alepe notícias - clipping 08 05 2013

33
Blog de Assis Ramalho - Petrolândia PE 07/05/2013 - 21:05 Política Código de Procedimentos em Matérias Processuais do Estado é debatido na Alepe Comissão, que tem o deputado Rodrigo Novaes (PSD) como presidente, ouviu o Dr. Leonardo Carneiro da Cunha, Procurador do Estado e membro do Insituto Ibero-Americano de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito Processual Da Redação Divulgação A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, na manhã desta terça-feira (07), a primeira reunião da Comissão Especial para elaboração do Código de Procedimentos em Matérias Processuais do Estado. A Comissão, que tem o deputado Rodrigo Novaes (PSD) como presidente, ouviu o Dr. Leonardo Carneiro da Cunha, Procurador do Estado e membro do Insituto Ibero-Americano de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito Processual. No encontro foram debatidos os pontos mais polêmicos sobre os desafios para elaboração do anteprojeto do Código de Procedimentos, como processo eletrônico, acesso aos autos, editais, alvarás, entre outros. Também estiveram presentes representantes do Ministério Público, do Sindicato dos Servidores de Justiça, da Procuradoria Geral do Estado, Tribunal de Justiça.

Upload: assembleia-legislativa-do-estado-de-pernambuco-alepe

Post on 15-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Blog de Assis Ramalho - Petrolândia – PE 07/05/2013 - 21:05 Política

Código de Procedimentos em Matérias Processuais do Estado é debatido na Alepe Comissão, que tem o deputado Rodrigo Novaes (PSD) como presidente, ouviu o Dr. Leonardo Carneiro da Cunha, Procurador do Estado e membro do Insituto Ibero-Americano de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito Processual Da Redação Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, na manhã desta terça-feira (07), a primeira reunião da Comissão Especial para elaboração do Código de Procedimentos em Matérias Processuais do Estado. A Comissão, que tem o deputado Rodrigo Novaes (PSD) como presidente, ouviu o Dr. Leonardo Carneiro da Cunha, Procurador do Estado e membro do Insituto Ibero-Americano de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito Processual. No encontro foram debatidos os pontos mais polêmicos sobre os desafios para elaboração do anteprojeto do Código de Procedimentos, como processo eletrônico, acesso aos autos, editais, alvarás, entre outros. Também estiveram presentes representantes do Ministério Público, do Sindicato dos Servidores de Justiça, da Procuradoria Geral do Estado, Tribunal de Justiça.

Page 2: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Blog do Carlos Eugênio 08/05/2013 - 08:38 Política

Dourado comemora melhorias em Lajedo e adutora que levará água para Jupi, Calçado e Jucati “Mesmo antes da Adutora do Agreste, a população será beneficiada com a água das barragens de Pau Ferro e São Jaques”, ressaltou o deputado Estadual Marcantônio Dourado (PTB Da Redação Divulgação

O projeto para construção de uma adutora que levará água aos municípios de Jupi, Calçado e Jucati será licitado ainda neste mês. Trata-se da adutora da Barragem de Pau Ferro, ação que antecede a segunda etapa da Barragem do Agreste, obra que vai construir 1.300 quilômetros de adutoras e produzir 4 mil litros de água por segundo para 68 municípios e 80 localidades do Agreste. “Mesmo antes da Adutora do Agreste, a população será beneficiada com a água das barragens de Pau Ferro e São Jaques”, ressaltou o deputado Estadual Marcantônio Dourado (PTB), durante agradecimento ao Governador Eduardo Campos na sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira, dia 7. É que, segundo o Deputado, a iniciativa vem em resposta a um requerimento de sua autoria buscando atender um anseio da população daqueles Municípios. Dourado, que esteve no inicio da semana com o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Almir Cirilo e com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, também repercutiu na tribuna da ALEPE, as obras de melhoria no abastecimento d´água de Lajedo. O investimento do Governo do Estado, estimado em R$ 13 milhões, prevê a substituição de 800 metros de tubulação na localidade. “Lajedo é uma das únicas cidades do Agreste Meridional que possui todos os povoados beneficiados com água tratada pela Compesa”, enfatizou o Deputado, que tem na Região, a maior fatia do seu eleitorado. (Na imagem, Marcantônio ao lado de Eduardo durante visita ao Município de Bom Conselho)

Page 3: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Blog do Marcos Almeida – PE 08/05/2013 - 07:41 Política

Cleiton Collins é limado no PSC, reclama na Assembleia, mas diz que não sai Direção estadual do partido foi passada para as mãos de Lula Cabral, ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho Da Redação JC Imagem

Collins sem espaço no PSC

O deputado estadual pernambucano Cleiton Collins (PSC), vive dias conturbados no seu partido. No ano passado, quando disputou a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, o então presidente estadual do partido, o deputado federal Cadoca, não lhe deu apoio e ainda fez passeata com o adversário, Elias Gomes. A direção estadual do partido foi passada para as mãos de Lula Cabral, ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho. Cadoca se desfiliou. Mas as coisas não melhoraram muito para o pastor Cleiton Collins. As inserções do PSC na tv, dez peças publicitárias, acabaram por não abrir espaço para o único deputado estadual da sigla. “Quando o Everaldo Pereira [vice-presidente nacional do partido] esteve aqui no Recife, ele afirmou que as 10 inserções seriam divididas com quatro para o Lula [Cabral], quatro para mim e duas nacionais. Mas ele [Lula] colocou as dez dele”, se queixa o deputado. “Se ele estivesse interessado em colocar, ele me ligaria ou colocaria o antigo”, reclama. Nesta quarta-feira (8), o PSC tem novas inserções televisivas. E a peça publicitária produzida por Collins, pronta desde o dia 1º, não deverão ser veiculadas. “Levei o material à sede (um escritório em Boa Viagem) no dia dois, no dia três, no sábado dia quatro e hoje (7). Nunca tinha ninguém. Fui levar à TV, mas não aceitaram alegando que já haviam recebido outro”. O deputado disse ainda que, apesar da relação com Cadoca não ser das melhores, o então presidente lhe enviou carta, em março, afirmando que todas as inserções do mês de abril seriam de Collins. O deputado levou sua insatisfação à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta terça-feira (7). Afirmou que, quando “o pessoal de Cadoca” foi colocado para fora do partido, saíram também os de Collins, por vontade do novo presidente estadual. “Em 11 anos de PSC, sempre fui soldado do partido. Hoje me sinto um soldado ferido”, declarou Collins, que diz não ter pretensão de presidir a sigla. Seguiram-se 17 apartes em favor do deputado estadual, alguns mais brandos, outros mais duros contra as atitudes de Lula Cabral. Collins tem atuado cada vez mais próximo do PP, do deputado federal Eduardo da Fonte. A esposa de Cleiton Collins, a vereadora do Recife Michele Collins, é presidente municipal do PP. Lula Cabral mantinha cargos na Prefeitura do Cabo, mesmo após sua saída. Mas após o atual prefeito Vado da Farmácia (PSB), que foi vice de Lula Cabral, romper com o padrinho político, Lula ficou com menos espaço. Ele já avisou que trabalha para alcançar uma vaga na Câmara Federal. Mas o deputado estadual não admite que isso seja às custas do seu espaço. Por isso, nesta terça-feira (7), levou á Assemblei Legislativa suas queixas.

Page 4: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Blog do Mário Flávio – PE 08/05/2013 - 07:39 Política

Deputado quer frota de ônibus de Pernambuco equipada com ar condicionado Campos destacou que Pernambuco está em uma região onde prevalece a alta temperatura e o calor, às vezes, se torna insuportável no interior dos coletivos Mário Flávio Um projeto de lei tornando obrigatória a instalação de condicionadores de ar nos veículos que integram o Sistema de Transporte Público de Passageiros no Estado foi apresentado pelo deputado André Campos, do PT. O parlamentar defendeu a proposta, lembrando que a iniciativa visa dar mais conforto aos passageiros. O deputado afirmou que a melhoria da qualidade do transporte público também passa pelas boas condições de comodidade para o usuário. Campos destacou que Pernambuco está em uma região onde prevalece a alta temperatura e o calor, às vezes, se torna insuportável no interior dos coletivos. Para o deputado, mais que uma prestação de serviço, a iniciativa chega a ser uma questão de saúde pública. O parlamentar acrescentou que as empresas de ônibus vão ter um prazo de 12 meses para adequar a frota atual à exigência da nova legislação e as que não se ajustarem podem ter as licenças de funcionamento não renovadas. O projeto ainda prevê que a instalação e manutenção do ar condicionado não pode ser utilizada como justificativa para aumento da tarifa do transporte coletivo.

Diario de Pernambuco – PE 08/05/2013 - 06:37 Política

Vaga cobiçada já tem dono Cargo de conselheiro do TCE será ocupado por Ranílson Ramos com aval de Eduardo Campos Cláudia Eloi O prazo para inscrição a um dos cargos mais cobiçados em Pernambuco, o de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), termina hoje às 18h. Oficialmente caberia a Assembleia Legislativa de Pernambuco decidir pela indicação, mas a vaga já está destinada ao secretário estadual de Agricultura, Ranílson Ramos (PSB). O socialista ocupará a vaga aberta com a saída de Romário Dias, por aposentadoria compulsória, e tem a bênção do governador Eduardo Campos (PSB). Com o aval de Eduardo, a escolha de Ranílson será sacramentada sem nenhum espaço para surpresa ou contratempo. O socialista precisaria o mínimo de 10 assinaturas de deputados para levar adiante seu projeto. Dos 49 parlamentares, apenas três não tinham assinado formalmente em favor de seu nome por motivo de viagem. Os deputados André Campos (PT) e Sebastião Oliveira Júnior (PR) também almejaram participar da disputa, mas desistiram para não bater de frente com o governador. Habilidoso, Ranílson tratou de conversar pessoalmente com os deputados para eliminar qualquer possibilidade de rebeldia. Sua aprovação agora seguirá apenas o rito formal. O requerimento para a ocupação da vaga será apreciado pelos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que poderão sabatiná-lo, caso julguem necessário.

