agenda ambiental | rebecca guimarães · d) clínicas de vacinação, bares e restaurantes. 4. a...

12

Upload: lamanh

Post on 13-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

É proibido reproduzir ou comercializar 3 www.estudioaulas.com.br

Agenda Ambiental | Rebecca Guimarães

1. Com base na Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, julgue as alternativas:I. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos têm vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 anos, com atualização a cada 02 (dois) anos.II. Compete ao Comitê, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), elaborar e avaliar a implementação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.III. Uma das diretrizes é eliminar os lixões e aterros controlados e promover a Disposição Final Ambientalmente Adequada de Rejeitos;.IV. A recuperação de lixões e aterros controlados não está prevista na Lei 12.305/2010.

Estão corretas as alternativas a) Apenas I e IV. b) Apenas II e III.c) Todas as alternativas.d) Apenas II.e) Apenas I.

2. Assinale a alternativa que NÃO consta como objetivo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).a) Integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. b) Estímulo à rotulagem ambiental e ao consumo sustentável.c) Capacitação técnica continuada na área de resíduos sólidos.d) Gestão integrada de resíduos radioativos.

3. São obrigados a elaborar e cumprir um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS):a) supermercados, distribuidores de água de reúso e construtoras.b) empresas de saneamento, mineradoras e hospitais.c) parques públicos, praças e zoológicos.d) clínicas de vacinação, bares e restaurantes.

4. A elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos é condição para que os entes federados tenham acesso a recursos da União, sendo priorizados, nesse sentido, os municípios quea) optarem por soluções consorciadas intermunicipais para a gestão dos resíduos sólidos.b) implantarem a coleta seletiva com a participação de empresas, públicas ou privadas, de materiais reutilizáveis e recicláveis.c) tiverem mais de 20 000 habitantes.

d) estiverem inseridos na área de influência direta de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental.

5. É um princípio da Política Nacional de Resíduos Sólidos, expressamente previsto na Lei n° 12.305/2010:a) O estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços.b) A proteção da saúde pública e da qualidade ambiental.c) A responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.d) A redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos.e) A adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais.

6. A Lei n° 12.305, de 02 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Assinale a alternativa que não corresponde a quem está sujeito à elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos:a) os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que gerem resíduos que, mesmo caracterizados como não perigosos, por sua natureza, composição ou volume, não sejam equiparados aos resíduos domiciliares pelo poder público estadual. b) os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que gerem resíduos perigosos.c) os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que gerem resíduos que, mesmo caracterizados como não perigosos, por sua natureza, composição ou volume, não sejam equiparados aos resíduos domiciliares pelo poder público municipal.d) as empresas de construção civil, nos termos do regulamento ou de normas estabelecidas pelos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente.e) os responsáveis por atividades agropastoris.

7. Os planos municipais simplificados de gestão integrada de resíduos sólidos deverão conter:

a) diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no respectivo território, com a indicação da origem, do volume e da massa, a caracterização dos resíduos e as formas de destinação e disposição final adotadas.b) identificação das áreas favoráveis e das desfavoráveis para disposição final ambientalmente adequada de rejeitos.c) identificação de implantação de soluções consorciadas ou compartilhadas com o Estado,

É proibido reproduzir ou comercializar 4 www.estudioaulas.com.br

Agenda Ambiental | Rebecca Guimarães

considerando a economia de escala e as formas de prevenção dos riscos ambientais.d) procedimentos operacionais e especificações mínimas, médias e máximas a serem adotadas nos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.e) sistema de cálculo dos custos da prestação dos serviços públicos e privados de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.

8. Com relação à gestão de resíduos sólidos instituída pela Lei nº 12.305/10, é correto afirmar quea) o titular do serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos pode, mediante termo de compromisso firmado com o setor empresarial, encarregar-se de atividades de responsabilidade destes nos sistemas de logística reversa, vedada a cobrança por essas atividades.b) a lei instituiu a obrigação de estruturar e implementar sistemas de logística reversa dividindo a responsabilidade entre os fabricantes e os comerciantes de produtos como pilhas e baterias, agrotóxicos, pneus, equipamentos e componentes eletrônicos e lâmpadas, entre outros.c) a Lei de Resíduos Sólidos permite a incineração de resíduos sólidos desde que realizada com emprego de equipamentos devidamente licenciados pela autoridade ambiental competente.d) não estão sujeitos à elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos os estabelecimentos comerciais cujos resíduos gerados em suas atividades sejam caracterizados, por sua natureza, composição ou volume, como não perigosos.

9. A Lei nº 12.305/2010 estabelece uma classificação dos resíduos quanto à periculosidade em:a) perigosos e não perigosos;b) perigosos, inertes e não perigosos;c) muito perigosos, perigosos e não perigosos;d) muito perigosos, perigosos, neutros e não perigosos;e) extremamente perigosos, muito perigosos, perigosos e não perigosos.

