al inclusiva assembleia promove valorização da pessoa ... · 2 deputado adão villaverde -...

15
Presidente da AL Deputado Estadual Adão Villaverde - PT/RS Gab. Presidência: (51) 3210.2071 Gab. Parlamentar: (51) 3210.1370 Fax: (51) 3210.1908 www.adaovillaverde.com.br [email protected] www.twitter.com/adaovillaverde Expediente: Equipe de Comunicação do Gabinete Parlamentar Informativo Online do Mandato - 19/08/2011 Leia nesta edição Pg. 4 Grandes Debates: audiência é realizada em Passo Fundo Pg. 7 Construção do aeromóvel é lançada na capital Pg. 10 Eventos marcam 50 anos da Legalidade 391 Edição AL INCLUSIVA Assembleia promove I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência Entre 20 e 28 de agosto acontece a I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência promovida pela Assembleia Legislativa gaúcha. A sé- rie de atividades gratuitas e abertas ao público visa a conscientizar a so- ciedade a respeito do tema e a ace- lerar o processo de inclusão. Palestras que tratam de autismo, qualidade de vida na deficiência, ex- posições fotográficas e de artes plás- ticas, desfile de moda inclusiva e até uma passeata no Parque Farroupilha fazem parte da programação. “Este é um evento de grande im- portância, pois busca conscientizar a sociedade e o poder público da ne- cessidade de se trabalhar para que as políticas públicas para pessoas com deficiência se tornem uma realidade concreta”, afirma Villa. “Esta é uma temática que cada vez mais ocupa os debates no Legislativo estadual. Mesmo tendo muita coisa ainda a ser feita, o nosso Legislativo, que tem a missão de ser um espaço de defesa da democracia, da tolerância e da inclusão, está sem- pre à disposição das pessoas com de- ficiência”, acrescenta o presidente da ALRS. (continua)

Upload: danganh

Post on 27-Jan-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Presidente da AL Deputado EstadualAdão Villaverde - PT/RS

Gab. Presidência: (51) 3210.2071Gab. Parlamentar: (51) 3210.1370

Fax: (51) 3210.1908 www.adaovillaverde.com.br

[email protected]/adaovillaverde

Expediente:Equipe de Comunicação do

Gabinete Parlamentar

Informativo Online do Mandato - 19/08/2011

Leia nesta edição

Pg. 4Grandes Debates: audiência é realizada em Passo Fundo

Pg. 7Construção do aeromóvel é lançada na capital

Pg. 10Eventos marcam 50 anos da Legalidade

391Edição

AL INCLUSIVA

Assembleia promove I Semana deValorização da Pessoa com Deficiência

Entre 20 e 28 de agosto acontecea I Semana de Valorização da Pessoacom Deficiência promovida pelaAssembleia Legislativa gaúcha. A sé-rie de atividades gratuitas e abertasao público visa a conscientizar a so-ciedade a respeito do tema e a ace-lerar o processo de inclusão.

Palestras que tratam de autismo,qualidade de vida na deficiência, ex-posições fotográficas e de artes plás-ticas, desfile de moda inclusiva e atéuma passeata no Parque Farroupilhafazem parte da programação.

“Este é um evento de grande im-portância, pois busca conscientizar asociedade e o poder público da ne-cessidade de se trabalhar para queas políticas públicas para pessoas comdeficiência se tornem uma realidadeconcreta”, afirma Villa.

“Esta é uma temática que cadavez mais ocupa os debates noLegislativo estadual. Mesmo tendomuita coisa ainda a ser feita, o nossoLegislativo, que tem a missão de serum espaço de defesa da democracia,da tolerância e da inclusão, está sem-pre à disposição das pessoas com de-ficiência”, acrescenta o presidenteda ALRS.

(continua)

2Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 391 - 19/08/2011

AL INCLUSIVA

Passeata abre neste domingo a I Semana daValorização da Pessoa com Deficiência (cont.)

Os organizadores esperam mais de500 pessoas na atividade. Virãocadeirantes (já confirmados) de Curitiba,São Paulo, Rio de Janeiro e de Estadosdo Nordeste, além de cadeirantes da Ar-gentina e um representante da Alema-nha. O tema da passeata é uma adapta-ção da música Mi Casa Es Su Casa, dogrupo Sombrero Luminoso, com rap deBilly Saga e trova de Neto Fagundes. Oclipe com a música já pode ser visto noyoutube: http://www.youtube.com/watch?v=26zg7yDFLlg&feature=related. O vídeo, com imagens da passeata doano passado, tem libras e audiodescrição.

A passeata reúne pessoas com e semdeficiência física. O objetivo, além dechamar a atenção para os direitos daspessoas com deficiência, é combater opreconceito. “A nossa principal ação éessa passeata, pois só botando a cara narua é que o preconceito pode sumir”, diza cadeirante Juliana Carvalho, que épublicitária, blogueira e apresentadorado Programa Faça a Diferença, na TVAssembleia. “Queremos celebrar a vidae a diversidade humana e mudar a visãode que uma deficiência é sinônimo dedesgraça. Sabemos que será um proces-so longo, um trabalho de formiguinha”,avalia. O movimento defende a consoli-dação dos dispositivos estipulados pelaConvenção das Nações Unidas sobre osdireitos das pessoas com deficiência. “Aconvenção define que todo tipo de defi-ciência é agravada pelo meio, por isso a

necessidade de garantir a acessibilidadee espaços que pensam em todas as pes-soas”, explica Juliana.

A primeira filial do SuperAção na re-gião sul está articulada em Porto Alegredesde janeiro de 2010, ano em que ocor-reu a primeira passeata organizada pelomovimento. O movimento está consoli-dado em São Paulo, Rio de Janeiro e emtrês cidades Argentinas há oito anos. “Anossa ONG trabalha basicamente comeducação por meio da arte, com a pro-moção de ações culturais socioinclusivas,com o objetivo de educar para a inclu-são”, diz Juliana.

Programação da SemanaA Assembleia Legislativa promoverá

uma série de atividades para marcar a ISemana, todas com entrada franca. Aprogramação inclui mostra fotográfica,exposições de pinturas, fotos e poemas,espetáculos musicais, uma oficina dedança, demonstrações de esportesparaolímpicos e um desfile de moda.Além das atrações culturais, aAssembleia vai realizar palestras, semi-nários e projeção de fotos. A programa-ção completa pode ser acessada no en-dereço eletrônico: www.al.rs.gov.br/assembleiainclusiva.

FotosEm “Toda nudez vai ser revelada”, a

publicitária e fotógrafa Kica de Castro,que possuiu uma agência de modelos

para pessoas com deficiência, vai apre-sentar fotos sensuais de mulheres comparalisia cerebral, má formação congê-nita, amputações, nanismo eparaplégicas. A mostra ficará aberta aopúblico de 22 a 26 de agosto, das 8h30às 18h30, na entrada da Assembleia (Pra-ça Marechal Deodoro, 101). Na sexta-fei-ra (26), Kica vai ministrar uma palestrano Vestíbulo Nobre do Legislativo, a par-tir das 18h.

PinturasAo mesmo tempo, o Espaço Novos

Talentos da Assembleia abriga a exposi-ção “Pintando com a Boca”, da artistaplástica Paula Arpini. Nascida de partoprematuro, ela tem deficiência psico-neuro-motora e há 23 anos pinta com aboca, utilizando guache sobre papel.Paula exibe seus trabalhos em individu-ais e coletivas desde 1988. No Parlamen-to, o público vai poder apreciar floresmulticoloridas pintadas por ela, tambémde segunda a sexta, das 8h30 às 18h30.

TeatroNa segunda-feira (22), às 19h, no Te-

atro Dante Barone da Assembleia, o Cen-tro Inclusivo de Artes Legato vai apre-sentar o espetáculo “Celebridades”, di-rigido por Renata Flores, que mesclamúsica e teatro, com um elenco de 50pessoas. O repertório inclui canções deCarmen Miranda e Elvis Presley. A Associ-ação Legato funciona em Canoas desdeagosto de 2008 e desenvolve projetos deinclusão de pessoas com deficiência pormeio da arte, reunindo crianças, jovense adultos.

DançaNa quinta-feira (25), a partir das 9h,

no Vestíbulo Nobre da Assembleia, serárealizada uma oficina de dança integra-da, com a professora Carla Vendramin. Aatividade vai começar com aquecimen-to e seguir com tarefas de improvisaçãocom e sem objetos cênicos, composiçãode sequências de movimento integrado,além de composições em grupo. Forma-da em Fisioterapia pela FEEVALE, de NovoHamburgo (RS), Carla é mestre em Co-reografia pela Middlesex University, deLondres, na Inglaterra.

