trabalho Infraestrutura e comércio exterior devem mobilizar atuação dos integrantes Da Redação

A Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia reuniu-se, ontem pela manhã, para escolher os integrantes do biênio 2013/2015. Os deputados Leonardo Dias (PSB) e Adalto Santos (PSB) foram reconduzidos aos cargos de presidente e de vice, respectivamente. À tarde, foi a vez da Comissão de Assuntos Internacionais reeleger o deputado Pastor Cleiton Collins (PSC) para coordenar o colegiado. O vice é Ossesio Silva (PRB). Em seguida, as duas Comissões traçaram metas. “Teremos muitos desafios devido ao crescimento de Pernambuco. A Copa das Confederações e a do Mundo, em 2013 e

2014; empreendimentos como a Fiat e a Hemobrás e vários parques industriais são exemplos. Promoveremos reuniões e audiências públicas para que a Casa participe, juntamente com a população, dessas decisões”, destacou Leonardo Dias. De acordo com o Regimento Interno da Casa, é de competência do colegiado de Desenvolvimento Econômico opinar sobre matérias relacionadas à ordem econômica, política industrial; comercial, agrícola e mineral; propriedade industrial e sua proteção; política e sistema estadual de metrologia, normatização e qualidade industrial; comércio interestadual e política de importação e exportação; política e sistema estadual de turismo, exploração das atividades e dos serviços turísticos, entre outras. Cleiton Collins ressaltou a importância de Assuntos Internacionais visitar as multinacionais que estão se instalando em Pernambuco, a fim de conhecer programas sociais e ambientais, e dar continuidade ao convênio de Cooperação Interinstitucional entre a Sociedade Consular de Pernambuco e a Assembleia Legislativa, firmado em 2012. O acordo possibilita a participação dos parlamentares em reuniões ordinárias e encontros para debater o comércio exterior do Estado. Também estão previstas audiências com a Polícia Federal para tratar o tráfico internacional de drogas. “Vamos nos debruçar sobre vários assuntos no decorrer dos dois próximos anos”, comentou Collins, acrescentando que a Comissão também ficará atenta aos crimes cometidos em sites de relacionamentos na internet. Composição COMISSÃO DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS Titulares: Presidente: Pastor Cleiton Collins (PSC); Vice: Ossesio Silva (PRB); Júlio Cavalcanti (PTB); Ramos (PMN) e Zé Maurício (PP).

Rinaldo Marques

Propostas - Desenvolvimento Econômico reelegeu

Leonardo Dias (D) para coordenar ações

Roberto Soares

Em Assuntos

Internacionais, Cleiton Collins (2º à dir.) foi reeleito

Page 7: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

Suplentes: Adalberto Cavalcanti (PHS), Ângelo Ferreira (PSB), Eduardo Porto (PSDB), Sílvio Costa Filho (PTB), e Teresa Leitão (PT). COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Titulares: Presidente: Leonardo Dias (PSB); Vice: Adalto Santos (PSB); Zé Maurício (PP); Vinícius Labanca (PSB) e Tony Gel (DEM). Suplentes: Julio Cavalcanti (PTB), Everaldo Cabral (PSD), Betinho Gomes (PSDB), Isabel Cristina (PT) e Ricardo Costa (PTC).

Diário Oficial de Pernambuco – PE 21/02/2013 - 15:06 Política

Rio perene pode facilitar à irrigação durante a seca Aparelho, de acordo com o deputado Rodrigo Novaes (PSD), custa R$ 2 mil e muitos não têm condições de adquirir Da Redação

A irrigação em áreas de rios perenes pode ser uma alternativa para amenizar os efeitos da estiagem. Ontem, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) voltou a comentar sobre a seca e solicitou à Celpe e ao Governo do Estado subsídios para instalar medidores dupla tarifa de energia elétrica, em comunidades agrícolas. O objetivo é baratear a conta de energia elétrica. “O equipamento possibilita a cobrança da chamada tarifa verde, gerando uma economia de até 70% em determinados horários“, explicou. O aparelho, de acordo com Novaes, custa R$ 2 mil e muitos não têm condições

de adquirir. “Em áreas de água perene, como às margens do Rio Pajeú, no trecho que corta Floresta, o agricultor vê o manancial seguir e não consegue produzir devido ao alto custo da energia para bombear a água”, detalhou. Em visita ao Interior, em companhia do secretário estadual de Agricultura, Ranílson Ramos, o parlamentar disse que a situação é bastante difícil, “entretanto, o Executivo Estadual enfrenta o problema com determinação”. Foi contabilizada a perfuração de 1,8 mil poços nas regiões mais críticas.

