actualidade vinte mil novas vagas em portugal entre ... · a crise económica não assusta os...

24
Quarta-feira 27 Julho de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1643 · Ano 9 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa Preços lusos até 100% mais caros do que nos EUA GRANDE LISBOA PÁGINA 02 Quatro leilões no Palácio Correio Velho rendem mais de 1 milhão ACTUALIDADE PÁGINA 04 Acidentes rodoviários provocaram quase mil mortos no ano passado ARTE & LAZER PÁGINA 07 Heavy Metal de Judas Priest promete incendiar o Pavilhão Atlântico ACTUALIDADE PÁGINA 04 Portugal entre os países com menos vítimas de tráfico ACTUALIDADE PÁGINA 05 Eléctrico com mais autonomia O novo Opel Ampera está quase a chegar a Portugal. AUTOMÓVEL PÁGINA 16 Verão saudável SUPLEMENTO PÁGINAS 09 A 15 É tempo de férias, de calor, de praia. O Destak oferece-lhe as melhores dicas para enfrentar o sol sem correr riscos. Em nome de um Verão que se quer perfeito. GETTY Actor Pedro Granger troca a TVI pela SIC FAMA & TV PÁGINA 22 Jesus confirma confiança em Luisão DESPORTO PÁGINA 06 Vinte mil novas vagas em creches sem gastar dinheiro Os novos lugares que vão estar à disposição das famílias não exigem a criação de mais espaços ou de qualquer investimento pelo Estado. Basta apenas simplificar as regras e acabar com a burocracia. ACTUALIDADE PÁGINA 03 PUB

Upload: ngoquynh

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Quarta-feira 27 Julho de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1643 · Ano 9 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

Preços lusos até 100% mais caros do que nos EUA

GRANDE LISBOA PÁGINA 02

Quatro leilões no Palácio Correio Velho rendem mais de 1 milhão ACTUALIDADE PÁGINA 04

Acidentes rodoviários provocaram quase mil mortos no ano passado

ARTE & LAZER PÁGINA 07

Heavy Metal de Judas Priest promete incendiar o Pavilhão Atlântico

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Portugal entre os países com menos vítimas de tráfico

ACTUALIDADE PÁGINA 05

Eléctrico com mais autonomiaO novo Opel Ampera está quase a chegar a Portugal.

AUTOMÓVEL PÁGINA 16

Verão saudávelSUPLEMENTO PÁGINAS 09 A 15

É tempo de férias, de calor, de praia. O Destak oferece-lhe as melhores dicas para enfrentar o sol sem correr riscos. Em nome de um Verão que se quer perfeito.

GETTY

Actor Pedro Granger troca a TVI pela SIC

FAMA & TV PÁGINA 22

Jesus confirma confiança em Luisão

DESPORTO PÁGINA 06

Vinte mil novas vagas em creches sem gastar dinheiroOs novos lugares que vão estar à disposição das famílias não exigem a criação de mais espaços ou de qualquer investimento pelo Estado. Basta apenas simplificar as regras e acabar com a burocracia.

ACTUALIDADE PÁGINA 03

PUB

4ª Feira · 27 de Julho de 201102 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

Aumentos na Carris são de cerca de 15%

O aumento dos pre-ços das viagens na Ca-

rris é, na maioria, de 15%, existindo alguns passes combinados que vão passar a custar mais 12 euros, de acordo com o novo tarifário divulgado pela empresa. O maior aumento é para os utilizadores do passe com-binado L/CP Azambuja, que vai custar 97,05 euros, mais 12,65 euros. O bilhete sim-ples da Carris de uma zona, que actualmente custa 90 cêntimos, passa a custar 1,05 euros a partir de 1 de Agosto. A Carris vai ter um bilhete pré-comprado de duas zonas, que vai custar 1,95 euros.

TRANSPORTES

Bilhete pré-comprado de duas zonas custará 1,95 euros

VALÉRIO MACHADO/LUSA

Durante o mês de Julho, o Palácio do Correio Ve-

lho, em Lisboa, apresentou quatro leilões de peças de ar-te. O último aconteceu ontem.

A crise económica não assusta os compradores de arte. Pelo contrário. «As obras de arte não desvalorizam. E a insegurança que representa ter hoje o dinheiro nos bancos leva a que as pessoas invistam cada vez mais em arte», expli- Este óleo sobre tela de Carlos Botelho foi uma das obras do leilão

PEÇAS DE ARTE Palácio do Correio Velho arrecada mais de 1 milhão de euros com quatro leilões

Arte a Leilão no Palácio Correio VelhoO leilão da colecção do antiquário José Rosa foi dos mais procurados dos quatro leilões de Julho.

D.R.

MARIA JOÃO SERRA [email protected]

cou ao Destak João Pinto Ri-beiro, presidente do Conselho de Administração da Socieda-de Leiloeira Palácio do Correio Velho.

Esta tese torna-se ainda mais indiscutível se se tiver em conta que os leilões realizados tiveram uma adesão 40% superior ao esperado.

Entre as peças que foram ontem a leilão contam-se pra-tas do final dos séculos XVIII e XIX, imagens religiosas da mesma época, «com procura considerável», e peças que da-tam do período de expansão portuguesa no Oriente. Entre os compradores estão «todo o género de pessoas», garante João Pinto Ribeiro, «desde comerciantes, especuladores, coleccionadores ou curiosos», acrescenta.

QUINTA DO CONDE

Tractor vira-se e mata condutor Um homem de 62 anos morreu na manhã de ontem, na Quinta do Con-de, quando o tractor agrí-cola que conduzia tombou sobre ele próprio, infor-maram os Bombeiros de Sesimbra. O acidente terá resultado de uma «dis-tracção momentânea».

CASCAIS

Tripulantes salvos de veleiro à deriva Quatro tripulantes de um veleiro de bandeira inglesa foram resgatados na madrugada de ontem «sensivelmente a cinco ou seis milhas» a sudoeste de Cascais. O veleiro tinha o mastro partido e encon-trava-se à deriva.

POLÍCIA MARÍTIMA

Rebelião em navio ao largo de Cascais O Grupo de Acções Tácti-cas da Polícia Marítima interveio ontem de madrugada a bordo de um navio ao largo de Cascais devido a uma rebelião da tripulação que terá ameaçado matar o comandante. O pedido de socorro foi feito às autoridades marítimas pelo próprio comandante.

10 SEGUNDOS

PUB

Comerciantes, apre-ciadores e especula-dores encheram os leilões deste mês

João Pinto Ribeiro garante que as obras de arte ainda

representam «um investimento seguro». Prova disso é que «se sente um aumento da procura» em relação à oferta. «As pessoas não vendem tanto», diz. Quem há anos comprou peças de arte valiosas continua a desfrutar delas sem as vender.

«Procura é maior do que a oferta»

Utentes da linha do Sado estão hoje em protesto

A Comissão de Uten-tes da Linha do Sado,

que faz a ligação ferroviá-ria entre o Barreiro e as Praias do Sado, protesta hoje contra a privatização da linha e o aumento do preço dos bilhetes. O pro-testo acontece às 18h, na es-tação ferroviária do Pinhal Novo. Além dos preços dos bilhetes, a Comissão de Utentes pede também a melhoria das condições so serviço, como «o cumpri-mento dos horários» dos comboios, «o funcionamen-to dos elevadores e dos restantes serviços», lê-se no comunicado sobre o protesto.

COMBOIOS

Utentes temem privatização, que pode agravar os preços

LUÍS ANICETO

Após um dia de muita instabilidade, com constante sobe

e desce, a bolsa portuguesa encerrou a sessão a negociar em terreno positivo, com o PSI 20 a crescer ligeiros 0,04% para 7.027,95 pontos.

