alepe notícias - clipping 22 05 2013

24
Blog de Jamildo PE 21/05/2013 - 19:55 Política Comissão de Mobilidade da Alepe fica com governistas Colegiado instalado nesta terça-feira (21) é composto por dez membros, tem prazo de duração de 90 dias Gabriela López Os deputados estaduais Sílvio Costa Filho (PTB) e Zé Maurício (PP) foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, da segunda comissão especial que cuidará das questões de mobilidade urbana no Estado, com o objetivo de realizar o acompanhamento do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (PROMOB). O colegiado instalado nesta terça-feira (21) é composto por dez membros, tem prazo de duração de 90 dias. O PROMOB visa à realização de obras de intervenção viárias para promover a melhoria da mobilidade urbana como também à inclusão das populações que não têm acesso ao transporte público, como Corredor Leste/Oeste; Corredor Norte/Sul; 08 Terminais Integrados, Ramal Cidade da Copa, entre outros. Precisamos ampliar este debate e criar ações conjuntas para melhorar a mobilidade pública. Por isso, decidimos ir até a Câmara dos Vereadores para propor um trabalho conjunto com os titulares daquela casa. Afinal, não temos tempo a perder, pois, em breve, a cidade sediará uma Copa das Confederações e uma Copa do Mundo, afirmou Zé Maurício. A próxima reunião da comissão ainda será marcada pOR SIlvio Costa Filho. A primeira comissão especial foi criada com o objetivo de verificar o ordenamento das áreas do estado, para potencialização de investimentos e minimização de impactos, constituindo também referência para estudos setoriais, regionais e de planejamento estratégico, resultando no relatório Desafios da Mobilidade.

Upload: assembleia-legislativa-do-estado-de-pernambuco-alepe

Post on 03-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Blog de Jamildo – PE 21/05/2013 - 19:55 Política

Comissão de Mobilidade da Alepe fica com governistas Colegiado instalado nesta terça-feira (21) é composto por dez membros, tem prazo de duração de 90 dias Gabriela López Os deputados estaduais Sílvio Costa Filho (PTB) e Zé Maurício (PP) foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, da segunda comissão especial que cuidará das questões de mobilidade urbana no Estado, com o objetivo de realizar o acompanhamento do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (PROMOB). O colegiado instalado nesta terça-feira (21) é composto por dez membros, tem prazo de duração de 90 dias. O PROMOB visa à realização de obras de intervenção viárias para promover a melhoria da mobilidade urbana como também à inclusão das populações que não têm acesso ao transporte público, como Corredor Leste/Oeste; Corredor Norte/Sul; 08 Terminais Integrados, Ramal Cidade da Copa, entre outros. Precisamos ampliar este debate e criar ações conjuntas para melhorar a mobilidade pública. Por isso, decidimos ir até a Câmara dos Vereadores para propor um trabalho conjunto com os titulares daquela casa. Afinal, não temos tempo a perder, pois, em breve, a cidade sediará uma Copa das Confederações e uma Copa do Mundo, afirmou Zé Maurício. A próxima reunião da comissão ainda será marcada pOR SIlvio Costa Filho. A primeira comissão especial foi criada com o objetivo de verificar o ordenamento das áreas do estado, para potencialização de investimentos e minimização de impactos, constituindo também referência para estudos setoriais, regionais e de planejamento estratégico, resultando no relatório Desafios da Mobilidade.

Page 2: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Blog do Mário Flávio – PE 22/05/2013 - 07:40 Política

Na Alepe, Tony Gel critica saúde de Caruaru Segundo o parlamentar, a entidade revelou que, tanto a população quanto os profissionais de saúde, esperam que a prefeitura dê mais atenção ao setor Mário Flávio Divulgação

O deputado Tony Gel (DEM), usou à Tribuna da Assembleia para comentar a nota que o Sindicato dos Médicos de Pernambuco publicou no fim de semana sobre a saúde pública de Caruaru. “Ambulâncias sucateadas, precariedade na estrutura física das unidades de saúde, falta de insumos, de medicamentos e de equipamentos, além do desfalque de profissionais nas escalas de plantão são alguns problemas apontados pelo sindicato”, disse Gel. Segundo o parlamentar, a entidade revelou que, tanto a população quanto os profissionais de saúde, esperam que a prefeitura dê mais atenção ao setor. Tony Gel destacou que a falta de assistência no município gera sobrecarga no sistema estadual, o que afeta o quadro geral da saúde do Estado. O deputado afirmou que existe a possibilidade de greve dos médicos do município e pediu que a nota do sindicato seja incluída nos Anais da Casa.

Diario de Pernambuco – PE 22/05/2013 - 06:25 Colunas

Diario político Marisa Gibson Chabu Os deputados estaduais da base governista esvaziaram o plenário para ir ver Dilma e Eduardo na Arena Pernambuco mas não se deram bem. Foram convidados a sair da área reservada junto à presidente por falta de credenciamento. Depois o constrangimento foi desfeito mas alguns se recusaram a voltar ao local de onde tinham sido retirados pela segurança.

Page 3: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Diario de Pernambuco – PE 22/05/2013 - 06:59 Colunas

João Alberto Divulgação

A secretária Cristina Buarque, ladeada por Sérgio Guerra e Terezinha Nunes, ao receber o prêmio Ruth Cardoso, concedido pelo PSDB nacional

Diário de Pernambuco Online – PE 21/05/2013 - 18:28 Política

17ª Conferência da Unale acontece em Pernambuco Diario de Pernambuco A 17ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), terá início nesta quarta-feira (22) no Centro de Convenções de Pernambuco, e se estenderá até a sexta-feira (24). A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco será a anfitriã do evento, que reúne deputados estaduais de todo país, além de comissões de legisladores estrangeiros vindo de países como Rússia, Canadá, China, Taiwan, Suécia, Argentina, entre outros. Cerca de 1,3 mil pessoas estão inscritas para o evento. O tema da conferência será "Os desafios para o futuro que queremos" e contará com a presença de vários palestrantes, entre eles o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), que na quinta-feira (23) fará sua exposição intitulada "O Recife que queremos para o futuro". No mesmo dia o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), terá a chance de, mais uma vez, tratar de um tema de relevância nacional para uma plateia diversificada. O tema de sua palestra será "Equilíbrio federativo e desenvolvimento sustentável". No evento de abertura, na quarta-feira, está prevista a participação do vice-presidente do Brasil, Michel Temer (PSDB). Para o deputado estadual Sérgio Leite (PT), o evento é importante por propiciar um fórum de debates para os Legislativos dos estados, de modo a trocar experiências e fortalecer a união das Assembleias legislativas em temas que digam respeito a todas elas como um todo. "Tenho certeza que será a maior conferência de Legislativos da América e nos dará força nacional", afirmou.

