alepe notícias - clipping 25 04 2013

32
Blog do Carlos Britto PE 24/04/2013 - 20:00 Política Novaes afirma que chegada da tecnologia 4G a Pernambuco não pode apagar problemas da telefonia móvel Num pronunciamento feito na tarde de hoje (24) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Novaes enalteceu o advento do 4G, mas lembrou de que os problemas acerca dos serviços oferecidos pelas operadoras, debatidos na Alepe, não podem ser esquecidos Carlos Britto Divulgação Nem todos ficaram satisfeitos com a chegada do serviço de telefonia móvel 4G nas cidades que farão parte da Copa das Confederações, este ano a exemplo do Recife. O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), por exemplo, é um desses. Num pronunciamento feito na tarde de hoje (24) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Novaes enalteceu o advento do 4G, mas lembrou de que os problemas acerca dos serviços oferecidos pelas operadoras, debatidos na Alepe, não podem ser esquecidos. “Não sou contra as novas tecnologias, mas antes de avançar para novas redes, com ant enas e aparelhos de maior custo para o consumidor, será necessário corrigir os erros dos atuais sistemas em 2G e 3G“, afirmou o parlamentar. Novaes também lembrou que muitos municípios do interior do Estado ainda não possuem o serviço de telefonia celular. E destacou os debates sobre o tema ao longo dos últimos anos em audiências públicas, Comissão Especial e até numa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Sem sinal De acordo com o deputado, os relatórios finais foram encaminhados ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), pedindo providências para o que classificou como “inoperância da Anatel e baixa qualidade dos serviços” oferecidos à população. O parlamentar lembrou que, ainda hoje, muitas cidades do interior não dispõem de serviço de telefonia móvel, citando como exemplo o distrito de Caraibeiras, com mais de 8 mil habitantes, no Sertão do São Francisco, que ainda não tem sinal de celular. As informações são da assessoria do deputado.

Upload: assembleia-legislativa-do-estado-de-pernambuco-alepe

Post on 22-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Blog do Carlos Britto – PE 24/04/2013 - 20:00 Política

Novaes afirma que chegada da tecnologia 4G a Pernambuco não pode apagar problemas da telefonia móvel Num pronunciamento feito na tarde de hoje (24) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Novaes enalteceu o advento do 4G, mas lembrou de que os problemas acerca dos serviços oferecidos pelas operadoras, debatidos na Alepe, não podem ser esquecidos Carlos Britto Divulgação

Nem todos ficaram satisfeitos com a chegada do serviço de telefonia móvel 4G nas cidades que farão parte da Copa das Confederações, este ano – a exemplo do Recife. O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), por exemplo, é um desses. Num pronunciamento feito na tarde de hoje (24) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Novaes enalteceu o advento do 4G, mas lembrou de que os problemas acerca dos serviços oferecidos pelas operadoras, debatidos na Alepe, não podem ser esquecidos. “Não sou contra as novas tecnologias, mas antes de avançar para novas redes, com antenas e aparelhos de maior custo para o consumidor, será necessário corrigir os erros dos atuais sistemas em 2G e 3G“, afirmou o parlamentar. Novaes também lembrou que muitos municípios do interior do Estado ainda não possuem o serviço de telefonia celular. E destacou os debates sobre o tema ao longo dos últimos anos em audiências públicas, Comissão Especial e até numa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Sem sinal De acordo com o deputado, os relatórios finais foram encaminhados ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), pedindo providências para o que classificou como “inoperância da Anatel e baixa qualidade dos serviços” oferecidos à população. O parlamentar lembrou que, ainda hoje, muitas cidades do interior não dispõem de serviço de telefonia móvel, citando como exemplo o distrito de Caraibeiras, com mais de 8 mil habitantes, no Sertão do São Francisco, que ainda não tem sinal de celular. As informações são da assessoria do deputado.

Page 2: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Blog do Didi Galvão – PE 24/04/2013 - 21:29 Política

Rodrigo Novaes critica serviços de telefonia móvel Novaes ressaltou os debates sobre os problemas do tema ao logo dos últimos anos na Alepe Da Redação Divulgação

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) fez pronunciamento na Assembleia Legislativa (Alepe), na tarde de hoje (24), sobre o anúncio do serviço de telefonia móvel 4G nas cidades que farão parte da Copa das Confederações. Novaes ressaltou os debates sobre os problemas do tema ao logo dos últimos anos na Alepe. “Não sou contra as novas tecnologias, mas antes de avançar para novas redes, com antenas e aparelhos de maior custo para o consumidor, será necessário corrigir os erros dos atuais sistemas em 2G e 3G”, afirmou o parlamentar. O deputado também lembrou que muitos municípios do interior do Estado ainda não possuem o serviço de telefonia celular.

Blog Lázaro Medeiros 24/04/2013 - 20:51 Política

Deputado Rodrigo Novaes critica serviços de telefonia móvel Rodrigo lembrou que, ainda hoje, muitas cidades do Interior não dispõem de serviço de telefonia móvel, citando como exemplo o distrito de Caraibeiras, com mais de oito mil habitantes, no Sertão do São Francisco, que ainda não tem sinal de celular Lazaro Medeiros Divulgação

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) fez pronunciamento na Assembleia Legislativa (Alepe), na tarde de hoje (24), sobre o anúncio do serviço de telefonia móvel 4G nas cidades que farão parte da Copa das Confederações.

Page 3: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Novaes ressaltou os debates sobre os problemas do tema ao logo dos últimos anos na Alepe. "Não sou contra as novas tecnologias mas antes de avançar para novas redes, com antenas e aparelhos de maior custo para o consumidor, será necessário corrigir os erros dos atuais sistemas em 2G e 3G", afirmou o parlamentar. O parlamentar lembrou os debates sobre o tema ao longo dos últimos anos em audiências públicas, Comissão Especial e até numa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). De acordo com o deputado, os relatórios finais foram encaminhados ao Ministério Público, pedindo providências para o que classificou como inoperância da Anatel e baixa qualidade dos serviços oferecidos à população. Rodrigo lembrou que, ainda hoje, muitas cidades do Interior não dispõem de serviço de telefonia móvel, citando como exemplo o distrito de Caraibeiras, com mais de oito mil habitantes, no Sertão do São Francisco, que ainda não tem sinal de celular.

Diario de Pernambuco – PE 25/04/2013 - 07:04 Colunas

Diario Político Josué Nogueira Voto de bike Se esta onda de ciclofaixa tivesse surgido em ano eleitoral, os ciclistas não teriam sossego diante da sempre inventiva propaganda política. De todo modo, mesmo ainda distante da campanha, não falta deputado se engajando e supervalorizando grupos de cicloativismo. É sempre assim. Modismos e classe média são sinônimos de voto. O plano A Assembleia Legislativa vai criar de uma “comissão especial para acompanhar a criação de um plano estratégico para enfrentar a crise no setor sucroalcooleiro e na indústria em decorrência da seca que atinge o estado de Pernambuco”. Atribuição engenhosa, não? Não está meio atrasada a iniciativa? Aliás, o que é mesmo acompanhar a criação de um plano?

Page 4: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Diario de Pernambuco – PE 25/04/2013 - 06:35 Política

Guerra vai assumir PSDB estadual de fato e de direito Eleição da nova direção do partido será no próximo domingo, durante convenção Julia Schiaffarino Divulgação

Deputado federal deixa direção nacional tucana para ceder lugar ao senador Aécio Neves

Nos próximos dias o deputado federal Sérgio Guerra deixará a presidência nacional do PSDB para assumir “de fato e de direito” o comando do partido no estado. Foi confirmada para o próximo domingo a convenção estadual dos tucanos, quando será eleita a nova Executiva. “Ele vai assumir formalmente o partido, agora. Isso porque, apesar de estar na nacional, a liderança e a condução do PSDB em Pernambuco sempre foram submetidas a ele”, disse o atual presidente no estado, Evandro Avelar. O senador Aécio Neves assume o lugar de Guerra. Assim, apesar de os tucanos estarem em espera para, passada essa eleição, receberem as orientações do novo presidente sobre os rumos do partido, não há expectativa de grandes mudanças em posicionamentos ou estratégias. Atualmente eles lideram as bancadas de oposição na Assembleia Legislativa e na Câmara do Recife, que, com a pré-candidatura de Aécio Neves à Presidência da República, têm trabalhado firmemente para viabilizar um palanque tucano no estado. Evandro Avelar esteve cinco anos à frente do PSDB pernambucano, tempo que avaliou como positivo, sempre atribuindo méritos a Guerra. “O partido cresceu em número de votos e ampliou bancadas e, com a vinda de Sérgio Guerra, deveremos ter um fortalecimento ainda maior”, declarou. No ano passado, os tucanos tiveram a segunda maior votação do estado. “Foram 800 mil votos para prefeitos. Ficamos atrás apenas do PSB e na frente do PT. É uma posição muito boa”, acrescentou. Ao todo foram eleitos, em 2012, 19 prefeitos, quase o dobro do que o registrado quando Evandro Avelar chegou à presidência tucana. Na lista, estão cidades de relevância em arrecadações de impostos e colégios eleitorais como Jaboatão dos Guararapes, onde Elias Gomes foi reeleito, e Ipojuca, que passou para o comando de Carlos Santana. No Recife, o candidato tucano foi o deputado estadual Daniel Coelho, que conquistou a segunda colocação, quase levando a disputa para o segundo turno. O PSDB tem, hoje, 16 mil filiados em Pernambuco. Votam apenas os integrantes do Diretório, que são 80 mil.