Page 5: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Diante da disputa, que em outras ocasiões foi tão acirrada, uma pergunta é inevitável. Por que o cargo de conselheiro é tão disputado? Para começar, o escolhido passa a fazer parte de um seleto grupo de apenas sete integrantes da corte do TCE, que têm em mãos o poder da caneta para julgar as contas públicas do estado, de prefeitos e vereadores. Além disso, seu cargo é vitalício, só sai por aposentadoria compulsória aos 70 anos, e o salário passa a ser equiparado ao de um desembargador, que atualmente é de R$ 24 mil brutos. Saiba algumas vantagens e benefícios de um conselheiro do TCE Vitalício O cargo de conselheiro é vitalício. Ele só deixa a função por idade ao completar 70 anos ou por decisão judicial transitada em julgado Status O cargo de conselheiro é equiparado ao de um desembargador. Seu salário, inclusive, é o mesmo: R$ 24 mil brutos Poder da caneta Tem o poder de julgar as contas dos prefeitos, vereadores, chefes do Executivo estadual e municipal Busca de votos No caso dos deputados, eles têm que a cada dois anos participar de eleição, seja para renovação de seu mandato ou para eleger prefeitos e vereadores de sua base. Como conselheiros, essa preocupação deixa de existir Auxiliares Além de poder indicar quatro cargos comissionados, o conselheiro conta com uma equipe de excelência de técnicos do TCE para atuar na fiscalização e na elaboração de pareceres

Diario de Pernambuco – PE 08/05/2013 - 07:04 Colunas

João Alberto Movimento Por proposta de João Fernando Coutinho, a Assembleia Legislativa faz reunião solene hoje em homenagem à equipe de basquete feminino do Sport, pela conquista do título brasileiro.

Page 6: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Diario de Pernambuco – PE 08/05/2013 - 07:08 Colunas

Diario Urbano Luce Pereira Outras urgências Diante de tantos temas urgentes no estado, a audiência pública convocada pelo deputado Daniel Coelho (PSDB), hoje, às 9h, na Alepe, é questionável. Exatamente por conta de outras importâncias, parece, agora, assunto de primeiro mundo no meio de uma realidade de terceiro.

Diario de Pernambuco - PE 08/05/2013 - 06:28 Colunas

Diario político Josué Nogueira Geladões A coluna noticiou a indignação de um vereador do Recife ao se ver impedido de propor a obrigatoriedade de ar-condicionado em ônibus, uma vez que transporte coletivo é da alçada do estado. Pois ontem, o deputado André Campos (PT) informou que projeto de sua autoria propondo a instalação da “modernidade” já tramita na Assembleia.

Diário de Pernambuco Online – PE 07/05/2013 - 19:37 Política

Pastor Cleiton Collins avalia permanência no PSC Da Redação O deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PSC) afirmou, nesta terça-feira (7), que sempre foi fiel ao seu partido, onde está há 11 anos, mas, nos últimos meses, sente que está perdendo espaço de atuação na legenda. Segundo o deputado, o fato de não ter havido imagens ou referências a ele na última inserção do PSC na televisão, veiculada nessa segunda-feira (6), é uma mostra de que o partido estaria insatisfeito com sua permanência. O deputado lembrou que sua participação já estava garantida. Collins informou que não sabe se está havendo algum mal entendido ou especulação da imprensa, mas reiterou que, até hoje, nunca pensou em deixar a legenda. O deputado também informou que já pediu explicações à presidência do PSC, mas não obteve resposta. Vários parlamentares, em aparte, reconheceram a importância de Cleiton Collins para a legenda e para a sociedade, graças à sua representatividade. Nas últimas eleições, o Pastor foi o deputado mais votado da história de Pernambuco. Da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Page 7: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Folha de Pernambuco – PE 08/05/2013 - 06:09 Política

Collins reclama por não aparecer nas inserções Deputado diz que levou sua mídia ao PSC, mas não foi recebido Mirella Araújo e Gilberto Prazeres Hesíodo Góes/Arquivo Folha

Parlamentar afirmou ter sido pego de surpresa com a veiculação do partido

O deputado estadual Cleiton Collins (PSC) transformou, ontem, o plenário da Assembleia Legislativa em divã e desabafou mais uma vez sobre a insatisfação com seu partido. Na última segunda-feira, o presidente estadual do PSC, Lula Cabral, dominou todas as inserções de televisão da sigla. “Fui pego de surpresa quando vi que não apareci em nenhuma das inserções. O que ficou acordado pela Executiva nacional é que as direções estaduais teriam espaço. Procurei o partido na sexta-feira para entregar minha mídia, mas não fui recebido”, declarou Collins, que está filiado há 11 anos e se intitulou como “soldado ferido”. O social-cristão afirmou, ainda, que em março recebeu uma carta do então presidente Carlos Eduardo Cadoca (sem partido), garantindo que ele apareceria em todos os programas partidários, mas, com a substituição de Cadoca, um novo material foi entregue. “Eles poderiam ter usado material antigo, o que eu não queria era deixar de estar participando”, disse. Apesar de garantir que seguirá na legenda, o deputado começa a reunir “provas” do tratamento recebido para assegurar seu mandato, caso o PSC tente enquadrá-lo por infidelidade partidária, após sua provável saída. Cleiton Collins estaria levantando declarações concedidas por dirigentes do seu partido e documentos que comprovariam a ausência de apoio nas suas empreitadas eleitorais. O parlamentar já estaria sendo cotado para ingressar no PP, que tem sua esposa, a vereadora Michelle Collins, como presidente municipal. Em aparte, o progressista Zé Maurício ofereceu apoio ao parlamentar e enalteceu sua atuação na Casa e na luta contra as drogas. O deputado André Campos (PT) lembrou que a falta de apoio do partido vem desde que o social-cristão disputou a Prefeitura de Jaboatão. “O PSC está cometendo um erro político com um deputado mais votado de Pernambuco e que todos os partidos querem. Vossa excelência tem até setembro para pensar melhor”, recomendou Campos. Collins inclusive, voltou a desmentir o vice-presidente nacional, Everaldo Cabral, e reafirmou que o partido financiou a candidatura de vários vereadores, mas não o ajudou. A solidariedade com o parlamentar movimentou o plenário, com mais de dez apartes, até o presidente da Mesa Diretora, Guilherme Uchoa (PDT) se sensibilizou com a situação e foi objetivo: “Está na hora de sair, e Vossa Excelência tem motivos e fatos de sobra. O PSC só ficou conhecido no Estado por sua causa, só conseguiu eleger vereadores graças ao senhor. Não sei que lei é essa que pode deixar mulher, mas não pode deixar o partido”, afirmou Uchoa referindo-se à fidelidade partidária.

Page 8: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Folha de Pernambuco – PE 08/05/2013 - 06:24 Colunas

Fogo Cruzado Inaldo Sampaio O amigão - O ex-prefeito de Belmonte, Rogério Leão (PR), é tão amigo do deputado Sebastião Oliveira (PR) que atrelou seu futuro político ao dele. Estava de malas prontas para disputar um mandato na Assembleia Legislativa em 2014. Mas como Oliveira foi derrotado na disputa eleitoral para a prefeitura de Serra Talhada, Leão deu marcha à ré sem chorar o leite derramado.

Folha de Pernambuco – PE 08/05/2013 - 06:14 Cidades

Governador recebe empresários “Tivemos uma reunião proveitosa com a representação da Assembleia Legislativa e de todos os produtores da Zona da Mata. Em um momento difícil que passamos, pois a estiagem dificulta ainda mais a produtividade do setor" Da Redação Eduardo Braga/SEI/Divulgação

Grupo detalhou dificuldades enfrentadas com a seca

Os empresários da cadeia produtiva do setor sucroalcooleiro, juntamente com representantes da Comissão Especial do Setor Sucroalcooleiro, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), reuniram-se, ontem, com o governador Eduardo Campos. No encontro, que ocorreu na Secretaria estadual de Planejamento, o grupo relatou as dificuldades vividas pela zona canavieira que vem sendo castigada pela maior estiagem dos últimos 40 anos e entregou ao governador uma pauta de reivindicações. O governador classificou como positivo o encontro, no qual foi estabelecido um grupo de trabalho entre governo e produtores. “Tivemos uma reunião proveitosa com a representação da Assembleia Legislativa e de todos os produtores da Zona da Mata. Em um momento difícil que passamos, pois a estiagem dificulta ainda mais a produtividade do setor. Nós recebemos um documento denso e vamos trabalhar nele durante a semana”, garantiu. Campos disse também que reunirá já na próxima segunda-feira, seus secretários e representantes do setor sucroalcooleiro para que sejam encaminhados ao Governo Federal pedidos de ações que “melhorem a travessia desse tempo desafiador que vive a agricultura”.

Page 9: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Folha de Pernambuco – PE 08/05/2013 - 06:28 Colunas

Foco Simone Lima com Mariana Fontes A equipe de basquete feminino do Sport será homenageada, às 18h30, na Assembleia Legislativa, pela conquista do título de campeão nacional. O autor da proposta é o deputado estadual João Fernando Coutinho.