Page 4: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 22/05/2013 - 07:09 Política

Legisladores de todo Brasil, hoje, no Centro de Convenções Importância da iniciativa foi tema dos pronunciamentos do presidente da Comissão Organizadora da CNLE, deputado Sérgio Leite (PT); e do deputado Tony Gel (DEM), ontem à tarde, na tribuna da Casa Joaquim Nabuco Da Redação A cerimônia oficial de abertura da 17a Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) será hoje, às 18h, no Centro de Convenções de Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR). O evento, que segue até a próxima sexta-feira (24), já se consolidou como o maior encontro parlamentar da América Latina. A coordenação anual é realizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A importância da iniciativa foi tema dos pronunciamentos do presidente da Comissão Organizadora da CNLE, deputado Sérgio Leite (PT); e do deputado Tony Gel (DEM), ontem à tarde, na tribuna da Casa Joaquim Nabuco. “Até a última segunda-feira (20), mais de 1,3 mil pessoas haviam se inscrito. As delegações internacionais começaram a chegar”, informou Leite. A cerimônia de abertura contará com a presença de várias autoridades. Entre elas, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB/SP); e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). “Na pauta, questões que não podem ser decididas por um único Parlamento, a exemplo do Pacto Federativo. Por isso, é fundamental a participação de todas as Casas Legislativas”, avaliou o petista. Durante a conferência, cujo tema central é Os desafios para o futuro que queremos, serão realizadas plenárias paralelas com o objetivo de aperfeiçoar a atuação dos servidores dos Legislativos. O petista agradeceu o apoio da Casa Joaquim Nabuco, do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife. Para Tony Gel, o evento é um sucesso pelo grande número de participantes. “Serão 13 delegações internacionais. Só a da Argentina é composta por 30 integrantes”, destacou, parabenizando os organizadores do encontro e a Mesa Diretora da Alepe. “Será muito difícil superar a estrutura e a qualidade desse evento”, acrescentou, elogiando a hospitalidade e receptividade dos pernambucanos.

Page 5: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 22/05/2013 - 07:17 Política

Homenagem à trajetória do ex-conselheiro Romário Dias “Fico à vontade para fazer essa homenagem pela importante contribuição que Romário prestou ao Estado. Espero que novas oportunidades surjam em sua vida”, declarou Moraes, lembrando a fase em que o ex-conselheiro presidiu a Casa Joaquim Nabuco Da Redação Divulgação

A passagem do ex-deputado Romário Dias pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco foi lembrada, ontem, pelo deputado Antônio Moraes (PSDB). O político foi eleito há seis anos para o cargo de conselheiro do órgão e, em abril deste ano, teve que se aposentar compulsoriamente, após completar 70 anos. Para a vaga dele no TCE, a Assembleia Legislativa elegeu o ex-secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária e ex-deputado, Ranílson Ramos. “Fico à vontade para fazer essa homenagem pela importante contribuição que Romário prestou ao Estado. Espero que novas oportunidades surjam em sua vida”, declarou Moraes, lembrando a fase em que o ex-conselheiro presidiu a Casa Joaquim Nabuco. “Além de prestativo e cordial, Romário se dedica com devoção às atividades que lhe são atribuídas”, completou. Em apartes, os deputados Raimundo Pimentel (PSB), Terezinha Nunes (PSDB), João Fernando Coutinho (PSB), Sérgio Leite (PT), Tony Gel (DEM), Sebastião Oliveira Júnior (PR), Daniel Coelho (PSDB), José Humberto Cavalcanti (PTB), Vinícius Labanca (PSB), Leonardo Dias (PSB), Adalberto Cavalcanti (PHS), Gustavo Negromonte (PMDB), André Campos (PT) e Ângelo Ferreira (PSB) se pronunciaram. “Sinto-me feliz em ser o autor do projeto que concedeu a ele o Título de Cidadão de Pernambuco”, informou Pimentel. Terezinha; Coutinho e Sérgio Leite disseram que “Romário foi um dos deputados mais brilhantes que passaram pela Casa Joaquim Nabuco”. “Literalmente, ele era um conselheiro”, pontuou Gel. “Quisera todo jovem ter a mesma disposição para o trabalho”, declarou Oliveira. “Ele nunca misturou suas opiniões com questões partidárias”, destacou Coelho. “A carreira brilhante o credencia a ocupar qualquer função”, enfatizou José Humberto. “Romário deixa o Tribunal de Contas com o mesmo prestígio que ingressou no órgão”, frisou Labanca. “Com certeza, ele ainda tem muito a contribuir para a política pernambucana”, ressaltou Dias. “Como deputado, ele prestou importantes serviços para a cidade de Afrânio”, pontuou Cavalcanti. Negromonte, Campos e Ferreira se referiram a Romário como “exemplo”.

Page 6: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 22/05/2013 - 07:23 Cidades

Sertânia contabiliza 140 anos Conforme o relatório apresentado pelo Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe), várias escolas municipais receberam premiações do Poder Executivo pela qualidade do ensino Da Redação Divulgação

Sertânia, localizado a 308 quilômetros de Recife, comemora, na próxima sexta, 140 anos de emancipação. Durante o período, políticas públicas foram implantadas visando ao desenvolvimento da cidade. “Sertânia é referência na caprino-ovinocultura, que, junto com a agricultura e a pecuária, é a principal atividade econômica. Por essa razão, o Governo do Estado tem investido, realizando obras importantes, como a construção da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos, de abatedouros, de mercados públicos e do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar, localizado no distrito de Cruzeiro do Nordeste; e ainda na pavimentação de ruas e estradas. A Expocose é exemplo, sendo considerado o maior evento agropecuário especializado em caprinos e ovinos do Nordeste.”, declarou o deputado Ângelo Ferreira (PSB), ontem à tarde, durante o Pequeno Expediente. Conforme o relatório apresentado pelo Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe), várias escolas municipais receberam premiações do Poder Executivo pela qualidade do ensino. Por ter investido na garantia e na proteção integral das crianças e dos adolescentes, previstas no artigo 227 da Constituição Federal e nos artigos 3 e 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente, a cidade ficou reconhecida, internacionalmente, ao receber o Selo Unicef – 2009/2012. “Também preciso destacar a altivez do povo sertaniense, que, diante das dificuldades, luta e persiste. Parabenizo com orgulho todos os cidadãos.”