Page 5: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Diario de Pernambuco – PE 25/04/2013 - 06:29 Política

Reajuste passa a valer no próximo mês Deputados estaduais aprovaram aumento da verba indenizatória para reembolsos de até R$ 15.450,00 Julia Schiaffarino Divulgação

Assembleia Legislativa aumentou verba com base na inflação dos últimos cinco anos

De maneira unânime, os deputados estaduais de Pernambuco aprovaram, ontem, o aumento de 37,3% na verba indenizatória. Assim, já partir do próximo mês, eles poderão ter reembolsos de até R$ 15.450,00 para despesas relativas ao exercício do mandato, como compra de material de expediente, aluguel de escritório ou veículos, além de gasto com combustível. Atualmente esse montante é de R$ 11.250,00. A base de cálculo foi a inflação acumulada nos últimos cinco anos, período em que essa verba esteve congelada na Casa. O hiato, desde o último aumento, considerado longo pelos legisladores pernambucanos, corresponde, justamente, a uma das principais argumentações do presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT), ao sair na defesa do projeto. Esse reajuste, porém, é consequência do chamado efeito cascata. No início do mês, a Câmara Federal decidiu pelo aumento do auxílio parlamentar para os deputados federais, abrindo caminho para que isso se repetisse nos legislativos estadual e municipal. O presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), comprometeu-se há poucos dias em não replicar o aumento. A decisão em aumentar a verba indenizatória foi tomada pela Mesa Diretora no fim do mês passado, e o projeto, que teve autoria do comando da Casa, começou a tramitar no mesmo dia em que a Assembleia aprovou restrições ao pagamento do auxílio-paletó. Este outro benefício corresponde a dois salários a mais, hoje de R$ 20 mil, para cada deputado. Agora, ao invés de anual, o repasse ocorrerá a cada quatro anos, gerando uma economia de R$ 5.892.456,78. Os gastos com o reajuste das indenizações, no entanto, devem atingir os R$ 9.878.400,00 neste mesmo período. Registro Em aderência a uma mobilização nacional, professores da rede estadual de ensino, que estão em greve, foram ontem, à Assembleia Legislativa de Pernambuco, cobrar, dentre outras coisas, o cumprimento da Lei do Piso, dos Planos de Carreiras e de outros benefícios que não foram pagos. A deputada Teresa Leitão (PT) ressaltou a importância das reivindicações e cobrou um acordo com o governo para que fossem negociados os dias da paralisação. “Os professores do estado estão ameaçados de levar falta. Negar que greve prejudica o ensino é hipocrisia, mas a falta de professor e de estrutura para ensino também prejudica”, declarou.

Page 6: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Diario de Pernambuco – PE 25/04/2013 - 06:48 Política

Projeto de auxílio a famílias em situação de calamidade Secretário explicou que o público-alvo não está predeterminado, mas sim as situações Da Redação Tramita na Assembleia de Pernambuco um projeto de lei do Executivo que permite ao governo liberar benefícios para famílias em situação de calamidade sem necessitar de autorização prévia do Legislativo. De acordo com o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, a proposta visa dar celeridade aos processos. “Sem essa regulamentação, precisávamos pedir autorização a cada situação que surgia, cheia, acidente ou o que fosse”, disse. O secretário explicou que o público-alvo não está predeterminado, mas sim as situações. Exemplo seriam pessoas atingidas por incêndios ou acidentes de grandes proporções. Ele ressalta, porém, que o projeto sublinha restrições. “Foi fixado um patamar, nunca inferior a um quarto de salário mínimo (R$ 170,00), nem superior a dois salários (R$ 1.356,00)”, comentou. Além disso, só poderão ser alvo da ajuda de custo famílias cuja renda não supere dois salários mínimos. “Nossa ideia é garantir que o destino desse dinheiro seja pessoas em reais situações de fragilidade. Se alguém perdeu a casa, mas tem onde ficar, não se encaixa nesse perfil”, acrescentou Tadeu Alencar. Cada situação será analisada em particular pelo Conselho de Assistência Social, que é vinculado à Secretaria de Defesa Social, e detém o poder de decisão final. Foi, aliás, dessa pasta, a reivindicação do projeto e é ela que detém a rubrica para que sejam feitos os repasses. Os nomes dos beneficiados deverão ser divulgados no portal da transparência do governo. O relator do projeto é o deputado Tony Gel (DEM), mas ele preferiu não adiantar opiniões.

Diario de Pernambuco – PE 25/04/2013 - 07:23 Colunas

João Alberto Movimento André Campos deve levar muitos amigos ao Hotel Barramares, hoje, às 19h, quando ele recebe o título de Cidadão de Jaboatão dos Guararapes. Arrumando a casa Sérgio Guerra passou os últimos dias tratando da convenção estadual do PSDB, que acontece domingo. Ele será o novo presidente do PSDB em Pernambuco, substituindo Evandro Avelar. Bruno Araújo será o 1º vice-presidente, Terezinha Nunes a segunda, e Betinho Gomes, o secretário-geral.

Page 7: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Diário de Pernambuco Online – PE 24/04/2013 - 20:25 Política

Líder do governo rebate declarações da Oposição sobre endividamento do estado Da Redação O líder do governo, Waldemar Borges (PSB), rebateu, nesta quarta-feira (24), as declarações feitas pelo líder da oposição, Daniel Coelho (PSDB), de que o estado vem contraindo sucessivos empréstimos para pagar dívidas. O deputado tucano afirmou, na última terça-feira (23), que Pernambuco estaria em primeiro lugar entre os Estados mais deficitários do país. Segundo Waldemar, o Executivo possui uma situação fiscal favorável e, em 2012, teve um superávit de R$ 577 milhões. Em relação às isenções fiscais, destacou que, a cada um real de incentivo concedido, Pernambuco tem um retorno de um real e trinta centavos em ICMS, além da geração de emprego e renda. O líder do governo também explicou que os empréstimos contraídos são utilizados em investimentos e que o déficit primário não significa prejuízo, mas a contabilização de despesas totais em detrimento de receitas não financeiras, que não incluem receitas oriundas das operações de crédito. Daniel Coelho manteve as declarações feitas no pronunciamento da terça-feira. O deputado acredita que o líder do governo está desinformado sobre a situação financeira do estado. Da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Folha de Pernambuco – PE 25/04/2013 - 06:34 Cidades

Fundação Alice Figueira recebe homenagem por seus 25 anos Aniversário da instituição foi celebrado, ontem, na Assembleia Legislativa de Pernambuco Ivson Menezes Jedson Nobre

Solenidade contou com a participação de funcionários e autoridades públicas

Uma noite dedicada à Fundação Alice Figueira (FAF) de Apoio ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). O plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) ficou totalmente lotado por pessoas que foram conferir a homenagem aos 25 anos de existência da entidade. A solenidade foi prestigiada por funcionários, médicos e voluntários do órgão, assim como, por empresários e servidores públicos. O diretor-executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, também esteve presente. O autor do requerimento que solicitou a reverência à FAF foi o deputado estadual Clodoado Magalhães. “Acompanho de perto os serviços prestados por esta instituição à sociedade pernambucana. A Fundação e o Imip, juntos, fazem surgir na nossa cultura um sentimento de

Page 8: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

solidariedade. A trajetória da Fundação está consolidada pelas conquistas e superações, se renovando a cada dia”, pontuou o parlamentar. Para a presidente da Fundação Alice Figueira, Silvia Rissin, o reconhecimento do trabalho, que já vem sendo desenvolvido há mais de duas décadas é um estímulo para a continuidade dos serviços. “Receber uma homenagem da casa que representa o povo pernambucano é muita alegria e satisfação. O Imip já funciona há 53 anos e ele representa uma complementaridade ao serviço público. Como „imipiana‟ estou certa que é muito importante para Pernambuco ter um hospital de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou. Entre os valores da Fundação Alice Figueira estão a sintonia com os interesses e objetivos do Imip, transparência e confiabilidade, respeito aos preceitos éticos, técnicos e às determinações legais na captação de recursos, estabelecimento de vínculos sólidos e duradouros junto aos seus mantenedores, valorização do trabalho voluntário, dos funcionários e estímulo ao compromisso com a causa do Instituto. Ainda segundo Silvia Rissin, a Fundação conta, atualmente, com cerca de 400 voluntários. “Temos campanhas em todo o Estado. Dentro do Imip os nossos voluntários trabalham com a parte humana, ou seja, com afeto, dedicação e companheirismo ao paciente. Nosso intuito é fazer com que o período de internação não seja tão estressante”, explicou. Dentre as atividades desenvolvidas pelos voluntários estão entretenimento, acompanhamento pessoal, auxílio nas datas festivas, participação em eventos, captação de doações, entre outros. A cerimônia ainda contou com a participação dos corais Vozes de Pernambuco, formado pelos funcionários da Alepe, e do Imip. Ambos regidos pelo maestro Josias Gouveia.

Folha de Pernambuco – PE 25/04/2013 - 06:41 Colunas

Foco Simone Lima com Mariana Fontes Dia do ciclista O dia 10 de março poderá se transformar em efeméride comemorativa ao ciclista. Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei para instituir o Dia Estadual de Respeito aos Ciclistas, de autoria do deputado Ricardo Costa. Segundo o projeto, a data comemorativa tem o objetivo de estimular a reflexão e mudanças de atitude no relacionamento entre condutores de veículos e ciclistas. O dia 10 de março foi escolhido por ter sido data do acidente que ocasionou a perda de um braço do ciclista David Santos Souza, em São Paulo. O episódio virou um símbolo da causa dos ciclistas.