Diário Oficial de Pernambuco – PE 21/02/2013 - 14:52 Cultura e Lazer

Projeto Alepe Cultural/Música Balé Popular do Recife se apresenta, gratuitamente, na próxima segunda-feira (25), com o Espetáculo Nordeste - a Dança do Brasil Da Redação

Para celebrar os dez anos do Projeto Alepe Cultural/Música, o Balé Popular do Recife se apresenta, gratuitamente, na próxima segunda-feira (25), com o Espetáculo Nordeste - a Dança do Brasil. A edição

especial será realizada em um palco armado, no pátio do Palácio Joaquim Nabuco, às 18h. Ontem, o primeiro vice-presidente da Casa, Marcatônio Dourado, parabenizou a Assistência de

João Bita

Sugestão -

Novaes

João Bita

Page 8: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

Comunicação pela viabilização do projeto. Mais detalhes da edição especial o leitor confere no Diário Oficial de sábado (23).

Diário Oficial de Pernambuco – PE 21/02/2013 - 15:14 Política

Direitos Humanos apoia Campanha da Fraternidade 2013 Foco escolhido pela Igreja Católica é a juventude Da Redação

Fraternidade e Juventude é o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. O assunto pautou a primeira audiência pública do ano da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O encontro, proposto pela deputada Terezinha Nunes (PSDB), foi realizado no auditório da Casa Joaquim Nabuco, ontem pela manhã, e apontou sugestões que levem aos jovens os conceitos de fé, amor e bem comum. O colegiado é presidido pelo deputado Betinho Gomes (PSDB).

O presidente da Comissão Arquidiocesana para a Juventude, padre Gimesson Silva, representou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e comentou que “o objetivo é enxergar a realidade, entendê-la e conscientizar a juventude sobre a importância da vida”. Para o coordenador da Comissão da Juventude do Vicariato Olinda, Antônio Gomes, a temática da 49ª Campanha da Fraternidade ressalta o fortalecimento e a evangelização dessa parcela da sociedade. Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PE, Adeíldo Nunes representou o presidente da entidade, Pedro Henrique Alves, e registrou que o órgão estará atento à violação dos direitos humanos. “A religiosidade é uma aliada na recuperação de pessoas que cometeram delitos. Estatísticas comprovam que 80% dos que se recuperaram foram influenciados pela fé em Deus”, frisou. A Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, também foi destacada por Terezinha Nunes. “As igrejas têm auxiliado na recuperação de dependentes químicos. O poder público precisa incorporar essa experiência para lutar de maneira mais eficaz contra esse mal”, relatou. A parlamentar ainda apresentou números preocupantes. De acordo com dados do Ministério da Justiça, só em 2010, foram assassinados 546 jovens em Pernambuco. Para o deputado Betinho Gomes, é fundamental o engajamento da Alepe. “É preciso garantir aos jovens o direito de discutir iniciativas e levar às autoridade competentes sugestões para ações efetivas de combate às drogas”, registrou. Também participaram do debate o ex-vereador Josenildo Sinésio e o vice-prefeito do município de Abreu e Lima, Josias Pereira de Azevedo, além de representantes de entidades religiosas e relacionadas ao tema.

Jarbas Araújo

Mesa - Deputado Betinho Gomes

(centro) preside colegiado. A audiência pública foi proposta

por Terezinha Nunes

Page 9: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 21/02/2013 - 14:59 Política

Reações à MP que pretende transferir para a União o controle de Suape Proposta tramita no Congresso. Deputados temem perdas para Pernambuco Da Redação

A tomada de decisões do Complexo Portuário de Suape pode ficar nas mãos do Governo Federal, caso a Medida Provisória (MP) no 595/2012, em discussão no Congresso Nacional, seja aprovada. A iniciativa prevê a regulamentação da exploração de portos e instalações portuárias em todo o Brasil. Em discurso no Plenário, a deputada Terezinha Nunes (PSDB) e o deputado Ricardo Costa (PTC) se posicionaram contrários à MP. Caso a iniciativa seja acatada, a Secretaria Especial de Portos (SEP), a Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq) e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) serão as responsáveis pelos empreendimentos. “Sabemos que o Complexo foi construído quase em sua totalidade com investimento pernambucano. Por mais de 30 anos, o Estado tirou recursos de outras áreas para construir Suape e, hoje, vê-se na iminência de perder a administração”, ponderou a tucana. Já Costa lamentou que