Programação completa emwww.adaovillaverde.com.br

A apresentação do pianista cego AngelinLoro está na programação da Semana

Div

ulga

ção

3Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 391 - 19/08/2011

VITIVINICULTURA

Organizadores da 19ª Avaliação Nacional deVinhos entregam convite ao governador

Villa, que será avaliadoroficial da 19ª Avaliação Naci-onal de Vinhos, evento pro-movido pela Associação Bra-sileira de Enologia (ABE) nodia 24 de setembro, no Par-que de Eventos de Bento Gon-çalves, fez questão de acom-panhar, na sexta-feira (19), acomissão organizadora doevento na entrega oficial doconvite ao governador TarsoGenro. O chefe do Executivogarantiu que fará o possívelpara comparecer à atividade.

No último dia 5, em visitaao gabinete da Presidênciada ALRS, Villa recebeu con-vite para participar das ati-vidades e, como o parlamentar parti-cipou de todas as edições, neste anoserá também avaliador oficial. “Par-ticipo desde a primeira edição doevento e sinto-me honrado em poderestar ao lado de pessoas com vasto co-nhecimento na área”, destacou Villa.

O presidente da ABE, ChristianBernardi, explicou que a avaliação dosvariados tipos de vinhos é realizadapor 16 convidados e por um públicode cerca de 800 pessoas. “Iniciamos aavaliação em um processo anterior,com 120 enólogos. Eles degustam cer-

Villa acompanhou grupo ao Palácio Piratini

ca de 300 vinhos, selecionam inicial-mente os 100 melhores e, depois, os16 destacados que irão compor a Ava-liação Nacional. O evento tem umagrande importância para o vinho bra-sileiro, pois as vinícolas colocam emjulgamento seu produto, o que auxiliana melhora da qualidade”, destacouBernardi.

AvaliaçãoA Avaliação Nacional de Vinhos, úni-

ca no gênero, é o maior evento nacio-nal do setor, com avaliação dos vinhos

brasileiros da safra 2010,possuindo enorme repercus-são no Brasil e no exterior,além de contar com forteparticipação do setor vitícola(produtores de uva), viníco-la (elaboradores de vinho,cantineiros e empresas) econsumidores. "É um eventoímpar para proporcionar co-nhecimento e aprendizadosobre o enorme avanço davitivinicultura gaúcha e bra-sileira. É também algorevelador de que este setorda economia gaúcha, em quetrabalham mais de 25 mil fa-mílias, e com mais de milcantinas trabalhando na ela-

boração de vinhos, espumantes e de-rivados, tem qualidade e não perde emabsolutamente nada em comparaçãoaos vinhos estrangeiros que entram noBrasil”, destacou Villa.

Ainda na audiência com os repre-sentantes da Associação Brasileira deEnologia no dia 5 de agosto, foi desta-cado que Villa é tido como um dedica-do apoiador do setor mesmo antes dese tornar deputado estadual e reconhe-cido pelo segmento por sua articula-ção no encaminhamento das demandasda cadeia produtiva do vinho gaúcho.

UFRGS

Encaminhada demandade pesquisadores

Na quarta-feira (17), o professor e pesquisador em bioquími-ca da UFRGS, Diogo de Souza, acompanhado de mais três pes-quisadores de sua equipe, trouxe para Villa uma preocupaçãosobre a situação do prédio da Fundação Estadual em Produção ePesquisa em Saúde (FEEPS) onde realizam as pesquisas. De acor-do com Souza, existe uma ameaça de fechamento da sala ondetrabalham, devido aos produtos que utilizam no manejo com osroedores que utilizam como cobaia nas pesquisas.

Villa compreendeu o temor dos cientistas e imediatamentetelefonou para os secretários estaduais da Saúde, Ciro Simoni,e da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnologico, CleberProdanov, para esclarecer o caso e também deixar o governodo Estado ciente damobilização do grupo. Apósfalar com Simoni, Villa ex-plicou que inicialmente exis-tiu uma ideia de fechar o lo-cal, mas que essa hipótesefoi descartada.

ACAMPAMENTO FARRPOUPILHA

Piquete Estrela Gaudériaapresenta programação

O Patrão do Piquete Estrela Gaudéria, Ademir SebastiãoMedeiros Rodrigues, acompanhado de Tatiana Antonia SelvaPereira, foi ao gabinete do Villa, sendo recebido por GladimiroMachado e Álvaro Correa, na quarta-feira (17), divulgar o espa-ço do Piquete que será instalado no Acampamento Farroupilha.

O Estrela Gaudéria acampa há 16 anos no Parque Harmo-nia e em 2011 traz como projeto cultural, a teatralizaçãodo julgamento de Canabarro. Segundo o Patrão do Piquete,será um Tribunal do Júri Simulado, com o objetivo de fazerum resgate da república rio-grandense. A atividade ocorreno Piquete, no dia 16 de setembro, às 19h. Além disso, oespaço gaudério é aberto a todos os companheiros, que po-dem alugá-lo para ativida-des durante o acampamen-to. Os agendamentos po-dem ser realizados com odiretor cultural do EstrelaGaudéria, João Ribeiro daLuz, pelo fone 9313-7734.

Eduardo Quadros / Ag. AL

4Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 391 - 19/08/2011

GRANDES DEBATES

Audiência Pública em Passo Fundo debateInfraestrutura, Mobilidade e Segurança

Nesta sexta-feira (19), ocorreu emPasso Fundo a terceira audiência pú-blica regionalizada do programa Des-tinos e Ações para o Rio Grande – pro-movido pela Assembleia Legislativa doRio Grande do Sul em parceria com aCâmara dos Deputados. Representan-tes de mais de 200 municípios abor-daram o tema Infraestrutura, Mobili-dade e Segurança, no auditório daFeac da Universidade de Passo Fundo,com a inclusão no debate das regiõesMissões, Alto da Serra do Botucaraí,Fronteira Noroeste, Médio Alto Uru-guai, Celeiro, Rio da Várzea, Produ-ção, Noroeste, Noroeste Colonial eNorte.

O objetivo dos debates é construiralternativas para o estado, partindode questões fundamentais para a so-ciedade gaúcha e brasileira. De acor-do com o diretor do Fórum Democrá-tico de Desenvolvimento Regional, res-ponsável pela organização das audi-ências, Juliano Marinho, a discussãoem Passo Fundo focou temas relacio-

nados aos pedágios, dupli-cação da BR-386, ferroviapara a região e BR-285,conforme apontado emreuniões preparatórias.

“A proposta dos Gran-des Debates e audiênciastem sido bem recebidaporque a AssembleiaLegislativa tem se aproxi-mado das regiões, recupe-rando o seu papel de tra-tar temas sobre os desafi-os para o desenvolvimen-to”, destaca o diretor doFórum.

Villa também partici-pou do evento em Passo Fundo, quecontou também com a presença dedeputados estaduais, membros dosConselhos Regionais de Desenvolvi-mento (Coredes), prefeituras, Câma-ras de Vereadores e outras entidades.

A pauta da audiência regional foidiscutida em reuniões preparatórias,na primeira quinzena do mês, nos mu-

nicípios de Lagoa Vermelha (05/08),Nonoai (08/08) e Santo Ângelo (12/08). As duas primeiras audiências pú-blicas regionalizadas foram realizadasem Caxias do Sul (30/05) e Canoas(05/07) e as próximas ocorrerão emSanta Maria, Pelotas e Alegrete. Já oencerramento do ciclo será em PortoAlegre, no dia 21 de outubro.

Próximas audiências serão realizadas emSanta Maria, Pelotas, Alegrete e Porto Alegre

Programa Destinos e Ações para o Rio Grande incluiTecnologia da Informação e Plano Brasil Maior

O presidente do Conselho das En-tidades de Tecnologia da Informa-ção (CETI) e da Associação das Em-presas em TI do RS (Assespro/RS),Reges Bronzatti, encaminhou na se-gunda-feira (15), em audiência comVilla, a realização de um debatesobre o Plano Brasil Maior, desen-volvido pelo Ministério de Desenvol-vimento, Indústria e Comércio Ex-terior e outros temas da área deTecnologia da Informação.

O assunto foi encaminhado aosresponsáveis pelo programa Desti-nos e Ações para o Rio Grande, rea-lizado pela Casa em parceria com aCâmara dos Deputados, para queseja estabalecida a data e as agen-das preparatórias.

Brasil MaiorO Plano Brasil Maior visa ao au-

mento da competitividade da indús-tria nacional, a partir do incentivoà inovação tecnológica e à agrega-ção de valor. O debate deverá serrealizado na Assembleia Legislativa.