Page 9: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Folha de Pernambuco – PE 25/04/2013 - 06:11 Política

Teresa condena posição do Estado Governo afirmou que vai descontar os dias de paralisação dos professores Mirella Araújo Paullo Allmeida/Arquivo Folha

Deputada: ?Não é uma questão apenas salarial, mas contempla as atividades horas?

A deputada Teresa Leitão (PT), sob os olhares atentos de mais de 100 trabalhadores em educação, presentes no plenário, ontem, na Assembleia Legislativa, condenou o posicionamento do Governo do Estado de descontar dos professores os três dias de paralisação, que farão parte da Greve Nacional da Educação Pública. Ontem, a Secretaria de Educação afirmou que as escolas funcionarão normalmente e o docente que faltar ao trabalho terá as faltas descontadas. A deputada também apontou que o piso não é uma questão apenas salarial, mas contempla principalmente as atividades-horas. “Lamento a posição do Governo, porque, mesmo sendo nacional, essa greve não se pauta, única e exclusivamente, na questão reinvidicatória. Ela pauta os 100% dos royalties para educação, os 10% do PIB para o plano nacional de educação e a profissionalização dos professores”, enfatizou Teresa. De acordo com a parlamentar, as discussões levantadas pela classe não interessam só à sociedade, mas também aos gestores. Teresa, inclusive, lembrou que foi o governador Eduardo Campos (PSB) que saiu em defesa dos 100% dos royalties do petróleo para a Educação. “Para fazer isso, o governador chegou a se contrariar com alguns aliados e governadores de outros estados”, disse. Em meio a vaias e aplausos por parte da categoria durante a sessão, o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa (PDT), decidiu apartear a discussão. Na condição de governista, Uchoa disse que em menos de 48 horas o Executivo encaminhou para a Assembleia uma proposta de reajuste salarial para cargos públicos. “O governador diz no projeto que houve um acordo entre o sindicato da categoria e o Governo do Estado. Ele também reconhece que isto já é um avanço, mas não é o suficiente, não é aquilo que ele gostaria que fosse feito”, declarou. “Vossa excelência (Teresa Leitão) sabe muito bem que nas prefeituras administradas pelo PT, como a de Serra Talhada e Abreu e Lima, os recursos repassados pelo Governo Federal são insuficientes para atender a categoria do Magistério, que vem ao longo dos anos sofrendo por uma política federal que não assume seu compromisso”, alfinetou Uchoa. AUSÊNCIA O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, Betinho Gomes (PSDB), lamentou a ausência do secretário estadual de Cidades, Danilo Cabral (PSB), na audiência pública, realizada ontem, para debater o fracasso do processo licitatório das linhas de ônibus. “Não estávamos lá para dizer se o Governo estava errado ou não, nós queríamos buscar soluções para o problema do sistema de Transporte Público com os representantes do Estado e a população”, frisou Gomes. Em função da ausência de Cabral, foi aprovado na comissão um requerimento para que a Mesa Diretora convoque a presença do secretário.

Page 10: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Folha de Pernambuco – PE 25/04/2013 - 06:11 Política

Reajuste da verba de gabinete entra em pauta Emenda foi baseada, no Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA), correspondente a 37,5% Mirella Araújo Pouco tempo após a Assembleia Legislativa ter aprovado a extinção do 14º e 15º salários, conhecidos popularmente como “auxílio-paletó”, entrou na pauta de discussão o reajuste da verba de gabinete dos 49 deputados. Como esperado, o projeto de lei nº 1366/2013, oriundo da Mesa Diretora, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Além dos R$ 72 mil para custear o salário dos cargos comissionados, o PL prevê o reajuste da verba indenizatória, que passa de R$ 11.250,00 para R$ 15.450,00 mensais. A emenda foi baseada, no Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA), correspondente a 37,5%. De acordo com o relator do projeto, Antônio Moraes (PSDB), essa verba não sofria alteração há quatro anos e seria uma das menores entre as Assembleias de todo o País. O recurso é utilizado pelos deputados para despesas comprovadas com aluguel de carros, passagens áreas, alimentação, e outros custeios do exercício do mandato. Com a aprovação o reajuste passará a valer no dia 1º de maio, o que custará à tesouraria da Alepe um gasto anual de R$ 9,08 milhões (somando o valor que cada um dos 49 deputados irá receber por ano).

Folha de Pernambuco – PE 25/04/2013 - 06:36 Colunas

Folha Política Renata Bezerra de Melo Contra seca - Diante da seca que atinge o Estado, uma comissão especial vai ser instalada para acompanhar a criação de um plano estratégico de enfrentamento à crise no setor sucroalcooleiro. A reunião de instalação está agendada para o próximo dia 30, às 11h30, no Plenarinho II da Casa de Joaquim Nabuco. Na ocasião, serão eleitos presidente, vice-presidente e relator. Primeiro-secretário da Casa, o deputado João Fernando Coutinho está convocando titulares e suplentes a comparecerem. Campos não... Líder da oposição na Alepe, Daniel Coelho tem observado semelhanças entre o modus operandi do PT e do PSB. Numa comparação, apontou uso da mesma “tática populista” pelas duas legendas, a da presidente Dilma e a do presidenciável Eduardo Campos. Registra que ambos andam prometendo um benefício e fazendo exatamente o contrário. Curtas Voltas... - E o deputado Betinho Gomes, que concorreu a prefeito do Cabo contra o atual gestor, Vado da Farmácia, identificou um terceiro campo, além de governo e oposição, na Câmara de Vereadores daquela cidade: “a insatisfação”.

Page 11: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

...do mundo - “No cabo, temos três tipos de bancada na Câmara Municipal: governo (Vado da Farmácia), oposição (Betinho) e insatisfação (Lula Cabral)”, postou o parlamentar no twitter.

Folha de Pernambuco – PE 25/04/2013 - 06:05 Política

José Maurício defende que sigla continue com Eduardo Segundo o progressista, o partido tem uma relação bastante saudável com o Palácio do Campo das Princesas. “Não vejo o PP saindo do quadro do governo Alex Ribeiro Se depender do deputado estadual José Maurício Cavalcanti (PP) o seu partido não deve deixar a base do Governo Estadual. Matéria publicada ontem pela Folha de Pernambuco revelou uma articulação para que o partido participe de uma coligação encabeçada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), ao Palácio do Campo das Princesas, com o apoio integral da direção nacional do PT. “Eu vou lutar democraticamente para o meu partido ficar alinhado ao governo. O governo de Eduardo Campos está olhando para frente”, destacou o parlamentar, durante entrevista à Rádio Folha FM, 96,7, ontem. Segundo o progressista, o partido tem uma relação bastante saudável com o Palácio do Campo das Princesas. “Não vejo o PP saindo do quadro do governo. Nós temos até secretaria (de Esportes, ocupada pela ex-deputada Ana Cavalcanti). Mas ainda é cedo, vamos discutir com bastante calma dentro do partido”, disse. Mantendo a linha de defesa do Governo, o parlamentar rebateu as críticas do deputado Daniel Coelho (PSDB). O tucano questionou o deficit de R$ 1,05 bilhão do orçamento primário divulgado pela Secretaria Estadual da Fazenda. “Não existe esse rombo. O Governo tem o endividamento natural dele e está investindo em ações em vários setores. Isso lá na frente vai gerar receitas. Ele (Daniel Coelho) pegou um dado isolado. O deputado Daniel é atuante, mas isso foi um excesso de preocupação”, disparou o progressista. COLLINS José Maurício confessou que o partido está de braços abertos para receber o deputado estadual Cleiton Collins (PSC). O social-cristão estaria insatisfeito com o tratamento que está recebendo na sua legenda. “Ele é experiente. É um puxador de votos. O PSC está tratando ele injustamente. Até porque ele fez muito pelo partido. A sigla não deu um suporte necessário para sua candidatura em Jaboatão no ano passado”, lembrou.

Folha de Pernambuco – PE 25/04/2013 - 06:37 Colunas

Fogo Cruzado Inaldo Sampaio 2º herdeiro - Rodrigo, filho caçula do ex-deputado Romário Dias, que vai se aposentar do cargo de conselheiro do TCE no dia 29, pretende seguir a carreira do pai a exemplo do que já fez o seu irmão mais velho, Leonardo, que é deputado estadual pelo PSB. Só não sabe ainda quando.

Page 12: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

JC Online – PE 25/04/2013 - 07:14 Política

Grevistas vaiam Uchoa na Alepe Guilherme Uchoa, presidente da Assembleia, foi vaiado por professores que protestavam contra salários pagos pela gestão Eduardo a docentes com nível superior Ayrton Maciel Clemílson Campos/JC Imagem

Uchoa diz que gestão Eduardo "faz o que pode" e critica União

Paralisados há três dias, por uma mobilização nacional em defesa da educação pública, os professores da rede estadual provocaram, nesta quarta (24), na Assembleia Legislativa, dois fatos incomuns na rotina das sessões da Casa, nos últimos seis anos: uma vaia no presidente do Poder, Guilherme Uchoa (PDT), e colocar o PT – que é da base de apoio – contra o governo do Estado. Ao abrir mão, de novo, do poder moderador do cargo para ir ao plenário fazer a defesa do governo, agora contra críticas de petistas com adesão do PSDB opositor, Uchoa acabou sofrendo o constrangimento das vaias da plateia. “Pernambuco cumpre a Lei do Piso para os professores de nível médio, mas para os de nível superior paga um dos piores salários do Brasil”, acusou a deputada Teresa Leitão (PT), em discurso aclamado pela categoria e endossado por Manoel Santos (PT), Terezinha Nunes e Daniel Coelho (ambos PSDB). “Essa questão tem que ser discutida do ponto de vista do compromisso (do governo) com a educação”, atiçou Daniel. Como tem repetido há dois meses, Uchoa desceu e aparteou questionando o protesto. “Há 48 horas, o governador Eduardo Campos (PSB) mandou um projeto, em regime de urgência, com um reajuste (7,97%, da Lei do Piso) negociado com o sindicato. É o avanço possível. Os recursos federais são insuficientes para dar melhores salários. Eduardo está valorizando os docentes”, contestou, sob vaias.