“Pernambuco seja penalizado pela competência e eficácia”. “Sem Suape, perde-se um dos instrumentos mais importantes de ação na área econômica.” A parlamentar ainda citou a Coluna JC Negócios, do Jornal do Commercio (JC), na qual o jornalista Fernando Castilho informa que Suape foi eleito, várias vezes, o melhor terminal portuário do País. Também registrou um apelo ao governador Eduardo Campos para que se pronuncie sobre o fato “com urgência”. A tucana informou que, na condição de presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática, irá provocar audiência pública para tratar o assunto. “Nem sempre os interesses do Estado são os mesmos da Federação. Pernambuco não pode ficar calado.” Ricardo Costa declarou que encaminhou um requerimento manifestando protesto à MP. “Considero-a lesiva aos interesses pernambucanos e, se concretizada, nos colocará à mercê de um destino imposto alheio a nossa vontade política, sem a decisão democrática e soberana do nosso povo.” Ele ainda parabenizou matéria do JC e a Coluna Fogo Cruzado, da Folha de Pernambuco, que abriu espaço para a opinião do ex-governador Roberto Magalhães, também contrário à medida. Ambos os parlamentares fizeram comparação do caso com a cessão da administração da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) para o Executivo Federal. “Na época, Dilma estabeleceu que a Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras) concentrasse os recursos das hidroelétricas e, hoje, está mergulhada num processo de redução de funcionários”, lamentou Terezinha. O deputado lembrou que as decisões administrativas e logísticas foram transferidas “de Pernambuco para a Eletrobrás, inclusive sua receita superavitária”. Em aparte à tucana, o líder da Oposição, Daniel Coelho (PSDB), afirmou que a discussão deve ser aprofundada. “Não é questão política, mas a defesa dos direitos de Pernambuco”. Tony Gel (DEM) ressaltou: “Além de perdermos autonomia no manejo da administração, o Estado sofrerá prejuízo quanto à agilidade”. Betinho Gomes (PSDB) apontou que é importante levantar os impactos para a economia. “Suape é o principal ativo econômico pernambucano”. O pronunciamento de Costa foi respondido pelo líder do Governo, Waldemar Borges (PSB), e por Gomes. Para Borges, é preciso evitar precipitações. “Todos os Governos pernambucanos investiram em Suape, mas este investiu mais que todos juntos e não vai deixar que assunto passe despercebido”, enfatizou. Betinho Gomes argumentou que “não há precipitação, mas preocupação”.

João Bita

Brasília - Terezinha

Nunes e Ricardo Costa querem mobilizar políticos e

sociedade

João Bita

Page 10: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 21/02/2013 - 15:18 Política

Aumento do valor do Bolsa Família recebe elogios Na Assembleia Legislativa, a iniciativa foi comemorada pela deputada Teresa Leitão (PT) Da Redação

Com a promessa de retirar mais de 22 milhões de pessoas da extrema pobreza no Brasil, desde 2011, a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), ampliou o Programa Brasil sem Miséria, na última terça-feira (19). A medida objetiva elevar o valor do Bolsa Família recebido por cerca de 2,5 milhões de cadastrados que ainda possuem renda familiar abaixo de R$ 70,00 mensais. O benefício começa a ser repassado em março e a ampliação representará R$ 773 milhões somente este ano. Na Assembleia Legislativa, a iniciativa foi comemorada pela deputada Teresa Leitão (PT). “Nosso Governo tem sido muito criticado em relação à política econômica,

mas essas medidas são indispensáveis para o País alcançar metas e se inserir em patamares desejáveis de desenvolvimento”, observou a parlamentar, lamentando que cerca de 700 mil pessoas ainda estejam fora do cadastro único para programas sociais do Executivo Federal. No Plenário, leu partes do discurso de Dilma proferido na ocasião. Teresa destacou o trecho: “Nessa sala eu já assinei vários atos. Já tive a honra e a alegria de participar de vários importantes lançamentos, várias importantes atividades para o País e para diferentes setores sociais do Brasil. Mas, eu tenho certeza de que nenhum deles tem a força simbólica, a marca histórica e o efeito imediato desse ato que hoje assino. Com ele, o Brasil vira uma página decisiva na longa história, na nossa longa história de exclusão social.”

