adolescência - mudanças que ocorrem em nosso corpo

11
Adolescênci Adolescênci a a Mudanças Mudanças que que ocorrem ocorrem no no nosso nosso corpo corpo

Upload: lucols

Post on 17-Dec-2014

138.712 views

Category:

Business


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpo

AdolescênciaAdolescênciaMudançasMudanças queque ocorremocorrem nono nossonosso

corpocorpo

Page 2: Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpo

A mudança que ocorre no corpo nesse período determina a passagem da infância para a vida adulta.

Tais mudanças acontecem por causa dos hormônios que temos em nosso corpo.

O estrógeno e a progesterona ( hormônios femininos) e a testosterona (hormônio masculino) contribuem juntamente com outros hormônios

para que essas transformações aconteça.

Existem substâncias neurotransmissoras que participam desse processo, elas transmitem impulsos nervosos de um hormônio para o

outro.

Page 3: Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpo

Mudanças no menino:Mudanças no menino:

Desenvolvimento dos testículos;Crescimento dos pêlos pubianos;O pênis cresce em diâmetro e comprimento;Começa a crescer os pelos do rosto (barba), nas axilas e por todo o corpo;Mais ou menos entre os 13 e 14 anos ocorre a primeira ejaculação; (lembrando que cada adolescente tem o seu próprio tempo para que isto acontecer, podendo ser antes ou depois dessa idade);Crescimento da laringe;A voz começa a engrossarEntre 11 e 16 anos acontece um crescimento muito rápido em altura (chamado "estirão do crescimento").

Page 4: Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpo

Sistema reprodutor masculino

Anatomia: •  Testículos: responsáveis pela produção dos

espermatozóides e pela produção do hormônio masculino, a testosterona.

•  Epidídimo: local do armazenamento e amadurecimento dos espermatozóides

•  Vasos deferentes •  Vesículas seminais •  Próstata •  Pênis

Page 5: Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpo
Page 6: Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpo

Ciclo hormonal:

Os mesmos hormônios da hipófise que estimulam o ciclo feminino atuam no homem. O FSH no homem estimula a produção de espermatozóides. O LH estimula a produção da testosterona.

A testosterona estimula o amadurecimento dos espermatozóides, induz o aparecimento dos caracteres masculinos e é responsável pelo desejo sexual.

Durante a ejaculação, os espermatozóides chegam ao pênis e junto com o líquido produzido pelas vesículas seminais e pela próstata, formam o sêmen.

A produção dos espermatozóides é contínua ao longo da vida do homem.

Page 7: Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpo

Mudanças no meninaMudanças no menina::

As mamas começam a crescer e desenvolveremA cintura começa a ficar mais fina;O quadril se desenvolve;Começa a crescer os pêlos das axilas e da região pubiana;O crescimento em altura se acelera;Entre os 12 e 13 anos acontece a primeira menstruação, chamada de "menarca" (lembrando que isto pode ocorrer antes ou depois dessa idade, pois a menarca varia de adolescente para adolescente);Desenvolvimento dos órgãos genitais: A vagina fica com a parede mais espessa; O útero aumenta de tamanho; Aumenta a irrigação sanguínea do clitóris;A bacia óssea se desenvolve;A voz começa a afinar.

Page 8: Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpo

Sistema reprodutor feminino:Anatomia: •  Ovários: são responsáveis pelo armazenamento dos óvulos e produção de hormônios. •  Trompas de falópio: local onde ocorre o encontro do óvulo e espermatozóide (fertilização) e o transporte para o útero.•  Útero: órgão que recebe o óvulo fertilizado e onde se dá o

desenvolvimento da gravidez.

Page 9: Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpo

Ciclo menstrual: Nas mulheres com ciclos regulares, a cada 26-30 dias ocorre uma menstruação. Na metade do ciclo (em torno do 14° dia), acontece a ovulação, ou seja um óvulo sai do ovário e atinge a trompa de falópio. A trompa é o cenário do encontro com o espermatozóide e da fertilização. A cada ciclo apenas um óvulo, sob a influência de hormônios, amadurece e é liberado dos ovários. Este processo é chamado de ovulação. Quatro hormônios são importantes no ciclo da mulher, para que aconteça a ovulação e uma gravidez: o FSH e o LH que são liberados pela hipófise, uma glândula que fica no cérebro, e o estrogênio e a progesterona que são produzidos pelos ovários. É com esses hormônios que os médicos vão trabalhar na maioria dos tratamentos para infertilidade.

 

Page 10: Adolescência - Mudanças que ocorrem em nosso corpo

Hormônios:

A partir do primeiro dia da menstruação, a hipófise começa a produzir o hormônio folículo estimulante (FSH), que como o nome já diz, estimula o crescimento dos folículos no interior dos ovários. Cada folículo contém um óvulo. Os folículos produzem estrogênio, um hormônio que ajuda a preparar o útero para uma futura gravidez. Na metade do ciclo (em torno do 14 dia após a menstruação), a hipófise produz outro hormônio, chamado LH, que induz a ovulação.

Logo após a ovulação, o folículo começa a produzir mais um hormônio, a progesterona, que também ajuda na preparação do útero para receber uma possível gravidez.Caso ocorra uma relação sexual no período ovulatório, os espermatozóides depositados na vagina nadam, alcançam o útero e as trompas, onde apenas um deles vai penetrar no óvulo, ocorrendo dessa forma a fertilização, formando o futuro bebê.