Folha de Pernambuco – PE 08/05/2013 - 06:05 Política

“O PSB é mais xiita do que o PT” Terezinha Nunes reclama da falta de diálogo do Governo com a oposição Anderson Bandeira Apontando falta de diálogo e de espaço para conseguir aprovar emendas nos projetos do Governo, ontem, a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB) disparou contra a gestão socialista. À Rádio Folha FM 96,7, a tucana afirmou que “o PSB é mais xiita do que o PT”, em uma comparação de lideranças de Governo dentro da Assembleia Legislativa (Alepe) entre o atual líder Waldemar Borges (PSB) e o seu antecessor, Isaltino Nascimento (PT). “Infelizmente é difícil o ambiente na Assembleia. Eu, inclusive, disse que estava com saudade de Isaltino quando ele era o líder do Governo. A gente reclamava muito de Isaltino, mas, por exemplo, ele fazia alguns acordos com a oposição. Hoje não existe mais acordo nenhum”, lamentou. Segundo a deputada, o próprio petista teria lhe advertido da rigidez dos socialistas. “Eu me lembro que quando eu reclamava a Isaltino, porque a gente tinha muitas discussões, e ele me disse: „Você está falando dos xiitas do PT, você não sabe o que são os xiitas do PSB‟. Estou vendo que ele tem razão. Realmente o PSB é mais xiita do que o PT dentro da Assembleia. Com o PT a gente consegue conversar”, disparou Terezinha. Como exemplo da falta de diálogo com as lideranças no Governo, a parlamentar citou uma emenda recente à proposta de destinação de 100% dos royalties do petróleo para a Educação. “Betinho Gomes (PMDB) apresentou uma emenda para transferir os recursos também para o ensino médio e todo mundo voltou contra, foi derrotado. Aliás, foi aprovado na Comissão de Justiça e a de Ciência e Tecnologia, que eu presido. Mas quando chegou ao plenário ela foi derrotada pelo Governo. Uma coisa simples. Então, isso eu acho é uma intolerância muito grande”, revelou a tucana. Tão logo ouviu as acusações, o deputado estadual Waldemar Borges rebateu. O socialista destacou que não há intolerância por parte do Governo em escutar a oposição. “Pelo contrário. A gente tem muita paciência de ouvir o conjunto de desinformações que são passadas sistematicamente na tribuna para a população como, por exemplo, esse quadro de funcionalismo e o endividamento do Estado (referindo-se à denúncia de que o número de servidores temporários teria dobrado em quatro anos). Temos uma tolerância suficiente para corrigir essas informações”, disse o socialista. Tratando de explicar que a derrubada da emenda de Betinho Gomes não se tratava de um ato de intolerância ou de falta de diálogo, Borges cravou ainda que a emenda “se reportava a uma situação que já estava contemplada na lei e que seria objeto de regulamentação depois. Então o que ela não está acostumada é à contra-argumentação”, alfinetou.

Page 10: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Folha de Pernambuco – PE 08/05/2013 - 06:21 Cidades

Contra a redução da maioridade penal Entidades reuniram-se e assinaram uma carta aberta contra a proposta Ivson Menezes OAB/Divulgação

Representantes públicos defendem o direito individual dos jovens previsto na Constituição Federal

Representantes de órgãos estaduais e de entidades não-governamentais reuniram-se, ontem, para em uma única voz dizer “não” à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe a redução da maioridade penal. O ato público deu-se a partir de uma articulação entre a Ordem dos Advogados (OAB/PE) e a Secretaria da Criança e da Juventude. O encontro, que ocorreu no auditório da OAB-PE, na área Central do Recife, contou com a presença de lideranças do Ministério Público (MPPE), Tribunal de Justiça (TJPE), Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Prefeitura do Recife e Arquidiocese de Olinda e Recife. Estas, assinaram uma carta aberta contra a PEC. “Essa medida é uma forma de institucionalizar a barbárie, buscando caminhos mais simples para resolver esta questão. Precisamos construir uma cultura de vida e não de morte. Ainda são poucas as medidas de ressocialização, mas estamos tentando recuperá-las. No entanto, com certeza, não será com a redução da maioridade”, pontuou o secretário estadual da Criança e Juventude, Pedro Eurico. O gestor divulgou dados referentes ao atendimento de janeiro a abril deste ano nas Unidades de Atendimento Inicial (Uniai) na Região Metropolitana do Recife (RMR). Dos 1.202 adolescentes que entraram nos espaços de acolhimento, dez foram relativos ao ato infracional equivalente ao crime de homicídio. O que representa 0,8% deste total. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, revelou que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é contra a redução da maioridade. “A diminuição da maioridade não vai resolver nada. Toda a Igreja é completamente contra a proposta. Somos a favor de medidas socioeducativas que ajudem a melhorar e mudar esta realidade”, afirmou. A carta aberta circulará pela população e traz algumas justificativas que embasam a decisão contrária a PEC. Entre os esclarecimentos estão a inverdade de que o Brasil está entregue a um alarmante crescimento da criminalidade cometida por jovens menores de 18 anos. Este cenário se explica com dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República de que, apenas, 0,09% da população total de adolescentes no País encontra-se em cumprimento de medidas socioeducativas. A maioria deles cometeu crimes contra o patrimônio. De acordo com o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique é ínfima a participação de adolescentes em crimes. “A questão central é nos perguntamos que tipo de sociedade queremos. O Estado brasileiro está fazendo a sua parte? Vamos dizer um não bastante claro e fundamentado para que não se retire o direito individual dos nossos jovens garantido pela Constituição Federal” pontuou. Ainda segundo Pedro Henrique, as primeiras assinaturas já serão enviadas as duas casas do Congresso Nacional, isto é, a Câmara dos Deputados e o Senado. Quem quiser ler ou assinar o documento pode adquiri-lo no site da OAB-PE, no Centro do Recife.

Page 11: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Jornal do Commercio – PE 08/05/2013 - 07:23 Colunas

Dia a Dia Da Redação Sabatina Ranilson Ramos será sabatinado amanhã pelos deputados estaduais na Alepe, antes de assumir vaga de conselheiro no TCE. Até sexta segue maratona de visitas pelo interior na preparação para deixar o cargo de secretário de Agricultura de Eduardo Campos. O time de basquete feminino do Sport será homenageado hoje, às 18h30, na Alepe, pela conquista do título de campeão nacional. O autor da proposta é o deputado estadual João Fernando Coutinho.

Jornal do Commercio – PE 08/05/2013 - 06:40 Colunas

Pinga-Fogo Paulo Teixeira Realidade nua e crua Corajosa, reveladora e impactante. É assim que defino a reportagem especial Multimídia das repórteres Mariana Dantas e Marília Banholzer, do portal NE10 do SJCC, sobre o funcionamento das unidades da Funase e a rotina dos jovens infratores internos que deveriam receber tratamento socioeducativo para que pudessem se ressocializar. O que a reportagem exibe, contudo, é uma escola de criminalidade. Quem manda lá dentro não é o Estado, mas os próprios adolescentes. Com exceção da unidade de Jaboatão, onde existem atividades educativas e culturais, nas demais o tratamento dado aos jovens não difere do dos presídios dos adultos, o que reduz, e muito, a possibilidade de recuperação. Há um comércio paralelo de drogas, alimentos e outros produtos que conta com a conivência de agentes. Os depoimentos dos internos, funcionários, promotores e juízes são estarrecedores. Eles mostram que a redução da maioridade penal não resolve o problema da participação dos adolescentes em ações criminosas. A solução está em investimentos pesados na educação. A Funase é o calcanhar de aquiles de Eduardo Campos. Os problemas se acumulam desde a gestão de Raquel Lyra e prosseguem com Pedro Eurico. O órgão é vinculado à Secretaria da Criança. Não adianta trocar de comando se falta vontade política para virar essa agenda negativa. Incentivos Assembleia começa a avaliar dois projetos do TCE. Um deles reajusta em 7,5% os salários dos efetivos e em 5% o dos comissionados. O outro concede prêmios de R$ 700 a R$ 4 mil aos servidores por desempenho.

Page 12: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Jornal do Commercio – PE 08/05/2013 - 07:16 Política

Collins insatisfeito com o PSC Excluído das inserções e do programa partidário, e isolado no PSC, Collins recebeu a solidariedade de 17 parlamentares à esquerda e à direita, inclusive o presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT) Da Redação Deputado estadual mais votado nas duas últimas eleições (2006 e 2010), conquistando 137.157 votos há três anos, o pastor Cleiton Collins (PSC) foi o principal foco de debates, ontem, na Assembleia Legislativa, ao denunciar que está sofrendo discriminação da parte de sua legenda, o Partido Social Cristão. A sigla tem como expoente nacional o pastor e deputado federal Marco Feliciano (SP). Excluído das inserções e do programa partidário, e isolado no PSC, Collins recebeu a solidariedade de 17 parlamentares à esquerda e à direita, inclusive o presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT). Reconhecendo a representatividade eleitoral de Collins, sugeriram a mudança de partido, alguns até disponibilizando suas siglas. "Não quero ter a pretensão de comando, mas de diálogo (no PSC). Nossos soldados estão magoados", disse Collins. Escanteado pelo PSC, onde está há 11 anos, Collins revelou que sente que "perde espaço de atuação" no partido, o que não teve explicação da direção nacional. Ele encaminhou carta que sequer teve resposta. A situação se agravou há dois meses, quando o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, indicado pela nacional, assumiu a presidência estadual. "Levei minhas inserções para os programas e nada foram veiculadas", lamentou Collins. "O que há hoje é um leilão em muitos partidos", criticou Maviael Cavalcanti (DEM). "Já está na hora de sair. Essa legenda (PSC) só é conhecida, em Pernambuco, por causa do seu trabalho e de seus votos", repetiu sua conhecida objetividade Guilherme Uchoa.

