setor bares & restaurantes - seguros sura...dos bares e restaurantes, por estarem instalados em...

18
Para todas as necessidades de proteção de Bares e Restaurantes, SURA tem uma solução. A informação aqui contida não implica que todos os riscos tenham sido identificados, ou que não existam outros riscos. Seguros SURA Brasil S.A. não assume nenhuma garantia ou responsabilidade como consequência do acatamento de qualquer recomendação ou observação sugerida por esse documento, especificamente com as que tem a ver com a segurança das instalações ou das operações que se desenvolvam mediante o atendimento da normativa vigente por parte do Segurado. Qualquer interpretação das informações aqui contidas deve ser verificada com pessoas autorizadas da Seguros SURA Brasil S.A. Administração de Riscos SETOR BARES & RESTAURANTES

Upload: others

Post on 06-Jul-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Para todas as necessidades de proteção de Bares e Restaurantes, SURA tem uma solução.

A informação aqui contida não implica que todos os riscos tenham sido identificados, ou que não existam outros riscos. Seguros SURA Brasil S.A. não assume nenhuma garantia ou responsabilidade como consequência do acatamento de qualquer recomendação ou observação sugerida por esse documento, especificamente com as que tem a ver com a segurança das instalações ou das operações que se desenvolvam mediante o atendimento da normativa vigente por parte do Segurado. Qualquer interpretação das informações aqui contidas deve ser verificada com pessoas autorizadas da Seguros SURA Brasil S.A.

Administração de Riscos

SETOR BARES & RESTAURANTES

ADMINISTRAÇÃO DE RISCOS EM BARES E RESTAURANTES

O mercado de Bares e Restaurantes cresce cada dia mais. O movimento econômico nas grandes e pequenas cidades faz com que os negócios do setor de alimentação sejam distintos um dos outros, mesmo operando em um mesmo mercado. Existem diferentes tipos de bares e restaurantes: formais, típicos, temáticos, fast food, self service, em locais isolados, em aeroportos, hotéis, shoppings, etc.

A formatação tradicional de um restaurante conta com: área de comida, cozinha, banheiros e um eventual escritório.

A cozinha geralmente conta com equipamentos como fornos, geladeiras, refrigeradores, uma área para lavar pratos e uma dispensa para guardar os alimentos. Existem restaurantes que oferecem shows ao vivo e contam com um espaço adicional para isso.

Além disso, existem restaurantes que oferecem serviços de alimentação fora de suas instalações, em eventos especiais, ou que podem alugar suas instalações para eventos.

CONTEXTO

FATORES DE RISCO EM BARES E RESTAURANTESSeguros SURA Brasil S . A .

2 .

Os equipamentos, produtos e procedimentos que se encontram em um restaurante são:

EQUIPAMENTOS E PROCESSOS

Comida, bebidas com e sem álcool;

Todo tipo de utensílios para cozinhar, assar e servir, além de vasilhas e copos;

Refrigeradores, fornos, grelhas, fritadeiras, torradeiras, cafeteiras, chapas, máquinas de gelo e forno micro-ondas;

Lava louças e trituradores de comida;

Móveis e materiais de escritório;

Mesas e cadeiras, objetos de arte, enfeites, lâmpadas e tapetes;

Equipamentos de computação;

Equipamentos de som.

Incêndio

Conheça os riscos a que bares e restaurantes estão sujeitos e saiba qual o nível de exposição a cada um deles, para proteger-se da melhor maneira:

A exposição ao fogo em restaurantes é alta, por possuírem muitas fontes inflamáveis e uma alta carga combustível na área da cozinha. Os focos de incêndio, na maioria das vezes, surgem por conta da gordura acumulada, muitas vezes nas chaminés e/ou no teto, por fiação em mal estado e nos exaustores. A carga inflamável inclui também os materiais utilizados para empacotamento, móveis, material de decoração e bebidas. Geralmente, em um evento desses, a possibilidade de perda total é muito grande.