Jornal do Commercio – PE 25/04/2013 - 06:22 Política

Grevistas vaiam Uchoa na Alepe Como tem repetido há dois meses, Uchoa desceu e aparteou questionando o protesto Ayrton Maciel Paralisados há três dias, por uma mobilização nacional em defesa da educação pública, os professores da rede estadual provocaram, ontem, na Assembleia Legislativa, dois fatos incomuns na rotina das sessões da Casa, nos últimos seis anos: uma vaia no presidente do Poder, Guilherme Uchoa (PDT), e colocar o PT - que é da base de apoio - contra o governo do

Page 13: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Estado. Ao abrir mão, de novo, do poder moderador do cargo para ir ao plenário fazer a defesa do governo, agora contra críticas de petistas com adesão do PSDB opositor, Uchoa acabou sofrendo o constrangimento das vaias da plateia. "Pernambuco cumpre a Lei do Piso para os professores de nível médio, mas para os de nível superior paga um dos piores salários do Brasil", acusou a deputada Teresa Leitão (PT), em discurso aclamado pela categoria e endossado por Manoel Santos (PT), Terezinha Nunes e Daniel Coelho (ambos PSDB). "Essa questão tem que ser discutida do ponto de vista do compromisso (do governo) com a educação", atiçou Daniel. Como tem repetido há dois meses, Uchoa desceu e aparteou questionando o protesto. "Há 48 horas, o governador Eduardo Campos (PSB) mandou um projeto, em regime de urgência, com um reajuste (7,97%, da Lei do Piso) negociado com o sindicato. É o avanço possível. Os recursos federais são insuficientes para dar melhores salários. Eduardo está valorizando os docentes", contestou, sob vaias.

Jornal do Commercio – PE 25/04/2013 - 06:14 Colunas

Pinga-Fogo Da Redação Favas contadas Para ocupar a vaga de Romário Dias, que entrega hoje a carta de renúncia ao cargo de conselheiro do TCE, Ranilson Ramos precisa do aval da Assembleia Legislativa. Mesmo assim, o governo já prepara um ato, no início de maio, para ele se despedir em grande estilo da Secretaria de Agricultura. Com um padrinho como Eduardo, é só correr para o abraço.

LeiaJá – PE 24/04/2013 - 21:22 Política

Deputados convocam secretário para Audiência Pública Tema em pauta será o esvaziamento de empresas disputando o edital de licitação das linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público Da Redação Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Nova licitação deverá ser lançada em maio

A Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, na manhã desta quarta (24), um requerimento convocando o secretário das Cidades, Danilo Cabral e o presidente do Consórcio Grande Recife, Nélson Menezes para uma audiência

Page 14: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

pública. O tema em pauta será o esvaziamento de empresas disputando o edital de licitação das linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros. De acordo com deputado estadual e presidente da Comissão, Betinho Gomes (PSDB), o secretário e o presidente do consócio confirmaram presença na audiência desta quarta, mas em cima da hora foi anunciado que eles não viriam. “Assim como houve um esvaziamento do edital de licitação das linhas de ônibus, a audiência também foi deserta”, comentou. Já a deputada, Terezinha Nunes (PSDB), lembrou que a questão do transporte no Interior do Estado merece maior atenção e que a Assembleia aprovou recentemente a criação de uma empresa encarregada dessa tarefa. O parlamentar, Ramos (PMN), ressaltou que a oposição se propõe a atuar de forma coerente e séria, tratando com cuidado um tema tão abrangente, que interessa a uma parcela significativa da população. O representante do Consórcio Grande Recife, André Melibeu, considerou importante o debate, que reuniu representantes de empresas de ônibus, sindicatos, associações de idosos e o público em geral. Ele informou que nova licitação do serviço de transporte público de passageiros deverá ser lançada em maio.

LeiaJá – PE 24/04/2013 - 21:05 Política

Líder do governo rebate declarações da oposição De acordo com Waldemar, o Executivo possui uma situação fiscal favorável e em 2012, teve um superávit de R$ 577 milhões Da Redação Victor Freire/LeiaJáImagens/Arquivo

O líder do Governo também explicou que os empréstimos contraídos são utilizados em investimentos

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Waldemar Borges (PSB) rebateu, nesta quarta (24), as declarações feitas pelo líder da Oposição, Daniel Coelho (PSDB). Segundo o deputado tucano, o Estado vem contraindo sucessivos empréstimos e está endividado. Daniel afirmou na última terça (23) que Pernambuco estaria em primeiro lugar entre os Estados mais deficitários do País. De acordo com Waldemar, o Executivo possui uma situação fiscal favorável e em 2012, teve um superávit de R$ 577 milhões. Em relação às isenções fiscais, destacou que, a cada um real de incentivo concedido, Pernambuco tem um retorno de um real e trinta centavos em ICMS, além da geração de emprego e renda. O líder do Governo também explicou que os empréstimos contraídos são utilizados em investimentos e que o déficit primário não significa prejuízo, mas a contabilização de despesas totais em detrimento de receitas não financeiras, que não incluem receitas oriundas das operações de crédito.

Page 15: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Portal Informe – PE 25/04/2013 - 08:59 Política

Anúncio oficial será feito pelo deputado estadual Sérgio Leite (PT-PE), membro da Unale e presidente da Comissão Organizadora do evento Rafaela Martins A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sedia nesta quinta-feira (25/04), a solenidade de lançamento da XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. O evento acontece às 10h, no plenário da casa, com a presença do presidente da Unale, deputado Artagão Júnior. O anúncio oficial será feito pelo deputado estadual Sérgio Leite (PT-PE), membro da Unale e presidente da Comissão Organizadora do evento. O maior evento do legislativo da América do Sul será realizado de 21 a 24 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco, e tem como tema “Os desafios para o futuro que queremos”, que apresenta uma visão do Brasil atual, sua inserção no contexto mundial da economia globalizada, projetos em andamento e os desafios para assegurar o desenvolvimento sustentável. O objetivo do lançamento é mobilizar os parlamentares estaduais e iniciar a divulgação dos trabalhos. O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa, terão grande satisfação em recebê-lo. Com informações da Assessoria de Imprensa.

Blog da Folha – PE 24/04/2013 - 10:00 Política

José Maurício na Rádio Folha Progressista, que integra a bancada de governo na Assembleia Legislativa, é defensor da manutenção do alinhamento do seu partido à Frente Popular de Pernambuco nas eleições do próximo ano Gilberto Prazeres O deputado estadual José Maurício (PP) é o entrevistado desta quarta-feira (24) do Folha Política. O progressista, que integra a bancada de governo na Assembleia Legislativa, é defensor da manutenção do alinhamento do seu partido à Frente Popular de Pernambuco nas eleições do próximo ano. O programa, comandado por Jota Batista, vai ao ar das 11h ao meio-dia, na Rádio Folha FM 96,7,

Page 16: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Blog de Inaldo Sampaio – PE 24/04/2013 - 14:45 Política

Odacy sugere ao ministro Pepe Vargas a criação de um Plano Diretor para o semiárido nordestino Sugestão já tinha sido feita por ele, 15 dias atrás, ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho Inaldo Sampaio O deputado estadual Odacy Amorim (PT) aproveitou a passagem, ontem, por Petrolina, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, para sugerir-lhe, por meio de ofício, a criação e implantação do "Plano Diretor do Semiárido Nordestino". A sugestão já tinha sido feita por ele, 15 dias atrás, ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. "O nosso objetivo com essa ideia é fazer com que as ações implementadas pelo Governo Federal na pessoa da presidenta Dilma e de sua equipe cheguem ao Sertão de forma melhor direcionada. O levantamento das demandas das localidades rurais existentes no semiárido pode contar com o apoio dos agentes comunitários de saúde, em parceria com as associações comunitárias de cada lugar", disse o deputado pernambucano. Divulgação

O ministro esteve em Petrolina para participar de uma reunião com os secretários de agricultura do Nordeste e não deu qualquer indicação de que pretende acatar a sugestão dada pelo deputado petista.