Page 7: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 22/05/2013 - 07:11 Política

Alepe sedia abertura do 30o Encontro da Fenale Ao final do encontro, será apresentada a Carta do Recife, documento que norteará as ações da entidade na defesa dos servidores e no fortalecimento do Poder Legislativo Da Redação Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco sediou, na manhã de ontem, a abertura do 30o Encontro da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos dos Estados, do Distrito Federal e do Congresso Nacional (Fenale). O evento que, anualmente, é realizado em paralelo à Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), segue até a próxima sexta-feira (24), no Centro de Convenções de Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR), com palestras e debates sobre temas ligados ao setor. Ao final do encontro, será apresentada a Carta do Recife, documento que norteará as ações da entidade na defesa dos servidores e no fortalecimento do Poder Legislativo. A CNLE está na sua 17a edição. O presidente da Casa Joaquim Nabuco, deputado Guilherme Uchoa (PDT), abriu a cerimônia e elogiou o evento, que reuniu representantes dos sindicatos e associações filiadas de todo o País. Ele destacou o respeito aos servidores e o diálogo com o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (SisAlepe). “Os entendimentos vêm produzindo bons resultados. Muitas reivindicações já foram atendidas”, registrou, citando a paridade salarial dos servidores do Parlamento Estadual com o Tribunal de Contas do Estado, os auxílios saúde e alimentação e o pagamento dos atrasados referentes à URV. “Também já foi instalada uma comissão para preparar o concurso público”, acrescentou. No mês de setembro, a Fenale completa 20 anos de fundação. “É gratificante ver que a entidade resiste ao tempo”, observou o presidente da entidade, João Moreira, que elogiou a parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade organizadora da CNLL. “Nosso objetivo é unificar a postura dos Legislativos Estaduais para o fortalecimento e a valorização conjunta do Poder e de seus servidores”, observou. Entre as ações defendidas pela Federação, estão a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) no 555/06, que dispõe sobre o fim da contribuição previdenciária de aposentados; a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), estabelecendo o princípio da negociação coletiva entre trabalhadores públicos e os Governos municipais, estaduais e federal; e a realização de concurso público para todos os Legislativos estaduais. Para o presidente da Comissão Organizadora da Conferência da Unale, deputado Sérgio Leite (PT), a troca de experiências entre os servidores fortalece a categoria. “A organização facilita a abertura de espaços políticos”, destacou. Também prestigiaram o encontro o deputado Maviael Cavalcanti (DEM) e representantes do SisAlepe e da Confederação dos Servidores do Poder Legislativo e Tribunais de Contas do Brasil (Confelegis).

Page 8: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 22/05/2013 - 07:19 Política

CCLJ aprova matéria que assegura celeridade ao trâmite no Judiciário De acordo com o texto, o Fundo Especial caracteriza-se como órgão público, instituído para o desempenho de funções estatais, e integra a estrutura organizacional interna do TJPE como fundo público Da Redação Divulgação

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) deverá receber investimentos na estrutura organizacional interna, por meio da criação do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado (FERM-PJE). O Projeto de Lei no 1.401/13, de autoria do Poder Judiciário, foi aprovado, ontem, pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Alepe e relatado pelo deputado Sílvio Costa Filho (PTB). Na opinião de Costa Filho, a inciativa proporciona mais celeridade ao trâmite processual. De acordo com o texto, o Fundo Especial caracteriza-se como órgão público, instituído para o desempenho de funções estatais, e integra a estrutura organizacional interna do TJPE como fundo público. A receita do Fundo de Modernização será formada a partir de diversas fontes, a exemplo de valores cobrados para inscrição em concurso público do Judiciário e da taxa de serviços notariais e registrais. A matéria ainda define como metas prioritárias do Fundo a garantia de recursos para a expansão e aperfeiçoamento da atividade jurisdicional, visando ampliar o acesso à Justiça e prover recursos, em especial, para a elaboração e execução de programas e projetos anuais e plurianuais; construção, ampliação e reforma de prédios próprios do Poder Judiciário e de imóveis objeto de comodato e locados a terceiros, bem como despesas de capital e de custeio. “A iniciativa é uma orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que haja mais transparência e autonomia do Poder Judiciário, no que se refere à execução de despesas do órgão, reaparelhamento e modernização da máquina. Avançamos, a partir do momento em que garantimos essa conquista”, destacou a presidente da Comissão de Justiça, deputada Raquel Lyra (PSB). Durante a reunião, o colegiado também distribuiu 13 proposições e aprovou outras sete. Entre as que receberam parecer favorável, a de no 1.397/13, de autoria do Governo do Estado, alterando a Organização Militar Estadual (OME) da Polícia Militar de Pernambuco. O projeto foi relatado pelo deputado Diogo Moraes (PSB).

Page 9: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 22/05/2013 - 07:23 Cidades

Saúde e educação Parlamentar repercutiu nota publicada, no último domingo, no Jornal do Commercio, do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, detalhando a situação da saúde na cidade Da Redação A ameaça de greve dos médicos que atendem à rede municipal de Caruaru, no Agreste, a partir do próximo dia 23, foi registrada, ontem, pelo deputado Tony Gel (DEM). O parlamentar repercutiu nota publicada, no último domingo, no Jornal do Commercio, do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, detalhando a situação da saúde na cidade. “Pessoas estão morrendo à mingua”, disse, listando os problemas, a exemplo da falta de profissionais, medicamentos e equipamentos. O integrante do Democratas solicitou que a nota do sindicato seja incluída nos Anais da Casa. Por fim, lamentou o tratamento dado aos professores da rede que vêm perdendo vários tipos de gratificação, a exemplo da que se refere à regência. “A categoria se mobiliza, semanalmente, tentando recuperar seus direitos”, lamentou.

Diário Oficial de Pernambuco – PE 22/05/2013 - 07:11 Política

Voto de Pesar Parlamentar lembrou que Alcides, mais conhecido como Brasa, “foi uma pessoa simples e trabalhadora, que adotou como lema a honestidade e a dignidade, qualidades que repassou aos filhos. Também era religioso Da Redação Divulgação

O deputado Sebastião Rufino (PSB) registrou Voto de Pesar, ontem à tarde, pela morte de Alcides Pessoa da Silva, no dia 17 deste mês. O parlamentar lembrou que Alcides, mais conhecido como Brasa, “foi uma pessoa simples e trabalhadora, que adotou como lema a honestidade e a dignidade, qualidades que repassou aos filhos. Também era religioso. Os ensinamentos da Igreja se tornaram os pilares que o sustentava nos momentos felizes e difíceis”. Natural de Bom Jardim, Alcides serviu ao exército por dois anos e trabalhou como alfaiate e músico, quando participou da banda Grêmio Lítero Musical Bonjardinense.