Revisar as condições do edifício é fundamental. Muitos restaurantes encontram-se no interior de prédios ou shoppings. Essas construções podem ter fiação elétrica em mal estado, locais abandonados e escuros. Os vizinhos também podem aumentar a exposição ao risco. Se o telhado ou as paredes são compartilhados, é importante investigar a resistência dos materiais.

FATORES DE RISCO EM BARES E RESTAURANTESSeguros SURA Brasil S . A .

4 .

A gordura é um detonante típico de incêndios em cozinhas, a limpeza nessa área dos restaurantes é muito importante.

As chaminés e os exaustores servem para eliminar a gordura dos lugares, mas é muito fácil que em um curto espaço de tempo essa gordura se condense e crie uma situação de risco de incêndio.

Nos lugares onde se cozinha na frente dos clientes, ou se manipulam álcool ou gás propano, existe um risco de incêndio adicional. Outras fontes de combustão podem ser cigarros, velas, candelabros, motores superaquecidos e os gases presentes em geladeiras e refrigeradores.

Deve-se tomar as medidas corretas para que os cigarros sejam dispensados em locais adequados, e toda a rede elétrica e sua fiação devem estar com seu programa de manutenção em dia.

O armazenamento de bebidas alcoólicas também constitui em um risco adicional porque, em caso de aquecimento, pode causar uma explosão. Os produtos combustíveis como guardanapos, pratos de papelão, sacolas e material para embalagem devem ser armazenados longe de fontes inflamáveis.

Alguns restaurantes ainda possuem algum tipo de decoração especial, telas, papel ou cartolinas, que também devem ser mantidos distantes de fontes de calor ou faíscas.

Mantenha boas condições de ordem e asseio no interior de seu restaurante. Libere o corredor de circulação e a área de carga;

Armazene as mercadorias sobre paletes ou estantes, a uma altura mínima de 14 cm do nível do piso (para o primeiro piso ou sótão) e 6 cm para os níveis superiores. Sinalize as áreas de circulação e armazenamento;

Os extintores devem estar localizados em lugares de fácil acesso e visualização, e devem estar sinalizados para evitar a obstrução do extintor;

Realize uma inspeção mensal dos extintores;

Instale avisos de “proibido fumar” nas áreas de armazenamento;

Toda fiação elétrica deve estar devidamente instalada através de tubulação metálica;

Realize permanentemente uma manutenção geral e a limpeza de toda a instalação elétrica;

Os painéis de distribuição de energia devem permanecer fechados;

Instale um sistema de detecção de incêndio de acordo com os requerimentos necessários ao tipo de seu restaurante, e solicite ao seu prestador que siga os parâmetros da NFPA 72.

FATORES DE RISCO EM BARES E RESTAURANTESSeguros SURA Brasil S . A .

5 .

Como posso prevenir um incêndio em meu negócio?

Evite a propagação do fogo:Para diminuir a propagação do fogo entre locais, feche as aberturas existentes e reforce os muros compartilhados com vizinhos, aplicando materiais de proteção ao fogo. Nos casos em que exista encanamento ou cabeamento elétrico que cruze do local próprio ao local do vizinho, coloque lacres corta fogo.

Responsabilidade civil

FATORES DE RISCO EM BARES E RESTAURANTESSeguros SURA Brasil S . A .

6 .

A idade da edificação e sua manutenção;A presença de escadas ou elevadores;A distribuição do local; A venda de bebidas alcoólicas;Horários de atendimento;A quantidade de pessoas no estabelecimento;Espaços onde haja a permissão para fumar;A organização e o asseio das cozinhas e os sistemas de exaustão de gases nas mesmas.

Existem alguns fatores que podem fazer com que o grau do risco varie ou aumente, como por exemplo:

Os restaurantes possuem uma séria exposição a acidentes em suas instalações que envolvem a responsabilidade civil.

A combinação de possuir em seu interior um grupo grande de pessoas, cadeiras, mesas, e baixa luminosidade, aumenta a probabilidade de ocorrência de um acidente. Se existe muita decoração inflamável e poucas saídas, o risco de incêndio é ainda maior. As quedas e os escorregões são as causas mais comuns de indenizações de responsabilidade civil, assim como cortes e acidentes na cozinha também são frequentes. Os riscos aumentam consideravelmente se o restaurante possuir locais de entretenimento para crianças e estacionamentos.

