abvo noticias nr 029 mes 12 2015

12
Dezembro 2015 | Ano IV | Distribuição gratuita Acompanhe nosso site: www.abvo.com.br Ed. 29 ABVO reune sócios no Jantar de Fim de Ano Veja a galeria de fotos na pág. 11 Confira fotos da Festa de Fim de Ano Eloi Mendes na pág. 10 ABVO Trindade terá Centro Multiuso entre outros assuntos administrativos, dos projetos das obras em andamento e futuro investimento na sede social. A coordenação da atividade foi feita pelo presidente em exercício da associação, Cel PM RR José Wolny de Souza. Depois das saudações iniciais e da apresentação da pauta, ocorreu a votação de cada item, os quais foram aprovados por unanimidade. "Quero parabenizar a diretoria da ABVO pela coragem e empreendedorismo, com singular visão de futuro. Nossa ABVO vai ser autossuficiente e uma grande referência, tanto para o bairro de Canasvieiras, norte da Ilha, como aqui na Trindade", frisou o Cel PM RR e ex-presidente da associação Lourival de Souza. Participaram do evento membros da diretoria e associados ABVO, além dos empresários responsáveis pelas construções da nova sede balneária, em Canasvieiras, das quadras poliesportivas na Trindade e do empreendimento do Centro Multiuso ABVO, também na Trindade. O presidente em exercício, Cel José Wolny de Souza, agradeceu a todos os que puderam se fazer presentes e disse do carinho e atenção especial com que foi organizado o evento, manifestando que "nosso desejo é promover encontros para reunir todos os sócios, buscando atender faixas etárias e outros interesses de lazer e entretenimento, pois a nossa ABVO, com associados prestigiando os eventos, será mais forte e bonita com as famílias participando, seja na capital ou no interior do Estado". A Diretoria, enaltecendo o evento, deseja a todos os associados um FELIZ NATAL e um ANO NOVO melhor ainda!!! A ABVO realizou no dia 11 de dezembro o Jantar de Fim de Ano. O objetivo do evento foi reunir os associados e convidados para comemorarem mais um ano de sucesso e realizações. Cerca de 200 participantes abrilhantaram o evento. O bate-papo e o reencontro com os amigos marcaram a festa, que teve decoração natalina, jantar, apresentação de stand up comedy, Papai Noel, sorteio de brindes, e a elogiadíssima animação musical da Styllus Band Show, que no repertório trouxe a apresentação solo do saxofonista Leandro Espíndola. Na rede social, a associada Maria Aparecida Napoleão Catarina publicou sua impressão do evento, dizendo que foi "tudo de bom, quando se tem amigos para compartilhar momentos de alegria. Parabéns Diretoria pela organização e carinho com os quais recebeu os associados". Muitos outros sócios e amigos publicaram elogios em suas páginas, demonstrando que foi um evento marcante e possibilitando outros encontros. correu no dia 26 de outubro, na sede da Trindade, a Assembleia Geral Extraordinária da ABVO para tratar, O Acima: vista da Rua Lauro Linhares. Abaixo: nova Sede ABVO

Upload: edson-marques

Post on 15-Feb-2016

138 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ABVO Noticias Nr 029 Mes 12 2015

TRANSCRIPT

Page 1: ABVO Noticias Nr 029 Mes 12 2015

Dezembro 2015 | Ano IV | Distribuição gratuitaAcompanhe nosso site: www.abvo.com.br Ed. 29

ABVO reune sócios no Jantar de Fim de Ano

Veja a galeria de fotos na pág. 11

Confira fotos da Festa de Fimde Ano Eloi Mendes na pág. 10

ABVO Trindade terá Centro Multiusoentre outros assuntos administrativos, dos projetos das obras em andamento e futuro investimento na sede social. A coordenação da atividade foi feita pelo presidente em exercício da associação, Cel PM RR José Wolny de Souza.

Depois das saudações iniciais e da apresentação da pauta, ocorreu a votação de cada item, os quais foram aprovados por unanimidade.

"Quero parabenizar a diretoria da ABVO pela coragem e empreendedorismo, com singular visão de futuro. Nossa ABVO vai ser autossuficiente e uma grande referência, tanto para o bairro de Canasvieiras, norte da Ilha, como aqui na Trindade", frisou o Cel PM RR e ex-presidente da associação Lourival de Souza. 

Participaram do evento membros da diretoria e associados ABVO, além dos empresários responsáveis pelas construções da nova sede balneária, em Canasvieiras, das quadras poliesportivas na Trindade e do empreendimento do Centro Multiuso ABVO, também na Trindade.

O presidente em exercício, Cel José Wolny de Souza, agradeceu a todos os que puderam se fazer presentes e disse do carinho e atenção especial com que foi organizado o evento, manifestando que "nosso desejo é promover encontros para reunir todos os sócios, buscando atender faixas etárias e outros interesses de lazer e entretenimento, pois a nossa ABVO, com associados prestigiando os eventos, será mais forte e bonita com as famílias participando, seja na capital ou no interior do Estado".

A Diretoria, enaltecendo o evento, deseja a todos os associados um FELIZ NATAL e um ANO NOVO melhor ainda!!!

A ABVO realizou no dia 11 de dezembro o Jantar de Fim de Ano. O objetivo do evento foi reunir os associados e convidados para comemorarem mais um ano de sucesso e realizações. Cerca de 200 participantes abrilhantaram o evento.

O bate-papo e o reencontro com os amigos marcaram a festa, que teve decoração natalina, jantar, apresentação de stand up comedy, Papai Noel, sorteio de brindes, e a elogiadíssima animação musical da Styllus Band Show, que no repertório trouxe a apresentação solo do saxofonista Leandro Espíndola.