Folha de Pernambuco Digital – PE 21/02/2013 - 13:39 Política

Modelo de PPP seria inviável para Câmara Formato era analisado como uma saída para a construção de uma nova sede Gilberto Prazeres A possibilidade de a Câmara Municipal do Recife construir uma nova sede, através de uma Parceria Público-Privada (PPP), parece cada vez mais remota. Os modelos existentes que poderiam suplantar esse perfil esbarariam numa questão crucial: a falta de recursos. Comenta-se que, para erguer um novo edifício para o Legislativo recifense, algumas empreiteiras projetam a cobrança mensal de 1% do valor total da obra, o que inviabilizaria esse processo. Tomando como base o prédio que está sendo construído pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, ao custo de R$ 40 milhões, a Câmara do Recife, caso firmasse uma PPP para uma estrutura semelhante, teria que disponibilizar R$ 400 mil mensais para cumprir o acordo. Quase a metade do seu atual orçamento para o período de trinta dias. Contudo, a Casa de José Mariano ainda estuda outras possibilidades para conseguir construir uma nova sede. Há a necessidade e a vontade do comando da Câmara de viabilizar uma estrutura capaz de atender às necessidades existentes. O financiamento da ação é que segue como grande entreve para esse trabalho.

João Bita

Decisão federal -

Teresa Leitão comentou

Page 11: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

Diario de Pernambuco – PE 22/02/2013 - 06:55 Colunas

Diario Político Marisa Gibson MP dos Portos Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Assembleia, a deputada Terezinha Nunes (PSDB) anunciou que a primeira audiência pública da comissão será realizada no dia 4 de março e vai debater a repercussão da MP 595, “MP dos Portos”. De autoria da presidente Dilma, a medida provisória transfere para o governo federal grande parte do poder dos portos brasileiros, com consequências diretas para o Porto de Suape.

Diário de Pernambuco Online – PE 21/02/2013 - 18:00 Política

Eduardo Campos lança 14 ações para os municípios pernambucanos O desafio do governador é "superar" a presidente Dilma Rousseff, que reuniu os prefeitos do país, mas não atendeu à expectativa deles com as medidas anunciadas em Brasília. O socialista, com suas iniciativas, pretende "animar" as economias municipais Diario de Pernambuco Antes mesmo de discursar, na abertura do seminário Juntos por Pernambuco, o governador Eduardo Campos (PSB) divulgou seu "pacote de bondades" para os municípios. Composto por 14 ações, o pacote pretende ajudar as prefeituras pernambucanas, que vêm se queixando da crise financeira, com a redução dos repasses federais. O desafio do governador é "superar" a presidente Dilma Rousseff, que reuniu os prefeitos do país, mas não atendeu à expectativa deles com as medidas anunciadas em Brasília. O socialista, com suas iniciativas, pretende "animar" as economias municipais. Veja a lista de 13 ações: 1. Entrega simbólica de 36 ambulâncias, quatro com unidade avançada, aos municípios. A ação tem o objetivo de universalizar o Samu. 2. Mensagem que encaminha de projeto de lei à Assembleia Legislativa, um cofinanciamento para a instalação de Unidades de Pronto Atendimento Especialidade (UPAes) em cada um dos 12 municípios sede de cada de saúde do estado. 3. Criação do selo Pacto pela Vida de Redução da Criminalidade. 4. Oferta de poços artesianos destinados a 122 municípios do seminário pernambucano. 5. Aviso de licitação para a implantação de 400 cisternas de abastecimento simplificado de água. 6. Assinatura de ordens de serviço para a implantação de pequenas barragens do programa Água para Todos. 7. Mensagem de projeto de lei para Assembleia Legislativa que institui a política estadual de convivência com o semiárido.