FATORES DE RISCO EM BARES E RESTAURANTESSeguros SURA Brasil S . A .

7 .

Realize a manutenção periódica dos telhados, que inclua a revisão das paredes, para identificar possíveis infiltrações. Garanta que seu teto esteja livre de objetos. Realize manutenções também nos sistemas de drenagem, e revise o estado geral do telhado logo após chuvas e ventos fortes, ou outros eventos da natureza.

Entregamos a você algumas recomendações para diminuir os riscos de acidentes que possam gerar uma indenização por Responsabilidade Civil:

Quando as instalações do estabelecimento são emprestadas ou alugadas para eventos, os riscos também aumentam por conta da grande quantidade de pessoas. É imprescindível revisar se o edifício é alugado, compartilhado com outros negócios e se conta ou não com estacionamento.

O teto de seu estabelecimento pode cair:

Instale pisos antiderrapantes. Realize manutenções periódicas nas superfícies desgastadas.Assegure-se de que as escadas de seu restaurante tenham corrimãos a uma altura mínima de 90 cm. Sinalize os desníveis de piso e os pisos úmidos, instalando fitas antiderrapantes preventivas. Programe os trabalhos de limpeza para os horários de baixo fluxo de pessoas. Evite a presença de obstáculos em corredores e áreas de circulação.

Seus clientes podem cair:

Responsabilidade civil por produto

FATORES DE RISCO EM BARES E RESTAURANTESSeguros SURA Brasil S . A .

8 .

Ter cuidado com o asseio e com as técnicas de cozimento;

Revisar bem os alimentos antes de cozinhá-los;

Fechar e etiquetar bem todos os recipientes.

Os restaurantes possuem também uma séria exposição ao risco associado aos produtos vendidos, pelo alto risco de envenenamento e intoxicação, que pode ocorrer por condições sanitárias inadequadas, além da deterioração de mercadorias em ambientes frigorificados.

Muitas vezes podem cair objetos na comida, pequenos animais ou pelos. Além disso, é possível que certos alimentos perecíveis ou carnes transmitam doenças, se as devidas precauções não forem tomadas:

A comida está sujeita a muitos riscos. Abaixo alguns exemplos, e as medidas de prevenção:

Contaminação:Mantenha os alimentos cozidos separados dos crus. Utilize equipamentos distintos para manipular os produtos prontos e os ainda não preparados. Lave a mãos sempre que manipule algum alimento, e sempre depois de realizar alguma atividade não higiênica.Utilize papeis e toalhas descartáveis. Cozinhe os alimentos por completo. Tenha especial atenção com carnes, ovos, frango e peixes. Mantenha os alimentos a temperaturas seguras.

Vencimento:É necessário contar com algum método para o acompanhamento de toda comida que esteja armazenada;

Mal armazenamento:Armazene as matérias primas em espaços, refrigeradores e lugares adequados de acordo com os requerimentos de cada uma delas. Proteja de insetos, roedores, animais de estimação e outros animais todos os alimentos e os lugares de armazenamento e de preparação da comida.

Se o bar / restaurante possui serviço de entrega de alimentos a domicílio, é importante verificar se o transporte é feito em recipientes fechados e assegurar-se de que o alimento não se deteriore no percurso.

FATORES DE RISCO EM BARES E RESTAURANTESSeguros SURA Brasil S . A .

9 .

Caso o estabelecimento possua espaço para estacionamento de veículos, o segurado poderá contratar essa cobertura adicional, para proteger-se de qualquer imprevisto quando os veículos de clientes estiverem sob sua guarda. Vale lembrar que a cobertura é valida apenas para as ocorrências de incêndio e/ou explosão, roubo ou furto qualificado total, colisão entre veículos, colisão de veículos contra obstáculos e acidentes relacionados com a existência, conservação e uso do local do risco indicado na apólice. É de suma importância que se tenha a comprovação de que, no momento do sinistro (no caso de uma colisão), o condutor seja empregado da empresa segurada, devidamente habilitado.