Page 10: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 22/05/2013 - 07:20 Cidades

Inauguração da Itaipava Arena repercute Parlamentar acompanhou a cerimônia de inauguração, que aconteceu na segunda-feira (20), acompanhado da presidente da República Dilma Rousseff (PT); do governador do Estado, Eduardo Campos (PSB); do prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB); e de outras autoridades Da Redação Divulgação

O presidente da Comissão de Esporte e Lazer, deputado Vinícius Labanca (PSB), comentou a inauguração da Itaipava Arena Pernambuco, na tribuna, ontem à tarde. O parlamentar acompanhou a cerimônia de inauguração, que aconteceu na segunda-feira (20), acompanhado da presidente da República Dilma Rousseff (PT); do governador do Estado, Eduardo Campos (PSB); do prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB); e de outras autoridades. “A Arena será palco de grandes partidas da Copa das Confederações 2013, que acontece no próximo mês; e da Copa do Mundo 2014. Além disso, será um espaço multiuso com capacidade para 46 mil torcedores acomodados em arquibancadas, camarotes e cadeiras especiais”, informou. “Construída na Região Metropolitana do Recife (RMR), a obra foi possível graças a uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado e o Consórcio Arena Pernambuco, composto pela Odebrecht Investimentos e Odebrecht Infraestrutura”, acrescentou. A obra custou R$ 532 milhões e gerou, no mês de abril, 4.971 empregos. Além das partidas de futebol, o espaço oferecerá momentos de lazer na cidade, recebendo shows, convenções e outras competições esportivas. “O empreendimento proporcionou grande impacto na economia, ampliou as oportunidades e garantirá um novo polo de desenvolvimento”, declarou, parabenizando o governador; o diretor da Odebrecht Bruno Dourado; os funcionários da Secretaria Extraordinária da Copa, em especial, o secretário Ricardo Leitão; e os demais colaboradores.

Page 11: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 22/05/2013 - 07:16 Política

Instalada Comissão Especial de Mobilidade Urbana Primeiro-secretário da Alepe, João Fernando Coutinho (PSB); e o deputado Daniel Coelho (PSDB) completam a composição dos titulares Da Redação Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco instalou, na manhã de ontem, a Comissão Especial de Mobilidade Urbana. Esta é a segunda vez que um colegiado específico sobre o tema é criado. O deputado Sílvio Costa Filho (PTB) foi eleito presidente; Zé Maurício (PP), vice-presidente; e Vinícius Labanca (PSB), relator. O primeiro-secretário da Alepe, João Fernando Coutinho (PSB); e o deputado Daniel Coelho (PSDB) completam a composição dos titulares. Na suplência, estão os deputados Sebastião Oliveira Júnior (PR), Betinho Gomes (PSDB), Júlio Cavalcanti (PTB), Ricardo Costa (PTC) e Odacy Amorim (PT). Segundo Costa Filho, que também presidiu a primeira Comissão da Alepe que tratou o tema, o objetivo é ampliar a fiscalização das obras dos Executivos Estadual e Municipal e aprofundar os debates em torno da melhoria do transporte público e da fluidez do trânsito no Estado. O parlamentar registrou que será realizada uma audiência pública com a Secretaria das Cidades para debater o processo de licitação das linhas de ônibus. A data ainda não foi agendada. “Serão solicitados à Secretaria das Cidades os estudos sobre as intervenções na Avenida Agamenon Magalhães e os impactos das grandes obras. Também será agendada uma rodada de encontros com dirigentes de órgãos e representantes do poder público para aprofundar o assunto”, informou o petebista, acrescentando que a Câmara Municipal do Recife participará da discussão. Ele ainda lembrou que, na atuação do primeiro colegiado sobre o tema, foi elaborado um relatório com sugestões, planos e metas para o setor nos próximos dez anos. O documento foi criado a partir de reuniões com ex-prefeitos da Capital pernambucana e dirigentes de órgãos relacionados ao segmento.

Page 12: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 22/05/2013 - 07:22 Política

Pernambuco se destaca em políticas públicas para mulheres Cristina recebeu a comenda, na última sexta-feira (17), na véspera da convenção nacional do PSDB, em Brasília Da Redação Divulgação

O trabalho empreendido pela secretária estadual da Mulher, Cristina Buarque, em prol da defesa dos direitos femininos e no combate à discriminação e às desigualdades de gênero rendeu à gestora a Medalha Ruth Cardoso. A comenda foi criada em 2010 e visa homenagear mulheres e entidades que tenham colaborado para criar ou implantar programas de promoção social, econômica, política e cultural em favor da mulher. Cristina recebeu a comenda, na última sexta-feira (17), na véspera da convenção nacional do PSDB, em Brasília. Ontem, a deputada Terezinha Nunes (PSDB) repercutiu o fato. “Cristina merece homenagens de todos os partidos. Nas décadas de 1980 e 1990, participou da fundação de vários grupos de mulheres como o Centro de Estudos e Documentação da Mulher (Cedo Mulher) e o Fórum de Mulheres de Pernambuco. Na Fundação Joaquim Nabuco, ela criou a Coordenadoria de Estudos da Mulher”, informou Terezinha. A parlamentar também lembrou outras premiações concedidas à secretária como o Prêmio de Serviços Públicos, outorgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria de gênero, em 2012. A homenagem foi conferida em reconhecimento à formulação e implantação do Projeto Chapéu de Palha Mulher, que é voltado para as canavieiras, fruticultoras, pescadoras e mandiocultoras residentes nos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.

Folha de Pernambuco – PE 22/05/2013 - 06:09 Política

Temer virá à conferência da Unale Legisladores de 22 estados trocam experiências no Recife a partir de hoje Da Redação Allan Torres

Uchoa visitou ontem a Folha, para divulgar o evento

Page 13: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa (PDT), confirmou a presença do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), hoje, na abertura da 17ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLLE), às 18h, no Centro de Convenções. Também está confirmada a presença do líder do PSB na Câmara Federal, o deputado Beto Albuquerque. Considerado o maior evento do Poder Legislativo da América do Sul, esta é a terceira vez que o Estado sedia o encontro após 14 anos. “Esse é um dos maiores eventos que a Unale já fez durante esses 17 anos. Nós temos 13 delegações internacionais e confirmamos o credenciamento de 1.300 pessoas, e 22 estados também já confirmaram representação”, declarou o presidente em visita à Folha de Pernambuco. Apesar de o Estado viver um momento contraditório: ao mesmo tempo que sofre com uma das piores secas já registradas na história, tem se consolidado como um forte polo industrial atraindo investidores nacionais e internacionais, a conferência da Unale chegou na melhor época. “Nós vamos mostrar ao Brasil os exemplos administrativos que Pernambuco vem desenvolvendo ao longo do anos e também é uma oportunidade de trocarmos experiências com os estados com maior condição econômica, que nos centralizamos no Nordeste de contrastes, a interiorização do sistema industrial”, afirmou o parlamentar. Entre os exemplos a serem mostrados estão os programas Ganhe o Mundo, que levou mais de dois mil estudantes da rede pública a fazerem intercâmbio; o programa Pernambuco Conduz, que dá assistência aos deficientes físicos que precisam fazer tratamento especial e não tem como se locomoverem; e o pagamento de 10% acima do piso salarial dos professores. Amanhã, às 10h, a convite da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), a conferência receberá o prefeito do Recife Geraldo Julio, para ministrar a palestra “O Recife que queremos para o futuro”. Na parte da tarde, às 14h, o governador Eduardo Campos (PSB) conversará sobre o “Equilíbrio federativo e o desenvolvimento sustentável. “A Unale escolheu o futuro que nós queremos”, brincou Uchoa referindo-se a participação do governador e a temática da conferência, “Os desafios para o futuro que queremos”. Um dos principais simpatizantes da pré-campanha presidencial de Eduardo Campos em 2014, o pedetista afirmou que será entregue a todas as Assembleias Legislativas e aos 370 deputados estaduais presentes no encontro, um vídeo de cinco minutos onde o socialista apresenta Suape e algumas outras obras do Estado. O deputado Guilherme Uchoa em visita, na manhã de ontem, a Folha de Pernambuco foi recebido pelo diretor Executivo da Folha, Paulo Pugliesi, pelo diretor de Assuntos Corporativos, Eduardo Moraes, e pelo diretor Comercial e Industrial, José Américo, demonstrando estar muito empolgado e satisfeito com a realização da conferência na cidade.