Na rede social, a associada Maria Aparecida Napoleão Catarina publicou sua impressão do evento, dizendo que foi "tudo de bom, quando se tem amigos para compartilhar momentos de alegria. Parabéns Diretoria pela organização e carinho com os quais recebeu os associados". Muitos outros sócios e amigos publicaram elogios em suas páginas, demonstrando que foi um evento marcante e possibilitando outros encontros.

correu no dia 26 de outubro, na sede da Trindade, a Assembleia Geral Extraordinária da ABVO para tratar, O

Acima: vista da Rua Lauro Linhares. Abaixo: nova Sede ABVO

Page 2: ABVO Noticias Nr 029 Mes 12 2015

NovosAssociados

quero reafirmar nossa satisfação por estarmos envolvidos nos projetos e ações de gestão visando a autossuficiência, tanto financeira como em infraestrutura de nossa Associação.

Este ano nossa situação funcional ficou mais segura no tocante a salários, com a integralização do subsídio, que tanto defendemos e vimos ser institucionalizado pelo governo, no entanto, estamos sofrendo ameaças no que se refere ao sistema previdenciário, que carece de alterações, mas não podemos perder a condição de militares estaduais, que a CF nos define e enquadra, neste sentido precisamos estar unidos, esclarecidos e bem assessorados para convencer e manter o que é justo, até porque nossa atividade é essencial e diferente das demais.

Os projetos que estão em andamento na área de infraestrutura e devidamente aprovados em assembleia geral de associados, nos dará uma condição ímpar dentro dos demais Clubes, pois além de renda garantida, teremos sedes modernas, confortáveis e que contemplarão as necessidades dos associados, seja em: Sede Balneária: com piscina, hospedagem, restaurante, academia de ginástica e salas comerciais e na Sede Trindade: com o Complexo Esportivo - com duas quadras cobertas - com grama sintética, vestiários, banheiros, arquibancadas, estacionamentos, além de espaço gourmet e churrasqueiras e academia de ginástica, bem como está previsto a instalação de piscina e stand de tiro. Ainda na Trindade, o nosso maior projeto, contemplando mais de 42 mil m², o Centro Multiuso, onde teremos um Hotel com renome internacional, restaurante , salas comerciais, boulevard, estacionamento para centenas de veículos. Todos os espaços estão sendo avaliados para melhor atender aos associados e a demanda comercial que virá.

Estamos prestes a comemorar nossos 83 anos de existência, com uma história marcante dentro das famílias de militares, que se constituíram e criaram seus filhos, que fizeram carreira profissional convivendo e se relacionando dentro do nosso Clube dos Oficiais. É assim que pensamos o futuro, com os familiares participando conosco.

Visite nossas sedes, nosso site na internet, nas redes sociais, vamos fazer uma ABVO mais forte.

Até mais - Estamos Juntos.

JOSÉ WOLNY DE SOUZA - Cel PM RR Presidente

rezados amigos e amigas associados da ABVO, encerrando mais um ano, e como representante de dedicados Oficiais membros do Conselho Administrativo, P

2 Dezembro 2015 www.abvo.com.br

CONSELHO ADMINISTRATIVOPRESIDENTE – CEL PM EDSON RUI DA SILVA CASTILHO1º VICE-PRESIDENTE – CEL PM RR JOSÉ WOLNY DE SOUZA2º VICE-PRESIDENTE – TEN-CEL BM FLÁVIO R. PEREIRA GRAFF

SECRETÁRIO-GERAL – 1º TEN. DENTISTA CLAUDIO BARBOSA FONTES1º SECRETÁRIO – CEL PM RR JOSÉ ALFREDO ESTANISLAU

TESOUREIRO GERAL – TEN CEL JOSÉ N. DE SOUZA FILHO1º TESOUREIRO – CEL PM RR RUBENS VOLPATO PHILIPPI2º TESOUREIRO – CEL BM RR CARLOS AUGUSTO KHNISDIRETOR DE PATRIMÔNIO – CEL PM ROGÉRIO MARTINSSUB DIR. DE PATRIMÔNIO - CAPITÃO PM LUCIANA HELENA DOS SANTOSDIRETOR SÓCIO-CULTURAL – TEN CEL PM FERNANDO LUIZ ALVESDIR. DE REL. PÚBLICAS – CAPITÃO PM DAIANY A. DOS A. FERNANDESDIRETOR DE ESPORTES – TEN CEL PM EDÉSIO DA SILVAORADOR - CEL PMRR LOURIVAL DE SOUZA

CONSELHO FISCAL – EFETIVOSCEL PM RR FERNANDO RODRIGUES DE MENEZESCEL PM JOSÉ AROLDO SCHILICHTINGCEL PM RR ALMIR SILVACEL PM RR VÂNIO LUIZ DALMARCOMAJOR PM ARLEI PACHECO DA ROSA

CONSELHO FISCAL – SUPLENTESTEN CEL PM GIOVANNI CARDOSO PACHECOTEN CEL PM CARLOS A. DE ARAÚJO GOMES JÚNIORTEN CEL PM SÉRGIO LUIS SELLCEL PM ALTAIR DERNER FILHO

Academia de letrasCel PM RR Roberto Rodrigues de [email protected]ção Eloi MendesCel PM RR Edson [email protected]

ABVO Notícias | Dezembro de 2015 | Informativo da Associação Barriga Verde dos Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina

Sede Urbana: Rua Lauro Linhares, 1250, Florianópolis/ SC | CEP: 88036-002Fale Conosco: Telefones 48 3234-9865 / 3234-9866 / 3234-5624 (Fax)

E-mail: [email protected] | Site: www.abvo.com.brRedes Sociais: www.facebook.com/abvo - www.twitter.com/abvo

Sede Balneária: Rua do Kalifa, 480 - Canasvieiras | Telefone: 48 3266.1536

Tiragem: 1000 exemplares | Distribuição Gratuita

Direção Executiva: Cel Vanderlei SouzaGerência Administrativa: Cintya PachecoJornalista Responsável: Rose Bordignon - 5140/SCDiagramação: Tiago Lorenço

