abril 2013 - siemaco.com.br · festa em comemoração ao dia dos trabalhadores em asseio e...

12
Abril 2013 Show da Banda Calypso, Kanguelê e muitas outras atrações. VENHA COMEMORAR COM A GENTE! Festa em comemoração ao Dia dos Trabalhadores em Asseio e Conservação e Limpeza Urbana Página 8 Siemaco vai as ruas para pedir mais verba a saúde politica Página 2 Bicicleta no centro das atenções Grandes Bairros Página 4 Jardim Ângela

Upload: trinhlien

Post on 25-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Abril 2013

Show da Banda Calypso, Katinguelê e muitas outras atrações.

venha comemorar com a gente!Festa em comemoração ao Dia dos Trabalhadores em Asseio e Conservação e Limpeza Urbana

Página 8

Siemaco vai as ruas para pedir mais verba a saúde

politica

Página 2

Bicicleta no centro das atenções

Grandes Bairros

Página 4Jardim Ângela

2

Cuidados para quem anda de bicicleta

• Usar sempre capacete;• Usar roupas claras;

• Usar óculos de proteção contra o sol e a chuva;

• Sinalizar com as mãos, garantindo a visibilidade

do motorista;• Obedecer à sinalização;• Prefira os parques, as

ciclofaixas e ciclovias, mais seguras do que as ruas;

• Calçada é lugar de pedestre. Ao andar na calçada, desmontar e empurrar a bicicleta.

Benefícios ao pedalar

• Exercício aeróbico que faz bem ao corpo e à mente;• Estimula a coordenação motora, reduz o estresse

e ajuda a emagrecer;• O ciclismo pode ser

praticado em grupos e em família, facilitando

a socialização.

Em março, em solidariedade do limpador de vidros, David Santos, que teve o seu braço decepado num atropelamento, o Siemaco lançou uma campanha em protesto contra a impunidade no trânsito, e realizou uma pedalada na ciclofaixa na Av. Paulista, local onde aconteceu o acidente.

Álcool e volante não tem direção. Chega de violência, punição exemplar.

A bicicleta está no centro de uma importante polêmica, em São Paulo. A magrela sempre foi utilizada na periferia como meio de transporte, mas foi redescoberta por milhares de pessoas, que deixaram os parques e adotaram as duas rodas, como alternativa ecológica e saudável, nas demais regiões. O problema é que não há espaço reservado para a bicicleta na cidade e, pior ainda, leis que regulamentem o seu uso.

De uma maneira geral, os motoristas, sejam de ônibus, caminhões, carros ou motos são considerados mais fortes e responsáveis por evitar os acidentes, cabendo a eles darem preferência e manter uma distância segura, priorizando a mobilidade dos ciclistas. Esses, por sua vez, ainda não têm regras específicas de trânsito a cumprir. Por isso, alguns abusam e muitas não sabem como proceder.

Uma coisa é certa: quando o ciclista cai, numa rua ou avenida, o aci-dente sempre é grave. E com o uso mais frequente da bicicleta, o pro-blema tem merecido atenção da sociedade, que aguarda soluções.

2

3

Quem trabalha ao ar livre tem que redobrar a atenção com a pele!A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável pela prote-ção do nosso organismo e também pela regulação da temperatura e controle do fluxo sanguíneo. É através dela que sentimos frio ou calor, dor, tato e também as alterações de pressão. A exposição ao sol, comum entre os trabalhadores da limpeza urbana, áreas verdes e outras categorias que trabalham na rua, aumentam as chances do câncer de pele. Cuidados básicos, porém, ajudam a prevenir a doen-ça e o diagnóstico precoce, a curá-la!

O câncer pode acontecer prin-cipalmente em pessoas mais claras (olhos, pele e cabelo). No entanto, qualquer um pode desenvolver câncer de pele e a observação do próprio corpo é a palavra chave para a saúde.

Diariamente, é importante identificar mudanças nos si-nais que a pele nos dá. É pre-ciso acompanhar o desenvol-vimento das pintas, verrugas e manchas. Em caso de altera-ção é importante buscar auxí-lio médico.

Cuidados simples são vitais

Para facilitar a identificação de possíveis cânceres de pele, a Sociedade Brasileira de Derma-tologia, criou a tabela ABCD.