Folha de Pernambuco – PE 22/05/2013 - 06:32 Colunas

Folha Política Renata Bezerra de Melo Sem dúvidas Há seis meses, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, na condição de vice-presidente da Unale, vem trazendo delegações de estados variados para conhecer as estruturas pernambucanas, entre elas, o Complexo de Suape. Independente da atração desses olhares, Uchoa registra que o governador Eduardo Campos já conta com admiradores suficientes entre os vizinhos nordestinos. O deputado tem de cabeça a quantidade de títulos de cidadão recebidos pelo socialista, por exemplo, na Bahia, em Sergipe, no Piauí, em Alagoas e no Rio Grande do Norte. A despeito dessas homenagens se concentrarem no Nordeste, Uchoa observa: “Se a gente não arrumar a casa da gente, como vai buscar voto lá fora?”. Aliado de primeira hora do governador, não tem dúvidas de que o

Page 14: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

socialista é candidato à Presidência da República com chances representativas, entre outras coisas, porque “15% do eleitorado dá valor à família”. Casado com Renata Campos, Eduardo possui quatro filhos. Marina Silva, Aécio Neves e Dilma Rousseff não teriam esse “valor” a apresentar. Esta semana, Uchoa está à frente da 17ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, no Centro de Convenções - sede provisória do governo do Estado. O socialista vai palestrar para representantes de 22 estados e mais de mil inscritos. Para um presidenciável, será um palco e tanto. Concorrência - O tema da conferência da Unale é “Os desafios para o futuro que queremos”. Uchoa não esconde que o futuro no qual aposta é Eduardo Campos. Mesmo assim, o vice-presidente, Michel Temer, defensor de Dilma, é presença garantida. Curtas Lotação - Dentro da programação da Conferência da Unale, o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, participou, ontem, de jantar, no Atlante Plaza, oferecido pela delegação da Rússia. Há 13 delegações de diversos países hospedadas no Recife. Para a presidência, foi reeleito o jornalista Múcio Aguiar. A solenidade será oficializada pelo presidente da Federação Nacional de Imprensa, Oliveira Júnior, no auditório do Banco Central.

Folha de Pernambuco – PE 22/05/2013 - 06:10 Cidades

Sérgio Leite será vice-presidente da entidade Atualmente, a União dos Legisladores é presidida pelo deputado Artagão Júnior (PMDB/ PR) e Pernambuco está representado pela terceira vice-presidência ocupada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Guilherme Uchoa (PDT) Mirella Araújo O deputado estadual Sérgio Leite (PT), através de uma chapa única de consenso, será eleito na próxima sexta-feira, o vice-presidente da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais. A cerimônia de posse da Mesa Diretora 2013/2013 será realizada no Centro de Convenções, com início previsto às 11h. Para não haver disputas internas e contemplar todos os estados, segundo o parlamentar informou, ficou acordado que nesses primeiros seis meses a Unale será comandada pelo deputado sergipano Venâncio Fonseca (PP), e nos primeiros seis meses de 2014, o comando da presidência passará para Sérgio, que será o primeiro presidente pernambucano a dirigir a associação. Atualmente, a União dos Legisladores é presidida pelo deputado Artagão Júnior (PMDB/ PR) e Pernambuco está representado pela terceira vice-presidência ocupada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Guilherme Uchoa (PDT). “A Unale tem papel fundamental no Poder Legislativo, as discussões diárias passam a ter mais força quando levantadas por uma união. Temas como o pacto federativo, e o pacto regulatório da telefonia estão na nossa pauta para vermos o que pode ser mudado”, afirmou Leite. Uma das novidades a serem implementada por essa nova gestão será a ampliação dos parlamentes no Conselho Nacional de Políticas Públicas. “Nós já temos representantes na Unale, na pasta da Mulher, Juventude e Cidades, mas queremos ampliar nossa participação em Saúde, Educação”, apontou o petista.

Page 15: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

JC Online – PE 22/05/2013 - 06:40 Últimas Notícias

TJPE terá fundo para se modernizar Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização tem como meta a expansão da atividade jurisdicional, ampliando o acesso à Justiça Ayrton Maciel A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (21), projeto de lei (nº 1401/2013), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que cria o Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado, um órgão público que integrará a estrutura organizacional do tribunal. O fundo tem como metas prioritárias a expansão da atividade jurisdicional, ampliando o acesso à Justiça, e a prover recursos para atividades do TJPE. Ele será depositário de toda a receita diretamente arrecadada pelo TJPE. A lei que cria o fundo prevê, ao mesmo tempo, que até 30% do seu orçamento podem ser aplicados, anualmente, em despesa de pessoal, encargos e em benefícios a magistrados e servidores. Excepcionalmente, em 2013, a lei permite a aplicação de até 35% sobre o superávit financeiro do exercício de 2012. O percentual maior, segundo o TJPE, é para garantir a contratação de no mínimo 250 servidores e pagar o reajuste anual dos servidores. Mais de 30 fontes de receita vão subsidiar o Fundo Especial do Judiciário do Estado, entre elas, dotações orçamentárias próprias, custas e taxas judiciárias, taxas de inscrição em concursos, multas nos processos cíveis sem destinação específica e multas nos processos criminais, depósitos judiciais e fianças. O fundo deve prover recursos para construção, ampliação e reforma de prédios, aquisição de equipamentos e implementação de tecnologias para dar celeridade à Justiça. De imediato, a lei autoriza o tribunal a abrir crédito especial até o valor de R$ 90,7 milhões (R$ 64,5 milhões do superávit do balanço de 2012 e R$ 26,2 milhões do orçamento do TJPE).