DIRETORIA GESTÃO 2015 / 2017

Jurídico ABVO

Editorial

ALCENIR LUIS MINUSCOLIALDO JOSÉ FRANZ

ALLAN DE ALMEIDA ALVES GONÇALVESAUGUSTO DERKIAN HACH PRATTSBRAUNER JUSTINO ARCARO FILHO

BRIANNA TOSETTO DE SOUZABRUNO ALVES DE MORAESBRUNO MARTINS MOREIRA

CARLOS EDUARDO ROSADIEGO KNOENER

DIEGO PORTODIEGO REMOR MOREIRA FRANCISCO

DOUGKAS TADROS RODRIGUES DE FREITASEDSON CÉSAR NAPOLEÃO JÚNIOR

EDSON PAULO PACHECO DUTRA JUNIOREDUARDO BRONCHTEIN

EDUARDO FELIPE ESPINDOLA STÜIPPFELIPE PEIXOTO CHAVES

FILIP THARLES BILHALVAFLÁVIO ANDRADE E LOPES

FREDERICO FERNANDES SIMÃOGERALDO SILVA MARTINS JUNIOR

HENRIQUE CARRER ARENTJULIANO ONOFRE DA SILVA

JUNIOR TATSCHLEANDRO DIRSCHNABELLUCAS FERREIRA BÉLICO

LUIS HENRIQUE FOGAÇA DE ALMEIDALUIZ FERNANDO PEZZINI

MARCEL RODA QUECONI DE LIMAMARCO ANTÔNIO DA SILVA FILHO

PHILIPE RAPOZORAFAEL FORCHESATTO

RAFAEL MELO BARCELLOS DE PAULARAFAEL RODRIGO BERNARDINI ALVARENGA

RENATA BOUSFIELDRENATO LEHMKUHL THIESEN

ROBSON JOUBERT DOS SANTOSVITOR DA SILVA SOUZA

*Até

o fe

cham

ento

do

jorn

al

Page 3: ABVO Noticias Nr 029 Mes 12 2015

3Dezembro 2015www.abvo.com.br

ABVO prestigia Solenidadede Promoção de Oficiais e

Praças da PM e BM

Reunião mensal da diretoria

Sócios ABVO participam empainel de segurança na UFSC

Membros da diretoria da ABVO reuniram-se no dia 9 de novembro, para tratar de assuntos gerais administrativos, com destaque para os encaminhamentos relativos à preparação da sede balneária para a próxima temporada de verão, o andamento das obras, o projeto para o Centro Multiuso na Trindade, e das renovações e reajustes dos contratos de parcerias que a ABVO mantém.

Foram definidos os valores das diárias para sócios e não sócios se hospedarem em Canasvieiras. O formulário para a reserva de hospedagem para a temporada de verão já está no site. A sede balneária recebeu reforma básica na estrutura das pousadas e terá novamente uma tenda na área da churrasqueira.

As obras da nova sede balneária e do Centro Esportivo continuam em andamento. O projeto do Centro Multiuso está em fase de estudos.

O presidente da Associação Barriga Verde dos Oficiais (ABVO), Cel PM RR José Wolny de Souza, esteve na solenidade de promoção de Oficiais e Praças PM e BM, ocorrida no dia 25 de novembro, no Centro de Ensino da PM, na Trindade.

A diretoria da ABVO deseja a todos os promovidos sucesso nessa nova etapa da carreira. Parabenizamos em especial a Coronel Claudete Lehmkuhl por ser a primeira mulher a assumir o posto de Coronel e permanecer na ativa.

Os Oficiais promovidos PM e BM são os seguintes:

BOMBEIROS MILITARA Coronel BM

Ricardo Luiz Dutra 

A Tenente Coronel BM James Marcelo Ventura

José Gamba Júnior

POLÍCIA MILITARA Coronel PM

Luiz Roberto MullerJeferson Braz de OliveiraAmarildo de Assis Alves

Renato Cruz Junior Mario Renato Erzinger

Claudete Lehmkuhl Nildo Otávio Teixeira

Francisco Luís Gonçalves da SilveiraQuirino Hawerroth Filho

Luiz Antônio Veiga Beckert Alfredo Nelson de Carlos

A Tenente Coronel PMRudney Medeiros da Silva

Márcio José AntunesGildo Martins de Andrade Filho

José Onildo Truppel Filho Ronaldo de OliveiraPablo Ramon Noceti

Jacob Quint NetoFábio José Martins

Arlei Pacheco da RosaIg Lacerda Queiroz

Vitório Radichewski Júnior

A Tenente Coronel Médico PMJúlio César Vidal Verdi

A Major PMJosemar Muller LohnAnderson Mello Maia

Marcelo Sestren VeneraJaílton Franzoni de Abreu

A Major Dentista Anderson Kindermann de Sá

No dia 5 de novembro o Tenente Coronel Araújo Gomes, comandante do 4º Batalhão de Florianópolis e membro da diretoria da ABVO, participou de um painel sobre segurança no Campus da UFSC, como parte da XIX Semana Jurídica, realizada pelo diretório do Curso de Direito.

A participação foi intermediada pelo Cel PM Rogério Martins, diretor de patrimônio. Ambos representaram a associação no evento.

No dia 04 de novembro ocorreu a “Oficina das Carreiras Jurídicas”, que apresentou um panorama de profissões jurídicas aos estudantes de Direito, por meio de relatos e experiências de profissionais de cada área. O Cel Rogério Martins compôs a mesa de autoridades.

ABVO NAS REDES SOCIAIS

www.facebook.com/abvowww.twitter.com/abvo

Page 4: ABVO Noticias Nr 029 Mes 12 2015

4 Dezembro 2015 www.abvo.com.br

Cel BM Edupércio assumeEstado-Maior Geral

Ex-Presidentes eComandantes-Gerais

PM e BM visitam a ABVO

A convite do presidente em exercício da ABVO, Cel PM RR José Wolny de Souza, ex-presidentes da associação vieram à sede da Trindade. A reunião teve o objetivo de apresentar àqueles que fazem parte da história da ABVO os projetos das obras da nova sede balneária, em Canasvieiras, e do Centro Esportivo da Trindade, bem como os empreendimentos futuros do Centro Multiuso da ABVO, que em breve tornará a associação um local de referência para o bairro Trindade e entorno.