De uma maneira geral, quando as marcas são irregulares, gran-des, têm várias tonalidades e dimensões, pode ser sinal de alguma anormalidade, Por isso atenção á tabela:

A: Formas: simétricas – benígmo; assimétricas – malígno;

B: Bordas: regulares – benígno; irregulares – malígno;

C: Cor: Uma única cor – benígno; tonalidades variadas – malígno;

D: Dimensão: Menor do que 6 mm – benígno; maior do que 6mm – malígno

ABCDdo câncer de pele

Cuidados diários• Não saia de casa sem o filtro solar, e replique durante o dia.• Óculos, bonés e chapéus são equipamentos indispensáveis;• Use roupas que te protejam;• Hábitos saudáveis ajudam a prevenir o câncer

(fumo, álcool podem causar câncer);

O uso de filtro solar é muito im-portante na prevenção, ele não impede completamente a ação do sol, mas é o meio mais eficaz e reduz em muito os prejuízos.

O número do FPS indica em quantas vezes o usuário está protegido. Por exemplo, com FPS 50, 50 vezes mais prote-ção. Além do FPS, os filtros solares também possuem o fa-tor UVA, que protegem contra o envelhecimento da pele, ao evitar queimaduras nas cama-das mais superficiais da pele.

3

4

Grandes Bairros

4

Localizado na Zona Sul de São Paulo, integrando a subprefeitura do M’Boi Mirim, o Jardim Ângela já

foi conhecido como a Riviera Paulista, por sua loca-lização privilegiada, próximo à Represa do Guarapi-ranga. A história mudou com o crescimento desorde-nado, no final dos anos 1960, e hoje o bairro convive com a falta de segurança. Ações conjuntas entre so-ciedade e governo tentam reverter o triste título de região mais violenta do mundo, dado no início dos aos 1990, pela Organização das Nações Unidas.

Numa área de 37,40 km² vivem cerca de 300 mil pesso-as, a maioria adultos jovens, adolescentes e crianças. Apesar de estar localizado próximo a bairros nobres, a extensão, assim como a densidade demográfica (quantidade de moradores), fazem da falta de lazer a grande reclamação da população. E os mais jovens, como sempre, são os mais prejudicados.

A população da região não se conforma e tenta rea-gir, como aconteceu em 1996, com a Caminhada pela Vida, quando cinco mil pessoas protestaram contra o descaso das autoridades frente a violência que vitima-va a região. Na ocasião, foi fundada o Fórum em Defe-sa Pela Vida, que reúne cerca de 200 entidades.

5

Grandes Bairros

5

A POlêMiCA dO MEtRôRecentemente, prefeitura e governo do Estado de São Paulo andaram se desentendendo quanto a construção da Estação do Metrô Jardim Ângela. En-quanto o prefeito Fernando Haddad prometeu, o Secretário Estadual dos Transportes desmentiu. Um dia, quem sabe, as obras saiam das bancadas e bene-ficiem o ir e vir da população que necessita opções.

Silvio Moreira Mascarenhas vive no Jardim Ângela desde que nasceu, há 37 anos. Trabalhando como ajudante-geral no Campo Limpo, ele caminha até o trabalho duas vezes por dia entre 40 minutos a uma hora. Sai de casa às cinco horas da manhã ainda escura e volta no sol forte das 13 horas. Além de economizar, ele se mantém em forma. Aliás, a única reclamação que ele faz do lugar onde mora é a ausência de um campo de futebol, ou uma quadra esportiva.

“Quem faz o bairro é a gente”, acredita. Evangé-lico, Sílvio vai à Igreja Nossa Senhora Auxiliadora às quartas e domingos, onde reza para atingir os objetivos. O seu lazer é a companhia dos familia-res, cerca de 30 parentes, seus e da esposa Adria-na, que vivem na vizinhança. O compromisso di-ário, além do trabalho, é ir buscar o filho Diogo na escola, pois atravessar a avenida é perigoso para um menino de nove anos. “Voltamos con-versando e eu o orientando, pois muitas vezes mãe e pai só falam com o filho quando ele erra”.

Para Silvio, a vida é boa para quem se afasta do que é ruim e trabalha direito. No trabalho ele faz um pouco de tudo, de pintura à coleta e reco-lhimento de animais mortos. E garante: “Eu me

Quando o bairro não oferece opções de lazer, a família é a melhor companhia.

lEitURA NO JARdiM ÂNGElANa ausência de bibliotecas, existem boas opções de lazer. No Jardim Ângela, por exemplo, o “Ponto de Leitura Bambuzal”, localizado a Rua da Colônia Nova (Praça Nativo Rosa de Oliveira, tel: 5833-3567), disponibiliza o acervo de 2 mil itens entre livros, revistas e jornais. Vale à pena conhecer!

sinto bem, consegui comprar a minha casa e es-tou juntando dinheiro no banco para trocar por uma maior”.