FECHO VAR% RESUMO PSI-20 7.027,95 0,04

SUBIDAS CONST. DESCI 7 1 12

MAIORES SUB. VAR% FECHO REN 2,17% 2,35 BANIF 1,96% 0,52 SONAECOM 1,95% 1,52

MAIORES DESC. VAR% FECHO BPI -1,99% 0,99 SONAE -1,62% O,67 PORTUCEL -1,38% 2,14

BOLSA

4ª Feira · 27 de Julho de 2011 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

Omanifesto de 1526 páginas escrito pelo responsável pelo massacre

na Noruega é um documento fundamental para compre-ender um bocadinho melhor o que vai na cabeça destes assassinos. Com o cinemato-gráfico nome de «2083: A Declaração de Independên-cia da Europa», deixa claro que estes fenómenos não resultam de um súbito surto patológico, em que alguém acorda de manhã vítima de um delírio, mas acontece depois de um longo tempo de maturação e planea-mento. Deixa evidente, também, que não estamos perante alguém que ouve vozes e decide agir sob as suas ordens, sem consciên-cia do que faz, mas de uma pessoa que é capaz de expli-car a sua «ideologia» e os seus métodos através de um discurso estruturado – não é, decididamente, um caso de insucesso escolar. Ficam de fora, igualmente, as expli-cações simplistas, do estilo ‘ai viu muita violência na televisão’ ou ‘isso é dos jogos virtuais’. Fala neles, é certo, mas a novidade é que os cita não como utilizador, mas sobretudo como álibi. Diz, a certa altura, «apresente um projecto credível/álibi aos amigos, colegas e família que justifique o seu novo padrão de vida. Diga-lhes que começou a jogar World of Warcraf ou qualquer outro MMO online e quer concen-trar-se nele durante o pró-ximo mês/ano». Como ana-lisa Evan Narcisse, especia-lista em novas tecnologias, na Time Online, o que se depreende disto não é que os 12 milhões de pessoas que jogam WoW são poten-ciais assassinos de massas, mas que os terroristas do século XXI utilizam a lingua-gem do século XXI. A expli-cação do seu gesto terá de ser muito mais profunda, no âmago daquilo que nos aproxima (ou afasta) da humanidade.

O que vai na cabeça de um assassino

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

PUB

Não vão ser criados ou inaugurados novos es-

paços, mas segundo o ministro da Solidariedade e da Segu-rança Social podem ser criadas mais 20 mil vagas nas creches nacionais. E a forma de conse-guir é simples: simplificando e desburocratizando.

«É hoje possível simplificar regras de creches, aumentando

uma, duas vagas em muitas salas, garantindo uma resposta maior», disse, citado pela Lusa. Uma medida que, segundo Pe-dro Mota Soares, é possível ma-ximizando a actual capacidade instalada dos equipamentos, através da simplificação de re-gras burocráticas. E o melhor de tudo, sem necessidade de aumentar a despesa pública.

O aumento pode acontecer já este ano, anunciou ainda o governante, que garantiu que Ministro Pedro Mota Soares anunciou alterações à lei para breve

SOCIEDADE Ministro anuncia medida que vai aumentar espaço nas creches

Mais 20 mil lugares sem gastar dinheiroSimplificar e mexer na burocracia são as formas encontradas para garantir mais vagas.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

outros equipamentos sociais, como lares ou centros de dia, vão beneficiar da mesma medi-da. O que, apressou-se a asse-gurar, não põe em causa a segurança dos utilizadores ou a qualidade das ofertas. Para is-to vai ser preciso mexer na lei, mas as alterações legislativas serão anunciadas brevemente.

Uma medida que faz senti-do, sobretudo em tempos de cri-se. «Tudo o que possamos fazer para aumentar a resposta e também garantir mais susten-tabilidade financeira às insti-tuições é muito importante», sublinhou.

MIGUEL A. LOPES/LUSA

AGRICULTURA

Ministra pede ajuda aos agricultores A ministra da Agricultura apelou ontem aos agriculto-res para colaborarem na elaboração do parcelário do País, um processo que quer ver concluído antes do fim do ano, sob pena de Portugal voltar a ser penalizado por Bruxelas na atribuição de verbas. De acordo com Assunção Cristas, a definição das parcelas, por culturas, que são alvo de apoios comunitários é «uma prioridade absoluta».

SAÚDE

‘Piercings’ e tatuagens estão sem controlo Portugal não tem legislação sobre tatuagens e piercings, cabendo ao bom senso dos profissionais falar sobre os riscos, os cuidados e ainda as contra-indicações para a saúde, uma prática que, segundo a DECO, não é seguida no País. Um estudo a publicar na Teste Saúde de Agosto-Setembro revela que em 16 visitas os profis-sionais revelaram, errada-mente, não haver riscos.

FINANÇAS

Salários e dívidas justificam desvio Ouvido ontem na Assembleia da República pela Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública sobre a criação da nova sobretaxa extraordinária a aplicar aos rendimentos sujeitos a IRS em 2011, o ministro das Finanças disse que o orça-mento de alguns ministérios destinado aos salários não é suficiente, o que justifica o desvio apontado na ordem dos 2 mil milhões de euros.

TURISMO

Guimarães é destino de eleição em 2011 A cidade de Guimarães destaca-se como um dos destinos mundiais a visitar na temporada de Outono e Inverno. De acordo com o site Hotéis.com, o facto de se tornar, a partir de Janeiro do próximo ano, Capital Europeia da Cultura 2012, faz com que esta cidade portuguesa seja um destino recomendado por diversos guias turísticos como ponto de visita obrigatório.

10 SEGUNDOS

Fim das ‘golden share’ O Estado deixou ontem de

ter, oficialmente, direitos especiais nas empresas privadas EDP, Galp e PT.

4ª Feira · 27 de Julho de 2011Actualidade · www.Destak.pt · 04

PRODUTO PREÇO PREÇO PREÇO PREÇO EM PORTUGAL NOS EUA NO REINO UNIDO NA ALEMANHA Apple iPhone 716 EUR 379 EUR 641 EUR 508 EUR 4 16GB iPad 1 543 EUR 287 EUR 352 EUR 407 EUR Nikon Coolpix 130 EUR 115 EUR 95 EUR 92 EUR S3000 Perfume Hugo Boss 45 EUR 24 EUR 41 EUR 31 EUR XY 60 ml Levis 501 44 EUR 28 EUR 37 EUR 23 EUR Canivete Victorinox 30 EUR 13 EUR 14 EUR 16 EUR Spartan

mite poupar 256 euros, e do Reino Unido 352 euros, ou seja, menos 191.

Nos perfumes pode poupar quase metade, mas no calça-do e acessórios há menos diferenças de preços.

Segundo a DECO, os consumidores portugue-

ses estão «cada vez mais vicia-dos em compras online» e os dados da Marktest são prova disso. Em 2010, foram mais de 996 mil os portugueses que compraram através da Inter-net, um número que represen-ta um aumento de 2,5%.

O facto de poder adquirir produtos no conforto do lar e de gastar menos dinheiro são dois motivos de peso para esta tendência. Segundo um estudo da PayPal, que inaugu-rou a versão portuguesa, «em alguns artigos, os consumido-res encontram nas lojas onli-ne internacionais diferenças de preço entre artigos idênti-cos que podem atingir mais de 100%», sem contudo incluir taxas e portes de envio.

Poupar 256 euros no iPad As novas tecnologias são a área que permite uma poupança mais elevada. Por exemplo, o novo iPhone 4 da Apple custa cerca de 379 euros nos EUA, enquanto em Portugal o mesmo modelo é adquirido em média por 716 euros (mais 89%). Já se preferir comprar um iPad 1, saiba que se o fizer cá gasta 543 euros, mas se o encomendar dos EUA paga apenas 287 euros, o que per-

Paulo Macedo diz que o Serviço Nacional de Saúde é para manter

CRIME

Escutas ilegais são uma realidade A existência de escutas ilegais em Portugal é uma certeza para o detective Mário Costa, um proble-ma para o qual o procu-rador-geral da República já alertou diversas vezes, defendendo mesmo a criação de uma entidade controladora.

FINANÇAS

Novo orçamento será para breve O ministro das Finanças confirmou a apresentação em breve de um Orça-mento Rectificativo que servirá para acomodar no limite global de endivida-mento do Estado o valor do empréstimo interna-cional destinado à banca e as garantias.

MADEIRA

Eleições regionais a 9 de Outubro O Presidente da Repú-blica, Cavaco Silva, mar-cou para 9 de Outubro as eleições legislativas regionais da Madeira, depois de esta data ser proposta pela generali-dade das delegações partidárias recebidas segunda-feira em Belém.

BPI

Venda de activos chocaria Ulrich

O presidente do BPI disse que a diversificação inter-nacional é «fundamental» para os bancos portugue-ses, afirmando que ficaria «chocado» se estes tives-sem de alienar activos estratégicos que têm no exterior. Ulrich voltou a defender uma revisão do plano da ‘troika’.

ALGARVE

Sete feridos em acidente em Olhão A colisão entre uma carrinha celular da Guarda Prisional e um automóvel em Olhão causou ferimentos a três guardas prisionais, três reclusos e ao condutor do ligeiro, tendo todos sido observados na urgência do Hospital de Faro.