Blog de Inaldo Sampaio – PE 24/04/2013 - 12:36 Colunas

Conselheiro Romário Dias despede-se do Tribunal de Contas Discursaram em sua homenagem a presidente Teresa Duere e os conselheiros Carlos Porto, Valdecir Pascoal, Dirceu Rodolfo, Marcos Loreto e João Campos Inaldo Sampaio 1- O conselheiro Romário Dias despediu-se hoje (24) do Tribunal de Contas de Pernambuco. 2- Ele vai completar 70 anos no próximo dia 29 e, por exigência da Constituição, tem que se afastar do serviço público. 3- Ele tomou posse no TCE no dia 4 de julho de 2007 numa das vagas destinadas à Assembleia Legislativa. 4- Na última sessão do Pleno de que participou, que foi justamente a desta quarta-feira, ele foi saudado por muitas pessoas. 5- Discursaram em sua homenagem a presidente Teresa Duere e os conselheiros Carlos Porto,

Page 17: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Valdecir Pascoal, Dirceu Rodolfo, Marcos Loreto e João Campos. 6- Além do representante do Ministério Público de Contas, Gilmar Severino de Lima, e do advogado Márcio Alves. 7- Em seu discurso de agradecimento, Romário fez questão de citar, uma por uma, as pessoas que o homenagearam. 8- E se despediu também dos servidores do seu gabinete, citando nominalmente o assessor José Natanael, o "Zezinho", que o assessora há muitos anos. 9- Ele pretende voltar à política no próximo ano como candidato a deputado estadual, cargo que já ocupou em seis legislaturas. 10- Com a sua aposentadoria do TCE, a vaga que se abre pertence à Assembleia Legislativa, que deverá indicar para ocupá-la o ex-deputado Ranilson Ramos.

Blog de Jamildo – PE 24/04/2013 - 15:18 Política

Cleiton Collins sai em defesa do internamento compulsório para viciados em crack em Pernambuco Pregando que o tema precisa ser discutido e com rapidez, Collins afirmou que de acordo com relatório feito pela vereadora do Recife Michele Collins (PP) a capital pernambucana conta com quase 500 cracolândias Vinícius Sobreira Bernardo Soares/JC Imagem

Em conversa com o Blog, nesta quarta-feira (24), o deputado estadual e pastor Cleiton Collins (PSC) saiu em defesa da internação compulsória para viciados em crack em Pernambuco. No entanto, o parlamentar pondera que só pode se posicionar a favor da ação no estado quando tiver certeza que o Governo esteja bem aparelhado para executá-lo. "O estado deveria fazer, desde que esteja aparelhado. O indivíduo está morrendo e precisamos interver. O crack não é como cocaína ou maconha. O crack tira consciência própria, tira a pessoa de si, ela mata pai, mãe, tio", afirmou. "Mas no momento sou contrário a ele [internamento compulsório], porque o estado não tem a estrutura necessária. Mas sou a favor dele desde que o estado esteja bem aparelhado, com equipe multidisciplinar preparada. Eu vendo que tem condições, eu mesmo faço o Projeto de Lei pelo internamento compulsório." Pregando que o tema precisa ser discutido e com rapidez, Collins afirmou que de acordo com relatório feito pela vereadora do Recife Michele Collins (PP) a capital pernambucana conta com quase 500 cracolândias. Um grupo de cinco deputados, integrantes da recém criada Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas, deve ir à São Paulo estudar como está acontecendo a internação compulsória no estado e fazer uma avaliação do que é necessário para que o trabalho seja implementado em Pernambuco. Frente Parlamentar e comunidades terapêuticas Nesta terça-feira (23) a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou por unanimidade a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas,

Page 18: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

proposta por Cleiton Collins, que vai presidir a frente que conta ainda com os deputados Adalto Santos (PSB), Mery Gouveia (PSD), Pedro Serafim Neto (PDT) e Zé Maurício (PP). Collins justifica a criação da frente por ver a necessidade de defender as comunidades terapêuticas. Se existe alguma política direta de recuperação e tratamento de usuário, são as comunidades terapêuticas, afirma, defendendo o financiamento das comunidades terapêuticas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em debate no Congresso. "Em Brasília há uma movimentação contrária ao trabalho realizado, pois alguns desses locais não têm condições de prestar a atenção necessária ao dependente químico e também por estas comunidades terem sempre uma igreja por trás. Mas o problema ocorre na minoria dos locais. As atividades realizadas por essas entidades são fundamentais na recuperação dos viciados, afirmou. Se serão inseridas no SUS ou não, tem de haver consideração. E elas nem obrigam as pessoas a serem internadas". O objetivo da frente parlamentar é fazer o levantamento das comunidades e avaliar as que têm condições de entrar na rede de saúde. O grupo deve produzir um documento e enviar para o Conselho Nacional Anti-drogas (Cnad) e também para o conselho estadual, já que qualquer política estadual sobre drogas é submetida ao conselho. Entre as atividades do colegiado está prevista visita à cidade de São Paulo para avaliar o trabalho que tem sido desenvolvido pelo estado paulista com as comunidades terapêuticas e, também, estudar como está sendo realizada a internação compulsória. A agenda do grupo será montada na próxima segunda-feira (29). De acordo com o deputado, que tem relação próxima com muitas destas casas, disse que Pernambuco conta com mais de 70 comunidades terapêuticas. No País o número ultrapassa os três mil.

Blog de Jamildo – PE 24/04/2013 - 12:39 Educação

Trabalhadores em Educação promovem ato em frente à Alepe Atividade faz parte das mobilizações da Greve Nacional da Educação, que segue até esta quinta-feira (25) Jamildo Melo O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco promove nesta quarta-feira, a partir das 14h, um ato público em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco. A atividade faz parte das mobilizações da Greve Nacional da Educação, que segue até esta quinta-feira (25). O objetivo dos profissionais é buscar apoio dos parlamentares. A mobilização nacional integra a 14 Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. No primeiro dia de paralisação, a adesão dos trabalhadores ao movimento foi de 70% em todo o estado, chegando a 90% na Região Metropolitana do Recife.

Page 19: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Blog de Jamildo – PE 24/04/2013 - 12:13 Política

Sem alarde, com ajuda de Geraldo Julio, TCE aprovou as contas de 2005 de João Paulo Movimentação para aprovar as contas da Prefeitura tem a ver com a liberação de empréstimos que Geraldo Julio está atrás e que ficariam prejudicados pela rejeição das contas da PCR Jamildo Melo Divulgação

Sem alarde, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou, na quinta-feira da semana passada (18/04), as contas do ex-prefeito do Recife João Paulo Lima e Silva (PT), que teve sua prestação de 2005 aprovada por dois votos a um. Desde então, o Blog de Jamildo busca informações oficias e nada de o TCE se posicionar. Nesta terça-feira, foi publicado o acórdão onde aprovaram as contas. A movimentação para aprovar as contas da Prefeitura tem a ver com a liberação de empréstimos que Geraldo Julio está atrás e que ficariam prejudicados pela rejeição das contas da PCR. Ato continuo, observa-se que quem ingressou com os embargos de declaração já foi o secretário de assuntos jurídicos de Geraldo Julio, Ricardo Correia. Briga entre João da Costa e João Paulo nos bastidores? De acordo com informações de bastidores, teria acontecido mais um embate de bastidores entre os ex-prefeitos João Paulo e João da Costa, mais uma vez envolvendo um julgamento no TCE. Como noticiado pelo Blog do Jamildo, em maio de 2012, na semana das prévias petistas, que acabaram canceladas, o TCE colocou em pauta um processo de João da Costa, ainda como secretário de Planejamento, o que poderia tornar João da Costa inelegível. Naquela ocasião, o julgamento acabou adiado, após João da Costa alegar que era uma estratégia de Maurício Rands para inviabilizar seu nome e a procuradora geral do TCE, Eliane Guerra, ter dito que iria pedir vista do processo. O problema neste momento é que o grupo político de João Paulo desconfiou que João da Costa estava manobrando, nos bastidores, para que as contas do antecessor fossem rejeitadas, supostamente devolvendo o favor do ano passado, da semana anterior às prévias. João da Costa não descarta uma candidatura majoritária ano que vem e seria ótimo tirar João Paulo da fila. Segundo pessoas ligadas a João Paulo, um fato estranho ocorreu. Em setembro de 2011, a procuradora Eliane Guerra deu parecer pela aprovação das contas de João Paulo, mas, em março de 2013, juntou ao processo outro parecer, sem nenhum novo fato, mas desta vez pedindo a rejeição das contas. A procuradora é ligada ao deputado estadual André Campos, o maior aliado de João da Costa dentro do PT. O filho da procuradora, João Marcelo Lapenda de Moraes Guerra, trabalha no gabinete do deputado. Este mesmo filho trabalhou na Secretaria de Turismo da PCR, na gestão de João da Costa. A relatora do processo, Alda Magalhães, votou pela rejeição, seguindo o segundo parecer da procuradora, mas os conselheiros Romário Dias e João Campos discordaram e votaram pela aprovação. A relatora alegou que João Paulo não cumpriu a determinação da Lei de

Page 20: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Responsabilidade Fiscal, que determinada a aplicação de 25% do orçamento da Prefeitura em educação. Na defesa, o petista incluiu gastos com fardamento e conseguiu ser aprovado.

Blog do Magno – PE 24/04/2013 - 16:00 Política

Alepe sedia XVII Conferência da Unale Considerado o maior evento do legislativo da América do Sul, a conferência será realizada de 21 a 24 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e tem como tema “Os desafios para o futuro que queremos” Magno Martins Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sedia, na quinta-feira (25), a solenidade de lançamento da XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento acontece às 10 horas, no plenário da Casa, com a presença do presidente da Unale, deputado Artagão Júnior (PMDB-PR). O anúncio oficial será realizado pelo deputado Sérgio Leite (PT-PE), membro da Unale e presidente da comissão organizadora do ato. Considerado o maior evento do legislativo da América do Sul, a conferência será realizada de 21 a 24 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e tem como tema “Os desafios para o futuro que queremos”. Na ocasião, os palestrantes apresentarão sua visão do Brasil atual e sua inserção no contexto mundial da economia globalizada, além de projetos em andamento e os desafios para assegurar o desenvolvimento sustentável. O objetivo do lançamento, segundo a assessoria de imprensa, é mobilizar os parlamentares estaduais e iniciar a divulgação dos trabalhos.