Villa considera ótimaa ideia de abrir espaçopara esse debate na ALRSe, além de garantir a re-alização do evento naCasa, entrou imediata-mente em contato com aSecretaria da Ciência,Inovação e Desenvolvi-mento Tecnológico paradefinir a parceria e darencaminhamento dos no-mes a serem convidados.

De acordo comBronzatti, as entidadesque representa já possu-em uma aproximação com a Câmarados Deputados e com o próprio mi-nistério pelo fato de, segundo ele,Brasília concentrar as discussões so-bre a área de TI. Mas, enfatizou queé necessário fazer a reflexão sobreas políticas locais. “Já estamos ali-nhados com o governador Tarso, masqueremos contribuir com os proje-tos do Legislativo neste sentido,além de mostrar que o setor de

tecnologia do Rio Grande do Sul podeter grande influência nas matrizes in-dustriais e econômicas. As grandesempresas podem exportar o serviçopara o restante do país e até mesmooutros países”, destacou. Bronzattidisse ainda que, pela proximidadecom o segmento e histórico junto àCiência e Tecnologia, considera queo presidente Villa será o interlocutorideal.

Villa recebeu presidente da Assespro, Reges Bronzatti

Fotos: E

duardo Quadros / A

g. AL

5Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 391 - 19/08/2011

AVERIGUAÇÃO

Presidente do Parlamento gaúcho recebeproposta de instalação da CPI do Arroz

Um grupo de parlamenta-res, acompanhado pelo presi-dente da Federarroz, RenatoRocha, entregou para Villa re-querimento para instalação daCPI do Arroz. A Comissão Par-lamentar de Inquérito servirápara esclarecer as questõesque envolvem problemas re-lacionados à situação econô-mica e financeira da cadeiaprodutiva da matéria-prima.

Villa recebeu o documen-to que possui assinaturas de29 deputados e informou quevai formalizar enviando ime-diatamente para a Procurado-ria da Casa. “Além das assinaturas ne-cessárias, vejo que o requerimento temfoco determinado. Vamos examinar asconexões dele com as atribuições doParlamento. Acredito que passará pelotrâmite, principalmente por se tratarde um assunto com tamanha relevân-cia social e econômica para o estado.Não há dúvida de que essa é uma inici-ativa fundamental para um setor es-trutural como o orizícola”, declarou.

Rocha agradeceu a disposição dopresidente do Legislativo, destacou quetanto governo estadual como federalencontraram medidas para minimizara crise e salientou que o momento atual

está mais tranquilo no que se refere àrecuperação dos preços. “Entendo quea CPI colaborará muito para os proble-mas históricos que atingem nosso se-tor há mais de 30 anos. Chegaremosna origem e na causa. A Assembleiatambém se apropriará com informaçõesmuito ricas sobre a cadeia produtivado arroz, além da sociedade que tam-bém terá mais subsídios para entendera realidade da área”, pontuou.

O deputado estadual JorgePozzobom (PSDB), que foi o interlocutorda demanda encaminhada pelos pro-dutores, salientou que foi Villa quemdeterminou que o tema fosse pautado

na reunião de líderes. Ele in-formou também que reuniõesde trabalho serão realizadaspara organizar previamente ascondições de trabalho na Co-missão Parlamentar de Inqu-érito.

O chefe do Parlamentogarantiu que exigiráceleridade no processo que,após aprovado possui 120 diaspara trabalhar, com possibili-dade de prorrogação por mais60 dias.

A crise no setor orizícolagaúcho foi provocada pelosbaixos preços pagos aos agri-

cultores por conta da Super Safra de2011. A política de preços e de custosde produção, a comercialização, a ar-mazenagem e os estoques reguladoressão os principais pontos questionadospelos produtores.

Os trabalhos serão guiados por dezfatos determinados, dentre eles indíciode prática de infração à ordem econô-mica na cadeia produtiva, comparaçãocom o arroz importado no que diz res-peito ao custo econômico e financeiro,a carga tributária que incide sobre oproduto e seus derivados e as causas daexistência de unidades industriaisdesativadas ou com capacidade ociosa.

Arrozeiros acompanharam a entrega do documento

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Renovação de decreto que estimula trabalho derecicladores é encaminhado no Legislativo gaúcho

Villa recebeu, na quinta-feira (18),a presidente do Centro de EducaçãoAmbiental da Vila Pinto (CEA), MarliMedeiros, para tratar da renovação dodecreto 46.674/2009, que estabelececompensação tributária para as indús-trias gaúchas na compra de aparas ob-tidas a partir da reciclagem. Com prazopara expirar no próximo dia 30 de se-tembro, o decreto, de acordo com Mar-li, facilita tanto as empresas dereciclagem quanto os catadores de pa-pel. “As empresas que reciclam se be-neficiam pela redução de impostos e oscatadores porque recebem mais deman-da de trabalho e aumento de remune-ração”, detalhou.

O chefe do Legislativo gaúcho infor-

mou a Marli de que já apre-sentou a questão ao governa-dor Tarso Genro e que, no mo-mento, o assunto está sendoencaminhado pela Secretariada Casa Civil. “Tenho a cons-ciência de que a renovaçãodeste contrato é a continua-ção do sustento de quem viveda reciclagem”, comentou.

DecretoNo ano passado, o decreto

que estabelece redução da taxa de ICMSpara as indústrias de reciclagem, esti-pulado em 2009, já havia sido renovadopelo governo do Estado, por solicitaçãodo deputado Carlos Gomes (PRB). A

medida minimizou as dificuldades dosetor, que, por conta da redução do pre-ço da celulose e da diminuição da pro-cura das indústrias pelas aparasrecicláveis enfrentou uma crise.

Fotos: Eduardo Quadros / Ag. AL

6Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 391 - 19/08/2011

COPA 2014

Instalada a Comissão Especial de acompanhamentodas obras de preparação para o torneio mundial

Villa instalou e deu posse aos inte-grantes da Comissão Especial de acom-panhamento das obras da Copa do Mun-do de Futebol de 2014, na segunda-fei-ra (15), no Salão Júlio de Castilhos. Acriação da comissão especial, propostapelo parlamentar Alexandre Postal(PMDB), foi aprovada em plenário no dia2 de agosto. Na cerimônia, o chefe doLegislativo estadual destacou a relevân-cia do órgão técnico na preparação doevento. “Esta iniciativa representa acompreensão de que o Parlamento temum papel importante neste processo,como fiscalizador e facilitador, para queo Rio Grande do Sul não somente entre,mas também saia deste evento comouma grande referência”, afirmou Villa.

Em seu pronunciamento, o secretá-rio Municipal da Copa, João Bosco Vaz,lembrou das exigências feitas pela Fifapara a Copa ser realizada no Brasil. “AFifa exige apenas duas coisas: estádiose aeroportos. Se nenhuma obra ficarpronta, ainda assim a Copa sairá emPorto Alegre. As obras de mobilidade ur-bana formam o chamado legado que fi-cará para as cidades”, explicou Vaz. Jáo secretário de Estado de Esporte eLazer, Kalil Sehbe, definiu a Copa de

2014 como o evento dos de-safios e oportunidades.Também pronunciaram-se odeputado e presidente doGrêmio Foot-Ball PortoAlegrense, Paulo Odone; eo presidente Sport Club In-ternacional, Giovanni Luigi.

Conforme o RegimentoInterno da ALRS, as comis-sões especiais têm o pro-pósito de analisar matériarelevante não prevista en-tre as competências das comissões per-manentes. A criação do órgão técnicodeve ser aprovada pelo plenário. O pra-zo para o funcionamento é de 120 dias,sem prorrogação, contados a partir dainstalação. A indicação dos membros ti-tulares e suplentes é feita pelos líderesdas bancadas com representação naCasa. Ao final dos trabalhos, a comis-são especial deve apresentar um rela-tório com vistas a regularlegislativamente a matéria analisada ouencaminhar sugestões ao órgão compe-tente.

ComposiçãoSão membros titulares da comis-

são os deputados AlexandreLeindemeyer (PT), Daniel Bordignon(PT), Nelsinho Metalúrgico (PT), Ale-xandre Postal (PMDB), Giovani Feltes(PMDB), Frederico Antunes (PP), JoãoFischer (PP), Dr. Basegio (PDT),Gilmar Sossella (PDT), Cassiá Carpes(PTB), Lucas Redecker (PSDB) e Pau-lo Odone (PPS).