Lembrando que já trabalhou como segurança particular e que também viveu a experiência do desemprego, ele afirma: “Estou contente, consi-go fazer o meu serviço, tenho convênio médico, benefícios e estabilidade.”

Contente também está a esposa Adriana, 28 anos, com o companheiro tão leal e prestativo, que até faz o almoço para ela que trabalha fora o dia inteiro! “Eu sinto orgulho, pois todos dizem que ele é um bom trabalhador!”, finaliza.

6

Djailda Vandeira Gomes eRaimundo da Silva Oliveira

dia do Gari!dia do Gari!dia do Gari!

Você sabia?O nome gari foi dado em homenagem ao

francês Aleixo Gary. Ele trabalhou no ministério

imperial do Brasil, organizando os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro, entre os anos de 1876 e 1891.

Preparem-se para encher o peito, orgulhosos, e co-memorar o seu dia. Afinal, o que seria da vida em

sociedade sem o trabalho indispensável dos Garis?

Por definição, profissionais da limpeza responsáveis pela coleta do lixo das residências, indústrias, edifí-cios e também pela limpeza e conservação das vias públicas, os garis são imprescindíveis não só para a beleza da cidade, mas à saúde pública.

No dia 16 de maio é comemorado o dia do Gari em todo o Brasil, e engane-se quem associa o trabalho do Gari à sujeira. Na verdade, é pura limpeza. Afinal, quem suja são os outros...

A seguir, colegas contam o que é ser Gari:

7

HOMENAGEM ESPECiAl AOS GARiSEspecialmente para os leitores do Siemaco

& Você, o poeta, compositor e cantor Carlos Finho Telhada escreveu esta poesia:

O HOMEM iNViSíVEl.Dia sim, dia não,Alguém invisível,

Levava do meu portãoO meu mais desprezível.

Um dia, do nada,Esse alguém surgiu não vindo!

Que falta sentida,Fez o desaparecido!

Dias depois, ressurgido,Disse orgulhoso: “Estávamos em campanha!”

Eu respondi, espantado:

“Os muros deixaram nossos olhos incapazesDe ver o teu suor...

Só vemos o que não fazes!”

Agenor Manoel da Rocha

Joilson Pereira Gomes

O veterano Agenor Manoel da Rocha, 68 anos e gari há 30, há um ano e meio trabalha como varredor para a Inova. Orgulho-so, ele garante que todas as em-presas em que trabalhou nunca levaram uma multa da prefeitu-ra, tal o capricho com que reali-za a varrição.

“Eu não sou qualquer um. Eu me sinto muito bem com o meu trabalho, pois é onde eu ga-nho o meu pão de cada dia!” (Agenor Rocha)

Joilson Pereira Gomes, 32 anos, trabalha como ajudante-geral da Transpolix Ambiental há sete. Para ele, o seu trabalho é

normal, como todos os outros. Cuidadosamente, ele reco-lhe lixo dos restaurantes que enchem a caçamba do cami-nhão, sem atrapalhar a rotina do estabelecimento. Na rua, entretanto, ele já viu de tudo um pouco:

“ É muita sujeira, de todos os tipos. O pessoal não tem edu-cação”. (Joilson Pereira)

Há sete anos na rua como varre-dora, Djailda Vandeira Gomes, 47, e seu colega de trabalho há cinco, Raimundo da Silva Olivei-ra, 55 anos e 13 de profissão, não são apenas garis, mas rela-ções públicas da Rua Guaicurús,

no bairro da Lapa. A competên-cia dos dois contrasta com a falta de cuidado e respeito que recebem em troca.

“O lixo transborda das casas e tem gente que ainda faz questão de jogar o lixo fora do carrinho, na nossa frente!” (Raimundo Oliveira)

“Nós não apenas varremos as ruas, mas ajudamos as pessoas que precisam da gente, dando informações e auxiliando os idosos, pessoas com deficiên-cia e crianças a atravessarem as ruas, com muito carinho e atenção!” (Djailda Gomes).

8

Em mais um ato em defesa da classe trabalhadora, dirigentes do Siemaco participaram da "III Marcha em Prol da Carteira de Trabalho Assinada”, realizada no dia 25 de março, pela Rua José Paulino, centro comercial de vestuário da capital. Cerca de 500 pessoas aderiram à ma-nifestação, representando os cerca de 500 mil trabalhadores que trabalham informalmente no comércio paulista.