Page 12: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

8. Decreto governamental que aprova o Plano estadual de Segurança Alimentar 2013-2015. 9. Decreto governamental que dispõe sobre programa de transporte escolar. 10. Mensagem de projeto de lei à Assembleia Legislativa que institui premiação aos municípios que tiverem os maiores índices no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). 11. Universalização das academias da cidade no estado. 12. Adesão ao programa Minha Casa, Minha Vida 2 13. Decreto governamental que institui o Conexão Cidadã, programa de inclusão sócio-digital 14. Criação do Fundo estadual de Desenvolvimento Municipal. Com informações da repórter Ana Luiza Machado, do Diario de Pernambuco

Folha de Pernambuco – PE 22/02/2013 - 06:26 Cidades

“Daniel ressuscitou a oposição” De acordo com o deputado, o DEM em Pernambuco precisa de oxigenação Alex Ribeiro

Deputado estadual pelo DEM, Maviael Cavalcanti comentou, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem, que o deputado Daniel Coelho (PSDB) é o maior responsável pelo ressurgimento da oposição na Assembleia Legislativa. Para o parlamentar, o tucano levantou debates que não eram discutidos na Casa, atitude que acabou fortalecendo o grupo. “A oposição estava silenciosa demais. Principalmente nos últimos dois anos. Mas agora, para minha surpresa, começou a ter uma movimentação na nossa bancada. O deputado Daniel Coelho está

representando bem a bancada, trazendo debates importantes para a Assembleia. Ele praticamente ressuscitou a oposição”, afirmou o democrata. De acordo com o deputado, o DEM em Pernambuco precisa de oxigenação. E a filiação de novas pessoas ao partido, sobretudo no Interior do Estado, pode ajudar no crescimento da legenda. “Precisamos também encontrar um equilíbrio entre nossos antigos partidários e a juventude de Pernambuco. É muito importante essa renovação. Precisamos discutir com a juventude projetos e promover debates. Essa é um das melhores formas para trazermos mais filiados”, disse. Segundo o democrata, um dos maiores destaques entre os parlamentares do partido é a vereadora Priscila Krause (DEM). Ele comentou que a parlamentar deve assumir futuramente um papel de liderança no partido, e até pensar em voos maiores na carreira política. “Ela é uma das estrelas do partido. Ela tem discutido na Câmara com bastante seriedade. Talvez se ela assumisse uma liderança, mobilizando não só o município como no Interior, e com isso pode até conseguir crescer na vida política como deputada estadual ou até federal”, destacou o deputado.

Divulgação

MAVIAEL também pediu oxigenação de

sua legenda, o DEM

Page 13: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

Folha de Pernambuco – PE 22/02/2013 - 06:27 Cidades

Oposição faz “blitz” em Itaquitinga Essa é uma prova de que o Governo não tem capacidade para lidar com as PPPs Mirella Araújo Enquanto o governador Eduardo Campos (PSB) centrava sua atenção para a realização do seminário “Juntos por Pernambuco”, que reuniu 184 prefeitos no município de Gravatá, alguns deputados da bancada da oposição da Assembleia Legislativa foram vistoriar a situação do Centro de Ressocialização de Itaquitinga (CIR), Mata Norte, que deveria ter ficado pronto em 2011 - a obra está orçada em R$ 350 milhões. A visita surpresa faz parte da operação de fiscalização no andamento das obras e funcionamento dos serviços públicos do Governo do Estado. Estiveram no Centro Betinho Gomes, Daniel Coelho, Terezinha Nunes - todos do PSDB - e o deputado Severino Ramos (PMN). Apesar de tentarem manter mistério sobre o local, para evitar qualquer intervenção do Governo, por coincidência o promotor da 2ª Vara de Execuções Penais do Estado de Pernambuco, Marcellus Uggiette, e o representante da Comissão de Monitoramento do CIR, Nickson Monteiro, chegaram ao mesmo tempo que o grupo de parlamentares. Há quem suspeite de que a informação teria sido vazada por um dos noves integrantes da própria bancada. A questão principal abordada pelos opositores é a promessa feita por Eduardo Campos de que, com a construção do CIR, as unidades de segurança máxima de Itamaracá seriam desativadas. “Essa é uma prova de que o Governo não tem capacidade para lidar com as PPPs. Como você contrata uma empresa sem saber se ela terá condições de terminar a obra? Nós da oposição, queremos que o Governo marque a data para desativar a penitenciária de Itamaracá, já que foi uma promessa de campanha do governador.”, criticou o líder da oposição, Daniel Coelho, referindo-se à empresa líder do consórcio Advance Construções e Participações que deixou de operar na construção e pleiteia uma indenização ao Governo de R$ 16 milhões, alegando prejuízos durante o tempo de atuação. Nickson Monteiro explicou que, para o Centro começar a funcionar, faltam apenas acabamentos, e que as obras devem recomeçar no final de março com prazo de 90 dias para a conclusão. Por outro lado, o promotor Uggiette alertou que mesmo em funcionamento o CIR não terá capacidade para absorver os 4.500 presos da penitenciária de Itamaracá, já que só serão disponibilizadas 3.126 vagas (entre regime semi-aberto e fechado). “Essa situação revela a fragilidade de todo o sistema prisional de Pernambuco”, apontou Betinho Gomes.