São suplentes os parlamentaresLuis Lauermann (PT), Valdeci Olivei-ra (PT), Raul Pont (PT), Álvaro Boessio(PMDB), Maria Helena Sartori (PMDB),Adolfo Brito (PP), Mano Changes (PP),Alceu Barbosa (PDT), Juliana Brizola(PDT), Jurandir Maciel (PTB), AdilsonTroca (PSDB) e Luciano Azevedo (PPS).

Um novo espaço da cultu-ra gaúcha voltado para amemória fotográfica foiaberto na noite de segunda-feira (15) no Palacete SantoMeneghetti, o Palacinho daavenida Cristovão Colombo,número 300, que servia parasediar à vice-governadoriagaúcha, mas hoje está sob acoordenação da primeiradama, Sandra Genro.

Ao participar do evento, inaugu-rado com o lançamento do catálogoda exposição do fotógrafo Luiz Eduar-do Achutti, Villa saudou a importân-cia da iniciativa da parceria do go-verno estadual com a UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul (UFRGS)através do projeto "Percurso do Artis-ta", que contempla as trajetórias dosprofessores-artistas da instituição deensino, permtindo a criação do cen-tro cultural aberto ao público.

Espaço cultural valoriza a fotografia

Villa salientou, também, os 35anos de carreira profissional deAchutti, que ensina novos talentos naUniversidade a se expressarem artis-ticamente por meio das imagens fo-tográficas.

Achutti agradeceu o apoio do go-verno do Estado, especialmente coma participação da Corag no projeto,possibilitiando a impressão de maisexemplares do catálogo para serdistribuído gratuitamente.

MEMÓRIA CONSELHO TUTELAR

Convite paraencontro estadual

O representante da Associaçãodos Conselheiros e ex-ConselheirosTutelares do RS, Rodrigo Reis, reu-niu-se, na segunda-feira (15), comVilla, acompanhado do deputadoMano Changes (PP). O motivo da vi-sita foi a entrega de convite para queo chefe do Legislativo compareça aoXVII Encontro Estadual de Conselhei-ros e ex-Conselheiros Tutelares doRS. O evento ocorre de 9 a 11 de no-vembro, em Erechim.

Fotos: E

duardo Quadros / A

g. AL

7Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 391 - 19/08/2011

MOBILIDADE

Projeto Esporte Clube Cruzeiro éapresentado no Parlamento gaúcho

Mais do que beneficiar a mobilida-de urbana e preparar Porto Alegre paraa Copa do Mundo de 2014, a implanta-ção do aeromóvel – meio de transporteurbano automatizado que circula emvia elevada – na zona Norte da capitalgaúcha representa um salto tecnológicopara o Estado e para o Brasil. Esta foia avaliação do Villa ao participar, nasegunda-feira (15), da solenidade deinício das obras da linha do aeromóvelgaúcho. A linha terá 998 metros de ex-tensão e vai servir como elo para osusuários que precisam se deslocar daEstação Aeroporto da Trensurb até oTerminal Salgado Filho e vice-versa.

Villa esteve acompanhado na ceri-mônia do Ministro das Cidades, MarioNegromonte; do presidente da Câma-ra de Deputados, Marco Maia; do pre-feito da capital, José Fortunati; e dosecretário estadual de Infraestrutura e

Logística, Beto Albuquerque. Os depu-tados federais Vieira da Cunha (PDT) eManuela D´Ávila (PCdoB) e os deputa-dos estaduais Jurandir Maciel (PTB) eRaul Carrion (PCdoB) também estavampresentes junto com diversas outrasautoridades.

Dotado de tecnologia e projeto 100%gaúchos, a obra do aeromóvel teve iní-cio na mesma manhã, a partir doacionamento coletivo da primeira má-quina pelas autoridades presentes noato. A previsão é de que até o final doano a construção esteja pronta e queno começo de 2012 o meio de trans-porte esteja em funcionamento. Seráa primeira obra relativa à Copa do Mun-do 2014 que será entregue à popula-ção em Porto Alegre. “O aeromóvelrompe com a dependência tecnológicae científica do país. E isto talvez sejatão importante quanto o impacto que

este meio de transporte trarápara a cidade e para a regiãoMetropolitana”, destacouVilla.

De acordo com o diretor-presidente da Trensurb,Humberto Kasper, atecnologia da linha doaeromóvel começou a ser de-senvolvida em 2004, a partirda criação de um grupo de tra-balho formado por técnicos do

Governo Federal e universidades gaú-chas, como a PUC e a UFRGS. “É umatecnologia revolucionária, inovadora ede baixo consumo de energia”, salien-tou.

A construção da linha do Aeromóvelfaz parte do Programa de Aceleraçãodo Crescimento (PAC) do Governo Fe-deral. “O aeromóvel vai se transformarem referência para o Brasil e para omundo”, disse o presidente da CâmaraFederal, deputado Marco Maia.

Assim como Villa, o ministro das Ci-dades, Mario Negromonte, valorizou aindependência tecnológica da obra. “Éum momento histórico da vida do trans-porte urbano do Brasil. Nós não fomosbuscar tecnologia na Europa ou nosEstados Unidos. É uma tecnologia ge-nuinamente gaúcha”, destacou.

EstruturaO aeromóvel conterá dois veículos

com propulsão a ar, similares a ummetrô, que terão capacidades diferen-tes de transporte. Um poderá transpor-tar 150 pessoas e o outro 300. O traje-to de 998 metros entre a Estação Aero-porto da Trensurb e o Terminal I doAeroporto Salgado Filho terá a dura-ção estimada de 90 segundos viaaeromóvel. O investimento da obra éde R$ 29 bilhões e os recursos são doGoverno Federal, por meio do PAC.

MOBILIDADE

Construção do aeromóvel do aeroportoSalgado Filho é lançada na capital gaúcha

O projeto intitulado Esporte ClubeCruzeiro, que pretende ampliar as estru-turas físicas e o trabalho profissional doclube de Porto Alegre, foi entregue paraVilla, na terça-feira (16). O presidentedo clube, Dirceu de Castro, esteve noParlamento para relatar ao chefe doLegislativo os detalhes da proposta, queenvolve a construção de uma arena es-portiva com 15 mil lugares, um centrode treinamento e iniciativas sociais.

O Cruzeiro já adquiriu uma área nomunicípio de Cachoeirinha para a cons-trução do estádio e do centro e agoraestão em buscar de parcerias paraviabilizar o restante do projeto. Eles pre-tendem implantar escolinhas de fute-bol para cerca de 800 crianças da co-

munidade, além de ter a possibilidadede se tornar subsede para treinamentoda Copa de 2014, caso consigam finali-zam as obras até o fim do ano que vem.

Castro reconheceu também o cari-nho que Villa possui e sempre demons-trou pela time, e o deputado reafirmouque o Cruzeiro é o seu segundo time docoração.

AJURIS

Proposta deseminário

O presidente da Ajuris, João RicardoSantos Costa, apresentou para Villa, na ter-ça-feira (16), o projeto para realização deum seminário sobre tributação e justiça fis-cal. A entidade tem interesse de que o even-to ocorra na Casa Legislativa e Villa colo-cou à disposição os espaços do Parlamento.“Queremos “Queremos que toda socieda-de gaúcha compareça para poder se apro-priar das questões ligadas à situação fiscaldo estado”, ressaltou Costa.

Fot

os: E

duar

do Q

uadr

os /

Ag.

AL

8Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 391 - 19/08/2011

MOBILIDADE

Lideranças da Serra e entidades representativaspedem extensão da Rodovia do Parque

Villa participou de eventona Serra Gaúcha onde lideran-ças locais pediram a extensãode trecho da Rodovia do Par-que (BR 448) que ligará PortoAlegre ao município dePortão, evitando que os mo-radores da Serra Gaúcha en-frentem o movimento da BR116 para chegar à capital.

Dez entidades representa-tivas e diversas empresas daregião fizeram o pedido deforma oficial a Villa e ao se-cretário estadual deInfraestrutura e Logística, BetoAlbuquerque. “Já temos a contruçãoda Rodovia do Parque e da futura RS010, que por si só já servirão para de-safogar a BR 116. Escutamos os argu-mentos da comunidade, e temos cer-teza que é um pedido viável. Temos quefazer um estudo de viabilidade eapresentá-lo ao governo federal, res-ponsável pela BR 448”, disse Villa.