Promovida pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo, com

o apoio da UGT (União Geral dos Trabalhadores), o ato reforça a importância do registro em car-teira dos trabalhadores do co-mércio e pretende à conscienti-

dENúNCiA:Caso alguns de seus companheiros de trabalho estejam sem carteira assinada e queiram denunciar, você deve orientá-los a procurar o Siemaco ou ligar para o telefone: (11) 3821-6444.

SiEMACO-SP adere à manifestação pela campanha da carteira assinada

politica

O Siemaco foi à Praça da Sé, marco zero de São Paulo, no dia 12 de abril, para colher assina-tura em prol do Projeto de Lei em que o Governo Federal re-passe 10% do orçamento para o SUS (Sistema Único de Saúde). São necessárias 1,5 milhão de assinaturas e a campanha con-tinuará em todo o Brasil até que esse número seja atingido.

Num movimento democrático que uniu sindicatos, entidades classistas e partidos políticos di-ferentes, a campanha “Assine: 10% do Orçamento do Governo Federal para o SUS”, surgiu da ini-ciativa popular, em ação proposta pela Associação Médica Brasileira, Academia Nacional de Medicina e Ordem dos Advogados do Brasil. Atualmente, o SUS conta com a verba de R$ 140 bilhões anuais, provenientes dos Municípios, Es-tados e União, mas insuficiente para as necessidades do sistema.

Mais sobre o SUSO SUS responde pela saúde bra-sileira, organizando, regulamen-

tando e fiscalizando toda a com-plexidade da saúde, da atenção médica em instituições, à ali-mentação e muito mais. Ou seja, a sua assinatura é imprescindível para que a vontade popular che-gue ao Congresso Nacional.

Siemaco participa da coleta de assinaturas a favor do projeto de lei para aumento da verba do SUS

zação de empregados e patrões. Em março passado, foi realizada a marcha de estreia, na Rua 25 de Março e o próximo evento acontecerá na região do Brás.

Vereador Gilberto Natalini pede

apoio da população

Moacyr Pereira presidente do Siemaco-SP

9

das 12h às 18hCTN - Centro de Tradições Nordestinas

Rua Jacofer, 615 - Bairro do limão (próximo a ponte Julio de Mesquita – Marginal tietê)

e muitas outras atrações.

Promoção Exclusiva para Associados (as) do Siemaco. GARANtA SEU iNGRESSO!

Show da Banda Calypso

Atendimento das 8h às 17h

Retire seu ingresso em um dos endereços:Sede do Siemaco: Alameda Eduardo Prado, 648 – Santa Cecília

Santo Amaro: Rua Doutor Carlos Augusto de Campos, 165 – Santo AmaroArtur Alvim: Rua Dr. Moacyr Tavolaro, 263 – Artur Alvim

Guaianazes: Rua Dr. Maria Pena, 150 – Guaianazes

VENHA FESTEJAR COM A GENTE!

INGRESSOSLIMITADOS

Grande festa para comemorar o

Dia dos Trabalhadores em Asseio e Conservação

e Limpeza Urbana.

cUrsos

CURSOS dE QUAliFiCAÇÃO PROFiSSiONAlEssa é uma grande oportunidade. Os cursos de qualificação oferecidos pelo Siemaco

visam aprimorar os conhecimentos profissionais, credenciando o trabalhador na preparação para disputar uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Confira os cursos disponíveis:

Dicas de portuguêsNão confunda:

dicas de inglêsTreine sempre o seu inglês

É comum termos de apresentar um colega, um amigo ou até mesmo a namorada para outra pessoa. Em inglês, não é muito difícil, vamos aprender um pouco:

Hi, he is Francisco, fellow from Siemaco.Oi, ele é o Francisco, companheiro do Siemaco.

Mom, this is my girlfriend, Maria.Mãe, esta é a minha namorada, Maria.

Maria, these are my parents.Maria, estes são os meus pais.

they complete my family: my brother, my sister and my nephews. their names are: Antonio, Cecília, Marcos and Pedro.Eles completam a minha família: meu irmão, minha irmã e os meus sobrinhos. Os nomes deles são Antonio, Cecília, Marcos e Pedro.