LeiaJá – PE 07/05/2013 - 22:08 Política

Deputado comenta as inserções do PSC na televisão Zé Maurício também falou sobre o não aparecimento de seu colega, Cleiton Collins Da Redação Assessoria/divulgação

Zé Maurício sugeriu ao pastor que comprasse um CD do cantor Roberto Carlos "Esse Cara Sou Eu"

O deputado estadual, Zé Maurício (PP), se solidarizou, nesta terça (7), na plenária da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), com o deputado Cleiton Collins (PSC) sobre o não aparecimento do pastor nas inserções do PSC na televisão.

Page 13: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Para o líder do PP na Alepe, não é justo que Collins, o parlamentar mais votado da Casa Joaquim Nabuco, que realizou um grande trabalho na esfera estadual e nacional, também sob a legenda do PSC, não tenha podido contar com suas inserções no ar. “Reconheço que Vossa Excelência, sempre foi um soldado do partido e tendo feito até hoje, tudo o que o PSC prega, não havia motivo de o terem colocado nessa situação difícil”, comentou o deputado ao citar o trabalho realizado por Collins contra as drogas e a favor da prevenção e tratamento dos viciados. Zé Mauricio sugeriu ao pastor que comprasse um CD do cantor Roberto Carlos “Esse Cara Sou Eu” e desse de presente as lideranças do PSC, responsáveis por essa ação, considerada pelo deputado como infeliz. O Pastor Cleiton que obteve 137.157 votos nas urnas em 2010 disse que o seu desabafo na tribuna da Alepe não tem a intenção de levantar briga com o presidente do PSC, Everaldo Pereira, que inclusive, é seu amigo particular. Ele assegurou: “não tenho pretensões de deixar o PSC.”

Portal NE10 – PE 07/05/2013 - 21:56 Política

Eduardo Campos se reúne com empresários do setor sucroalcooleiro Na ocasião, foram relatadas as dificuldades vividas pela categoria por conta do período de estiagem em Pernambuco. O grupo de empresários apresentou ao governador uma pauta de reivindidações Da Redação Eduardo Braga/SEI

Grupo entregou uma pauta de reivindicações ao governador de Pernambuco

Empresários do setor sucroalcooleiro se reuniram com Eduardo Campos na tarde desta terça-feira (7), na Secretaria Estadual de Planejamento. Estiveram presentes no encontro, também, deputados estaduais que integram a Comissão Especial do Setor Sucroalcooleiro da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Na ocasião, foram relatadas as dificuldades vividas pela categoria por conta do período de estiagem em Pernambuco. O grupo de empresários apresentou ao governador uma pauta de reivindidações. "Tivemos uma reunião proveitosa em um momento difícil que passamos, pois a estiagem dificulta ainda mais a produtividade do setor. Nós recebemos um documento denso e vamos trabalhar nele durante a semana", destacou Eduardo Campos. Na próxima sexta-feira (10), o governador terá uma reunião com os secretários do Governo e a representação do setor. "Vamos encaminhar ao Governo Federal ações que melhorem a travessia desse tempo desafiador que vive a agricultura", garantiu o governador.

Page 14: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Portal Serrita – PE 07/05/2013 - 18:00 Política

Prefeitos vão à Alepe cobrar ações contra a seca Segundo o presidente da Amupe, o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), a intenção é abrir o microfone para que movimentos sociais, instituições e setores da cadeia produtiva possam expor os prejuízos na pecuária e lavoura causados pela seca Da Redação As críticas à morosidade do Governo Federal no combate à seca, reverberadas, no Estado, pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), deverão ganhar reforço na próxima segunda-feira (13). Prefeitos agendaram para este dia, na Assembleia Legislativa, o "Grito do Nordeste", ato que pretende cobrar das autoridades públicas celeridade na aplicação de políticas para reverter as consequências da estiagem. Segundo o presidente da Amupe, o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), a intenção é abrir o microfone para que movimentos sociais, instituições e setores da cadeia produtiva possam expor os prejuízos na pecuária e lavoura causados pela seca. No mesmo dia, ao final do evento, os prefeitos produzirão um documento, que será encaminhado ao governador Eduardo Campos (PSB), nome cotado para disputar a Presidência da República, em 2014. O objetivo é cobrar atitudes para minimizar os danos à economia pernambucana. No documento, a Amupe vai mostrar que Pernambuco amarga uma redução de 72% na produção leiteira por conta da seca. Além disso, o Estado perdeu 200 mil animais, mortos por falta de alimento. A associação calcula ainda que mais de 20 mil trabalhadores foram desempregados, nos últimos anos, devido à queda da receita do setor. "As ações do governo federal são importantes, mas são insuficientes. Quem a seca aperta, o povo vai bater na porta dos prefeitos pedindo ajuda. Mas o dinheiro não é liberado tão fácil", cravou José Patriota. Atos semelhantes ocorrerão em outras capitais, no mesmo dia, com aval da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Page 15: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Blog da Folha – PE 07/05/2013 - 11:30 Política

Gestores montam estratégias para ato de prefeitos Estão sendo convidados a participar desse ato toda a sociedade, Igreja, movimentos sociais, deputados federais, estaduais, senadores, interioranos que vivem na Capital Branca Alves Divulgação

Mobilização ocorrerá na próxima segunda-feira

Durante reunião na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) com os prefeitos pernambucanos, realizada na última segunda-feira (06), ficou decidido que será realizado o Grito do Nordeste para os efeitos da seca e as constantes perdas de receitas municipais, principalmente o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O ato em defesa dos municípios, que está sendo encabeçado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), ocorrerá na próxima segunda-feira (13), às 10h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e será em razão das medidas insuficientes para a convivência com a seca. Para definir a logística da manifestação, José Patriota e o prefeito de Cumaru, Eduardo Tabosa (PSD), se encontraram com o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa (PDT). "Neste dia virão caravanas de todas as regiões do Estado", disse o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB). Com a mobilização, as prefeituras vão manter apenas os serviços essenciais. Estão sendo convidados a participar desse ato toda a sociedade, Igreja, movimentos sociais, deputados federais, estaduais, senadores, interioranos que vivem na Capital. Será um ato de questionamento para as perdas reais da economia dos municípios pernambucanos. Os prefeitos lamentam a não inclusão dos municípios como agentes executores e demonstram suas insatisfações diante da falta de respostas do Governo Federal a reivindicações já feitas e que, se implementadas, já poderiam ter mudado a realidade por que passam quase 10 milhões de nordestinos de forma direta. Eles reconhecem as ações implementadas até agora, no entanto, destacam que atualmente mais de 1.400 municípios de nove estados já declararam situação de emergência em 2013, representando 22% das cidades brasileiras. Os prefeitos reivindicam mais desburocratização, ações emergenciais e estruturantes, em parceria com os municípios, para que os mesmo passem de meros expectadores a agentes ativos desse processo e possam dar aos seus municípios opções de vida, trabalho e a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do País. Ao final do evento, será entregue um documento ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), mostrando as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras em atender a população em suas necessidades básicas.

Page 16: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Blog da Folha – PE 07/05/2013 - 10:19 Política

Terezinha Nunes na Rádio Folha Tucana, que voltou à Assembleia Legislativa na metade da atual legislatura, reforçou consideravelmente a bancada da oposição da Casa, promovendo questionamentos contundentes ao Governo Eduardo Campos (PSB) Gilberto Prazeres A deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB) é a entrevistada desta terça-feira (7) do Folha Política. A tucana, que voltou à Assembleia Legislativa na metade da atual legislatura, reforçou consideravelmente a bancada da oposição da Casa, promovendo questionamentos contundentes ao Governo Eduardo Campos (PSB). O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7.

Blog de Inaldo Sampaio – PE 07/05/2013 - 13:46 Política

Prefeito de Petrolina não participará da reunião com o senador Valdir Raupp Foram na comitiva o deputado estadual Gustavo Negromonte, os vereadores Jayme Asfora e André Ferreira, a ex-candidata a prefeito de Olinda em 2012, Isabel Urquiza, e o tesoureiro da legenda Rômulo Tenório Inaldo Sampaio Divulgação

Viajaram hoje (7) para Brasília, a fim de participar de uma reunião com o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (PR), os membros da executiva regional do PMDB, à frente o presidente Dorany Sampaio. Foram na comitiva o deputado estadual Gustavo Negromonte, os vereadores Jayme Asfora e André Ferreira, a ex-candidata a prefeito de Olinda em 2012, Isabel Urquiza, e o tesoureiro da legenda Rômulo Tenório. Também faz parte da executiva mas não irá participar da reunião o prefeito de Petrolina, Júlio Lossio, que tem linha direta com o vice-presidente da República Michel Temer. O deputado federal e secretário-geral do partido, Raul Henry, só participará da reunião se houver brecha na sua agenda.

Page 17: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Blog de Inaldo Sampaio – PE 07/05/2013 - 12:45 Política

Câmara Federal deve voltar hoje projeto que regulamenta a criação de novos municípios Segundo o projeto, essa prerrogativa voltaria para o controle dos estados, mas mediante algumas condições, quais sejam, o distrito que tiver interesse em virar cidade terá que comprovar um limite mínimo de habitantes e a sua viabilidade econômica Inaldo Sampaio Divulgação

Está na pauta de votação da Câmara Federal, nesta terça-feira, um projeto de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PR-RR) que regulamenta a criação de novos municípios no país. Segundo o projeto, essa prerrogativa voltaria para o controle dos estados, mas mediante algumas condições, quais sejam, o distrito que tiver interesse em virar cidade terá que comprovar um limite mínimo de habitantes e a sua viabilidade econômica. Desde a década de 90 que não houve mais emancipações em Pernambuco devido a essa falta de regulamentação. Mas estão envolvidos nessa causa, entre outros, o deputado federal José Augusto Maia (PTB) e o deputado estadual Odacy Amorim (PT).