Conforme o projeto apresentadopelas entidades no evento, a extensãoserá de 17km, destes cerca de 14km jáexistem por conta de uma estrada quecorta alguns municípios do Vale do Si-nos. “A maior dificuldade será a cons-trução de uma ponte sobre o Rio dosSinos, mas as vantagens para as regi-ões envolvidas serão enormes. Hojetemos que enfrentar o movimento daBR 116 para chegar a Porto Alegre, oque causa problemas graves a nossa

JUSTIÇA

Defensoria Pública do Estado entrega proposta deprojeto de lei ao chefe do Legislativo gaúcha

A defensora pública-geral do Esta-do, Jussara Acosta, acompanhada deuma comitiva de defensores estaduais,entregou, na segunda-feira (15), paraVilla, a proposta de projeto de lei paracriação do quadro de pessoal da insti-tuição. De acordo com Jussara, a enti-dade, que foi criada em 1994, não pos-sui quadro de pessoal. A intenção doprojeto é que seja possível criar 700cargos para servidor de carreira, esco-lhidos por meio de concurso público.“Atualmente somos um total de 98 ser-vidores, entre cargos em comissão e

economia. É um investimento peque-no que irá atender 1,7 milhão de mo-radores de uma das regiões mais de-senvolvidas do Estado”, ressaltou Jai-me José Farina, médico e empresáriode Farroupilha e um dos líderes do mo-vimento. “A Fiergs é parceira deste pro-cesso que ajudará a desenvolver aindamais esta rica região do RS. É uma obraimportante para todas as regiões en-volvidas e que ficam trancados diaria-mente na BR 116”, comentou o vice-presidente da Fiergs, AdemarDegasperi.

Apoio do governoBeto Albuquerque lembrou a todos

que o projeto deve ser executado pelogoverno federal para, em suas palavras“evitar-se os erros do passado”, ondea mesma estrada tem trechos sob oscuidados federais e outros com a tute-

la do governo estadual. “Játemos meio caminho andadosem nem mesmo precisarmosreivindicar nada, pois a Rodo-via do Parque por si só já serámuito importante. Olhando oprojeto de vocês só resta nossomarmos neste esforço paraconseguirmos esta extensãode poucos quilômetros queserá importantíssimo paratoda uma região. Tudo quevocês precisarem para a rea-lização dos estudos técnicossaibam que o governo do Es-

tado será parceiro”, explicouAlbuquerque. O secretário prometeuainda organizar um grupo de trabalhoque reúna a ALRS, órgãos do governoestadual, o DNIT e lideranças da Serrapara discutir a realização da obra.

EntidadesDentre as grandes empresas e enti-

dades da região que estiveram presen-tes e que se somam para fazer o pedi-do da estrada que foi denominada pe-los participantes como Estrada da Ser-ra, estavam a Tramontina, Fimma,Sindipetro, Farina, Sindicato da Borra-cha, AGAS, Expobento, Fenavinho,Mitoni, Vinícola Aurora, Sindimóveis,Movelsul Feiras, Santa Clara, Sindilojas,Metais Meber, Duroline, Cristofoli,Vipal, Borrachas Planalto, MineraçãoPratense, Tacchini Sistemas Integradosde Saúde, entre outros.

cedidos”, relata.Jussara Costa detalhou que

a Defensoria Pública do Esta-do pretende trabalhar apenascom dois níveis de cargos, ostécnicos (para nível médio) eos analistas (para nível supe-rior). O grupo destacou tam-bém que os termos do proje-to foram realizados com acor-do do governo do Estado e quedeve onerar cerca de R$ 9 milhões aoscofres públicos.

Villa disse a eles que espera que,

após obedecer o trâmite legal da Casa,o projeto seja votado em plenário aténovembro.

Fotos: Eduardo Quadros / Ag. AL

9Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 391 - 19/08/2011

CAXIAS DO SUL

Conteúdos produzidos pela TV Assembleiaserão retransmitidos por emissora comunitária

Villa assinou, na sexta-fei-ra (12), em Caxias do Sul, con-vênio que permitirá que a TVCaxias, rede pública e comu-nitária com atuação na cida-de serrana, veicule os conteú-dos produzidos pela TVAssembleia Legislativa. Tam-bém foi assinado um convê-nio nos mesmos moldes entrea rede caxiense e a TVE e Fun-dação Piratini. “Esta é umainiciativa muito importante,pois tanto a TV AL quanto aTV Caxias são empresas quetrabalham em prol das comu-nidades. Este será um inter-câmbio importante, pois o trabalho dosdeputados será melhor divulgado e nósvamos ficar mais por dentro daquiloque acontece na comunidade de Caxiasdo Sul”, declarou Villa.

O presidente em exercício da TVCaxias, Paulo Sausen, também desta-cou a importância da parceria e o re-conhecimento do esforço de todas asentidades que participam do projeto.“Este convênio vem comprovar a im-portância das TVs comunitárias para odebate democrático. Este intercâmbioserá importante para nosso desenvol-vimento e é um reconhecimento de

TV Caxias apresentará programas da TV AL

nosso trabalho. Começamos com cincoassociados e, seis anos depois, já so-mos quase 50”, exaltou Sausen.

“As emissoras comunitárias e públi-cas têm muito a crescer e se ajudarematravés de intercâmbios como este.Espero que este seja o primeiro demuitas parcerias que iniciaremos a par-tir de agora”, ressaltou o presidenteda TVE, Pedro Osório.

Villa destacou também a importân-cia das TVs públicas e comunitárias naveiculação de materiais diferenciados,que não são do interesse das grandesredes. “A comunicação é cada vez mais

importante para as estruturassociais e de poder. Criar es-paços democráticos, com umavisão diferente das grandesredes comerciais, é cada vezmais importante”, disse.

Participaram do evento,realizado na vinícola e canti-na Colina dos Vinhedos, alémde associados da TV Caxias,empresários e liderançascaxienses, os deputados esta-duais Marisa Formolo (PT),Maria Helena Sartori (PMDB),Alceu Barbosa (PDT), e os de-putados federais Pepe Vargas(PT) e Assis Melo (PCdoB).

Também participou do ato o candidatoúnico, e futuro presidente da TV Caxias,Pedro Pozzenatto.

TV CaxiasA TV Caxias foi criada em 2004, é

uma emissora de comunicação públi-ca, voltada 100% aos cidadãoscaxienses e atua com foco nos fatos erelações de sua terra. Atualmente, aNET Caxias possui cerca de 25 mil pon-tos de assinatura, cerca de 80 miltelespectadores que estão cada vezmais fidelizados ao principal canal deinformação local.

CULTURA

Alegrete estará na 9ª Mostra Brasileira de TeatroTranscendental, realizada em Fortaleza

Em sua 9ª edição, a Mostra Brasi-leira de Teatro Transcendental é umevento artístico – cultural com finsfilantrópicos, realizado anualmentena cidade de Fortaleza – Ceará. Temcomo palco central o Theatro Joséde Alencar, patrimônio histórico dacidade.

Nessa edição, que iniciou na quin-ta-feira (18) e vai até o dia 28 deagosto, o espetáculo “O Monólogo deJudas”, encenado por Joel Cambraiae Tatiane Quintana, ambosalegretenses, foi selecionado dentretantos outros trabalhos cênicos doBrasil. Ao todo serão oito espetácu-los teatrais, sendo a Cooperativa deAtores de Alegrete a representantedo Rio Grande do Sul.

Serão três apresentações em For-

taleza e duas no interior do Ceará,sendo que uma das apresentaçõesacontecerá em um presídio femini-no. Toda a renda advinda dos ingres-sos dos espetáculos é revertida aobras assistenciais atendidas pelaEstação da Luz, entidadeorganizadora do evento.

Integram também a equipe, oOperador de luz e som, Alisson Ma-

chado e o Produtor Cultural PauloAmaral.

Sobre o espetáculo: Um réuatemporal, sem pátria e sem época,molda em seus movimentos a facede Judas Iscariotes, o personagemhistórico que viveu há dois mil anos.Utilizando apenas um tecido, o atordá forma a figuras plásticas que sin-tonizam-se com as falas, com os ges-tos e juntos criam uma atmosferaque assemelha-se a um tribunal ondeo público é o júri de um fato que serepete através dos séculos e inquie-ta a humanidade: a culpa do homem.

Elaborado a partir dos fundamen-tos da Antropologia Teatral desenvol-vida por Eugênio Barba, o espetáculodesestabiliza os sentidos, mesclandodor, revolta, indignação e reflexão.

Eduardo Quadros / Ag. AL

Divulgação

10Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 391 - 19/08/2011

MEMÓRIA

Legalidade 50 Anos deste sábado entrevistapresidente da Assembleia Legislativa

A TV Assembleia apresen-ta neste sábado (20), a par-tir das 21h30, na série deentrevistas Legalidade 50anos, o depoimento do Villa.O professor e engenheiroconta ao jornalista BatistaFi lho como seu pai,Thimoteo Adam PintoVillaverde, integrou os mo-vimentos esquerdistas de re-sistência durante os anos60, inspirando seu posteri-or ingresso na política, edestaca as ações daAssembleia Legislativa paramarcar o cinquentenário domovimento.

