alegoria do patrimonio

2
1820 – 1960: Consagração do monumento histórico. A revolução industrial acelera as leis para a proteção dos monumentos históricos.Com a industrialização, não existia mais a obra, e sim, o produto. • 1830 – Os inspetores dos monumentos históricos são criados para a proteção dos mesmos. 1837 - É criada a primeira comissão de monumento s históricos na F r a n ç a , separando os valores de monumento em: antiguidade, idade média e castelos. Ruskin= A arquitetura é o único meio para conservar o laço que nós temos com o passado, identificando-nos com ele. O primeiro a indicar não só obras antigas, mastambém, conjuntos habitacionais como monumentos históricos.Surgimento de 02 doutrinas sobre o restauro: Intervencionista (França) e anti- intervencionista (Inglaterra). Além de uma volta à restauração fidedigna da obra e construção com Scott, predecessor de Wyatt.Ruskin e Morris: Completamente contra a reforma. Restauração= “a mais completadestruição que um edifício pode sofrer (...) restaurar é impossível, é como ressuscitar ummorto”. O monumento pode, contudo, receber for mas de conservação que s e j a m imperceptíveis. O destino final do monumento é exatamente a ruína.Violet le Duc: Restaurar um edifício é restituí-lo a um estado completo que podenunca ter existido num momento dado. A favor da restauração copiando os materiaisiniciais, que esta fique imperceptível. Restaurar com hipóteses, procura pensar como o arquiteto. Merrimèe: Intervenção e restauro apenas quando estritamente necessário. Victor Hugo e Vitet: Deve-se estudar a fundo todas as partes da história de um monumento para restaurar com indícios e evidências, e não, com hipóteses, como le Duc.Camilo Boito: Não se deve conservar apenas a pátina antiga dos monumentos, mas também , as restauraçõ es feitas ao longo dos séculos. A restauração só é aceita quando as outras formas de salvaguarda não funcionarem mais; restaurando, deve-se distinguir o material usado no restauro dos demais materiais originais, e deixar clara a época do restauro. Camilo Boito inventou 03 tipos de restauração, sendo estes: 1- M onum ent os antigos: restau raç ão arq ueol ógi ca exati

Upload: raquel-duarte

Post on 07-Apr-2016

27 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

resenha

TRANSCRIPT

Page 1: Alegoria Do Patrimonio

1820 – 1960: Consagração do monumento histórico.A revolução industrial acelera as leis para a proteção dos monumentos históricos.Com a industrialização, não existia mais a obra, e sim, o produto.• 1830 – Os inspetores dos monumentos históricos são criados para a proteção dos mesmos.

1 8 3 7 - É c r i a d a a p r i m e i r a c o m i s s ã o d e m o n u m e n t o s h i s t ó r i c o s n a F r a n ç a , separando os valores de monumento em: antiguidade, idade média e castelos.•Ruskin= A arquitetura é o único meio para conservar o laço que nós temos com o passado, identificando-nos com ele. O primeiro a indicar não só obras antigas, mastambém, conjuntos habitacionais como monumentos históricos.S u r g i m e n t o d e 0 2 d o u t r i n a s s o b r e o r e s t a u r o : I n t e r v e n c i o n i s t a ( F r a n ç a ) e a n ti -i n t e r v e n c i o n i s t a ( I n g l a t e r r a ) . A l é m d e u m a v o l t a à r e s t a u r a ç ã o fi d e d i g n a d a o b r a e construção com Scott, predecessor de Wyatt.Ruskin e Morris: Completamente contra a reforma. Restauração= “a mais completadestruição que um edifício pode sofrer (...) restaurar é impossível, é como ressuscitar umm o r t o ” . O m o n u m e n t o p o d e , c o n t u d o , r e c e b e r f o r m a s d e c o n s e r v a ç ã o q u e s e j a m imperceptíveis. O destino final do monumento é exatamente a ruína.Violet le Duc: Restaurar um edifício é restituí-lo a um estado completo que poden u n c a t e r e x i s ti d o n u m m o m e n t o d a d o . A f a v o r d a r e s t a u r a ç ã o c o p i a n d o o s m a t e r i a i s iniciais, que esta fique imperceptível. Restaurar com hipóteses, procura pensar como o arquiteto.

Merrimèe: Intervenção e restauro apenas quando estritamente necessário.V i c t o r H u g o e V i t e t : D e v e - s e e s t u d a r a f u n d o t o d a s a s p a r t e s d a h i s t ó r i a d e u m monumento para restaurar com indícios e evidências, e não, com hipóteses, como le Duc.Camilo Boito: Não se deve conservar apenas a pátina antiga dos monumentos, mastambém, as restaurações feitas ao longo dos séculos. A restauração só é aceita quando asoutras formas de salvaguarda não funcionarem mais; restaurando, deve-se distinguir om a t e r i a l u s a d o n o r e s t a u r o d o s d e m a i s m a t e r i a i s o r i g i n a i s , e d e i x a r c l a r a a é p o c a d o restauro. Camilo Boito inventou 03 tipos de restauração, sendo estes:1 -M o n u m e n t o s a n ti g o s : r e s t a u r a ç ã o a r q u e o l ó g i c a – e x a ti d ã o c i e n tí fi c a e n o c a s o d e reconstrução, considerar apenas massas e volumes.2-Monumentos góticos: restauração pitoresca – concentrada no esqueleto da obra, deixandoem degradação as estátuas e decoração.3- Monumentos clássicos e barrocos: restauração arquitetônica – restaurar tudo.

Alois Reigl: Adota novos valores à obra: valores de rememoração – ligado ao passado e sev a l e d e m e m ó r i a ; v a l o r d e c o n t e m p o r a n e i d a d e – p r e s e n t e / v a l o r d e u s o ; v a l o r d e ancianidade – idade do monumento.