Jornal de Caruaru - Caruaru – PE 21/05/2013 - 18:00 Política

Raquel Lyra destaca, na Alepe, modernização do judiciário Por meio da iniciativa, o Judiciário pretende ampliar o acesso da população à Justiça, gerando recursos para a informatização da atividade jurídica em primeira e segunda instância, capacitação de servidores e magistrados, construção e reforma de prédios do próprio Poder, entre outras ações Da Redação Divulgação

Nesta terça-feira (21) foi aprovado, na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa, o Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário de Pernambuco, que assegura recursos para a expansão e o aperfeiçoamento da atividade jurídica.

Page 16: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Por meio da iniciativa, o Judiciário pretende ampliar o acesso da população à Justiça, gerando recursos para a informatização da atividade jurídica em primeira e segunda instância, capacitação de servidores e magistrados, construção e reforma de prédios do próprio Poder, entre outras ações. A presidente da CCLJ, deputada Raquel Lyra, informou que a medida segue orientações do Conselho Nacional de Justiça que visam o aumento da autonomia e transparência do Poder Judiciário em todo o País. A receita do Fundo de Modernização será formada a partir de diversas fontes, a exemplo dos valores cobrados para inscrição em concurso público do Judiciário e da arrecadação da taxa de serviços notariais e registrais.

Jornal do Commercio – PE 22/05/2013 - 06:37 Política

TJPE terá fundo para se modernizar Excepcionalmente, em 2013, a lei permite a aplicação de até 35% sobre o superávit financeiro do exercício de 2012 Ayrton Maciel A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, projeto de lei (nº 1401/2013), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que cria o Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado, um órgão público que integrará a estrutura organizacional do tribunal. O fundo tem como metas prioritárias a expansão da atividade jurisdicional, ampliando o acesso à Justiça, e a prover recursos para atividades do TJPE. Ele será depositário de toda a receita diretamente arrecadada pelo TJPE. A lei que cria o fundo prevê, ao mesmo tempo, que até 30% do seu orçamento podem ser aplicados, anualmente, em despesa de pessoal, encargos e em benefícios a magistrados e servidores. Excepcionalmente, em 2013, a lei permite a aplicação de até 35% sobre o superávit financeiro do exercício de 2012. O percentual maior, segundo o TJPE, é para garantir a contratação de no mínimo 250 servidores e pagar o reajuste anual dos servidores. Mais de 30 fontes de receita vão subsidiar o Fundo Especial do Judiciário do Estado, entre elas, dotações orçamentárias próprias, custas e taxas judiciárias, taxas de inscrição em concursos, multas nos processos cíveis sem destinação específica e multas nos processos criminais, depósitos judiciais e fianças. O fundo deve prover recursos para construção, ampliação e reforma de prédios, aquisição de equipamentos e implementação de tecnologias para dar celeridade à Justiça. De imediato, a lei autoriza o tribunal a abrir crédito até o valor de R$ 90,7 milhões (R$ 64,5 milhões do superávit do balanço de 2012 e R$ 26,2 milhões do orçamento do TJPE).

Jornal do Commercio – PE 22/05/2013 - 07:37 Colunas

Dia a Dia Da Redação en passant Os 16 anos do Shopping Tacaruna foram lembrados no plenário da Assembléia Legislativa, por iniciativa do deputado Clodoaldo Magalhães, com votos de congratulações.

Page 17: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Jornal do Commercio – PE 22/05/2013 - 06:41 Colunas

Pinga-Fogo Da Redação Excessos e constatações As declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, repercutiram fortemente ontem entre os membros dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo de Pernambuco. A maioria condenou o ministro por discordar da opinião dele de que os partidos brasileiros são de "mentirinha". Divergiu também da crítica em relação à submissão do Legislativo ao Executivo. De fato, o ministro exagera quando universaliza. Comete excessos quando parte para o risco das generalizações, que são perigosas por sinalizarem para um estado impossível: o da unanimidade. Será que todos os partidos são de "mentirinha"? Se tomarmos o exemplo daqueles cartoriais, criados unicamente para eleger determinados líderes, sem nenhum compromisso programático que não seja o do poder pelo poder, sim. Não é à toa que muitos colocam até anúncios prometendo uma vaga no Parlamento. Será que todos os Legislativos são "submissos" ao Executivo? Se observarmos as relações entre prefeituras e câmaras municipais, fica difícil pensar o contrário. Hoje, temos um exemplo dessa interdependência. A Unale, que reúne os Legislativos estaduais do País, promove um grande evento no Recife, organizado pela Assembleia de PE e feito sob encomenda para o governador Eduardo Campos "brilhar". Na programação, quase tudo, menos assunto caros aos Legislativos, como reforma política e transparência. E a bola continua rolando... A foto do jornal oficial do Estado de ontem é simbólica. Para retratar a inauguração da Arena Pernambuco, coloca Dilma Rousseff dando o pontapé inicial, antes do amistoso entre os trabalhadores. Mas como treino é treino e jogo é jogo, Eduardo hoje marca um gol, o que não foi feito anteontem, ao falar para 900 deputados estaduais de todo o País, no evento da Unale.

Sindjudpe – PE 21/05/2013 - 18:00 Política

Projeto de lei que prevê a criação do Fundo Especial é aprovado Projeto segue para uma próxima discussão nesta segunda-feira (26), às 14h30, na reunião solene da Alepe Da Redação Divulgação

Page 18: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou a primeira discussão do projeto de lei complementar número 1400/2013, que cria o Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Judiciário. A votação foi realizada nesta terça-feira (21), no plenário da Alepe. O projeto segue para uma próxima discussão nesta segunda-feira (26), às 14h30, na reunião solene da Alepe. O Fundo prevê que até 35% dos recursos da Fonte 104 sejam repassados para o pagamento e benefícios para os servidores e magistrados. “Vencemos a primeira etapa. Vamos trabalhar para que na definição da negociação haja garantia de que os recursos sejam realmente destinados aos servidores”, declarou o presidente do Sindjud-PE, Eliseu Magno. Os representantes das três entidades acompanharam de perto a votação do projeto.