Os ex-presidentes que participaram do encontro, juntamente com o Comandante-Geral da PM e do CBM, elogiaram a iniciativa da gestão atual, que dá prosseguimento ao que foi previamente decidido nas gestões anteriores e parabenizaram unanimemente a diretoria pela ousadia e visão de futuro.

Também foi destacado na reunião a assembleia geral da ABVO, que ocorreu no dia 26 de outubro.

Após o encontro, alguns dos participantes visitaram a obra das quadras poliesportivas e puderam conferir “in loco” o grandioso empreendimento que está sendo construído.

Ao final o Cel Wolny agradeceu a todos pela participação e apoio.

No dia 22 de outubro, em um ato realizado no gabinete do Comando-Geral, o Coronel BM Edupércio Pratts assumiu a Chefia do Estado-Maior Geral do CBMSC.

O Estado-Maior Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina é o órgão central, composto por um grupo de oficiais que assessoram o Comandante-Geral nos processos de planejamento, doutrina de emprego, comando e controle, análise de problemas e tomada de decisão.

“A função de Chefe do Estado-Maior Geral é de extrema relevância para a instituição e por este motivo está sendo confiada ao Coronel BM Edupércio, Oficial extremamente organizado e determinado”, destaca Coronel BM Onir Mocellin, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

O Coronel BM Edupércio conta com 31 anos de efetivo serviço, encara esta nova função como um desafio profissional e pretende trabalhar com dinamismo, focado na atividade operacional.

Colatto Advogados obtém ação contra o IprevO escritório de advocacia Colatto Advogados, contratado pela ABVO para atender aos seus associados, conseguiu reverter desconto pretendido pelo Iprev em folha de pagamento de um sócio.

O desconto seria em razão dele ter recebido algumas importâncias em seu contracheque por conta de uma liminar em processo judicial. O processo foi julgado improcedente posteriormente e o Iprev intimou o associado para recolher aquilo que recebera na vigência da liminar, sob pena de ter o valor descontado em folha.

"Após ter passado por dois escritórios de advocacia e ter sido informado que não havia solução para o meu caso, procurei a dra. Ana e deu tudo certo, disse o Cel PM RR Antônio Manoel da Silveira.

O Conselho Administrativo da ABVO reuniu-se no dia 1º de dezembro, na sede da Trindade. Dentre os assuntos apreciados, o destaque ficou por conta da excelente adesão dos Cadetes PM ao quadro associativo, renovação dos contratos com os prestadores de serviço e os preparativos para a Temporada de Verão 2015/2016.

Nestes últimos dias se associaram a ABVO 35 alunos do 1º CFO PM e houve o retorno ao quadro de sócios do Ten Cel BM Aldo José Franz.

As pousadas da sede balneária estão sendo preparadas para receber os sócios nesta nova temporada de verão, com pintura, pequenos reparos, compra de utensílios e demais melhorias nos apartamentos. Todas as solicitações de reserva para a semana de hospedagem foram atendidas.

Reunião Ordináriado CA da ABVO

ASSESSORIA JURÍDICA E DIVERSAS VANTAGENS EXCLUSIVAS.SEJA UM ASSOCIADO ABVO.

Page 5: ABVO Noticias Nr 029 Mes 12 2015

5Dezembro 2015www.abvo.com.br

28 Bombeiros Militaresformam-se no Cursode Perícia em Incêndioe Explosão

Formaturado fogo

ABVO recepciona Cadetes do 1º CFO PM

CBMSC realiza formatura de 18aspirantes a Oficial

Foto

: BM

SC

Desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o Curso de Perícia em Incêndio e Explosão irá proporcionar um acréscimo no número de Oficiais peritos a serviço da comunidade, que até então, contava com apenas quatro profissionais em atividade na corporação e agora este número aumentou para 32. A turma realizou a formatura na quarta-feira (25/11), na ABVO Trindade, em Florianópolis. A Perícia em Incêndio e Explosões é uma competência constitucional do CBMSC e visa proporcionar subsídios para a elaboração e alteração de normas preventivas contra incêndio, informações essenciais à justiça e à segurança pública, por meio da redução no número de fraudes e crimes, que envolvam incêndio e explosões. O curso teve um total de 400 horas/aula de capacitação institucional e foi realizado com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), mediante convênio, que cedeu os instrutores. Santa Catarina terá a partir de agora uma participação mais efetiva na doutrina nacional da área de conhecimento, iniciando-se com os trabalhos acadêmico-científicos produzidos pelos novos peritos.  

A Associação Barriga Verde dos Oficiais recepcionou a turma de Cadetes do 1º período do Curso de Formação de Oficiais PM, no dia 19 de novembro. Os 37 alunos participaram do evento, juntamente com o 1º Ten PM Guilherme Silvy. O Cel PM RR José Wolny de Souza, presidente em exercício e os membros da diretoria, Cel PM José Aroldo Schilichting, diretor de Instrução e Ensino PM, e o Ten Cel PM Edésio da Silva receberam os convidados.

Dando início à recepção, o Cel Wolny proferiu um breve discurso sobre a história da ABVO, dos projetos futuros nas sedes Trindade e balneária, e salientou que a instituição faz parte da memória de cada sócio e essa geração, que está iniciando a carreira deve dar prosseguimento ao ideal de manter o clube como um ícone para os Oficiais. Ele também informou sobre a decisão do Conselho Administrativo de que a arrecadação das mensalidades dos Cadetes retorne integralmente para a formatura, caso todos sejam sócios.

Depois passou a palavra ao Cel Aroldo, que corroborou com as palavras do Cel Wolny e deu boas–vindas aos Cadetes, em seguida passou ao coquetel.