Folha de Pernambuco – PE 22/02/2013 - 06:56 Gastronomia

Quando o alimento vira patrimônio Iphan e Unesco são as instituições competentes para “carimbar” culturas gastronômicas Rachel Morais Ao longo dos seus mais de 500 anos de história, o Brasil desenvolveu uma cultura multifacetada, composta e sustentada por influências completamente díspares. No tocante à

Page 14: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

sua culinária, não é diferente, afinal, a comida tem uma função que vai além do ato de alimentar puro e simples, de suprir uma necessidade primária para a sobrevivência, está inexoravelmente ligada aos aspectos socioculturais da trajetória de um povo, compondo sua identidade com um rico repertório de aromas e sabores. Moqueca, feijoada, bolo de rolo, cachaça, acarajé, tapioca, tacacá. Cada região brasileira, com seu clima, geografia, e até movimentos migratórios diferentes, ou seja, um terroir próprio, criou algo particular, difícil apontar um único símbolo gastronômico para traduzir à mesa o nosso País. “A culinária brasileira, na última década, vem sendo, finalmente, reconhecida enquanto patrimônio cultural. Seja através da valorização do produto local pelos chefes e pela Academia, ou pelos órgãos do governo, que têm visto a nossa cozinha como passível de tombamento”, afirma o professor de História da Gastronomia do Centro Universitário Senac, Sandro Dias. o intangível De acordo com o texto da bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco, Lúcia Gaspar, no próprio site, patrimônio cultural imaterial trata-se da nossa herança cultural que é transmitida de geração para geração, mas não pode ser tocada. Por isso, também é chamado de patrimônio intangível. Para ser compreendido, no entanto, é necessário que se tenha uma representação material dele. No Brasil, a defesa desse patrimônio, quando é de interesse nacional, é atribuição da União, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em Pernambuco, o órgão responsável pelo registro do patrimônio cultural do Estado é a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Em âmbito federal, o primeiro bem registrado ligado à cozinha nacional foi o Ofício das Baianas de Acarajé, em 2005. A prática tradicional de produção e venda, em tabuleiro, das chamadas comidas de baiana, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto dos orixás, amplamente disseminadas na cidade de Salvador é patrimônio imaterial do povo brasileiro. Você pode se perguntar “O ofício? Mas e o acarajé?”. A técnica da coordenação de registro do Departamento do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Diana Dianovsky, explica que nenhum produto é de salvaguarda. “A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”, conta. Mas o saber instituído numa prática culinária ou um local de produção de uma comida específica pode entrar nos livros do Iphan, como o Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas nas Regiões do Serro, da Serra da Canastra e Salitre/Alto Paranaíba (tombado em 2008) ou a Região Doceira de Pelotas, no Rio Grande do Sul, que ainda está em processo de registro. Como dito, os bens também podem ser reconhecidos em âmbito estadual. Por aqui, o bolo de rolo e o souza leão, a cachaça e a cartola são considerados patrimônio cultural imaterial pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). “A Gastronomia define nossa identidade tanto quanto os sons do samba, a arquitetura barroca ou a modernista”, disse alguma vez o sociólogo Carlos Alberto Dória. Daí, tamanha a importância de proteger esse bem. No Brasil, o artigo número 216 da Constituição de 1988 define o patrimônio cultural como os bens de natureza material e imaterial, individualmente ou em conjunto, que se referem à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. “Em um momento que se vive movimentos de globalização e, consequentemente, uma padronização até mesmo das ideias e dos afazeres ligados à culinária, protegê-la torna-se mais do que necessário e nós estamos vendo essa ação”, argumenta o professor Sandro. Até alguns acontecimentos, como o ocorrido na Bahia em 2010, quando grupos evagélicos vendiam o acarajé como “bolinho de Jesus”, podem descaracterizar algo enraizado na história do Brasil. Afinal, o vínculo religioso da comida está diretamente relacionado ao camdomblé e à orixá Iansã. O fato é que nenhum alimento é neutro, tudo é coberto por elementos que compõem a nossa história - os ingredientes que, hoje, fazem parte da mesa podem ser todos explicados pelas manifestações culturais e sociais, pelas influências sofridas por todos os povos que contribuíram para a formação nacional.