PORTARIA • COPA • ENCARREGADO • MOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL • LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPES • SUPERVISÃO, LIDERANÇA E PRÁTICA

• LIMPEZA DE VIDROS • TRATAMENTO DE PISOS (com aula prática) • LIMPEZA HOSPITALAR (com base no manual hospitalar da ANVISA) • RECEPÇÃO E ATENDIMENTO • MARKETING PESSOAL E ANÁLISE DE CURRÍCULO (preparação

para o mercado de trabalho) • TÉCNICA DE LIMPEZA PROFISSIONAL (com aula prática) • PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE SUSTENTABILIDADE NA LIMPEZA AMBIENTAL E OFICINA

DE COMPOSTAGEM • SEGURANÇA PREVENTIVA PARA PORTEIROS (para profissionais da área e que já tenham certificado de curso em Portaria)

10

Como em todos os idiomas, existem alguns vícios na Língua Portuguesa que levam às pessoas a errarem. Então, memorize estas dicas para falar e escrever certo:

• Ao invés de: significa o contrário de Ex: Ao invés de socorrer o acidentado, fugiu da cena do crime.

• Em vez de: significa em lugar de Ex: João, em vez de ir de ônibus, preferiu a bicicleta.

• Menas: esta palavra não existe. Nunca fale. Jamais!

• Menos: A palavra certa. Sempre! Ex: É menos perigoso andar a pé do que de bicicleta nas ruas de São Paulo.

• Meio e Meia: Palavra que requer atenção!• Meia: Que se veste nos pés. Ex: Eu gosto de meias de algodão.• Meia: Adjetivo, significa metade. Ex: Levo uma hora e meia para chegar no trabalho. • Meio: Advérbio, usada sempre no masculino. E substitui-se por mais ou menos. Ex: Estou meio atrasada ou estou meio atrasado. Nunca fale: Estou meia triste, meia confusa, meia brava...• Meio: numeral, significa metade e tem de concordar com o substantivo. Ex: Ela comeu meio sanduiche

11

• Aprender e aumentar a cultura;• Expandir o vocabulário;• Conseguir se expressar melhor:• Divertir-se;• Compartilhar histórias com alguém.

POR QUE é iMPORtANtE lER UM liVRO:

Com ele, ninguém nunca está sozinho. Viaja sem sair do lugar, vive amores e aventuras inesquecíveis, torna-se mais sábio que muitos e mestre ao compartilhar tantas conquistas. Este amigo é o livro.

Em 23 de abril comemorou-se o Dia Internacional do Livro. Uma excelente ocasião para pegar um daqueles volumes esquecidos no canto, fazer uma visita á uma biblioteca pública ou mesmo passear numa livraria. Há opções para todos os gostos e idades. E, se você acha que não gosta de ler é porque ainda não leu o livro certo!

A Virada Cultural ocorre desde 2004 em São Paulo e reúne centenas de atrações, de graça, em 24 horas de programação.

Cerca de 3 milhões de pessoas circularam pelo centro da cida-de na última edição, para ouvir música de todos os gêneros, assistir a peças de teatro, shows de stand-up, coreografias de balé, intervenções nas ruas, enfim, variadas formas de mani-festações artísticas foram vivenciadas pelo público.

A Virada Cultural é a festa de rua da cidade de São Paulo, or-ganizada pela Secretaria Municipal de Cultura, este encontro cultural reúne as diferentes classes sociais, faixas etárias, inú-meras tribos, numerosas plateias, todos os horários.

11

ler é uma aventura!E das boas....

ViRAdA CUltURAl 2013

A Virada Cultural 2013 será em 18 e 19 de maio, entre o fim da tarde do sábado e o início da noite do domingo. Prepare-se!

dE PAi PARA FilHOSA leitura, apesar de ser um hábito individual, torna-se uma diver-são quando lemos em voz alta para alguém. Para uma criança, por exemplo, ou um idoso doente, ou o companheiro, antes de dormir. Como diz aquele ditado, para gostar é só começar.

1212EXPEDIENTE:Coordenação Geral: Moacyr PereiraJornalista ResponsávelColaboração: Simone Rocha

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São PauloSEDE:A lameda Eduardo Prado, 648Santa Cecília - São Paulo - Cep: 01218-012 - Tel.: 3821-6444SUB-SEDE: Rua Doutor Carlos Augusto de Campos, 165SantoA maro - São Paulo - Cep: 04750-060 - Tel.: 5521-9108

www.siemaco.com.br e-mail: [email protected]

Projeto Gráfico: AGPC ComunicaçãoTiragem: 20.000 Exemplares

Filiado a:

: Adriana Amaral (MTB 16.447)