COMPRAS Lojas ‘online’ apresentam valores que podem compensar, e muito

Preços praticados em Portugal chegam a ser até 100% mais caros

Juro de crédito à habitação sobe há 11 meses

A taxa de juro implí-cita no conjunto dos

contratos de crédito à habitação aumentou 0,082 pontos percentuais em Ju-nho, fixando-se em 2,337%. Segundo o indicador men-sal calculado pelo Instituto Nacional de Estatística, o valor médio da prestação vencida para os contratos em vigor «tem vindo a aumentar continuamente desde Julho de 2010».

ECONOMIA

Volume de compras via PayPal subiu 3,3 milhões de dólares, em 2010, em produtos oriundos dos EUA.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

Poupanças tão elevadas em certos produtos parecem ser motivos mais do que suficien-tes para que o volume de com-pras nos EUA via PayPal tenha aumentado em 3,3 mi-lhões de dólares em 2010.

ABELO/LUSA

Sindicato apela a protesto contra aumentos A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações vai protestar amanhã, junto dos principais terminais de trans-portes, contra os recentes aumentos dos preços das tarifas.

UGT destaca importância de diálogo social

O secretário-geral da UGT manifestou on-

tem a sua posição de apoio à redução na Taxa Social Única a pagar pelos empre-gadores, desde que tenha uma «contrapartida clara» para a Segurança Social e seja uma medida para me-lhorar a competitividade e o emprego. João Proença defendeu ainda junto de Cavaco a importância do reforço do diálogo social.

TAXA SOCIAL ÚNICA

CLICK

10 SEGUNDOS Ministro quer dados mensais

do desempenho dos hospitaisO ministro da Saúde quer os hospitais e

centros de saúde a disponi-bilizar mensalmente infor-mação de gestão sobre o seu desempenho, como taxas de reinternamento ou rácio entre consultas e urgências. O desempenho assistencial medido pela demora média será outro dos indicadores, bem como as taxas de poupança nas rubricas de custos mais ele-vados, referiu a Lusa.

Paulo Macedo referiu que não se move por uma «execução cega pelos nú-meros» no Serviço Nacio-nal de Saúde, que disse ser «para preservar», mas

SAÚDE

deixou o aviso: será «indiferen-te ao ruído» sobre as refor-mas. «Em mãos temos o desa-fio de estancar e sarar uma dívida actual de cerca de 3 mil milhões de euros e um défice orçamental de 2010 que se aproxima dos 450 milhões», disse ainda.

VALÉRIO MACHADO

Seis em 100 feridos graves acabam por morrerOs acidentes rodoviários provocaram 937 mortes

no ano passado, 196 das quais aconteceram nos 30 dias se-guintes ao desastre. Segundo um relatório divulgado ontem pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, seis em cada 100 feridos graves

ACIDENTES NAS ESTRADAS

acabaram por falecer nos 30 dias subsequentes ao aciden-te e a nova análise permite ainda verificar um aumento de 53% de vítimas mortais no grupo etário de pessoas com mais de 65 anos relativamen-te aos valores registados atra-vés do método anterior.

No mesmo dia, a Socieda-de Portuguesa de Oftalmolo-gia alertou para o facto de as doenças oculares poderem in-fluenciar a segurança rodoviá-ria. Glaucoma, retinopatia dia-bética, retinopatias pigmenta-das ou problemas do nervo óp-tico são alguns exemplos.

Compras que podem compensar lá fora

Actualidade · www.Destak.pt · 054ª Feira · 27 de Julho de 2011

mês, e confirmaram a existên-cia de 28 crimes de tráfico.

Os dados são do Observa-tório do Tráfico de Seres Hu-manos e acrescentam que das 86 vítimas registadas, apenas 22 foram confirmadas, en-quanto 35 foram sinalizadas e ainda estão a ser investigadas e 29 foram dadas como víti-mas de outro tipo de crime que não tráfico de pessoas.

Das 22 situações confirma-das até ao momento, existem

Os órgãos de polícia criminal detectaram 86

vítimas de tráfico no ano pas-sado, a uma média de sete por

CRIME Órgãos de polícia criminal detectaram 86 vítimas no ano passado

Sete vítimas de tráfico por mês em Portugal

Exploração sexual afecta mais as mulheres e laboral mais os homens.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

MÁRIO CRUZ/LUSA

oito vítimas do sexo femi-nino e 14 do sexo masculi-no entre os 14 e os 54 anos.

No que respeita à nacio-nalidade, verifica-se uma maior presença de vítimas estrangeiras comparativa-mente a nacionais. Nos casos confirmados houve 23 estrangeiros e apenas nove portugueses e nos casos sinalizados 13 imigrantes e sete cidadãos nacionais. De salientar que a Roménia e o Brasil continua a ser os paí-ses oriundos da maioria dos estrangeiros identificados.

País regista menos casos Em relação ao tipo de ex-ploração, a laboral lidera com o registo de 13 vítimas do sexo masculino e a se-xual ocupa o segundo lugar com seis vítimas do sexo fe-minino. «À semelhança de 2008, o tipo de tráfico mais registado em 2010 foi para fins de exploração laboral, tendo a maioria das vítimas sido aliciada através de uma proposta/promessa de emprego», sublinha o documento. Ofensas corpo-rais, ameaças indirectas e sonegação de documentos são as formas mais comuns de controlo e violência.

No entanto, e apesar das 86 vítimas registadas no ano passado, Portugal está entre os países da Europa com menos pessoas a se-rem afectadas pelo crime de tráfico e exploração se-xual e laboral.

O ministro da Administração Interna garante mais meios para combater o tráfico de pessoas

Investimento passa de 130 para 74 milhões

O ministro da Admi-nistração Interna es-

clareceu que o investimen-to no dispositivo de comba-te a incêndios florestais es-te ano será de 74,8 milhões de euros, depois de no Orçamento de Estado ter sido prevista uma verba na ordem dos 130 milhões de euros. Apesar da dimi-nuição de 14 meios aéreos, o ministro anunciou que vai haver um reforço de viatu-ras operacionais em vários distritos do Norte.

INCÊNDIOS

MARROCOS

Queda de avião militar mata pelo menos 78

A queda de um avião militar no Sul de Marro-

cos causou a morte a pelo menos 78 pessoas. De acordo com as autoridades locais, o Hercules C-130 despenhou-se devido ao mau tempo, numa montanha perto da cidade de Guelmim. A bordo seguiam 60 militares, 12 civis e nove tripulantes, num total de 81 pessoas.

REINO UNIDO

Crescimento abranda para apenas 0,2%

O casamento do príncipe William e as consequên-

cias do terramoto japonês são duas das razões que ajudam a explicar o abrandamento no crescimento da economia britânica durante o segundo trimestre, que não conseguiu ir além dos 0,2%, referiu a AFP.

CHINA

Revisão de toda a linha nacional ferroviária

As autoridades chinesas decidiram rever a segu-

rança das linhas de comboios de alta velocidade do país, que deve demorar dois meses, após o choque entre comboios.

SOMÁLIA

Toneladas de alimentos para quem mais precisa

O Programa Alimentar Mundial prepara-se para

enviar para a Somália 14 tonela-das de alimentos. A ideia é aju-dar milhares de pessoas que vivem com fome no Corno de África, zona do planeta casti-gada pela seca extrema. A este problema junta-se ainda o facto de os islamitas que controlam o país não aceitarem a entrada de ajuda nas zonas que dominam.

NO

GLOBOObama e republicanos continuam sem chegar a acordo

O apelo que o presidente norte-americano fez aos seus eleitores, na segunda-feira à noite, no sentido de pressionarem o Congresso a aceitar o

aumento do nível de endividamento, foi dramático. Obama teme uma grave crise económica, já que não há acordo para salvar a economia dos EUA.

JAPÃO

AIEA quer ajudar na descontaminação

O director-geral da Agência Internacio-

nal de Energia Atómica (AIEA) ofereceu ao pri-meiro-ministro japonês ajuda da organização para a descontaminação da zona de Fukushima.

ÁSIA

Índia e Paquistão em conversações

Os secretários dos Negócios Estrangei-

ros indiano e paquistanês estiveram reunidos, no que pode ser o retomar das relações, suspensas desde o ataque em Bombaim.

Portugal está entre os países europeus com menos vítimas de trá-fico de seres humanos

Advogado de Breivik pode alegar insanidade do seu cliente

Anders Behring Breivik, autor do que é conside-

rado o maior massacre da his-tória da Noruega depois da II Grande Guerra, pode vir a ser acusado de crimes contra a humanidade, avançou ontem o promotor da polícia norue-guesa, citado pelo jornal VG. Já ouvido pelo tribunal, Brei-vik foi indiciado de actos de terrorismo, acusação que lhe pode valer uma sentença má-xima de 21 anos de prisão. Se for apresentada a acusação de crimes contra a humanidade, que integrou o Código Penal da Noruega em 2008, a pena máxima pode ser de 30 anos.