Durante a recepção foram distribuídos livros escritos por militares estaduais e folders com resumo do que a ABVO oferece aos sócios.

A ABVO se fez presente à cerimônia de formatura dos Cadetes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, na manhã do dia 27 de novembro, na Trindade. O Cel PM RR José Wolny de Souza, presidente em exercício da associação participou do evento.

O associado ABVO, Cadete BM Walter Pereira de Mendonça Neto foi o primeiro colocado, com média final 9,824. Ele também obteve as maiores notas em diversas outras disciplinas, conquistando o Prêmio Assembleia Legislativa, Prêmio Secretaria de Estado da Segurança Pública, Prêmio Defesa Civil, Prêmio Polícia Militar de Santa Catarina e Prêmio Tribunal de Justiça. O Cadete BM Jefferson Luiz Machado, também sócio ABVO, destacou-se nas disciplinas militares, conquistando o Prêmio 14ª Brigada de Infantaria Motorizada. 

A turma de nome “Major BM Alexandre da Silva” teve como paraninfo o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin. Esta é a primeira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) a concluir a pós-graduação latu sensu em Gestão de Riscos e Eventos Críticos. A especialização, que possui 360 horas/aula presenciais, está inserida na área de conhecimento das ciências sociais aplicadas, com ênfase em segurança pública, defesa e proteção civil.

"A formatura foi muito bem organizada o que enaltece o trabalho da equipe de Comunicação Social, que estava em todos os locais para proporcionar uma boa cobertura e atendimento aos convidados", salientou o Cel Wolny.Participaram do evento autoridades civis e militares, familiares e convidados dos formandos.

 

Na noite do dia 18 de novembro, a Academia de Polícia Militar da Trindade foi palco de um grande momento na vida dos Cadetes do 1º CFO, a tradicional Formatura do Fogo, ocasião em que os Cadetes são o�cialmente autorizados a usar a farda, símbolo da atividade policial militar.

Page 6: ABVO Noticias Nr 029 Mes 12 2015

Foto:

PMS

C

Foto:

PMS

C

6 Dezembro 2015 www.abvo.com.br

FIQUE POR DENTRODE TODAS AS

NOSSASNOVIDADES

WWW.ABVO.COM.BR

Foto

: BM

SC

CEPM completa 50 anos CFNP recebe o prêmioEducador Elpídio Barbosa

Oficial BM participa, como palestrante,em congresso na Argentina

O Centro de Ensino da Polícia Militar (CEPM) recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), no dia 24 de novembro, pelos 50 anos de contribuição na educação e formação de policiais militares no estado.

A sessão, teve além das homenagens, a apresentação de um vídeo institucional do CEPM, que remonta desde o tempo de sua criação, das primeiras turmas até os dias de hoje. A banda de música da PMSC, “O Piano Catarinense” também esteve presente.

A missão do Centro de Ensino, de formar profissionais para atuarem na defesa do cidadão e na manutenção da ordem pública, tem como objetivo o exercício pleno da cidadania, focado em melhores ações de prevenção, segurança e proteção à comunidade.

Receberam homenagem o Governador João Raimundo Colombo e o Secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, junto com os demais policiais militares:

Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Paulo Henrique Hemm;

Coronel da Reserva Não Remunerada da PM, Edmundo José de Bastos Júnior;

Subcomandante-Geral, Coronel João Henrique Silva;

Chefe de Estado-Maior Geral, Coronel João Ricardo Busi da Silva;

Diretor de Instrução e Ensino (DIE), Coronel José Aroldo Schlichting;

Diretor da Academia Policial Militar da Trindade (APMT), Tenente Coronel Marcos Vieira;

Diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Tenente Coronel Renato José de Souza;

Diretor do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP), Tenente Coronel João Carlos Neves Junior;

Tenente Coronel Dionei Tonet;

Tenente Coronel Marco Aurélio Hoffmann;

Coronel da Reserva Remunerada da PM, Júlio Tiziano Bazadona Dutra, primeiro comandante do Centro de Ensino da Polícia Militar;

Coronel da Reserva Remunerada, Thezeu Domingos Muniz – in memorian, representando o núcleo docente;

Subtenente André Luiz Neves, militar com mais tempo de serviço no CEPM.

O teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, foi o palco da sessão solene de entrega do prêmio Educador Elpídio Barbosa, em ato realizado no dia 19 de outubro. Dez instituições de ensino e dois renomados educadores foram premiados na 23ª edição do prêmio, que é entregue anualmente pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Um dos destaques da solenidade de premiação foi o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP), de Florianópolis, que pela quarta vez recebeu o prêmio. A unidade escolar da PM foi homenageada por ter apresentado o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2014, dentre as escolas públicas do Estado.

O diretor do CFNP, Tenente Coronel João Carlos Neves Júnior, associado ABVO, recebeu o prêmio e destacou a qualidade disponibilizada pela PM. “A premiação reflete a determinação e o empenho dos alunos do Colégio, bem como o excelente trabalho desenvolvido por todos os profissionais que atuam no CFNP”.

O Colégio Policial Militar, que há vários anos figura entre as melhores escolas públicas do Estado, já havia sido condecorado com o prêmio em 2011, 2012 e 2013.

Durante os dias 22 e 23 de outubro aconteceu na cidade de Córdoba, na Argentina, o 3º Congresso Internacional de emergências pré-hospitalares, catástrofes e resgates, promovido pela Universidade Nacional de Córdoba. Com a participação de 2.000 inscritos de cinco países da América Latina, o espaço fomentou a troca de experiências e lições entre especialistas para reforçar o desenvolvimento científico e técnico. O Major BM Walter Parizotto esteve no evento como palestrante, e compartilhou a experiência vivida em Xanxerê no mês de abril, quando a cidade foi atingida por um tornado. Ambas as cidades (Córdoba e Xanxerê) estão no corredor que forma a segunda região do mundo mais propícia para a ocorrência desse fenômeno. O Oficial proferiu ainda uma segunda palestra sobre cães de resgate, destacando a experiência catarinense na formação de cães e certificação. A Universidade Nacional de Córdoba  é uma das maiores da Argentina. É a mais antiga do país e a quarta fundada na América Latina, fundada em 1613. Durante mais de dois séculos foi a única universidade do país. A participação brasileira no evento de abertura foi prestigiada pelo Cônsul-Geral do Brasil na região de Córdoba, Embaixador Vitor Gobato.