Blog do Magno – PE 24/04/2013 - 10:00 Política

Odacy entrega a ministro plano de ações contra a seca Sobre o conteúdo do ofício entregue aos ministros, o parlamentar explica que o plano foi elaborado como instrumento de criação de oportunidades de desenvolvimento permanente para as regiões afetadas pela estiagem Magno Martins

Page 21: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

O deputado estadual Odacy Amorim (PT) aproveitou a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, no seminário promovido pela Embrapa, em Petrolina, que discutiu ações de convivência com a seca, para entregar-lhe um ofício no qual sugere a criação e implantação do Plano Diretor do Semiárido. Uma cópia do documento foi enviada ao ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), com quem o parlamentar tinha conversado há 15 dias, em Brasília. “O nosso objetivo com essa ideia é fazer com que as ações implementadas pelo Governo Federal na pessoa da presidenta Dilma (PT) e sua equipe cheguem ao Sertão de forma melhor direcionada. O levantamento das demandas das localidades rurais existentes no semiárido pode contar com o apoio dos agentes comunitários de saúde em parceria com as associações comunitárias de cada lugar”, explicou Odacy. Sobre o conteúdo do ofício entregue aos ministros, o parlamentar explica que o plano foi elaborado como instrumento de criação de oportunidades de desenvolvimento permanente para as regiões afetadas pela estiagem. “A minha sugestão é que com um plano diretor fica mais fácil saber onde fazer com que as iniciativas voltadas para a população da Zona Rural do Sertão venham realmente ser necessárias, sem interferências políticas de qualquer ordem, beneficiando a população do interior como um todo”, explicou.

Blog do Magno – PE 24/04/2013 - 10:00 Colunas

Coluna da quarta-feira Magno Martins

Intervenção - O deputado Sérgio Leite garante que a executiva estadual do PT anula, em reunião no próximo sábado, a decisão do partido em Paulista de aderir ao prefeito Júnior Matuto (PSB), ocupando cargos no Governo. “A decisão não foi do diretório municipal, mas de um pequeno grupo isolado e não vai prevalecer”, afirmou.

Brasil 247 – SP 24/04/2013 - 14:03 Últimas Notícias

Folha diz que Campos ampliou verba publicitária PE247 ? Cotado para ser um dos adversários da presidente Dilma Rousseff (PT) na eleição presidencial do próximo ano, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), aumentou em R$ 7 milhões os gastos com publicidade do seu governo em 2012, segundo matéria publicada pelo

Page 22: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

jornal Folha de São Paulo. O valor representa um acréscimo de 11% em comparação com 2011. Por outro lado, a Secretaria Estadual da Casa Civil, responsável pelas despesas publicitárias, informou que o aumento na verba é justificada pela alta dos preços das atividades publicitárias. Conforme a publicação, R$ 70,7 milhões foram gastos na divulgação governamental em todos os meios de comunicação ao longo de 2012. No ano anterior, o orçamento para esta finalidade chegou aos R$ 63,5 milhões, corrigidos pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo a Folha, os gastos com publicidade somam 0,3% de todas as despesas do Governo de Pernambuco. Neste ano, dados do Portal da Transparência de Pernambuco apontam que as despesas com publicidade somam R$ 8 milhões - 0,1% das despesas liquidadas - em propaganda institucional. O recorde foi em 2009, um ano antes da reeleição de Campos, quando teriam sido gastos R$ 79,8 milhões em valores atualizados. A matéria reforça que o aumento dos gastos no ano passado ocorreu a dois anos de uma possível candidatura de Campos à Presidência da República em 2014. O gestor, hoje aliado da presidente Dilma, tem evitado falar sobre o pleito do ano que vem, mas já iniciou uma onda de palestras fora do Estado e articulações com diversas lideranças políticas e empresariais. "Esse gasto não foi feito para informar a população sobre o que aconteceu no Estado. Ele foi abertamente feito para influenciar nas eleições que estavam em curso", declarou o líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado estadual Daniel Coelho (PSDB). Em contrapartida, a Secretaria Estadual da Casa Civil disse que o acréscimo nos custos ocorreu por consequência do aumento dos preços do trabalho publicitário. "Além disso, a consolidação das políticas públicas que norteiam o trabalho do governo trouxe a necessidade de novas abordagens de comunicação", justificou. Ainda segundo a Casa Civil, a publicidade tem como objetivo informar, atrair investimentos e promover o turismo no Estado. A secretaria disse, ainda, que a subida nos custos é "inteiramente necessária", levando em consideração que o governo "gasta pouco com publicidade", além de nunca ter ultrapassado, no Governo Eduardo Campos, o limite de gastos conforme a legislação.

Brasil 247 – SP 24/04/2013 - 15:45 Últimas Notícias

Deputado faz alerta sobre o déficit estadual PE247 ? Um balanço divulgado pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz) apontou que o Estado teve um déficit de R$ 1,05 bilhão em seu orçamento em 2012. O líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Daniel Coelho (PSDB), criticou o governador Eduardo Campos (PSB), pela condução da política econômica estadual por meio de empréstimos. A Sefaz informou que o déficit está dentro do acordo feito com a União por meio do Programa de Ajuste Fiscal (PAF), permite ao Estado um déficit primário de até R$ 1.128 bilhão, e ressaltou que a dívida com a União representou 45% da Receita Corrente Líquida em 2012, enquanto o limite atual é de 200%. "O governo vem apresentando déficit ano após ano e o futuro governador vai ter enormes dificuldades no Estado. Esse buraco só faz aumentar e o buraco não pode ser coberto com mais empréstimos, como vem acontecendo", discursou o tucano, na tribuna da Alepe. "Não se pode pensar em Pernambuco apenas no hoje. É preciso pensar também nos próximos cinco, dez anos", acrescentou. Além de Pernambuco, também apresentaram déficit no orçamento Rio de Janeiro, Paraíba, Sergipe, Amapá, Roraima e Acre. "Há 15 anos, na época da criação da Lei de

Page 23: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Responsabilidade Fiscal, mais de 20 estados tinham déficit. De lá para cá, a maioria se organizou. Em 2011, apenas dois apresentaram déficit. Em 2012, foram sete. Pernambuco sempre entre eles. Eu não vejo nenhuma vantagem Pernambuco liderar o ranking nacional de déficit primário", afirmou Daniel Coelho. Por outro lado, a Sefaz informou, por meio de nota, que o Estado havia feito um acordo com a União para que o resultado primário negativo do ano passado não ultrapassasse a cifra de R$ 1.128 bilhão. Foi o que ficou previsto no Programa de Ajuste Fiscal (PAF), válido para o período 2012-2014, e isso significa que o déficit de R$ 1.058 bilhão atendeu ao acordo feito com o Governo Federal. Segundo a secretaria, Pernambuco se beneficiou por conta dos 45% da receita corrente líquida que correspondem à dívida do Estado com a União, um percentual bem abaixo do limite (200%). "O PAF autorizou a contratação de novas operações de credito na ordem de R$ 3,3 bilhões no citado período, o que levou a criação de déficit primário, pois as receitas oriundas destas captações não são computadas para o cálculo do resultado primário, mas suas despesas sim", diz o texto. Ainda por meio de nota, a pasta disse que a "existência de disponibilidades financeiras da ordem de R$ 1,3 bilhão, acumuladas ao longo dos últimos exercícios financeiros são suficientes para o estado de Pernambuco intensificar seus níveis de investimentos, alçando R$ 2,9 bilhões em 2012 e com projeção de R$ 3,5 bilhões em 2013".

Diário de Pernambuco Online – PE 24/04/2013 - 10:29 Cidades

Audiência debate a qualidade do sistema de transporte coletivo de passageiros Da Redação A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza, na manhã desta quarta-feira, uma audiência pública sobre a qualidade do sistema de transporte coletivo de passageiros no estado de Pernambuco. O encontro, aberto ao público, acontece no auditório da Alepe, 6º andar do prédio anexo, na Rua da União.

Diário Oficial de Pernambuco – PE 24/04/2013 - 15:33 Política

Proposta dificulta furto e recepção de cabo de cobre, alumínio e bateria Texto prevê cadastro para controlar compra e venda desses materiais Da Redação Rinaldo Marques

Justiça - Colegiado, presidido pela deputada Raquel Lyra (3a à dir.), emitiu voto favorável a dez proposições. Outras seis foram distribuídas e aguardam parecer do relator

Page 24: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Afim de evitar o furto e a receptação de cabo de cobre, alumínio, baterias e transformadores em todo o Estado, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe aprovou, ontem, o Projeto de Lei no 1.350/13, de autoria do deputado José A Humberto Cavalcanti (PTB). A matéria foi relatada pelo deputado Antônio Moraes (PSDB) e prevê o cadastra- mento e o controle da com- pra e venda desses materiais, bem como a punição dos estabelecimentos que comercializarem produtos sem procedência. O objetivo da proposição é controlar o comércio ilegal. A partir do cadastro, será possível identificar fornecedores, revendedores e compradores. Além disso, também se destina a incrementar e consolidar a cultura da reciclagem. Caberá ao Poder Executivo definir o órgão que ficará responsável por fiscalizar o cumprimento da norma. Na opinião da presidente do colegiado, deputada Raquel Lyra (PSB), a iniciativa dificultará a prática do furto e a receptação. “O simples fato de preencher o cadastro pode levar o infrator a desistir de furtar ou receptar”, pontuou a socialista. Durante a reunião, os parlamentares também distribuíram seis proposições e aprovaram outras nove. Entre as que receberam parecer favorável, a de no 1.362/13, de autoria do deputado Gustavo Negromonte (PMDB), obrigando as operadoras de planos de saúde a comunicar, previamente e individualmente, os consumidores sobre o descredenciamento de hospitais, médicos e serviços. A matéria teve como relator o deputado Sebastião Oliveira Júnior (PR).