Ontem, o advogado de Breivik defendeu que «tudo indica» que o seu cliente «es-tá louco», não tendo, no entan-to, confirmado se este vai ser o caminho a seguir pela defe-sa. Para já, disse apenas estar à espera dos exames médicos.

NORUEGA

EPA

Acusação poderá ser de crime contra a humanidade

PUB

COLUNA VERTICAL

*ADVOGADO

JOSÉ LUÍS SEIXAS*

Um mês de apazigua-mento interno, de medidas

corajosas e de esperança renascida e eis que, ino-pinadamente (ou talvez não), o Governo repris-tina vícios antigos. A Administração da CGD é apetecível. Mesmo em crise. Ou em tempo de privatizações sectoriais. Não se discutem as competências, os méritos e os curricula de todos e cada um dos membros da excessivamente vasta equipa de governo da instituição. Discute-se, sim, a lógica de areópago que continua a impor-se a quem decide. São estes e não outros. São identi-ficações externas de interesses poderosos, de partidos poderosos, de centrais de influência poderosas. Passos Coelho rompeu com esta lógica espúria na compo-sição da sua equipa. Ganhou crédito e criou expectativas superiores às que até então gerara. Por isso não se compre-ende este tropeção. Não que esteja em risco a gestão da Caixa. Mas por ser mais do mesmo e do mesmo de que esta-mos todos fartos.

O tropeção

ABUKAR ALBADRI/EPA

MAURIZIO GAMBARINI/EPA

4ª Feira · 27 de Julho de 201106 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

PUB

Luisão e Maxi Pereira. Ambos estiveram na

Copa América (com sucessos diferentes) e ambos são vistos como imprescindíveis para Jorge Jesus, quando o Benfi-ca está prestes a realizar o primeiro jogo oficial da época, esta noite (19h45 – RTP1), na Luz, frente aos turcos do Trabzonspor. A primeira mão da 3ª pré-eliminatória – que dá acesso ao play-off da Liga dos Jorge Jesus garante Aimar e Artur no onze titular e abre a porta a Ruben Amorim como lateral-direito

LIGA DOS CAMPEÕES Jesus quer usar experiência de Luisão e Maxi Pereira hoje contra Trabzonspor apesar de terem estado ausentes

Champions e a luta contra o tempoBenfica enfrenta turcos esta noite na Luz e Jesus garante que tem confiança máxima em Luisão.

LUSA

JOÃO TOMÉ [email protected]

topo, mas estamos com nível para dar uma boa resposta neste jogo.» Sobre a utilização de Maxi Pereira, que era es-perado ontem ao final do dia em Lisboa, o técnico não colo-cou de parte a sua utilização, admitindo ainda que Ruben Amorim pode ser titular

como lateral-direito e Aimar terá prioridade sobre Witsel.

Entretanto, o empresário de Luisão, Giuliano Bertoluc-ci, admitiu à imprensa france-sa que o central «quer mudar de ares» e dar um novo rumo à sua carreira.

Capel estreia-se ao serviço de Domingos O extremo espanhol Diego Capel realizou ontem o pri-

meiro treino ao serviço do Sporting. Luís Aguiar continua lesionado. Os leões esperam 30 mil adeptos para a apre-sentação da equipa na próxima semana, com o Valência.

ARGENTINA

Messi «farto» escreve carta e Batista é despedido como seleccionador da Argentina. No dia em que Sérgio Batista foi despedido pela Federação argentina, Lionel Messi divulgou uma longa carta aberta onde diz estar farto das pressões que tem sofrido ao serviço da selecção e de ser conside-rado o culpado. «Amo a Argentina, mas estou farto dos argentinos», diz Messi.

ESPANHA

Santos está irredutível e Neymar só sai em Janeiro para o Real Madrid, garantia ontem a imprensa desportiva espanhola. O brasileiro Ronaldo terá conseguido convencer Neymar a ir já para Madrid, mas o Santos que mantê-lo para disputar o Mundial de Clubes, em Dezembro.

LIGA

Fernando treinou de forma condicionada ontem no regresso aos trabalhos do FC Porto, no Olival. O médio continua lesionado e sem dar o contributo à equipa.

Barça volta a empatar mas chega à final O Barcelona voltou a empatar no 2.º jogo da pré-época, agora em Munique, frente ao Internacional de Porto Alegre (2-2) na Audi Cup mas, nos penáltis, atingiu a final do torneio alemão.

400 mil euros é quanto vai ren-der ao V. Setúbal a venda de Zeca (22 anos, ex-Casa Pia) ao Panathinaikos.

19 clubes é o registo de Mário Jardel, aos 37 anos, com a mudança do Brasil para o Al- -Taawon, da Arábia Saudita.

10 SEGUNDOS

Campeões – é o 1º grande teste ao novo Benfica, uma equipa repleta de reforços no ataque e com decisões/re-forços tardios na defesa.

Isso mesmo confessou on-tem Jorge Jesus. «Na defesa há jogadores que não estão habituados à nossa forma de defender. Aí temos jogadores com menos entrosamento», admitiu o técnico, que garan-tiu ter «a máxima confiança no Luisão para o jogo de amanhã e é isso que me inte-ressa», desvalorizando assim as declarações do jogador, que demonstrou desejo de sair do clube. Na baliza, Artur tam-bém leva vantagem sobre Eduardo, indicou o técnico.

Jesus não considerou a sua equipa «favorita» e admitiu: «Sabemos que não estamos no

4 jogos é quanto falta ao Benfica para chegar à Champions

EPA

4ª Feira · 27 de Julho de 2011 · 07

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

LIVROS POR FILIPA ESTRELA

Diários de Motocicleta Ernesto Che Guevara Objectiva

Com prefácio da filha de Che Guevara, esta obra retrata a viagem mítica, intemporal e inspiradora pela América do Sul – da Argentina ao Peru. Ernesto Guevara e o seu amigo Alberto Granado embarca-ram numa viagem de cerca de 12 mil quilómetros, numa motocicleta, munidos apenas do essencial. Ernesto Guevara – que viria a ficar conhecido como Che Guevara – era então um jovem desejoso de conhe-cer o mundo. Um relato vivido e empolgante, ilus-trado com fotografias inédi-tas tiradas pelo próprio.

Quando os Lobos Uivam Aquilino Ribeiro Bertrand

Integrada na colecção Obras de Aquilino Ribeiro, chega mais um livro do mestre. Retrata a saga do povo em luta contra o Estado Novo, na tentativa de impedir a expropriação dos seus terrenos.

O Fim da Ilusão Medina Carreira Objectiva

Uma visão clara das causas do colapso e de como este poderia ter sido evitado. E fica o alerta para a necessidade de transfor-mar o País, rumo ao progresso.

O Intruso William Faulkner Bertrand

Crime, violência e racismo são os ingredientes desta história, que se passa numa cidade sulista da América e foi escrita pelo vencedor do Prémio Nobel da Literatura.

Isaac Newton James Gleick Casa das Letras

Finalista do Pulitzer, esta obra expõe a vida solitária e enigmática de Newton, que compreendeu o inatingível e ousou medi-lo.

PUB

ESPECTÁCULO

Música Pop ao vivo na Avenida da Liberdade Amanhã, às 21h, realiza-se na Avenida da Liberdade, em Lisboa, um concerto da banda Luz do Fluxo, junto ao monumento da Grande Guerra. A iniciativa é da Associação Passeio Público, formada por empreendedo-res, empresários e amigos da Avenida, que pretende dinamizar a zona.

CULTURA

Mais uma semana do ‘CCB Fora de Si’ Apelidados de «padrinhos do worldbeat» pela Rolling Stone, os berlinenses Dissi-denten trazem ao Grande

Auditório do Centro Cultural de Belém as suas Tanger Sessions (fusão de rock e de música árabe), no dia 30, às 21h. Também no âmbito do CCB Fora de Si, o Caminho José Saramago recebe a 29 e 30 demonstrações e workshops de Parkour, a prática de realizar um deter-minado percurso, ultrapas-sando os obstáculos de forma rápida, eficaz e segura, apenas com o corpo.

LITERATURA

Livro de Leonard Cohen em Portugal O romance Vencidos da Vida, que o músico e poeta Leo-nard Cohen escreveu em 1966, chega esta semana às livrarias, pela Objectiva.