Page 7: ABVO Noticias Nr 029 Mes 12 2015

7Dezembro 2015www.abvo.com.br

Foto

:PM

SC

Foto

:PM

SC

Tenente Coronel Araújo Gomesministra treinamento em TubarãoNos dias 3 e 4 de novembro, Oficiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e Polícia Militar Ambiental participaram, em Tubarão, de um treinamento com o Sistema de Comando em Operações (SCO). A atividade foi ministrada pelo sócio ABVO, Comandante do 4º BPM de Florianópolis, Tenente Coronel Araújo Gomes, que é especialista no assunto. O SCO é uma ferramenta gerencial capaz de dar suporte na coordenação unificada ou colegiada de pequenos ou grandes incidentes como desastres naturais, ocorrências policiais complicadas ou de alto risco, e grandes eventos.

Cel Marlon Jorge Teza recebehomenagem da PM de São PauloNo dia 21 de outubro, em São Paulo, o Coronel PM RR Marlon Jorge Teza, Presidente da FENEME, recebeu das mãos do Comandante-Geral da PMSP, Coronel Ricardo Gambaroni, a Medalha Mérito da Inteligência.

"Fiquei muito honrado e lisonjeado pelo reconhecimento de tão importante instituição militar. Obrigado ao Comandante da PMESP, Cel Gambaroni, ao chefe do Centro de Inteligência, Cel Severo e a todos os militares da Policia Militar Paulista."

Vinte novos aspirantes seformam a Oficial Oficiais BM participam

do Rescue Days 2015na Alemanha

Aconteceu na capital alemã Berlim, o maior evento em treinamento de resgate veicular do mundo: o Rescue Days 2015. Voltado para bombeiros e equipes de resgate, o evento foi promovido pela Weber Rescue Systems, empresa líder mundial no segmento de equipamentos, ferramentas e acessórios destinados a operações de resgate, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Berlim. Durante o curso foram montados diversos cenários de estudo mediante simpósios e simulados de ocorrências. O Rescue Days 2015 contou com a participação de bombeiros de 29 países, dentre eles 10 bombeiros do Brasil, sendo um deles o associado ABVO, 2º Tenente BM Bruno Lazarin Koch, do 11º BBM (com sede em Joaçaba). De acordo com o 2º Tenente BM Lazarin, que atualmente é membro da Coordenadoria de Resgate Veicular do CBMSC e participou pela segunda vez da ação, o “evento é diferenciado pela oportunidade de troca de experiências com bombeiros do mundo todo, sendo possível encontrar diversas maneiras de atender uma mesma ocorrência. Há ainda a possibilidade de estabelecer certos parâmetros entre a nossa rotina operacional e os padrões internacionais adotados por outras corporações, buscando acompanhar novas tendências e otimizar as operações de resgate desenvolvidas pela nossa corporação”. 

No dia 4 de dezembro, foi realizada no Centro de Ensino da PM, em Florianópolis, a solenidade de formatura do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e entrega dos espadins aos Cadetes do 2º CFO. O espadim, também chamado de Sabre de Tiradentes, é conferido ao cadete da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT) como símbolo da honra policial militar, em reverência e culto à memória do mártir da inconfidência mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes” - patrono da Polícia Militar. Ele marca o ingresso do Cadete na vida acadêmica policial militar e visa firmar o compromisso dos Cadetes com a academia, berço de sua formação policial militar, jurando obediência, zelo, respeito e disciplina no seu aprimoramento físico, moral e intelectual.

O Cadete Gabriel Cavalett, associado ABVO, primeiro colocado no 1º período do CFO, recebeu o espadim das mãos de sua madrinha e das autoridades presentes e, na sequência, os demais Cadetes receberam o Sabre de Tiradentes. Após receberem o espadim, os cadetes prestaram compromisso perante o Pavilhão Nacional.

Agora, os 20 aspirantes passarão pelo estágio de seis meses nas diversas unidades da PM pelo Estado e, após o período, serão declarados 2º Tenente, primeiro posto do oficialato na Corporação.

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade, como o Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, o Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Richard Fernandez Nunes, o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Henrique Hemm, o Diretor de Instrução e Ensino, Coronel José Aroldo Schlichting, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Onir Mocellin, além de outras autoridades civis e militares, amigos e familiares dos formandos e imprensa.

Page 8: ABVO Noticias Nr 029 Mes 12 2015

8 Dezembro 2015 www.abvo.com.brFo

to:P

MSC

Foto

:PM

SC

26º Batalhão de Polícia Militarrealiza Baile da Independência

Chapecó: 2º BPM/Froncompleta 54 anos

Bombeiros Militaresconquistam Medalhade Mérito Funcional OBM de Porto União

comemora 46 anos

O Baile da Independência, evento que tornou-se tradicional no meio-oeste catarinense, foi realizado no dia 3 de outubro, no município de Luzerna. O Comando do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM) recepcionou os Oficiais e Praças vindos de várias regiões do Estado e a sociedade para um reencontro que reforça os laços de amizade e companheirismo.

A Tenente Coronel Lucimar Savaris, comandante do 26º BPM, saudou a todos os policiais militares dedicados a esta ação, pois um evento desta magnitude não seria possível sem o empenho da Comissão Organizadora e colaboradores e ainda destacou: “A participação da PM em uma sociedade mais justa e segura, não se restringe apenas no serviço e manutenção da segurança pública; é mister interagirmos com o meio social ao qual pertencemos”. Finalizou agradecendo a todos os presentes que abrilhantaram a noite de gala.