Responsabilidade Civil – Guarda de Veículos de Terceiros

Os letreiros e/ou anúncios luminosos existentes na edificação dos bares e restaurantes, por estarem instalados em sua maioria do lado de fora das construções, estão sujeitos a diversos riscos, desde intempéries da natureza até atos de vandalismo. Há a possibilidade de garantir a reparação destes bens através da contratação da cobertura de letreiros e anúncios.

Letreiros e Anúncios luminosos

A exposição pode ser alta, tanto para roubo e furto, quanto por desonestidade dos empregados.

A localização do restaurante e suas medidas de segurança determinam, na maioria das vezes, o risco de roubo e furto a que o restaurante está exposto, bem como suas práticas de manipulação do dinheiro.

Em alguns lugares com um grande fluxo de público, sobretudo a noite, é comum que diversos empregados tenham autorização para manipular o dinheiro que está registrado no caixa. Essa é uma prática que pode facilitar a fraude.

Roubo / Furto

A cobertura de roubo ou furto qualificado de bens garante a indenização exclusivamente para os bens pertencentes ao segurado, desde que inerentes à atividade exercida pelo estabelecimento do mesmo.

Exclusivamente para Bares e Restaurantes, os clientes que forem vítimas de subtração mediante ameaça direta ou emprego de violência, terão os seguintes bens cobertos automaticamente:

É muito importante que o segurado possua em seu estabelecimento um sistema de gravação de imagens (CFTV) com monitoramento e sistema de vigilância durante o horário do expediente.

FATORES DE RISCO EM BARES E RESTAURANTESSeguros SURA Brasil S . A .

9 .

Joias, relógios, alianças, bijuterias;Canetas, óculos, bolsas, carteiras;Equipamentos eletrônicos e vestuário.

O risco de lucro cessante em um restaurante pode ser elevado, já que há a possibilidade de um sinistro que leve a uma perda total.

Um incêndio ou um alagamento pode levar a danos consideráveis, e deixar o restaurante fora de serviço por um longo período. O período de interrupção depende principalmente dos danos ocasionados à cozinha, já que sua reativação pode levar tempo.

É muito importante avaliar o tempo estimado para a reativação do local, e quanto o restaurante depende disso.

Lucro cessante

Os restaurantes e bares têm um baixo risco de quebra de equipamentos. Em algumas situações, o risco pode aumentar nos equipamentos de refrigeração, quando são de grande capacidade de armazenamento.

Fornos, equipamentos de ar condicionado ou motores também podem ser objeto de cobertura, dependendo de seu valor.

Quebra de equipamento

Quando se trata de um restaurante especializado em um determinado tipo de comida, deve-se levar em conta uma possível dependência da importação de insumos para a continuidade do negócio, após a ocorrência de um sinistro.

Para os estabelecimentos localizados em lugares específicos para períodos de férias, deve-se considerar que os principais negócios ocorrem em temporadas, durante todo o ano.

Muitos bares e restaurantes possuem grandes janelas e portas de vidros, além de espelhos em suas dependências, bem como balcões e prateleiras em mármore e/ou granito. A quebra acidental destes elementos pode ser amparada pelo seguro, se contratada a referida cobertura. Exclusivamente para a atividade de Bares e Restaurantes, também estão amparados os danos decorrentes da quebra de louças, porcelanas e cristais tais como: pratos, copos, xícaras, taças, travessas e jarros de uso exclusivo e regular do estabelecimento do segurado.

Quebra de Vidros, Espelhos,Mármores e Granitos

Para evitá-los, os equipamentos cortantes devem estar corretamente guardados e os funcionários devem utilizar luvas de malha de aço quando os manipule.

Existe um alto risco de ocorrer queimaduras por conta de fornos, utensílios, ou comida quente. Os empregados de bares e restaurantes também podem sofrer irritações na pele e problemas respiratórios por conta da exposição continua a substâncias irritantes presentes em alimentos e em produtos de limpeza.