Movimento da LegalidadeAos 53 anos de idade, Villa recor-

da que tomou conhecimento do Mo-vimento da Legalidade por meio dosdepoimentos de seu pai, pois à épo-ca tinha somente dois anos de idade.

Villa concedeu entrevista ao jornalista Batista Filho

No programa, o presidente do Parla-mento Gaúcho analisa a formação po-lítica do Brasil, desde a revolução de1930, passando pela Legalidade(1961), o golpe militar (1964) até osdias atuais. O convidado enfatiza, ain-da, o importante papel do Legislativono que considera “um movimento épi-

co que marcou a história doRio Grande do Sul e a histó-ria do Brasil, nada mais doque uma grande reafirmaçãoda democracia, do Estado deDireito e do cumprimento daConstituição”.

Comemorações na ALVilla informa sobre as co-

memorações docinquentenário do movimen-to que estão programadas naAssembleia Legislativa eque, segundo ele, recuperame atualizam os fatos de 1961,reafirmam sua importância e

revelam para as próximas gerações osdetalhes do episódio, por meio de re-gistros em entrevistas, livros, depoi-mentos, exposições e recuperação deacervos históricos.

O programa Legalidade 50 Anos vaiao ar no sábado (20), às 21h30 e no do-mingo (21), às 20h, pelo canal 16 da NET.

Parlamento gaúcho participa de ciclo de debates noInterior do Estado sobre os 50 anos da Legalidade

O coordenador-geral do grupo detrabalho da Legalidade na AssembleiaLegislativa, jornalista Carlos Bastos,participou, nesta semana, de doiseventos regionais que resgataram aimportância do Movimento da Lega-lidade, 50 anos depois do episódio.As atividades ocorreram na terça(16), em Três Passos, e na quarta(17), em Constantina, e reuniram umpúblico de cerca de 1.500 pessoas.Outros eventos serão realizados so-bre o tema em Rondinha e em RondaAlta, em setembro.

Forte participaçãoDe acordo com Bastos, as duas

atividades realizadas no interior re-fletem a importância do Movimentoda Legalidade e o forte desejo da po-pulação em saber mais sobre um dosmais relevantes acontecimentos po-líticos ocorridos no Brasil no séculopassado. “A Assembleia Legislativaestá auxiliando no resgate da nossahistória. Vemos que o interior estámuito interessado em conhecer maisde perto o episódio da Legalidade.Foram muitas as perguntas sobre o

tema”, disse Bastos,que, como jornalista,vivenciou o período em1961.

Bastos destaca aindaa forte participação deestudantes secundaristase universitários nas duasatividades. “No eventode Três Passos, pela ma-nhã, o que me impressi-onou, em primeiro lugar,foi a composição do pú-blico: das 500 pessoas

presentes, 400 eram estudantessecundaristas com muito interesseno tema. Um grupo jovem, todo tem-po atento às falas dos participantes.À noite, das 700 pessoas presentes,metade era universitária, lembrou.

EventoO evento realizado no auditório

do campus da Unijuí em Três Pas-sos, pela manhã, contou com os de-poimentos do radialista tido comoa voz da Cadeia da Legalidade, oex-deputado estadual e ex-verea-dor de Porto A legre, LauroHagemann; do ex-deputado estadu-al, vice-líder de Leonel Brizola naAssembleia Legislativa na época daLegalidade, Ney Ortiz Borges; doneto de João Goulart, estudioso dotema, Cristopher Goulart, além dopróprio Carlos Bastos. À noite, foia vez do jornalista Juremir Macha-do, autor do livro “Vozes da Lega-lidade”, trazer suas impressões so-bre o tema. Em Constantina, a ati-vidade foi realizada no Centro Cul-tural do município.

Eduardo Quadros / Ag. AL

Div

ulga

ção

11Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 391 - 19/08/2011

EDUCAÇÃO

Convênio garante R$ 153 milhõespara a pesquisa no Rio Grande do Sul

Ocorreu, na tarde de quarta-feira(17), no Palácio Piratini, a assinaturado convênio entre o governo do Esta-do e o Ministério da Educação, pormeio da Fundação de Amparo à Pes-quisa do Estado do Rio Grande do Sul(Fapergs) e a Coordenação de Aper-feiçoamento de Pessoal de Nível Su-perior (Capes), que vai liberar R$ 153milhões para programas de desenvol-vimento científico no estado. Villacompareceu à solenidade juntamentecom diversas autoridades do estado.O convênio foi assinado pelo governa-dor Tarso Genro e pelo ministro daEducação, Fernando Haddad.

A verba será dividida entre 10 pro-gramas e cerca de três mil estudantese pesquisadores serão beneficiados:300 bolsas para mestrado; 300 bolsas

A primeira Miss Brasil DeficienteVisual, eleita no último dia 7 de ju-lho, é gaúcha e já trabalhou naAssembleia Legislativa. Giselle Hübbefoi recebida na segunda-feira (15)pelo Villa. Durante a visita, contouao parlamentar que, no concurso re-alizado em Natal (RN), disputou o tí-tulo com outras 18 candidatas e foiavaliada em critérios como simpatia,beleza, elegância e charme.

Giselle relatou que, por dois anos,fez estágio no espaço AL.Com. Paraela, o título, com vigência até julhode 2012, ajuda a contribuir com a cau-sa da inclusão e da acessibilidade. “Omercado já está mais aberto para osdeficientes, mas ainda precisamos demais sensibilização. Nesse sentido aAssembleia é um exemplo”, disse.

AL InclusivaVilla concordou com a posição da

miss, mas salientou que mesmo comos avanços já obtidos, a CasaLegislativa ainda precisa realizar maisações. Por isso, ele informou que,dentro do programa AL Inclusiva, oParlamento gaúcho irá organizar umapasseata no próximo domingo (21) euma atividade de sensibilização naterça-feira (23). O Parlamento reali-za atividades, produz materiais eimplementa políticas permanentes deinclusão da pessoa com deficiênciana ALRS.

O programa também tem um por-tal que disponibiliza vídeos com tra-dução em libras e vídeos apresenta-dos pela TV Assembleia sobre comolidar com pessoas com deficiência,dropes de inclusão da Rádio AL,cartilha com dicas de convivência,Manual de Mídia Inclusiva, agenda,legislação sobre a questão e ações de-senvolvidas pela ALRS por meio doGrupo de Trabalho (GT) que trata dotema inclusão.

AL INCLUSIVA

Miss Brasildeficiente visual

debate programaspara doutorado; 150 bolsas demestrado para professores da rede es-tadual nas áreas de ciência, matemá-tica e humanidades; R$ 38 milhõespara o programa Pró-Equipamentos;auxílio financeiro para 10 novos gru-pos de pesquisa em regiões de baixodesenvolvimento; 30complementações para bolsas de pós-doutorado; 100 bolsas de fixação dedoutores recém-formados em centrosde ensino do Interior; 120 bolsas depós-doutorado para pesquisa junto aempresas que atuam em polos de ino-vação; R$ 15 milhões para o progra-ma de internacionalização da pós-gra-duação; e R$ 15 milhões para o pro-grama de iniciação científica em ci-ências e matemática (para alunos queainda estão no Ensino Médio).

De acordo com o secretárioda Ciência, Inovação e Desenvol-vimento Tecnológico, CleberProdanov, esse o valor é 50 ve-zes maior em relação à últimaparceria semelhante firmada.

Para o governador, o convê-nio resolve e estrutura todo oprograma de pesquisa do estadoe ainda destacou que a preferên-cia será a pesquisa científica vol-tada para a base produtiva.

SANTA CRUZ DO SUL

Comitivas da Oktoberfest entregamconvites na Assembleia Legislativa

Villa recebeu, na sexta-feira (19), aprefeita de Santa Cruz do Sul, KellyMoraes, acompanhada do deputado Mar-celo Moraes (PTB) e da comitiva daOktoberfest do município, que ocorrede 5 a 16 de outubro.

“Muito nos honra participar de maisuma Oktoberfest de Santa Cruz do Sul”,afirmou Villa, garantindo que estará pre-sente na festa de tradição germânica quereúne música, dança, trajes típicos, jo-gos e uma refinada culinária alemã.