Divulgação

Bolo de rolo e a sobremesa cartola estão na mesma

situação do souza leão, mas não são tombados pelas

entidades especializadas

Page 15: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

Jornal do Commercio – PE 22/02/2013 - 07:05 Colunas

JC em minutos Da Redação Oposição visita presídio inacabado Bancada da oposição na Assembleia Legislativa visitou ontem obras do presídio de Itaquitinga, que permanece inacabado. Construção, atrasada dois anos, está parada.

Jornal do Commercio – PE 22/02/2013 - 06:19 Política

Blitz em presídio inacabado Em ação relâmpago, deputados da oposição denunciam atraso nas obras de presídio, que deveria ter sido entregue há 2 anos Ayrton Maciel Dois anos de uma obra inacabada. Com entrega prometida para março de 2011, o que teria permitido a desativação das Penitenciárias Barreto Campelo e Agroindustrial São João (PAI), possibilitando a implantação de um complexo turístico na Ilha de Itamaracá, o primeiro Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga, município na Mata Norte, a 70 km do Recife, continua inacabado, e ontem foi o primeiro alvo da agenda de fiscalização de obras e ações do governo Eduardo Campos, que a bancada de oposição na Assembleia Legislativa promete realizar este ano. Sem manutenção, uma vez que a empresa Advance Engenharia - cabeça do Consórcio Reintegra Brasil - faliu e abandonou a obra, do lado de fora dá para ver que áreas interna e externa do complexo estão com mato crescido, há indícios de deterioração, telhados de duas unidades estão com buracos e um prédio apresenta fissura. O Complexo de Itaquitinga é uma Parceria Público-Privada (PPP). A obra foi iniciada em outubro de 2009, com previsão de 18 meses para conclusão. Pelo contrato, a capacidade é para 3.126 presos - nenhum a mais -, e deveria receber todos os presos de Itamaracá. A população carcerária da ilha, porém, já chega a 4.500 detentos. Usando de ardil para contradizer o discurso do governo, que a 108 Km de distância, em Gravatá, ia abrir o seminário Juntos por Pernambuco para 184 prefeitos, quatro dos nove deputados da oposição chegaram, no final da manhã, ao portão da Penitenciária de Itaquitinga. O objetivo era demonstrar que ‘nem sempre o discurso traduz a realidade’, revelando que a obra está atrasada, já não comporta a todos de Itamaracá e o projeto turístico para a ilha está incerto. "O governo vende a ideia de que é muito eficiente. Aqui está marcando passo. Escolheu uma empresa que não concluiu a obra", questionou Terezinha Nunes (PSDB). "Queremos que se marque uma data para transferir os presos e desativar Itamaracá. É uma região para o turismo que está toda desvalorizada", reforçou o líder da oposição, Daniel Coelho (PSDB). Concluída está só a estrada de acesso aberta pelo DER, uma vez que o complexo encontra-se na zona rural. Como o sigilo da inspeção vazou, o grupo foi recebido pelo promotor de Execuções Penais do Estado, Marcellus Ugiette, e o presidente da Comissão de Monitoramento da Penitenciária de Itaquitinga, ligada à Secretaria de Ressocialização (Seres),

Page 16: Alepe Notícias - CLIPPING 22 02 2013

Nixon Monteiro. "A situação é muito grave. Há 26 mil presos no Estado e só temos 8.500 vagas. Estamos represando presos", alertou Ugiette. Por ser uma obra privada, o grupo não foi autorizado a entrar para percorrer os prédios. A inspeção foi feita por fora. Segundo Nixon, o Consórcio Reintegra Brasil investiu R$ 248 milhões, tendo depois feito um aditivo de R$ 70 milhões, dinheiro emprestado pelo BNDES. "A Advance foi adquirida pela DAG Construtora, da Bahia, que vai retomar a obra agora em março e concluir em outubro. Falta o acabamento. Os equipamentos estão aí", disse Nixon. "Vamos cobrar o compromisso do governo de liberar Itamaracá", avisou Betinho Gomes (PSDB). O deputado Ramos (PMN) completou a comitiva.