Blog de Inaldo Sampaio – PE 07/05/2013 - 10:23 Política

Dilma pede à base aliada que aprove a MP dos Portos e o projeto que destina os recursos dos royaltie Projeto semelhante já foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco e sancionado, com pompa, pelo governador Eduardo Campos Inaldo Sampaio Divulgação

Page 18: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

A presidente Dilma Rousseff fez um apelo, ontem, à base governista do Congresso Nacional, para aprovar o mais rápido possível o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que destina os recursos dos royalties do petróleo para a área de educação. Projeto semelhante já foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco e sancionado, com pompa, pelo governador Eduardo Campos. Na última sexta-feira, em Uberaba (MG), a presidente pediu à sua base para aprovar a Medida Provisória dos Portos dizendo ser ela (MP) "crucial" para a modernização do setor e redução do "custo Brasil". Ontem, em São Paulo, na posse da nova diretoria da Federação das Associações Comerciais, ela declarou: "Temos dois consensos no Brasil: MP dos Portos e destinação dos royalties do petróleo". Em Recife, o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PSC) admitiu a hipótese de a MP ser rejeitada porque enfrenta a resistência de muitos governadores, inclusive do de Pernambuco.

Blog de Jamildo – PE 07/05/2013 - 11:33 Política

Deputado tucano pede preservação do Instituto Histórico de Jaboatão Em 1973 o instituto foi fundado pensando em preservar a história do município, exaltando os feitos dos antepassados e registrando os novos fatos relevantes que dão continuidade à saga da cidade Vinícius Sobreira O deputado estadual Eduardo Porto (PSDB) vai à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na tarde desta terça-feira (8), pedir a preservação do Instituto Histórico de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. O instituto completa, no próximo domingo (12), seu 40 aniversário. Em 1973 o instituto foi fundado pensando em preservar a história do município, exaltando os feitos dos antepassados e registrando os novos fatos relevantes que dão continuidade à saga da cidade. Segundo o parlamentar, o instituto não recebe ajuda financeira de órgão algum. É uma entidade civil sem fins lucrativos, reconhecido de utilidade pública pela Lei Estadual n° 11.259/95 e Lei Municipal n° 98/94. O Instituto sobrevive do quadro de associados, atualmente com 80 membros, entre fundadores, efetivos, beneméritos, benfeitores e colaboradores. Com sede na rua Desembargador Henrique Capitulino, no centro de Jaboatão, o IHJ é aberto para visitação do público, contando com galeria de arte, memorial, espaço de arte, auditório, sala para pesquisas e biblioteca com rico acervo sobre a história de Jaboatão e de Pernambuco. Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Instituição, o então governador Mendonça Filho, através da Lei 13.107/06, concedeu ao instituto - em regime de comodato - o prédio construído no ano 1923, onde funcionou a antiga cadeia pública do município. Precisamos nos unir para não deixar esse patrimonio se acabar, ressalta o deputado.

Page 19: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Blog de Jamildo – PE 07/05/2013 - 10:18 Política

Odacy Amorim em Brasília para pressionar por emancipações de municípios Projetos estão parados, já que as Assembleias não podem mais decidir sobre a questão. Atualmente, cabe ao Congresso Jornal do Commercio Clemilson Campos/JC Imagem

Emperrado desde 2008 na Câmara dos Deputados, o projeto de lei N 416, que devolve aos Estados o poder de deliberar sobre a criação de novos municípios, ganhou um reforço pernambucano. O deputado estadual Odacy Amorim (PT) desembarcou em Brasília ontem para pressionar a votação da matéria, prevista para hoje, de acordo com ele. Apenas na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) 27 projetos tratam da emancipação de municípios, como os que transformam em cidade os distritos sertanejos de Rajada, hoje pertencente a Petrolina, Nascente, localizado em Araripina, e Barra de São Pedro, território de Ouricuri. Todas as matérias são de autoria do petista. Os projetos estão parados, já que as Assembleias não podem mais decidir sobre a questão. Atualmente, cabe ao Congresso. O projeto que muda a instância de poder é do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e foi aprovado no Senado em 2008. Países desenvolvidos investiram em emancipações para as pessoas estarem mais perto do poder. A emancipação é uma forma de construir riqueza e deixar a população mais perto da educação, infraestrutura e saúde, defende Odacy Amorim. O petista já teve encontros com parlamentares da bancada pernambucana, como Mendonça Filho (DEM), João Paulo (PT), Pedro Eugênio (PT) e Gonzaga Patriota (PSB). Leia: Criação de novos municípios, inclusive em PE, na pauta do Congresso Nacional Cavaleiro e Curado podem se separar de Jaboatão e virar novo município

Page 20: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Blog de Jamildo – PE 07/05/2013 - 13:02 Política

Deputado declara-se revoltado com falta de medicamento em farmacia popular Programa Farmácia Popular é uma iniciativa do Governo Federal, Jamildo Melo Divulgação

Veja o relato do deputado Eduardo Porto, do PSDB, dizendo-se indignado com a falta de medicação do Programa Farmácia Popular, no Recife. Ao caminhar pelo comércio do Centro do Recife, na última quinta-feira, observei que em frente à farmácia Pague Menos da Av. Conde da Boa Vista, um grande grupo de pessoas que tentava receber medicamentos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular. Indaguei a um popular sobre a razão e fui informado de que fazia mais de uma semana que o Sistema Saúde estava fora do ar, impossibilitando o fornecimento de medicamentos indispensáveis aos pacientes de algumas patologias, tais como diabetes e hipertensão. Isso é inaceitável, nao podemos nos calar nem aceitar tal coisa como se fosse normal. A população passar horas e horas embaixo de sol quente, aguardado medicamentos de suma importância para a sua sobrevivência. Diante de tal fato, hoje, protocolei nesta casa uma indicação apelando ao Exmo. Sr. Governador e ao Exmo. Sr. secretário de Saúde do nosso estado, por providências para sanar esse problema vivido por grande parte da população, que precisa dos medicamentos mas não pode comprar mesmo com o desconto oferecido. Por se tratar de medicação de uso contínuo, a sua falta poderá acarretar danos graves à saúde dos usuários. No caso dos hipertensos, a carência se agrava pois o paciente poderá vir a óbito, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). O Programa Farmácia Popular é uma iniciativa do Governo Federal, compartilhada com os governos estaduais, portanto acredito que as autoridades em saúde do nosso Estado, tão comprometidas com o bem estar da população, encontrarão uma solução definitiva para este problema, que vez por outra volta e prejudica muito os brasileiros dependentes dos programas desenvolvidos pelo governo.

Page 21: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Blog do Magno – PE 07/05/2013 - 10:30 Política

Deputado cobra solução para crise no Programa Farmácia Popular Ainda segundo o parlamentar, apesar de ter sido criado pelo Governo Federal, o Programa Farmácia Popular foi compartilhado com os governos estaduais Magno Martins

O deputado Eduardo Porto (PSDB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ontem (6), para denunciar a falta de medicação no Programa Farmácia Popular. Segundo ele, ao percorrer as principais ruas do centro do Recife, na última quinta-feira (2), ficou constatado descaso para com o setor, que, de acordo com um usuário do serviço, está sem ser abastecido há pelo menos uma semana. “Isso é inaceitável, não podemos nos calar nem aceitar tal coisa como se fosse normal. A população passa horas e horas embaixo de sol quente, aguardado medicamentos de suma importância para a sua sobrevivência . Diante de tal fato, hoje, protocolei nesta Casa uma indicação apelando ao Exmo. Sr. Governador e ao Exmo. Sr. Secretário de Saúde do nosso Estado por providências para sanar esse problema vivido por grande parte da população. Por se tratar de medicação de uso contínuo, a sua falta poderá acarretar danos graves à saúde dos usuários”, disse o tucano em seu discurso. Ainda segundo o parlamentar, apesar de ter sido criado pelo Governo Federal, o Programa Farmácia Popular foi compartilhado com os governos estaduais e, por isso, cabe às autoridades estaduais de saúde encontrar uma solução definitiva para a crise no setor, que, de acordo com deputado Eduardo Porto, “prejudica e muito os brasileiros dependentes dos programas desenvolvidos pelo governo”.

Page 22: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Blog do Magno – PE 07/05/2013 - 10:00 Colunas

Coluna da terça-feira Magno Martins Janela inoportuna

Uma delegação de políticos pernambucanos desembarcou, ontem, em Brasília, para acompanhar, hoje, a votação de projeto que abre uma janela para novas emancipações políticas. Representante do Sertão, o deputado Odacy Amorim (PT) torce e trabalha pela criação do município de Izacolândia, hoje distrito de Petrolina, e de Cavaleiro dos Curados, em Jaboatão dos Guararapes. Jaboatão é muito grande e sua divisão se justificaria, mas emancipar distritos paupérrimos no Sertão, sem a menor infraestrutura, não tem justificativas. A rigor, novos municípios num Nordeste miserável, onde os atuais prefeitos vivem na Esplanada dos Ministérios de pires mão, não é nada sensato. Mas os políticos em geral sempre andam na contramão do que pensa e deseja a sociedade. Emancipações se traduzem na prática em aumento das despesas públicas, porque a União passa a bancar, através do FPM, não apenas ações do Executivo, mas também o parlamento com a instalação obrigatória da Câmara de Vereadores. Quem sai em defesa de novos municípios, no quadro de dificuldades que as atuais cidades enfrentam hoje, não está preocupado com a conta, que será paga por todos nós contribuintes. Muitas vezes está olhando apenas para as circunstâncias políticas, interesses localizados, sendo porta-voz de uma pressão que pode até ser legítima de comunidades que sonham em dias melhores, mas injustificável e, portanto, tem que ser rejeitada pelo Congresso.