TOME

NOTACais do Sodré Funk Con-

nection regressam ao Musicbox, este sábado, para o transformar num clube de

groove, funk e soul.Última digressão dos Judas Priest passa hoje por Lisboa

Os Judas Priest estão quase há 40 anos a

incendiar o mundo com um heavy metal muito particular e já levam o seu estilo único aos quatro cantos do planeta. Agora, chegou a hora da últi-ma digressão, que vai passar pela capital portuguesa. À se-melhança do que aconteceu com toda a carreira do grupo, a despedida vai ser em gran-de. A gigantesca digressão Epitah Tour vai passar por todas as grandes cidades e a banda vai tocar todas as canções que ajudaram a fazer do nome Judas Priest um si-nónimo de heavy metal. Esta noite, o Pavilhão Atlântico re-

CONCERTO

São uma das bandas mais influentes de heavy metal

D.R.

cebe uma despedida em força, com os amplificadores no máximo. Esta é a última opor-tunidade para ouvir ao vivo a infernal máquina de metal.

TOME NOTA Local Pavilhão Atlântico Horário 27 de Julho, às 20h (portas abrem às 18h30) Preço 33 e 36 euros

A SuperFM volta a apresentar mais uma

edição do Força Total À Música Nacional – Ao Vi-vo. Desta vez, quem sobe amanhã, às 22h, ao palco do Live Act Café do Hotel Costa da Caparica são os Sebenta. Ao fim de três álbuns e quase dez anos de carreira, o colectivo prome-te muito rock e boas histó-rias. Actualmente, a banda sonora de Lua Vermelha tem dois dos seus temas.

MÚSICA NACIONAL

Os Sebenta na Caparica

FILIPA ESTRELA [email protected]

PASSATEMPO O Destak oferece 20 convites duplos para este concerto. Saiba como concorrer na

nossa página no Facebook

4ª Feira · 27 de Julho de 201108 ·

Destak.pt

BRAGA

AMANHÃ 18º MÍNIMA

35º MÁXIMA

HOJE 16º MÍNIMA

34º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 15º MÍNIMA

33º MÁXIMA

AMANHÃ 17º MÍNIMA

35º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 17º MÍNIMA

38º MÁXIMA

AMANHÃ 19º MÍNIMA

37º MÁXIMA

FARO

HOJE 22º MÍNIMA

29º MÁXIMA

AMANHÃ 22º MÍNIMA

27º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 18º MÍNIMA

33º MÁXIMA

AMANHÃ 18º MÍNIMA

30º MÁXIMA

PORTO

HOJE 16º MÍNIMA

29º MÁXIMA

AMANHÃ 18º MÍNIMA

30º MÁXIMA

TEMPO

CARTAS DO LEITOR

WWW.DESTAK.PT

Portugueses respondem ao ‘rating’ de lixo com vídeo. Nas últimas horas, começou a circular na Internet um vídeo feito por portugueses que procura enaltecer o que é nacional, desde a fundação até aos nossos dias, visando reagir à classifi-cação de ‘lixo’ por parte da agência Moody’s e enaltecer o que é nacional. Veja o vídeo em www.destak.pt.

Há portugueses de 1.ª classe e de 2.ª classe!

Tema para um artigo que muito provavelmente fará com que todos se mexam e reajam. Muitíssimos reagirão bem e aplaudirão, mas haverá um que procurará desmentir e desvalorizar, a Galp. Desde quando assumiu a CIDLA quando era SACOR procurou por todos os meios para que os GPL não tivessem expansão, porque eram e ainda são com-bustíveis concorrentes aos seus combustíveis líquidos que lhe atrapalham os negócios.

O gás natural tem aumen-tos uma vez por ano e os GPL – Gases do Petróleo Liquefei-tos, butano e propano co-merciais em garrafa e canali-zado são aumentados todos os meses, e sem quaisquer intervenções da toda-pode-rosa ERSE! Mais de 80% dos GPL que são vendidos em Portugal provêm das mesmas jazidas de onde é extraído o gás natural, isto é, são resultantes da purifica-ção do gás natural que é extraído das jazidas metanei-ras!

O gás natural é taxado à taxa mínima do IVA, isto é, a 6%! Os GPL engarrafados e canalizados são taxados à taxa máxima do IVA, isto é, a 23%! Até quando os portu-

gueses que não têm acesso ao gás natural, e são muitos, terão de continuar a pagar muito mais para fazer os mesmos cozinhados e as mesmas lavagens que os portugueses que são abastecidos por gás natural?

Manuel Peñascoso V. MAIL

Colossal extorsão

Este povo que castigou seis anos de herança socialista é o mesmo que consente a imposição de um novo imposto extraordinário. Como se o seu fado fosse aguentar com eter-nas cargas fiscais e acreditar em patranhas governativas do estilo viajar em classe econó-mica para ‘dar o exemplo’ – quando se sabe que a TAP não cobra bilhetes a esses mem-bros –, ou isentar os funcioná-rios do Ministério da Agricul-tura do uso da gravata para poupar na electricidade.

Num passe de magia, tro-caram-nos os passos, afinal não chegou o D. Sebastião, e, apesar de o coelho sair da car-tola, o máximo que se conse-gue arranjar é uma colossal extorsão em forma de contri-buição a ser paga pelos mes-mos de sempre: os trabalhado-res por conta de outrem, os precários de recibos verdes, os reformados e os pensionistas.

Emanuel Caetano ERMESINDE

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Estrada da Outurela, 118, Parque Holanda -

Edifício Holanda, 2790-114 Carnaxide (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão. O ambiente agradece.

PUB

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícu-la n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, An-tónio Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbo-sa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Admi-nistração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurenti-na Martins, Luís Santana; Nome da Publi-cação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Edi-tores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Luís Miguel Mota (estagiário), Maria João Serra (estagiária), Nuno Miguel Pereira, Patrícia Su-sano Ferreira, Vera Esteves (estagiária), Vera Valadas Ferreira; Revisão: Sílvia Lobo; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel--Branco; Fotografia: Mafalda van Uden; Pro-jecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Pa-ginação e Grafismo: Pedro Alves (editor), Joa-na Túlio, Rita Alves, Sérgio Costa; Marketing: Luís Rebola, Alexandra Cayolla, Rui Gonçalves, Catarina Bernardo (assistente) ([email protected]); Passatempos/Eventos: Ana Barba-do, Marta Tavares; Administração/Redacção/Pu-blicidade: Estrada da Outurela 118, Parque Holanda – Edifício Holanda 2790-114 Carnaxi-de; Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 28; Departamento Comercial: DIRECTOR COMER-CIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Gonçalo Fi-gueiredo, Paula Tavares, Ruben Casimiro; DI-RECTOS: Luís Filipe (Coordenador), Filomena Mestre, João Rodrigues, Luís Farinha, Nuno Ferraz; Maria da Luz Veiga (planeamento), Marta Brigham (assistente); Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 26/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Ruben Casi-miro; Porto Tiago Medeiros (Coordenador); DIRECTOS: Rui Saraiva, Vitor Machado; Susa-na Matias (assistente) Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lis-gráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leo-poldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósi-to Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

GETTY

ComportamentoSaudável · Julho de 2011 · www.destak.pt2

No ano em que os espectadores da SIC se renderam à espécie de novela que já é a versão nacional do concurso norte-americano The Biggest Loser, a pressão para as mulheres portugue-sas estarem na linha é notoriamente maior. É que se no reality show – com

direito a paixões e traições, a trocas e baldrocas, a rivalidades entre irmãos e desavenças entre ami-gos – pessoas realmente obesas, todas acima dos 100 quilos e já relevando indícios de doenças gra-ves, conseguem perder peso, porque é que a por-tuguesa média não consegue eliminar os 3 ou 5 quilos a mais que teimam em envergonhá-la quan-do se mira ao espelho? É nesta altura do ano que dava jeito termos uma varinha mágica, qual Harry Potter e amigos, e acordarmos estupidamente esbeltas. Ou isso, ou ganharmos o Euromilhões e com o dinheiro contratarmos um personal trainer para toda a obra, com voz de capataz e músculos à Van Damme, mas com um rosto à Brad Pitt, claro, que para ‘monos’ bastam os políticos da nossa praça. Em vez disso, por cá andamos, rechonchu-das and proud of it, qual Zé Povinho cuja única ginástica que faz é o célebre ‘manguito’ à agência de crédito norte-americana Moody’s, já que por cá os sacos de compras estão cada vez mais leves de transportar. Para quem vive em Portugal, magro, magro, só mesmo o orçamento caseiro, cada vez mais espremido, agora que sobem as rendas da casa, as taxas de juro, os transportes, o IVA e o IMI, o pão e a água, o diabo a quatro... É esse o verda-deiro ‘peso pesado’ dos viriatos de hoje. Isso e as mães que carregam os filhos ao colo por não terem creches onde deixá-los ou os reformados que carregam o desgosto de não ter direito à paz prometida. Ou os desempregados, em crescendo por todo o País. Na época-mor das frivolidades, o leitor que nos desculpe um tom tão sério. Mas sabe... é que neste jornal, a única coisa silly é só mesmo a season.