Universidade Católica de Pernambuco 21/05/2013 - 18:00 Educação

Começa o XXIII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica Da Redação Programação

21 a 24 de maio Programação 21/05 Abertura - Horário: 18h30 Projeção de vídeo: África e africanidades – nossas raízes africanas Palestra: Relações étnico-raciais e seus desdobramentos no cotidiano escolar Palestrante: Pe. Clovis Cabral SJ Apresentação cultural: Maracatu Tambores d’Olurum Organizador: Mestre Erisson Alexandre Coordenadora: Maria Helena da Costa Carvalho Local: bloco B, 1º andar – Auditório CTCH 22/05 Horário: 16h Sessão de pôsteres Coordenadora: Profa. Maria do Carmo Motta Local: bloco G, 1º andar – Salão receptivo Horário: 19h Oficinas pedagógicas Coordenação: Profa. Mariza Spósito Local: Salas de aula – bloco B 23/05 Horário: 19h Mesa Redonda: Políticas públicas educacionais: um debate necessário Expositores: Profa. Ms. Teresa Leitão – Deputada Estadual Prof. Dr. Alcivam Paulo de Oliveira – Coordenador de Extensão da UNICAP Coordenadora: Profa. Ms. Fernanda Griz Local: bloco B, 1º andar – Auditório CTCH

Page 19: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

24/05 Horário: 19h Lançamento do livro: Ginásio Pernambucano: os desafios para transformar um projeto piloto de sucesso em política educacional Autor: Raul Henry Local: bloco G, 1º andar – Auditório G1 Organização geral: Coordenação de Estágio Curricular – Licenciaturas

Blog da Folha – PE 21/05/2013 - 16:22 Política

Temer pode vir para a 17ª Conferência da Unale Segundo o deputado Guilherme Uchoa, esta é a terceira vez que Pernambuco sedia o evento Branca Alves Allan Torres

Presidente da Alépe, Guilherme Uchoa, em visita à Folha de Pernambuco

Pernambuco sedia a 17ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, entre os dias 21 e 24 de maio no Centro de Convenções, em Olinda. O evento é organizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que tem a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) como anfitriã. E o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), deverá ser o principal convidado do evento. As informações foram passadas nesta terça-feira (21) pelo presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), durante visita do à Folha de Pernambuco. Segundo Uchoa, esta é a terceira vez que Pernambuco sedia o evento, que ocorreu aqui pela última vez há 14 anos. Nesta edição, a conferência traz o tema “Os desafios para o futuro que queremos”. Estão confirmadas 13 delegações de diversos países, 22 estados confirmaram presença e cerca de 1,3 mil participantes estão inscritos. Além da programação oficial, o encontro conta com eventos simultâneos. Confira no site da conferência. A importância de sediar esse evento, de acordo com o deputado, é mostrar ao Brasil os exemplos administrativos que Pernambuco vem desenvolvendo nos últimos anos e também uma troca de experiência com os estados, além de acontecer na melhor época da história de Pernambuco e do Nordeste, ao mesmo tempo em que sofre com uma das piores secas da história. “Pernambuco tem o que discutir e tem o que fornecer. Por essa razão, a Unale escolhe um estado da federação a cada ano. E nós sediamos aqui o terceiro encontro nacional. E voltamos agora na melhor época e na melhor história que Pernambuco está passando”, afirmou Guilherme Uchoa. As discussões devem abordar a questão do pacto federativo, defendida pelo governador Eduardo Campos (PSDB), além de tratar “sobre o futuro que nós queremos para o Brasil de amanhã com as nossas experiências”, disse Uchoa. O presidente da Alepe citou exemplos como o programa Ganhe o Mundo, a melhoria das escolas públicas, a questão do piso salarial que foi implantado no Estado, a criação de leitos e de escolas técnicas.

Page 20: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

O governador Eduardo Campos e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), estão na programação como palestrantes desta quinta-feira (23). O chefe do Executivo municipal trabalhará o tema “O Recife que queremos para o futuro”, às 10h. Já o governador palestra às 14h. O tema é “Equilíbrio federativo e desenvolvimento sustentável”. O presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, realizou visita à Folha de Pernambuco, na manhã desta terça-feira (21). O deputado estadual foi recebido pelos diretores Paulo Pugliesi, José Américo e Eduardo Moraes.

Blog da Folha – PE 21/05/2013 - 10:25 Política

Teresa Leitão quer apoio na defesa das bibliotecas Para a deputada Teresa Leitão (PT), presidente da Comissão de Educação, o encontro foi produtivo e trouxe diversos encaminhamentos, dentre eles, o engajamento do Legislativo estadual Branca Alves Jarbas Araújo/Alepe

Para a deputada Teresa Leitão

Os movimentos que participam do Fórum Pernambucano em Defesa do Livro e da Leitura prometem intensificar sua atuação para que bibliotecas públicas e comunitárias tenha o devido apoio do poder público em todos os níveis. Em audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na última segunda-feira (20), diversas entidades reclamaram da precária situação em que se encontram a grande maioria das bibliotecas no Estado de Pernambuco. Para a deputada Teresa Leitão (PT), presidente da Comissão de Educação, o encontro foi produtivo e trouxe diversos encaminhamentos, dentre eles, o engajamento do Legislativo estadual, e até de instituições como a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), para reforçar a implantação e estruturação de bibliotecas e espaços de incentivo à leitura. "Dentre uma série de reivindicações, destaco a revisão da Lei 12.829 de 2005 que dispõe sobre a Política Estadual do livro; a realização de uma visita da Comissão de Educação à Amupe para envolver os prefeitos no debate; motivar parlamentares a destinar emendas às bibliotecas dos municípios e considerar implantação de fundos próprios para manutenção das bibliotecas", relevou a deputada. A coordenadora da Comissão Intersetorial de Defesa das Bibliotecas, Cida Fernandes, alertou que desenvolvimento econômico nem sempre significa elevação social e acrescentou que Pernambuco é hoje exemplo de crescimento na área da economia, mas apresentando baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O fato leva a especialista a considerar a leitura como fundamental, que não poderá ser substituída por novas tecnologias "Necessidade de um concurso público urgente para as bibliotecas públicas escolares, reconhecer as bibliotecas comunitárias incluindo-as nas políticas para o setor", disse. Participaram da reunião os deputados Gustavo Negromonte (PMDB) e Antônio Moraes (PSDB), juntamente com o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, a secretária executiva estadual de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva e a especialista

Page 21: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Ana Dourado, do Ministério da Cultura, além de estudantes, produtores culturais e profissionais ligados ao setor.

Blog de Inaldo Sampaio – PE 21/05/2013 - 14:46 Política

17ª Conferência da Unale será aberta nesta terça-feira Cerca de 500 parlamentares dos 27 estados da Federação estão sendo esperados neste evento, que terá como palestrantes o governador Eduardo Campos, o ex-ministro da Agricultura, Odacy Klein (PMDB-RS) e a jornalista Cristiana Lobo Inaldo Sampaio Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa (PDT), vai abrir hoje (21) às 19h30, no Centro de Convenções, a 17ª conferência dos Legislativos Estaduais (Unale). Cerca de 500 parlamentares dos 27 estados da Federação estão sendo esperados neste evento, que terá como palestrantes o governador Eduardo Campos, o ex-ministro da Agricultura, Odacy Klein (PMDB-RS) e a jornalista Cristiana Lobo (Globo News). A palestra do governador de Pernambuco está marcada para a próxima quinta-feira, às 14h30, e versará sobre “Pacto Federativo”.