10. A Lei Federal nº 12.187, de 29/12/2009, institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e dá outras providências. Para alcançar os objetivos da PNMC, o País adotará, como compromisso nacional voluntário, ações de mitigação das emissões de gases de efeito estufa, com vistas a reduzir suas emissões projetadas até 2020 em um percentual dentro de uma faixa meta. O Brasil cumpriria esse objetivo de forma mais eficiente economicamente se o percentual de redução

obtido fosse dea) 4%b) 15%c) 26%d) 37%e) 48%

11. Com relação à responsabilidade socioambiental e à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), marque a alternativa incorreta.a) Um dos objetivos da A3P é contribuir para a revisão dos padrões de produção e consumo e para a adoção de novos referenciais de sustentabilidade no âmbito da administração pública.b) A A3P preconiza a adoção da política dos três erres (reduzir, reutilizar e reciclar) e o foco na reciclagem dos materiais consumidos nos mais diversos órgãos e instituições da administração pública. Nessa política, o primeiro erre (reduzir) refere-se à máxima redução possível do resíduo produzido, de modo a facilitar seu manuseio pelos coletores e o seu transporte para usinas de reciclagem.c) O governo brasileiro desenvolveu a A3P para ser implementada apenas na administração pública.d) a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P se tornou o principal programa da administração pública de gestão socioambiental. O programa tem sido implementado por diversos órgãos e instituições públicas das três esferas de governo, no âmbito dos três poderes e pode ser usado como modelo de gestão socioambiental por outros segmentos da sociedade.

12. Segundo a lei 4770/2012, as especificações e as demais exigências do projeto básico ou executivo para contratação de obras e serviços de engenharia, observado o disposto no art. 12 da Lei federal nº 8.666, de 1993, devem levar em consideração várias exigências, exceto:a) o uso de energia solar, ou de outra espécie de energia limpa, para aquecimento de água e para outros usos aplicáveis e o sistema de medição individualizado de consumo de água e energia;b) o sistema de reuso de água e de tratamento de efluentes gerados e o aproveitamento da água da chuva, agregando ao sistema hidráulico e a sistemas de indução para recarga de aquíferos da água excedente;c) a utilização de materiais reciclados, reutilizados e biodegradáveis e que, não necessariamente, sejam feitos de matéria-prima renovável e a comprovação da origem da madeira a ser utilizada na execução da obra ou do serviço;d) a elaboração de projeto de gerenciamento de resíduo de construção civil e a redução dos

É proibido reproduzir ou comercializar 5 www.estudioaulas.com.br

Agenda Ambiental | Rebecca Guimarães

impactos sobre a impermeabilização do solo, a arborização e o meio ambiente.

13. São objetivos da Política Nacional sobre Mudança do Clima − PNMC:a) a redução das emissões de gases expelidos naturalmente em relação às suas diferentes fontes.b) o estímulo ao mercado de compensação de reserva legal e ao mercado de compensação de áreas de preservação permanente.c) a preservação, a conservação e a recuperação dos recursos ambientais, com particular atenção aos grandes biomas naturais tidos como Patrimônio Nacional.d) a união do mercado de carbono com o mercado de compensação de reserva legal.e) a interação do mercado de carbono com o mercado de compensação de áreas de preservação permanente.

14. Com relação à Política Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), marque a alternativa correta.a) Uma das ausências detectadas na PNMC e que deve ser inserida em futuras revisões diz respeito às ações que poderiam promover o sequestro de gases de efeito estufa. b) A PNMC estabelece que o país assumirá compromisso voluntário de reduzir a emissão de gases de efeito estufa projetada para 2020 entre 36 a 39%.c) O objetivo principal da PNMC é reduzir a emissão de gases de efeito estufa no território nacional por meio da redução de atividades de desmatamento na Amazônia.d) Um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima é avaliação de impactos ambientais apenas sobre o microclima.

É proibido reproduzir ou comercializar 6 www.estudioaulas.com.br

Agenda Ambiental | Rebecca Guimarães

É proibido reproduzir ou comercializar 7 www.estudioaulas.com.br

Agenda Ambiental | Rebecca Guimarães

É proibido reproduzir ou comercializar 8 www.estudioaulas.com.br

Agenda Ambiental | Rebecca Guimarães

É proibido reproduzir ou comercializar 9 www.estudioaulas.com.br

Agenda Ambiental | Rebecca Guimarães

É proibido reproduzir ou comercializar 10 www.estudioaulas.com.br

Agenda Ambiental | Rebecca Guimarães

É proibido reproduzir ou comercializar 11 www.estudioaulas.com.br

Agenda Ambiental | Rebecca Guimarães

SCRN 708/709 Bloco B lote 09, Entrada 30, Sobreloja, Asa Norte(61) 3033 8475 | 3447 3633

www.estudioaulas.com.br

Taguatinga: (61) 3024-3060QSA 25. Pistão Sul. Taguatinga. Ao lado do Posto ALE

Ceilândia: (61) 2194-8032QNN 02. Lote 04. Ceilândia Sul. Ao lado do Subway

Asa Norte: (61) 4103-2526SCRN 708/709 Bloco B Entrada 30. 1° e 2° Andar. Asa Norte

Águas Claras: (61) 3597-8003Avenida Pau Brasil, Lote 06, Loja 09, Edifício E Business

Guará: (61) 3381-0204QE 04. Conj. E Lote 174 Guará 01 DIB (Entrada do Colégio JK entre a QE 04 e QI 08)

www.espacocampus.com.br