Portugal é o peso pesado da nossa vida

por Vera Valadas Ferreira [email protected]

GETTY

PUB

Saudável · Julho de 2011 · www.destak.pt4 Hidratação

O refresco ideal para um Verão que se quer perfeito

Porque somos feitos de água é fácil perceber que precisamos de

a beber. É o corpo que o pede e é ele que sofre quando ela nos falta.

Por isso, ainda que antigo, o conselho não sai de moda.

Beba água, pela sua saúde.

O apelo não é novo: deve-mos beber água, que é funda-mental para conseguir o equi-líbrio que o organismo exige. E se a mensagem, divulgada vezes sem conta, é válida em qualquer altura do ano, é no Verão que o corpo pede mais hidratação e se ressente pela falta desta. Isto porque, atra-vés do suor, uma constante quando o calor aperta, o orga-

nismo perde mais água e sais minerais. Isto significa que temos de compensar e não há melhor forma de o fazer que bebendo muita água, diz quem sabe. Pelo menos um litro e meio por dia, aconselham os especialistas. É que, apesar de cliché, é um facto que não há melhor do que a água para matar a sede.

Até porque somos, na ver-dadeira acepção da palavra, feitos de água: o total deste líquido presente no corpo de um ser humano adulto varia

SOPA

Menos calorias e mais líquidos Poderá não ser a escolha mais dese-jada no Verão, mas a sopa deve fazer parte do menu dos meses mais quen-tes. Sobretudo com hortaliças e legu-mes, que é pouco calórica, fornece as vitaminas, minerais e fibras necessários e, mais, ajuda a hidratar.

FRUTA

Refrescar e matar a sede

Também na fruta se pode encon-trar uma boa percentagem de água. As mais ricas são as ameixas, laranja, melancia, melão, meloa, morangos e ainda a papaia. Alternativas que refrescam e matam a sede.

REFRIGERANTES

Ter muito por onde escolher Há quem opte pelos refrigerantes, com e sem açúcar, com mais ou menos teor de sumo, com gás ou sem ele, para recuperar os níveis de líquidos perdi-dos. Mas embora grande a escolha, esta poderá não ser a alternativa mais saudável.

entre 55% e 70%. E não é preciso ser especialista para perceber que a pele sofre com os danos causados pela falta de uma hidratação adequada. Mas aquilo que talvez muitos não saibam é que até uma de-sidratação ligeira faz estragos – pode causar cansaço, dores de cabeça, dificuldade de con-centração e mal-estar geral. A isto juntam-se ainda os efeitos a nível cardíaco, renal, respi-ratório e digestivo, nos casos em que a situação de desidra-tação se agrava.

Porquê? A resposta é dada pela ciência, que comprovou que a água transporta os nu-trientes para as células, ajuda a eliminar as toxinas presen-tes no organismo, regula a temperatura corporal, facilita o processo digestivo e como se isto não bastasse contribui ain-da para aumentar as nossas defesas contra as infecções.

ALTERNATIVAS Ainda assim, se é dos que

desdenha de um bom copo de água ou se tem dificuldade em tornar os mais pequenos adep-tos de um refrescante copo de água, saiba que há alternativas capazes de reforçar o consu-mo de líquidos. Entre elas con-tam-se os sumos e os néctares de fruta, capazes ainda de au-

mentar o aporte vitaminas e minerais. A estes juntam-se ainda as águas aromatizadas. Nada mais fácil do que juntar umas gotas de limão, canela ou umas folhas de hortelã para conquistar os paladares mais difíceis de contentar e acaban-do com as desculpas para beber mais um corpo.

Seguem-se, na lista, os chás, tisanas e infusões, capazes de confortar nos dias mais quen-tes mas também de refrescar quando o calor aperta, bastan-do para isso acrescentar umas pedras de gelo ou deixar estar algumas horas no frigorífico.

Para os adeptos dos lactíci-nos, a escolha alargar-se mais. Leite, leite fermentado e iogur-tes podem aumentar também o aporte líquido, sobretudo para os mais pequenos.

por Carla Marina Mendes [email protected]

123RF

PUB

Saudável · Julho de 2011 · www.destak.pt6 Beleza

Proteja a sua pele e consiga um bronzeado de fazer inveja

Quer aproveite o Verão para fazer praia ou simplesmente para dar

passeios no campo e no parque com os mais pequenos, os cuidados

com o Sol não devem ser esquecidos. Hidratação, protector solar e

preferência de alimentos ricos em carotenóides são uma boa estratégia.

Apesar de Julho não ter sido um mês de temperaturas quentes e sem vento – como é frequente no Verão –, os raios ultravioleta registaram níveis elevados, o que exige cuidados redobrados na protecção da pele. Quer tenha aproveitado os dias de férias nos últimos meses, quer ainda tenha umas semanas de descanso em Agos-to ou Setembro, este artigo vai

dar-lhe conselhos úteis para sal-vaguardar a saúde da pele no dia-a-dia e ainda prevenir quei-maduras sem contudo perder o melhor do Sol: o bronzeado!

O primeiro passo está na hidratação. Nenhuma pele fica bronzeada de forma uni-forme e com um aspecto sau-dável se não utilizar um cre-me hidratante e se não ingerir uma quantidade adequada de líquidos e de alimentos ricos em carotenóides e antioxidan-tes. Espinafres, tomate, abó-bora, pimento vermelho, ce-

CUIDADOS

Rosto é zona mais sensível O factor de protec-ção usado no corpo deve ser diferente do aplicado no rosto, por este ser mais sensível. Por exemplo, se utilizar factor 25 para o corpo, deve prefe-rir mais de 30 na cara. Lábios, peito, virilhas e ombros são outras zonas mais vulneráveis.

PROTECÇÃO

Cuidado extra com os bebés Se o Sol é perigoso para a sua pele, imagine para um bebé. Antes dos 12 meses, o bebé deve estar sempre à sombra e depois desta idade deve usar t-shirt e cha-péu e creme com factor de protecção igual ou superior a 50 e não estar mui-to tempo parado.

SAÚDE

Cancro da pele é mais comum O cancro de pele é o tipo de cancro mais frequente nos indivíduos de raça branca (caucasia-na) e a exposição solar é a causa mais comum de cancro da pele (90% dos casos). A melhor forma de prevenir esta doença de pele é proteger-se do Sol.

nouras, agrião e pêssegos são bons exemplos dos alimentos que deve incluir na dieta.

PROTECTOR SOLAR Ainda antes de sair de casa

para ir para a praia não esqueça o mais importante: aplicar pro-tector solar com o factor ade-quado à sensibilidade da pele, mas sempre com protecção UV e UVA. Deve ainda repetir a aplicação de duas em duas ho-ras, mesmo que esteja nublado e vento, e preferir estar em mo-

vimento do que parado ou a dormir para evitar escaldões.

Deve ainda evitar excessos de higiene, fazer depilações ou peelings antes da exposição solar para não deixar a pele mais vulnerável e reduzir o uso de perfumes, loções de banho e cosméticos.

Já no regresso a casa, e após o banho, deve aplicar uma loção que o ajude a repor as propriedades cutâneas, nomeadamente a hidratação, e usar roupas leves e frescas.

FORA DA PRAIA No entanto, e mesmo que

não vá para a praia, não se esqueça de que a roupa não protege o corpo na íntegra e que existe uma quantidade considerável de pele que con-

tinua exposta ao Sol, nomea-damente a cara, os braços e as pernas. Os especialistas acon-selham por isso o uso de pro-tector solar quando vai traba-lhar ou quando vai fazer uma caminhada ou brincar com as crianças para o parque. Além disso, deve utilizar óculos de sol e chapéu se sair nas horas de maior calor (11h-15h).