Realizar movimentos inapropriados e tentar levantar peso excessivo pode causar lesões nas costas, no pescoço e nos punhos.

Vidros quebrados;Acidentes com facas ou equipamentos dedicados ao corte de alimentos.

Os bares e restaurantes têm uma alta exposição aos riscos ocupacionais. Quedas, tropeços e escorregões em pisos molhados são os riscos mais comuns. Por isso, recomenda-se ter pisos antiderrapantes na área da cozinha.

Os acidentes mais recorrentes em cozinhas são cortes, causados por:

Riscos ocupacionais

Todos os funcionários devem ser capacitados para evitar acidentes. Em muitos restaurantes, trabalham estudantes e jovens durante um curto espaço de tempo, sem receber treinamento adequado. É necessário deixar claro que os horários de trabalho ininterruptos e em períodos noturnos produzem fadiga nos empregados, aumentando o risco de sofrerem acidentes.

São fundamentais a ordem e o asseio para evitar acidentes no estabelecimento. Qualquer l íquido derramado deve ser l impado imediatamente. Os corredores devem estar livres de obstáculos e com a iluminação adequada.

Todos os funcionários devem ser capacitados em planos de emergência e de evacuação.

11.

Os restaurantes são classificados como ocupações para reuniões públicas, que de acordo com as definições do Código de Segurança Humana (NFPA 101), são ocupações utilizadas para reunir 50 ou mais pessoas para deliberações, cultos, entretenimento, comida, bebida, diversão, sala de espera de transportes ou uso similar. Os restaurantes e bares cuja capacidade de ocupação seja inferior a 50 pessoas, são classificados como ocupações mercantis (NFPA 101, 3.3.168.2).

O Código de Segurança Humana, conhecido como código NFPA 101, é o resultado da análise de milhares de incêndios e das mortes de pessoas que não puderam

sair a tempo de uma construção durante uma emergência. Dessa análise, estabelecem-se quais são os requerimentos mínimos de segurança nos diferentes tipos de construção, para uma eficiente evacuação dos ocupantes.

Recomendações gerais

12.FATORES DE RISCO EM BARES E RESTAURANTESSeguros SURA Brasil S . A .

O uso de um determinado estabelecimento e o número de saídas existentes são os parâmetros que determinam a carga de ocupação máxima permitida. Em áreas menores a 10,000 pés² (930 m²), a carga de ocupantes não deve exceder a uma pessoa por cada 5 pés² (0.46 m²). Em áreas maiores a 10,000 pés² (930 m²), a carga de ocupantes não deve exceder a uma pessoa por cada 7 pés² (0. 65 m²) (NFPA 101, 12.1.7).

A carga de ocupantes permitida deve estar claramente indicada em todo o recinto, para que todos saibam as limitações do mesmo. Esta sinalização permite que se identifique facilmente quando há sobrecarga no local.

Carga de ocupação

A capacidade de evacuar oportunamente os ocupantes de um estabelecimento é o requisito mais crítico para qualquer restaurante. Ainda que a probabilidade de que se inicie um incêndio seja baixa, a possibilidade de perda de vidas, logo que iniciada a ocorrência, é extremamente elevada. Um incêndio de qualquer magnitude pode produzir danos elevados e numerosas mortes.

Por isso, é fundamental que as saídas:

Vias de Evacuação

Estejam bem localizadas;Encontrem-se em bom estado;Sejam de fácil acesso;Possam evacuar todas as pessoas que se encontrem no estabelecimento.