A solenidade em comemoração ao 54º aniversário da unidade, ocorreu no dia 19 de outubro, no pátio do 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (BPM/Fron), “Batalhão João Cândido Marinho”, em Chapecó. O 2º BPM é comandado pelo sócio ABVO, Tenente Coronel Cosme Manique Barreto.

Apesar dos desmembramentos que sofreu em sua trajetória, até se chegar ao formato de hoje, o 2º BPM continua sendo o maior batalhão do Estado, com circunscrição em 41 municípios e presta segurança na sua área através de três companhias subordinadas, sendo a 3ª Companhia com sede em Chapecó, com 18 municípios, a 4ª Companhia com sede em Xanxerê, com 14 municípios e a 5ª Companhia, em São Lourenço do Oeste, com nove municípios.

Participaram do evento autoridades civis e militares da região, amigos e familiares.

A mais alta honraria dos servidores estaduais, a Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, foi conferida a bombeiros militares, em solenidade realizada no Teatro Pedro Ivo em Florianópolis, no dia 26 de outubro. Conquistaram a medalha os sócios ABVO, Coronel BM Edupércio Pratts, Chefe de Estado-Maior do CBMSC e o Tenente Coronel BM Paulo César Knihs, da Secretaria Executiva da Casa Militar. 

A medalha, que traz o nome da primeira mulher admitida na carreira do funcionalismo público, é conferida aos servidores que tenham ultrapassado a atuação tradicional nos seus deveres funcionais. 

Com a presença do Vice-Governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, do Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, do Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, autoridades estaduais, além das famílias e convidados, o evento marcou o início da 16ª Semana do Servidor.

O Corpo de Bombeiros Militar de Porto União, na circunscrição do 2º Batalhão BM no Planalto Norte, realizou no dia 28 de setembro, solenidade de comemoração ao aniversário dos 46 anos da OBM de Porto União e 89 anos de surgimento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – celebrada em 26/09. A cerimônia foi marcada pelos atos de entrega de materiais e equipamentos, formatura de turmas do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) e a inauguração da galeria de quadros dos ex-comandantes e efetivo. A solenidade foi prestigiada pelo Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (Curitibanos), Tenente Coronel BM Edson Tadeu Steinck de Souza, o Prefeito Municipal de Porto União, Sr. Anízio de Souza, o Vice-Prefeito Sr. Aloisio Salvatti, o presidente da Associação de Bombeiros Comunitários de Porto União Luís Alberto Pasqualin entre outros convidados e familiares dos formandos.

Page 9: ABVO Noticias Nr 029 Mes 12 2015

Foto

:PM

SC

Foto

:PM

SC

Foto

:PM

SC

2ª RPM de Lages temnovo Comandante

A Academia da Polícia Militar da Trindade realizou, nos dia 20 e 21 de outubro, na cidade de Florianópolis, o Seminário Regional de Pesquisa e Inovação em Segurança Pública. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi representado pelo Cadete BM Pedro Reis da Silva, do 4º CFO, que apresentou artigo científico intitulado “Possibilidades de emprego de Veículos Aéreos Não Tripulados no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina”. O artigo teve coautoria do Tenente Coronel BM Corrêa. 

O evento aconteceu em comemoração aos 50 anos do Centro de Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina e teve por objetivo a socialização dos conhecimentos já sistematizados acerca da temática, bem como fomentar a produção de novas pesquisas, diálogos e ações. 

9Dezembro 2015www.abvo.com.br

A 2ª Região de Polícia Militar (RPM), sediada em Lages, tem agora um novo comandante. Na tarde de terça-feira (1º), foi realizada a solenidade militar em que o Coronel Turíbio Skonieczny, então Ajudante-Geral, assumiu o comando da unidade.

Em sua fala, o Comandante-Geral da PM, Coronel Paulo Henrique Hemm, destacou o profissionalismo do Coronel Turíbio, manifestando votos de que ele possa realizar um bom trabalho frente aos desafios vivenciados pela segurança pública na região serrana do Estado.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Henrique Hemm e o Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Lages, Tenente Coronel Leibnitz Martinez Hipólito, o ex-Comandante-Geral da PM, Coronel RR Ademir Anton, além de outras autoridades locais.

Sócio ABVO assumecomando de companhia,em Otacílio Costa

São José: Passagem decomando entre sóciosABVO

No dia 16 de outubro, ocorreu a cerimônia de passagem de comando da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no município de Otacílio Costa, serra catarinense. 1º Tenente Marco Antônio Marafon Junior, associado ABVO, assumiu o comando.

Presentes ao evento, o comandante da 2ª Região de Polícia Militar (RPM), Coronel Zinder José Guedes Cardoso, o Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente Coronel Leibnitz Martinez Hipólito, representantes do Exército Brasileiro e Bombeiro Militar, demais autoridades civis e militares.

A diretoria da ABVO agradece pelo período em que o Tenente Marafon foi representante da associação em Lages.

O Coronel PM Walmir Moreira Francisco assumiu o comando da 11ª Região de Polícia Militar (RPM), com sede no município de São José, em substituição ao coronel PM James Amaral, que passa agora ao cargo de Corregedor-Geral da PM. A cerimônia ocorreu no dia 16 de outubro. Ambos são sócios ABVO.

O Coronel Moreira ressaltou que neste novo desafio irá contribuir com as ações operacionais desenvolvidas pela corporação e prestará total apoio às decisões do comando-geral.

Ao fazer o uso da palavra, o Coronel James agradeceu a presença das autoridades, policiais e familiares ali presentes. Mencionou sua gratidão pela oportunidade de comandar a 11ª RPM, ressaltando a importância dos comandantes de batalhões e guarnições especiais, a ele subordinados, bem como dos policiais militares que executam a atividade junto ao cidadão.