Diário de Pernambuco Online – PE 21/05/2013 - 14:22 Política

Assembleia instala Comissão Especial de Mobilidade Urbana Da Redação A Assembleia Legislativa instalou, na manhã desta terça-feira (21), a Comissão Especial de Mobilidade Urbana. Esta é a segunda vez que um colegiado específico sobre o tema é aberto na Casa. O presidente do grupo, Sílvio Costa Filho (PTB), informou que o objetivo é ampliar a fiscalização das obras dos Executivos estadual e municipal e aprofundar os debates em torno da melhoria do transporte público e da fluidez do trânsito em Pernambuco. Silvio Costa Filho acrescentou que também deverão ser realizadas discussões em conjunto com a Câmara Municipal do Recife. O deputado Zé Maurício (PP) foi eleito vice-presidente da Comissão. O relator do colegiado será o deputado Vinícius Labanca (PSB). Da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Page 22: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Diário de Pernambuco Online – PE 21/05/2013 - 10:05 Política

Presidente da Assembleia destaca papel de Pernambuco na Conferência da Unale Da Redação A 17ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, maior encontro do Poder Legislativo da América do Sul, tem início nesta quarta-feira (22) no Centro de Convenções de Pernambuco. A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) organiza o evento com o apoio da Assembleia Legislativa do estado. Nesta edição, o encontro apresenta o tema "Os desafios para o futuro que queremos", trazendo uma visão do Brasil atual, sua inserção no contexto da economia globalizada, projetos em andamento e os desafios para assegurar o desenvolvimento sustentável. Cerca de 1.300 pessoas, de diversos estados, estão inscritas no evento, que vai contar também com a presença de 13 delegações estrangeiras. O presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), ressaltou que Pernambuco sedia o evento quando o estado está em seu melhor momento. O deputado lembrou que o governador Eduardo Campos (PSB), um dos palestrantes da conferência, vai revelar as experiências vitoriosas de sua gestão, que podem servir de exemplo para outros entes da Federação. Da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Diário Oficial de Pernambuco – PE 21/05/2013 - 14:39 Política

Carta do Recife traz dez pontos para fortalecer bibliotecas públicas Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa debateu tema Da Redação Jarbas Araújo

Auditório - Comissão Intersetorial contabiliza 197 unidades e solicita mais estrutura. Encontro foi coordenado pela Comissão de Educação, cuja presidente é Teresa Leitão (C)

A criação de políticas públicas para as bibliotecas foi debatida, ontem pela manhã, durante audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A iniciativa foi solicitada pela Comissão Intersetorial em Defesa da Biblioteca, Livro, Leitura e Literatura, grupo formado por 15 entidades. Na ocasião, foram apresentados os dez itens da Carta do Recife, documento que será enviado ao Executivo Estadual e aos gestores estaduais e municipais de educação e cultura, com sugestões para o setor. Entre elas, a revitalização das unidades, a qualificação dos profissionais e a elaboração e implantação do Plano Estadual e Municipal das Bibliotecas. Segundo a coordenadora da Comissão Intersetorial, Cida Fernandez, há, em Pernambuco, 197 unidades. Muitas, porém, carecem de melhor estrutura. “Não há orçamento específico, embora todos concordem com a importância das bibliotecas para o aprendizado e o desenvolvimento comunitário e cidadão”, avaliou, registrando que o acesso aos livros deve ser estimulado desde

Page 23: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

cedo. Ela também alertou que o desenvolvimento econômico nem sempre significa elevação social e acrescentou que Pernambuco é, hoje, exemplo de crescimento na área de economia, mas ainda apresenta baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Jarbas Araújo

De acordo com a representante da direção Executiva do Plano Nacional Livro e Leitura (PNLL), Ana Dourado, o levanta- mento da situação desses espaços representa o início do processo para a elaboração do programa. “É preciso avaliar para identificar problemas e potencialidades e, assim, traçar estratégias”, observou, defendendo ações articuladas entre os municípios. O secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, citou o caso das cidades de Bogotá e Medellin, na Colômbia, que conseguiram diminuir o índice de violência, investindo em bibliotecas nas periferias. “Representam espaços de transformação”, pontuou, informado que pretende solicitar ao prefeito Geraldo Julio a gerência das bibliotecas do Recife. A presidente da Comissão de Educação, deputada Teresa Leitão (PT), ressaltou a importância da participação da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) na iniciativa para sensibilizar os prefeitos a respeito do tema. A parlamentar também convidou os gestores para a recriação do Fórum Estadual do Livro, Leitura e Literatura. “Foi um encontro muito produtivo. Vamos trabalhar para que os encaminhamentos cheguem a seus destinos”, destacou. Também participaram da reunião os deputados Gustavo Negromonte (PMDB) e Antônio Moraes (PSDB); a secretária executiva estadual de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva; além de estudantes, produtores culturais e profissionais ligados ao setor.

Jornal de Caruaru - Caruaru – PE 21/05/2013 - 13:34 Política

Hoje é o dia de eleição no sindicato da PF. Quem vencerá? os progressistas ou retrógrados?s Enquanto brasileiros temos a péssima iniciativa de perpetuar no poder aqueles que lá estão Da Redação Hoje é o dia de sabermos se realmente os eleitores do Sindicato dos Policiais Federais em Pernambuco são progressistas ou retrógrados. Se vão alçar voo pelo pântano ou vão ficar sob as asas da acomodação. Enquanto brasileiros temos a péssima iniciativa de perpetuar no poder aqueles que lá estão. Pós reeleição para Presidente da República, já foram dados os dois mandatos consecutivos possíveis a FHC e a LULA. Duas desgraças nacionais. Agora o Presidente do SINPEF/PE tenta se reenquadrar pela quarta vez consecutiva. Aprendeu o caminho com o nobre Deputado Guilherme Uchoa, também eleito pela quarta vez para Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, graças, inclusive, ao empenho do Governador reeleito Eduardo Campos. Se uma classe pensante que é, os policiais federais em Pernambuco, reelegerem pela quarta vez o mesmo presidente para o seu sindicato, então a D. Dilma, “a presidenta eleganta”, já pode comprar o seu novo vestidinho para a sua “reposse”, ou seja, a posse que ela dará a ela mesma. Última chamada para o voo! AGORA SO FALTA VOCÊ, Chapa 2, a verdadeira renovação.

Page 24: Alepe Notícias - CLIPPING 22 05 2013

Severino do Ramo Fernandes de Melo – Agente de Polícia Federal (aposentado) – Candidato a Vice-Presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Pernambuco – Para o triênio 2013/2016 – [email protected] – fone 99727818.