A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul,que neste ano chega na sua 27ª ediçãoa já atinge a titulação de terceira mai-or festa desse gênero no mundo. Deacordo com a prefeita, a expectativade público é de mais de 300 mil pessoasneste ano. No mesmo dia, Villa recebeuo presidente do evento, Luiz FernandoSohne.

Fot

os: E

duar

do Q

uadr

os /

Ag.

AL

12Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 391 - 19/08/2011

MICROCRÉDITO

LançadoPrograma Gaúcho

Villa participou na quinta-feira (18)do lançamento do Programa Gaúcho deMicrocrédito, do governo estadual. O ob-jetivo da iniciativa é oferecer até R$ 2bilhões em financiamentos às micro epequenas empresas nos próximos qua-tro anos. Este ano, o programadisponibilizará R$ 200 milhões, com va-lores que variam entre R$ 300 e R$ 15mil, com taxas de juros de 1,49% a3,49%, dependendo do valor sacado eda modalidade do empréstimo.

Durante a cerimônia realizada no Pa-lácio Piratini, em Porto Alegre, o gover-nador Tarso Genro fez a entrega simbó-lica de cinco cheques, de um total de50, aos beneficiados nesta primeira eta-pa. A ideia é apoiar iniciativas na áreado Microempreendedor Individual (MEI),Empresa de Pequeno Porte (EPP) e deEmpreendimentos da Economia Solidá-ria (EES).

Satisfeito com o trabalho promovidopela Secretaria Estadual de Economia So-lidária e Apoio à Micro e Pequena Empre-sa (Sesampe), em parceria com o Banrisul,o governador defendeu o fortalecimentodas medidas de apoio aos empreendedo-res formais e informais, sem deixar deolhar para as grandes empresas.

O presidente do Banrisul Túlio Zamin,os deputados Cassiá Carpes (PTB) e ValdeciOliveira (PT), além de outras autoridadesestaduais e ligadas ao meio empresarialestiveram presentes no evento.

A propostaO programa já possui 25 prefeituras

e três instituições comunitárias de cré-dito (ICCs) credenciadas e que operarãojunto à base produtiva do RS. Paraavalizar os empréstimos, haverá um fun-do garantidor de R$ 50 milhões, feito pelogoverno do estado, que assumirá o riscode cada operação. A iniciativa conta coma parceria do Banrisul e do BNDES. Osempréstimos serão afiançados pelo Fun-do de Apoio à Microempresa,Microprodutor Rural e a Empresa de Pe-queno Porte (Funamep).

ANIVERSÁRIO

Festa em Alegrete comemora os50 anos de Preta Mulazzani

Será no dia 26 de agosto a festa que vai comemorar os 50 anos da vice-prefeita de Alegrete, Maria de Fatima Mulazzani, a Preta. Para marcar a data,está sendo organizada uma grande festa, que tem o intuito de ser um momentode comemoração pela passagem do aniversário, mas também pelo momentopolítico que a cidade esta vivendo, sendo inclusive citada na região como exem-plo de convivência política e de capacidade na administração pública.

LocalTodos estão convidados para ir até o CTG Aconchego dos Caranchos, na rua

Major João Cezimbra Jaques, próximo ao Centro Administrativo, em Alegrete, apartir das 20h. O cardápio da festa será churrasco.

COPA 2014

Projeto Laboratório ACEG detreinamento de pessoal é apresentado

Villa recebeu cópia doprojeto "Laboratório ACEG -Rádio, TV, Assessoria de Im-prensa e Agência de Notíci-as no Esporte" com que a As-sociação dos Cronistas Es-portivos do Rio Grande doSul pretende preparar oscomunicadores e estudantesde Comunicação Social paratrabalharem na Copa doMundo de Futebol de 2014em Porto Alegre.

Novos talentosO presidente da ACEG, Marco An-

tonio Pereira, e o vice-presidente,Haroldo Santos, salientaram que o la-boratório, que será estendido para ointerior do Estado, vai contemplar osmoldes da Fifa e vai implantar a rá-dio web da entidade, buscando des-cobrir novos talentos para uma futu-ra renovação na crônica esportiva.

A intenção dos dirigentes é inici-ar o laboratório no dia 22 de agostoe estendê-lo até 17 de dezembro. "É

necessário atentar para as obras deinfraestrutura e de estádios, mas oser humano precisa ser preparadotambém", acentuam.

Para Villa, trata-se de um enfoquenecessário, considernado a dimensãode um evento internacional do por-te de uma copa mundial e que podeser estendido para outras áreasafins, que envolvam uma preparaçãoestratégica para acompanhar o pro-cesso.

Atividade deve ser iniciada em 22 de agosto

Fotos: E

duardo Quadros / A

g. AL

13Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 391 - 19/08/2011

ASASEPODE

Atletas conquistam medalhasno Regional das Américas

Após conquistar umaprata, com LauroBrachtvogel (Florete A mas-culino), e dois bronzes,com Jovane Guissone (Es-pada B masculino) e Môni-ca Santos (Florete A femi-nino), no dia 12 de agosto,o Brasil voltou ao pódiocom Sérgio Colaço (pratano Florete B masculino),Clodoaldo Zafatoski (bron-ze no Florete B masculino), JovaneGuissone (bronze no Florete B mas-culino), Daiane Peron (bronze naEspada A feminino) e Sheila Mattik(bronze na Espada A feminino) nes-te sábado, 13.

“Com os resultados os atletasbrasileiros pontuaram bem para oranking mundial e agora há chancesdeles conseguirem a vaga nos Jo-gos Paraolímpicos pela classifica-ção. Nossos maiores adversáriosconquistaram a vaga deles aqui”,

afirma o técnico da Seleção Brasi-leira de Esgrima em Cadeira de Ro-das, Ivan Schwantes.

“Fiquei surpresa com o meu re-sultado. Passei direto na poli e che-guei bem à semifinal. O problemaé que me afobei muito e mesmo jo-gando bem, queria terminar logo eperdi por um ponto. Estou feliz coma medalha, porque fiz o meu me-lhor. Agora é treinar mais com focoem 2016”, revela a esgrimista de26 anos Daiane Peron.

SOCIAL

Relatora da ONU Raquel Rolnik almoça comdireção da Casa de Nazaré e comunidade

O almoço de sexta-feira(19) na Casa de Nazaré teveuma convidada especial. Arelatora da ONU para moradiadigna, Raquel Rolnik, almoçouna entidade e ouviu lideran-ças das comunidades atingidaspelas obras da Copa e do Pro-jeto Integrado SócioAmbiental (Pisa).

Pela manhã, ela visitou di-versas comunidades do bairroCristal, acompanhada de integrantesdo Comitê Popular da Copa e da di-retora e fundadora da Casa deNazaré, Irmã Conceição Inaia deAndrade, que não escondeu a alegriade receber a urbanista na entidade.“Estamos muito honrados em podermostrar esse importante instrumen-to que é a Casa de Nazaré”, disse.

Irmã Conceição explicou para Ra-quel como é o dia a dia na Vila Nos-sa Senhora das Graças com as obrasdo Pisa. “O melhor dessa visita é quedará muita visibilidade para toda atransgressão dos direitos humanos

que está acontecendo devido a pre-paração da Copa”, concluiu.

Raquel, que também é urbanistae professora da USP, está desde quin-ta-feira (18) em Porto Alegre paraproduzir um relatório sobre as con-dições de estrutura, configuraçõesdo espaço urbano e sobre as políti-cas de moradia da cidade antes darealização do evento em 2014.

Para ela, a moradia é um direitoda humanidade e deve ser preser-vado por todos os governos, inde-pendente de eventos esportivos. Po-rém, nas visitas às comunidades, ela

ouviu de muitos moradores dePorto Alegre que os processosde reassentamentos foramdesrespeitosos e sofreram mu-danças de rumo.

“A cidade está sendo ven-dida como uma mercadoria,atraindo e constituindo inves-timentos corporativos. Muitasgarantias e direitos dos cida-dãos são suspensos para que aefetivação desses interesses

seja alcançada”, argumentou.No final do almoço, Raquel rece-

beu dos integrantes do Comitê Po-pular da Copa uma cesta de produ-tos orgânicos produzidos pelo MST.“Essa visita foi excepcional, foi umagrande oportunidade de aprendiza-gem e mais do que nunca vou sairdaqui com a crença de que moradiaadequada é um direito humano”, fi-nalizou a urbanista.

Cerca de 60 pessoas das comuni-dades do bairro Cristal participaramdo almoço, que foi todo preparadopelas cozinheiras da Casa de Nazaré.