PÓS-ESCALDÃO Se já não for a tempo de

prevenir um escaldão, não se esqueça de manter a hidratação da pele e de ingerir alimentos ri-cos em zinco, como ostras e no-zes, que ajudam a renovar a pe-le, e em selénio, como o gérmen de trigo e cereais, que mantêm a elasticidade dos tecidos e com-pensam os danos do Sol.

por Patrícia Susano Ferreira [email protected]

PUB

4ª Feira · 27 de Julho de 201116 ·

AutomóvelCaderno Especial

Os ingredientes eram apete-cíveis. Um automóvel movido

a electricidade, com extensor de au-tonomia de gasolina, que faz 80 km só com a electricidade nas baterias (mais 490 km com o extensor) e tem um aspecto aguerrido e repleto de personalidade. Mas será que é tudo bom demais para ser verdade? Fo-mos à apresentação do novo Opel Ampera – irmão do Chevrolet Volt –, andámos com ele 120 km e gos-támos da experiência que o Ampe-

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Ampera, o eléctrico com autonomia extra

APRESENTAÇÃO | OPEL AMPERA

ra permitiu. O lema da Opel de que é possível ir a qualquer lado é legíti-mo, já que a promessa é cumprida.

Esta é uma opção diferente dos eléctricos disponíveis por cá (o Nis-san Leaf ou o Mitsubishi i-MiEV, por exemplo), onde a autonomia não pas-sa dos 140 km. O trunfo do Ampera, para além da autonomia e do aspec-to convincente, é a experiência de condução agradável, mesmo em auto-estrada. Doloroso é o preço: 42 900 euros. Chega em 2012. JT

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Gostos não se discutem. Mas nós arriscamos em dizer que a V60 é a carrinha Volvo mais atraente de sempre, capaz de ombrear com concorrentes como o Audi A4 Avant, BMW Série 3 Touring ou Mercedes Classe C Station. A imagem conserva-dora antiga está a ser substituída por uma mais moderna e sofisticada e o consumidor agradece. Para além de nota máxima na segurança – a Volvo tem extras excelentes neste domínio –, a qualidade interior e requinte sóbrio, ao estilo nórdico, convence, tal como a posição de condução muito regulável e o conforto a bordo. Já o espaço dos bancos traseiros e da bagageira não é propriamente um ponto forte (a concorrência consegue melhor), mas os 430 litros chegam para a maioria. Testámos o motor 1.6

diesel DRIVe com 115 cv e que acres-centa à gama da Volvo uma preocu-pação ambiental (114 g/km) e de con-sumos (promete excelentes 4,5 l/100 km – nós rodámos em mais realistas 6l/100 km) bem conseguida. Onde este modelo mais peca é na perfor-mance, que com este motor está longe de deslumbrar, embora seja suave – quem quer mais emoções deve investir noutro motor. A dinâmica boa e a insonorização excelente também agradaram. Custa 37 mil euros (desde 34 mil euros). JT

TESTE | VOLVO V60 1.6 DRIVE 115 CV

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

Poupança & estilo

Performance Para que o consumo fosse poupado, a

intensidade diminuiu.

Estilo & Segurança Os ex-tras notáveis ajudam à segu-rança e o aspecto melhorou.

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

ADRENALINA NO SPEED DAY O passado sábado teve muita variedade de veículos e emoções no Circuito do Estoril, com a realização de mais um Au-toMotor Speed Day, que trouxe famílias inteiras para conhecer e experimentar algumas novidades automóveis. Da pista ao TT, passando pelos karts e testes de veí-culos eléctricos, foi assim a comemoração do aniversário da revista Automotor.

NOTAS

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I

C 63 AMG COUPÉ BLACK SERIES A Mercedes-Benz revelou oficialmente o C 63 AMG Coupé Black Series, aproveitan-do no fim de semana passado o Grande Prémio de Fórmula 1 da Alemanha, em Nürburgring. O motor de 6.3 litros e de 517 cv de potência inclui uma caixa AMG Speedshift MCT de sete velocidades e atin-ge os 100km/h em apenas 4,2 segundos. Chega em Janeiro de 2012.

4ª Feira · 27 de Julho de 2011 17

4ª Feira · 27 de Julho de 201118

4ª Feira · 27 de Julho de 2011 19

4ª Feira · 27 de Julho de 201120

4ª Feira · 27 de Julho de 2011 21

4ª Feira · 27 de Julho de 201122 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

‘VELVET GOLDMINE’

Ewan McGregor teve acesso a drogas e álcool Ewan McGregor, que no filme Velvet Goldmine (1998) deu vida ao amante homossexual de um cantor inspirado na personagem Ziggy Stardust, de David Bowie, revelou que na rodagem da fita os actores tiveram acesso a drogas e álcool. «Filmámos uma cena pós-orgia e eu estava entre duas raparigas em topless. Deram-nos marijuana e cam-panhe, por isso estávamos todos perdidos. Lembro-me de pensar que nunca tinha visto nada assim.» Ewan con-tou ainda que gosta de explo-rar a sua sexualidade. «Nunca quis limites no meu trabalho.»

FORTUNA DE 12 MILHÕES

Amy deixa ex-marido de fora do testamento

Blake Fielder-Civil, o ex- -marido de Amy Winehouse, bem pode dizer que as suas lágrimas «nunca mais seca-ram». Mas o certo é que a cantora deixou de fora do seu testamento aquele que mui-tos culpam pela espiral de autodestruição da jovem de 27 anos. O casal separara-se

em 2009. A fortuna de Amy estimada em quase 12 milhões de euros deverá ser dividida entre a sua mãe Janis, o seu pai Mitch e o seu irmão mais velho, Alex.

VÍTIMAS DE TORNADO

Sheryl Crow doa carro favorito para leilão

A cantora norte-americana Sheryl Crow disponibilizou para leilão o seu Mercedes favorito numa tentativa de angariar perto de 60 mil euros para ajudar as vítimas do tornado que no mês de Maio destruiu a cidade de Joplin, nos EUA. Com tal verba a artista de 49 anos que cresceu em Missouri, perto da zona devastada e onde se registaram 159 mortes, planeia reconstruir várias escolas. «Senti-me compelida a ajudar», frisou.

OUTUBRO

‘Peso Pesado 2’ adia estreia de ‘Factor X’

As audiências de Peso Pesado, muito melhores do que se esperava, condi-cionaram que a direcção da SIC apostasse já numa 2.ª edição do formato. A nova temporada estreia em Outu-bro, relegando para 2012 o concurso Factor X.

NAS

ESTRELAS‘Nurse Jackie’ continua

Amanhã, às 21h25, o canal Fox Life estreia, em episódio

duplo, a 2.ª temporada da série Nurse Jackie.

«Admito que sou livre apenas

quando estou em casa»

BÁRBARA NORTON DE MATOS

ACTRIZ

no mês de Maio, do contrato com a estação de Queluz de Baixo, a estrela televisiva que por estes dias brilha no elenco da novela Sedução fora antes disso sondada por ambos os ca-nais com aliciantes propostas. O cachet nunca foi uma condi-cionante, garante um amigo de Pedro à publicação.

A TVI ainda tentou cativar Granger com o programa itinerante Canta Comigo, formato com estreia já a 7 de Agosto e no âmbito do qual faria dupla com Rita Pereira. Mas o rapaz que dá voz à per-sonagem Faísca McQueen, das películas de animação Carros 1 e 2, parece decidido a mudar de vida. Os termos do novo contrato com a SIC, que deverá ser assinado nos pró-ximos dias, ainda não foram

Granger segue os passos de outros dissidentes da

TVI, como Manuel Cavaco, Rogério Samora ou Helena Laureano. O actor não integrará porém o elenco de Rosa Fogo, a novela com estreia em Outubro, tendo primeiro direito a um período de descanso.

Seis anos depois de ter apresentado na

SIC o concurso de talentos Ídolos (ao lado de Sílvia Al-berto), Pedro Granger está de regresso à estação de Carnaxide, garante a revis-ta TV Guia. O processo de negociações para a trans-ferência do actor de 32 anos da TVI para o canal rival te-rá demorado cerca de qua-tro meses. Com a expiração,

TRANSFERÊNCIA Seis anos depois, actor regressa à estação de Carnaxide

Granger troca TVI pela SIC

Segue os passos dos dissidentes

A negociação demorou 4 meses. Contrato implica que o artista tenha agora algum descanso.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

DUARTE RORIZ/CM

divulgados, nomeadamen-te a sua duração e valores financeiros. Gabriela So-bral, directora de Produção Nacional da SIC e grande amiga do actor, terá in-fluenciado Granger nesta inesperada transferência.