Blog do Magno – PE 07/05/2013 - 10:56 Política

PMDB-PE peita direção nacional: Eduardo, e não Dilma Encontro entre Raupp e a executiva estadual pernambucana será realizado em Brasília, às 14h30 Magno Martins

Executiva do partido deseja viabilizar um palanque para Dilma no Estado, mas pernambucanos querem Eduardo

Page 23: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

O PMDB nacional quer turbinar o partido em Pernambuco e garanti-lo na base da presidente Dilma Rousseff (PT). Mas a tarefa não será das mais simples, como deverá ser visto, hoje à tarde, na primeira reunião convocada pelo presidente nacional da sigla, Valdir Raupp, com a executiva estadual. Raupp deseja fortalecer o PMDB governista, trazendo novos quadros para a legenda, a exemplo dos deputados federais Carlos Eduardo Cadoca (sem partido) e Roberto Teixeira (PP), além do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB). DILMA NÃO, EDUARDO SIM Porém, ele vai ouvir das principais lideranças pernambucanas que o partido não quer subir no palanque com Dilma. A maioria pretende defender, sim, a candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República. O encontro entre Raupp e a executiva estadual pernambucana será realizado em Brasília, às 14h30. Estarão presentes na ocasião, por exemplo, o presidente estadual do partido, Dorany Sampaio, o deputado federal Raul Henry, o deputado estadual Gustavo Negromonte e os vereadores recifenses Jayme Asfora e André Ferreira, além do prefeito de Petrolina, Julio Lóssio. Mas todos, exceto Lóssio, estão fechados com Eduardo e esperam ser ouvidos pelo presidente nacional.

Blog do Mário Flávio – PE 07/05/2013 - 14:54 Política

Prefeitos de Pernambuco realizam, na próxima segunda-feira (13), o “Grito do Nordeste” Ação ocorre às 10h na Assembleia Legislativa Mário Flávio Ficou decidido em reunião na AMUPE com os prefeitos pernambucanos que na próxima segunda-feira (13) será realizado o “Grito do Nordeste”. A ação tem como foco relembrar os efeitos da seca e as constantes perdas de receitas municipais, principalmente o FPM. De acordo com os organizadores será um grande ato em defesa dos municípios, que está sendo encabeçado pela CNM para os Municípios do Nordeste em razão das medidas insuficientes para a convivência com a Seca. A ação ocorre às 10h na Assembleia Legislativa. Na tarde desta segunda-feira (06), o Presidente da AMUPE, José Patriota (PSB), ao lado do Prefeito de Cumaru, Eduardo Tabosa, também diretor da entidade, estiveram reunidos com o Presidente da ALEPE, o Deputado Guilherme Uchôa, para definir a logística da manifestação. “Neste dia virão caravanas de todas as regiões do Estado. Com a mobilização, as prefeituras vão manter apenas os serviços essenciais. Estão sendo convidados a participar deste ato, toda sociedade, igreja, movimentos sociais, deputados federais, estaduais, senadores, os interioranos que moram na capital, enfim será um ato de questionamento para as perdas reais da economia dos municípios pernambucanos”, disse Patriota. Os prefeitos reivindicam mais desburocratização, ações emergenciais e estruturantes, em parceria com os municípios, para que os mesmos passem de meros expectadores a agentes ativos desse processo e possam dar aos seus municípios, opções de vida, trabalho e a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento da Nação. Ao final do evento será entregue um documento ao Governador Eduardo Campos mostrando as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras em atender a população em suas necessidades básicas.

Page 24: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Blogs do Diário de Pernambuco – PE 07/05/2013 - 12:34 Política

Terezinha ataca excesso de contratos temporários e cobra concurso público Deputada argumentou que os servidores por tempo determinado são para casos emergenciais e a permanência deles compromete a qualidade do serviço público Josué Nogueira Divulgação

A oposição é diminuta na Assembleia Legislativa, mas tem precisão cirúrgica. Ataca em pontos nevrálgicos. Nesta segunda-feira, a deputada Terezinha Nunes (PSDB) jogou luz sobre um aspecto que, embora alvo de críticas da sociedade e cobrado por órgãos fiscalizadores, resiste dentro dos governos. Trata-se do inchaço da máquina pública. No caso da denúncia da tucana, diz respeito ao excesso de servidores temporários no governo de Pernambuco. Citando números do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ela registrou que, entre 2008 e 2011, o governo ampliou em 100% o número de cargos temporários. A deputada argumentou que os servidores por tempo determinado são para casos emergenciais e a permanência deles compromete a qualidade do serviço público. Segundo Terezinha, o estado deveria abrir concurso público para todas as áreas de gestão. De acordo com dados da última auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), existiam 13.839 contratados temporários na administração pública estadual em 2008. No final de 2011, foi constatado o dobro desse quantitativo: 27.687. O número impressiona, já que apenas 994 novos servidores efetivos foram contratados de 2008 a 2011. Os temporários já correspondem a 20% dos funcionários do governo. "Num momento em que a crítica à contratação temporária e o clamor pela realização de concursos públicos são grandes no Brasil, o governo de Pernambuco vai na contramão dessa tendência", destacou Terezinha no plenário da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (6). "Se tem recurso, tem que fazer concursos públicos." Ela afirma que na área da Educação, os números preocupam. E informou que vai solicitar ao Ministério Público de Pernambuco investigação sobre o alto percentual de contratos temporários, quando o setor dispõe de mais de 12 mil cargos efetivos vagos. As informações são do Diario de Pernambuco. Outra situação que chama atenção é o fato de seis secretarias estaduais terem seus quadros de funcionários compostos apenas por contratados temporários. Não há servidores efetivos nem empregados públicos. São as secretarias de Cidades; Recursos Hídricos e Energéticos; Meio Ambiente e Sustentabilidade; da Criança e da Juventude; da Mulher, do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. "No nosso estado, os contratos temporários perderam mesmo o caráter emergencial", destacou. Para o líder da Oposição, Daniel Coelho (PSDB), a postura da gestão estadual contraria o discurso nacional do PSB. Maviael Cavalcanti (DEM) parabenizou Terezinha por apontar os erros da gestão a serem corrigidos. Já Ângelo Ferreira (PSB) saiu em defesa do governo, Salientou que o governo realizou concursos em várias áreas, e instituiu diversos programas, ampliando as ações do Estado. João Fernando Coutinho (PSB) respondeu que muitos dos temporários da área da educação

Page 25: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

atuam em programas como o Travessia e o Acelera Pernambuco, que são iniciativas emergenciais. Ele acrescentou que o Executivo pretende reduzir em 10% seu custeio para garantir investimentos, e precisa contratar mais para realizar os programas que colocam o Estado na liderança nacional. O líder do governo na Casa, Waldemar Borges (PSB), reforçou que o incremento de algumas áreas da gestão demandou contratações. O deputado informou que existem 131 mil servidores efetivos e 21 mil temporários, número menor que o de concursados, equivalente a 24 mil. Waldemar Borges ainda lembrou que o governo implantou 17 planos de cargos e carreiras, e abriu concursos no esforço de estabilizar o quadro de funcionários, criando cargos como o de analista de gestão.

Diário de Pernambuco Online – PE 07/05/2013 - 15:26 Política

Comissão de Justiça aprova benefício para Controladoria Geral do estado Da Redação A Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (7), projeto de lei que autoriza a abertura de crédito no valor de aproximadamente R$ 575 mil em favor da Secretaria da Controladoria Geral do estado. A verba será utilizada no fortalecimento dos canais de comunicação entre o governo e a sociedade. Por meio do recurso, o Executivo pretende gerir as ações da Ouvidoria Geral, definindo diretrizes e promovendo a integração das ouvidorias setoriais. O objetivo é aperfeiçoar o diálogo com servidores e cidadãos usuários dos serviços públicos estaduais, para registros aos casos de elogios, críticas, consultas e outras ocorrências sobre a atuação dos órgãos junto à população. Segundo a presidente da Comissão de Justiça, deputada Raquel Lyra (PSB), a ação reflete o interesse do governador Eduardo Campos (PSB) em garantir a transparência da gestão estadual. O colegiado ainda aprovou mais seis proposições. Entre elas, a matéria de autoria do deputado Ramos (PMN), que concede o Título de Cidadão de Pernambuco para o médico e compositor musical Janduhy Finizola da Cunha. Da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Page 26: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 07/05/2013 - 15:31 Política

Comissão do Setor Sucroalcooleiro debate como revitalizar atividade Decretar estado de emergência em 62 municípios é uma das ideias Da Redação João Bita

Ação coletiva - Deputado Henrique Queiroz (em pé), juntamente com Maviael Cavalcanti e João Fernando Coutinho (à mesa) ouviram produtores de álcool e açúcar

