afrfb afrfb auditoria marcelo aragao aula 01

4
1 Tópico 1: Aspectos Gerais de Auditoria Conceitos e Objetivos Conceitos e Objetivos Prof. Marcelo Aragão Conceituação e objetivos da auditoria ¾ A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre sua adequação , consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e pertinente à legislação específica (NBCT 11). Conceituação e objetivos da auditoria ¾ O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram Conceituação e objetivos da auditoria ¾ elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável (NBC T A 200).

Upload: sujeira-pratodolado

Post on 30-Dec-2015

8 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: AFRFB Afrfb Auditoria Marcelo Aragao Aula 01

1

Tópico 1: Aspectos Gerais de AuditoriaConceitos e ObjetivosConceitos e Objetivos

Prof. Marcelo Aragão

Conceituação e objetivos da auditoria

A auditoria das demonstrações contábeisconstitui o conjunto de procedimentosconstitui o conjunto de procedimentostécnicos que tem por objetivo a emissão deparecer sobre sua adequação, consoante osPrincípios Fundamentais de Contabilidade epertinente à legislação específica (NBCT 11).

Conceituação e objetivos da auditoria

O objetivo da auditoria é aumentar o grau deconfiança nas demonstrações contábeis porparte dos usuários. Isso é alcançado mediantea expressão de uma opinião pelo auditor sobrese as demonstrações contábeis foram

Conceituação e objetivos da auditoria

elaboradas, em todos os aspectos relevantes,em conformidade com uma estrutura derelatório financeiro aplicável (NBC TA 200).

Page 2: AFRFB Afrfb Auditoria Marcelo Aragao Aula 01

2

Conceituação e objetivos

As NBC TAs não impõem responsabilidades àadministração e não se sobrepõem às leis eregulamentos que governam as suasregulamentos que governam as suasresponsabilidades. Contudo, a auditoria éconduzida com base na premissa de que aadministração e,

Conceituação e objetivos

quando apropriado, os responsáveis pelagovernança têm conhecimento de certas

bilid d ã f d t iresponsabilidades que são fundamentais para acondução da auditoria.

Como base para a opinião do auditor, as NBCTAs exigem que ele obtenha segurança

Conceituação e objetivos da auditoria

razoável de que as demonstrações contábeiscomo um todo estão livres de distorçãorelevante, independentemente se causadaspor fraude ou erro.

Conceituação e objetivos da auditoriaAsseguração razoável é um nível elevado desegurança (não absoluto). Esse nível éconseguido quando o auditor obtém evidência de

dit i i d fi i t d iauditoria apropriada e suficiente para reduzir a umnível aceitavelmente baixo o risco de auditoria(isto é, o risco de que o auditor expresse umaopinião inadequada quando as demonstraçõescontábeis contiverem distorção relevante).

Page 3: AFRFB Afrfb Auditoria Marcelo Aragao Aula 01

3

Distorção é a diferença entre o valor, aclassificação, a apresentação ou a divulgação de

Conceituação e objetivos da auditoria

uma demonstração contábil relatada e o que éexigido para que o item esteja de acordo com aestrutura de relatório financeiro aplicável. Asdistorções podem originar-se de erro ou fraude.

Responsável pela governança é a pessoa ouorganização com a responsabilidade de

Conceituação e objetivos da auditoria

organização com a responsabilidade desupervisionar de forma geral a direçãoestratégica da entidade e obrigaçõesrelacionadas com a responsabilidade daentidade.

(SEFAZ/SP/ESAF/2009) Sobre a auditoriaindependente, é correto afirmar que tem porobjetivo:

a) auxiliar a administração da entidade noa) auxiliar a administração da entidade nocumprimento de seus objetivos.

b) apresentar subsídios para oaperfeiçoamento da gestão e doscontroles internos.

c) emitir parecer sobre a adequação dasdemonstrações contábeis.

d) levar à instância decisória elementos deprova necessários a subsidiar a justa

l ã d lití isolução do litígio.

e) recomendar soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

Page 4: AFRFB Afrfb Auditoria Marcelo Aragao Aula 01

4

(Auditor Fiscal/Angra dos Reis/FGV/2010) No quediz respeito à finalidade da auditoria, a NBCTA 200,publicada no final do ano de 2009, com eficácia para osexercícios iniciados a partir de 01/01110, explícita que

a) o objetivo da auditoria é aumentar o grau deconfiança nas demonstrações contábeis por partedos usuários. Isso é alcançado mediante aexpressão de uma opinião pelo auditor sobre se asdemonstrações contábeis foram elaboradas, emtodos os aspectos relevantes, em conformidadecom uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

b) as fraudes e erros, diferentemente do queacontecia até 2009, a partir de 2010 precisam sercomunicados aos órgãos fiscalizadores.

c) a auditoria de demonstrações contábeis passa a tercomo finalidade precípua a descoberta de fraudescomo finalidade precípua a descoberta de fraudes.

d) a auditoria de demonstrações pode ser executadaem conjunto com serviços de consultoria, desdeque essa informação seja divulgada e hajacomunicação à Comissão de ValoresMobiliários - CVM.

e) o controle interno não é mais significativo para oauditor, uma vez que, com a revogação daResolução que tratava da amostragem, a partird 2010 dit d lid 100% dde 2010 o auditor deve validar 100% dosregistros da entidade auditada.