Nos serões de Queluz de Baixo, Pedro Granger ainda brilha no elenco da novela ‘Sedução’

TELEVISÃO

06:30 Bom Dia Portugal 10:00 Verão Total: Especial “7

Maravilhas Gastronomia” 13:00 Jornal da Tarde 14:21 Ribeirão do Tempo 14:53 Revelação 15:52 Verão Total: Especial “7

Maravilhas Gastronomia” 18:00 Portugal em Directo 19:00 Telejornal (1.ª Edição) 19:43 Futebol: Liga Campeões

SL Benfica vs Trabzonspor 21:37 Telejornal (2.ª Edição) 22:00 Quem Quer Ser Milionário

Alta Pressão 23:02 Série: Sagrada Família 23:51 Série: Maternidade 00:46 Último a Sair (R) – Gala

07:00 Zig Zag 14:00 Série: Diários do Vampiro 15:21 National Geographic (R) 16:12 Zig Zag 18:00 A Fé dos Homens 18:31 Momento Só Energia 18:39 Série: A Teoria do Big Bang 19:00 Hoje 19:20 Linha da Frente 19:55 Zig Zag 21:09 National Geographic 22:00 Hoje 22:37 Série: Mistérios de Lisboa 23:34 Diário Câmara Clara 23:43 Série: Chuck IV 00:29 Café Central 00:42 Café Central (R)

07:00 Edição da Manhã 08:20 Rebelde Way 10:10 Querida Júlia 13:00 Primeiro Jornal 14:25 Alma Gémea 15:30 Boa Tarde 18:35 Ti Ti Ti 20:00 Jornal da Noite 21:30 Não Há Crise! 22:15 Sorteio do Totoloto 22:35 Laços de Sangue 23:40 Araguaia 00:35 Série: CSI Nova Iorque VI 01:15 Série: Investigação

Criminal IV 02:15 Série: Betty Feia III

06:30 Diário da Manhã 10:12 Você na TV! 13:00 Jornal da Uma 14:25 A Tarde é Sua 17:00 Agora é que Conta 18:41 Morangos com Açúcar VIII

Vive o Teu Verão 20:00 Jornal das 8 21:30 Remédio Santo 22:30 Anjo Meu 00:00 Sedução 00:55 Filme: Heróis por Acaso

Com Robert Redford, Jo Marr, Gary Hershberger e Sidney Poitier

03:26 Série: O Escritório VII 04:04 Crianças S.O.S.

RTP1

RTP2

SIC

TVI

Fama & TV · www.Destak.pt · 234ª Feira · 27 de Julho de 2011

Em breve veremos a actriz numa nova adaptação do clássico da literatura ‘Os Três Mosqueteiros’

Sónia Brazão foi on-tem constituída argui-

da pelo incêndio no aparta-mento onde vivia. A actriz, que saiu há dias do Hospital de São José, onde esteve in-ternada, foi ouvida à tarde pela Polícia Judiciária. As autoridades esperavam que a actriz saísse daquela unidade de saúde para que as investigações pudessem continuar, já que estavam dependentes do depoimen-to. Os peritos da PJ concluí-ram que a actriz deixou os quatro bicos do fogão ligados, libertando gás, e foi quando ligou a máquina de lavar roupa que a explosão aconteceu.

EXPLOSÃO EM ALGÉS

assim o actor Benicio Del Toro, que na edição deste ano do calendário fez história ao tornar-se o primeiro homem a representar a marca.

«Estou muito entusiasma-da e honrada com o convite para protagonizar o Calendá-rio Campari, que é famoso pe-la sua fotografia fantástica e pelas pessoas incríveis que ne-le figuraram anteriormente.

A actriz ucraniana Milla Jovovich é a nova estre-

la do célebre Calendário Cam-pari para o ano de 2012. O co-municado divulgado pela mar-ca conta que a artista de 35 anos foi fotografada por Dimi-tri Daniloff para a campanha da bebida. Jovovich substitui

PUBLICIDADE Actriz substitui Benicio Del Toro na célebre campanha da marca

Jovovich brilha no Calendário CampariO resultado da sessão fotográfica assinada para a bebida por Dimitri Daniloff «vai fazê-los parar e pensar», conta a ucraniana de 35 anos.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

D.R.

PUB

Acho que os consumidores ficarão realmente intriga-dos ao ver o calendário ter-minado. Vai fazê-los parar e pensar», avisou a actriz.

Paralelamente, a belda-de tem cinco projectos ci-nematográficos em mãos, um deles já concluído e outro em fase de pós-pro-dução. Falamos de uma adaptação do clássico da literatura Os Três Mosque-teiros (com Orlando Bloom e Christoph Waltz) e do filme de terror Faces in the Crowd, respectivamente.

Lopez factura 21 milhões com ‘American Idol’ A actriz e cantora Jennifer Lopez continuará como jurada do concurso American Idol em troca de 21 milhões de dólares, sabe-se agora. Na edição anterior ganhou ‘apenas’ 8 milhões.

CLICKSónia Brazão constituída arguida

CARNEIRO 21MAR/20ABR Ligue já! 760 10 77 31

Amor: Faça todos os possíveis por manter a calma e evitar discussões. Saúde: Procure não cometer excessos. Dinheiro: Procure avaliar todos os comportamentos de um colega antes de adoptar uma atitude drástica.

TOURO 21ABR/20MAI Ligue já! 760 10 77 32

Amor: É necessária muita calma e paciência para conseguir superar os pequenos contratempos afectivos. Saúde: Andará um pouco irritável. Dinheiro: Inscreva-se num curso que lhe dê boas perspectivas de futuro.

GÉMEOS 21MAI/20JUN Ligue já! 760 10 77 33

Amor: Faça um jantar especial e muito romântico para a sua cara-metade. Saúde: Consulte o médico para diag-nosticar qualquer causa de mal-estar. Dinheiro: Um negócio poderá não correr como esperava.

CARANGUEJO 21JUN/20JUL Ligue já! 760 10 77 34

Amor: Enfrente problemas amorosos com dignidade e determinação. Saúde: Algumas dores de garganta. Dinheiro: Não desanime com as difi-culdades e esforce-se por resolver tudo o mais depressa possível.

LEÃO 21JUL/22AGO Ligue já! 760 10 77 35

Amor: É muito bom quando nutrimos sentimentos fortes e verdadeiros por alguém! Saúde: Descanse, olhe pela sua saúde. Dinheiro: Faça um esforço redobrado por manter a concentração.

VIRGEM 23AGO/22SET Ligue já! 760 10 77 36

Amor: Evite situações de dualidade e procure não magoar ninguém. Saúde: Cuidado com as alergias. Dinheiro: Poderá ter de se mudar para um país estrangeiro, onde o seu trabalho pode ser bastante apreciado.

BALANÇA 23SET/22OUT Ligue já! 760 10 77 37

Amor: É possível que no início não conquiste o seu amor, mas com per-sistência a situação tende a melhorar. Saúde: Evite excessos na alimentação. Dinheiro: Poderá investir num objecto valioso que cobiçava há algum tempo.

ESCORPIÃO 23OUT/21NOV Ligue já! 760 10 77 38

Amor: Dê-se a conhecer, uma nova relação pode vir a ser compensadora. Saúde: O seu organismo vai ser o espelho do seu estado de espírito. Dinheiro: Avalie as vantagens do negócio que está a pensar fazer.

SAGITÁRIO 22NOV/21DEZ Ligue já! 760 10 77 39

Amor: Há pormenores da sua relação aos quais não deve ficar indiferente. Saúde: É essencial que descanse e que adopte uma alimentação saudável. Dinheiro: Seja competente e não deixe escapar as oportunidades.

CAPRICÓRNIO 22DEZ/20JAN Ligue já! 760 10 77 40

Amor: Seja mais optimista e o amor sorrirá para si! Abra o seu coração. Saúde: Renove o seu visual. Dinheiro: Os negócios estão em alta e é possível que feche contratos muito vantajosos.

AQUÁRIO 21JAN/19FEV Ligue já! 760 10 77 41

Amor: É possível que alguém o surpre-enda com uma declaração de amor. Saúde: Evite a tendência para o isolamento e a tristeza. Dinheiro: Apesar dos desafios, o ba-lanço a nível profissional será positivo.

PEIXES 20FEV/20MAR Ligue já! 760 10 77 42

Amor: Cuidado com os falsos amigos, cuide do seu amor. Saúde: Tendência para inchaço e problemas de circulação. Dinheiro: Utilize a inteligência para resolver os assuntos mais delicados.

HORÓSCOPO MARIA HELENA MARTINS

www.mariahelena.tv [email protected] TEL.: (+351) 21 318 25 99

O TAROT RESPONDE! PENSE NA SUA PERGUNTA! EX: «O AMOR DA MINHA VIDA VAI VOLTAR PARA MIM?» LIGUE 760 10 77 30 (0,60€ iva inc.)

D.R.

PUB