FONTES: AM BEST. Manual MIRA -Munich Re. Life Guide – Swiss Re

Bares e RestaurantesMatriz de Risco

Confira abaixo os principais riscos que podem ser garantidos por uma única apólice de Seguros Empresarial SURA:

Patrimonial PatrimonialPatrimonial PatrimonialPatrimonialPatrimonial

Patrimonial

PatrimonialPatrimonialPatrimonialPatrimonial

Patrimonial

Patrimonial

Patrimonial

Patrimonial

Patrimonial

Patrimonial

Financeira

Financeira

Financeira

Alta Alta Média Média Baixa Baixa

Média

Média Média Média Média

Baixa

Média

Média

Média

Média

Média

Alta

Média

Alta

Baixa Baixa MédiaMédia Alta Média

Baixa

Baixa Média Baixa Baixa

Alta

Alta

Baixa

Baixa

Baixa

Média

Baixa

Baixa

Baixa

Incêndio Explosão Queda Raio VendavalDanos elétricos Quebra de Vidros

Impacto de Veículos

TumultosRoubo ou FurtoRoubo de ValoresAnúncios e Letreiros

Equipamentos Portáteis

Equipamentos EletrônicosFidelidade de Empregados

Pequenas Obras

Mercadorias em ambientes frigorificadosEquipamentos de som, imagem e iluminação

Incêndio, raio, explosão

Incêndio, raio, explosão

Incêndio, raio, explosão

Categoria do Risco

Evento /Cobertura Perdas ou Danos Prováveis Frequência Severidade

Prédio, instalações e conteúdos Prédio, instalações e conteúdos Equipamentos e Instalações Prédio, instalações e conteúdosEquipamentos e InstalaçõesInstalações e móveis Prédio (portões, muros, divisórias, mesas, cadeiras, fachadas) Prédios, instalações, equipamentosPrédios e equipamentos Dinheiro, dentro e fora do local Prédios e instalações

Equipamentos (tabletes notebooks), inclusive fora do estabeleicmento

Equipamentos

Instalações, Equipamentos, Perdas Financeiras e a Terceiros Prédio, Instalações, Materiais empregados na obra

Mercadorias destinadas a preparação de alimentos e bebidas

Equipamentos cinematográficos (áudio visual) Despesas com instalação em novo local Despesas pagamento de aluguel de imóvel substituto Despesas Fixas (salários, água, gás, luz, internet, tv, telefone)

Financeira

Jurídico

Jurídico

Jurídico

Jurídico

Jurídico

Alta

Média

Alta

Alta

Média

Média

Baixa

Média

Média

Baixa

Média

Alta

Incêndio, raio, explosão

Responsabilidade Civil Terceiros

Responsabilidade Civil Terceiros

Responsabilidade Civil Terceiros

Responsabilidade Civil Terceiros

Responsabilidade Civil Terceiros

Categoria do Risco

Evento /Cobertura Perdas ou Danos Prováveis Frequência Severidade

Lucros cessantes + Despesas fixas, motivados pela queda do faturamento

Danos materiais e corporais a terceiros, incluindo os clientes por acidentes ocorridos nas dependências dos estabelecimento

Danos corporais a terceiros, resultante do fornecimento de bebidas e comestíveis para consumo dentro ou fora do estabelecimento segurado

Danos corporais a terceiros, que resultem em morte ou invalidez dos funcionários

Danos materiais ocorridos a veículos de clientes estacionados nas dependências do estabelecimento Danos materiais causados as veículos ou pelos veículos de clientes quando disponibilizado o serviço de manobristas (Vallet)

Chaveiro; Encanador; Eletricista; Vidraceiro, inclusive para espelhos; Cobertura provisória de telhados; Vigilância emergencial; Conserto de ar condicionado; Gerador de energia provisório; Reparo em bebedouro; Conserto de eletrodomésticos (Linha Branca – Linha Marrom); Desentupimento; Fornecimento de caçamba; Dedetização; Descarte ecológico; Consultoria ambiental.

Além das dos riscos acima indicados, o seguro empresarial Sura conta com diversos serviços de assistência 24hs, dos quais destacam-se para bares e restaurantes:

SETOR BARES & RESTAURANTESAdministração de Riscos

Empresa - 15414.004173/2004-44 |Produtos Conjugados Lucros Cessantes - 15414.004045/2006-62 |Produtos Conjugados Responsabilidade Civil - 15414.900189/2014-51

O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia,incentivo ou recomendação a sua comercialização.

Para mais informações, fale com o seu gerente de contas da Seguros SURAou acesse www.segurossura.com.br.