Diário Oficial de Pernambuco – PE 24/04/2013 - 15:57 Política

Deputado registra retratação pública de vereador Ação foi baseada em declarações consideradas ofensivas contra o município de Olinda, o prefeito da cidade, Renildo Calheiro (PCdoB); e a deputada federal Luciana Santos (PCdoB) Da Redação O líder do Governo, deputado Waldemar Borges (PSB) solicitou, ontem, que fosse transcrito nos anais da Casa Joaquim Nabuco, a retratação pública do vereador Arlindo Siqueira, feita por determinação judicial, e publicada na Folha de Pernambuco. A ação foi baseada em declarações consideradas ofensivas contra o município de Olinda, o prefeito da cidade, Renildo Calheiro (PCdoB); e a deputada federal Luciana Santos (PCdoB). As informações foram veiculadas em janeiro de 2010, no Jornal Opinião, de autoria de Arlindo Siqueira. “Atitudes como essa denigrem a atividade política e representam um péssimo exemplo”, enfatizou o socialista.

Page 25: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 24/04/2013 - 16:20 Política

Deputados repercutem ações de combate à seca no Interior Diogo Moraes destacou que os impactos gerados pela estiagem na bacia leiteira de Bodocó afetou a produção, que caiu de 150 mil litros para menos de 40 mil litros por dia Da Redação Roberto Soares

Propostas - Diogo Moraes

Os efeitos da estiagem no interior do Estado voltaram a repercutir na Casa Joaquim Nabuco. Ontem, os deputados Diogo Moraes (PSB), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa; e Raimundo Pimentel (PSB), que preside a Comissão Especial de Acompanhamento às Medidas de Enfrentamento à Seca e Obras Estruturadoras do Semiárido, registraram audiências públicas promovidas pelos colegiados, na última sexta - feira (19), nas cidades de Bodocó e Araripina, Sertão pernambucano. Raimundo Pimentel

Propostas - Raimundo Pimentel

Diogo Moraes destacou que os impactos gerados pela estiagem na bacia leiteira de Bodocó afetou a produção, que caiu de 150 mil litros para menos de 40 mil litros por dia. “A chuva já começa a cair, mas os efeitos da seca permanecerão por algum tempo. A Comissão de Agricultura vai elaborar um relatório com informações detalhadas sobre as principais necessidades dos municípios e o enviará aos Governos Estadual e Federal”, anunciou. Ele também defendeu a revisão das dívidas dos produtores rurais nas instituições bancárias e elogiou as ações de combate à estiagem realizadas pelo governador Eduardo Campos (PSB) e pelo secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ranílson Ramos. Raimundo Pimentel registrou que a Política Estadual de Convivência com o Semiárido também foi debatida na visita ao Sertão do Araripe. Ele destacou que, na ocasião, foi perfurado o segundo poço da Serra do Bodocó. O reservatório, com 724 metros de profundidade, produz 100 mil litros d‟água por hora. “Está prevista a conclusão de mais quatro projetos de per- furação de poços na localidade. A iniciativa pode garantir a sustentabilidade hídrica da região”.

Page 26: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 24/04/2013 - 15:40 Política

Seminário capacita agentes dos Legislativos Estadual e municipais Evento, que está em sua segunda edição, começou ontem e termina amanhã (25), no auditório da Casa Joaquim Nabuco, das 13 às 18h Da Redação Rinaldo Marques

Auditório - Escola do Legislativo coordena evento

A formação política é tema do seminário promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Escola do Legislativo. Durante três dias, parlamentares, assessores e gestores dos Legislativos Estadual e municipais da Região Metropolitana do Recife (RMR) participarão de palestras como a que trata a importância da assessoria. O evento, que está em sua segunda edição, começou ontem e termina amanhã (25), no auditório da Casa Joaquim Nabuco, das 13 às 18h. Na abertura do seminário, o professor Clóvis Miyachi ministrou a palestra Formação Parlamentar, ressaltando, entre outros pontos, a relação entre o Legislativo e o Executivo. “O Parlamento Estadual está de parabéns pela constante preocupação em capacitar os funcionários”, elogiou o docente. Hoje, o assessor contábil Ronald Coutinho profere a palestra Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O procurador da Alepe Paulo Roberto Fernandes Pinto encerra o seminário, amanhã, com o tema Assessoria Parlamentar. O 1º Seminário ocorreu em 2007.

Diário Oficial de Pernambuco – PE 24/04/2013 - 15:53 Política

Seminário incentiva jovens a estudar e a se interessar por arte e política Por uma consciência jovem foi o tema do encontro, que atraiu cerca de 350 participantes Da Redação Roberto Soares

Ossesio - Encontro reuniu cerca de 350 participantes

O 1º Seminário Universitário da Força Jovem Universal em Pernambuco foi realizado no último sábado (20), com o objetivo de despertar na juventude a importância dos estudos, da arte e da

Page 27: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

política. O assunto integrou o pronunciamento do deputado Ossesio Silva (PRB), ontem, na tribuna da Assembleia Legislativa. O parlamentar foi nomeado embaixador do evento. Por uma consciência jovem foi o tema do encontro, que atraiu cerca de 350 participantes. Na maioria, estudantes. Sustentabilidade, inserção no mercado de trabalho e concursos públicos foram assuntos discutidos. “Participaram nomes de destaque do cenário nacional como o diretor de Marketing Comercial da Rede Record, Thomaz Naves; o repórter especial Fabio Ramalho; e o presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB) no Estado, Carlos Geraldo”, citou Ossesio, parabenizando os integrantes da PRB Jovem pela iniciativa.

Diário Oficial de Pernambuco – PE 24/04/2013 - 16:09 Política

Projeto fortalece entidades terapêuticas Proposta foi aprovada em 1ª discussão Da Redação Roberto Soares

Frente Parlamentar - Collins é autor da iniciativa

A provada a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas. A proposição, de autoria do deputado Cleiton Collins (PSC), foi apreciada, em primeira discussão, na Ordem do Dia de ontem. “A ideia é verificar a real situação das casas de recuperação. Em Brasília, há uma movimentação contrária ao trabalho realizado, pois alguns desses locais não têm condições de prestar a atenção necessária ao dependente químico. Ressalto, entretanto, que o problema ocorre na minoria dos locais e que as atividades realizadas por essas entidades são fundamentais na recuperação dos viciados.” Os projetos desenvolvidos pela Fazenda Esperança, vinculada à Igreja Católica; e pelo Desafio Jovem, coordenado pela Igreja Batista, receberam elogios. “Pernambuco conta com mais de 70 comunidades terapêuticas. Muitas são apoiadas pelas Igrejas que abraçaram essa causa e atuam reconstruindo famílias desestruturadas pelas drogas.” Visitar a cidade de São Paulo e avaliar o trabalho que tem sido desenvolvido pelo poder público em relação a esse tema, inclusive no que diz respeito à internação compulsória, integra a agenda de atividades proposta pelo deputado para a Frente Parlamentar.

Page 28: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 24/04/2013 - 16:26 Política

Balanço orçamentário leva deputados à tribuna Para o tucano, a isenção fiscal dada às empresas que estão se instalando no Estado e os empréstimos contraídos para pagar dívidas deixarão o próximo governador em dificuldades Da Redação Roberto Soares

Discurso - Daniel Coelho

Com o segundo ano consecutivo fechando as contas no vermelho, o endividamento do Estado voltou a ser debatido, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, pelo líder da Oposição, deputado Daniel Coelho (PSDB). “O déficit contabilizado no balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), de R$ 1,05 bilhão, é o maior do Brasil em 2012”, destacou, acrescentando que, em 2011, o déficit foi de R$ 358 milhões. O parlamentar ressaltou levantamento realizado pela Folha de S. Paulo, apontando que apenas sete Estados (Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraíba, Sergipe, Acre, Amapá e Roraima) e o Distrito Federal contabilizaram déficit primário no ano passado. “O balanço indica que a arrecadação de impostos e outras receitas foram incapazes de cobrir as despesas com pessoal, ações sociais, custeio e investimentos”, explicou. Para o tucano, a isenção fiscal dada às empresas que estão se instalando no Estado e os empréstimos contraídos para pagar dívidas deixarão o próximo governador em dificuldades. “Queremos que Pernambuco cresça de forma sustentável, mas não contraindo empréstimos para cobrir buracos em suas contas”, acrescentou. Em apartes, os deputados da bancada da Oposição, Terezinha Nunes (PSDB), Betinho Gomes (PSDB) e Maviael Cavalcanti (DEM) endossaram o pronunciamento. “Empréstimo é necessário para investimentos, não para pagar contas atrasadas”, frisou Terezinha. Gomes e Cavalcanti sugeriram que o secretário estadual da Fazenda, Paulo Câmara, venha à Alepe para detalhar o assunto. O líder do Governo, Waldemar Borges (PSB); Ângelo Ferreira (PSB), Clodoaldo Magalhães (PTB), Sebastião Rufino (PSB), Raimundo Pimentel (PSB) e Zé Maurício (PP) defenderam a situação. Borges lembrou que, em 1997, por meio do Consenso de Washington, foi estabelecido um novo padrão de cálculo de endividamento dos Estados. “Nesse novo cálculo, só os valores realizados no período são contabilizados na execução Orçamentária de cada ano. Ou seja, o que se tinha economizado por meio de superávit de ano anterior não é considerado na conta do exercício fiscal do ano”, acrescentou. “Pernambuco cumpre as regras do limite de endividamento”, destacou Ferreira. “O endividamento do Estado, em 2012, correspondeu a 45% da receita corrente líquida, diante de um limite de 200%”, esclareceu Magalhães. “A Oposição perdeu a oportunidade de fazer perguntas a Paulo Câmara, quando ele esteve na Comissão de Finanças, há dez dias, para apresentar o último quadrimestre do ano”, observaram Rufino e Zé Maurício. “Pernambuco está atraindo investimentos e, mesmo com a isenção fiscal, vai gerar emprego e fortalecer a economia”, declarou Pimentel.

