agricultor aumenta produção e renda com armazenamento de água

2
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Ano 9 • nº1649 Julho/2015 Agricultor aumenta produção e renda com armazenamento de água Caruaru O agricultor Erivaldo Justino de Souza viveu boa parte dos 29 anos da vida dele enfrentando muitas dificuldades no Sítio Rua do Mato, zona rural de Caruaru. Casado com Mayara Souza, de 24 anos, ainda não tem filhos, mas ajuda a cuidar da mãe, dona Djanira, de 73, que sofre com o Mal de Alzheimer e do irmão Milton, de 30, que é portador de necessidades especiais. No sítio de 4 hectares ele identificou duas nascentes de onde retirava água nos períodos mais difíceis da estiagem, mas a água era insuficiente para abastecer a propriedade. Mesmo assim conseguiu criar alguns animais e cultivar alimentos. Nos últimos meses os problemas que ele enfrenta tem sido amenizados com a cisterna de 16 mil litros que ele adquiriu recentemente e armazena água para o consumo familiar. E através da cisterna- enxurrada ele consegue ter um reservatório para matar a sede dos animais, para a produção de hortaliças, onde ele já está desenvolvendo o canteiro econômico e também ajuda na produção de bolos caseiros.

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O agricultor Evaldo Justino sempre enfrentou dificuldades por conta da seca, mas desde que foi implantada a cisterna no sítio dele, a realidade mudou. Agora ele produz mais que o necessário para a subsistência e vende o excedente. Ele ainda conseguiu abrir uma pequena fábrica de bolos que em breve poderá aumentar a produção.

TRANSCRIPT

Page 1: Agricultor aumenta produção e renda com armazenamento de água

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 9 • nº1649 Julho/2015

Agricultor aumenta produção e renda com armazenamento de água

Caruaru

O agricultor Erivaldo Justino de Souza viveu boa parte dos 29 anos da vida dele enfrentando muitas dificuldades no Sítio Rua do Mato, zona rural de Caruaru. Casado com Mayara Souza, de 24 anos, ainda não tem filhos, mas ajuda a cuidar da mãe, dona Djanira, de 73, que sofre com o Mal de Alzheimer e do irmão Milton, de 30, que é portador de necessidades especiais. No sítio de 4 hectares ele identificou duas nascentes de onde retirava água nos períodos mais difíceis da estiagem, mas a água era insuficiente para abastecer a propriedade. Mesmo assim conseguiu criar alguns animais e cultivar alimentos.

Nos últimos meses os problemas que ele enfrenta tem sido amenizados com a cisterna de 16 mil litros que ele adquiriu recentemente e armazena água para o consumo familiar. E através da cisterna- enxurrada ele consegue ter um reservatório para matar a sede dos animais, para a produção de hortaliças, onde ele já está desenvolvendo o canteiro econômico e também ajuda na produção de bolos caseiros.

Page 2: Agricultor aumenta produção e renda com armazenamento de água

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Articulação Semiárido Brasileiro – Pernambuco

Apoio

Em um futuro próximo ele espera construir o biodigestor, que através do

aproveitamento das fezes dos animais produzirá o gás de cozinha para a produção de

bolos caseiros. Atualmente são produzidos cerca de 80 kg de bolos por semana e a

expectativa é de que, com a construção do equipamento, a produção aumente ainda mais.

Além disso, com o acesso à água, ele consegue produzir frutas, cereais, grãos e raízes. Só

nos seis primeiros meses deste ano ele já faturou mais de 4 mil reais com a venda desses

produtos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE.

Realização