CULTURA

Visita: prof. Ruye Eneas de Souza

As costumeiras agendas políticas,partidárias e institucionais da presidên-cia da ALRS deram lugar a outrastemáticas na quinta-feira (11).Acom-panhado do jornalista Ruy CarlosOstermann, o economista Enéas de Sou-za foi ao Parlamento convidar Villa parao lançamento do livro que escreveu emparceria com Robson de Freitas Perei-ra, intitulado "O divã e a tela", Enéas,aliás, é autor de "Trajetórias do Cine-ma Moderno" obra que, lançada em1965, ainda hoje é referência obriga-tória na bibliografia sobre o cinema econsiderada um marco do pensamentocrítico brasileiro.

Renata Machado

Divulgação

Eduardo Q

uadros / Ag. A

L

14Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 391 - 19/08/2011

PARTICIPAÇÃO

Projetos de Saúde e Educação tem maioria naVotação de Prioridades na Consulta Popular

Os projetos para construção oumelhorias nos hospitais, e ampliaçãoou reformas de escolas conquistarama preferência dos eleitores para inves-timento no Orçamento Estadual 2012.O número de votos por projetos con-correntes em cada uma das 28 regiõesdos Conselhos Regionais de Desenvol-vimento (Coredes) foi divulgado na sex-ta-feira (19) pelo Departamento de Par-ticipação Cidadã da Secretaria do Pla-nejamento.

O detalhamento da votação dos pro-jetos nas regiões pode ser acompanha-do no site do Governo do Estado. Fo-ram 1,13 milhão de pessoas votantes, oequivalente a 14% do eleitorado gaúcho.

Os três projetos que receberam mai-or número de votos totais são da re-gião do Corede Metropolitano Delta doJacuí, inserida na Região Metropolita-na de Porto Alegre:

1º - Educação - Recuperação, am-pliação e qualificação da estrutura fí-sica e modernização tecnológica das es-colas - Votos: 101.191

BrT-PREV

Reunião na CasaCivil do EstadoO Sinttel e a Associação dos Aposenta-

dos da CRT (AACRT) participaram na terça-feira (16) de uma audiência na Casa Civildo RS, quando foi entregue o relatório apro-vado na Comissão de Desenvolvimento eEconomia e da ALRS, quando foi reco-nhecida a validade dos compromissos as-sumidos pelo Estado e responsabilidades dapatrocinadora e sucessoras, conforme editalda privatização da CRT e o Termo de Tran-sação Judicial (TTJ).

O Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana,solicitou um relatório mais sucinto para serencaminhado à PGE que será analisado osvários itens que não estão sendo cumpridospela atual operadora OI em relação à Fun-dação BrTPREV/Atlântico.

AUTISMO

Presença emCiclo de Palestras

Os representantes do InstitutoAutismo & Vida entregaram para Villa,na segunda-feira (15), convite para oCiclo Permanente de Palestras sobreAutismo, inserido na "I Semana de Va-lorização da Pessoa com Deficiência".A iniciativa implementa uma políticade inclusão e acessibilidade para to-dos os âmbitos da Casa.

O seminário ocorre de 20 e 28 deagosto de 2011 e a palestra na qual Villaparticipa do Teatro Dante Barone acon-tece no sábado (20), às 9h.

O Presidente do Instituto Autismo eVida, Marcelo Ribeiro Lima e a inte-grante da entidade, Claudia Meyer, es-tiveram presentes na reunião

EXPOPETRO

Convite paraevento

O presidente do Sindicato do ComércioVarejista de Combustíveis (Sulpetro), AdãoOliveira, entregou para Villa, na sexta-feira(19), a programação e o convite para a ce-rimônia de abertura da Expopetro 2011. Essaé a 14ª edição do Congresso Nacional deRevendedores de Combustíveis e o 13º Con-gresso de Revendedores de Combustíveis doMercosul. A abertura acontece no dia 22 desetembro, às 19h.

A Expopetro é um evento pararevendedores brasileiros e da América Lati-na e profissionais que atuam no segmentode combustíveis. O foco é a apresentaçãode tendências e tecnologias para o setor,além de momentos de confraternização.

2º - Infraestrutura e Logística -Obras de recapeamento asfáltico - Vo-tos: 86.346

3º - Saúde - Construção e amplia-ção de Hospital regional - Votos: 82.640

Nas demais regiões do interior doEstado, a área de Segurança Públicateve destaque entre as demandas maisvotadas. Entre os projetos que tiverammais de 40 mil votos estão:Fronteira Oeste - Reaparelhamento daSegurança Pública - Votos: 55.042Produção - Reaparelhamento da Briga-da Militar e Polícia Civil - Votos: 45.884Vale do Rio Pardo - Recuperação, am-pliação e qualificação da infraestruturafísica do Ensino Fundamental - Votos:45.556

Definição para o OrçamentoA definição dos projetos que serão

contemplados com os recursos da Vo-tação de Prioridades, que somam R$165 milhões, passa agora por uma aná-lise técnica que considera o valor defi-

nido para cada região e o custo de cadaprojeto. Em alguns casos, podem sercontemplados mais do que os quatromais votados, e em outras regiões me-nos do que isso. A decisão final aindapassa pela homologação do Fóruns Es-taduais da Participação Popular e Ci-dadã, que serão realizados até o finalde agosto nas 28 regiões dos Coredes.

O projeto de Lei Orçamentária Anualpara 2012 tem de ser entregue pelo Go-verno do Estado à AssembleiaLegislativa até o dia 15 de setembro.

Villa participou da votação

Marco C

outo / Ag. A

LF

otos

: Edu

ardo

Qua

dros

/ A

g. A

L

15Deputado Adão Villaverde - Boletim Informativo nº 391 - 19/08/2011

PRESTAÇÃO DE CONTAS

TCE entregaanálise do

governo anterior

O presidente do Tribunal de Contas doEstado, conselheiro Cezar Miola, entregoupara Villa, na quinta-feira (18), a análiseda prestação de contas do último ano dagestão de Yeda Crusius. “É o mais comple-to documento que o TCE publica”, afir-mou Miola após dar em mãos à Villa a ver-são impressa e digital do relatório.

O conselheiro destacou ainda que nes-te amplo documento constam análises eaconselhamentos, mas que cabe ao Parla-mento apreciar e julgar em plenário. Ochefe do Legislativo agradeceu à deferên-cia de Miola e garantiu que a Casa daráatenção necessária ao encaminhamento dodocumento.

A intenção de aproximar o TCE da ALRS,destacada por Miola no dia de sua possecomo presidente da instituição, foi refor-çada quando, além da análise das contasdo Executivo, ele entregou a Villa umacópia do Planejamento Estratégico do Tri-bunal. Villa garantiu que cada deputadoreceberá um exemplar do estudo.

GOVERNO DILMA

Compra de livros didáticos para rede pública érecorde. Verba é de R$ 1,1 bilhão

O Fundo Nacional de Desenvolvi-mento da Educação (FNDE) encerrou,na quarta-feira (17), a negociaçãopara a compra de 162,4 milhões delivros didáticos, a serem utilizadospor alunos da rede pública a partirdo ano que vem. Cada exemplar parao ensino médio custará, em média,R$ 7,80 e, para o ensino fundamen-tal, R$ 5,45. O investimento total doPrograma Nacional do Livro Didático(PNLD) para a aquisição das obras de24 editoras ficará em R$ 1,1 bilhão.

Os exemplares são negociadoscom base no valor do caderno tipo-gráfico (cada conjunto de 16 pági-nas no miolo do livro), que teve pre-

ço médio de R$ 0,3561, resultado1,5% abaixo dos R$ 0,3617 contrata-dos no ano passado. “A economia foipossível devido ao ganho de escalana produção, pois estamos adquirin-do quase 20% mais livros que na úl-tima compra”, afirma o diretor deações educacionais do FNDE, RafaelTorino.

Foram adquiridas obras de todasas disciplinas para todos os alunosdo ensino médio, num total de 91,7milhões de exemplares, e outras 70,7milhões de unidades de reposição ecomplementação para o ensino fun-damental. No total, o governo fede-ral comprou 2.108 títulos diferentes

para as duas etapas de ensino.A partir da assinatura de contra-

to com o FNDE, as editoras começa-rão a produzir os livros, que serãoentregues nas escolas públicas detodo o País antes do começo do pró-ximo ano letivo. Cada exemplar deveser aproveitado por três anos, sen-do passado de um estudante a outroao final de cada período letivo. Aexceção f ica para os l ivrosconsumíveis de alfabetização dosanos iniciais do ensino fundamental,mais filosofia e sociologia do ensinomédio, e também língua estrangeirados dois níveis, que não precisam serdevolvidos.

Eduardo Q

uadros / Ag. A

L