Page 29: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Diário Oficial de Pernambuco – PE 24/04/2013 - 15:56 Política

Título de Cidadão “Nascer no Rio de Janeiro foi seu destino, amar Pernambuco foi sua opção”, destacou Tony Gel Da Redação João Bita

Em Reunião Solene na Casa Joaquim Nabuco, ontem, o executivo Luís Delfim de Oliveira recebeu o Título de Cidadão de Pernambuco, por solicitação do deputado Tony Gel (DEM). Natural do Rio de Janeiro, ele formou-se em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Júnior (Mackenzie Rio) e fez MBA em Engenharia Econômica, Finanças e Executivo. Entre 2005 e 2012, atuou na presidência da Coca Cola Guararapes, período em que quadruplicar o faturamento da empresa. Atualmente, reside em São Paulo e preside o Grupo Scalina, líder do setor têxtil nacional. A solenidade foi presidida pelo deputado André Campos (PT), que ressaltou o trabalho realizado por Luís Delfim de Oliveira pelo desenvolvimento do Estado. “Nascer no Rio de Janeiro foi seu destino, amar Pernambuco foi sua opção”, destacou Tony Gel. O executivo agradeceu a homenagem: “Apesar de, atualmente, morar em outro Estado, o meu coração continua em Pernambuco”. O atual prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB); o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Frederico Amâncio; a cônsul dos Estados Unidos no Recife, Usha Pitts; e o diretor da Câmara do Comércio Americano, Júlio Gil prestigiaram o evento.

Diário Oficial de Pernambuco – PE 24/04/2013 - 16:29 Política

Apoio à redução da maioridade penal Deputado lembrou que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fez uma proposta interessante “Ele sugeriu que a maioridade continue sendo 18 anos, mas que seja maior a pena para os que cometem homicídios e, principalmente, os que são reincidentes”, detalhou Moraes Da Redação Roberto Soares

Polêmica - Moraes

Page 30: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

A polêmica gerada sobre as possíveis mudanças na legislação que define a maioridade penal voltou a ser tema de pronunciamento no Plenário. Ontem à tarde, o deputado Antônio Moraes (PSDB) concordou com a revisão do texto que prevê a redução da maioridade penal para 16 anos. Para justificar seu posicionamento, citou trechos de uma entrevista com o promotor de Justiça Thales de Oliveira, que atua na Vara da Infância e Juventude de São Paulo. “Os atos infracionais praticados por adolescentes aumentaram aproximadamente 80%, nos últimos 12 anos, diferentemente do que ocorre em relação a crimes praticados por maiores de 18 anos, que vêm diminuindo, na última década, na cidade paulistana”, reproduziu o parlamentar. Para Moraes, a era da informação cobra a atualização da legislação que está em vigor desde 1940. O deputado lembrou que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fez uma proposta interessante “Ele sugeriu que a maioridade continue sendo 18 anos, mas que seja maior a pena para os que cometem homicídios e, principalmente, os que são reincidentes”, detalhou Moraes, pedindo atenção a crianças em situação de risco, a fim de evitar o envolvimento delas com a criminalidade.

LeiaJá – PE 24/04/2013 - 14:23 Educação

Professores realizam ato público em frente a Alepe Categoria quer apoio dos parlamentares em prol de suas reivindicações Nathan Santos O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) realiza, às 14h30 desta quarta-feira (24), um ato público em frente a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na Rua da Aurora, área central do Recife. A ação, que é uma das atividades da Greve Nacional da Educação, quer buscar o apoio dos parlamentares em favor das reivindicações da categoria. De acordo com a assessoria de comunicação do Sintepe, cerca de 400 professores devem participar do ato. Os profissionais prometem levar faixas e carro de som, e, ainda nesta tarde, uma comissão conversará com representantes da Assembleia. Nessa terça-feira (23), primeiro dia da paralisação, a adesão dos professores a greve foi de 70% em todo o Estado, e, de 90% na Região Metropolitana do Recife. Algumas das reivindicações dos educadores são cumprimento do piso salarial nacional, 100% dos royalties para educação, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em prol do desenvolvimento educacional, profissionalização dos funcionários da educação, e execução do Plano Nacional de Educação (PNE).

Page 31: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Portal NE10 – PE 24/04/2013 - 11:52 Educação

Trabalhadores da educação promovem ato público em frente à Alepe Ação integra as mobilizações da Greve Nacional da Educação, que segue até esta quinta-feira (25), fazendo parte da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública Da Redação O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco promove nesta quarta-feira (24), a partir das 14h, um ato público em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco, visando buscar apoio dos parlamentares para suas reivindicações. A ação integra as mobilizações da Greve Nacional da Educação, que segue até esta quinta-feira (25), fazendo parte da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. No primeiro dia de paralisação, de acordo com o Sintepe, a adesão dos trabalhadores ao movimento foi de 70% em todo o Estado, chegando a 90% na Região Metropolitana do Recife.

Promad – SP 24/04/2013 - 13:03 Política

Comissões distribuem projeto de auxílio financeiro temporário do Governo do Estado Como vulnerabilidade temporária, o Executivo classifica os danos causados à integridade pessoal decorrentes de situação de abandono, falta de acesso à alimentação e domicílio, desastres e calamidades públicas F.M. O Governo do Estado concederá benefício financeiro para as famílias que vivem em situação de emergência. O auxílio tem o objetivo de atender a necessidades originadas a partir de eventos de calamidade pública ou vulnerabilidade temporária. A ação está prevista em projeto de lei distribuído na manhã desta quarta (24 de abril), nas Comissões de Finanças e de Administração Pública da Assembleia. Como vulnerabilidade temporária, o Executivo classifica os danos causados à integridade pessoal decorrentes de situação de abandono, falta de acesso à alimentação e domicílio, desastres e calamidades públicas. De acordo com o projeto, o benefício varia entre R$ 170 e R$ 1.356, valores correspondentes a um quarto e ao dobro do salário mínimo, respectivamente Poderão ser atendidos o cidadão ou a família com renda mensal per capta de até dois salários mínimos. Os critérios e prazos para a concessão do auxílio serão estabelecidos pelo Conselho Estadual de Assistência Social. Caberá ao deputado Tony Gel, do Democratas, oferecer o parecer do projeto de lei nas Comissões de Finanças e de Administração.

Page 32: Alepe Notícias - CLIPPING 25 04 2013

Todos pela Educação – SP 24/04/2013 - 16:13 Educação

Professores grevistas realizarão atos na Câmara Municipal do Recife e Alepe Paralisação de três dias segue até a próxima quinta-feira Folha de Pernambuco Nesta quarta-feira (24), os Professores da rede pública de Ensino darão continuidade a paralisação, iniciada na última terça-feira (23). Desta vez, os Docentes da rede municipal irão realizar um ato em frente à Câmara Municipal do Recife, enquanto que os estaduais irão à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) usando camisa vermelha. Já na quinta-feira (25), último dia de manifestação, haverá um debate sobre a crise econômica mundial e a Educação no Brasil e na Espanha, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na última terça-feira (23), a categoria promoveu um ato público, em frente à Secretaria Estadual de Educação (SEE), localizada no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, chamando a atenção da sociedade e em busca por melhorias das condições de trabalho. Uma comissão de Docentes foi escolhida para um encontro com o secretário da pasta, Ricardo Dantas. Na reunião, além dos pontos que pautam a paralisação, os Professores entregaram um dossiê com uma pesquisa realizada nas Escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR). No encontro ainda foi discutido o desconto dado pelas faltas dos profissionais que aderiram à paralisação, decisão que foi mantida pelo gestor. A paralisação de três dias faz parte da Greve Nacional da Educação Pública, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A categoria reivindica o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na Educação e 100% dos royalties do petróleo, além do piso salarial, implantação de aula-atividade e melhores condições de trabalho. Por meio de nota à Imprensa, a pasta considerou o primeiro dia do movimento tranquilo nas Escolas da rede pública estadual. Segundo o documento, as aulas aconteceram normalmente em 74% das unidades de Ensino. Somente 26% das Escolas registraram paralisação. Por isso, a Secretaria reforçou aos pais e Alunos que as aulas estão mantidas hoje e amanhã.