Piscina ABVOpromove Campeonatode Natação InfantilSábado, 21 de novembro, a ABVO, juntamente com os professores de natação infantil, promoveram o Festival de Natação 2015, com os pequenos acompanhados de seus familiares. A sorveteria Frutos de Goiás doou picolés para o evento. As crianças ganharam medalhas e o clima de confraternização tomou conta do ambiente.

Venha praticar natação na ABVO Trindade. Temos turmas para adultos, crianças e bebês. Entre em contato pelo fone: (48) 3234-9866.

Oficial da PMSCrecebe a mais altacondecoração daPM de São PauloNo dia 7 de outubro, personalidades civis e militares foram agraciadas com a Medalha Brigadeiro Tobias, a mais alta condecoração da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). O Tenente Coronel Marcello Martinez Hipólito, lotado na 1ª Região de Polícia Militar (RPM), em Florianópolis foi agraciado pelo trabalho e pelos estudos que vem desenvolvendo na PM, os quais têm contribuído para o aperfeiçoamento e avanço das atividades desenvolvidas pela Polícia Militar daquele Estado.

Cadete do CBMSCapresenta trabalhoem Seminário na áreade Segurança Pública

Page 10: ABVO Noticias Nr 029 Mes 12 2015

10 Dezembro 2015 www.abvo.com.br

JANTAR FIM DE ANO

Eloi MendesGaleria

Page 11: ABVO Noticias Nr 029 Mes 12 2015

11Dezembro 2015www.abvo.com.br

JANTAR FIM DE ANOABVO

Todas as fotos no sitewww.abvo.com.br

Page 12: ABVO Noticias Nr 029 Mes 12 2015

SEJA UM ASSOCIADO ABVO

WWW.ABVO.COM.BR

Foto

:PM

SC

12 Dezembro 2015 www.abvo.com.br

Afapom comemora aniversário denove anos com bingo beneficente

ABVO entrega premiação dasegunda edição do Campeonato

de Canastra 2015

Sorteio da semana de hospedagem:todos os sócios inscritos foram

atendidosTenente Coronel Edenice da

Cruz Fraga lança livro

No dia 21 de novembro, a Associação Filantrópica de Amparo aos Policiais Militares (Afapom) realizou bingo beneficente, em comemoração aos nove anos de fundação. O evento teve o objetivo de angariar fundos para as ações filantrópicas, que são desenvolvidas pela associação, em prol de policiais militares em situação de vulnerabilidade, bem como para as ações de auxílio na manutenção e investimentos no Hospital da Polícia Militar (HPM).

Durante o evento, a Associação também realizou a exposição e a venda dos trabalhos de artesanato, que foram confeccionados pelas voluntárias durante este ano.

Durante a tarde foi servido um delicioso café colonial, sendo realizado um animado bingo e outros pequenos sorteios, que descontraíram todos os presentes.

O evento também contou com a presença do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Henrique Hemm, que sempre prestigia e apoia as causas da Associação, e de sua esposa e presidente de honra da associação, Alzeni Aparecida Schroh Hemm.

A Afapom agradece a parceria da Associação Barriga Verde dos Oficiais (ABVO), da Associação Capitão Osmar Romão da Silva (Acors), da Associação Beneficente dos Militares Estaduais (Abepom), do Café Três Corações e da Empresa Mazinho Som, que contribuíram para o êxito financeiro do evento.

Também agradecem a participação dos amigos Guilherme Botelho e Elisabeth Faraco, que gentilmente abrilhantaram a tarde com suas interpretações maravilhosas.

A presidente executiva da Afapom, Letícia Silva de Menezes, destacou a alegria de poder confraternizar entre amigos, e agradeceu a presença de todos.

No dia 23 de novembro, os vencedores do Campeonato de Canastra 2015, segunda edição, receberam a premiação na sala de reuniões da ABVO, na Trindade.

Participaram do evento as quatro duplas vencedoras, o presidente em exercício da associação, Cel PM RR José Wolny de Souza, a organizadora do evento Daisy Ballock, o diretor executivo da entidade Cel PM RR Vanderlei Souza e o segundo vice-presidente da ABVO Ten Cel BM Flavio R. P. Graff.

As duplas vencedoras receberam o certificado e um belo presente como lembrança do evento.

Veja os nomes e as colocações dos vencedores1º LUGAR - VANDERLEI CARLIN E MARA DAMIANI 2º LUGAR - SILVANA M. PINHEIRO E CIDINHA DE OLIVEIRA 3º LUGAR - VENINA A. DE SOUZA E ILKA P. RAMOS 4º LUGAR - MOACYR CHAVES E ANICE B. A. FAVA

O lançamento do livro Pássaro Sublime, da escritora e sócia ABVO, Tenente Coronel PM Edenice da Cruz Fraga ocorreu no Palácio Cruz e Sousa, na Capital, no dia 27 de novembro.O presidente em exercício da ABVO, Cel PM RR José Wolny de Souza participou do evento.

A diretoria da ABVO parabeniza a escritora por mais essa realização e deseja sucesso.

O livro está à venda na Livraria Nobel do Shopping Itaguaçu, na Livraria Catarinense do Shopping Beiramar e Centro e na Livros e Livros da UFSC.

Ocorreu no dia 30 de novembro, na ABVO Trindade, o sorteio da semana de hospedagem para a Temporada de Verão 2015/2016, na sede balneária de Canasvieiras.

Todos os sócios inscritos tiveram o pedido atendido. O Cel PM RR José Wolny de Souza, presidente em exercício da associação, juntamente com as gerentes administrativas Cintya Pacheco e Janaína Alves procederam ao sorteio.

"É muito importante para nós atendermos ao pedido dos sócios. Muitos são do interior do Estado e aguardam ansiosos a semana de hospedagem em Canasvieiras. Estamos em obras no local para a construção da nova sede e pensando no conforto do associado firmamos alguns convênios no entorno, para que o nosso sócio tenha uma semana de férias de descanso com a família e amigos", disse o Cel Wolny.