Duas estratégias para tirar o setor produtivo da cana de açúcar da crise provocada pela seca que atinge Pernambuco foram apresentadas, ontem, à Comissão Especial do Setor Sucroalcooleiro da Assembleia. A iniciativa foi anunciada durante a reunião realizada na Associação dos Fornecedores de Cana, localizada no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, com todos os envolvidos na produção de açúcar e álcool do Estado. O presidente da Comissão da Alepe, deputado Henrique Queiroz (PR), recebeu do presidente da Associação, Alexandre Andrade Lima, propostas para decretar estado de emergência em 62 municípios que dependem da cultura da cana de açúcar e para criar o Programa de Revitalização da Atividade Canavieira. Henrique Queiroz informou que os documentos serão entregues ao governador Eduardo Campos. "A fórmula encontrada pelo setor é emergencial e evitará que o Estado tenha despesas de assistência social com os 50 mil trabalhadores que já estão desempregados”, detalhou o parlamentar. Lima explicou que o segmento necessita da implantação urgente de um plano estratégico, tendo em vista o calendário agrícola da matéria-prima. “A moagem da cana recomeça em setembro e a esperança é que, mesmo que a seca continue, a produção alcance, pelo menos, os mesmos níveis de 2012”, observou. O presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana de Açúcar, Gerson Carneiro Leão, alertou que a produção de açúcar e álcool está intrinsecamente ligada à economia pernambucana e, se nada for feito agora, existe um sério risco de extinção da atividade. Presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool, Renato Cunha lembrou que a produção de cana caiu de 18 milhões para 13 milhões de toneladas, quando comparados os anos de 2011 e 2012. “A criação de um programa emergencial é a única saída para atender aos 12 mil produtores penalizados com a crise. ”Também participaram da reunião os deputados Maviael Cavalcanti (DEM), José Humberto Cavalcanti (PTB); e o relator do colegiado, João Fernando Coutinho (PSB). Hoje, a Comissão participa, pela manhã, de uma reunião na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado e, à tarde, de um encontro com o governador Eduardo Campos, quando serão entregues as propostas do segmento. REGISTRO – À tarde, no Plenário, João Fernando Coutinho ressaltou o encontro. “É preciso garantir o emprego e renda dos trabalhadores e que as usinas possam moer e pagar pela matéria-prima”, disse, acrescentando que a situação afeta a economia da Zona da Mata e de parte da Região Metropolitana do Recife.

Page 27: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 07/05/2013 - 15:56 Política

Educação debate Plano Estadual de Assistência Estudantil Rodrigo Novaes sugeriu formar um colegiado especial para tratar o assunto Da Redação Breno Laprovitera

Auditório - Teresa Leitão (4ª à dir.) preside Comissão que debateu necessidades dos alunos do Ensino Superior

Uma Comissão Especial para discutir o Plano Estadual de Assistência Estudantil deve ser criada na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A sugestão partiu do deputado Rodrigo Novaes (PSD), ontem, durante audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura que tratou o tema. De acordo com Novaes, que também propôs a realização do encontro, o plano é necessário, uma vez que muitos estudantes do Ensino Superior têm ingressado nas universidades, mas a maioria não consegue se manter. “Trago um sentimento do estudante do interior do Estado. É importante garantir transporte, moradia e alimentação. Portanto, a Comissão acompanhará e discutirá diretrizes para proporcionarmos mais assistência. Os programas educacionais estão promovendo o acesso rápido ao Ensino Superior, entretanto, muitos abandonam o curso por falta de condições financeiras”, destacou Novaes. Na opinião do presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Thauan Fernandes, as entidades estudantis passam por um momento histórico ao discutir um Plano Estadual de Assistência Estudantil. “Para evitar o aumento da evasão escolar, é necessário oferecer condições aos estudantes. Portanto, essa Comissão da Alepe vai contribuir e fortalecer o debate. ”Diretor de Universidades Pagas da UEP, Samuel Cabral ressaltou a importância das políticas educacionais implantadas pelo Governo Federal que garantiram o acesso à universidade. “Precisamos elaborar o Plano Estadual de Assistência Estudantil. Queremos estrutura, restaurante com preços acessíveis, e meio-passe e ações voltadas para estudantes portadores de necessidades especiais. É muito importante a participação dos discentes na elaboração do plano”, disse Cabral. Representando a Secretaria Estadual de Educação, a técnica da Gerência de Recursos Humanos Auristela Araújo informou que as reivindicações apresentadas pelas entidades estudantis serão encaminhadas ao órgão. Segundo ela, os dirigentes das entidades são muito atuantes na busca de melhorias. “O debate foi muito importante e vamos dar continuidade ao assunto com a criação da Comissão Especial que tratará especificamente do tema. As dificuldades enfrentadas pelos alunos serão levadas em conta na elaboração do plano”, disse a presidente da Comissão de Educação, deputada Teresa Leitão (PT). Também participaram do encontro várias entidades de representação dos discentes, a exemplo da União Nacional dos Estudantes (UNE); União dos Estudantes de Pernambuco (UEP); União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Casa do Estudante de Pernambuco e o Diretório Central dos Estudantes da UPE.

Page 28: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 07/05/2013 - 15:39 Política

Oposição questiona contratos temporários no poder público Tipo de contratação aumentou 100% no Executivo, nos últimos quatro anos Da Redação Roberto Soares

Levantamento - Terezinha Nunes comentou cenário de diferentes secretarias

O número de funcionários contratados pelo Governo do Estado, nos últimos quatro anos, aumentou 100%. Em 2008, existiam 13.839 contratos temporários na administração pública estadual e, no final de 2011, o quantitativo subiu para 27.687. As estatísticas foram apresentadas, ontem, pela deputada Terezinha Nunes (PSDB). A parlamentar fez um alerta para o número de funcionários temporários lotados nas Secretarias das Cidades; Recursos Hídricos e Energéticos; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Criança e Juventude; da Mulher e do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. As pastas, segundo a tucana, só dispõem desse tipo de contratação. “Na Secretaria de Educação, os dados também assustam. Em 2012, havia 28 mil funcionários efetivos e 16 mil temporários. Os números correspondem a mais de 36% do total de professores da rede pública estadual”, ponderou, informando que encaminhará uma representação ao Ministério Público de Pernambuco solicitando a investigação do caso. Outro cenário detalhado pela tucana foi a situação da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). A entidade totaliza 963 funcionários, dos quais apenas 121 estão lotados na fundação. “A Funase vive uma situação fora de controle e parte disso se deve ao fato de a fundação ser composta quase que totalmente por contratos temporários. São 1.205, o que corresponde a 90,4% do quantitativo total de funcionários”, advertiu. Em apartes, os deputados João Fernando Coutinho (PSB); Ângelo Ferreira (PSB); os líderes da Oposição, Daniel Coelho (PSDB); e do Governo, Waldemar Borges (PSB); e Maviael Cavalcanti (DEM) se pronunciaram. “O Governo está comprometido em diminuir 10 % do custeio do Estado para chegar à marca dos R$ 3,5 bilhões em investimentos”, informou Coutinho. “É preciso lembrar que existem programas especiais na área da educação que precisam de funcionários temporários”, frisou Ferreira. “Como ficará a Política Ambiental de Pernambuco com o fim da atual gestão, se a Secretaria de Meio Ambiente não tem nenhum funcionário efetivo?”, indagou Coelho. “Há um senso de responsabilidade nas contratações que são feitas. O Governo tem 131 mil funcionários dos quais 21 mil são temporários”, rebateu Borges. Cavalcanti lembrou que “há contratos temporários em diferentes esferas do poder público.”

Page 29: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 07/05/2013 - 15:59 Política

Parlamento ouvirá dia 13 comunidades terapêuticas Collins lembrou que o projeto de sua autoria que sugere a fixação de cartazes alertando sobre o perigo do crack em locais que aglomeram jovens não tem sido respeitado, o que prova que o País não tem poder de fiscalização Da Redação Roberto Soares

Viabilidade - Collins apontou dificuldades na proposta

A Casa Joaquim Nabuco promoverá, no próximo dia 13, às 14h, uma audiência pública com as comunidades terapêuticas. Na ocasião, serão discutidas a aprovação da Lei de Internamento Compulsório e outras demandas. O evento foi divulgado pelo deputado Cleiton Collins (PSC), ontem à tarde, durante o Pequeno Expediente. O parlamentar explicou que a legislação sugerida pelo deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) prevê que os usuários de drogas sejam internados, mesmo contra vontade, e acrescentou que, em razão disso, as comunidades pretendem apresentar, no encontro, um relatório mostrando se o Estado tem, ou não, capacidade de implantar a norma. “Não acredito que o internamento compul- sório seja a solução. Queremos ouvir as comunidades terapêuticas, porque tratamentos involuntários não são terapêuticos”, declarou. Collins lembrou que o projeto de sua autoria que sugere a fixação de cartazes alertando sobre o perigo do crack em locais que aglomeram jovens não tem sido respeitado, o que prova que o País não tem poder de fiscalização.

Diário Oficial de Pernambuco – PE 07/05/2013 - 15:42 Política

Pedido de melhorias para Sertão do Pajeú Parlamentar também registrou a realização, na última sexta-feira (3), do 2º Seminário da Cultura Centenária do Bacamarte no Sertão Nordestino Da Redação Roberto Soares

Tribuna - Augusto César pediu apoio ao governador

Page 30: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

A necessidade de uma unidade do Instituto Médico Legal em Serra Talhada foi apresentada pelo deputado Augusto César (PTB). “A população do lugar já justifica a instalação. Os benefícios serão, entre outros, um atendimento mais eficiente e rápido que evite maior sofrimento para os que perderam entes queridos”, argumentou. O parlamentar também registrou a realização, na última sexta-feira (3), do 2º Seminário da Cultura Centenária do Bacamarte no Sertão Nordestino. O evento, que aconteceu no município de Afogados da Ingazeira, contou com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa de Pernambuco e do Exército Brasileiro; do prefeito José Patriota (PSB); de secretários de Cultura de várias cidades da região do Pajeú, além de mais de 400 bacamarteiros. “Um dos temas abordados foi a Prisão de Bacamarteiros e Bacamartes Aspectos Legais Atuais e Relatos de Caos. O motivo do debate foram prisões recentes de vários bacamarteiros. Os responsáveis foram policiais militares que desconheciam o fato de a categoria ter autorização do Exército para portar armas e pólvora”, explicou. O petebista solicitou providências do secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, para que a in- formação seja divulgada entre os Batalhões da PM no Estado, a fim de que novos registros sejam evitados. ANIVERSÁRIO - Os 162 anos de emancipação política de Serra Talhada também foram lembrados pelo parlamentar, que elogiou a cidade.

Diário Oficial de Pernambuco – PE 07/05/2013 - 16:03 Política

Falta de medicamentos preocupa pacientes Porto observou que a solução do problema deve assumir caráter emergencial, visto que a carência dos medicamentos, em alguns casos, pode levar usuários à morte Da Redação Rinaldo Marques

Uso contínuo - Eduardo Porto cobrou providências

Pacientes que dependem de medicamentos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular estão sendo prejudicados. Há uma semana, o sistema que controla a distribuição dos produtos está fora do ar. O assunto foi abordado, ontem à tarde, durante o pronunciamento do deputado Eduardo Porto (PSDB). O parlamentar comentou ter presenciado uma cena, no centro da cidade, em que um grupo de pessoas tentou receber os remédios e não conseguiu. Porto observou que a solução do problema deve assumir caráter emergencial, visto que a carência dos medicamentos, em alguns casos, pode levar usuários à morte. “Nos casos de hipertensão, por exemplo, a falta de tratamento pode levar as vítimas a um Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, declarou o deputado, cobrando ações do Governo e da Secretaria de Saúde para solucionar o caso. “Acredito que as autoridades em saúde, tão comprometidas com o bem estar da população, encontrarão soluções”, enfatizou.

Page 31: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 07/05/2013 - 15:48 Política

Serra Talhada faz aniversário Na educação, Serra também se destaca, sendo um importante polo Da Redação Roberto Soares

Potencial - Rodrigo Novaes enalteceu localidade

Com 162 anos de emancipação política, Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, foi destaque no pronunciamento do deputado Rodrigo Novaes (PSD). O parlamentar registrou o aniversário da cidade, festejado ontem. “A importante infraestrutura urbana coloca o município numa posição privilegiada, sendo um centro em pleno desenvolvimento na área de comércio, lazer e cultura”, ressaltou. A localidade, que teve início com a chegada do capitão-mor da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes de Magalhães, atualmente, tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Sertão, só perdendo para Petrolina, no Sertão Central. Na educação, Serra também se destaca, sendo um importante polo. “Além de um grande número de escolas públicas, particulares e técnicas, o município dispõe de várias instituições de nível superior”, detalhou. Localizada a 415 quilômetros do Recife, Serra é conhecida como a terra de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. “É lá que estão guardados os pertences do Rei do Cangaço como armas e roupas”, disse, chamando ainda a atenção para a beleza do lugar, marcada pela serra que dá nome à cidade. “No centro, tem a igreja de Nossa Senhora da Penha, com seus belos vitrais e o casario no entorno”, disse, parabenizando a todos pela data.

JC Online – PE 07/05/2013 - 09:24 Política

Odacy faz pressão pelas emancipações de municípios Deputado vai a Brasília, onde está prevista para esta terça a votação do projeto que devolve aos Estados o poder de deliberar sobre a criação de novos municípios Gabriela López Emperrado desde 2008 na Câmara dos Deputados, o projeto de lei Nº 416, que devolve aos Estados o poder de deliberar sobre a criação de novos municípios, ganhou um reforço pernambucano. O deputado estadual Odacy Amorim (PT) desembarcou em Brasília nessa segunda-feira para pressionar a votação da matéria, prevista para esta terça-feira, de acordo com ele. Apenas na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) 27 projetos tratam da emancipação de municípios, como os que transformam em cidade os distritos sertanejos de

Page 32: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

Rajada, hoje pertencente a Petrolina; Nascente, localizado em Araripina; e Barra de São Pedro, território de Ouricuri. Todas as matérias são de autoria do petista. Os projetos estão parados, já que as Assembleias não podem mais decidir sobre a questão. Atualmente, cabe ao Congresso. O projeto que muda a instância de poder é do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e foi aprovado no Senado em 2008. "Países desenvolvidos investiram em emancipações para as pessoas estarem mais perto do poder. A emancipação é uma forma de construir riqueza e deixar a população mais perto da educação, infraestrutura e saúde", defende Odacy Amorim. O petista já teve encontros com parlamentares da bancada pernambucana, como Mendonça Filho (DEM), João Paulo (PT), Pedro Eugênio (PT) e Gonzaga Patriota (PSB).

JC Online – PE 07/05/2013 - 09:13 Política

Prefeitos vão à Assembleia cobrar ações contra a seca Na próxima segunda-feira, prefeitos realizam, na Assembleia Legislativa, o ''Grito do Nordeste'', quando cobraram celeridade nas ações contra a estiagem José Accioly JC Imagem

Patriota afirma que abrirá o microfone aos movimentos sociais

As críticas à morosidade do governo federal no combate à seca, reverberadas, no Estado, pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), deverão ganhar reforço na próxima segunda-feira (13). Prefeitos agendaram para este dia, na Assembleia Legislativa, o "Grito do Nordeste", ato que pretende cobrar das autoridades públicas celeridade na aplicação de políticas para reverter as consequências da estiagem. Em Pernambuco, segundo o presidente da Amupe, o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), a intenção é abrir o microfone para que movimentos sociais, instituições e setores da cadeia produtiva possam expor os prejuízos na pecuária e lavoura causados pela seca. No mesmo dia, ao final do evento, os prefeitos produzirão um documento, que será encaminhado ao governador Eduardo Campos (PSB), nome cotado para disputar a Presidência da República, em 2014. O objetivo é cobrar atitudes para minimizar os danos à economia pernambucana. No documento, a Amupe vai mostrar que Pernambuco amargar uma redução de 72% na produção leiteira por conta da seca. Além disso, o Estado perdeu 200 mil animais, mortos por falta de alimento. A associação calcula ainda que mais de 20 mil trabalhadores foram desempregados, nos últimos anos, devido à queda da receita do setor. Atos semelhantes ocorrerão em outras capitais, no mesmo dia, com aval da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). "As ações do governo federal são importantes, mas são insuficientes. Quem a seca aperta, o povo vai bater na porta dos prefeitos pedindo ajuda. Mas o dinheiro não é liberado tão fácil", cravou José Patriota.

Page 33: Alepe Notícias - CLIPPING 08 05 2013

JC Online – PE 07/05/2013 - 09:32 Política

Oposição vê máquina inchada e aciona o MPPE Bancada de oposição na Alepe pedirá que Ministério Público investigue o aumento de 100% no número de contratos temporários para a máquina estadual Ayrton Maciel JC Imagem

Terezinha Nunes acusou o governo de inchar a máquina pública

A oposição estadual na Assembleia Legislativa anunciou, nessa segunda-feira, o encaminhamento de pedido de investigação ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) do aumento em 100% no número de contratados temporários para a máquina estadual, em quatro anos (2008-2011), com abertura de procedimento que obrigue o Estado a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) comprometendo-se a realizar concursos públicos para preencher os cargos vagos. Em discurso, a deputada Terezinha Nunes (PSDB) acusou o governo - com base em relatórios do Tribunal de Contas (TCE) - de "inchar" a administração pública, dobrando de 13.839 (2008) para 27.687 temporários (final de 2011). "Os dados vão ser enviados ao MPPE", adiantou. A base do governo Eduardo Campos (PSB) reagiu ao ataque ressaltando que as contratações foram necessárias para atender a diversos convênios temporários firmados com o governo federal, principalmente nas áreas de educação, Pacto pela Vida (segurança) e infraestrutura. O líder do governo, Waldemar Borges (PSB), contestou a oposição e o TCE, dizendo que não são 27 mil os temporários, mas 21 mil, dos quais o atual governo teria herdado 15 do governo anterior, de Jarbas Vasconcelos (PMDB), que hoje é aliado do do governador Eduardo. "Concursos públicos foram feitos e 24 mil foram contratados (chamados)", completou. Dados da mais recente auditoria do TCE revelam que a proporção mais grave entre a quantidade de temporários (20 mil) e a de efetivos (34 mil) está na Secretaria de Educação. Em 2008 eram 10 mil temporários. Hoje, há 26,14% de cargos efetivos vagos na área. Na saúde, segundo Terezinha Nunes, os temporários chegavam a 2.579, um crescimento 172,33% até 2011. Os relatório revelam, ainda, que na Secretaria de Administração, 46,8% (535 servidores) do quadro de pessoal são temporários, enquanto na Funase (Fundação de Apoio à Infância e Adolescência) 90,4% do quadro têm contrato temporário. E em seis secretarias, todos os 445 servidores são temporários: Cidades, Recursos Hídricos e Energéticos, Meio Ambiente, Criança e Juventude, da Mulher e do Trabalho e Empreendedorismo. "Por lei, os contratos temporários devem ser para serviços emergenciais na saúde, educação e calamidades. Se aumentou os investimentos no Estado, se há recursos, que se faça concursos públicos. Tem gente que está há seis anos como temporário. Virou uma política de governo", cobrou Terezinha, que fez parte do governo Jarbas. Em revide, o líder governista Waldemar Borges lembrou que o governo anterior "foi obrigado a reduzir" o número de temporários por ação judicial do MPPE. Borges destacou que o governo Eduardo já implantou 17 Planos de Cargos e Salários (PCCS) de categorias e promoveu concursos. "Há 133 mil efetivos no Estado, 24 mil deles contratados por concursos. Os temporários são 21 mil. Da folha de pessoal de R$ 624 milhões, só 5% (R$ 31,2 milhões) são para pagar temporários".